Nunca foi fácil ser do Sporting. Quer dizer, deve tê-lo sido por altura dos Cinco Violinos, mas eu refiro-me aos últimos trinta anos, décadas em que se foi cozinhando em lume brando a bipolarização desportiva em Portugal. Durante esse tempo, à medida que benfica e fcp iam dominando nas mais variadas frentes, o Sporting ia-se aconchegando ao papel de gigante adormecido. Tão adormecido e tão aconchegado que os adversários, com toda a falsidade que lhes era e é inerente, passaram a dizer que o desporto nacional fica mais pobre sem um Sporting forte nas mais variadas modalidades. Com o futebol à cabeça, claro está.
A falsidade e o tom de gozo era subliminados com o maldito aparecimento do conceito “clube-empresa”, com o desprezo por uma história única ao nível da modalidades, com a escolha de presidentes que mais depressa têm um ameaço de AVC ao darem uma grande tacada no green do que ao festajar um golo com as nossas cores. E para quem consiga ter passado por tudo isto a assobiar para o alto, nunca é demais recordar que o Sporting Clube de Portugal esteve perto de ter refundar-se face ao espartilho finaceiro em que, imagine-se, os Sportinguistas o deixaram. “Epá, ó Cherba, mas tu vens disparar para dentro ou para fora?”, poderão perguntar-me, ao que eu respondo que uma das coisas que mais me entristece e ver que aquelas que deviam ser armas comunicacionais de excelência para nos defendermos e contra-atacarmos são, diariamente, utilizadas por quem veste as mesmas cores para continuar a cultivar interesses pessoais ou para promover um discurso que promove a contenção e a moderação, as mesmas que nos deixaram literalmente na merda.
E todo este cenário, que me incomoda profundamente, voltou a desfilar em frente dos meus olhos na noite passada. Num canal privado, a SIC, um tal de Marques Mendes aproveitava o seu tempo de antena para assumir a propaganda pró-Vieira e para carregar nas mentiras que são ditas de forma tão natural como beber um copo de água: este negócio com a NOS coloca o presidente do benfica na galeria dos épicos e vai permitir-lhe acabar com o passivo do clube. Como se o dinheiro entrasse no clube de uma só garfada, como se o passivo não fosse superior a 500 milhões, como se… enfim, testas e testas a serem brindadas com gelado fesquinho e uma orda imensa de orcs a gritarem de felicidade. Depois, nesse mesmo canal, mais uma reportagem sobre um tal de Renato que, por este andar, acabará o ano como o futebolista que mais capas teve em 2015. E quando um gajo se farta e faz zapping, leva com uma promo da Champions, na RTP, o tal canal que se governa com o nosso dinheiro, que só pode ter sido escrita e realizada pela dupla Guerra e Gabriel (só não passou foi na btv). Esta merda, todos os dias, cansa. Revolta. E mostra-nos, claramente, que este país não é para Sportinguistas moderados.
Caso não te tenhas apercebido, já lá vai o tempo em que compravas um jornal desportivo escrito por pessoas sérias e capazes de disfarçar os imperativos editoriais manietados por cores clubísticas. A Bola assumiu-se, sem pudores, como o jornal do rei dos pneus, tendo em Delgado o porta-voz de toda a falta de ética jornalística que grassa no nosso país. O Jogo mandou às malvas a máscara do equilíbrio e assume-se como jornal oficial ao fcp. E o Record vive dividido entre a tentação de dar continuidade a anos de Queridos e de Manhas ou de aceitar ser o único a dar voz a quem tenta desmontar o sistema. E nem vale a pena passarmos aos generalistas, ou vale? Correio da Manhã, DN, Público, qual deles o mais empenhado em mostrar que não é só o equipamento da selecção que procura rebaixar o verde para fazer brilhar o vermelho.
