(com a devida vénia ao Mestre de Cerimónias, pela tradução no Artista do Dia)
Somos todos Sportinguistas. Temos de ser. Não só pela simpatia que o Sporting Clube de Portugal levanta, como devido ao facto de ser um dos maiores geradores de para talentos no futebol europeu. Devemos estar ao lado dos Leões porque desde Agosto do ano passado são a vanguarda da batalha contra os fundos de investimento. O Sporting é o primeiro e até agora único clube que teve a força para acabar com a invasão da turbina financeira no futebol.
É uma batalha promovida pelo jovem presidente Bruno de Carvalho, eleito no verão de 2013. Uma personagem de sangue na guelra, populista, e que frequentemente pisa os limites no campo da comunicação pública. Tanto é assim que alguns dos seus disparos em redes sociais causaram grandes divergências com a equipa e com o treinador Marco Silva, cuja demissão chegou a parecer certa num determinado momento da época. Mas existe um ponto em que Bruno de Carvalho está a conduzir uma guerra santa com o apoio unânime da comunidade sportinguista: a guerra contra os fundos e investidores privados.
Ao assumir o cargo, o presidente foi forçado a enfrentar uma situação económica e financeira pesada, herdada do antecessor Luis Godinho Lopes. Essa situação resultou numa recente multa imposta pela UEFA pelo não cumprimento das regras de Fair Play Financeiro: reduzir para 22 o número de jogadores inscritos nas competições da UEFA, e uma multa de 2 milhões de euros, suspensa condicionalmente por um ano.
Uma punição bastante branda, que pode ser lida como uma decisão política da UEFA em premiar o percurso desta direção que, desde que entrou em funções, tem trabalhado para recuperar o clube, mas que sobretudo teve a força de colidir frontalmente com um dos atores mais poderosos e arrogantes da economia paralela do futebol mundial: a Doyen Sports Investments. As suas relações com o clube verde e branco são outra péssima herança da gestão de Godinho Lopes.
A história começou em agosto passado, e explodiu durante o processo de transferência de Marcos Rojo, defesa da seleção argentina, que depois de ter terminado o mundial como vice-campeão puxou a corda para ser transferido. Pode ler aqui uma reconstrução detalhada das razões que levaram à explosão do conflito entre o Sporting e a Doyen. Recapitulando brevemente, o que aconteceu foi que o clube verde e branco concluiu que a atitude do jogador foi motivada por pressões do fundo, proprietário de 75% dos seus direitos económicos. Em seguida, Bruno de Carvalho escolheu ir para o confronto. E depois de vender Rojo ao Manchester United por 20 milhões decidiu não entregar 75% desse montante ao fundo. Verificou-se apenas a devolução dos 3 milhões do investimento inicial. Isto resultou num processo no TAS em Lausanne, que em junho irá decidir da legitimidade das exigências de Doyen, que reivindica ter direito aos seus 75% – não sobre os 20 milhões, mas sim sobre 25. O fundo deve somar o valor do empréstimo de Nani do Manchester United ao Sporting, incluída como parte do negócio. E no contexto das manobras preparatórias de julgamento no TAS, é conhecida a notícia de que a Doyen terá do seu lado Benfica e Porto. Estes clubes, fortemente ligados ao fundo de Malta, vão testemunhar sobre a honorabilidade de Doyen. Como se sabe, as pessoas de honra conseguem sempre entender-se.
Enquanto espera para saber como vai terminar o caso no TAS, o Sporting vai abrir uma nova frente de batalha com o mundo dos TPO. Desta vez, o jogador sobre o qual se prepara para explodir um novo conflito é o peruano André Carrillo, cujos direitos económicos estão nas mãos de um dos empresários mais poderosos do futebol mundial: o israelita Pini Zahavi. Carrillo tem uma cláusula de 30 milhões de euros, mas Bruno de Carvalho já deixou claro que o vende por 15 milhões. Para Zahavi seria um gigantesco negócio, porque tem em em sua posse 50% a partir de um investimento de 800 mil Euros. Então, se o negócio fosse concluído por um montante de 15 milhões, ele colocaria ao bolso 7,5. Ou seja, o valor do investimento seria aumentado quase dez vezes. E com que mérito? Por ter feito alguma coisa? Mais uma vez, trata-se de uma valorização económica e financeira que foi produzida pelo futebol. Designadamente, foi o Sporting que transformou um jogador de futebol de 1,6 milhões num valor de mercado de pelo menos 15 milhões de euros. E fê-lo confiando no jogador, educando-o, apostando nele ao invés de outros, e finalmente tornando-o conhecido no mundo graças à sua participação em competições nacionais e europeias. E depois de tudo isso, vemos chegar um Pini Zahavi para amealhar metade do saque, apenas por ter investido há uns anos atrás. Levando para fora do futebol um valor produzido exclusivamente pelo futebol. Parece ser uma coisa saudável? Para mim e para o Calciomercato.com, não. E, felizmente, também não é para este novo Sporting, que mandou dizer a Pini Zahavi que nada lhe será devido em caso de transferência de Carrillo para além da devolução dos 800 mil Euros do investimento inicial
Zahavi já anunciou que vai levar o Sporting a tribunal. E nós estaremos prontos para torcer pelos verdes e brancos, e para testemunhar sempre que pudermos que a única honra que existe neste processo é aquela que procura esvaziar a água do tanque onde nadam os tubarões do turbocapitalismo do futebol. Força Leões!
p.s. – é impressionante como só na Península Ibérica do Jorge Mendes esta luta do Sporting encontra moinhos de vento gigantes, não é?
14 Maio, 2015 at 18:46
SPORTING Sempre, orgulho nacional e internacional.
14 Maio, 2015 at 18:55
Somos enormes.
Grande BdC.
14 Maio, 2015 at 19:21
7bello daqui a pouco na SIC. 🙂
vai ser muito difícil dar a volta. E pronto, o Carriço vai levantar mais um caneco.
14 Maio, 2015 at 19:22
Qual a razao daa superiores contra braga estarem esgotadas??
14 Maio, 2015 at 19:29
Não será jogo de núcleos?
14 Maio, 2015 at 19:28
Seu sei que o que vou dizer é polémico, sobretudo neste fórum, mas não estou nada de acordo que o Sporting só queira pagar os 800k ao Pini Zahavi, valor esse que é o valor do investimento.
