Um sentido abraço à família de Ilídio Manuel Nunes Esteves.
Fica o comunicado oficial do Sporting, face à morte de um adepto. E fica o testemunho de uma situação que tem, obrigatoriamente, que merecer um olhar atento por parte da direcção! Isto não pode repetir-se!
(in Cortina Verde)
Boa noite. Sporting x Belém, 18 minutos de jogo, tomba um adepto do Sporting, no piso 2 da bancada super bock , entrando em paragem cardíaca. Posso afirmar que só após uns 15/20 minutos chegou um responsável de segurança do estádio e de seguida os bombeiros para socorrer o adepto. Mais uma vez de salientar o bom trabalho dos bombeiros ,que na minha opinião, simplesmente não lhes são dadas as condições para intervir mais rápido mas também por haver incompetência na estrutura de segurança do estádio de Alvalade. Com tudo isto já só faltava chegarem os mesmos de sempre, sim a polícia.
Após 5/6 minutos da chegada dos bombeiros, chegam os de azul carregando em adeptos que ali se encontravam (no seu lugar) e até tinham pedido ajuda para o outro adepto que tinha tombado. Não me prolongo mais. Deixo 2 fotos da perna e do pescoço do pequeno António, após a atuação da polícia de segurança pública. O adepto levado pelos bombeiros não resistiu e acabou por falecer no hospital. Um resto de boa noite.
Por Daniel Figueiredo.
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
“Uma vergonha o que se passou hoje no Estádio de Alvalade… e não, não estou a falar do jogo per si, porque, sinceramente, essa é a menor das minhas frustrações. Hoje, no topo sul, na zona da bancada B14, por volta dos 10 minutos de jogo houve um adepto do Sporting Clube de Portugal que se sentiu mal. As pessoas próximas prontamente procuraram socorre-lo, dentro dos seus conhecimentos, com massagens cardíacas. Procuraram, também, buscar socorro, mas qual é o espanto dos adeptos presentes quando, ao se procurar um Stuart (aqueles senhores que nos revistam às portas do estádio e que supostamente devem estar perto de TODAS as saídas ao pé das bancadas) para o mesmo comunicar a alguém da cruz vermelha ou do inem para se dirigir ao homem, nao havia NENHUM perto da nossa zona. O Stuart que estava perto do banco de suplentes (vejam bem a distancia) é que se apercebeu e avisou quem devia. Passados vá, sendo simpática, 10 minutos (!!!!) é que chegaram os socorristas.”
“Começo ja aqui por me questionar, mas será que num Estádio, os planos de socorro e contingência estão tão mal feitos que demora tanto tempo a socorrer alguém?? Infelizmente, não são só os jogadores que se aleijam num jogo de futebol e, quando há situações destas, onde estão as pessoas competentes?
Se já tinha orgulho em ser adepta do Sporting, hoje mais orgulho tenho, porque vi ali, naquele grupo de pessoas tal apoio e união para procurar salvar alguém que nunca tinha visto em lado nenhum. Infelizmente, não tenho o mesmo orgulho na organização do Estádio de Alvalade.”
“Quando as coisas estão a acalmar, com os socorristas ja a tentar ajudar o pobre do homem e os adeptos a darem espaço (inclusive 3! filas de lugares vazias para passarem com a maca), eís que entra a PSP, que nem salvadores da Pátria, de cacetete em punho e ai começa a confusão. Mal entram pela bancada empurram logo um jovem que estava meio afastado (o rapaz até era de cor, mas espero, sinceramente, que tal seja uma infeliz coincidência). E, as coisas entornam completamente quando um policia empurra uma criança por volta dos 10 anos, que estava junto aos pais e essa criança cai para a fila de baixo (sorte a dele que as pessoas o amparam).”
“Agora pergunto-me: o que os policias estavam ali a fazer: a servir as pessoas ou a bater nas pessoas? Pergunto-me onde estava a coragem dos policias quando, em plena Assembleia da Republica (casa da Democracia) viram, impávidos e serenos à invasão da escadaria? onde estão os policias quando alguém os chama para socorrer, por exemplo dum assalto? Que imagem é que aquela criança fica da policia, aqueles que supostamente nos devem proteger, após o sucedido.”