Caso não te tenhas apercebido, já lá vai o tempo em que conseguias falar de futebol com os teus amigos sem que a conversa seguisse outro rumo que não o do futebol jogado nas quatro linhas. Esquece essa merda. Até porque se tiveres amigos do benfica eles vão ser capazes de dizer-te que o Tonel fez penalti de propósito e tu vais ficar à beira de perder uma amizade face à vontade de lhe dares uma cabeçada (só para limpares o gelado da testa, claro). É triste, mas conseguiu-se promover o futebol que não é futebol, sendo Portugal um dos porta estandartes dessa miserável forma de estar. Os 15 ou 20 programas de paineleiros são tudo menos programas de debate futebolístico e a única utilidade que têm é a de fazerem-nos ter a certeza de que, ao contrário do que acontecia há 30 anos, qualquer puto Sportinguista deixou de precisar de imaginar como funcionam os bastidores mafiosos do nosso futebol. Afinal, está ali tudo, sem qualquer pinga de decoro. Diz-se o que se quer, manipula-se a informação, envenena-se a opinião pública. Mata-se o futebol aos poucos, mas que se lixe se for esse o caminho para a bipolarização. São as chamadas “agendas”.
O que não estava previsto nas agendas era que, de um momento para o outro, o Sporting, o tal acomodado ao seu papel de gigante adormecido, resolvesse espreguiçar-se e, com isso, fazer abanar o tabuleiro do jogo. E é por isso que, caso não tenhas reparado, este sistema 2.0 que rege o desporto em Portugal esteja a ser diariamente reprogramado para atingir o mesmo alvo. E, face a isto, tens duas opções: ou continuas a assobiar para o lado e és engolido, ou lutas e respondes com as armas que tens. Até te dou de barato que possas não querer entrar em discussões acesas, mas há um mínimo que podes fazer: faz-te sócio do Sporting. Não podes? Assina o jornal! Não podes? Faz like no facebook oficial! Não tens facebook? Segue o teu clube no Linkedin! Não tens? Usa o Twitter! Não usas redes sociais? Deixa de assinar a SportTV! Não és assinante? Boa. Agora deixa de alimentar os diários desportivos com o teu dinheiro e os teus cliques. É à borla no café? Então desmascara toda a propaganda que veiculam! Isso vai dar confusão no café? Estás a ver o que eu estava a dizer-te: este país não é feito para Sportinguistas moderados. Quanto mais depressa o entenderes, mais próximo estarás de poder ajudar o teu clube num momento da história onde, como se acaba de ver com o regresso da equipa de ciclismo, podemos esperar todas e quaisquer movimentações vindas do esgoto. E que é impossível estagná-las e combatê-las sem estar disposto a aguentar o cheiro e a caminhar no meio de tudo o que te repugna e revolta.
7 Dezembro, 2015 at 8:12
obrigado Cherba. É bom acordar pra semana com tamanha lucidez.nao acrescento uma virgula. Viva o Sporting e vivam os Sportinguistas como tu!
7 Dezembro, 2015 at 8:22
Muito importante que os Sportinguistas entendam e assimilem o significado do titulo deste post…
Temos de “ajudar”, o mais e melhor que pudermos, o nosso General…sózinho ele não conseguirá “pegar” esses bois todos… Precisa de ajudar e de um bom rabejador…(JJ tem estado bem nesse papel…pelo menos os bois vermelhos é só rabiar, ás voltinhas…)
Agora é prestar atenção ao outro boi de lá de cima…
7 Dezembro, 2015 at 12:02
Concordo, a força do nosso presidente é sustentada pela dimensão dos adeptos.
Este ano temos tido uma afluência aos estádios (em Alvalade e fora) digna de resgisto, e penso que vai aumentar exponencialmente se conseguirmos, no mínimo, manter a diferença de 2 pontos até ao clássico com o porto, e depois, BATERMOS os bimbos e aumentarmos a diferença na classificativa para 5 pontos (!).
Caso isso aconteça, começaremos a ver o título no horizonte, e só dependeremos de nós para o vencer.
Os Sportinguistas sabem muito bem a definição de MILITÂNCIA, porque se não o soubessem, já tinham desistido do clube neste longo período de martírio a que temos sido sujeitos pelos cabrões que destroem o desporto nacional.