Mesmo achando que é um negócio em que uma das partes é claramente beneficiada (o empresário) em detrimento da outra que assume o custo da manutenção do jogador (clube), a verdade é que na altura da aquisição do jogador, por falta de meios ou confiança no investimento, nos deu jeito comprar apenas metade do seu passe. Poderíamos ter comprado a totalidade…
É isto é o mercado… É igual em todo o lado…
14 Maio, 2015 at 19:37
A agiotagem é proibida na Europa…
14 Maio, 2015 at 19:43
Caso não tenha havido nenhuma ilegalidade género Rojo também não estou de acordo. Como dizes, é o mercado, o jogador valorizou, mas podia ter sido um flop.. É como as percentagens de passes de jogadores contratados pelo Sporting que ficam nos clubes anteriores, tipo o Estoril com o Jeff..
14 Maio, 2015 at 19:52
É precisamente isso que não sabemos. Já ouvi dizer que se o Sporting quiser renovar com o Carrillo tem de pagar a percentagem ao Pinipon. Não sei se é verdade.
14 Maio, 2015 at 19:54
Pois exacto, volto a dizer, se não houver nenhuma ilegalidade como aconteceu no caso do Rojo..
15 Maio, 2015 at 6:06
Bom exemplo(o do Carrillo)…Então se for um flop?????Não se dá nada ao fundo????Se tiverem 75% do passe e alguém o quiser contratar por 100mil euros,entrega-se apenas 75mil?????NÃO NÃO E NÃO!!!!!!Quer o investimento quer as respectivas taxas terão de ser pagas(mesmo sendo um flop),não entendo é ter que se pagar mais que esse investimento e respectivas taxas desse mesmo investimento.
Outra…Mas quem é que está a investir????O que são os fundos????Fundos de investimento para quem????Pois……
14 Maio, 2015 at 20:04
Admito que não seja muito correcto. Mas…
… vamos lá ver as coisas como elas são pelo menos os custos que o Sporting teve com o Carrilho nestes 4 anos, deveriam fazer parte do investimento não?
Penso que o departamento jurídico do Sporting não deve ser composto por amadores, se lidasse-mos com pessoas sérias deveria se chegar a um acordo tudo bem, vc investiu 800mil nos investimos 800mil + 800mil em salários portanto agora detemos 2/3 do passe e o sr. 1/3. Mas como não é o caso, só existe uma coisa a fazer, estudar as lacunas na lei, e tirar o máximo partido delas.
SL
Sporting Sempre
14 Maio, 2015 at 22:42
Opá….o Nalitzis é “meu” 😉
15 Maio, 2015 at 15:14
Eheheh. Tens razão! Apercebi-me mais tarde que já havia um… Mas tenho tido preguiça de procurar outro “craque carismático…” 🙂
Mas, o seu a seu dono. Vou alterar, sim. Será que há para aí algum Rodrigo Tiuí?
15 Maio, 2015 at 5:09
Totalmente de acordo! Mas nem acredito nesta hipótese de não queremos pagar ao Zahavi…
15 Maio, 2015 at 15:22
Pois… Eu também não quero acreditar…
14 Maio, 2015 at 20:00
GRANDE ORGULHO!!!!
SPORTING SEMPRE!!!
Só me apetece gritar: SPOOOOOOOOORTiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiing!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Obrigado Presidente!
Obrigado Pai! Graças a Deus não nasci lã-pião!
Obrigado a todos os Sportinguistas que ajudaram a eleger BdC!!!
14 Maio, 2015 at 20:05
Meu grande Presidente.
Mééééééé, não fosse eu carneira com coração de Leão
14 Maio, 2015 at 20:23
Cada dia que passa sinto mais orgulho em ser Sportinguista.
Como já aqui foi dito só mesmo na península ibérica é que se pactua com este tipo de negociatas, mas felizmente neste caso existe bom senso na maioria da Europa, e somos os únicos em Portugal no caminho correcto.
Deixemos esses pasquins e comentadores de TV continuarem a debitar estupidez e idiotice, e neste caso especifico ignorância em doses industriais, por muito que berrem não chegam a lado nenhum.
O caminho que foi iniciado já não tem volta e não somos nós que vamos em contra-mão na autoestrada.
SL
14 Maio, 2015 at 20:27
Acho uma piada do caralho aos jornalistas portugueses. Há um presidente de um clube em Portugal que é conhecido no estrageiro admirado pelas suas posições em Itália e Inglaterra e aqui nada.
Esse mesmo presidente estava a pouco a ser atacado na burla tv porque fala muito e os super presidentes adversários sempre elogiados porque ganham e tal. Um está há 34 anos no poder o outro há 15. Bdc chegou agora vai vencer o seu primeiro titulo e ainda arrumou a casa como prova o facto de ser o único clube sem sacões efectivas da uefa por causa do fair play financeiro.
Bruno de Carvalho é um grande presidente com falhas como toda a gente mas é sem dúvida o homem certo no sítio certo.
A propósito os jornais já despediram o Marco Silva? Já sabem o valor da indemizacao?
Sl
14 Maio, 2015 at 20:31
Só agora consegui ler, que excelente texto.
Pergunto, será possível que exista ainda algum Sportinguista, que não tenha como lema o Fight & resist, ao lado desta direcção?
14 Maio, 2015 at 20:33
Golo, Carriço
Este é que me enganou à grande.
14 Maio, 2015 at 21:48
Ahahahah, ficou-te atravessado o Carriço.
14 Maio, 2015 at 22:28
Há que reconhecer, que pelo menos daria um bom trinco. Central já não concordo, mas trinco de combate sim.
14 Maio, 2015 at 22:34
E seria ótimo para integrar os novos jogadores no Sporting. Algo de fundamental…
14 Maio, 2015 at 20:33
Sevilha a caminho de mais uma uefa com um golo do carriço esse jogador banal titular numa das melhores equipas de Espanha. Se tem vindo do cubo mágico era um super jogador mas mais uma vez prova se que a qualidade vem sempre ao de cima.
Sl
14 Maio, 2015 at 20:35
Essa é mais uma verdade. Se fosse do seixal era figura de capa de jornal. Do olival nem vale a pena porque não têm nada, são uns desgraçados.
15 Maio, 2015 at 0:13
Pois é.
14 Maio, 2015 at 20:36
Andam prai não sei quantos lampiões emprestados, não fazem um cu. Disso o palhaço do Vitor Serpa não fala.
Ó Leonor Pinhão, sua vacarrona, sintoniza a SIC!
14 Maio, 2015 at 20:39
Podes crer andam com essa merda de André Gomes nas palmilhas por joga no Valência, ah e mandou o Enzo (melhor jogador em Portugal) aquecer o banco para os outros.
