Não me importa quantos anos tens de sócio. Não me importa se és sócio. Não me importa se és o presidente ou o porteiro. Não me importa se vais a Alvalade sempre que o Sporting lá joga ou se nunca lá foste. Não me importa se sabes o nome de todos os jogadores, se conheces a história de trás para a frente, se tens gamebox de tudo e mais alguma coisa. Não me importa que idade tens. Não me importa saber em quem votaste para presidente. Se os teus olhos brilham quando vês a camisola verde e branca, se a tua atenção se prende quando escutas a palavra Sporting, se perdes o apetite depois de um mau resultado, estão é contigo que quero falar.
Por certo já tiveste oportunidade de ler a declaração que o presidente do Sporting Clube de Portugal tornou pública, há três dias. Não sei se a leste toda, até porque é extensa, mas eu pegaria, imediatamente, na primeira frase: «Temos a legitimidade da maioria dos Sportinguistas que democraticamente nos elegeram». E pego nesta frase porque, muito sinceramente, não creio que exista a necessidade da marcação de uma AG para que seja dado um voto de confiança a quem gere os destinos do clube. Com menos de dois anos de trabalho à frente do Sporting e com outros tantos pela frente, sou da opinião que a avaliação deveria ser feita no final do primeiro mandato. Até porque, espero, todos temos bem fresca na memória a recordação do estado em que o Sporting estava há dois anos. Não, não vou entrar em comparações com anteriores direcções. Mas tenho que ter um ponto de partida para analisar o trabalho desta direcção, certo? Afinal, foi isso que o presidente acaba de pedir-nos: que façamos um balanço e que digamos se concordamos que se continue a trilhar o caminho escolhido. Se quiseres vai ali atrás do balcão e traz qualquer coisa para beberes. Isto é capaz de demorar um bocado.
Finanças: há dois anos estávamos num verdadeiro buraco. Manietados por empréstimos bancários e com o clube na mão da banca. Sem dinheiro para pagar as contas (a promessa João Carlos vai para Liverpool por cerca de 1 milhão de euros, dinheiro utilizado para acertar contas de luz, água, gás, entre vários outros fornecedores: Wolfswinkel é despachado para Inglaterra para pagar ordenados e dívidas bancárias, isto só para citar dois exemplos), mas reconhecido como uma das melhores empresas para trabalhar na grande Lisboa com ordenados que, só na área da comunicação e marketing, rondavam os 18 mil euros mensais. Éramos, num fundo, um daqueles gajos que come pão com manteiga para poder conduzir um carro topo de gama. Com uma agravante: o banco que nos facilitou o leasing não queria que se mudasse de condutor e já tinha preparada um folhinha com todas as condições. A nova direcção recusa assiná-las e chega-se a uma situação limite onde é atirada a palavra “refundação”. Agenda-se uma conferência de imprensa, onde essa palavra seria apresentada aos sócios e adeptos e onde seria tornado público todo o esquema que impedia a reestruturação financeira. Milhares de Sportinguistas cancelam contas num banco que veio a confirmar-se ser mau. As posições de força tornam-se menos distantes. Há acordo. E volta a ser possível gerir o Sporting.
As medidas de choque: Ora, para tentar recuperar o clube era necessário alterar hábitos e tomar medidas impopulares. Despedimentos, acertos de ordenado. Obviamente que bons profissionais ficam pelo caminho, num processo que é sempre questionável e que desgasta a imagem de quem tem de tomar decisões em função do equilíbrio das contas. Exalta-se quem sai, aponta-se o dedo aos que chegam de novo. O lado mais grave acaba por ser a constatação de algo que me deprimiu ao longo dos dois últimos processos eleitorais: os ataques pessoais. De um momento para o outro, o presidente já tinha colocado a mulher, a cunhada e mais de metade da família a trabalhar no Sporting. E, imagine-se, tudo a ganhar à grande. Triste, desnecessário, preocupante. E já te explicarei o porquê de assim pensar lá mais para o final desta conversa.
Entretanto, também era necessário mudar a frota. Os topos de gama, todos comprados em segunda mão, custavam uma pipa de massa todos os meses e só davam problemas. Mas o maior deles todos ainda estava para vir: como vermo-nos livres desses topos de gama? De forma mais rude ou mais cordial, a folha salarial lá foi emagrecendo. Ao mesmo tempo, a guerra aberta contra empresários, comissões e fundos tornava-se num dos cavalos de batalha desta direcção, sendo de sublinhar a recente decisão da FIFA de colocar um ponto final nos fundos. O caso Bruma terá sido o mais mediático ao longo desta batalha, até porque se tratava de um jogador que fazia parte do plano traçado face aos imperativos financeiros: as contratações cirúrgicas e a aposta na formação.
A vertente desportiva, ano I: Contrata-se um dos melhores treinadores portugueses, Leonardo Jardim. E um dos melhores laterais esquerdos do nosso campeonato, Jefferson. Recupera-se William Carvalho, formado em Alvalade. Descobre-se Montero e Slimani. Equilibram-se as laterais com o emprestado Piris. Maurício e Wilson Eduardo dão conta do recado. Magrão cumpre o pouco que lhe era pedido. Welder, mesmo por empréstimo, é uma aposta que não se percebe, tal como Hugo Sousa, que veio para a equipa B. Tal como nunca se chega a perceber porque raio se gastou dinheiro em Cissé. Shikabala é uma aposta de risco que sai completamente furada (e que já devia ter sido devidamente explicada ao sócios e adeptos, face às férias que o jogador vai gozando na sua terra Natal). A equipa supera todas as expectativas e consegue conquistar o segundo lugar e o acesso directo à Liga dos Campeões. Na Taça, é eliminada na luz, em mais um jogo inclinado pelo apito. Na Taça da Liga há mais um triste episódio, desta feita com a rábula do atraso dos três minutos, no estádio do dragão. Chega-se ao final da época com a sensação de dever cumprido, mas, também de que a equipa estava espremida ao máximo e que seria incontornável reforçá-la. Leonardo Jardim, concretiza a decisão tomada a meio da época e parte para nova aventura, no Mónaco, com o Sporting a encaixar uns inéditos três milhões pela venda de um treinador.
A vertente desportiva, ano II: A sucessão de Jardim não demora, sendo apresentado Marco Silva. Sou da opinião que nada ficámos a perder com a troca, bem pelo contrário. Quando o novo treinador chega, já as contratações estão em marcha, naquele que é um dos pontos nos quais discordo do modelo escolhido: em meu entender, o chef deve ser uma das vozes mais activas na escolha dos ovos com que quer cozinhar (respeitando a verba à sua disposição, claro). Da ida ao mercado, mais ou menos partilhada entre treinador e quem dirige o futebol, creio que podemos catalogar as contratações em três níveis:
– boas contratações: Paulo Oliveira, Rosell, Jonathan Silva, Ryan Gauld, Nani
– estes gajos são bons, mas podem passar por cá sem chegarem a adaptar-se: Slavchev, Rabia
– apostas de risco ou a precisarem de tempo para se fazerem jogadores: André Geraldes, Sarr, Sacko, Tanaka
Entretanto, em cima do arranque da época, perdemos os dois centrais que, muito provavelmente, seriam titulares: Rojo e Dier. E essas perdas nunca foram devidamente colmatadas. Por mais que sejamos simpáticos e tentemos defender todos os que vestem a nossa camisola, a equipa está coxa numa das posições mais fundamentais. Alguns dos pontos perdidos resultam, precisamente, dessa dificuldade em estabilizar o centro da defesa, também limitada noutra vertente importante para o futebol que Marco Silva tenta implementar: o saber sair a jogar. Pese esta e outra limitações, sou da opinião que o Sporting tem sido a equipa que melhor futebol tem praticado em Portugal. E que, exceptuando o jogo de Guimarães, a primeira parte frente ao Paços e a segunda frente ao Moreirense, em todos os jogos onde perdemos pontos jogou-se e criaram-se oportunidades mais do que suficientes para ganhar.