7 Dezembro, 2015 at 8:29
Excelente, e eu conheço tantos Sportinguistas moderados porque não se querem chatear a dar uma cabeçada em quem diz mal do Sporting.
“este país não é para Sportinguistas moderados” dizes tu Cheba e com TODA A RAZÃO!!!
Este país é para Sportinguistas que defendem o seu Sporting de dentes cerrados, que mandam os “amigos” lampiões quando veêm com essas histórias do Tonel, para a puta que os pariu, que esgotam todas as possíbilidades a nível financeiro para pagarem pelo menos 6 euros por mês para serem sócios, este país não está habituado a ver o Sporting no lugar que está e pujante como está e começa aos poucos a entrar em estado de choque, quando até com arbitragens manhosas e habilidosas como a de este fim de semana na Madeira, não nos conseguem passar a perna.
Este Sporting precisa de nós, mas de nós a sério, não daqueles gosmas que só aparecem nas fases boas, precisa dos que o AMAM de verdade.
Sportinguistas de ferro são necessários nesta fase, até porque se formos campeões como espero, além de ficarmos ainda mais fortes, os outros bardamerdas entraram em depressão eterna!
VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!
7 Dezembro, 2015 at 8:31
Viva o SPORTING … mas temos de acordar … eu sempre estive pronta para guerra se for preciso perder um ou dois amigos que seja … também as amizades servem para te abrir os olhos se eles continuam a insistir em comer gelados com testa problema deles … mas que terão de me ouvir ai lá isso terão … temos pena !!!!!! se este é o caminho que temos de percorrer que seja esse o caminho !!!
7 Dezembro, 2015 at 8:32
Obrigado por nos lembrares que somos muitos a pensar da mesma maneira!
E essa da cabeçada nos gajos que comem gelados com a terá começa a ser cada vez mais verdade
Ontem assisti ao início do programa com o Gordobern e, espanto, pela primeira vez ouvi naquele programa falar-se de outra modalidade que não fosse futebol.
Adivinhe-se qual era e o motivo para se falar dessa modalidade…
As duas nádegas , como sempre, juntinhas e afinadas no discurso, bem coordenadas pelo sempre disponível Hugo Gilberto, também ele sempre pronto para estas coisas de dar bicadas no Sporting.
Venham de lá os próximos dois jogos pois só assim abafamos este soundbite do nalguedo.
7 Dezembro, 2015 at 8:32
Excelente texto e tão real.
Ou nos unimos em torno do Sporting e o defendemos ou mais vale arrumar as botas … eu já escolhi unir-me aos irmãos Sportinguistas, que lutam para defender o nosso clube e tu?
O mundo não está para os mansos …
7 Dezembro, 2015 at 8:43
🙂 lá esta prontas para guerra Alexia 🙂
7 Dezembro, 2015 at 8:47
Sempre pronta para defender o meu grande Amor 😉
SPOOOOOOOOOOOOORTING
7 Dezembro, 2015 at 8:56
SPORTIIIIIIIIIIIIIIINNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNGGGGGGGGGGGGGGGGGGGG !!!!!!!!!!!!!
7 Dezembro, 2015 at 10:08
Eh mulheres d’armas…!
Se todos os homens que se dizem sportinguistas “fossem assim”…não tínhamos tantos canalhas a tentar deitar-nos abaixo…!!
SL
7 Dezembro, 2015 at 10:49
é que nós topamos melhor os sonsos desta vida Caro amigo Max 🙂
7 Dezembro, 2015 at 13:00
Não tenha dúvida Amigo Max, as mulheres são um grande exercito e as Leoas estão sempre prontas para defender as suas crias … assim como nós estamos prontas para defender o nosso Sporting.
Beijinhos 😉
7 Dezembro, 2015 at 11:49
Ainda há bloogs que dizem ser do Sporting e ataca todos os dias o nosso presidente, esse tal de camarote leonino é filho da put…………..
Vamos a eles grande Leão.