Vais ver que o Sevilha limpa a liga Europa e se calhar ainda fica à frente do valencia.
Sl
14 Maio, 2015 at 21:52
Tanta merda que tem sido convocada para a selecção e ninguém se lembra do Carriço…
14 Maio, 2015 at 22:00
E nem chamado à selecção é!!!
14 Maio, 2015 at 20:36
Digo mais mesmo que o tas não de razão ao sporting apoio a decisão na mesma.
Pois temos de lutar sempre para morrer, prefiro morrer num campo de batalha em vez de estar à espera da morte.
Bruno de Carvalho está a lutar até pode perder mas luta farto de caguincas resignados estou eu.
Sl
14 Maio, 2015 at 20:40
Isto.
14 Maio, 2015 at 21:40
+1.
14 Maio, 2015 at 21:56
isso mesmo!
14 Maio, 2015 at 22:02
+ 1
Nem que para isso o SCP tivesse de “abdicar ” de lutar pelo título
14 Maio, 2015 at 22:05
“Every man dies. Not every man really lives.”
William Wallace – Eu.
14 Maio, 2015 at 21:05
Este texto é que interessa comentar. O que aburla diz é igual ao que qualquer alcoviteira debita. Não interessa ao menino jesus.
Este é o perfeito espelho de como é visto o Sporting além fronteiras e disso sou eu testemunha.
E só isso importa. O nosso produto é para exportação e não para consumo interno. Será num colosso europeu que daqui por algum tempo veremos William, Mané, Matheus.
Os belenenses desta vida não têm nem graveto nem gabarito para contar com jogadores das nossas fornadas. Terão que se contentar com jogadores feitos no paralelepípedo do seixal.
Sempre na vanguarda, sempre honrados , sempre Sporting!
14 Maio, 2015 at 21:17
Um tasqueiro, perguntou o que seria mais importante, se a vitória na Taça ou sobre a Doyen.
A Taça significa bastante, como um título num ano em que os fruteiros nada ganham, mas, a vitória sobre a Doyen, significa algo sobre um poderoso grupo, com tentáculos inclusive nos nossos rivais, pelo que, considero mais importante a vitória sobre a Doyen, pela visibilidade que nos vai dar, pela credibilidade e pelo respeito.
Visto de outra perspectiva.
Para a nossa realidade Portuguesa, é essencial vencermos a taça
Para a nossa realidade Internacional, é essencial vencermos a Doyen
SL
14 Maio, 2015 at 21:32
off
William teve um acidente de carro esta tarde, a caminho do treino, mas escapou ileso.
o carro nem por isso, segundo fotos que já vi pela net fora.
a teoria vendida por quem deu a notícia, o CM (“quem?”) é que, segundo uma testemunha do acidente, William “conduzia a alta velocidade, fez uma ultrapassagem num sitio perigoso, passando por cima de um traço contínuo e ao vir um camião em sentido contrário, emeteu-se de repente para a sua faixa, embatendo no carro da frente. os 2 passageiros do carro “atingido” ficaram feridos, um deles recebendo assistência hospitalar.
espero que seja falsa a teoria.
mas espero também que a verdade não seja que “já chegámos ao ponto de ter jogadores nossos a serem vítimas de acidentes, provocados por algum fdp azul ou vermelho”.
Por causa do acidente, William não treinou hoje.
14 Maio, 2015 at 21:38
Off, mesmo. Só nos faltava esta. Até a “realidade” conspira para perdermos o foco da final.
14 Maio, 2015 at 21:56
Espero que corra tudo bem com os feridos, em primeiro lugar pelas pessoas em si e em segundo lugar para a cabeça do William ficar tranquila. Bem precisa dela no lugar.
14 Maio, 2015 at 22:35
+1
15 Maio, 2015 at 1:06
Na época passada também houve um acidente de viação envolvendo jogadores do SCP antes de um jogo mais ou menos importante…
Coincidências… Ou talvez não???
14 Maio, 2015 at 21:52
Não acredito em coincidências mas…
Um suposto injetou 38 Milhões nuns fruteiros.
– esses fruteiros, tudo aponta, depois de investimento milionário arriscam-se a nada vencer
O mesmo suposto injetou 30 Milhões numa braguilha qualquer
– essa braguilha está em luta direta connosco por um título
O nosso treinador, tem como suposto, alguém com ligações com quem estamos em tribunal, que tem ligações com quem injetou dinheiro nos acima mencionados, que tem ligações, com quem se está a candidatar a uma cadeira que manda no futebol mundial…
O nosso clube tem sido massacrado ao longo da época com todo o tipo de noticias.
Na ultima semana, dois dos nossos jogadores, envolvidos em duas situações, que no minimo, retiram o foco da competição
Eu, não acredito em coincidências
14 Maio, 2015 at 21:57
Falas do Mendes ou Grupo Amorim?
14 Maio, 2015 at 21:57
Percebes pq e q BDC nao toca no assunto MS?
E a forma do MS a única boa jogada que tem e ganhar a taça…
QQ coisa q BdC faça, desbloqueia o xeque de Xadrez q tem feito em MS….sejam inteligentes!!
14 Maio, 2015 at 22:02
Sinceramente, não sei porque razão um presidente (ainda por cima num clube como o nosso sempre alvo da CS) deve falar o que quer que seja de um treinador que tem mais 3 anos de contrato, quando estamos a 15 dias da final de uma taça.
Digam o que disserem nos jornais e tv, piquem da maneira que quiserem, BC está a ser muito inteligente (e tb não tenho visto nenhuma declaração do MS que fosse contrária a esta ideia) e a deixar as coisas correrem naturalmente.
Porque razão ficar refém de alguma declaração neste momento?
Falem os outros do treinador e larguem-nos a braguilha. Não são eles que têm um em fim de contrato e outro que não sabem bem como correr com ele de lá?
14 Maio, 2015 at 22:16
sim sim…e passar olimpicamente por cima da questao.
Depois da Taça estar trancadinha no museu falamos…
Mas como nota historica deixo o historial de tecnicos campeoes pelo SPorting:
Portugueses: Cândido de Oliveira (1947/48 e 1948/49); Juca (1961/62), Fernando Vaz (1969/70); Mário Lino (1973/74); Fernando Mendes (1979/80); Inácio (1999/2000).
-Ingleses: Robert Kelly (1946/47); Randolph Galloway (1950/51, 1951/52 e 1952/53); Malcolm Allison (1981/82).