“Duma coisa eu tenho a certeza: tal como aqueles elementos da PSP hoje partiram do pressuposto de que todos os adeptos que ali estavam eram uns vândalos (as pessoas nao sao inocentes até prova em contrário?), principalmente aquela criança, eu vou partir do pressuposto que a policia é incompetente, pelo menos por o exemplo hoje dado.”
“Não sou de publicar grandes textos no facebook, mas há exceções. Estou estupefacta com a incompetência dos serviços contratados pelo Sporting, dos próprios serviços do Sporting, da lentidão dos socorristas e da ação dos elementos da PSP.
No meio disto tudo, ja li que o senhor faleceu, não sei se é verdade, mas se for o mal foi dele e da família dele, os meus pêsames
Agora deixo uma proposta aos professores (principalmente) que tenho como amigos no facebook: eu, tal como muitas outras pessoas ali, senti-me impotente ao ver uma pessoa sentir-se mal e não saber o que fazer. Proponham, nas escolas, haver workshops ou até mesmo aulas (porque não ocupar aquelas aulas de formação cívica e estudo acompanhado com tal) de primeiros socorros. O conhecimento nunca é demais, principalmente sobre a saúde.”
Saudações leoninas
Testemunho de Ana Carolina Fernandes
14 Setembro, 2014 at 16:28
DEP Ilídio.
14 Setembro, 2014 at 16:36
…… sem palavras…. descansa em paz Ilídio….
14 Setembro, 2014 at 16:37
RIP Ilídio!! E a toda a família um abraço leonino de força!
14 Setembro, 2014 at 16:45
Foi horrível assistir a uma bancada inteira a pedir a assistência médica e os seguranças a não conseguirem entender o que se passava e quando se dignaram a ir ao local foram a passo.
Horrível assistir as tentativas de reanimação.
A empresa de segurança não sabe minimamente o que anda a fazer, desde o controlo inicial até ao suporte e apoio necessário.
Falham em todos os sectores. Não tem 1/10 da competência ( que já era reduzida ) da empresa anterior.
Podem ser os mais baratos, os economicamente mais vantajosos, mas não trazem mais valia. Não tem método.
A rever, e urgentemente.
Os meus sentimentos a família e amigos.
14 Setembro, 2014 at 16:52
Os meus sentimentos a todos os entes queridos. Descansa em paz Ilidio
14 Setembro, 2014 at 16:56
Vamos ganhar este campeonato pelo Sr. Ilídio. Espero que os jogadores percebam o quanto nós amamos este clube e que muitos dão a vida pelo mesmo, como literalmente aconteceu.Têm de fazer melhor. Muito melhor.
14 Setembro, 2014 at 23:52
Oxalá tenhas razão.
Não comento nada do jogo de ontem por duas razões: não o vi; e mesmo que tivesse visto, a morte no estádio sobrepõe-se a tudo.
Campeonato à memória do Sr. Ilídio, se faz favor.
14 Setembro, 2014 at 16:59
Paz a sua Alma, que descanse em Paz. Os maiores sentimentos a Familia.
14 Setembro, 2014 at 17:06
Por cada leão que cair, outro se levantará!
Força a família e amigos do senhor ilidio
VIVA AO SPORTING
14 Setembro, 2014 at 17:14
Profundo pesar pelo desaparecimento de um companheiro, ainda para mais nas circunstâncias…
Ponham-se no lugar da família que vê um pai, marido, irmão ou filho sair para o futebol e depois recebe esta notícia.
E tinha apenas 43 anos…
Profunda e indescritível tristeza!!!!
14 Setembro, 2014 at 23:46
E um filho de 4 anos…
14 Setembro, 2014 at 23:53
Tudo isto é muito triste. E trágico.
