(com a devida vénia ao Mestre de Cerimónias, pela tradução no Artista do Dia)
Somos todos Sportinguistas. Temos de ser. Não só pela simpatia que o Sporting Clube de Portugal levanta, como devido ao facto de ser um dos maiores geradores de para talentos no futebol europeu. Devemos estar ao lado dos Leões porque desde Agosto do ano passado são a vanguarda da batalha contra os fundos de investimento. O Sporting é o primeiro e até agora único clube que teve a força para acabar com a invasão da turbina financeira no futebol.
É uma batalha promovida pelo jovem presidente Bruno de Carvalho, eleito no verão de 2013. Uma personagem de sangue na guelra, populista, e que frequentemente pisa os limites no campo da comunicação pública. Tanto é assim que alguns dos seus disparos em redes sociais causaram grandes divergências com a equipa e com o treinador Marco Silva, cuja demissão chegou a parecer certa num determinado momento da época. Mas existe um ponto em que Bruno de Carvalho está a conduzir uma guerra santa com o apoio unânime da comunidade sportinguista: a guerra contra os fundos e investidores privados.
Ao assumir o cargo, o presidente foi forçado a enfrentar uma situação económica e financeira pesada, herdada do antecessor Luis Godinho Lopes. Essa situação resultou numa recente multa imposta pela UEFA pelo não cumprimento das regras de Fair Play Financeiro: reduzir para 22 o número de jogadores inscritos nas competições da UEFA, e uma multa de 2 milhões de euros, suspensa condicionalmente por um ano.
Uma punição bastante branda, que pode ser lida como uma decisão política da UEFA em premiar o percurso desta direção que, desde que entrou em funções, tem trabalhado para recuperar o clube, mas que sobretudo teve a força de colidir frontalmente com um dos atores mais poderosos e arrogantes da economia paralela do futebol mundial: a Doyen Sports Investments. As suas relações com o clube verde e branco são outra péssima herança da gestão de Godinho Lopes.
A história começou em agosto passado, e explodiu durante o processo de transferência de Marcos Rojo, defesa da seleção argentina, que depois de ter terminado o mundial como vice-campeão puxou a corda para ser transferido. Pode ler aqui uma reconstrução detalhada das razões que levaram à explosão do conflito entre o Sporting e a Doyen. Recapitulando brevemente, o que aconteceu foi que o clube verde e branco concluiu que a atitude do jogador foi motivada por pressões do fundo, proprietário de 75% dos seus direitos económicos. Em seguida, Bruno de Carvalho escolheu ir para o confronto. E depois de vender Rojo ao Manchester United por 20 milhões decidiu não entregar 75% desse montante ao fundo. Verificou-se apenas a devolução dos 3 milhões do investimento inicial. Isto resultou num processo no TAS em Lausanne, que em junho irá decidir da legitimidade das exigências de Doyen, que reivindica ter direito aos seus 75% – não sobre os 20 milhões, mas sim sobre 25. O fundo deve somar o valor do empréstimo de Nani do Manchester United ao Sporting, incluída como parte do negócio. E no contexto das manobras preparatórias de julgamento no TAS, é conhecida a notícia de que a Doyen terá do seu lado Benfica e Porto. Estes clubes, fortemente ligados ao fundo de Malta, vão testemunhar sobre a honorabilidade de Doyen. Como se sabe, as pessoas de honra conseguem sempre entender-se.
