«Bruno de Carvalho tem mais jeitos de bruto impulsivo do que de grande estratega de jogos mentais, mas se tivesse sido José Mourinho a escrever no Facebook o que o presidente do Sporting lá escreveu no fim de semana, hoje, depois da vitória de ontem contra o Schalke 04, estaria toda a gente a chamá-lo de génio. Não por ter tido razão – mas por ter conseguido o que queria: que o Sporting voltasse a jogar bem. Nem que fosse para o calar.
Falando de “péssimas exibições que não dignificaram o nosso clube e a nossa camisola” e de uma falta de garra e vontade “lamentável”, restando apenas “pedir desculpa por não termos sido dignos do clube que representamos”, o presidente dos leões embaraçou o plantel inteiro. É normal que, depois de ser cilindrado uma vez, Bruno de Carvalho apareça a arrasar publicamente os jogadores? Não. É justo? Não. Foi eficaz? Foi.
Não vale a pena especular muito com psicologia, mas é possível dizer que o Sporting quis ontem mais do que apagar a derrota em Guimarães. Quis também calar os críticos instantâneos que apareceram ao primeiro deslize. Incluindo o seu próprio presidente. Mas isso só foi possível porque o Sporting tem hoje uma coisa que durante muito tempo esteve perdido: orgulho. Esse orgulho pode ter sido a grande motivação de ontem. E é uma boa motivação. A resposta da noite foi aliás dada por Nani, depois do final do encontro: “Quem não sabe perder também não sabe ganhar!’
É curioso como o estilo pulso de ferro de Bruno de Carvalho é tão contrastante com o estilo punhos de renda de Marco Silva. Carvalho é mais que o presidente do Sporting, é o seu verdadeiro líder em todas as frentes. Ontem, correu bem. Tem corrido.»
Pedro Santos Guerreiro, in Record
6 Novembro, 2014 at 11:12
Acho delicioso assistir à tentativa dos pasquins e paineleiros em ver cisão entre o presidente e os jogadores.
Se o Sporting perdesse, a culpa era do presidente.
O Sporting goleou o 3º classificado alemão.
A culpa não é do presidente.
6 Novembro, 2014 at 16:01
O 3º é o Borussia M’gladbach, com mais 6 pontos que o Sckalke04, que segue em 8º (4 V + 2 E + 4 D)
6 Novembro, 2014 at 11:15
Se fosse o Mourinho ou o Bufas era brilhante mind game, sendo Bruno de Carvalho coitados dos jogadores.
E pensar que há seis anos aquando da humilhação do Bayern houve quem defendesse que era normal levar goleadas e que os adeptos e sócios só tinham de apoiar.
Prefiro um presidente exigente mas justo que um coninhas que bate palmas a tudo.
SL
6 Novembro, 2014 at 11:15
Eu por acaso ontem pensei para comigo mesma:
“E se o Presidente não tivesse falado? Que jogo teríamos visto hoje da parte do Sporting?”
6 Novembro, 2014 at 11:16
Até inventam que o homem não está no banco para afirmarem que há uma cisão.
Recordo que há equipas que mamaram 5 no ladrão e mativeram o mestre da táctica e foi tudo rosas.
SL
6 Novembro, 2014 at 11:27
Ontem na rádio estava o locutor a dizer que era capaz de jurar que tinha visto o Bruno de Carvalho estender a mão a Marco Silva e este não lhe tinha retribuído. “Solicito imagens para confirmar esta situação”, dizia ele….
6 Novembro, 2014 at 11:33
Parece que isso é só para criar mais alarido! O Presidente e pela foto que está no forumscp esteve no banco sim senhor, mas pelos vistos as transmissões da Champs são feitas por profissionais e não por sanguessugas, não focaram o nosso Presidente! Embrulha ò ribeirinho cristóvão!!!
http://www.forumscp.com/index.php?topic=52280.25320
6 Novembro, 2014 at 13:50
Quando o ouvi na sic noticias, fiquei com uns nervos… em vez de falar da grande atitude, jogo que fizemos, não, o que interessa era ver se o Bruno e Inacio estavam no banco ou então, se o Marco festejou os golos ou não com eles.
Se fosse ao Marco na conf. quando lhe perguntaram, mandava-os passear na hora.
Farta desta mer… toda.
6 Novembro, 2014 at 12:05
Essa do Bruno e do Inácio não estarem no banco foi uma das melhores anedotas que ouvi nos últimos tempos, foi a demonstração da estupidez que está ao “serviço” do público!
Este país precisa de uma volta muito grande, a maior parte das pessoas (não admira que as gayvotas sejam 6milhoes) está em competição para ver qual delas é a mais estupida…quando deveria ser ao contrário.
6 Novembro, 2014 at 18:53
infelizmente não é estupidez é propositado e é mais uma campanha para nos deitar abaixo, porque eles estão com medo, com medo que o nosso bom futebol fure o esquema e estrague o arranjinho, deixa ver se me lembro ora bem o ano passado tivemos a campanha rui patricio o frangueiro, rojo o sarrafeiro, montero o off side, slimani o tosco e claro BdC o agitador algumas destas campanhas duraram o ano inteiro, mas no minimo qualquer delas esteve em exibição mais de um mês.