7 Dezembro, 2015 at 12:04
Tenho lido muitas vezes por aqui esse nome, Camarote Leonino. Esse e outros que pelos vistos continuam com uma campanha suja pelo que de bom tem sido feito nos últimos 3 anos em Alvalade.
Nunca visitei tais sites, e nem espero visitar, mas o que me vem à cabeça é? Ninguém arranja uma estratégia de destruição desses sites/blogues?
Guerra é guerra, ou não é?
7 Dezembro, 2015 at 12:11
Eu até acho que esses blogues são importantes…são uma valvula de escape onde um gajo pode estar descontente com qualquer coisa, vai ler lá e acaba a dizer “Fodasse…estes gajos são cegos!! Não conseguem ver as coisas boas?! ” e por isso ainda acaba a cagar no que o deixou descontente depois de ir ver a alucinação que para lá vai!
Já lá fui há uns tempos, desde o ano passado na altura do filme com o MS que deixei de ir e nunca mais fui…mas acho que aquilo é muito bom e aumenta bastante o apoio ao presidente! Se a alternativa é aquilo…
7 Dezembro, 2015 at 12:38
Discordo e passo a fundamentar.
Concordo que deva existir oposição, é assim que se evolui. Mas uma coisa é oposição sensata, que mesmo que não concorde com as políticas da atual direcção tenha alternativas fundamentadas, sustentadas. Pelo que se vê, isso não existe. Existe sim uma estratégia venenosa de dizer mal, inventar inverdades e não apresentar soluções.
Este tipo de alternativa não tem lugar numa sociedade de valores íntegros.
Não passa de uma alternativa camaleónica, que se mistura com o barulho da confusão para levar avante agendas pessoais de homens que se viram privados de mordomias quando estavam em Alvalade.
Estas ditas alternativas devem ser esmagadas, e devemos congratular as outras que são sérias e de pensamento são.
7 Dezembro, 2015 at 12:44
Tens razão e passo a rectificar o que disse antes:
Estes blogues são importantes para o presidente do Sporting, não para o Sporting! São importantes para o presidente porque é como disse….a oposição a ele aparece por via de uns quantos lunáticos que espumam de raiva e por isso não têm o mínimo de credibilidade!
Para o Sporting é mau porque esses idiotas acabam por calar os que poderiam ser uma oposição interessante e construtiva para um Sporting melhor! Ninguém de bom senso quer ser misturado com aquilo! Para o Presidente é bom pelo mesmo motivo…
7 Dezembro, 2015 at 13:40
Resta também à oposição séria afastar-se da insensata, e dizê-lo publicamente, para que ninguém os confunda.
7 Dezembro, 2015 at 8:36
Bom dia.
Um post que ilustra o que se tem passado nos últimos meses /anos e que está a assumir contornos mais escandalosos nesta época, pelo facto do Sporting revelar que é verdadeiramente um sério candidato ao título.
Em relação aos paineleiros, não há dúvida que continua a mesma ladainha, agora é o problema de ganharmos apenas por um golo… ou seja, vamos ganhar aos Barreiros, com uma exibição que não deslumbrou, mas segura, mas só foi por 1-0, logo estamos mal… O mesmo estádio, em que o Porto dos milhões da Doyen e sabe-se lá que mais, empatou. O mesmo Porto que tem dois jogadores como Imbula e Brahimi (sendo que o primeiro é um fiasco) aparentemente já avaliados em 80 milhões! Entretanto o jornal A Bola volta a prosseguir hoje a sua campanha de marketing nojento em redor da nova estrela refulgente do Seixal, o Renato Sanches (ocupa quase toda a capa) que com 3 jogos é já um fenómeno estratosférico. Esta ânsia de valorizar tudo o que sai dali (mesmo que possa ter algum valor, obviamente, mas ainda é potencial) e ao mesmo tempo desvalorizar o que é do Sporting já repugna.
