Pois é, ao final de 7 vitórias e 1 empate, voltámos a perder um jogo (9-5). Perdemos perante um adversário que, apesar da miséria de campeonato que tem feito, tem um plantel muito completo e experiente e, convenhamos, é bastante forte. Disso não tenhamos dúvidas. Para além disso, tivemos um azar do cacete de termos apanhado uma mudança de treinador, com toda aquela carga adicional de adrenalina que, por norma, regula estas fases.
Focando-me apenas no que li, até porque não tive oportunidade de ver o jogo, nem tão-pouco o resumo (aliás, nem sei se há resumo), podemos considerar estes 9-5 uma derrota “normal”? Sim, claro que sim. E porquê? Porque, quer queiramos quer não, a Oliveirense está, neste momento, num patamar acima do nosso. Tem uma equipa mais experiente, mais batida, que já joga junta há mais tempo etc. Mas, imaginando a coisa numa lógica de escada, este patamar está numa “escada” diferente da nossa. Passo a explicar: O Nosso objectivo enquanto Sporting é “chegar lá acima”. É lutar para ser primeiro, para ser Campeão. A equipa da Oliveirense, tal como outras equipas do nosso campeonato (Juv. Viana, Candelária, Valongo etc.), não tem, à partida, esse objectivo, essa história, essa responsabilidade – Naturalmente que também ambicionam esse patamar e naturalmente que também podem conseguir ser Campeões ou, pelo menos, andar a discutir o 1.º Lugar. Mas a história diz-nos que, por norma, os campeonatos são disputados por Nós, slb e fcp. (Com todo o respeito por todos os outros clubes. Se eles não existissem, nós não eramos o que somos).
Ou seja, estas equipas estão em escadas com menos degraus. E a Oliveirense já está no topo da sua escada – que equivalerá a um 3.º nível da escada onde nós estamos (imaginando uma escala de 1 a 5). Nós estamos quase a chegar ao 3.º nível da nossa (Repito que é a história do desporto que nos coloca em batalhas diferentes. Não sou eu que ando aqui a menosprezar clube nenhum). Daí em dizer que é uma derrota “normal”. Certo que os principais rivais também lá deixam pontos de vez em quando. Mas sabem que são mais fortes. Nós, neste exacto momento, não somos – mas estamos no bom caminho, sem dúvida.
Ao que parece, e se alguém esteve no pavilhão que diga de sua justiça, fomos roubados à força toda. Infelizmente era uma situação altamente previsível e contra a qual não podemos fazer nada. Podemos lamentar e tal mas…a derrota fica lá. Quer dizer, até podemos…Podemos trabalhar, lutar, para ser cada dia mais fortes, mais líderes, mais cimeiros. Quando assim fôr, a influência das arbitragens nos nossos resultados vai ser cada vez menor
Como não vi o jogo, vou aproveitar para falar um pouco das nossas reais possibilidades este ano. Como é normal foi-se gerando uma onda de entusiasmo à volta da equipa (onda essa que espero que não esmoreça, que ainda falta muito campeonato e o ano passado, o Valongo não era candidato…). Mas temos de ter bem presente que é uma equipa nova, que joga num pavilhão que não é o seu e que ainda não ganhou o seu espaço, não marcou o seu território na tabela classificativa. Os adversários quando olham para nós, nem sabem bem que estatuto é que nós temos. Ainda temos de o cimentar. Vamos ter agora dois jogos que, à partida, terão grau de dificuldade mais baixo (Carvalhos e Sanjoanense) e que são obrigatórios vencer, dê lá por onde der, antes de recebermos a Juv. Viana – ultima jornada da primeira volta.
Ganhando estes 3 jogos, vamos começar a 2.ª volta em 3.º lugar, e com alguma folga para as equipas mais próximas, que ainda jogam contra os primeiros (na pratica, o calendário está uma embrulhada do cacete, até porque começamos a 2.ª volta a jogar contra slb, Valongo e fcp…Bela confusão). Conseguindo chegar ao final da 1.ªa volta em 3.º lugar, acredito piamente que o vamos conseguir manter até final da época – quer dizer, no mínimo o 3.º mas…há sempre uma gracinha para fazer. Let it Roll! Mais importante que o calendário, é perceber de que forma vai a equipa reagir a esta derrota. Agora sim, os jogadores vão ser chamados a mostrar o seu real valor. Porque enquanto as coisas correm bem, acaba por ser mais fácil. Mas depois de um jogo menos conseguido é que a rapaziada tem de mostrar o que vale (bom, se calhar estou aqui a fazer um grande filme e os jogadores mal se lembram já do jogo e venha o próximo e tal e siga a dança e bola no centro e onde tu fores jogar eu vou lá estar e picadinhas e coiso e tal…).