Este ano ja tivemos a campanha o nani esta acabado, o presidente mandou-o marcar o penaltie, o joão mario não tem intensidade!? os centrais não valem nada, a equipaB/formação está fodida (se ganhar hoje ao leixões fica com os mesmos pontos do fcporcoB que esta a fazer uma campanha soberba claro) BdC o incentivador á violencia (nunca houve um jogo no porco que decorresse com tamanha tranquilidade) e em exibição actualmente num pasquim ou TVpaineleiro ao pé de si está o grande sucesso os gajos não lhe apertam a mão (ao BdC e as suas variações, os gajos não o deixaram ir pro banco etc) e a procissão ainda vai no adro…basta ler os pasquins hoje nomeadamente os artigos de propaganda, perdão eu queria dizer os artigos de opinião (deve ter sido o corrector ortografico) portanto F&R
6 Novembro, 2014 at 11:27
Sinceramente, esta conversa do presidente disse isto, fez bem fez mal, já cansa.
Ele é o líder, ele escolhe como abordar uma derrota embaraçosa a que milhares de sportinguistas tiveram de assistir ao vivo.
Ele é que sabe como responsabilizar a equipa, nós estamos aqui para julgar os resultados do seu modelo.
Se resultar muitos e bons anos, pode incomodar alguns, mas é uma estratégia correcta. Se, pelo contrário, dividir adeptos e balneário então é altura de dar um passo atrás.
Quando empatámos em Coimbra, BdC fez uma declaração parecida, organizou-se um treino aberto e pediu desculpa aos adeptos. Desta vez perdemos 3-0 (três secos) estavam à espera que não reagisse?
Não podemos pedir que o Presidente se revolte quando somos roubados e depois tapar os ouvidos quando perdemos por culpa própria. Aí ele também fala, doa a quem doer, que é a característica que tantos gostam nele.
6 Novembro, 2014 at 11:31
2 coisas:
1º Não gostei da mensagem…disse na altura e para mim isto é tema enterrado! Siga para bingo!
2º É ridículo a guerra da CS ao nosso presidente! Faz é porque faz, não faz é porque não faz, está no banco é porque está, não está é porque não está, fala é porque fala, não fala é porque não fala! Se fosse o nosso presidente a dizer que o Mário Figueiredo “É um aborto” era um escândalo e uma histeria publica! Como foi o Bufas…nem se deu por ela…
6 Novembro, 2014 at 11:38
Pois é Tiago, concordo completamente contigo, se tivessemos um godo qualquer ninguém fala mal, pq estava bem. Como temos um “garoto” q defende o clube como ninguém e q afronta os poderes instalados, tá tudo com medo. Por isso é q eu defendo esse Presidente até à exaustão (mesmo em situações q posso n estar de acordo), mas temos de defender o nosso “garoto”, é como se ele fosse um puto da nossa formação, tem de ser protegido! Eles querem derrubá-lo o quanto antes, eles estão cheios de MEDO!!! E com isso eu posso muito bem! 🙂
6 Novembro, 2014 at 11:54
Não gostou da mensagem? Os jogadores tem que saber viver com as criticas e repreensões, especialmente se as merecerem.
Se aquele resultado tivesse acontecido em outros tempos teria passado como algo normal ou inevitável, sim porque certa gente andou durante anos a criar um estado de FALSA inevitabilidade para justificar as aberrações que se ia passando de forma cada vez mais frequente.
Vejo uma cambada de anormais, que nem minoria são (são mais uma insignificância até) a lançarem-se com uma raiva canidea ao Presidente a cada resultado indesejado ou até, veja-se bem, a uma prestação menos conseguida de um jogador contratado no defeso (um dos tais flops até foi convocado para a selecção argentina). A seguirem esta lógica, imagino que ontem à noite tenham tido mais uma crise de dores de estômago.
6 Novembro, 2014 at 12:02
Eu não gostei da mensagem…ponto! Se é para criticar e apertar com os jogadores faz em privado, se é para uma mensagem publica faz criticando o grupo por inteiro (ele e direcção incluídos…e não me venham com o facto de algumas coisas da mensagem vir no tempo verbal “nós”, porque as criticas vêm no tempo verbal “eles”) e não exclusivamente os jogadores, até porque ele não está excluído de responsabilidades, assim como a direcção (especialmente no caso da equipa B)! Para não ir à forma como falou antes de quem criticou o plantel do Sporting, que choca frontalmente com esta mensagem! E de ter perdido toda e qualquer autoridade moral para vir a criticar quem vier criticar o plantel…Esta foi a minha opinião na altura, que mantenho….
Esta é a minha opinião! Não…os jogadores não são de cristal! Nem o Presidente por isso se o presidente pode criticar os jogadores acho que eu também posso criticar uma coisa que ele faz certo?! Mas já disse…não quero voltar a isso! Acho que foi uma infelicidade, que acontece a todos…
6 Novembro, 2014 at 12:59
Eu não acho que tenha sido uma infelicidade o que disse o BC…
Para mim…”falou bem”…foi assertivo e até resultou…!!
Mas é claro todos são livres de criticar…
Eu por exemplo ao dizer que concordo com o que disso o BC…”estou a criticar” o Tiago …
E é claro como tem a mesma liberdade que eu…
Venha de lá essa critica…!! 🙂
Abraço amigo e vamos-n… a coisas “mais importantes”…!!
SL
6 Novembro, 2014 at 13:31
Nem mais amigo Max!! ;)! Abraço e SL!
6 Novembro, 2014 at 13:54
Mas ele criticou ou que?????
Ele até se inclui na mesma frase!!!
“…Não dignificamos….”
Vá já chega de moralismos da treta
6 Novembro, 2014 at 14:08
Tadeu…quer mesmo que eu transcreva ipsis verbis o post e mostre as vezes que usou os tempos verbais “Nós” e as vezes que usou o tempo verbal “Eles”?!?! Já disse e volto a dizer…não quero voltar ao tema!