Entretanto, com a exigente sequência de jogos, começa a questionar-se o porquê da aposta num núcleo de 15 jogadores, quando o plantel tem uns 25 mais uma equipa B à disposição. “Temos feito a rotatividade possível”, afirma Marco Silva, o que nos conduz a outras vertentes que devem ser analisadas: a aposta na formação e a comunicação.
Aposta na formação: As renovações de contrato com William Carvalho, João Mário, Carlos Mané, Rúben Semedo, Wilson Eduardo, Luís Ribeiro, Riquicho, Tobias Figueiredo, Mica, Edelino Ié, Kikas, Chaby, Ricardo Esgaio, Iuri Medeiros, Daniel Podence, Wallyson, Cristian Ponde, Betinho, Luka Stojanovic, Gelson Martins ou Francisco Geraldes, são um claro indício de que existe vontade em continuar a apostar na nossa imagem de marca. Claro que não se percebe porque raio se renovou contrato com Salomão ou com Fokobo, independentemente dos atributos da agente deste último.
Um gajo até esquece isso quando nos vê brilhar na Champions com oito portugueses na equipa principal, sete deles formados em Alvalade, mas quando pensamos na Academia, é justo dizer-se que todos nós nos temos questionado com o decréscimo de qualidade na maioria das nossas equipas dos escalões de formação. Também é verdade que, de um momento para o outro, pessoas que se estavam marimbando, passaram a querer saber o nome dos iniciados, daí que o histerismo tenta a subir de tom. Qualquer pessoa minimamente atenta à formação, sabe que existem ciclos. O caso da equipa de juvenis é um bom exemplo: no ano passado, quem não os conhecesse, diria que não prestavam para nada, ignorando estarmos perante uma equipa que deverá estar em ponto de rebuçado na próxima época. Neste momento, as críticas maiores vão para os juniores e, recentemente, o próprio Bruno de Carvalho afirmou que existia uma lacuna ao nível dessa faixa etária, daí a aposta em jovens promessas estrangeiras para amadurecerem na B. E é aqui que se levantam as maiores dúvidas: será que faz sentido levarmos com o Enoh a ocupar o lugar de um dos jogadores formados no Sporting? Fez sentido ir buscar o Gazela? Porque raio vem um tal de Ary Papel, uma espécie de Shikabala angolano, para a equipa B? Depois, vemos o Chaby, o Iuri, o Domingos Duarte, Francisco Geraldes ou Gelson Martins no banco e perguntamos “porquê?” (já agora, alguém que me tire esta dúvida: estes três não podiam, ainda, jogar pelos júniores? É que se a resposta for sim, seria francamente melhor do que estarem a aquecer o banco).
Ainda a respeito da equipa B, deixa-me dizer-te que me irritou aquela dança de treinadores com um Barão à mistura. E até te digo mais: acho que a equipa B não pode funcionar de forma tão distante da equipa principal. Se confias num treinador para a equipa principal, faz sentido que a pessoa que fica à frente da B seja alguém que lhe seja próximo. Ainda para mais quando o objectivo passa por colocar as várias etapas da formação a jogar e a trabalhar à imagem da principal. Entretanto, nesse mesmo comunicado, ficamos a saber que não vai haver reforço da equipa em Janeiro. Ou melhor, que os reforços estão em casa. Estranho, se pensarmos que alguns nem na equipa B têm jogado. E isto conduz-nos à outra vertente: a comunicação.
A comunicação: vou ser o mais sincero possível. Tem sido desastrada. Boa a ideia de falar a uma só voz, péssimo quando essa só voz parece ser decidida por uma única cabeça. Muito do drama em que se transformou a actual classificação do Sporting, resulta, precisamente, das expectativas criadas. Que o Sporting é candidato já nós sabemos. Colocá-lo como principal candidato é um exagero face às condicionantes. Obviamente que eu acredito que temos equipa para sermos campeões. Obviamente que perdemos pontos mal perdidos e somos, semanalmente, brindados com exercícios do apito que retiram esperanças aos mais optimistas. Mas, sou-te sincero, consigo aceitar que a manta pode ser curta para fazer brilharetes na europa (e fomos dignos, mais do que dignos), para ser campeão e limpar a Taça (a da Liga limpam os putos). Passar a mensagem de que temos plantel mais do que suficiente para isso tudo, é um erro. E motiva, obviamente, cobranças.
Mas o pior, sinceramente, é a forma como isso nos tem chegado. Desabafos no face. Declarações. No fundo, ralhetes para todo o mundo ouvir. Obviamente que quem dirige tem toda a legitimidade para puxar as orelhas a quem paga o ordenado, mas temos mesmo que fazê-lo em público?!? Nunca vou concordar com isso, peço desculpa. E lamento que não haja quem consiga passar essa mensagem internamente. Aliás, esta última declaração, por mais rico que seja o conteúdo é um desastre na forma. Numa semana em que os rivais metem água à vez, o que é que fazemos? Oferecemos manchetes a quem, diariamente, tenta minar o trabalho que é feito. E aumentamos a pressão sobre a equipa e sobre o treinador. É de um amadorismo que me deixa doente. Ao pé disto, vários outros disparates comunicacionais, como a sequência de barbaridades que envolveu o lançamento da SportingTV, como que desaparecem do mapa.
A propósito de SportingTV, olha outra das coisas boas que se conseguiram. Tem muito que evoluir, pois tem, mas foi e é importante. Também as redes sociais do Sporting conseguiram dar o salto e são, hoje, aspecto incontornável na forma de chegar aos Sportinguistas espalhados pelo mundo. O próprio Jornal tem vindo a procurar aprimorar-se e modernizar-se. É através destes meios que, novamente em jeito de balanço, temos visto o nosso hóquei ressurgir (e que maravilha isso é!). Que temos visto o futsal e o andebol conquistarem títulos. Que percebemos o esforço que é feito pelo pessoal do rugby. Que acompanhamos o eterno atletismo. Que contamos, diariamente, os euritos que vão sendo recolhidos na Missão Pavilhão. E que tentamos perceber tudo o que se passa neste tão grande mundo chamado Sporting. Nas bancas, na televisão, na rádio, num processo quase diário, vamos sendo trucidados. E gostamos. Gostamos porque continuamos a comprar esses jornais, porque continuamos a assinar determinados canais, porque servimos de veículos a tanta merda que se escreve, despejando-os nas redes sociais a troco de mais não sei quantos likes.
Chegamos, assim, a uma véspera de Natal em que me sinto numa aldeia beirã ou transmontana, daquelas onde, no largo da igreja, a população ainda queima o tronco. Infelizmente – e, porra, como isso me magoa; tanto que estou desde as cinco da manhã a tentar ter esta conversa contigo – é o Sporting que está a servir de tronco. Com uma agravante: há centenas de Sportinguistas a aquecerem-se, com um rasgado sorriso e borrifando-se no essencial: o Sporting! Eu não consigo aceitar que alguém se diga de um clube e o coloque em segundo plano, face a interesses pessoais, por isso… permite-me recomeçar.