Entretanto no ciclismo, o Porto que esteve 31 anos sem o ter, lembrou-se agora de repente (por coincidência dois dias depois do Sporting o anunciar) de que também queriam apostar na modalidade e para isso foram desviar a equipa W52 que tinha assumido (resta ver de que forma) um compromisso com o Sporting. Nojento este Pinto da Costa, uma das personagens mais asquerosas do futebol português dos últimos 30 anos. É bom não esquecer isso, mesmo que tenhamos todas as razões para odiar o Benfica, a sua estrutura e o gangster (LFV) que atualmente assume a sua presidência.
Pinto da Costa sempre quis que o Sporting fosse reduzido a algo simbólico, fez tudo o que pôde para nos prejudicar e muitas vezes de forma gratuita. Tem assistido na sua poltrona à guerra entre o Sporting e o Benfica, esperando que tal desgaste os adversários. Depois de ver qual ficaria mais forte em termos de campeonato (penso que concluiu que éramos nós) resolveu começar a fazer-nos guerra. Para já foi buscar de forma inopinada o ciclismo (!) e provavelmente mais tarde irá exibir triunfante o contrato do Carrilo (ainda a confirmar, mas tudo indica que sim). É tempo de o Sporting assumir PC como um dos nossos grandes inimigos e de o tratar como tal. De combater o Porto com todos os meios ao nosso alcance, não perdendo de vista a estratégia de desgaste e de difamação que vai sendo orquestrada pelo Carnide, num arrastão lampionico que se percebe em vários setores da sociedade.
Ontem vi um pouco do programa Play Off, onde Inácio esteve muito bem. João Alves referiu de forma alarve as arbitragens quando comentava o primeiro lugar do Sporting, mas Inácio e muito bem, não deixou cair o assunto e desmontou esta conversa nojenta que tem vindo a ser alimentada e de que o Sporting é beneficiado pelas arbitragens como se alguns erros cometidos a nosso favor, compensem os inúmeros que são contra e já nesta época. Uma palavra ainda para Rui Santos que terça-feira alinhou cobardemente com Rui Gomes da Silva nas insinuações torpes de que Tonel teria cometido o penalty com a intenção de prejudicar a sua própria equipa e beneficiar o Sporting – fez até uma pergunta aos espetadores a questionar se o lance teria ou não posto em causa a verdade desportiva – e ontem a dizer que o lance tinha sido estúpido e já a não questionar a honestidade de Tonel. Se eu fosse este jogador não colocava apenas um processo ao Gomes da Silva, mas também a Rui Santos. Onde está este paladino da verdade desportiva nos dois penalties ridículos com que dois jogadores da Académica presentearam o Benfica? Onde está ele quando o Porto só ganha 2-1 (mas só nós é que ganhamos à rasca…) com um penalty precedido de falta (já agora onde anda o palhaço do Patego que protesta arbitragens)?
Perante isto tudo, só nos resta cerrar mesmo fileiras, ignorar publicamente eventuais episódios que possamos discordar em relação à vida interna do clube e continuar a apoiar incessantemente o Sporting numa época em que se nada de anormal acontecer, teremos a maior possibilidade dos últimos anos para sermos campeões. Como merecemos e como devemos continuar a ser depois de reconquistar o campeonato. E vamos todos já responder presente na quinta-feira contra os turcos.
VIVA O SPORTING!
7 Dezembro, 2015 at 9:09
Muito bem Leonissimo.
Faço minhas as tuas palavras, que excelente análize.
7 Dezembro, 2015 at 9:41
Obrigado Leorodri. Sabes que também costumo partilhar grande parte das tuas opiniões. Abraço
7 Dezembro, 2015 at 9:25
Texto pefeito!!!
E já agora uma pergunta para confirmar ou não o que tem sido o meu sentimento no meru circulo de amigos/conhecidos.
Até os lampiões “moderados” andam muito aziados, certo?
Tenho notado isso em conhecidos que eu considerava calminhos e moderados…
7 Dezembro, 2015 at 9:40
Acho que sim Ricardo. Nota-se que a campanha orquestrada contra nós está a conseguir radicalizar (estupidificar?) benfiquistas mais moderados
Devemos responder da forma que o merecerem: aos poucos que quiserem argumentar, apresentamos as nossas razões… aos outros é desprezo e fogo à peça…
7 Dezembro, 2015 at 9:45
E obrigado também pelas palavras simpáticas. Também costumo estar em sintonia com muito do que dizes.
