Mais difícil agora. Não impossível, já que a matemática é mesquinha nestas andanças, mas ficámos a ver o Porto a arrancar para a 10ª vitória consecutiva no Campeonato Fidelidade Andebol 1, em igual número de jogos. Tendo agora o Sporting 7 vitórias, 1 empate e 2 derrotas o que esperar desta prova?
É verdade que a coisa ficou feia porque depois do desaire caseiro frente ao Ismai tínhamos atenções redobradas na Madeira no último fim de semana. Um teste bem passado a mostrar que o jogo anterior tinha sido uma mera casualidade numa terra difícil em termos de apoio, visto que os nossos meios de transporte habituais do dia a dia ainda não circulam via mar (pelo menos na horizontal, para chegar aos arquipélagos). Já com este balde de água gelada no golo de Gilberto Duarte a dois segundos do fim, que fez o 23-24, e que poderia ter bem caído para o lado leonino por 2 ou 3 golos, ganhámos uma cicatriz mas não poderemos ficar com o veneno lá dentro.
Desatenções… falhas técnicas… fadiga psicológica ou física… Não! Não podemos agora tentar achar culpados para aqueles instantes finais contra o Porto. Batemo-nos bem contra o hexa campeão mas também não podemos vergar-nos perante o rival só por serem donos do caneco. Há que levantar a cabeça para o que aí vem! Ainda muitos jogos, muitas batalhas, muitas vitórias que nos farão ser melhores. No ano passado o campeão não foi a equipa a terminar a fase regular em primeiro lugar e eu pensei: – “Olha, trocava de bom grado!” – pode ser que acerte na mouche este ano.
Assim que vi as publicações dos jogadores acerca do resultado do último jogo esperei todo o tipo de comentários, porque é uma reação normal de todo o santo adepto. Escolher entre o reforço negativo e o positivo fica ao critério de cada um. Pessoalmente é pior levar com a fivela do cinto e andar sempre a medo de errar do que ser premiado e ter um objectivo moral para alcançar algo útil. Esse algo útil pode ser a eliminatória da EHF contra o Granollers, já este dia 23.
Esta é a tal equipa que tem uma organização defensiva muito eficiente mas contam os grandes sábios “andeboleiros” que há uma contra-tática que a consegue derreter. É tipo um pavilhão cheio de adeptos que gritam como se os céus fossem desabar na equipa visitante. Só porque na casa do Leão o oitavo jogador faz barulho por um milhão!
Texto escrito por Verde, logo Existo! (As Redes do Damas)
*às sextas, a bola encolhe. E passa do pé para a mão e do relvado para o pavilhão, dando ao nosso Andebol o destaque que ele merece.
21 Novembro, 2014 at 14:10
Esta derrota é passado, eu acredito que estes rapazes nos vão dar alegrias, FORÇA RAPAZES
21 Novembro, 2014 at 14:21
Teria sido desastroso se o campeonato deste ano tivesse os mesmos moldes do ano passado, mas com a introdução dos play-offs nada está perdido, a não ser a grande vantagem de poder desempatar as eliminatórias em casa…
21 Novembro, 2014 at 14:22
Fase regular é impossível. Há que garantir o 2º lugar para apanhar o porco na final dos playoffs.
E aí, eles são favoritos pq terão mais jogos em casa … e sim, é mesmo em casa.
Podemos encher um pavilhão cá, mas não é a nossa casa.
E sim, acredito que podemos batê-los. Já mostrámos muitas vezes nos ultimos anos que somos capazes.
Desistir não está no nosso ADN.
21 Novembro, 2014 at 14:33
o formato playoff permite este tipo de devaneios. Já agora, preferia evitar o ABC nas meias…
Quanto às equipas, custa, mas o Porto tem mais equipa que nós. Os jogadores sabem o que têm de fazer, o treinador roda mais os atletas, o que lhes permite chegar menos fatigados ao final dos jogos, o que com resultados apertados pode fazer a diferença. E o Porto tem uma vantagem, que é a de ter 2 GR de igual qualidade, o que colmata um dia menos bom do suposto titular, e também serve para confundir os ataques, pois estes são obrigados a enfrentar dois estilos diferentes.
No Sporting, alguns jogadores chegaram esgotados ao fim; é inconcebível acabarem partidas com 100% de utilização.
A defesa perdeu muito com a saída do Antunes, que não só adicionava tamanho, mas também era bastante rápido nas movimentações. O Bosko parece algo lento em comparação.
Mas o maior problema está no ataque. O Fábio marca grandes golos, e a seguir dispara mais 3 ou 4 bujardas à toa, a tentar repetir o feito. O Rui Silva é um enorme central, faz jogar, mas não tem estampa física para ultrapassar defesas altas em 6×0. E depois, cada vez que tenta acelerar o jogo, há sempre uma falha de recepção que, ou dá perda de bola, ou atrasa o processo. Notei também que não conseguimos pôr uma bola sequer no pivot, o que é preocupante. Os contra-ataques também foram algo atabalhoados, com os jogadores a não darem linhas de passe correctamente. Ou seja, parece que há (falta de) dedo do treinador, para lá da tal falta de rotação.
Pela positiva, o Candeias, claro (embora mal batido no fim) e o Portela, que está muito acima de todos os outros (tal como o Gilberto, do outro lado).
21 Novembro, 2014 at 14:39
a parte positiva é que somos uma equipa melhor em jogos a eliminar e vamos ter play-off. em condições normais este campeonato já teria ido para o galheiro.
a parte má é que não estamos a jogar um caracol, digam o que disserem.
a jogar assim, ganhamos 1 jogo em 5 jogos aos trips.
a nossa primeira linha tem sido muito pobre e o joão antunes faz muita falta a defender. vamos acreditar que é possível.