Joseph Szabo-Hungria (1940/41, 1943/44 e 1953/54);
Otto Glória-Brasil (1965/66); Enrique Fernandez-Uruguai (1957/58); Lazslo Boloni-Romenia (2001/02).
Perngunto dos Treinaadores portugueses (JUCA, LINO, F. MENDES e INÁCIO.) qual a caracteristica comum a todos?
-Eram todos os Special Ones do seu tempo? NAO!
-Tinham ja montes de titulos conquistados? NAO!
Sabem qual e o denominador comum??
-TODOS SAO SPORTINGUISTAS!!!
E chega a Conclusão ainda mais fantástica:
– O ARQ. ANSELMO FERNANDEZ, responsável pelo projecto do Estádio de Alvalade inaugurado em 1956 e que NÃO ERA TÉCNICO, pegou na equipa na 2ªmao onde se cilindrou o MAN UTD e venceu a TAÇA DOS VENCEDORES DAS TAÇAS 1963/64.
Querem juntar o denominador Comum do ADN dos treinadores que ganham titulos no Sporting?
SAO SPORTINGUISTAS!!
14 Maio, 2015 at 22:20
Mas olha que essa conversa do Special One é feita pela CS e só vai atrás quem quer. O único que ouvi até hoje dizer que era “special” foi o Mourinho.
Curiosamente, gritaram pelo nome dele ontem em Madrid.
14 Maio, 2015 at 22:33
Para mim, ao MS, mesmo com final da Taça ganha, metia-lhe a mala à porta.
Estivemos nós em blackout, assim que terminou (que não concordei) veio logo dizer que talvez um dia venha a falar do que se passou há uns meses. É este tipo de facadas nas costas que precisamos?
A mim bastava-me uma cláusula de não poder treinar benfica e porto nos próximos 3 anos, para o mandar para o caralho.
14 Maio, 2015 at 22:41
MS nunca sera campeão pelo Sporting pq nunca quis, por opção de carreira (legitima), vestir verdadeiramt a camisola.
Sim e bom treinador…mas eu arrisco a dizer q o Sporting nao precisa de um bom treinador…precisa de ter ao comando da equipa um Lider Sportinguista…a historia demonstra que so alguem com motivaçao mt forte, capaz de aguentar desgaste externo e interno, e que se safa por cá com campeonatos…
Espero q BdC tenha aprendido a liçao pq com MS cometeu um erro….foi buscar um bom treinador mas nao o treinador que precisava
15 Maio, 2015 at 6:14
Pelo menos que seja imparcial,ou sportinguista ou estrangeiro!!!!
14 Maio, 2015 at 21:54
É pena que durante tantos anos juntos, o Mané nunca tenha incutido a paixão pela verde e branca em colegas como o Dier (onde anda esse já agora?).
Já não é a primeira vez que tem declarações deste género, e se uns podem argumentar que palavras leva-as o vento, é bom recordar quem foi o único gajo do plantel a saber lidar com a polêmica de inverno entre presidente e treinador.
Força leão MÁNÉ!
14 Maio, 2015 at 21:58
O gajo hoje mandou-me um mail para estar domingo em Alvalade e sei de fonte segura que foi mesmo só para mim. Só para vos fazer inveja.
14 Maio, 2015 at 21:59
OFF: BILHETES TAÇA
O Sporting Clube de Portugal informa que amanhã (sexta-feira, dia 15 de Maio) continuará a venda de bilhetes para a final da Taça de Portugal com os últimos 756 bilhetes.
LOCAL:
. em exclusivo nas bilheteiras do Estádio José Alvalade
HORÁRIO:
. das 9h às 19h30
SÓCIOS VÁLIDOS COM GAMEBOX 2014/2015:
. entre 6 a 12 anos de Gamebox Sócio no novo Estádio José Alvalade
REGRAS OBRIGATÓRIAS:
. cada cartão de Gamebox permite a compra de 1 bilhete
. apresentação obrigatória do cartão de Gamebox
. máximo de 4 cartões por pessoa
. quota necessária: Maio 2015 (pode pagar quotas na bilheteira, aquando da compra do bilhete)
Será o 7º dia de operação de venda para a final no Estádio Nacional, sendo que a venda esta sexta-feira será aberta para um novo universo de 891 Sócios com Gamebox 2014/2015 e com 6 anos de Gamebox Sócio no novo Estádio José Alvalade. Estão apenas disponíveis bilhetes de Superior Norte ao preço unitário de €15.
Amanhã ao final do dia, o Sporting Clube de Portugal voltará a dar informações sobre os bilhetes para a final da Taça de Portugal.
14 Maio, 2015 at 22:08
Eu acho que como este ano nao houve a selvajaria do costume o pessoal nao adere…. começo mm a pensar q a malta curte mais o fight na bilheteira do q bilhete po Sporting…..
14 Maio, 2015 at 22:39
Ehehehehehehehe.
Além de não terem largado os selvagens nas bilheteiras ainda disponibilizaram mais 77% de bilhetes….
Perdeu a emoção….
14 Maio, 2015 at 22:18
No seguimento de troca de bolas com o Braveheart aqui vai nota historica deixo o historial de técnicos campeões pelo Sporting:
Portugueses: Cândido de Oliveira (1947/48 e 1948/49); Juca (1961/62), Fernando Vaz (1969/70); Mário Lino (1973/74); Fernando Mendes (1979/80); Inácio (1999/2000).
-Ingleses: Robert Kelly (1946/47); Randolph Galloway (1950/51, 1951/52 e 1952/53); Malcolm Allison (1981/82).
Joseph Szabo-Hungria (1940/41, 1943/44 e 1953/54);
Otto Glória-Brasil (1965/66); Enrique Fernandez-Uruguai (1957/58); Lazslo Boloni-Romenia (2001/02).
Pergunto dos Treinadores portugueses (JUCA, LINO, F. MENDES e INÁCIO.) qual a característica comum a todos?
-Eram todos os Special Ones do seu tempo? NÃO!
-Tinham ja montes de títulos conquistados? NÃO!
Sabem qual e o denominador comum??
-TODOS SAO SPORTINGUISTAS!!!
E chega a Conclusão ainda mais fantástica:
– O ARQ. ANSELMO FERNANDEZ, responsável pelo projecto do Estádio de Alvalade inaugurado em 1956 e que NÃO ERA TÉCNICO, pegou na equipa na 2ª mao onde se cilindrou o MAN UTD e venceu a TAÇA DOS VENCEDORES DAS TAÇAS 1963/64.