7 Dezembro, 2015 at 10:11
Meu amigo, pode haver um ou outro “benfiquista moderado”…
Mas os lampiões …são todos iguais…!!
Ou seja…apenas esgoto…!!
Abr e SL
7 Dezembro, 2015 at 8:39
Bom dia.
Eu estou nessa luta há muito tempo. Já tive muitos dissabores por causa disso, mas não vou desistir, porque esta é uma luta sagrada, uma cruzada em prol de valores que merecem ser promovidos e de uma instituição inspiradora e maravilhosa. No dia em que o Sporting CP soçobrar morrerá a última réstea de esperança para Portugal, porque não restará vontade de acreditar nas forças do bem.
Eu sou daqueles que aceitaram o desafio do Pres. Sousa Sintra: passei a ostentar na lapela o emblema do Sporting Clube de Portugal.
Todos os dias.
Saudações Leoninas para vocês todos, pessoal da luta.
7 Dezembro, 2015 at 8:44
*Uma dica para marques mendes:
Porque é que não recomenda ao vieira que pague os 4,6 milhões de euros que deve ao município de Lisboa?
Com tanto desafogo financeiro como agora apregoam ter poderão finalmente fazer isso, em vez de fazer de lorpas os restantes munícipes.
7 Dezembro, 2015 at 8:40
És GRANDE CHERBA !
7 Dezembro, 2015 at 8:46
Não é para moderados, mas é preciso ter calma!
Temos de ir por partes.
Se conseguirmos a dobradinha este ano é um grande passo para o fim da bipolarização.
Outro é utilizar o acordo com a NOS do benfica para virar todos s clubes pequenos contra eles.
7 Dezembro, 2015 at 8:54
calma temos tido durante as últimas décadas…agora é sempre a rasgar, pode-se tomar medidas concretas e boas para nós sem ser preciso estarmos amorfos.
7 Dezembro, 2015 at 9:16
estamos a dizer a mesma coisa:
calmos mas muito activos. Amorfos nunca. A calma é necessária para não perdermos a razão com uma atitude irreflectida. Isso é o q eles querem. Por exemplo ontem o Inácio esteve bastante bem a defender o Sporting contra ataques baixos do Alves, não beixando ao nível deste (ex. quando o Alves disse q o Tonel queria ter acertado no “focinho do Slimani”). Se o Inácio tivesse ido atrás do Alves numa deriva de linguagem menos própria hoje os jornais faziam capa c/ as declarações polémicas do Inácio branqueando a má-educação do outro.
E há muitos exemplos destes.
Estou perfeitamente convencido: atacar em todas as frentes, sem descanso, mas sem perder a calma. Não lhes podemos dar trunfos. Sobretudo numa fase que estamos cada vez mais perto de dar a volta a isto.
O futuro vai ser verde, não tenho dúvidas!
7 Dezembro, 2015 at 9:21
não vi esse programa, o anão do Alves disse “focinho do Slimani”???
que grande filho da puta do anão, os peineleiros daquele clube é tudo uma merda pegada, só carroceiros, só trombeiros fdx que até faz impressão…
7 Dezembro, 2015 at 9:44
Disse isso mesmo e por duas vezes. Depois defendeu-se e disse que era linguagem própria do futebol. Foi pena que usando a mesma linguagem e falta de educação (porque é disso que se trata, representando uma deselegância intolerável) o Inácio não o tenha mandado ir bater com as trombas numa parede…
7 Dezembro, 2015 at 11:13
Mas que Grande filho da puta este bidonAlves.
Será que os comentadores lampiões precisam todos de ter mais de 100kg para aparecer na televisão?
Até nisto são os maiores!