Não me importa quantos anos tens de sócio. Não me importa se és sócio. Não me importa se és o presidente ou o porteiro. Não me importa se vais a Alvalade sempre que o Sporting lá joga ou se nunca lá foste. Não me importa se sabes o nome de todos os jogadores, se conheces a história de trás para a frente, se tens gamebox de tudo e mais alguma coisa. Não me importa que idade tens. Não me importa saber em quem votaste para presidente. Se os teus olhos brilham quando vês a camisola verde e branca, se a tua atenção se prende quando escutas a palavra Sporting, se perdes o apetite depois de um mau resultado, estão é contigo que quero falar.
“Outra vez?!?”, perguntas tu. É rápido. Sabes, estou a ouvir uma música do Jorge Palma, intitulada Duas Amigas. A dada altura, canta ele: «Veio o silêncio ensurdecedor; Ainda há contacto mas não há calor; Quando as mãos ficam rijas e a alma se esconde; E fica entrincheirada entre o ódio e o amor… Entre o ódio e o amor». É assim que está a nação leonina. Entre os ódios pessoais, os egos incontroláveis e o amor a um clube. Espero que, sejas lá tu quem fores, consigas ser um dos que se mostrará capaz de perceber o que é mais importante.
23 Dezembro, 2014 at 15:03
Eu vou ser curto e grosso:
Quem tem amor ao Sporting não pode ter ódio a este Presidente e quem tem ódio a este Presidente não pode ter amor ao Sporting.
23 Dezembro, 2014 at 15:03
concordo.
23 Dezembro, 2014 at 15:06
+1
23 Dezembro, 2014 at 15:10
foda-se… um gajo escreve com o objectivo de unir e o primeiro comentário separa… fixe.
23 Dezembro, 2014 at 15:20
Cherba…percebo a tua boa intencao mas penso q este e 1 momento de rotura….o presidente do meu clube deu o tiro de partida na passada 5f . Cm nao acredito em impulsividades (se bdc fosse impulsivo nas campanhas negras tinha mandado po crlh mt gente em direto) sk tenho deestar ao lado do prsidnte do clube! E mais nada!
23 Dezembro, 2014 at 15:31
ia comentar que concordava quase integralmente com o post, agora devo-te dizer que concordo igualmente com este teu comentário.
24 Dezembro, 2014 at 11:22
Ou seja: não sabes pensar pela tua cabeça lol
O problema do Sporting é o problema do mundo inteiro: podemos todos gostar muito do mesmo (neste caso, do nosso clube), mas a grande maioria é uma cambada de burros que vai lá vai. Ter opinião própria? Formar a minha própria opinião? Pensar, sequer? Para quê? Os outros que o façam, que eu escolho conforme me apetecer no momento…
23 Dezembro, 2014 at 15:45
Bom Post,
o que interessa é o SPORTING.
23 Dezembro, 2014 at 16:04
Neste momento, UNIÃO é estar ao lado do Presidente e da Direcção.
Da estrutura do Futebol, o Presidente e os Directores são os únicos que não estão lá para “dar o salto”, excluindo também os Médicos, Massagistas, Roupeiros e o Nélson.
23 Dezembro, 2014 at 15:11
+1 clarinho q nem agua! E tds os parvos q poem no mm plano o PRESIDENTE DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL e um treinador para mim tao devidamt apresentados!
23 Dezembro, 2014 at 15:16
é isso, alimentemos o separatismo! Desisto. Feliz Natal para todos…
23 Dezembro, 2014 at 15:25
Desclpa a inisitencia mas alimentar separatismoera se fosse entre socios do spporting…ms e socio? Nao…e um empregado q se tem mostrado pouco respeitador c o seu clube. E a minha visao .
23 Dezembro, 2014 at 15:36
Frost,
não me apetece discutir neste momento. Mesmo. E espero não ter que fazê-lo num post que assinale a perda de um treinador com quem vale a pena pensar a longo prazo.
23 Dezembro, 2014 at 15:39
parabens por mais um excelente post, boas festas
23 Dezembro, 2014 at 18:25
Desculpa la cherba, o MS vai mesmo sair? Epa espero bem que nao, neste momento o presidente e treinador tem de se unir, temos o presidente certo e, na minha opiniao, o melhor treinador a treinar em Portugal, espero mesmo que isto nao passe de um mal entendido de ambas as partes, que falem como homens e que cheguem à conclusao o melhor para o SPORTING é a união de todos nos pois so assim seremos ainda mais fortes. No que os pasquins dizem nao acredito em nada pois ja à muitos anos que nos fizeram o funeral e ainda aqui estamos e estamos cada vez mais fortes, vejo este blackout como um passo em frente na relação MS/BdC, pois nao deve cada um vir dizer para a praça publica dizer o que bem quer e lhe apetece sem falarem primeiro um com o outro, arranjar uma estrategia de anular tudo o que édito pelos jornalixos, sOMOS UMA EQUIPA, UM CLUBE, UMA RELIGIAO, CHAMEM LHE O QUE QUISEREM MAS TEMOS DE ESTAR SEMPRE UNIDOS E REMAR TODOS PARA O MESMO LADO, só assim seremos ainda maiores.
Feliz Natal e bom ano a todos os sportinguistas, somos uma familia ou nao! Mantenham se unidos….
SSSSPPPPOOOOOOOOOOOORRRRRTTTTTTIIIIIINNNNGGGGGGGGGG
23 Dezembro, 2014 at 15:36
pouco respeitador como assim? agora somos todos especialistas a ler “entre linhas”? onde faltou ao respeito? quando se referiu ao cara a cara estava a referir-se aos atletas e equipa tecnica, a cs e pelos vistos a maioria dos adeptos leu ou ouviu nas tais “entre linhas ” que era para o presidente …
não defendo nenhuma das partes mas quero relembrar que o Presidente é tal como o treinador um assalariado do nosso clube e que como tal estão em patamares “parecidos”, devem trabalhar em equipa e em prol dos superiores interesses do Sporting.
23 Dezembro, 2014 at 15:45
O presidente assalariado??? Desculpa??? Eleilcoes pelos socios??? Pela tua logica o presidente e o jardineiro da academia tao no mm plano, nao????
23 Dezembro, 2014 at 15:52
Claro que não, mas que o meu Presidente é assalariado e que até foi a assembleia o valor do seu salario acho que não restam duvidas (já da sua esposa foi novidade do post….) o que quero dizer é que ele tal como todos os outros estão a prazo. Entendes o a prazo???? é enquanto eu e milhares de socios quisermos
SL
23 Dezembro, 2014 at 15:32
Cherba para mim este é o melhor post que alguma vez li na Tasca.
Obrigado, subscrevo tudo o que escreveste.
Haverá sempre malta com palas nos olhos por todo o lado.
Bom Natal
23 Dezembro, 2014 at 17:52
Parabéns “Chefe”… tentas te… mas como já te tinha dito ontem entre dois cortados… é melhor “fechares” o estáminé por uns dias… até a poeira posar. (“eles” andem ai)
e Sim, um Feliz Natal para ti e para os teus 😉
forte abraço com Saudações Leoninas
23 Dezembro, 2014 at 15:13
?!?!?! Desculpa??!?!
O Sportinguismo agora mede-se por se gostar ou não de 1 presidente?!?!?!?!