Querem juntar o denominador Comum do ADN dos treinadores que ganham campeonatos no Sporting?
-SÃO SPORTINGUISTAS!!
14 Maio, 2015 at 22:23
Só uma nota, opinião minha apenas. A tua (completa) análise quando fala dos treinadores portugueses, eu teria muito mais em conta se tivessemos 10 ou 15 títulos nos ultimos 30 anos. Na verdade, até pode vir um chinês. Desde que seja campeão…
No entanto, coincidência ou não o que dizes é verdade. São factos.
14 Maio, 2015 at 22:34
No q respeita a portugueses nao se trata de misticismo ou suprestiçao so ganharem Sportinguistas.
E q so um Sportinguista ao comando e q e capaz de suportar pelo seu Sporting a penosidade daquele cargo, tanto com o desgaste externo como mts vezes interno.
Este e a grande falha de MS , comprometimento.
Seria MS capaz de ficar de tal forma conotado com o Sporting, impedindo-o de ser treinador noutro grande? Nao-….ele e profissional
Mas o Sporting necessita para alem de um profissional, alguem que nao tenha nada a perder, alguem que diga “ok vou treinar o Sporting e ja sei q me vao fechar portas noutros lados por ter defendido o SPorting ate a morte…mas sabem q mais? Tds po crlh! E o meu clube e morro por ele!”
Foi este espirito q o Nuno Lopes no hoquei revelou e tanto emocionou os Sportinguistas.
PS: Sera tb por isso q a ultima vitoria sobre o Carnide do Catadratico JJ tem 3 anos?? Quem tava no nosso banco?? Era o Special One de Londres ou da Amoreira? Nao….era Sa Pinto!
14 Maio, 2015 at 22:44
Bem, se não está conotado devia estar. Esta merda é o Sporting. Não por ser lampião, ou lá o que quiserem chamar ao rapaz principalmente neste espaço.
Tem de perceber onde estamos inseridos. E acredito que fora do Sporting lhe tenham passado uma ideia (ou ele tirado uma ideia errada) completamente diferente da realidade. É por isso que sou apologista dos contratos de 2 anos e para cumprir!
Claro, completa falha de objectivos ou actos de indisciplina podem e devem quebrar esse mesmo contrato. Mas apenas isso.
Acho que um gajo tão jovem, com uma carreira tão curta, mas onde vejo potencial, pode ter a sua segunda oportunidade. Ganha ele e ganhamos nós.
Até porque este ano foi de uma instabilidade tremenda, algo que o LJ (tb muito mais batido a lidar com as questões internas e externas) por exemplo não teve.
14 Maio, 2015 at 22:44
O que o brave diz tem alguma lógica… o último treinador português que foi campeão pelo Sporting foi o Inácio e já lá vão mais de 30 anos…
As coisas entretanto mudam um pouco e na altura eram um pouco diferentes.
Mas acho que para o ano ou o MS fica e interioriza que tem de ir à luta, mostrar garra e mais comprometimento ou então poderá não ser o homem que precisamos. Nesse caso, como não vejo muitos portugueses (ou mesmo nenhum agora?) com este perfil teremos de ir buscar um estrangeiro. Atenção que Leonardo Jardim apesar de sportinguista também não era de Fight and Resist com aquela conversa mole de que os 3 grandes eram sempre beneficiados, etc.etc. E como sabem eu defendi sempre que ele foi fundamental para a recuperação do Sporting…
Quem tinha Pinto da Costa no início da sua caminhada para o domínio do futebol português com ele? José Maria Pedroto. Um gajo sem grandes escrúpulos, mas defendendo intransigentemente o Porto.
Precisamos de alguém com garra, que se atire aos árbitros quando for necessário e aos adversários, que puxe as orelhas aos jogadores quando andarem a dormir no campo e se preciso for solte umas valentes caralhadas, que mande uns pontapés no banco dos suplentes… Acham um exagero? O que eu quero dizer é que precisamos de alguém preparado para a luta.
Marco Silva ainda pode ser esse homem. Neste primeiro ano aprendeu muito do que se passa à volta do nosso clube, da sua grandeza, da forma como tem de resistir a todas as pressões e adversários. Estará ele disponível para encarnar de forma mais decidida o nosso espírito? Se estiver, poderá ficar. Se quiser manter o registo, então o melhor é seguir o seu caminho e amigos como dantes. Que o Sporting é maior que isso tudo e continuará a crescer. SL
14 Maio, 2015 at 22:49
Leonissimo, o apanhado que fiz foi baseado exatamente nakilo ontem referiste…BdC tem agora de ter o seu “Ze Maria Pedrotro”, homem que morria pelo FC Porto!
Penso que foi isso que ele intuiu em Dezembro e MS nao me parece estar disposto a fazer esse papel, o que me parece legitimo e natural para quem tem carreira tao curta e ambiciona outros palcos.
Para mim, arranjaras quem te faça de Ze Maria Pedroto alguém que não se importe de acabar carreira após Sporting.
Isto e tarefa pa quarentão, cinquentao…sem papas na língua e Sportinguista ate a medula!
14 Maio, 2015 at 23:00
O teu apanhado foi muito bom e é um excelente trabalho que dá mais umas pistas positivas para a nossa discussão. Nós precisamos de um José Maria Pedroto em termos de garra, mas com os nossos valores.
Penso que muitos já saberão disto, mas estive a pesquisar e para quem não sabe o Porto em 1976 tinha 5 campeonatos. Pinto da Costa foi para director do departamento de futebol e levou Pedroto para treinador. Ganharam 2 campeonatos seguidos e não ganharam o tri, porque o Sporting ganhou com 2 pontos de avanço o de 1979/80.
Na altura o presidente do Porto Américo de Sá, aproveitou para se desembaraçar de Pinto da Costa e Pedroto porque os gajos estavam a ser uma fonte de encrenca provocando os clubes de Lisboa, etc. Nessa altura sairam 14 jogadores do Porto em solidariedade com eles (entre eles Gomes).
Depois, João Rocha tentou contratar Pedroto e já estava tudo acertado. Quando ia assinar disse ao nosso grande João Rocha: estes quinze mil para mim são o que combinámos, mas o resto? – “Qual resto ? disse João Rocha”. “Se não tiver dinheiro para pagar aos árbitros nunca vai ganhar nada até ao fim do século.” “João Rocha recusou e Pedroto foi embora tendo ido treinar o Guimarães e depois voltou ao Porto quando Pinto da Costa assumiu finalmente a presidência em 1982. Artur Jorge (que viria a ganhar a Taça dos Campeões em 1987) era adjunto dele. Ou seja, João Rocha não quis embarcar em métodos sem escrúpulos e fez muito bem.