Enquanto espera para saber como vai terminar o caso no TAS, o Sporting vai abrir uma nova frente de batalha com o mundo dos TPO. Desta vez, o jogador sobre o qual se prepara para explodir um novo conflito é o peruano André Carrillo, cujos direitos económicos estão nas mãos de um dos empresários mais poderosos do futebol mundial: o israelita Pini Zahavi. Carrillo tem uma cláusula de 30 milhões de euros, mas Bruno de Carvalho já deixou claro que o vende por 15 milhões. Para Zahavi seria um gigantesco negócio, porque tem em em sua posse 50% a partir de um investimento de 800 mil Euros. Então, se o negócio fosse concluído por um montante de 15 milhões, ele colocaria ao bolso 7,5. Ou seja, o valor do investimento seria aumentado quase dez vezes. E com que mérito? Por ter feito alguma coisa? Mais uma vez, trata-se de uma valorização económica e financeira que foi produzida pelo futebol. Designadamente, foi o Sporting que transformou um jogador de futebol de 1,6 milhões num valor de mercado de pelo menos 15 milhões de euros. E fê-lo confiando no jogador, educando-o, apostando nele ao invés de outros, e finalmente tornando-o conhecido no mundo graças à sua participação em competições nacionais e europeias. E depois de tudo isso, vemos chegar um Pini Zahavi para amealhar metade do saque, apenas por ter investido há uns anos atrás. Levando para fora do futebol um valor produzido exclusivamente pelo futebol. Parece ser uma coisa saudável? Para mim e para o Calciomercato.com, não. E, felizmente, também não é para este novo Sporting, que mandou dizer a Pini Zahavi que nada lhe será devido em caso de transferência de Carrillo para além da devolução dos 800 mil Euros do investimento inicial
Zahavi já anunciou que vai levar o Sporting a tribunal. E nós estaremos prontos para torcer pelos verdes e brancos, e para testemunhar sempre que pudermos que a única honra que existe neste processo é aquela que procura esvaziar a água do tanque onde nadam os tubarões do turbocapitalismo do futebol. Força Leões!
p.s. – é impressionante como só na Península Ibérica do Jorge Mendes esta luta do Sporting encontra moinhos de vento gigantes, não é?
14 Maio, 2015 at 16:44
Tão bom! Para mim esta é a maior guerra do Sporting…Podemos assistir ao momento histórico em que o Sporting fica ligado umbilicalmente e internacionalmente ao regresso do futebol espectáculo e de paixão, numa luta sem quartel contra o futebol da lavagem de dinheiro e da corrupção!
E é tão bom perceber que o mundo é muito mais que a península ibérica do Mendes!!!
14 Maio, 2015 at 16:45
deixa lá que o Mendes com as novas regras a teta da vaca vai secar, a nao ser que ele começe a investir em clubes (AKA doyen com o Milan)
14 Maio, 2015 at 16:53
Os adeptos do Milan comem doyens ao pequeno almoço se sr sentirem a ser emganados! Os do Valência também andam a apertar com o Mendes e o que andou a gastar em jogadores medianos….
15 Maio, 2015 at 2:50
Vai acabar se o pesetero, o seu testa de ferro, não for eleito para a FIFA
14 Maio, 2015 at 23:21
No entanto a comunicação social não o vai divulgar e a maioria do povo vai fingir que nunca aconteceu, tal como o apito dourado.
14 Maio, 2015 at 16:44
engraçado ver o ECO que essa reportagem vai ter nos jornais portugueses…..
14 Maio, 2015 at 17:26
Acho que não se irá ouvir ECO mas sim o barulho das ondas…
14 Maio, 2015 at 18:05
Aposto contigo o que quiseres que não vai aparecer em lado nenhum…
14 Maio, 2015 at 18:07
Até agora a notícia apenas saiu aqui:
http://www.noticiasaominuto.com/desporto/390210/sporting-e-a-vanguarda-da-batalha-contra-os-fundos
Quando chegar a casa vou enviar para todos os pasquins e apeadeiros…
14 Maio, 2015 at 18:29
Pronto, já estou a dever uma jola a alguém.
14 Maio, 2015 at 18:33
Leonissimo, se reparares não está lá tudo. Certas partes convenientemente não foram mencionadas, a tirada às duas nádegas não lá aparece.
14 Maio, 2015 at 19:08
Sim.. tinha reparado. Alguns cortes cirúrgicos, mas mesmo assim foram os únicos até agora a referir o caso…
14 Maio, 2015 at 16:48
Eis algo de nos deve encher a todos de orgulho ….