23 Dezembro, 2014 at 15:22
Grande pensamento e palavras sábias. Grande presidente vá em frente.
23 Dezembro, 2014 at 15:40
Não concordo. O presidente tem feito bastante pelo clube, mas falha na comunicação. Não gosto de o ver dar lições ao treinador e jogadores em praça pública. Isso deve ser feito interiormente.
23 Dezembro, 2014 at 16:43
Xiii, como isto já vai… foda-se…
25 Dezembro, 2014 at 6:29
Queria ter sido eu a escrever esta exposição clara, realista, sem cegueiras fundamentalistas. Parabéns Cherba, pela tua lucidez.
A união dos sportinguistas deve existir para com o Sporting Clube de Portugal e não para com o Sporting Bruno de Carvalho, ou será que querem que o SCP vire uma espécie de seita cujo o deus a adorar por decreto, é o senhor BdC???!!!
Não vou deixar que o dito também comande o meu pensamento. Tenho pensamento próprio, nem o meu sportinguismo de há muitos e muitos anos, vai me fazer vergar perante um Presidente Vaidoso, Narcisista, Louco por Protagonismo que se fez algum bem pelo clube como gestor, está a cometer erros fatais. Mas o que é isso? Quem não estiver contra o BdC, está contra o Sporting? Daqui a nada estamos a fazer HEIL BRUNO, não?? Desculpem-me mas recuso-me.
E não é Imprensa ou outros factores exteriores ao clube que ditam o que se est+a a passar é o próprio presidente que está a minar a imagem do SCP e a arranjar maneira para correr com o treinador, que eles mesmo escolheu. Jogo Sujo?? Nunca, porque não quero o meu clube na mesma linhas do SLB ou do FCP:
Bom dia de Natal, com votos de muita saúde e bom senso na família sportinguista.
SL
23 Dezembro, 2014 at 15:05
Aqui o Emilio Peixe, está contigo!
Abraço a todos!
23 Dezembro, 2014 at 15:06
Pois. E como saímos disto? Inacreditável esta merda…
23 Dezembro, 2014 at 15:08
Não desconversando e ajudando os pasquins com histerismo!
Relax, até à data esta direção agiu e bem. Veja-se a exemplo a saída do LJ.
Saudações
23 Dezembro, 2014 at 15:08
Excelente post.
Não vou comentar o momento como desejaria, mas fá-lo-ei na altura certa. Sinto que o blackout se deveria estender à blogosfera, pelo menos para aqueles que são primeiro do Sporting e só depois de um presidente ou de um treinador.
Queremos união, e tal … não queremos. Se quiséssemos, isto não era feito assim. Para bem do Sporting.
Cherba, o que este presidente tem feito de tão bom acho que nem preciso referir, pois além de escrito tantas vezes, está à vista.
Mas sim … é na comunicação que deveríamos ter claramente outra estratégia. É a minha humilde opinião.
No ano passado, a confinaça foi brutal qd soube que era o Leonardo. Já tínhamos o presidente que queríamos, veio o treinador que desejavamos.
Engraçado, era sportinguista e entendia o projecto … mas assim que viu a guita do mónaco, o caldo entornou-se entre ele e o presidente. Facada no Bruno, diziam uns … vai à vida dele, diziam outros.
O Marco, “lampião” como muitos dizem … assinou sabendo já do projecto, sabendo do método de contratações e nesse ponto não pode arranjar desculpas. Assinou, é porque aceitou. Concordando ou não.
É sobre o Marco que falarei noutra altura, depois das coisas estarem consumadas. Seja a saída, seja a continuidade reforçada.
Mas deixo um dica nesta altura:
É um treinador jovem com um futuro brilhante. Não tenham duvidas. Trabalhador e humilde.
Tenho 38 anos e vi a sério 2 campeonatos. Eu estava completamente descansado em relação a dar tempo a este treinador, condições, para nos 4 anos cimentarmos finalmente o nosso futebol (quiçá já com títulos) para muitas vitórias seguidas.
Vivi com muita tristeza o despedimento do Robson … que por acaso não era Sportinguista e fazia lá puto ideia sobre o projecto (qual projecto?) do Cintra.
E tb sei o que foi ganhar depois no porco. Como o Marco se sair ganhará nos próximos clubes, tenha ele estabilidade.
Não estou a defender nem atacar ninguém, só que passei a última hora a ler comentários que me deixaram bem triste, onde não apelam nada à união e onde se escreveram muitas mentiras.
Dizem que a vida não acaba se o treinador sair. Claro que não. Mas se este presidente não tivesse sido eleito, talvez estivessemos aqui a discutir o Sporting 1906 a jogar na 3ª divisão.
Agora, digam-me o benefício dos milhares de despedimentos feitos a treinadores nos ultimos 20 anos … digam-me o que ganhámos com isso.
Entendam-se por favor … é só o que peço.
23 Dezembro, 2014 at 15:24
Também é o que peço, que se entendam. Mas se é verdade que o Marco, à revelia da Direcção, tem sido fonte dos pasquins incluindo o correio da manha, não estou a ver que entendimento será possível…
23 Dezembro, 2014 at 15:29
isso é tão válido como eu chegar aqui e atirar uma carrada de acusações que colam o presidente ao rótulo de prepotente. Que se entendam, ponto! Ou que, não conseguindo, que se acabe com este penoso processo de comunicados e recadinhos.
23 Dezembro, 2014 at 15:43
Quero lá saber se é “válido”. Isto não é propriamente um jogo. O que interessa é que é isso que está em cima da mesa. …Ou então não está, e optamos por achar que quem nos deu essa informação não sabe o que diz ou está a dizer mentiras. Eu já fui por esse caminho e descobri rapidamente que estava no caminho errado. Desculpa-me se agora optar por não cometer o mesmo erro.
Por outro lado, se o MS realmente for (e não estou a dizer que é! estou simplesmente a supor) o ponta-de-lança da doyen no Sporting, achas que os amigos dele, os mais chegados, os mais afastados, os conhecidos, etc. alguma vez se vão colocar na posição de confirmar isso?
23 Dezembro, 2014 at 15:46
Agora é o PL da Doyen?!?! Porra…logo ele que era Defesa Direito! Claro…a PL fartasse de falhar golos…
23 Dezembro, 2014 at 15:48
Fodasse lê lá o post do Marioni de uma vez!!
23 Dezembro, 2014 at 15:59
Isso! E é tudo verdade porque ele tem fontes na Doyen e no CM?! Ou espera…será que é o Sporting que tem as fontes dentro da Doyen e do CM?!
Fds…deixem-se de merdas!!! Parecem o Don Quixote, à luta com moinhos de vento…
23 Dezembro, 2014 at 16:10
Merda pá, NÃO SEI!! Se tu sabes, ainda bem! Good for you.
O que eu sei é que muitas outras coisas foram verdade. Esta pode ser a primeira que é mentira? Sim, pode ser que sim. Espero bem que sim!
23 Dezembro, 2014 at 16:15
O ponto é esse! Não sei! Sei que alguma fonte ele teve para dizer isso….e suspeito…não foi o Marco….a partir daí….
Não quero guerras e não sou eu que estou a tomar partidos porque o que quero é que as partes se encontrem e continuem a dar tudo em prol do Sporting! Eu estou a combater é a divisão e não a escolher lados…Se depois se se confirmar a ruptura logo se analisa!