14 Setembro, 2014 at 17:21
descansa em paz, Ilidio…
(quando tiver que ir, quem me dera que fosse assim tambem…sem dor e em “casa”…)
condolencias á familia…
14 Setembro, 2014 at 17:22
obrigado cherba por este wake up
mea culpa, eu sabia deste facto e deixei coisas secundarias monopolizarem os os meus comentarios hje.
por essa razão, nao direi mais nada hoje
condolencias à familia.
hoje é luto
amanha continua a haver tempo e espaço para postas e comentarios
14 Setembro, 2014 at 17:24
Os meus sentimentos à família deste adepto. Gostava que um dia, estes, tivessem conhecimento desta pequena homenagem que a tasca e respectivos tasqueiros estão a fazer. Orgulho enorme pertencer a esta família. Sporting sempre.
14 Setembro, 2014 at 17:28
Os meus sentimentos.
SL
14 Setembro, 2014 at 17:34
Os meus profundos sentimentos aos familiares e amigos.
SL
14 Setembro, 2014 at 18:09
Do sitio de onde estava apercebi me do desespero das pessoas a pedirem ajuda e da lentidão dos seguranças. Não me apercebi da gravidade da situação.
Que descanse em paz.
14 Setembro, 2014 at 18:15
Cherba, excelente atitude ao criares um post para esta tragédia.
O desporto deve servir como divertimento para os adeptos, mas as paixões e a forma como cada um vive determinados momentos (conjugando com a saude) pode levar a tristes acontecimentos como este.
Sentimentos à família.
14 Setembro, 2014 at 18:59
Sentidos pêsames aos familiares e amigos.
14 Setembro, 2014 at 19:03
Tragédia para a qual terão de ser dadas muitas justificações. Onde estava a segurança, porquê a demora dos bombeiros e que atuação da polícia é esta.
Que o Sr. Ilídio descanse em paz e que continue a apoiar o nosso amor desde as bancadas lá de cima. Muita força para a família.
14 Setembro, 2014 at 19:04
Tragédia para a qual terão de ser dadas muitas justificações. Onde estava a segurança, porquê a demora dos bombeiros e que atuação da polícia é esta.
Que o Sr. Ilídio descanse em paz e que continue a apoiar o nosso amor desde as bancadas lá de cima. Muita força para a família!
14 Setembro, 2014 at 19:09
Naquela bancada e sem hesitar abraçam-se corpos que se não conhecem. Almas desconhecidas que, por amor, choram juntos de alegria depois de um golo no fim do jogo. Alegria há três semanas, tragédia ontem. Naquela bancada será sempre mais um de nós.
14 Setembro, 2014 at 23:54
Grande homenagem.
14 Setembro, 2014 at 19:10
Que descanse em paz este grande Leão.
14 Setembro, 2014 at 19:11
Eu estava na curva e toda a gente da curva estava a olhar para cima e ninguem percebia nada. Suponhamos q alguem se sentira mal. Vi pessoas la em cima a esbracejar, a chamar os bombeiros q estavam perto do banco e nem eles percebiam. Nao se conseguia ouvir nada na curva e eu estava a uns 30 metros no local do incidente.
RIP ILÍDIO
POR CADA LEÃO QUE CAIR OUTRO SE LEVANTARÁ.
14 Setembro, 2014 at 19:20
RIP 🙁
14 Setembro, 2014 at 19:21
RIP
E que se apurem todas as responsabilidades internas e externas deste triste e fatal acontecimento.
14 Setembro, 2014 at 19:24
Demasiado triste, os meus sentidos pêsames à família e tb a todos nós que vimos partir um companheiro de bancada. O Presidente tem de abrir um inquérito rigoroso para sabermos porque demorou tanto a assistência médica e o que motivou a carga policial.
14 Setembro, 2014 at 19:25
Já no post anterior tinha deixado este comentário
14 Setembro, 2014 at 15:31
Responder
Por razões como essa é que ontém pensei, enquanto nos jogos em casa não mudarem o paradigma o melhor que tenho a fazer é não vir. Vamos a ver se aguento até à liga dos Campeões. Os meus sentimentos à família do adepto também. Já soube de um adepto, meu conhecido, que veio da Madeira assistir a um jogo e que também lhe aconteceu o mesmo é uma siruação extremamente desagradável. Assistir a um jogo de futebol deveria ser uma coisa MUITO AGRADÁVEL mas, infelizmente, cada vez se torna mais stressante assistir a um jogo da bola.