Mas Pedroto encarnava um espírito de lutador e é ele o grande responsável pelo arranque do Porto.
Precisamos de alguém que não queira comprar árbitros mas esteja disponível para deixar tudo em campo pelo Sporting e a fazer os jogadores sentirem a camisola como se fosse uma segunda pele.
Marco Silva se estás a ler e quiseres ficar tens de ir para este registo. (não é utópico – o Jesus em termos de comprometimento não é o mesmo do primeiro ano)…
14 Maio, 2015 at 23:00
Isso acabar carreiras nos clubes já não há. Ou são despedidos (mau sinal) ou vendidos (wtf) ou não renovam e vão para fora por guita, etc.
Uk é caso à parte.
Mas dizes uma grande verdade. O espírito do nosso presidente pede claramente alguém que o acompanhe. O Pedroto era o homem do PC, mas sabia com o que contava: Àrbitros. Disse-o inclusive ao João Rocha antes de assinar connosco (o que não veio a acontecer como todos sabem).
O que não quero é um gajo cheio de espírito leonino e depois não perceba um boi de como treinar. É que hoje, mais que táctica a componente “gestor de homens e de recursos” pode valer campeonatos.
14 Maio, 2015 at 23:04
Sim pode ser um grande sportinguista mas tem também de ser um grande treinador. O Sá correspondia ao primeiro perfil mas no segundo já nem tanto… Tal como o Manuel Fernandes. Por isso se não for possível em Portugal alguém com este perfil (e não estou a ver ninguém) que se contrate um estrangeiro.
Ou um português que esteja disposto a ser um guerreiro (como o Sá) mas como treinador que esteja na vanguarda (o Leo era um grande treinador, mas não era guerreiro).
14 Maio, 2015 at 22:35
Troca de bolas? :/
14 Maio, 2015 at 22:37
A la Tenis….
14 Maio, 2015 at 22:49
Eu sou o Federer e tu o Augusto Laranja, pode ser? És o actual 1025 do ranking o que não é nada mau. 🙂
14 Maio, 2015 at 22:52
Ta bem! O meu serviço continua mm uma bosta…desde ha 20 anos…
14 Maio, 2015 at 23:01
Deixa lá que já estou na fase descendente da minha carreira. 🙂
14 Maio, 2015 at 23:28
Não arrisquem é no ténis de mesa:
https://www.facebook.com/diogo.gasolo/videos/10204146156442177/
😀
14 Maio, 2015 at 23:36
O homem está em todas 😛
Gosto de um Presidente assim.
15 Maio, 2015 at 0:14
Ele tem uma mesa no gabinete e ninguém sabe. Pensamos nós que ele anda a trabalhar…
15 Maio, 2015 at 0:20
O problema estava no par…
14 Maio, 2015 at 22:18
Boa noite,
Confesso que não me revejo na posição do presidente BdC, relativamente a diferendo que existe com o fundo.
Deixo aqui uma questão relativa ao empréstimo obrigacionista que vai ser lançado. Será que BdC / SCP poderá tambem dizer a quem investiu que afinal só irá receber o valor investido e não que não irá retirar qualquer tipo de rentabilidade?! Ou dizer a uma entidade que lhe empresta dinheiro: “não vamos pagar juros nenhuns?!
Será que BdC não estará a comprar uma guerra perdida?!
Até que ponto isto não irá prejudicar o scp como instituição?!
Estará o clube preparado para um desfecho negativo?!
Será este diferendo o motivo de não existir um orçamento para a próxima época?!
Será que BdC está a realmente defender os interesses do scp ou apenas a querer protagonismo?
Estará o
14 Maio, 2015 at 22:28
Ahhh ganda Mané…
este é cá dos nossos…!!
“Mané: «Jogar aqui é o sonho de qualquer jogador em Portugal»
EXTREMO DIZ QUERER FICAR MUITOS ANOS EM ALVALADE
Quinta-Feira, 14 maio de 2015 | 18:45
Fotos: RUI MINDERICO
Carlos Mané não poupa elogios ao Sporting, nomeadamente às camadas jovens de onde é proveniente. O extremo não esquece as pérolas que a Academia já produziu.
“O Sporting é uma das melhores escolas do Mundo. Qualquer jovem gostaria de estar na Academia para aprender. Já saíram daqui grandes jogadores como Cristiano Ronaldo, Nani, Luís Figo, entre outros. São grandes exemplos para os jovens que sonham jogar no Sporting”, comentou ao jornal do clube.
Agora que está definitivamente estabelecido na equipa principal, Mané não se vê a mudar de ares: “Desde o primeiro dia em que entrei no treino de captações, em Pina Manique, que o meu sonho era jogar no Sporting. Estou muito contente por estar aqui e quero ficar em Alvalade por muitos anos. Jogar no Sporting tem de ser o sonho de qualquer jogar em Portugal”.
O jogador quer aproveitar o resto da temporada para chegar a um número redondo em termos de golos, mesmo que não alinhe em todos os jogos: “Qualquer jogador gosta sempre de jogar mais, mas tenho feito uma boa época, com nove golos, e não quero parar por aqui. Faltam mais três jogos e espero chegar ao décimo golo, que é a meta que pretendo alcançar”.
Por último, questionado sobre os objetivos da equipa que ainda restam, Mané foi claro.
“Temos a final da Taça para vencer, mas também temos ainda dois jogos no campeonato que queremos ganhar. Claro que todos os sportinguistas estão à espera que ganhemos a Taça de Portugal. É isso que queremos fazer, vamos dar o máximo para a ajudar o Sporting a ganhar mais”, concluiu…”
Atenção Mané…:
Por mim podes meter dois…no final da Taça…!!
SL
14 Maio, 2015 at 22:47
Espero ver ainda a foto do Mané no lugar das bacaulhazadas com o presidente… Como grande jogador e como grande sportinguista. Estes é que são os verdadeiros ídolos. Porque essa história de zero ídolos pode servir para muitos mas não pode servir para todos. Porque isso seria matar o sonho, a alma de um sportinguista. E essa nunca morre. SL
14 Maio, 2015 at 22:36
Este Pini Zahavi foi o que levou João Moutinho a almoçar
ao Porto com pito da costa e tentou desviar outros
jogadores para lá, sendo um deles Bruma.