Agora digam lá que n~~ao é lindo ser do Sporting?
14 Maio, 2015 at 16:49
isto deveria ser partilhado por todos …gostei tanto de ler … !!!!!! mas disto nem uma referenciazinha os jornaleiros cá do burgo vão fazer !!!! 🙂 comecamos a ser o que sempre deveriamos ter sido sempre por essa europa fora … crediveis, com uma identidade, com uma dimensão mundial perdemos alguma ou a pouco influencia nos anos da nossa ” ditadura” … esta é uma guerra que parece que só o Sporting têm ou insiste em lutar mas que no fundo é uma guerra de muitos e muitos clubes principalmente os portugueses mas eles insistem em não abrir os olhos !!!!!!!
14 Maio, 2015 at 16:53
“Estes clubes, fortemente ligados ao fundo de Malta, vão testemunhar sobre a honorabilidade de Doyen. Como se sabe, as pessoas de honra conseguem sempre entender-se.”
HAHAHAHAHA o que eu me ri com isto, muito bom!
Só por aqui vê-se que imagem transmite FC Porto e Benfica lá fora.
14 Maio, 2015 at 16:56
Nem mais ISMA isso foi o que me saltou mais á vista, que belo golpe de esquerda que as nádegas levaram lololo
14 Maio, 2015 at 17:02
Já enviei a tudo o que é contacto meu, texto traduzido e respectivo link.
Isto tem que ser lido por todos, como a comunicação social de certeza não vai dar eco a isto porque também não lhes interessa temos que ser nós a partilhar com os Sportinguistas e principalmente com o pessoal afecto ao carnide e ao fruta clube!
Ainda me estou a rir 🙂
14 Maio, 2015 at 16:56
Esta ligação só foi possível porque o italiano fez a ponte entre os dois países 😀
14 Maio, 2015 at 16:59
Tive de aturar o jornalista até altas horas da madrugada numa boite em Roma….
É muito amor ao clube…
14 Maio, 2015 at 17:01
SPORTING SIAMO NOI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
15 Maio, 2015 at 0:02
Deves estar então com esse cagueiro em carne viva!
14 Maio, 2015 at 19:56
😀
14 Maio, 2015 at 16:56
Merecia claramente um post esta notícia…
E devia ser enviada às redações de todos os pasquins e ao próprio Sporting.
Chamo também a atenção para um outro texto em que se fala das ligações entre Doyen, Porto/Bufas e Luciano D’Onofrio (também da mesma fonte) e que já coloquei em outro post.SL
14 Maio, 2015 at 18:08
Houvesse alguma honra na comunicação social portuguesa e este tema era abordado tanto em programas de tv como em jornais. Mesmo que fosse puxado por um comentador (e não mediador de programa) ou chamado numa crónica.
Quem sabe o José Eduardo vai abordar este tema, já que tem o seu espaço no pasquim do Delgado. Quem sabe…
14 Maio, 2015 at 18:16
qual é mesmo o dia da crónica do JE no pasquim da Bosta? Agora é que ele podia aproveitar o tempo de antena… Bem lembrado.
14 Maio, 2015 at 18:30
Não sei, mas seria interessante aproveitar esse espaço e demonstrar então o grande Sportinguista que é. Ou não.
14 Maio, 2015 at 16:56
O.R.G.U.L.H.O.
Esperando sentada pelas capas dos desportivos de amanhã.
14 Maio, 2015 at 16:57
Tããããão bom!
14 Maio, 2015 at 17:03
É brutal e escrito com uma ironia feroz e selvagem, este gajo está lá longe mas é Sportinguista de alma e coração releiam isto:
“é conhecida a notícia de que a Doyen terá do seu lado Benfica e Porto. Estes clubes, fortemente ligados ao fundo de Malta, vão testemunhar sobre a honorabilidade de Doyen. Como se sabe, as pessoas de honra conseguem sempre entender-se.”