Se percebe, melhor para si….se não percebe azar! Concordar ou discordar é uma coisa…moralismos da treta é de quem não percebe…ou porque não quer (o que é pena) ou porque não consegue (….o que é pena…)! Se é daqueles que gosta de levar nas orelhas em publico…bom para si! Tem um bom estômago! Há quem não tenha…eu não tenho…por isso se fosse comigo ficava bem fdd e ele de mim não tirava mais nada. Não porcausa da reprimenda…levo quando tenho de levar! Mas vir fazer isso para o meio da Rua pode ter a certeza que a mim nunca mais me via os dentes….
6 Novembro, 2014 at 11:33
Os paineleiros devem ser como barometros para nós! Quanto pior falam do nosso presidente mais sabemos que temos a pessoa certa nos destinos do nosso clube!
Resultados financeiros = check
Resultados desportivos = check
Mobilização da massa adepta = check
Retoma de influência nacional = check
Proposta de medidas concretas para melhorar o futebol =check
enfim… um vale e azevedo, um arruaceiro, alguem que suja a imagem do clube, que os treinadores nao suportam e os jogadores também não e que so quer protagonismo!
Bom bom… eram os dirigentes crequetes que faziam broches a corruptos e limpinhos limpinhos e que nos faziam a cada ano que passava ser mais parecidos com o belenenses! Desses nunca falaram mal!
O sistema esta nervoso… muito… até perdem a compustura em direto na tv… difamam, mentem… resumindo… estão com medo!!!!
O Sporting está de volta e é nosso outra vez = check !!!!!!!!!!!!!!!
6 Novembro, 2014 at 11:50
Resultados financeiros = calma…
Resultados desportivos = onde?
Mobilização da massa adepta = melhorou, mas a crise não ajuda
Retoma de influência nacional = ????????????????????????
Proposta de medidas concretas para melhorar o futebol =check
6 Novembro, 2014 at 12:04
“Resultados desportivos = onde?”
Mas será que passar de um 7.º lugar para um 2.º não é um resultado significativo?
6 Novembro, 2014 at 12:07
Não é mau essa subida…é positiva…mas claramente não é o suficiente para dizer que tem resultados desportivos! Tudo menos voltar ao contentamento pelo 2º Lugar….
6 Novembro, 2014 at 12:09
Considerando que o 7º lugar é algo de anormal…
No que respeita ao sporting, resultados desportivos é ganhar títulos.
Houve melhoria da perfomance desportiva, daí a “resultados”, vai um passo.
Mas são opiniões.
6 Novembro, 2014 at 12:16
Bem, pelo menos parece estar a criar-se uma tendência oposta à que havia anteriormente e que ia no sentido dos resultados desportivos, performance ou lá o que se queira chamar ou interpretar, serem cada vez piores.
É que actualmente a perspectiva parece ser um bocado melhor.
6 Novembro, 2014 at 13:56
andas a ver o mesmo que Nós??
Ou saíste agora de uma caverna e leste os jornais desportivo da última semana??!
frio mas não tanto 😉
6 Novembro, 2014 at 14:25
Enquanto as meninas da Sporting TV não me vierem aquecer continuarei a ser um gajo frio 😀
6 Novembro, 2014 at 15:02
é um argumento válido! vá lá 🙂
6 Novembro, 2014 at 14:12
Frio sabes dizer a diferença entre resultados desportivos e titulos? Chegar a champions depois do 7 lugar e com metade do orçamento não é um resultado desportivo? Ganhar ao Schalke não é um resultado desportivo com 7 jogadores da formação não é um resultado desportivo? Eliminar o porto no ladrão não é um resultado desportivo? Não são titulos… mas são resultados!
6 Novembro, 2014 at 14:15
Então e o que achas-te do tempo do Paulo Bento?!?!
6 Novembro, 2014 at 19:01
O paulo bento foi a maior merda que nos aconteceu… e muito dos 2os lugares foi a custa de um benfica muitissimo fraco. podes ver isso nas pontuaçoes finais obtidas por epoca. mas depois de apanhar o clube num pantano querias ja ter sido campeão, e nesta altura ja estar classificado para os 8os da champions? Os sinais são extremamente positivos! Deixem-se de merdas!
6 Novembro, 2014 at 14:24
Se quisesse ser um gajo frio dizia que estamos em 6º… com menos pontos que o ano passado… que levámos 3 secos em Guimarães… mas isso ia contradizer a minha argumentação de que resultados desportivos contam-se no fim do ano, e não jogo a jogo. E que se traduzem em títulos.
Estou consciente de que os “resultados” representam o que hoje é possível fazer em virtude do passado recente. Daí a achar que temos “resultados” consonantes com aquilo de DEVIA ser o Sporting vai o tal passo.
6 Novembro, 2014 at 15:05
o tal passo a passo que vamos dar agora que temos uma direcção nova e que pensa Sporting como nós e… como nós nunca tivemos!
Roma e Pavia….
Estamos no caminho certinho, certinho, certinho!
6 Novembro, 2014 at 15:57
Contratacoes=??
6 Novembro, 2014 at 18:18
É isto mesmo! Sem mais!
Estou a gostar imenso deste dia…
Por um lado, aquele sabor gostoso do grande jogo (e resultado) de ontem.
Por outro, as quantidades incomensuráveis de azia que vai por aí no estômago dos do costume.
Que bom! Que gozo que isto dá.