14 Setembro, 2014 at 19:36
🙁
14 Setembro, 2014 at 19:44
Eu estive no estádio com o meu filho e não me apercebi de nada, mas tenho 42 anos, menos 1 do que o nosso consócio Ilídio que faleceu.
Nestes momentos passa muita coisa na nossa cabeça, mas expresso os meus sinceros sentimentos á família enlutada. Deve ser triste ir vêr um dos nossos grandes amores neste mundo e não regressar a casa. SL
14 Setembro, 2014 at 19:57
Os meus mais sentidos pêsames a toda a familia e amigos.
14 Setembro, 2014 at 20:10
Lamentável, até porque em situações destas o rápido auxílio pode fazer toda a diferença.
As minhas sentidas condolências aos familiares e amigos.
SL
14 Setembro, 2014 at 20:18
Mais uma morte lamentável. Os meus sentidos pêsames a uma família que deve estar destroçada pelo acontecido.
14 Setembro, 2014 at 20:30
É triste e revoltante o que aconteceu ontem em Alvalade.
Ninguém merece morrer assim, o futebol assim não vale a pena.
Os meus sentidos pêsames para a família.
14 Setembro, 2014 at 20:35
Desculpem a pergunta, mas trabalho nesta área aqui no Reino Unido. sabem se alguem dos socorristas levava um desfibrilador? se realmente os cuidados demoraram 10 minutos já não havia muito que valesse ao senhor.
15 Setembro, 2014 at 12:41
Tudo foi tentado.
Quando nos apercebemos, 2 heróis Sportinguistas, presentes na bancada começar de imediato as manobras de reanimação.
Os bombeiros chegaram mais de 15 minutos depois.
Os disfribilador chegou uns 5 minutos depois e foi usado umas 4 ou 5 vezes.
Paz à sua alama.
SL
14 Setembro, 2014 at 20:39
Ontem não fui a Alvalade, e qual não é a minha surpresa em saber que faleceu um Leão, um dos nossos, Sportinguista e Sócio…e, ainda por cima no sector do estádio onde tenho Gamebox. Um abraço e um enorme obrigado a todos os meus colegas de sector que tudo fizeram para que o Ilídio Esteves ainda pudesse estar entre nós.
Os meus sentidos pêsames à família e amigos, numa hora de pesar que nos faz pensar a todos que há coisas infinitamente mais importantes do que o futebol…
As responsabilidades serão, seguramente, apuradas a seu tempo, agora é hora de transmitir força à família enlutada.
14 Setembro, 2014 at 20:42
desculpem o off-topic neste post, mas penso que se poderá tambem inserir aqui… que se passa com a policia??
“O presidente dos vitorianos Júlio Mendes adiantou este domingo, após o encontro com o FC Porto, que um oficial de ligação aos adeptos do clube foi atingido por uma bala de borracha, na sequência dos desacatos registados nas bancadas. De acordo com o líder dos vimaranenses, o clube quer apurar todas as responsabilidades e promete levar o caso “às mais altas esferas”.”
é a escola do pc a funcionar em todo o lado agora??
vergonhoso…
14 Setembro, 2014 at 20:44
Que Deus te tenha num bom lugar Ilídio!
Os meus sentidos pêsames à família.
14 Setembro, 2014 at 20:45
Os meus pêsames á familia emlutada , isto sim é uma noticia triste e desoladora morrer um adepto no estádio , e dizem que o socorro nao foi pronto e eficaz ?? isto merece investigação rápida e eficaz mas afinal o que é isto ?????