Em italiano “pessoas de honra” ou “uomini d’onore” tem duplo significado, além do significado textual também quer dizer MAFIOSOS….
BRILHANTE!!!!
14 Maio, 2015 at 17:07
Ahahahah! Não sabia dessa dupla conotação!
Piú forti, Russo!
14 Maio, 2015 at 17:35
É de facto de partir o carolo a rir, o gajo fá-lo propositadamente e expressamente, aquela frase foi “á séria” aliás como todo o resto do artigo….
Só estranhei na cena da melhor formação da Europa ele não ter mencionado a rapaziada do “cubo do seixal” LOL LOL LOL
Estou farto de dizer, a nossa CS pode fazer as campanhas de intoxicação que quiser cá em Portugal, mas lá fora os gajos não conseguem enganar ninguém…
14 Maio, 2015 at 18:12
O greenmind já explicou, aquilo não é cubo. É um ovo.
14 Maio, 2015 at 19:34
LOL
14 Maio, 2015 at 17:37
Muito bom!!!
14 Maio, 2015 at 17:06
Muito bom! Mesmo sabendo que esta notícia vai ser censurada pela nossa comunicação social e como tal não vai chegar a grande parte dos sportinguistas (nem todos “navegam na net”), quando a lemos é impossível não sentirmos um enorme sentimento de orgulho por defendemos este clube e esta causa nobre!
14 Maio, 2015 at 17:07
Os Italianos percebem disto, bastou o CalcioCaos para abrirem os olhos.
Engracado ver que o destaque dado a este artigo na CS e em Camarotes que ficam aNorte é o mesmo, ou seja nenhum.
Orgulho.
14 Maio, 2015 at 17:11
eu ate já li num blog sportinguista que foi encomenda do bruno de carvalho esta notica … a serio até quando meu deus estes sportinguistas vão apregoar que o homem é o diabo !!!!!!
14 Maio, 2015 at 17:15
Ahahahahahahahahaha.
Porra! “CAGANDA” PRESI! Até já em Itália anda a tudo a toque de caixa às ordens do nosso Pastor!
TI AMO, Presi!
14 Maio, 2015 at 17:17
Maria… não curto swings… 🙁
14 Maio, 2015 at 18:14
Este gajo quer o presidente só para ele.
14 Maio, 2015 at 18:29
eh eh…
14 Maio, 2015 at 21:12
Hehehehe
14 Maio, 2015 at 17:17
valha me deus Maria … e há lá um que me deixa com vontade de bater nele filho da mae o gaijo é mesmo daqueles ressabiados pah !!!!!!!
14 Maio, 2015 at 22:12
E o mais interessante é que se há países onde a corrupção “é rainha” é em Itália (nós…quer dizer cá em Portugal…também há muito quem faça “uma perninha”…), por isso eles devem saber bem do que falam…!!
A Doyen é outra mafia…só que não deve ter (por enquanto…) ligações com a Camorra…!!
SL
14 Maio, 2015 at 17:18
E além do mais têm jornalistas….e nós não….
14 Maio, 2015 at 17:17
Io e “Pizza di Mami Nonna Bucceta e il Nonno Caraglio take-away” approviamo questo messaggio.
14 Maio, 2015 at 17:19
Off Off Off
«O Ministério Público acusou de homicídio qualificado, na forma atentada, um jovem de 20 anos suspeito de esfaquear, em Guimarães, dois adeptos do Sporting. O caso agressão aconteceu no final de um jogo a 1 de Novembro de 2014.
O arguido vai ainda responder por três crimes de ofensa à integridade física qualificada e por um crime de detenção de arma proibida, segundo a acusação a que a agência Lusa teve acesso.
No mesmo processo é também arguido um jovem de 18 anos. É acusado de quatro crimes de ofensa à integridade física qualificada.
Os factos remontam à noite de 1 de Novembro, no final do jogo de futebol entre o Vitória de Guimarães e o Sporting, para a nona jornada da I Liga, que a equipa minhota venceu por três bolas a zero.