SL
6 Novembro, 2014 at 18:59
Concordo quanto mais ele for atacado pelo apparatchik, mais eu acho que ele está no caminho certo
6 Novembro, 2014 at 11:35
Desde que o manhoso saíu que este pasquim nos anda a passar a mão pelo pêlo… qualquer dia ainda descobrimos que o manhoso afinal saíu porque o pasquim deixou de se vender tanto e os cliques no pasquim online também estavam a decrescer por causa do ódio dos artigos do manhoso em relação ao Sporting. Agora para relançar o pasquim o novo diretor já deve ter dado ordens para lançarem artigos a falar bem de nós. Este deve querer manter o trabalho. É que isto está dificil, há muito desemprego e a puta da crise não acaba tão cedo.
6 Novembro, 2014 at 11:40
Eu continuo na minha luta pessoal, está a fazer um ano que não faço um click que seja em pasquins “supostos” desportivos.
Até sentir que realmente as coisas mudaram, a minha luta continua!
Basta!
6 Novembro, 2014 at 11:41
Grande vitória ontem. Excelente ambiente no estádio!! Esteve muito bem Marco Silva ao dar a titularidade a Jefferson (muito mais magro!) e Mané. Patricio com aquela defesa de sonho, a tirar o pão da boca do avançado deles, Paulo Oliveira imperial naquela defesa, Carrillo fabuloso nos 25 min que teve em campo. Nani…bom é Nani, sempre a transpirar classe!
Dêem-me mais jogos destes! 8 portugueses, 7 da formação. Que orgulho!
Que esta equipa continue a crescer!
Adoro a postura do Marco Silva. Ponderado, muitíssimo competente, ambicioso e com um discurso fantástico!
6 Novembro, 2014 at 19:03
concordo a expressão dele quando na flash interview saltou a defender o “nosso presidente” ipsis verbis diz tudo, ele sabe bem quem é que salta da trincheira para atrair as balas e dar uma chance aos outros de escaparem ilesos
6 Novembro, 2014 at 11:43
gostei da comparação … é o que eu digo para mandar o homem abaixo serve tudo …essa da mão estendida so se o Marco fosse muito estupido ( coisa que não) então mas se o presidente até almoçou com eles em alcochete mas esta tudo parvo …raios partam estes jornaleiros de merdum ( desculpem )
” o caminho faz-se caminhando “
6 Novembro, 2014 at 11:46
Hoje o que não faltam são imagens tanto do BC sentado no banco como a apertar a mão ao MS…. Mas eu até compreendo…eles andam com tanta sede de escândalos e intrigas que até já têm alucinações …. tristes!
6 Novembro, 2014 at 11:51
Não se arranja essas imagens para colar na parede da Tasca?!?!?
6 Novembro, 2014 at 11:53
as locuções em direto são uma tristeza. Como ficam na dúvida percebe-se logo para que lado tendem.
6 Novembro, 2014 at 11:58
eu ainda vou perder a compostura um dia e ligo para um programa e digo tudo o que penso e ao final ainda lhes digo que eles envergonham a classe jornalistíca…estou mesmo a ficar farta desta treta mas eles pensam o que ? já o leonardo saiu tão chateado que o homem até disse que quando foi o sorteio da champions foram jantar juntos vejam láa chatisse pah ….e continuam a dizer !!!! chamam mentirosas as pessoas e isso é que me irrita sabem que estao a mentir e insistem na mentira estes ribeiro cristovão é um nojo de homem primeir já deveria estra reformado e dar lugar a outros …2 é tão sportuinguista como eu carnidense ….
6 Novembro, 2014 at 11:48
“Não por ter tido razão – mas por ter conseguido o que queria: que o Sporting voltasse a jogar bem. ”
Pois… o problema está aqui. Esta é a frase que quanto mim diz o porquê do Presidente ter feito mal em escrever o que escreveu.
Passa a ideia de que os jogadores só se esforçam quando levam ralhetes. E o treinador, anda lá a passear a gravata? A equipa técnica anda lá a fazer o quê? Se é o presidente que actua como dono da consola e carrega nos botões para fazer os bonecos correrem, então ponham lá o Barão a tomar conta da tasca e contratem um desses putos de FM para fazer a táctica.
A pergunta é: alguém acredita que a resposta da equipa não seria esta sem as declarações do Presidente?
6 Novembro, 2014 at 12:37
São maneiras de ver as coisas. Os treinadores e equipas técnicas passam, os presidentes geralmente ficam mais tempo, e como tal têm de ter um modelo de liderança, que se vai necessariamente adaptar ao estilo de gestão da equipa técnica. Se fosse Mourinho o treinador do Sporting, o presidente provavelmente não necessitaria de dizer nada. Sendo MS ou como foi o ano passado LJ, treinadores menos expansivos e com um estilo de liderança diferente, possivelmente tem de ser o presidente a espicaçar os jogadores e a fazer ver a cultura que pretende ver implantada no clube, independentemente do treinador ser A, B ou C, ou dos jogadores serem X, Y ou Z. Essa cultura de exigência, de rigor, de ambição, em suma, a cultura de um clube que se quer vencedor tem de ser transversal, quer espacial, quer temporalmente, e como tal não pode estar dependente dos treinadores serem assim ou assado, ou dos jogadores serem melhores ou piores.