23 Dezembro, 2014 at 16:39
Certo, combater a divisão, promover a união, etc. Mas se para isso temos que tapar o sol com a peneira, então não aprendemos mesmo nada…
23 Dezembro, 2014 at 16:44
Não! Assim que souber a verdade das fontes em causa terei uma opinião e falarei! Enquanto nada disso acontecer e o Marco for o treinador do Sporting não vou responder a boatos, quer eles sejam mais ou menos bem fundamentados! Porque tinha de perceber de onde eles vêm, como vêm e porque é que vêm! E para não andar aqui a escavar na lama prefiro…esperar com calma…
23 Dezembro, 2014 at 16:59
Ora aí está. Se não sabes nada sobre a fonte, esperas para perceber melhor. Parece-me bem.
Acontece que eu já sei alguma coisa sobre a fonte e, portanto, permite-me sff a minha preocupação…
23 Dezembro, 2014 at 16:13
Mas quem é o marioni?! Tenham juízo. Com papas e bolos…
23 Dezembro, 2014 at 16:33
Não é ninguém, com certeza. Pelo menos isto seria tudo mais fácil se assim fosse. Espero sinceramente que assim seja…
23 Dezembro, 2014 at 15:48
Leão … esquece. Não vás por aí.
23 Dezembro, 2014 at 15:51
Desculpa, mas isso não chega. Se quem colocou essa informação aqui tivesse acabado de chegar, acredita que esquecia na hora…
23 Dezembro, 2014 at 16:02
Aguardemos …
23 Dezembro, 2014 at 21:14
Tu tens ligação / inside e na minha opinião és um dos comentadores que eu mais prezo neste espaço.
Pergunta: as acusações feitas pelo Marioni são MENTIRA? Sim ou Nao, sem mais conversas, para mim chega-me.
SL
23 Dezembro, 2014 at 16:04
Cherba, tens uma ideia feita. Mas não sejas anjinho, com a validade dos argumentos. Ou achas que o presidente chamou o treinador para horas a fios de reunião…e no dia seguinte a notícia é logo colocada, e por alguém que esteve na reuniao. Acreditas no que quiseres. Dá jeito ao Marco pedir em reunião que o valor para sair são 2 milhões, e dizer depois aos jornalistas que está por um fio.
23 Dezembro, 2014 at 16:09
O Bruno chamou o Marco, certo?
Pelo que dizes, para o despedir.
E o Marco pediu 2M.
Ora aqui está um comentário elucidativo e a favor da estabilidade.
Blackout interno, boca no trombone para o exterior.
Estás bem mandado … ou bem intencionado ….
23 Dezembro, 2014 at 16:12
Soube disso pelo Marco!
23 Dezembro, 2014 at 17:09
Oh Marioni mas pq despedir o Marco ?? Esta em tods as competicoes e Com a merda de reforços que o Rambo de Telheiras trouxe muito o Marco tem feito.
Portanto queres mandar embora larga a nota.!!
23 Dezembro, 2014 at 23:34
‘Rambo de telheiras’???
“Portanto queres mandar embora larga a nota.!!”
Fodassssssss, quem vomita isto merece algum tipo de respeito?!?
Epa oh URSO, vai mas é pra CONA do CARALHO!
23 Dezembro, 2014 at 15:29
Ia cum crl…agora o marco Silva já é bufo também….
23 Dezembro, 2014 at 15:32
O que eu gostava de saber é como é que se sabem estas inside, o Marco bufo para o CM?????
23 Dezembro, 2014 at 15:33
diz o Marioni e, entretanto, alguém replicou no forum… portanto, já não bastam os jornais
23 Dezembro, 2014 at 15:35
Eu até gostava do Marco Silva mas desde que descobri que ele é o Motorista do Sócrates….e que está no Sporting para lavar a guita…não o posso perdoar!
23 Dezembro, 2014 at 16:05
Nao precisas ir ao CM. Vai à reunião de ontem. E digo-te que parte do que vem nos jornais hoje é verdade. E não foi de certeza passado por ninguém da administração da SAD. Restam o Marco e os adjuntos. E não me parece que sejam os adjuntos…
23 Dezembro, 2014 at 16:06
E tu soubes-te….pelo Marco também?!?!
23 Dezembro, 2014 at 16:08
Aliás tal como o José Eduardo…soube tudo pelo Marco….
23 Dezembro, 2014 at 16:13
menos companheiro, menos por favor…. está tudo a arder não precisas de estar a mandar as baratas da reunião para a fogueira….eu acho que os bufos foram os raios dos cotões que estavam na cadeira do canto
23 Dezembro, 2014 at 16:33
Ainda não consegui perceber se este Gimenez é mesmo o Marioni ou se é só um Bruno Caires a roubar a identidade ao pobre Marioni…
23 Dezembro, 2014 at 17:14
Marioni diz ao Rambo de Telheiras que tal como dias da cunha disse o blackout foi exelente medida pois assim pode ser que ele se cale e deixe os treinadores trabalhar com tranquilidade.
Agora querer fazer do MS o bode expiatorio e ridiculo.!!
Crescam fodasse.!!
23 Dezembro, 2014 at 17:59
se fosse dono do tasco…. tu ficavas à porta… e os que querem “conversar” contigo também.
23 Dezembro, 2014 at 21:22
25 abril 1974,
Mal do Sporting e dos sportinguistas…
SL
24 Dezembro, 2014 at 9:38
Este Marioni está muito bem informado… És o famoso bufo ou um dos que leva com e espalha as bufas dele?
23 Dezembro, 2014 at 15:34
O Marco fonte de pasquins????
Essa merda é tão, mas tão ridícula … nem sequer me entra na cabeça que alguém com bom senso acredite nisso.
Infelizmente o nosso clube tem muitas fugas de informação … mas posso dizer-te que não é o nosso treinador.
23 Dezembro, 2014 at 15:37
O pior é que se descobriu que o Marco Silva foi quem limpou a senhora Brasileira do Duarte Lima….E foi o Marco Silva que mandou os Guide-lines para o senil do Dias da Cunha dizer o que disse….
23 Dezembro, 2014 at 15:40
Aliás….foi o Marco Silva que embebedou o ROC!
23 Dezembro, 2014 at 15:50
A questão é:
Não foi o marco que embebedou o ROC, mas tb não foi o BC.
Mas a comunicação social e a blogosfera já fizeram o seu tribunal, tomando uns partido de um … outros de outro.
E a verdade é que o ROC estava mesmo bêbado e o principal prejudicado.
23 Dezembro, 2014 at 15:50
Só se foi com agua, porque o ROC já veio desmentir que estava embriagado 🙂
23 Dezembro, 2014 at 15:57
E depois pediu um Guronsan à primeira pessoa que encontrou! E segundo parece disse textualmente:
“Olhe…faxabore….tem um Gozan?! Que o Mário Silva me pregou uma grande camionete e não me deixou nada para tomar…Hummm?! Guronsan?! Isso…foi o que eu disse?! Não?! O quê?! Marco?! Claro que é Marco! Andou a beber ou quê?! humm?!”
Fora de brincadeiras…Miguel…é bem verdade….o maior prejudicado foi ele (fora o fígado claro…)
23 Dezembro, 2014 at 16:03
Dizem que o ROC tem um bocadinho de sangue no alcool.
23 Dezembro, 2014 at 15:50
Ahahahahahahah
Keep calm and (dont) drink VAT 69
23 Dezembro, 2014 at 16:09
Isso não é verdade, Miguel. O Marco anda há meses a bufar a quem queira ouvir que não gosta do Presidente.