De acordo com a acusação, quatro adeptos do Sporting, oriundos de Mirandela foram abordados, na rua, pelos dois arguidos, que envergavam bonés e casacos alusivos ao Vitória de Guimarães e que estavam acompanhados por mais “6 a 7” pessoas, que as autoridades não conseguiram identificar.
Os ofendidos foram agredidos com socos e pontapés, mas dois conseguiram entretanto fugir do local, enquanto os outros dois ficaram “cercados” pelos agressores. Um dos arguidos sacou de uma navalha de abertura automática e deu uma navalhada no tórax a um dos ofendidos e duas numa omoplata a outro.
Mesmo depois de estarem no chão a sangrar, os arguidos “continuaram a dar-lhes socos e pontapés”, só abandonando o local após terem sido avisados de que a polícia estava a chegar.
O Ministério Público sublinhou que os arguidos agiram “de forma inesperada, sem qualquer provocação e impulsionados por motivo fútil”, traduzido “na mera disputa clubística”.
O arguido acusado de desferir as navalhadas está a aguardar julgamento em prisão domiciliária, com vigilância electrónica. »
by Rádio Renascença
Pode ser que aprendam de uma vez a respeitar os adeptos dos clubes adversários.
14 Maio, 2015 at 18:10
ao que sacaram das facas, espero que cumpram mais de 20 anos de cadeia.
14 Maio, 2015 at 22:15
Pois…
Mas vão apanhar uma “penazita” suspensa…!!
Abr e SL
15 Maio, 2015 at 5:46
Homicidio qualificado…Pena suspensa???Vai doer vai….!!!!!!
14 Maio, 2015 at 20:54
Ler a descrição dessa emboscada que dois dos nossos sofreram dá-me arrepios de pensar que poderia ser eu ou alguém que me seja próximo.
E depois ainda querem que não lhes chame facadas fc… Realmente, é pouco.
14 Maio, 2015 at 17:19
Força Presidente, Força SPORTING. Todos juntos contra esta escumalha.
Orgulho do nosso SPORTING.
SL
14 Maio, 2015 at 17:22
Por isto é que eu digo: o Sporting é o clube português mais preparado para o que aí vem…! escrevam o que eu digo.
O Futebol Mundial tem andado sempre arredado da supervisão e controlo durante muitas décadas. Porque tem uma lógica socio-cultural-económica sui generis: primeiro porque congrega legislações diversas, depois porque a Lei Bosman deu um poder legítimo aos jogadores mas em consequência tornou-o mais pernicioso para os seus empresários, e depois porque o mercado económico astronómico (provavelmente o maior do mundo, pelo menos dos “legítimos”) que o Futebol tem nos dias de hoje tornou muito fácil esta Indústria de tráfico de influências e de tráfico humano, em que na maior parte dos casos a proveniencia dos jogadores é de continentes em que não há qualquer controlo e dignidade do ser humano (como a América do Sul e África) e em que vemos jovens açambarcados pelos empresarios sem escrúpulos, que os traficam qual mercadoria, tornando-se seus senhores absolutos.
A própria génese pobre e inculta do Futebol contribui para isso. falta de meios, falta de educação, falta de controlo familiar, falta de sentido crítico , torna os jogadores jovens alvos fáceis. E se antigamente o jogador jovem era protegido e só em idade sénior passava a ser representado, hoje em dia é muito fácil vermos jovens nas mãos dos jorges mendes e zahavis deste mundo, ainda antes de atingirem a puberdade!
O que Bruno de Carvalho fez (e continua a fazer) é algo que nos enche de orgulho e que pode, realmente, ser uma nova Revolução no Futebol Mundial.
Há pouco referi num post que depois da Lei Bosman a Lei “Bruno” pode ser a nova revolução do Futebol Mundial. E não deixa de ser um paradoxo, pois a primeira permitiu o crescimento exponencial dos inimigos e alvos da segunda. Se não houvesse Lei Bosman, os empresários não se teriam tornado os Novos Donos da Bola.