BdC como líder que demonstra ser (até pela sua experiência enquanto líder e gestor de equipas) parece compreender bastante bem algo que muita gente parece não entender e que no mundo do futebol até se faz algum tabu disso: que as relações entre as pessoas, em especial no contexto profissional e de trabalho em equipa, se fazem de constantes conflitos, empatias e antipatias. As melhores equipas são geralmente aquelas onde a gestão destes conflitos se consegue fazer de tal forma que o objectivo final seja alcançado, capitalizando as ansiedades e os sentimentos negativos decorrentes desses conflitos, em trabalho útil e altamente produtivo. Para se atingir tal objectivo, a criatividade é o limite. É um mito essa coisa de serem todos amigos nas equipas, de todos se darem bem com as chefias, de haver unanimidades constantes, etc. Em equipa, um líder é essencialmente um gestor de conflitos, e tal como se ateia fogo em certas zonas para se combater um incêndio maior, também um líder tem de espicaçar e acicatar por vezes o orgulho próprio de quem lidera, para poder atingir um objectivo final enquanto equipa!
Posto isto, há obviamente várias formas de liderança, a de BdC é esta, e no geral tem cumprido os objectivos. No fim do campeonato até podemos vir a perceber que afinal, aquilo que achámos poder ter sido um tiro no pé, com foi a candidatura pública ao título, se calhar foi um golpe de mestre. Só o tempo o dirá, e concerteza BdC não está nem estará isento de erros, pelo contrário, mas claramente parece tentar fazer o melhor que pode com o melhor que sabe. Concerteza também ele irá crescer no processo!
6 Novembro, 2014 at 14:19
+1
Entre insultar e desvalorizar o Bruno de Carvalho e enveredar pelo messianismo há um meio termo mais realista e saudável.
Os jogos da Liga dos Campeões são sempre motivadores para os jogadores. O maior risco é o de relaxamento no campeonato, por excesso de confiança ou doseamento de esforço.
6 Novembro, 2014 at 11:49
cago nas opiniões destes paineleiros todos … são os primeiros a sairem a publico a criticar e a apontar o dedo.
Ou estamos com o clube ou estamos contra, não podem existir meios-termos.
E sim, eu sei que todos temos o direito de dizer o que achamos e ser do contra e etc … mas não quando isso é usado como arma de arremesso contra tudo o que de bom está a ser feito no Sporting. A mim não me apanham a dizer que este ou aquele é uma merda, que este ou aquele comunicado é desnecessário, que esta ou aquela afirmação de MS é antagónica com BdC…..
Isso é o jogo de quem nos quer pisar e eu gosto de jogar o meu jogo.
BdC esteve muito bem. E nós nem sabemos o que foi dito no balneário 😉
6 Novembro, 2014 at 11:50
Estava mesmo agora a transcrever esse texto. antecipaste-te, Cherba! 🙂
E ainda bem. É, sem dúvida, o comentário que se impunha de alguem isento que sabe o que escreve.
E, no meio disto tudo, o que me mete mais nojo é quando:
– o mestre da tática jorge jejuns ofende, agride e humilha publicamente os jogadores…e é chamado de “mestre, génio, um puro alquimista”.
– quando os jogadores no porko são agredidos pelas claques, e ameaçados de morte com a total complacencia da direção do clube… isso é “Estratégia brilhante do departamento de futebol.”
– e quando na agremiação de carnide se põem jogadores dispensados a treinar vergonhosamente à parte e até sem direito a estacionarem os carros no mesmos lugares dos restantes companheiros…isso é “adequada e assertiva gestão de activos”….
BEM HAJAS, BRUNO DE CARVALHO!
OS CÃES LADRAM E A CARAVANA (LEONINA) PASSA!
6 Novembro, 2014 at 16:40
Eu não conhecia Bruno de Carvalho de lado nenhum. Tive conhecimento da sua existencia quando se candidatou pela primeira vez. Confesso que as minhas primeiras impressões não lhe foram favoráveis, achava-o arrogante, vaidoso, presunçoso, não me parecia a pessoa indicada para presidir aos destinos do nosso Sporting. Ele perdeu essas eleições, sem ainda hoje saber se houve algo de anormal que contribuisse para tal. A vida continuou, com o Sporting adormecido, a esbanjar dinheiro, credibilidade, a perder a sua genuína identidade, a desmoronar-se. Tinha que ser feita alguma coisa para mudar este rumo. Como todos sabemos, depois de várias peripécias aconteceram novas eleições que Bruno de Carvalho legitimamente ganhou, tendo sido eleito para nosso Presidente.
Como é do conhecimento leonino grande parte da massa adepta que suporta a nossa existencia, tem andado já há alguns anos, sem rumo, descrente, desligada, desinteressada, envergonhada da sua condição de sportinguista. Portanto foram criadas grandes expetativas mas sempre com um pé atrás a ver no que dava a nova liderança.
Foi neste espaço de tempo que comecei a conhecer o sportinguista Bruno de Carvalho e a sua ação como Presidente. É um ser humano, comete erros como qualquer pessoa, não deve ser indiferente às criticas, mas o trabalho que tem vindo a desenvolver, o seu acompanhamento das modalidades, a sua presença e a sua voz quando é necessário, faz dele neste pouco tempo de mandato o melhor Presidente do nosso Sporting desde o tempo de João Rocha. Vamos esperar e dar força para que ele se transforme no maior Presidente da história do Sporting Clube de Portugal. Para isso, temos que acabar com as divisões existentes e começarmos todos a remar no mesmo sentido, preparados para enfrentar os ataques que constantemente o nosso Presidente é visado do exterior, o que já roça os limites da decencia como foi o caso recente do diretor do jornal das galinhas o chamar de palerma. Palermas seremos se admitirmos estes desaforos.
P.S. Para que fique registado, não pertenço aos brunistas, nem aos roquetistas, nem aos croquetes ou batatinhas, nem a qualquer adjetivo que me queiram aplicar. Tenho é uma vida já suficientemente longa para fazer a minha análise no tempo e no modo de ser Leão.