14 Maio, 2015 at 22:48
Exactamente. O nome dele no dicionário tem à frente no dicionário como sinónimo a expressão “filho da puta”
14 Maio, 2015 at 22:50
Ou no idioma do dia: “figli di puttana”.
14 Maio, 2015 at 22:48
So para dizer.
Pessoal, o Mané, o próprio, enviou um mail a pedir /convidar para ir assistir ao jogo contra o braguilha !!!
Brutal!! Xiuuu, desculpem a confidência!!
Não fiquem tristes, eu sei que ele vos estende o convite !!
Finalmente, depois tantos fins de semana, posso finalmente voltar a Alvalade !!!
14 Maio, 2015 at 23:42
Poça, não há dia de descanso. Agora é o Wiiliam que se espeta de carro…
15 Maio, 2015 at 0:02
a primeira coisa que me veio à cabeça não foi “o William espetou-se”.
Foi: “Jefferson – carro vandalizado (em janeiro, na semana antes do jogo com o carnide)”, “Carrillo – assaltado (na semana passada)”, “William – abalroado” (em vésperas do jogo contra o Braga).
Chama-lhe “teoria da constipação”, se quiseres.
15 Maio, 2015 at 0:06
realmente… ganhemos a taça e a coisa da doyen, a ver se o ânimo melhora…
15 Maio, 2015 at 0:06
Serão os 6 milhões de bracarenses a trabalhar?
15 Maio, 2015 at 1:15
Por essas e por outras é que, se fosse eu que mandava no SCP, os jogadores ficavam em “estágio” para a Final da Taça durante uma semana!!!
Acabavam o jogo com o Rio Ave e… Academia de Alcochete com eles… E dali só saiam para o Jamor…
15 Maio, 2015 at 1:29
era isso e uma semana sem prestar declarações. não fazer nada para promover o evento, do ponto de vista institucional.
na melhor das hipóteses, leiloava-se uma declaração no olx.
14 Maio, 2015 at 23:58
Estando por fora é, ao mesmo tempo, fácil falar/especular e difícil conhecer todas as dimensões relevantes.
Há todavia duas notas relativas a esta “guerra aos fundos” que gostaria de fazer. Em primeiro lugar, os “fundos” não são nem mais nem menos que a forma institucional que permitiu a meia dúzia de agentes de jogadores controlarem ainda mais profundamente o mercado de jogadores. Em segundo lugar, como as coisas estão até poderemos desencantar jogadores interessantes pelo mundo fora; mas, em contrapartida, duvido muito que se consiga vender quem quer que seja por verba decente, a não ser que a procura venha dos poucos técnicos e clubes que, pelo seu poder económico e simbólico, ainda conseguem preservar autonomia razoável diante da “cosa nostra” (sim, é mesmo disto que se trata). Mais, “partir as pernas” ao BdC e ao Sporting passará pela disseminação da ideia junto dos próprios jogadores do Sporting de que o clube é um entrave para a sua carreira. Estando no Sporting não se vai à selecção, ou vai-se para perceber que só se joga quando se sair do clube; estando no Sporting, o melhor que se pode aspirar é a clubes periféricos de Ligas pouco importantes no contexto europeu, com a concomitante penalização financeira.
Há muita forma de nos boicotarem. Temo que no final – permitam-me o desabafo – tenhamos apelas feito um papel quixotesco que nem um vã glória sirva; servirá, ao invés, para, à maneira duma lição, mostrar “a todo o mundo” que quem se mete com Mendes e Zahavis e companhia, leva tão forte e tão feio que nunca mais se levanta.
P.S. Para que fique claro, eu considero criminosa e sinistra a gente da laia do Mendes. Era e continua a ser absolutamente necessária detê-los. Não creio é que tenhamos força para isso, muito menos desacompanhados.
15 Maio, 2015 at 0:19
“quem se mete com Mendes e Zahavis e companhia, leva tão forte e tão feio que nunca mais se levanta.”
Por cada Leão que cair, outro se levantará.
O que me motiva é que nós não temos medo de lhes fazer frente.
15 Maio, 2015 at 0:25
Desculpa o “choque de realidade”, não é com “wishfull thinking” que vamos lá. Isto não é uma crítica, é apenas chamar a atenção para que a força que te(re)mos depende menos de nós do que de terceiros.
15 Maio, 2015 at 0:27
Certo, mas não é wishfull thinking. Estamos ou não a lutar contra eles?
15 Maio, 2015 at 0:29
Se não os enfrentarmos nunca saberemos se os podemos ou não vencer. Eu percebo o teu ponto de vista, mas a única solução é ir à luta. Para abúlicos já bastam os anos de croquetismo.
Para já parece que vamos chateando. E além disso é uma missão higiénica: ajudar a tirar a podridão no futebol.
15 Maio, 2015 at 0:37
Wishfull thinking tive eu durante anos a desejar um “presidente sem medo”.
Fartinho das vassalagens.
Podemos perder, mas fomos à luta por uma boa causa. Não lhe posso pedir mais nada.
15 Maio, 2015 at 0:39
+1. Farto de presidentes moles e subservientes… Sem arcaboiço, nem vontade ou garra para ia à luta. “Um fraco rei faz fraca a forte gente”…
15 Maio, 2015 at 0:44
É higiénico e ninguém quer regressar ao tempo da vil e apagada tristeza da “linhagem” que tomou conta do clube em 1995. Pergunto-me é se a eficácia do higienismo não se cingirá aos períodos de travessia de deserto em matéria de títulos. A jeito de consolo. Já que não ganhamos nada, ao menos podemo-nos orgulhar de não sujar as mãos – e incluo-me no grupo que recorrerá a este expediente consolador.
15 Maio, 2015 at 0:26
Acredito que seja isso que te motiva. Acontece que, tantas vezes, há um desfasamento entre o que nos motiva e o que é eficaz.
15 Maio, 2015 at 0:28
Gregor, o que sugeres?
Juntamo-nos a eles? Ou comemos e calamos?
15 Maio, 2015 at 0:39
Sinceramente? Não sei o que é melhor. Às vezes penso que o melhor seria concetrarmos as baterias na luta interna e “fazermo-nos desentendidos” em relação ao mais. Outras acho que “perdido por um, perdido por mil”, vamos lá pôr a carne toda no assador e logo se vê. Outras ainda, acho que der por onde der, estamos tramados. O futebol nacional e internacional é uma coisa suja, a integridade não paga/compensa.
15 Maio, 2015 at 0:44
Anima-te pá! Estávamos na merda e parecia que gostávamos. Agora tentamos sair dela. Se desistirmos, eles vencem. Olha, pega na frase do Cherba e siga para bingo:
“Um leão só baixa a cabeça para beijar o símbolo na camisola”.