23 Dezembro, 2014 at 16:12
Onde? Bufou, a quem?
23 Dezembro, 2014 at 16:14
Imagina um comentário do Marco entre amigos (ou talvez pense ele que são amigos) a dizer que não gosta do Bruno.
Imagina um comentário do Bruno entre amigos a dizer que não gosta do Marco.
O que eu quero é que se entendam, o Presidente e o treinador.
Para bem do clube. Não preciso que gostem um do outro.
E o caldo parece-me mesmo entornado. Somos um clube fodido.
23 Dezembro, 2014 at 16:16
Quem anda à anos a Bufar é o porco do Norte…já dizia a ex companheira dele…ou puta se preferires! hehehe!
23 Dezembro, 2014 at 16:28
Mas o Paulinho do que diz não é à toa.
Mesmo o Marco não gostando do BC (e falo do presidente, não da pessoa) tem de o respeitar sempre.
E … vice-versa.
O Marco não é gajo da “net” … mas quem o rodeia pode ser.
23 Dezembro, 2014 at 16:47
Miguel eu já aqui disse isso acho que ontem e fui ” comido vivo ” pelo Green e por mais uns quantos.
A relação M. Silva / Presidente é ” o estritamente necessário” mas tem de existir respeito e trabalho de parte a parte!!
Entendam-se!
23 Dezembro, 2014 at 17:00
É justo. Tens razão. Mas continuo a pensar que não estamos em posse de informção suficiente (e mais importante, isenta) para saber isso ao certo.
23 Dezembro, 2014 at 17:13
já foi assim com o Jardim…
23 Dezembro, 2014 at 17:41
Mas fez-se alarido por isso.
Facto: O marco não gosta dos sapatos do Bruno.
Notícia: Marco odeia o bruno.
Passado a outro facto: O marco não gosta com a forma de comunicação do presidente. Mas a hierarquia é clara. Come e cala, faz o trabalho dele (para o qual assinou) e tem cuidado onde diz isso.
Noticia: O marca odeia o bruno.
23 Dezembro, 2014 at 18:05
Querer ir lá para fora fazer companhia ao Marione sffv? vá lá, dá espaço aqui no tasco… estamos em limpezas.
23 Dezembro, 2014 at 15:26
E é isso mesmo, Mike!!!
23 Dezembro, 2014 at 15:09
Para mim o balanço até agora é muito bom no global! Por pontos:
Positivo:
– Rumo bem definido e caminho bem traçado;
– Escolha dos 2 treinadores que tiveram de ser escolhidos;
– Redução substancial de custos, tornando a actividade do Sporting Superavitária;
– Renovações com os miúdos;
– Guerra contra o sistema do futebol Português e fundos;
– Actividade junto da UEFA e FIFA para alterações substanciais no mundo do futebol;
– Novo acordo sobre a divida do Sporting, a reestruturação financeira hoje já finalizada;
– Missão Pavilhão e o regresso de algumas modalidades;
Negativo:
– Trocas e baltrocas treinadores da B;
– Falta perceber o que faz a estrutura do Sporting, se existe e se funciona;
– Comunicados, conferencias de imprensa ou declarações por vezes com alguns exageros de apreciação e de linguagem;
– Quer no primeiro quer no segundo ano tínhamos ficado bem com metade das contratações, poupando esse dinheiro;
A rever/para avaliação futura:
– Reestruturação do Futebol de Formação da Academia;
– Contratações para os Juniores;
– Aposta na formação com ganhos efectivos para a equipa principal;
– Capacidade de manter e renovar contratos de quem está na primeira equipa;
– Capacidade de estabilizar o clube numa culta e numa filosofia nova.
Traços gerais é isto! Primeiro ano e meio (quase 2 anos) muito bons, a mostrar um Sporting diferente, com outro espírito, outra raça e outra filosofia! Na minha opinião tem de moderar alguns impulsos e terminar com a politica de contratar mais de 10 jogadores por ano!
23 Dezembro, 2014 at 18:07
amigo tiago
tinha pensado mandar um texto de analise ao trabalho – postivo e negativo – dos ultimos anos mas ao ler o que escreveu e como escreveu so me resta dar-lhe os parabens por ter a cabeça fria e o bom senso que e necessario nesta altura cheia de informadores de alcova.
23 Dezembro, 2014 at 15:11
Bom texto Cherba, excusavas de citar o Jorge Palma, é demasiado melancólico para o momento, precisamos de “good vibe “. Ao contrário de ti concordo com os tais desabafos no face, eu que nem sequer utilizo essa rede social… O tal desabafo que o Bruno escreveu a seguir ao jogo de Guimarães foi-nos devido, e se os meninos mimados que ganham princepescamente ficaram chocados que se lixem e abram a pestana e em vez de ficarem de beicinho mostrem dentro de campo que aquela actuação foi um caso isolado. O Bruno tem sido apelidado de desbocado, entre outros adjectivos, mas se é para devolver o Sporting aos sócios essa estratégia tb passa por lhes transmitir sem filtros o que lhe vai na alma em momentos como esse. Abraço.
Spoooooooooorting.
23 Dezembro, 2014 at 15:14
Concordo com a análise que fazes Cherba. Com os elogios e criticas que apontas neste mandato.
Assino por baixo.
23 Dezembro, 2014 at 15:15
o Sporting é nosso!
23 Dezembro, 2014 at 15:16
Saibamos respeitar o nosso Clube.
As questões resolvem-se, ou assim deveria ser, internamente.
Com a facilidade e voragem com que todos os agentes da CS querem criar casos no Sporting, a decisão tomada foi a mais acertada.
O Presidente Bruno de Carvalho deve ter o apoio de todos os Sportinguistas. Compreende-se que não seja admirado e respeitado pelos adeptos dos outros clubes, e ainda bem.
Nada, no contexto em que faço estes comentários, é mais importante que o Nosso Sporting Clube de Portugal.
Quando os temas da actualidade desportiva deveriam ser as ajudas sistemáticas a um dos nosso rivais ( 10 em 14 jornadas), a promiscuidade entre um presidente e um grupo bancário falido, as agendas obscuras definidas pelos outros em prejuízo do nosso Clube….querem-nos dividos e parece, infelizmente, que há muitos a fazer-lhes a vontade.
SS sócio 47035
23 Dezembro, 2014 at 15:20
caros tasqueiros o meu conselho para todos … pelo amor de deus !!!!!! esqueçam isto por uns instantes aproveitem esta epoca e divirtam se em familia com os amigos etc ….deixem isto estar calmo e veremos o que vai acontecer …aproveitem o Natal …
feliz Natal a todos os tasqueiros …
23 Dezembro, 2014 at 15:22
Feliz natal
23 Dezembro, 2014 at 15:22
Cherba, mais uma vez assino por baixo…optima posta
23 Dezembro, 2014 at 15:22
Unamo-nos caralho!
23 Dezembro, 2014 at 15:23
Um texto importante, que infelizmente, muitos sportinguistas não vão ler. Concordo com quase tudo mas não quero entrar em detalhes.
Apenas em relação à parte da comunicação – “um amadorismo que me deixa doente” – para mim, pessoalmente é o ponto que me mais me incomoda. Como profissional de comunicação, dói-me cada comunicado, post, recadinho e boca cruzada que leio. Cortava o meu salário a meio (foda-se, trabalha de borla) para poder contribuir à minha maneira e ajudar a direção do Sporting neste sentido.