6 Novembro, 2014 at 11:55
Eu sinceramente concordei com as palavras do presidente, só foi excusado por causa do aproveitamento que a CS e os adversários tiveram, mas para mim nao foi mais do que um aviso de que ha bem pouco tempo andavam a lutar pelo 7º lugar e que esse tempo ja acabou, agora existe exigencia e cultura de vitoria e nunca é demais lembrar isso, falhámos num jogo no qual nos permitia continuar de mais perto na luta pelo titulo assim demos um passo atrás, mas pronto, prefiro este discurso do que o “temos de levantar a cabeça” ou o “nao vamos atirar a toalha ao chão”, e as vezes acho que tambem nos proprios nos esquecemos disso.
6 Novembro, 2014 at 11:56
O rascord a fazer de tudo para passar a mão no nosso pêlo, até põem um lampião a dizer bem de nós… É só rir…
Desde quando é que será a comunicação social a dizer o que o nosso Grande Presidente deve fazer? Tenho para mim que o Bruno deve partir o caco a rir com estas ondas de opiniões… Força Bruno!!! O Sporting é nosso de novo!!!
6 Novembro, 2014 at 12:05
LeãodaCamacha, desculpa lá, mas temos que ser coerentes, o Pedro Guerreiro pode ser lampião (o David Borges tb é e fala muito melhor do Sporting do que o “sportingueiro” Ribeiro Cristóvão), mas uma coisa é certa: o gajo desde sempre que tem falado bem do Bruno de Carvalho. Porque o Pedro Guerreiro e´da área da economia e fala do futebol muitas vezes numa ótica de Gestão e Liderança. Para o Pedro Guerreiro, o Bruno de Carvalho é um excelente Líder. E porquê? porque produz resultados. simples.
quem me dera que houvesse alguns sportinguistas a escrever o que este “lampião” escreve.
SL!
6 Novembro, 2014 at 12:08
Não é tripeiro?! Por acaso tinha ideia que ele era tripeiro…
6 Novembro, 2014 at 12:31
o David Borges acho que é lampião. e o Pedro Guerreiro tb. mas gosto de ambos: são sérios.
6 Novembro, 2014 at 12:34
Pensava que o Guerreiro era tripeiro…gosto do Guerreiro, menos do David Borges! Em ambos os casos…não sabem o que é bom! heheh!
6 Novembro, 2014 at 12:33
Converge, Sou fã das crónicas sobre encomia do PSG e das que escreve neste jornal por contágio e porque lhe reconheço grande mérito na escrita e nas análises que faz. Até concordo com a opinião dele neste artigo. Mas acho que o nosso Presidente não precisa desta bajulação ainda mais publicada neste pasquim. O PSG nesta mesma coluna a semana passada falava do seu benfiquismo. Percebo o teu comentário e reconheço que teria ficado mais bonito da minha parte ter começado o comentário anterior de outra forma… Mas não consegui separar o PSG analista do PSG lampião…
SL!
6 Novembro, 2014 at 16:46
Tenho a impressão que o Pedro Guerreiro è sportinguista.
6 Novembro, 2014 at 16:48
esquece lá isso…
6 Novembro, 2014 at 12:02
Como disse ontem, o Presidente arriscou, disse o q tinha a dizer e os nossos jogadores fizeram o que tinham a fazer.
Ponto final!
So mais uma vez : “Vai Sli ! Vai Sli! “
6 Novembro, 2014 at 12:16
É do Sporting! É de Portugal! 😀
6 Novembro, 2014 at 12:38
JÁ LÁ MORA!!!!
Grande Alexandre Afonso!!!!
6 Novembro, 2014 at 12:02
o Ribeiro Cristovao tinha razão em não ver o bruno de carvalho.
Eis algumas fotos do presidente
Aqui em Alcochete a assistir ao treino
http://spacefiction.files.wordpress.com/2010/12/predator_camouflage.jpg
A dar instruções a um jogador
https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSTx_1AaJMZHQ91rNVde_LdjuV2N6WMhdukwvqBUJ4i-SqYrx2seQ
Ou então na rua
http://www.nedhardy.com/wp-content/uploads/images/2012/april/liu_bolin/liu_bolin_4.jpg
6 Novembro, 2014 at 12:04
Já me passou pela cabeça que… o comunicado tenha sido apenas para o Presidente chamar a si a atenção. O que seria se tal não tivesse acontecido, provavelmente todo o jornalixo a malhar na equipa até à hora do jogo?
6 Novembro, 2014 at 12:13
Vinha a pensar nisso mesmo… Embora não tenha apreciado a forma como o ‘comunicado’ foi feito, penso que todo o plantel saberia de antemão da criação do mesmo… Uma forma de livrar a pressão de cima dos jogadores (com um maior desgaste da imagem de BdC), à semelhança daquilo que tinha feito antes da visita ao dragão…
Se a ideia foi essa, tiro o meu chapéu… Porque matou dois coelhos de uma cajadada: passou uma mensagem para fora, de que no Sporting não podemos achar que uma derrota com o Guimarães é normal e que a atitude dos jogadores está sempre sob escrutínio, acalmando assim aqueles aqueles que pediam uma reação do presidente; e ao mesmo tempo levou o foco mediatico a surgir sobre ele e não sobre o plantel, que anda alheado dessa realidade.
6 Novembro, 2014 at 19:15
Ora até que enfim que começam a ver o “oposto da escuridão” (se pensam que eu vou referir o nome daquela retrete para defecientes, até tem as pegas de lado e tudo, a que os de carnide chamam de estadio do “oposto da escuridão” estão muito enganados)
6 Novembro, 2014 at 12:31
Ha duvidas que foi isso???