Mais do que a vitória nos próximos dois jogos. É de capital importância fazer Bons jogos, boas exibições, mostrar ao mundo que a equipa não se deixou abater, recuperar alguma confiança e alguma coesão. Descer também um pouco à terra e perceber que a onda verde é muito gira mas dá muito trabalho a manter. Da bancada, o apoio não vai faltar. Agora é convosco rapaziada!
11 Dezembro, 2014 at 13:49
Boas Livramento.
Sabes quando se irá realizar o jogo em S. João da Madeira?
11 Dezembro, 2014 at 14:34
Aqui vai o calendário, sendo já conhecido o dia e hora das próximas duas jornadas.
Os restantes podem ser alterados por causa das transmissões televisivas.
13/12, 16h – Sporting-Carvalhos
21/12, 18h – Sanjoanense-Sporting
03/01 – Sporting-Juv. Viana
10/01 – Sporting-Benfica
17/01 – Valongo-Sporting
24/01 – Sporting-Tigres
31/01 – Porto-Sporting
12 Dezembro, 2014 at 17:26
Obrigado.
Porra, no Sábado vou andar por S. João 🙁 No Domingo já estarei muito para o Norte.
11 Dezembro, 2014 at 13:57
Que ao menos “tenhamos aprendido” coma derrota…!!
É calro que nós queriamos sempre a vitória…só que isso nem sempre é possível…!!
SL
11 Dezembro, 2014 at 14:04
confesso que fiquei surpreendido pela derrota e mais ainda pelos números. esperava “já estar” no patamar da oliveirense, mas se calhar ainda é cedo. Ou não. Depende do nível da roubalheira.
Na próxima época, devíamos apostar todas as fichas no regresso do gonçalo alves e aí, teríamos equipa para o título.
11 Dezembro, 2014 at 14:25
Estamos em sintonia total no último parágrafo!
11 Dezembro, 2014 at 14:12
Como já tinha escrito por aqui há dias, uma das coisas que li deste jogo, contado por quem lá esteve, foi que em 30 segundos de jogo (30 segundos!!!) levamos 3 faltas colectivas.
E a dupla de arbitragem, além de ser de Oliveira de Azeméis, tem ligações profissionais à empresa (Simoldes) que patrocina a Oliveirense.
Era de esperar um resultado diferente?
Por alguma razão não houve transmissão deste jogo nem imagens nenhumas do mesmo (nem na Bola TV nem na Hoquei TV).
É alguém começar a levar uma camara oculta para estes jogos…
11 Dezembro, 2014 at 14:16
F#$%-se, inacreditável…
11 Dezembro, 2014 at 14:25
foda-se isso é real?!? E a nossa secção não disse nada? A Sporting TV podia ter filmado essa roubalheira
11 Dezembro, 2014 at 14:30
Green, garanto-te que a SportingTV filmou o jogo. Ainda tive oportunidade de falar com a Catarina ao intervalo. Ela estava numa de Cigar break.
11 Dezembro, 2014 at 18:38
filmou e já passou na Sporting TV ou filmou mas não vai passar? sabes?
11 Dezembro, 2014 at 14:22
Prlo temis demonstrado, o objectivo passa claramente pelo terceiro lugar.
Temos valor para isso.
Tal como no futebol, os nossos velhos rivais têm orçamentos incomparavelmente superiores e planteis recheados de estrelas.
Nós temos uma equipa com muita formigas trabalhadoras, abnegados e que sentem a camisola.
Está época é apenas mais um passo num projecto delineado com muita solidez e crer.
Acredito que na próxima época estejamos muito mais próximos do objectivo de tornar a ver um Sporting campeão Nacional no hóquei.
E como eu gostaria de ver Gonçalo Alves regressar a Alvalade para ajudar nesse objectivo.
Ó Bruno, não dás uma ajudinha?