Infelizmente, hoje (e sublinho o ‘hoje’), sinto que nos estamos a tornar num Sporting que pensa à Sporting, mas que soa a Benfica.
Merda p’ra isto.
23 Dezembro, 2014 at 16:54
Concordo totalmente contigo e acompanho-te na parte em que também eu da área, trabalhava de borla para ajudar a direcção nisto.
Infelizmente, hoje (e sublinho o ‘hoje’), sinto que nos estamos a tornar num Sporting que pensa à Sporting, mas que soa a Benfica.
^isto
23 Dezembro, 2014 at 15:23
Espero que o presidente e o treinador apertem as mãos e sigam em frente. Nada está perdido. O Sporting está em todas as frentes e estamos pertíssimo do FCP na classificação. Porquê tantos problemas?
23 Dezembro, 2014 at 15:23
quem fez merda que a resolva..
é tempo do presidente vir esclarecer esta merda toda aos sportinguistas e deixar de enviar recados e calar o treinador com blackouts.
23 Dezembro, 2014 at 18:07
Querer ir lá para fora fazer companhia ao Marione sffv? vá lá, dá espaço aqui no tasco… estamos em limpezas.
23 Dezembro, 2014 at 18:53
diogo
orienta aí os teus fusiveis, porque da maneira que o blackout, foi decretado o treinador é o unico autorizado a falar…
pede lá novas guidelines…
23 Dezembro, 2014 at 15:25
Grande texto Cherba, digno de emoldurar à entrada da Tasca, para que ninguém se esqueça do que é ser Sportinguista!
23 Dezembro, 2014 at 15:25
Disse-o à pouco a alguém a quem tenho em grande estima e partilho-o convosco:
Sinto-me impotente. Custa-me ver esta situação em praça publica e nenhum dos intervenientes perceberem que a única coisa que se lhes pede é que ponham as suas valencias ao serviço do Sporting Clube de Portugal.
O Bruno de Carvalho é um enorme presidente
O Marco é um excelente treinador.
Cada um deveria entender de uma vez por todas qual o seu metier e fazer o seu trabalho.
Faria bem ao Marco perceber que está no Sporting para treinar a equipa, gerir o grupo e potenciar a visão da direção.
Faria bem a Bruno de Carvalho perceber que por melhores que sejam as suas intenções não sabe tudo e terá que ouvir outros que também querem o melhor para o Sporting. No fundo, que lhe confio ( e confio mesmo!!) a estratégia do clube mas que muitas vezes para se tomar a decisão certa é importante auscultar quem percebe desse assunto.
No fundo, estou profundamente triste que ninguém tenha o bom senso de perceber que nós merecíamos mais.
Saudações leoninas e como foi dito à pouco tempo: isto vai ser para os duros.
23 Dezembro, 2014 at 16:00
Sporting Clube de Portugal: Só para duros, só para puros.
23 Dezembro, 2014 at 16:04
Barbosa , é isso mesmo!
1000% de acordo!
23 Dezembro, 2014 at 16:21
Subscrevo totalmente, Barbosa08, falta BOM SENSO!!!
23 Dezembro, 2014 at 15:28
Grande posta Cherba!!!
Somos os campeões dos tiros nos pés….
23 Dezembro, 2014 at 15:32
mesmo…
23 Dezembro, 2014 at 15:31
Que se entendam o mais rápido possivel porque isto assim está uma merda.
Sem paciencia para isto.
Bom Natal e até po ano
23 Dezembro, 2014 at 15:32
Aqui não há lado do Marco nem lado do Bruno a mim o que me interessa é o bem maior de todos que é o Sporting, tanto o Marco como o Bruno que metam a merda dos egos no cu e que se sentem à mesa e conversem e resolvam tudo e deixem se de merdas! Antes e acima de todos está o Sporting e que parem com comunicados, indirectas e o caralho, é tudo!
23 Dezembro, 2014 at 15:51
Capa d’A Bola amanhã:
“Ruptura: Adeptos do Sporting pedem que treinador e presidente insiram coisas no ânus”
23 Dezembro, 2014 at 16:35
Se foi isso que retiraste do meu comentário tudo bem. ..
eu quero é que eles se entendam para bem do Sporting, é só isso que quero. ..não temos um bocado de paz, é incrível!
23 Dezembro, 2014 at 18:02
E em subtítulo:
“Adeptos do Sporting têm razão , porque aqui n’A Bola fartamo-nos de inserir nos nossoa ânus a picha do Orelhas e podemos confirmar que é bom.”
23 Dezembro, 2014 at 15:34
concordo em absoluto com o que escreves.
tal como disse no teu post de facebook, 95% do trabalho desta direcção é fenomenal. os 5% são de preocupação com a ingerência no futebol principal, equipa B e escalões de formação. na formação, dou o benefício da dúvida. acho que estava ali um monstro e a direcção pode estar a fazer uma revolução e limpeza. na B, não compreendo mesmo nada. na A, tendo em conta o que li no comentário do Bruno Gimenez, vou mesmo aguardar. 5% de preocupação. que tudo isto se resolva rápido.
tendo em conta o trilho traçado e o caminho feito até agora, o Sporting tem pernas para andar!!
SL SS
23 Dezembro, 2014 at 15:35
Concordando mais ou menos com quase tudo, tenho de discordar fortemente disto:
“Mas o pior, sinceramente, é a forma como isso nos tem chegado. Desabafos no face. Declarações. No fundo, ralhetes para todo o mundo ouvir. Obviamente que quem dirige tem toda a legitimidade para puxar as orelhas a quem paga o ordenado, mas temos mesmo que fazê-lo em público?!?”
Este mantra induzido que o BdC fez um grande erro e foi o primeiro dirigente ou responsável a dar uma reprimenda pública após um mau resultado tira-me do sério. Além de não sabermos se a reprimenda foi dada em primeira mão cara-a-cara, Cherba, encontra-me uma reacção negativa, um rasgar de vestes, vá lá, já não peço mais, encontra só uma pequena indignação perante as seguintes reprimendas públicas:
https://atascadocherba.com/2014/12/22/palavras-que-o-vento-nao-leva-ou-como-ser-grande-nas-derrotas/
http://oartistadodia.blogspot.pt/2014/11/indignemo-nos.html
Porque não houve indignações e rasgar de vestes?…
Também acho piada a quem diz que no último ano e meio a direcção andou a destruir a formação quando, sabe-se agora, a estrutura de recrutamento e olheiros foi quase destruída pelas anteriores direcções entre ordenados em atraso e despedimentos, a concorrência nesta fase é hoje em dia muito maior, tivemos infiltrados na academia que só nos prejudicaram, a rapaziada que hoje em dia é júnior com certeza não vieram todos com esta direcção mas são o resultado do trabalho de formação e recrutamento de pelo menos 6 anos antes, qualquer medida que esta direcção tome na formação, boa ou má, só terá efeitos práticos e visíveis daqui a uns anos.
Entretanto, FORÇA PRESIDENTE BRUNO DE CARVALHO E RESTANTE DIRECÇÃO!
MAS PRINCIPALMENTE E ACIMA DE TUDO,
FORÇA SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!