15 Maio, 2015 at 0:47
Obrigado. É sempre bom estar rodeado por gente mais optimista que nós (digo isto sem qualquer ironia).
15 Maio, 2015 at 0:50
Enquanto andamos entretidos a prestar vassalagem ao Pinto da Costa, o gajo foi-se rindo, gozando connosco e coleccionando títulos.
Um sportinguista nunca pode ficar satisfeito em ficar em segundo lugar, ou em ser um modelo de gestão perdedor.
Temos muitos inimigos ao mesmo tempo e muitas lutas simultâneas? Talvez. Mas isso também acontece porque as nádegas estão aliadas entre si, a vermelha controla a CS, têm amigos nos fundos e empresários, etc. BdC devia ter tido um estilo mais defensivo e precisamos claramente de aliados. Internacionais mas também internos. Como já disse, temos de começar a pensar em arrastar mais gente / clubes para esta causa. Isso consegue-se mostrando que estamos determinados, que os podemos ajudar e que somos fortes.
Tenhamos esperança. A alternativa já sabemos qual é: tivemo-la durante 30 anos.
15 Maio, 2015 at 0:53
A maior batalha deste presidente é conseguir unir todos os sportinguistas (muitos dos quais parece que se divertem a criticar o presidente de forma mais feroz que os adversários, como se vê em certos blogues). Aí sim a nossa força pode ser temível. Mas para isso temos mesmo de começar a ganhar. Dia 31 de Maio pode ser um primeiro arranque. Só as vitórias convencem e agregam os adeptos e tornam um presidente consensual e não contestado. Não tenhamos dúvidas disso. SL
15 Maio, 2015 at 0:54
Baby Steps, Gregor. A luta é nobre mas, sinceramente, é o Sporting que me interessa. Vamos olhar para isto naquilo que nos afecta a nós em vez de pensarmos em mudar o futebol. Nem acho sequer saudável fazer grandes previsões sobre o que vai acontecer.
Para já, estamos a ganhar. E só isso é suficiente para termos força para continuar. No caso Rojo, se deixássemos a coisa andar receberíamos uma sandes de courato e um sumol. Fomos à luta e os 20M entraram na totalidade na nossa conta e vamos construir um pavilhão. Para além disto, ficámos com a totalidade do Labyad que se está a valorizar forte e feio na Holanda. Logo a seguir, a Fifa proibiu os TPO. E para já é isto. 20 biscas do lado de cá, pavilhão em andamento, actividade dos fundos proibida e Labyad de cabeça limpa, com o seu passe a pertencer-nos e pronto para voltar ao Sporting.
Quanto a tribunais, veremos o que vai acontecer. Para já, vamos gozar estas pequenas vitórias. Depois, logo se verá.
15 Maio, 2015 at 1:07
Simplificaste. Thanks 😉
15 Maio, 2015 at 1:22
Por uma noite – boa noite! – vou-vos dar razão, Leonissimo e Sá. Se vierem a “evoluir” para vitórias pírricas, paciência.
Mas já agora – fica a título de pitadita de humor – gostava de ganhar uns campeonatos – e consecutivos! – antes de ir desta para melhor. Não quero morrer só cheio de razão.
15 Maio, 2015 at 1:23
Desculpa, braveheart. A “razão” acima também é tua. A ela me rendo também.
15 Maio, 2015 at 1:27
Tenho uma fezada (vale o que vale) e sem esfregar as mãos que para o ano somos campeões. Utopia? Talvez, mas olha já há algum tempo que não a tinha. E como espero que dures muitos anos, ainda quero ver-te (Ver-nos) festejar bi tri, vitórias europeias (a começar por uma na Liga Europa nos próximos 3 anos).
O Pirro? Está a dormir. Nós acordámos….
15 Maio, 2015 at 7:54
Bela imagem para acordar de manhã! Vamos lá!
15 Maio, 2015 at 1:13
É interessante este teu comentário, essa é sempre a dúvida antes de qualquer jogo ou batalha, “será que temos o necessário para vencer”?
Mesmo que saibamos o quão dificil é vencer um Barça ou um Bayern vamos na mesma à luta, se ganharmos a glória é imediata e imensa; se perdermos resta-nos fazê-lo de cabeça erguida e orgulhosos da nossa prestação. Este é o pensamento na véspera de uma contenda com um adversário que sabemos poderoso, os fundos – como adversário do nosso adn clubistico- já o foram muito mais e nunca nenhum Sportinguista duvidou da pertinência da nossa luta. Na minha opinião isto significa que essa luta valerá sempre a pena, aconteça o que acontecer.
Há outro lado desta luta que me parece ganho, seja qual for o resultado daqui para a frente: o Sporting é dos sócios, vai continuar a ser dos sócios e sabemos hoje que se continuarmos no caminho em que estamos, o Sporting nunca deixará de ser a manifestação das NOSSAS ambições desportivas. Se o adversário forem os fundos, a FIFA e clubes portugueses à la Chelsea, City, PSG ou Valência, para mim será igual, só temos de continuar unidos naquilo que são os principios que nos identificam e em torno de um clube sem donos, que estaremos bem. Seremos fieis a nós próprios, continuaremos unicos nem que tenhamos de ser diferentes.
15 Maio, 2015 at 7:50
+1
15 Maio, 2015 at 0:19
O Sporting com a sua identidade formadora e baseada em princípios positivos para o futebol será cada vez mais uma potência Europeia! A identidade é tudo! 1 campeonato ganho assim é mais prestigiante que quaisquer 50 campeonatos ganhos baseados na aldrabice!
O nosso prestígio na europa está cada vez maior (vide sempre que saem reportagens sobre o Sporting em Espanha, Italia e UK) e não andamos a ganhar titulos, imaginem quando ganharmos!
15 Maio, 2015 at 0:25
Que pena tenho de não ver o Carriço triunfar com a nossa camisola, está no Sevilha e vai à segunda final europeia !
Somos mesmo especiais !
15 Maio, 2015 at 1:58
Houve alguém que disse “enquanto PC e LFV forem vivos o Sporting nunca ganhará um campeonato”
Será????
Para já …confirma-se.
15 Maio, 2015 at 7:52
Tinha ideia que nos últimos que ganhámos eles estavam vivos…
15 Maio, 2015 at 7:37
A nossa guerra é falada lá fora, não tarda que alguns outros se juntem a nós. Muito bom, que vitória.