11 Dezembro, 2014 at 14:22
É o seguinte, vi a parte final da primeira parte e o segundo tempo. A equipa do SCP ainda tem muito que patinar para poder ombrear com o Putedo Sobre Rodas e o Boifica. Faltam mais elementos de qualidade à equipa. O que eu tenho notado nos jogos da nossa equipa é que não sabemos trocar a bola, fazer o carrossel. A maior parte dos lances tentamos a iniciativa individual para tentar fazer a diferença. E isso não chega. Obviamente que o resultado é muito desnivelado. O SCP pode queixar-se da arbitragem embora ela não explique por si só a derrota. No início da segunda parte o guarda-redes da UDO defende uma bola sem stick e o árbitro assobiou para o lado. Deveria ter sido grande-penalidade, que poderia ter colocado o resultado em 3-3. Depois a equipa leonina perdeu-se no jogo. Irritada com a equipa de arbitragem. O jogo tornou-se muito partido. A expulsão do Girão não ajudou, pois o guarda-redes suplente, no pouco tempo que esteve em campo sofreu 3 golos. Da bancada apercebi-me que entrou nervoso e não tardou muito em suplicar ao treinador para o recolocar no banco.
11 Dezembro, 2014 at 14:25
Quero aqui deixar umas notas:
A maior parte ds jogadores da equipa adversário têm vencimentos acima dos 5 mil euros mensais.
O nosso craque João Pinto foi pelo menos chamado duas vezes para ser substituído e fez de conta que não era nada com ele. Aparentemente o nosso treinador tem pouco pulso sobre alguns elementos.
11 Dezembro, 2014 at 14:26
A SportingTV captou imagens do jogo. Admira-me não haver resumo da partida.
No final da partida, a equipa esteve no núcleo Sportinguista de Oliveira de Azeméis (o 2º núcleo mais antigo).
11 Dezembro, 2014 at 14:28
isso explica a fuga do alves para a equipa desses gajos
11 Dezembro, 2014 at 14:31
Consta-se que há cêpos a ganhar perto de 10 mil euros mensais.
11 Dezembro, 2014 at 14:36
Epá…Não querendo desfazer o teu raciocinio, até porque não estamos cá pra isso, mas…5mil por mês custa-me assim muito a acreditar. (então os 10…)
Do que sei, este nivel de ordenados só no fcp (eventualmente no benfas). Um pouco mais abaixo (3,5Mil) no Candelária (quando pagam lol)…
Honestamente desconfio, mas has-de ter mais informação do que eu… 🙂
11 Dezembro, 2014 at 14:39
Acredita. Dito por oliveirenses. Não te esqueças que a UDO aposta há muitos anos no hóquei. Vieram argentinos, italianos e espanhois.
O Grupo Simoldes é uma das empresas mais fortes na área dos moldes e injecção de plásticos.
11 Dezembro, 2014 at 14:56
Acredito que tenham dito isso. Só desconfio porque são ordenados muito acima do praticado em Portugal (e os jogadores que vieram não são, de longe, superiores aos de cá) e porque há lá malta que, ao que sei, recebe bem abaixo disso – e são titulares.
Se fôr tal como dizes, a Oliveirense vai entrar numa buracada, mais ano menos ano…
Mas isso não é problema nosso 🙂
11 Dezembro, 2014 at 15:38
Diz-se queo Girão veio para cá ganhar bem.
11 Dezembro, 2014 at 21:35
Quanto?
Tens aí cópia do recibo?
Desculpa lá mas essa merda de dizer “parece que” é natural vindo da boca dos nossos rivais…
11 Dezembro, 2014 at 14:26
ouvi dizer que a roubalheira neste jogo foi de bradar aos céus e que os arbitros eram de Oliveira de Azeméis, verdade ou mentira???
11 Dezembro, 2014 at 14:27
Não tenho a certeza. Penso que seriam do distrito, mas não da cidade. Fala-se que são funcionários do patrocinador da equipa da UDO.
11 Dezembro, 2014 at 16:19
Logo no dia a seguir ao jogo, lembro-me de ter lido isso acerca dos árbitros….enfim…
11 Dezembro, 2014 at 14:27
Claramente OFF deste assunto mas…
Luís Duque: «Deyverson e Miguel Rosa? Quem tiver dúvidas pode fazer participação» -> QUE GRANDE FILHO DE UMA PUTA!! Olha agora é só o que faltava, os clubes podem infringir as leis, mas alguém tem que ir fazer “queixinhas” para o caso ser analisado!?
Realmente isto… sem palavras!
11 Dezembro, 2014 at 14:32
Isso faz sentido. Parece que tem de haver uma participação de um clube (lesado, suponho). Até porque o belem e o slbe não se vão denunciar a si próprios, como é óbvio. O Sporting (uma que vez o porto decidiu fechar os olhos) devia pedir esclarecimentos à Liga e aí eles já são obrigados a atuar. Estamos é espera de quê?
Os desabafos no facebook são bonitos, mas não dão em nada.