Quando é o Mourinho é arte….quando é o Bruno Carvalho é merda…
6 Novembro, 2014 at 12:09
E no meio disto tudo, quero apenas fazer valer uma única coisa:
– Orgulho!
Ontem alguém respondia aqui a uma mensagem (penso que foi a Maria) que um resultado tangencial chega apenas para quem não tinha orgulho, e ela tinha! (a mensagem não tá transcrita na integra, mas era esta a ideia). Pensei com os meus botões, realmente a grande diferença na época passada e na presente encontra-se centrada no orgulho que temos novamente. Talvez por isto tenhamos muito mais dores a cada contrariedade.
6 Novembro, 2014 at 12:10
Os jogadores jogaram de raiva, isso é evidente. E a raiva era dirigida ao presidente, as declarações do treinador na antevisão e do Nani depois do jogo comprovam isso.
Acho que tudo teve influência. O orgulho natural dos jogadores, a vontade de vencer o primeiro jogo na Champions e a piçada do presidente.
Se lá para o fim do campeonato, chegarmos à conclusão de que não o ganhamos pelos 3 pontos que perdemos em Guimarães, porque a cabeça estava no “palco das transferências”, se calhar 10 comunicados não vão chegar para expressar a nossa raiva, essa sim, completamente legítima.
Uma coisa é a crítica ser injusta. A equipa dar tudo e perder ou empatar e haver essa reacção do presidente. Outra é a crítica ser justa, que foi o que aconteceu em Guimarães. Só houve, até ao momento, 2 reacções deste tipo: no ano passado no galinheiro e este ano em Guimarães. Dois jogos em que não jogámos um caralho, não demos tudo e levámos 3 secos que podiam ter sido 4 ou 5. O facto de se tornar a crítica pública é irrelevante. Ou se é justo ou não. Se é, deviam todos ouvir, encaixar e fazer melhor na oportunidade seguinte. Se não é, então estou solidário com a raiva.
Os putos é que reagem sempre de raiva quando não gostam de ouvir uma crítica. Os Homens analisam se a crítica é justa ou não. E reagem em conformidade.
6 Novembro, 2014 at 13:07
“A Piçada do Presidente” 🙂 É mesmo esse o termo Sá! Quem nunca levou uma piçada? 🙂
6 Novembro, 2014 at 12:10
É engraçado como hoje, por exemplo, no jornal A Bola, se referem várias vezes, até num artigo de opinião ao facto dos jogadores “terem dado uma resposta ao presidente”, “por estarem magoados” com “a incrivel reacção intempestiva” de BdC. Acho impressionante como ninguém (ou quase, visto que o Pedro Santos Guerreiro o fez) consegue assumir aquilo que está na cara: que o objectivo essencial de BdC, mais do que ter uma reacção inflamada de “adepto” foi espicaçar os jogadores, e capitalizar a raiva dos mesmos face às “criticas” (justas, diga-se, porque a atitude dos jogadores em Guimarães ficou muito aquém do que o jogo exigia) numa atitude de brio e vontade renovada no jogo seguinte (e subsequentes). O objectivo foi aliás plenamente atingido, pois o Schalke, pese embora alguns períodos menos conseguidos do Sporting, conseguiu aviar o cabaz nos alemães como se exigia e como todos desejávamos.
A verdade é que BdC já demonstrou várias vezes que sabe gerir os aspectos psicológicos que afectam o plantel. Quer resguardando-o quando necessário, atirando os olhares para si quando se lembra de mandar alguma bojarda para fora do clube, quer espicaçando-o quando vê a necessidade de ir calejando os jogadores para bitolas de exigência maiores, se necessário colocando a dignidade destes em causa. A exigência, o orgulho, a vontade, a garra são coisas que estão arredadas do clube há anos, fruto de sucessivas direcções roquetteiras que implantaram no clube um inenarrável espírito de conformismo e falta de ambição. O que BdC vai conseguindo com isto é precisamente despoletar os sentimentos contrários em todos os sectores do clube, e neste caso particular no plantel, tentando reconstruir um espírito e uma alma verdadeiramente Sportinguista, que há muito muito tempo desapareceu. É assim que se constroem clubes vencedores.
6 Novembro, 2014 at 12:16
Orgulho em vestir a camisola mais linda do mundo… Algo que não via no plantel há muito tempo…
E algo que eu agora tenho orgulho em ver…
Depois do plantel principal é tempo de dedicar tempo à formação (já estamos fora da CL sub 19). Para que as vedetas que pedem mundos e fundos porque são os melhores lá da rua percebam que o auge que eles podem almejar em Alcochete é de jogar pela equipa A leonina!
6 Novembro, 2014 at 12:17
Volto a dizer, as criticas foram bem feitas, justas e na hora certa.
O Presidente é a cara dos sócios/adeptos do Sporting que querem exigência e que os activos do clube apresentem os melhores resultados. Se podia ser feito de outra forma? podia, mas é o Bruno de Carvalho que lá está e faz da forma que achar melhor, se fosse eu talvez fizesse de outra forma, o importante é que seja eficaz e defenda os nossos interesses, e assim foi.
A comunicação anti-social é aquilo que quisermos que seja, porquê dar-lhe importância? a incompetência está à vista de todos, a escolha entre ser estupido e deixar-se ir pelo que dizem e não ligar nenhuma e seguir o rumo certo está dentro da cabeça de cada um. Há quem prefira viver uma vida de joelhos, eu prefiro viver e morrer de pé!
