Parece impossível. Parece quase uma miragem o debate de há nove meses que evidenciava os problemas no centro da defesa verde e branca. Na altura, as roscas de Maurício e Naby Sarr pareciam ser o maior problema de um Sporting que insistia em mandar-se para a frente e sair a jogar com classe, esquecendo-se da falta de confiança a jogar com os pés dos dois homens mais recuados. Auto-golos, penalties, falhas de marcação e alguma lentidão marcava a dupla de centrais com que começámos o campeonato. A contestação foi imensa.
Muitos perguntavam o porquê da fraca utilização de Paulo Oliveira. Outros qual a qualidade que alguém poderia ver no Sarr. Todos, ou quase todos, sabiam que Maurício emprestava imensa raça mas dificilmente teria a qualidade necessária para ser titular. Foi a altura de Paulo se chegar à frente. Atrás dele chegou Tobias, um rapaz que evoluía a cada jogo que passava e provava o grande futuro que todos lhes adivinhamos. Ainda assim, o mercado de Janeiro obrigava a um ataque ao mercado para aquela posição. A qualidade tinha subido em flecha e era impossível voltar aos erros da primeira volta.
Chegou Ewerton. Poucos foram os que se entusiasmaram com esta contratação. Chegava emprestado de um Anzhi (nunca é bom sinal), lesionado e sem minutos de jogo. Ainda assim, o seu maior problema foi mesmo da ordem financeira. O clube russo prometeu-lhe um ordenado que não cumpriu e as lesões não ajudaram, ainda mais quando o projecto deu a volta e deixou de ter os milhões disponíveis.
Ewerton já tinha dado boas indicações no SC Braga (espero que marque na final e comemore que nem um louco). É esquerdino, relativamente rápido e apresentava um excelente posicionamento. Depois de ultrapassar as primeiras semanas de adaptação, Ewerton emprestou ao futebol leonino a segurança e experiência que tantos pediam mas que achavam que poderiam encontrar apenas num Bruno Alves. Complementa bem Paulo Oliveira, que é mais rápido e dá-se mais ao jogo colectivo, fazendo as dobras com qualidade e ajudando qualquer colega em apuros. Bom no jogo aéreo, mas algo agressivo por vezes, Ewerton chegou, viu e venceu sem que tivesse propriamente a imprensa e os adeptos muito convencidos do seu valor.
Admito que gosto da sua entrega, do seu ar mandão e do seu perfeccionismo, que o faz bater o punho no chão sempre que cede um canto ou um simples lançamento. Posso dizer, sem grandes hesitações, que a maior vitórias deste final do campeonato é saber que podemos dormir descansados com a nossa defesa. Para o ano vamos começar a época com três excelentes centrais, comprometidos e queridos pela bancada. No fundo, tudo aquilo que um treinador e um adepto podem pedir.
12 Maio, 2015 at 13:44
Olhando para o futuro próximo (e a julgar pelas últimas semanas), tenho sérias dúvidas que o nosso clube tenha a paz/estabilidade necessária para iniciar mais uma época em condições de se afirmar. Isto porque:
– Mais uma vez, e pela 3ª época consecutiva, vamos ter um novo treinador. Resta saber qual será o escolhido, se mais um WannaBe se alguém com provas dadas;
– Pelo que se ouve/lê, vamos perder 5 titulares. Cedric(?), William, Slimani, Nani e Carrilo…jefferson n acho que seja uma perda. Portanto metade da equipa, vai ser nova.
– A julgar pelo perfil das últimas aquisições, vão ser substituidos por uma carrada de jogadores de qualidade duvidosa.
– ….e espero sinceramente não juntar a isto, a perda da taça de portugal . É que a julgar pelos últimos jogos, estou com aquele feeling que vamos ouvir mais umas desculpazinhas lá para o final de Maio.
12 Maio, 2015 at 14:54
É o Armagedon em cuecas! Estamos desgraçados! Vínhamos tão bem e agora isto! Fogo…ainda por cima não me dá jeito nenhum porque vou comprar outra vez Gamebox para poder comprar o bilhete para a final da champions que vai ser vendido conforme antiguidade…se vamos acabar é uma chatice….
12 Maio, 2015 at 15:19
LOL…e digo mais na onda do Apocalipse:
Virá o Diluvio e só quem estiver dia 31 de Maio em Alvalade se salvará pois o nosso Estádio é na verdade a Arca de Noé deste milénio!!
O fosso foi pensado para que ser irrigado e a seguir flutuarmos….
12 Maio, 2015 at 16:21
Ohhhh fds…..
Não dá para passar o Diluvio para dia 1?!?! Eu pago os 30 ou os 40 euros mas é que no dia 31 tenho um compromisso no Jamor…não posso faltar…:P
12 Maio, 2015 at 16:54
Oh ca$#%#}$% assim vais morrer afogado na enxurrada, se quiseres eu fico-te com o bilhete e sacrifico-me em vez de ti, assim podias estar na “arca” no dia 31……
12 Maio, 2015 at 16:58
Deixa ver se o diluvio não pode passar para dia 1…
Se não der para passar para dia 1 olha…vou na enxurrada! Deixa estar! Pelo caminho dou um calduço ao MS para ele tirar as mãos dos bolsos e nadar! hihihiihihi!
Fica a missão de refazer o Sporting a vosso cargo que são mais capazes! O pior é arranjar contra quem o Sporting jogar…
12 Maio, 2015 at 15:08
Qualidade duvidosa quem?