O que o Sporting reclama e reivindica no caso Carrillo não é mais nem menos do que reclamava no caso Bruma: justiça e dignidade! Justiça para o clube e dignidade para o jogador.
Zahavi adquire Carrillo por 800k€ e agora, numa possível venda de, por exemplo, 15M, açambarca 7.5M€!!??? Sem contribuir minimamente para esta rentabilização pornográfica!!??Então é fácil, porra! Vou-me já tornar empresário de jogadores.Despeço-me hoje, peço um empréstimo, viajo para a América Latina, pago as luvas necessárias aos diretores obscuros dos Alianzas Limas deste mundo, e torno-me empresário de qualquer diamantezeco que me apareça. Depois, é só po-lo a render, qual prostituta barata e recolher os louros.
Receita simples.É um euromilhões. Com a diferença que aqui a Santa Casa é o Sporting, mas uma Santa Casa pobre. Porque se o investimento resultar recebe uma migalha, e se o ativo não render, arrisca-se a não ganhar népia.
Por amor de deus…! se a FIFA proíbe participação dos Fundos em passes de jogadores, por que razão há-de reconhecer legitimidade nesta ques~tao a Zahavi?!!
Como algúem já disse: isto vale mais do que muitos títulos.E por aqui que o Sporting se colocará no topo da Europa. Acreditem!
14 Maio, 2015 at 21:54
Penso o mesmo
14 Maio, 2015 at 17:28
Penso que é mais do que justo, apropriado e de serviço público a todos os Sportinguistas (há muitos que não consultam a blogosfera) que o Sporting Clube de portugal publique no seu site oficial este artigo e que o transcreva na próxima edição do jornal Sporting. Enquanto isto se mantiver unicamente na blogosfera não oficial do clube, dificilmente terá o eco necessário na CS. A partir do momento em que esteja nos orgãos oficiais do clube (twitters, facebooks, etc…), nã há como ignorá-lo.
14 Maio, 2015 at 17:29
Aqui o DeFranceschi apesar de ter estado tão pouco tempo ao serviço do SCP ama o clube de verdade!
14 Maio, 2015 at 17:35
Eu queria muito que os jogadores do SCP usassem todos uma tshirt por debaixo da camisola com uma homenagem ao italiano DiFranceshi…
14 Maio, 2015 at 17:44
Queres a tua foto gravada na roupa interior de uma data de gajos todos suados? Mau, já nos estivemos a dar melhor….
14 Maio, 2015 at 17:49
Heheheheh 😀 quando marcarmos um golo no próximo jogo quero ler: “DeFranceschi, amici per sempre”
14 Maio, 2015 at 17:59
Menos, menos, piorou italiano…LOL LOL
14 Maio, 2015 at 22:21
De fran
http://www.frasiamicizia.net/immagini/amici-per-sempre-2.gif
🙂
15 Maio, 2015 at 9:43
😛
14 Maio, 2015 at 17:35
Vou ver se consigo por este post no meu facebook… para ver se alguns dos meus amigos vermelhuscos vêm e … reflitam!!!
14 Maio, 2015 at 17:42
Só um pequeno aparte
“Siamo tutti”, não é somos todos è “sejamos todos” a tradução do título é ainda mais forte do que aquele que foi postado pelo Cherba, senão vejam o gajo diz:
SEJAMOS TODOS SPORTINGUISTAS….
14 Maio, 2015 at 17:42
No caso do Carrillo, não se sabe nada nem estou a ver motivo, até ver, para não se pagar a percentagem ao fundo.
14 Maio, 2015 at 17:48
A moral contra a agiotagem?
Agiotagem essa que por acaso é proibida em todos os estados evoluídos?