Venha o paços, contribuam para a missão pavilhão, comprem o jornal do clube, façam-se sócios, comprem gameboxes, artigos Sporting, apoiem as modalidades, contribuam para a tasca solidária e que se fodam os sabujos!
Um abraço ao Fábio!
6 Novembro, 2014 at 19:23
Clap clap clap (não confundir com clapton, clapton clapton estou com saudades de ir a um ganda concerto deve ser isso)
Standing ovation para esse post fito, so que eles não são estupidos ou incompetentes são premeditados e sem vergonha na cara
6 Novembro, 2014 at 12:18
cherba e jusko na Sportingtv.
6 Novembro, 2014 at 12:34
Agora?
6 Novembro, 2014 at 12:35
Já acabou.
6 Novembro, 2014 at 13:04
Quero a Sporting TV…no próximo almoço da Tasca…!!
Mai Nada…!!
Então como é…a minha oipinião não vale nada…??
SL
6 Novembro, 2014 at 12:19
Alguém acredita que quando os comentadores da praça surgem a tomar as dores do balneário do Sporting perante as críticas do presidente, o fazem a pensar no bem do Sporting?
Não. Eles pegam em tudo (TUDO!) para atacar um presidente que virou o clube e o futebol nacional do avesso. Contra todas as expectativas até mesmo nossas, dos sportinguistas.
Quem acreditaria, nos tempos do Godinho que o Sporting poderia ombrear com Chelsea e golear o terceiro classificado da liga alemã?
Após jogar com Benfica e Porto (que colocámos com classe fora da Taça de Portugal) continuamos perfeitamente ao alcance do primeiro lugar na liga.
Foi Bruno de Carvalho que tornou possível isso acontecer.
E isso dói a muita gente, habituados a ter um leão dócil (que paternalizavam em programas televisivos de analise à crise leonina) e a fazer vida de incensar as lideranças medíocres de Pinto da Costa e Luis Filipe Vieira, tão óbviamente alicerçadas em corrupção e truques de gestão, chegando por vezes a prejudicar o clube que lideram em seu benefício pessoal.
Não nos deixemos enganar com as campanhas que surgem por aí. Mantenhamos os olhos nos actos do presidente, do clube, dos atletas e equipa técnica. Saibamos criticar, mas saibamos reconhecer um trabalho hercúleo que obviamente assusta os nossos adversários.
Que até já perdem a compostura nos órgãos oficiais do clube…
Saudações leoninas.
6 Novembro, 2014 at 12:26
…é é tão bom ter um Presidente Sportinguista como nós …
6 Novembro, 2014 at 12:32
E quem tem o mínimo de inteligência e honestidade , é assim que reage:
«As declarações do presidente não nos ofenderam. Ele, mais do que ninguém, quer que o Sporting vença, gosta do clube, e cabe-nos a nós, jogadores, interpretar e entender as suas palavras»
Paulo Oliveira
6 Novembro, 2014 at 12:32
Não falei no post anterior… quando cheguei à tasca já tinha 2 para ler 😀
Ontem só houve 1 coisa que me deixou triste no jogo… foi ter saído tarde do trabalho, ter tido dificuldade a arranjar lugar para o carro… e quando me sentei o jogo já ia no minuto 20…
De resto tudo optimo… o nosso Sporting… Este é o nosso Sporting.
Como gosto de fazer contas e tal… Neste momento a CL já gerou receitas equivalentes a mais de 50% do Orçamento para esta época (corrijam-me se estiver errado mas usei 25M).
Caso os próximos jogos da CL resultem num empate (Chelsea) e vitória (Maribor) e que estes resultados sejam suficientes para passar aos 16’avos… a CL poderá cobrir cerca de 80% do Orçamento…
Por isso… todos nós sabemos como seria fantástica a passagem à fase seguinte em termos desportivos, para nós adeptos seria uma alegria e satisfação imensa…
Para o nosso projecto de recuperação seria também fantástico… arrisco a dizer que será um ano para bater recordes de receitas e de resultados positivos.
SL
6 Novembro, 2014 at 12:47
Podia ter sido pior.
Ao menos viste os 4 golos do ENORME! 😉
6 Novembro, 2014 at 12:50
Estás a fazer as contas só com os prémios directos da champions ou a contar com as receitas extra de publicidade?
Vai ser de certeza um ano positivo nesse especto!
6 Novembro, 2014 at 14:34
Contei com os prémios directos e com aquele coisa que e a pool televisiva (não sei como é que a UEFA a calcula… ou melhor qual o racional da distribuição).
Não acredito que se tenha grandes ganhos extra de publicidade, pois nos jogos a publicidade fica por conta da UEFA. Depois não acredito que a publicidade das camisolas tenha alguma clausula que aumente o valor pago consoante o número de jogos internacionais. Mas dado que que vamos ter q negociar este tema para a época 15/16… fica aqui a dica de ter um “extra” no valor do patrocínio pelos jogos europeus
6 Novembro, 2014 at 13:06
Oh homem…quando for assim…leva o carro debaixo do braço…e meteo-o debaixo do banco…!!
Mas vá lá…ainda viu “o melhor”…!!
Só não pôde assobiar o hino da champions…!!
SL
6 Novembro, 2014 at 12:33
ahahahah!
Acabei de ver a garrafa de saké! Ganda Sampaio!
6 Novembro, 2014 at 12:50
Gostei do comunicado e acho que teve o efeito desejado.
Agora venha de la o Paços.
6 Novembro, 2014 at 12:58
You’ve got mail. 😉