14 Setembro, 2014 at 20:47
Nada neste mundo há de mais importante que o ser humano (e nem vou entrar por aqui em considerações teológicas, que pouco acrescentariam à conversa…)…
É realmente uma lástima… que muitas vezes alguns se esqueçam desse “grande pormaior”…:
Nada há de mais valioso do que a vida humana…(que normalmente só quase valorizamos…em circunstancias trágicas… )
Mais uma vez, as minhas condolências à familia do Ilídio…
Mas também à Família Sportinguista… a todos nós…”que vimos partir” mais um dos nossos, em circunstancias trágicas…
Quanto à assistência ao desditoso Ilidio, não se compreende que tenha sido tão demorada e as condições em que essa (ou outra )assistência possa ser prestada, é minima , ou mesmo inexistente…
Com efeito, os estádios foram construídos para o maior aproveitamento e rentabilidade do espaço, o que levou a que nos estádios…nem reste espaço…”nem para se cair morto…”…
A verdade é que não há condições mínimas, para assistir seja quem for… no meio das cadeiras…
Há muita gente já… “com noções básicas” de primeiros socorros…mas o que não há é mesmo local para assistência, mesmo básica…
Naquelas circunstâncias, há apenas que retirar o mais rápidamente a vítima para um local minimamente amplo…
Li por aí comentários de mais de 15 minutos de espera…é inconcebível que isso possa ter acontecido…
Também há quem aponte a actuação da policia como negativa…na verdade, a policia tem que aprender que a sua missão “não é espalhar bordoada em tudo o que mexe”…e em todas as circunstâncias…
Não pode ser…essa não é em última análise a função das forças da ordem…que no entanto, também são muitas vezes desrespeitadas por alguns…que depois se queixam consequentemente… das reacções…!!
Há muita falta de civismo…entre outras coisas…!!
SL
14 Setembro, 2014 at 21:25
uma das medidas que se poderia tomar seria, como na Alemanha, onde tirei a minha carta de conducao, que quem tira a carta tem de ter o curso minimo de 1os socorros, (em caso de acidente, todos os condutores estao habilitados a prestar os 1os socorros até chegarem os especialistas, tendo-me já calhado a mim, ter de os prestar…), mas nesse nosso país, as prioridades sao outras…
15 Setembro, 2014 at 12:03
Eu estava perto do local e quero frisar que assim que vi as pessoas a esbracejarem e outras a correr pela porta de saida (com o intuito de chamar alguem) rapidamente me apercebi que algo errado se estava a passar com algum adepto.
Da mesma forma dois jovens meéicos sentados ao pé de mim foram imediatemente até ao local e por lá ficaram junto com o adepto voltando apenas só depois do intervalo quando o senhor terá sido direcionado para o Hospital.
Estas fatalidades acontecem a qualquer momento e a qualquer hora e este nosso adepto infelizmente não conseguiu recuperar.
Podia ter sido assistido mais cedo ? claro que podia, em todo o caso foi assistido mais rapidamente que muitas outras situações fora do estadio em que é preciso chamar uma ambulancia.
É verdade que ultimamente não temos tantos stewards nas bancadas.
Havia sempre um por cada porta que até evitavam as pessoas de ficarem em pé nas entradas a tapar a visibilidade a quem está sentado e agora mesmo na grade de separação entre o topo e as laterais , já não está lá ninguem a evitar que se salte por cima da grade para a central.
Em todo o caso o steward só poderia ter chamado um pouco mais rápido os bombeiros, não sei se terá sido o bombeiro do relvado a chamar ou se terá sido outro qualquer adepto qd foi procurar ajuda.
O que é certo é que os bombeiros vieram, não sei precisar mas diria 10 minutos, e infelizmente o nosso adepto não pôde ser ajudado por ninguem, mas ajuda houve !
Quanto à actuação da policia não me apercebi , apenas vi discussões entre adeptos que assitiam impotentes à desgraça (imagino que terá sido complicado pois eu proprio já não consegui vibrar com o resto do jogo) com o primeiro steward que apareceu , quer com os primeiros bombeiros.
Sentimentos à familia do Senhor Ilídio.
14 Setembro, 2014 at 20:53
Sentidos pêsames à família e amigos.
14 Setembro, 2014 at 21:12
Sentidas condolências à familia do Sr Ilídio e a todos nós sportinguistas por esta perda. Que o Sr Ilídio tenha ido para um lugar onde o verde-e-branco significa paz sem sofrimento.