O Ewherton centralão por 1,5 m€?
O Paulo Oliveira por 1 milhão?
O Slimani por 600 mil €
O montero por cerca de 3 milhões?
O jefferson?
O J. Silva (20 anos e já internacional A pela Argentina)?
Que nem todas as contratações foram tiros certeiros….OK, mas escreves isto :
“A julgar pelo perfil das últimas aquisições, vão ser substituidos por uma carrada de jogadores de qualidade duvidosa. ”
Sendo simpático é de um tremendo mau gosto.
12 Maio, 2015 at 13:53
E que tal falar de reforços, vendas, dispensas e despedimento do treinador a partir de 32 de Maio?
12 Maio, 2015 at 14:02
Ou então dia de São nunca à tarde, pelas 15h00.
😉
SL.
12 Maio, 2015 at 14:09
o Sporting tem de estar já a preparar a próxima temporada
12 Maio, 2015 at 14:12
Claro. Aliás, o Sporting tem de preparar a temporada seguinte 364 dias por ano (tiro o dia de natal para descanso do pessoal).
Agora, andar aqui a discutir o despedimento do Marco Silva, com o campeonato encerrado e uma final por disputar, leva ao certo a quê? Está feito, está feito. Agora não se muda nada.
No final da Final, cada um faz as suas contas e tira conclusões.
12 Maio, 2015 at 14:17
Isso mesmo.
12 Maio, 2015 at 14:19
Como os jogadores já tiraram férias, penso que já estou na silly season!!
12 Maio, 2015 at 14:16
Também não é mal pensado…
12 Maio, 2015 at 14:16
Mais do que a composição do plantel, preocupa-me o treinador que, espero, se mantenha e se alinhe com a mentalidade do novo Sporting: de garras e dentes afiados, a defender-nos de todos os ataques e a sair vitorioso nas mais diversas batalhas!
12 Maio, 2015 at 14:17
Ewerton, para mim, foi a contratacao arquetipo desta estrutura:
1- racio qualidade/preco boa
2- timing oportuno
3- originado de um mercado menos habitual
4- baixo risco
5- experiente mas nao velho
6- sem aparecer (muito) pelos pasquins
Por isso e de esperar mais deste tipo.
Como falaram no Labyad acima, essa foi tambem uma demonstracao do modus operandi:
1- defender os interesses do SCP acima de tudo
2- oferecer uma proposta com dialogo possivel
3- quem vem lavar roupa suja para a imprensa fica com a porta barrada
4- no fim prova-se que se podia ter chegado a acordo.
3-
12 Maio, 2015 at 14:19
precisamos também de boa imprensa com contra-informação para atacar as falsidades da comunicação social que sabemos que tira estabilidade ao plantel.
12 Maio, 2015 at 14:21
Ó Cherba, olha o mail!
12 Maio, 2015 at 14:29
Vai trabalhar!!! Andas a namoriscar na cozinha… nunca enganaste ninguém! Hehehehehe
12 Maio, 2015 at 17:42
🙂
12 Maio, 2015 at 14:22
Marco Silva de garras e dentes afiados a defender-nos. Isso so a-me a ficcao, este gajo nem se nascesse de novo. Treinador precisa-se urgente.
12 Maio, 2015 at 14:46
por mim, mudava-se já e levava-se a Taça numa bandeja ao salvadorenho, só para não ter que gramar mais certos “ruídos”.
pode ser?
12 Maio, 2015 at 14:52
Ali onde?
12 Maio, 2015 at 15:54
A contratação de Ewerton veio demonstrar que a pasquinagem não entende nada do que se passa no Sporting. Ninguém pôs a hipótese dele vir para o Sporting até ele aparecer para o contrato, por isso meus amigos acredito que deve ser cada barrigada de riso na direção do Sporting de cada vez que sai um nome nos jornais desportivos e afins.
Estou a imaginar o Bruno a dizer: – Oh Inácio já viste hoje a capa do Record? e o Jogo?
– Pois bastou ontem termos falado com empresário desses gajos para aparecer hoje estampado.
– É, deixa-os pousar! Que enquanto se fala nesses, pode ser que ninguém descubra o que queremos, porque se alguém falar, o negócio já era.
Não quero trazer para aqui a teoria da conspiração, mas foi atrás comentado e bem pelo Mário Tulio, que a infeção da arbitragem já contamina as modalidades, mas não era de esperar?
Quando se quer acabar com um inimigo, tem que se atacar em todos os pontos para o fragilizar. Ora sendo o Sporting a força desportiva que é, se alguém quiser fazer com deixe de ser um dos grandes afim de atingir a bipolarização total, tem que fazê-lo em todas as frentes e esta é uma delas. A outra onde também se nota um ataque cerrado é a formação e não é por acaso que também aí tem havido tentativas de rebaixar a importância do SCP. A negociação que aí vem dos direitos televisivos centralizados é demasiado importante para menosprezar seja o que seja e a parte de leão de um bolo repartido é maior se não houver Leão.
SL
12 Maio, 2015 at 17:41
Precisamos URGENTEMENTE de um ponta de lança na FPF.
Seria a melhor contratação para a proxima época.
12 Maio, 2015 at 17:44
Infelizmente desses só arranjamos mesmo Purovics….
12 Maio, 2015 at 17:54
Podemos jogar sem ponta de lança!
2 extremos bem abertos nas alas : capela e paixão.
Gomes a distribuir jogo.
Era sempre a aviar.