7 Dezembro, 2015 at 9:45
Disse e repetiu várias vezes, desculpando-se sempre que focinho é utilizado na gíria do futebol…
Focinho tem quem lhe fez as orelhas, esse porco avençado do Carnide. Gente reles e baixa. Verdadeiros FDP que não valem um naguet.
Dos programas de paineleirice de ontem ficou evidente a estratégia de desinformação semanal da central de propaganda galinácea-nadegal:
– O SCP está a perder gás (depois de irmos ganhar aos Barreiros e continuarmos em primeiro);
– O Oporto & Doyen Balonpié está a subir de forma (se aquele passe “a rasgar” do defesa do Paços que desmarcou o Xistra para apitar penalti não tivesse acontecido…);
– O Carnide do Rei Midas tem ganho a adversários muito valorosos, todos os adversários do Carnide estão no seu melhor momento de forma (evidente na forma inteligente como os jogadores da Académica fazem dois penaltis…)
7 Dezembro, 2015 at 10:13
O pior é ter de esperar até 2018…para que acabe “a esmola” da SportTV…
Estivessemos nós livres…mas o azar tem sido tanto que temos de carregar com as asneiras anos a fio…!!
Abr e SL
7 Dezembro, 2015 at 9:03
Bom dia e boa semana tasqueiros,
Se por um lado temos de ter paciencia para aturar aquela rapaziada que come gelados com a testa, por outro e como bem escreve o Cherba, não nos podemos calar. Este fim de semana confrontei um ou dois imbecis que andaram a falar do Tonel, perguntei: o que acham dos penalties da académica? Não falam igual agora?
Quanto aos paineleiros, é um peditório para o qual deixei de dar à muito tempo, recuso-me a ver morsas, gosmas, caracolinhos e outros que tais.
Sobre os (c)roquetes a culpa é nossa também, fui um dos sócios que antes de Sporting – braguinha assistiu ao lançamento da primeira pedra do Alvalade XXI, sem perceber todas as asneiras que estavam a ser feitas, agora não me adianta estar a pensar em cortar os pulsos porque deixei que se construísse um estádio com fosso, sem pista, sem sol, sem arejamento do relvado, sem pavilhão mas com um centro comercial ridículo sem lojas ancora.
Agora só me resta entregar-me à causa, apoiar o Presidente Bruno de Carvalho e cada dia lutar por um Sporting maior porque o SPORTING É O NOSSO GRANDE AMOR
SL
7 Dezembro, 2015 at 9:47
Muito bem Cherba, na tua análize aquilo que é o Sporting no contexto atual. Mas ru não diria que o Sporting de hoje não é para moderados, porque é na moderação que se consegue o bom senso e o equilibrio, fundamentais para a vivencia em sociedade.
O que não implica que sejamos parvos, que nos deixemos enganar e levar nas cantigas de quem se tem aproveitado da nossa dormencia para nos retirar do lugar que é nosso por direito. O que o Sporting precisa é de mobilização, dos sócios e adeptos que estão afastados do clube e que necessitam de um empurrãozinho para vencerem a inercia.
Se hoje temos cerca de 130.000 sócios, porque é que só vão 30 a 40.000 ao estádio? Não falem de comodidades, porque têm-nas todas. Está situado num local fantástico, com metro à porta, com transportes do melhor e mesmo pessoas como eu que têm de fazer mais de 100 km para irem aí têm hoje bons acessos e até bons parques de estacionamento.
É caro, é verdade, mas se fazemos esse esforço, por gosto e amor ao clube, custa por vezes compreender como é que os Sportinguistas de Lisboa e zona metropolitana, que serão muitas centenas de milhar, não enchem o estádio.
Na comunicação social, o benfica manifesta a sua força, pelos supostos e reais adeptos que tem, apresentando-se como o msior clube portugues, o porto apresenta-se como o maior vencedor dis ultimos 30 anos e nós o que é que fazemos para mostrar a nossa força? Principalmente depois de anos seguidos de tiros nos pés e de manifesta preguiça e negligencia de quem geriu o clube, admiramo-nos agora que quando alguém demonstra vontade de fazer alguma coisa e põe finalmente o Sporting a ganhar, lhe caia tudo em cima?