11 Dezembro, 2014 at 14:44
Mas a questão que se põe é: tu cometes uma irregularidade (o próprio RPS já o veio admitir, eles não jogaram pq têm um “pré-contrato” com o slb, válido se esses merdas exercerem o direito de opção), a entidade que regula vê essa mesma irregularidade (ou possível irregularidade) e uma terceira entidade ainda tem que solicitar que se analise a situação?
Desculpa, mas, para mim, isso não faz qualquer sentido!
Concordo que devemos avançar para a queixa, ou pedido de esclarecimento, ou o que lhe quiserem chamar, agora, que não deveria ser preciso, não! Todos têm olhos na cara, só que há quem não queira ver.
11 Dezembro, 2014 at 15:26
tens razão, em teoria não deveria ser preciso. mas é como num tribunal, alguém tem de avançar com uma queixa/denúncia de corrupção para o processo avançar.
o que o gajo do belem fez foi tentar ilibar o slbê de qualquer investigação/punição. só que foi estúpido, porque a justificação ainda levanta mais suspeitas.
11 Dezembro, 2014 at 14:33
A verdade é esta: a equipa tem um jogo muito «partido». Troca mal a bola. Vive muito da inspiração de alguns jogadores.
11 Dezembro, 2014 at 15:50
Certo, mas DeFran … nas últimas duas épocas quase descemos … isto é o reerguer.
Estamos é a ser mal habituados este ano.
Há que ficar no topo, dar luta em todos os jogos e preparar já a próxima época.
Não dúvido qq um “gonçalo alves” não queira vir, se o projecto for GANHAR.
Para já estou muito contente com o percurso …
11 Dezembro, 2014 at 16:34
Totalmente de acordo…
12 Dezembro, 2014 at 10:07
Claro que sim Miguel. Nada contra. A minha opinião vai inclusivamente de encontro ao título do post: “Colocar água na fervura”.
11 Dezembro, 2014 at 16:16
Mas tu viste alguma coisa do jogo? 🙂
12 Dezembro, 2014 at 10:07
Hehehehe
11 Dezembro, 2014 at 16:11
Pelo menos o que aparece na foto é de Cucujães que pertence a Oliveira de Azemeis, outro promenor, teve um filho a jogar na Oliveirense e é do merdica.
11 Dezembro, 2014 at 16:33
Infelizmente, não me admira nada este tipo de filmes na arbitragem…é uma completa vergonha que, quer queiramos quer não, acabam sempre por pôr em causa a verdade desportiva.
Depois admiramo-nos de que a modalidade não seja modalidade olimpica…Não é só por estes filmes, claro…mas também ajudam.
Em Barcelona, 1992, o hoquei foi como modalidade de exibição. Situação conseguida pelo Samaranch. Nas meias finais, acabamos a jogar com 3 jogadores de campo.
Deixo esta frase que recolhi do RinkHockey:
“A sua maior desilusão – e não só dele, naturalmente – foi a fraca imagem do que é o hóquei em patins dada por Portugal, Espanha, Itália e Argentina, nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, onde Juan Antonio Samaranch, um antigo praticante, conseguiu que a modalidade tivesse honras de ser tida como uma disciplina de exibição.”
Enfim…
11 Dezembro, 2014 at 16:35
Calma! Foi uma derrota.
O próximo jogo não terá trasnmissão em directo certo? Não consta da programação da sporting tv do meo!
11 Dezembro, 2014 at 17:30
Bem …então pelo que li por aí…foi um jogo onde a “verdade desportiva”…foi mais uma vez…”atropelada”…!
SL
12 Dezembro, 2014 at 12:00
A verdade é mais uma vez posta de parte pela CS (só deu o seu ar no dia)… já o incidente no pavilhão da orcalhada foi a mesma coisa…
Contudo o incidente em barcelos da orcalhada deve ter durado 1mês…
É o tratamento prioritário!
Acredito que os nossos jurídicos não andam a brincar e que fica tudo reportado.
12 Dezembro, 2014 at 12:22
A cena é que no hoquei, a malta dirigente está-se basicamente a borrifar para este tipo de cenas….
É um mundo pequeno e são todos amigos uns dos outros. No final o que interessa aos dirigentes é o comer e beber à grande (literalmente), tudo à pala do dinheiro da federação.
Os arbitros são da zona de Oliveira? Opá caga nisso. A malta no fim vai ali à Bairrada comer Leitão e tá tudo bem…
Infelizmente, é mesmo um mundo muita mesquinho, de dirigentes sem formação, que o que lhes interessa é passar um bom bocado com o resto da malta, para não ficar em casa a ver tv.
São todos uns entendidos do cacete, mas tudo espremido, não rende sumo nenhum.