21 Novembro, 2014 at 15:15
Boa crónica como de costume! Eu acredito que no final é que se fazem as contas.
21 Novembro, 2014 at 15:21
Nos play-offs é que se separam os Homens dos meninos… Vamos ver do que somos capazes quando for mesmo a doer!
Quanto ao jogo faltou gerirmos melhor as vantagens que tivémos!
21 Novembro, 2014 at 15:37
Alguém me sabe dizer se a 206 (rodoviária) passa relativamente perto do pavilhão?
21 Novembro, 2014 at 15:45
Passa perto, mas nao vês o pavilhão. Conheces as colinas do cruzeiro? Vais ter que sair na rotunda da escola de condução e dos bancos nas colinas.
21 Novembro, 2014 at 15:55
Já fui jogar no campo que se vê do multiusos algumas vezes… Vou lá hoje comprar bilhetes e orientar-me um bocadinho…
Quanto tempo a pé a partir da rotunda?
21 Novembro, 2014 at 16:03
10 minutos nas calmas, 5 se fores com pressa.
http://tugatvsoft.net/caminho.png
A preto é o caminho, depende se vens de odivelas ou pontinha, depois é só desceres a av. miguel torga, quando acabares de descer começas a subir mas aí já vês o pavilhao.
21 Novembro, 2014 at 16:07
Muito obrigado!!!
21 Novembro, 2014 at 15:43
È preciso é “jogar à Sporting”…ou seja…:
Jogar mais e melhor dos que outros…pois para nós ganharmos vai te de ser sempre assim…!!
SL
21 Novembro, 2014 at 15:47
E pronto…o “jornaleco” arranjou mais duas polémicas..
1ª –
Carrillo “denunciou” esquema leonino
AVANÇADO PERUANO FUROU PLANOS DA SAD
Sexta-Feira, 21 novembro de 2014 | 08:11
Carrillo está “sem tempo para respirar”, como o próprio confessou, em jeito de brincadeira, num vídeo publicado ontem numa rede social. “Lima, Madrid, Lisboa, Porto. Não se pára nem para tomar balanço”, legendou justificando a razão de não ter seguido viagem no autocarro da equipa.
O extremo regressou ontem de Lima, onde esteve ao serviço da sua selecção nacional (126 minutos em dois particulares com o Paraguai). Viajou via Madrid, aterrou em Lisboa e seguiu para o Norte à boleia de um funcionário do Sporting. Carrillo, aliás, deitou por terra parte da estratégia engendrada pela estrutura leonina. Pela primeira vez esta época, o Sporting não divulgou convocados. Alguém se terá esquecido de avisar Carrillo, não se conseguindo evitar que o peruano se “denunciasse” via Internet…
2ª –
Manuel José: «Contratar Shikabala é loucura»
CRITICA POLÍTICA DE CONTRATAÇÕES DOS LEÕES
Sexta-Feira, 21 novembro de 2014 | 12:54
Manuel José confessou esta sexta-feira em entrevista à “Antena 1” que já esperava que a contratação de Shikabala por parte do Sporting não resultasse devido à irresponsabilidade do egípcio.
“Se me tivessem ligado a perguntar pelo Shikabala teria dito que ele era um pequeno génio, mas aconselharia a não o contratarem por que é uma loucura. Ele não aceita ordens de ninguém. Não tem cabeça e tem um grau de irresponsabilidade total. Escusavam de ter gasto dinheiro”, afirmou sobre o egípcio que quis contratar na altura em que orientava o Al Ahly.
O antigo técnico dos leões criticou ainda a política de contratações do Sporting no início da temporada. “Quase nenhum dos jogadores contratados no início de época estão a jogar. Dos 14 só jogam dois. As exceções são os defesas centrais porque o Maurício se lesionou e o Rojo foi embora. Os outros andam a jogar na equipa B. O barato fica caro. Com o dinheiro gasto dava para contratar três bons jogadores para serem titulares”.
*******
Pronto…lá deram mais um tempinho para mais um momento de glória do Manel Zé…
E ao mesmo tempo…critica-se o Sporting…
Estes “gajos”…
Não nos “topam” mesmo…!!
SL
21 Novembro, 2014 at 15:56
Aprtir de hoje nunca mais faço cliques em nenhum dos nossod pasquins desportivos, para minha infelicidade apenas hoje começo com isso porque ontem já era trade
21 Novembro, 2014 at 16:57
1ª) fait diver
2ª) ele gosta de aparecer, gosta de polémica, e tem razão no que diz
21 Novembro, 2014 at 15:58
Não percebo muito de andebol, mas fiquei com a sensação que o Sporting acusou falta de maturidade. De qq modo, parece-me que a diferença entre as duas equipas não é de tal modo a que seja impossível o campeonato.
SL
21 Novembro, 2014 at 16:05
Este ano no Andebol há playoff normal, sem pontos, como no Futsal.
Graças a isso, fala-se que a derrota com o ISMAI, como não tem grande impacto no Campeonato, se deveu a apostas…
21 Novembro, 2014 at 17:29
Perder contra o Porto nos instantes finais é de ficar lixado. Não temos um banco com qualidade para permitir descanso e rotatividade entre os atletas, mas é um resultado normal em andebol, por mim nada a apontar à equipa. Agora estou é com receio do jogo com os espanhóis porque podemos não ter tempo de recuperação para aguentar a carga física e psicológica desta derrota.
21 Novembro, 2014 at 18:17
Como só podemos ser campeões, vamos ter de ganhar os próximos jogos! imagino que tenha sido uma experiencia suf dura e que tenham todos aprendido uma grande lição!
Viva o Sporting Clube de Portugal