23 Dezembro, 2014 at 15:38
Apesar de achar que o conflito pode ser virtuoso, subscrevo, Cherba. Coibir-me-ei de tecer comentários “incendiários” nos próximos tempos, admitindo até falta episódica de discernimento quando os assuntos e as discussões respeitam ao Sporting. Gosto e sofro demasiado pelo Sporting para ser sempre um prodígio de “razão.”
Bom Natal e um Próspero Ano Novo para todas as “leoas” e todos os “leões” do Mundo. Que possamos ser conjuntamente felizes a breve trecho.
23 Dezembro, 2014 at 18:22
É bem gregor.
Bom Natal!
🙂
23 Dezembro, 2014 at 22:21
🙂
23 Dezembro, 2014 at 15:41
Bruno de Carvalho, serena os ánimos! Tenho orgulho de ter-te como presidente do nosso clube, mas não esqueças que não estás acima da instituição. Foste eleito para servir os interesses superiores do clube!
BC, tu não podes estar em todas a frentes de batalha! Delega em alguém as funções que fogem da tua esfera de acção!
Esta não é altura para criar divisões no seio da familia leonina! Muito menos criar climas de guerrilha internos!
Faz uma reflexão profunda!
Vais enfraquecer internamente o clube e vais dar armas aos adversários!
Estamos ainda em 4 frentes! Acalma esse espírito! Acredito que o boifica vai começar a cair progressivamente! Tudo é ainda possivel!
Enquanto sócio não exijo o título para este ano. Vamos construir as bases para um futuro de médio prazo!
Não voltarei a comentar neste espaço enquanto a poeira não assentar.
Cherba, devias fechar a tasca para férias!
Quero aqui desejar a todos os tasqueiros um Santo e Feliz Natal!
23 Dezembro, 2014 at 15:43
A comunicação do Sporting nunca foi tão eficiente.
Pela primeira vez, desde que me lembro, temos pessoas à frente do clube que o defendem sem limites.
Só isto deveria chegar para anular esta frase: “Tem sido desastrada. Boa a ideia de falar a uma só voz, péssimo quando essa só voz parece ser decidida por uma única cabeça.”
É completamente indiferente se é decidida por uma ou por mil cabeças. É o conteúdo que deve ser privilegiado e esse respira Sportinguismo até ao tutano.
Queres unir tropas, Cherba?
Une-as à volta do trabalho que está a ser feito por esta direcção. É, neste momento, o único caminho digno e realista para o Sporting.
SL (bom natal para quem o festeja)
23 Dezembro, 2014 at 18:57
+1
24 Dezembro, 2014 at 1:14
“Queres unir tropas, Cherba?
Une-as à volta do trabalho que está a ser feito por esta direcção. É, neste momento, o único caminho digno e realista para o Sporting.”
É isto! 100% de acordo!
23 Dezembro, 2014 at 15:43
Cherba, deculpa lá estes gajos já passaram em muito a dose de alcool! Não lhes dês mais cheirinhos, corta lá com a bebida a esta gente.
Então os lamps ganham com golos em fora de jogo e nós andamos aqui a discutir o diz-que-disse, os bufos do CM!!!??, clausula de rescisão do Marco, e outras coisas que tais…
Se não sabem beber, é leitinho com chocolate e bolacha maria para eles todos, nem mais um bagaço!
Somos do Sporting ou somos uns ressabiados de verde? Eu sou do SPORTING!!!!!
23 Dezembro, 2014 at 15:43
Grande texto, Cherba.
é pena que seja um número muito reduzido de pessoas que o queiram ler e interpretar. E isso aplica-se a quem (des)governa o Sporting como quem passa por aqui.
23 Dezembro, 2014 at 22:22
Eu sei o que tu estás a dizer!
23 Dezembro, 2014 at 15:45
Cherba, parece que os Sportinguistas estão sempre pronto para a guerra civil.
E quando não há guerras, tratamos logo de arranjar uma.
Já não digo mais nada, ainda bem que não tenho Facebook.
Assim ninguém me interpreta mal e não corro o risco de ser despedido por ter as próprias minhas ideias para o sucesso a minha empresa.
Quando descobrirem o crime do padre amaro, avisem-me.
até lá bom natal para TODOS os Sportinguistas.
23 Dezembro, 2014 at 15:46
Como é que pode haver união se depois temos ex-presidentes a dizer estas coisas?
«Bruno de Carvalho é que tem de ser calado para não dizer disparates» – Dias da Cunha
«A única coisa que me agrada no Sporting é o trabalho que é feito na equipa principal de futebol, e há um único homem a quem isso se deve: o treinador.»
É por este e outros como este é que será feita a assembleia, para ver se voltam para a toca.
23 Dezembro, 2014 at 16:06
Venha o Dias da Cunha. Mais um que está deserto que a auditoria não chegue aos seus anos de mandato.
23 Dezembro, 2014 at 18:24
Bruno, a auditoria até agora (infelizmente) não deu nada d muito relevante… Ou estou enganado?
PS. Já chegou ao FSF. Quero ver as contas do Alvaláxia…
24 Dezembro, 2014 at 0:08
“Não deu nada de muito relevante…”???????????
Mas tens andado onde? Estão já 3 com processos em cima e mais a caminho e achas pouco relevante?????
Eu começo a ficar preocupado com o nivel de interepretação de muitos tasqueiros…
23 Dezembro, 2014 at 16:22
se parecia chéché na altura…agora então…
25 Dezembro, 2014 at 7:54
Desculpem-me mas não vejo que a Assembleia, ou seja o voto de confiança solicitado por BdC, vá calar ex-dirigentes.
A meu ver, além de um exercício de egocentrismo, terá outros objectivos que por agora são especulativos. E porquê?
Porque o senhor presidente que sempre usou toda a panóplia de auto-elogios, entre eles a transparência, entra em blackout e deixa que todos tenhamos uma bola de cristal, para adivinharmos quais as suas reais intenções.
Quis armar-se em Rambo e agora qual donzela ofendida, é a Cinderela?
Sabem que mais? A grande frustração do BdC é querer imitar o Bimbo da Costa e não conseguir. Se niguém disse isto antes, digo eu. E acreditem que é obsessão, não é mera perseguição a bem da VERDADE DESPORTIVA, é profunda dor de corno mesmo.
Não quero o meu clube transformado em Circo, palhaços já há demais.
Se ele despede Marco Silva, para mim, estará abaixo de chão.E se por acaso este teatrinho todo é para arranjar um modo de o despedir por justa causa, vai estar no esgoto.
SL
23 Dezembro, 2014 at 15:46
Clap! Clap! Clap!
O melhor dos melhores textos, Cherba!
Para ser lido e afixado em todos os gabinetes de todos quantos têm responsabilidades no nosso Sporting, a começar pelo Presidente.
Nada do que está a acontecer (o que sabemos, o que intuímos, o que adivinhamos, o que suspeitamos) faz o mínimo sentido. Nada!
Não interessam nomes, egos ou episódios, não interessam cuscuvilhices, boatos ou veneno espalhado à pazada!
O que interessa é o Sporting Clube de Portugal. O que interessa é que os responsáveis (todos os responsáveis, os que escolhem e os que são escolhidos) se entendam numa coisa simples: o valor máximo é o Sporting Clube de Portugal, uma agremiação que tem 120 mil sócios, milhões de adeptos, milhares de atletas…
De pouco (ou nada…) vale estarmos sempre a apontar o dedo à comunicação social se é dentro de portas que se criam as manchetes…
O sporting tramou (novamente) o Sporting.
Coitados de nós, Sportinguistas
SL