14 Maio, 2015 at 17:52
Até agora a notícia apenas saiu aqui:
http://www.noticiasaominuto.com/desporto/390210/sporting-e-a-vanguarda-da-batalha-contra-os-fundos
14 Maio, 2015 at 17:56
Claro que sim, para os outros o importante agora é que faltam 14 milhões ao Bruno ou do divórcio MS vs. SCP.
14 Maio, 2015 at 17:54
Não sei o que eh mais importante: se ganhar a taça ou ganhar o processo contra a doyen.
14 Maio, 2015 at 17:57
Pode ser … as duas?
14 Maio, 2015 at 18:23
A taça é fundamental para dar um pouco de oxigénio ao presidente e preparar com mais calma todas as outras batalhas, inclusive a preparação da época. Claro que esta decisão da Doyen é algo que a não correr bem, vamos ter enfrentar os inimigos externos (que pouco me preocupam nesta matéria) e principalmente os internos.
14 Maio, 2015 at 18:57
Quanto ao balão de oxigénio, vamos a ver se as prima donas estarão pelos ajustes.
SL
14 Maio, 2015 at 19:02
Só têm de estar… hope so!
14 Maio, 2015 at 19:11
Não sei … aos poucos vou aprendendo a difícil lição de que as prima donas não merecem a nossa dedicação. Lá está… 0 ídolos. Ou por outro lado, só um idolo: BdC.
SL
14 Maio, 2015 at 21:48
Não podemos nem devemos generalizar. Eu pelo menos não sou radical. Não está tudo no mesmo saco. Temos rapazes que deixam tudo em campo. O problema está naqueles que podem deixar muito mais do que deixam e é isso que me lixa.
14 Maio, 2015 at 17:58
Empresários e fundos em nada são diferentes dos chulos. O SCP não é puta!
14 Maio, 2015 at 18:00
Nessa “imagem” as putas são os jogadores o SCP seria o bordel…
14 Maio, 2015 at 18:28
Confesso que é o melhor negócio do mundo. Se fores à falência consomes o stock.
14 Maio, 2015 at 19:35
Yeep não tem como falhar….
14 Maio, 2015 at 21:49
Qq gajo com noções de marketing sabe isso…
14 Maio, 2015 at 22:11
eh eh eh
14 Maio, 2015 at 18:01
Mas gostavam que fosse…
14 Maio, 2015 at 18:05
Como é que um jogador como o Falcao gerou quase 200 milhões de euros em transferências?
Como é que a doyen consegue um crescimento constante? Qualquer jogador deles passa de clube em clube sempre a valer mais dinheiro?
Que aldrabice é que está aqui montada? Isto parece um esquema piramidal.
14 Maio, 2015 at 18:09
É um mercado interno. porco-carnide-sevilha-atlético madrid-real madrid-sevilha-chelsea-manchester-Monaco…. e o dinheiro circula sempre entre eles…
14 Maio, 2015 at 18:13
o “fim de linha” são sempre clubes com um gajo milionário em fuga, tipo mónaco onde a contabilidade é meio esqusita.
Em 2 coisas não podemos ceder: Fair Play Financeiro e Intermediação de Jogadores.
Não estamos sozinhos, temos o sindicato europeu de jogadores de futebol, são mais de 60 mil jogadores.
14 Maio, 2015 at 21:23
Valencia e Zenit também entram nessa equação e de que maneira…
15 Maio, 2015 at 5:51
Ou o Shalke…
14 Maio, 2015 at 18:12
Cherba, não dá para publicares este post NA TOTALIDADE no FB para partilharmos????
14 Maio, 2015 at 18:20
doyen = telexfree = tachoeasy = ESQUEMA PIRAMIDAL
só resulta se novos clubes entrarem no esquema onde lhes prometem lucros absurdos.
14 Maio, 2015 at 18:20
É um orgulho estar do lado certo da barricada
O Sporting é fantástico
14 Maio, 2015 at 18:33
Podiam é por “Sporting CP” ou “Sporting Portugal” não “Sporting Lisbona” :p