Só temos uma firma de dar a volta a isto, como diz o Cherba e bem é mobilizar-nos, fazendo mais sócios, vivendo mais o clube e trabalhando para a união dod Sportinguistas, porque se não nos unirmos para o mesmo objectivo, ainda que possamos ter ideias diferentes, são os nossos adversários que vão continuar a dominar.
7 Dezembro, 2015 at 10:02
É isso mesmo Leorodri. Mobilização total. Agora ou nunca…
7 Dezembro, 2015 at 13:17
Leorodri,
o que etiqueto de Sportinguismo moderado é aquele que, infelizmente, ainda me parece em maioria: está tudo claro, à nossa frente, mas ao fim da primeira tentativa falhada de puxar um dos fios da teia, passa-se a encolher os ombros. É o deixa andar, o isto há-de mudar, a crença despropositada no karma e afins.
7 Dezembro, 2015 at 9:49
Este post coloca-me questoes existenciais. Nestas coisas das redes sociais dou por mim a envolver-me em “rixas digitais” com familia e supostos “amigos” lampioes que fazem questao de descarregar online a sua real dor de corno com os meritos do nosso clube e do seu presidente. Por um lado penso que tudo isto é apenas futebol e nao vale a pena chatearmo-nos mas por outro nao consigo ficar indiferente quando apelidam o meu presidente de suino e coisas piores, e tentam rebaixar o meu clube com aquela soberba lampiã.
Uma coisa é certa. Há muito que tudo isto deixou de ser futebol e cada vez é mais dificil ter uma conversa sobre futebol. E infelizmente o cherba tem razao. Ou nos recusamos a falar de bola, ou temos de assumir uma postura bélica de cada vez que falamos sobre o assunto, tamanho é o nivel de provocaçao latente. A mim apetece-me dar cabeçada a toda a hora, e acredita, não é para limpar gelado.
Em frente Sporting.
7 Dezembro, 2015 at 10:39
+1 qualquer dia não tenho amigos, começo a acreditar que não existem adeptos do sport lisboa e branca existem apenas lampiões.
7 Dezembro, 2015 at 10:53
Eu para mim as conversas têm sido bastante fáceis com eles!!
É só rir e gozar com a azia…nem sequer me dou muito ao trabalho de argumentar muito, só mandar umas bocas em resposta e gozar com eles! Difícil era quando éramos nós a estrabuchar e eles em primeiro a gozar o prato…
Eles dizem Tonel?! Se são lampiões digo Metade da equipa do Belém que ou não jogava contra eles ou então não apareceu este ano…Deve ter sido conselho do amigo deles ex PT que manda naquilo…LoL! E depois começa o “Háá e tal…é diferente”…E aí já só me estou a rir e a dizer que é diferente porque eles estão a 8 pontos! E já nem ouço mais nada…nem argumento mais nada…8 pontos….
Dizem árbitros….eu digo só que a azia é fdd! E por cada lançe que eles falam eu falo de outro e depois vem a conversa do “Háá e tal…é diferente” e aí já sabem…já só me estou a rir e a dizer que é diferente porque eles estão a 8 pontos…posso referir uma ou outra vez as 3 derrotas e o treinador miserável que eles têm…
Dizem formação…e eu respondo a rir e dizer que só no dia em que eles souberem o que é ter uma equipa com 8 jogadores da formação a sério sem serem metidos à pressão é que eles vão perceber o ridículo que é esta conversa!
Enfim….nesta altura não é altura de nos zangarmos com eles! Esta é a altura de gozar o prato!!
7 Dezembro, 2015 at 11:46
Só no facebook foram dois riscados em um mês. Prefiro assim. Riscar no ciber mundo para não ter de riscar no real
7 Dezembro, 2015 at 11:56
Eu também já entrei por essa via, sanitização das redes sociais.
7 Dezembro, 2015 at 9:54
O carnide conseguiu um grande negócio. Para eles. Que a médio longo prazo será uma Merda para eles.
E conseguiu lixar todos e dar mais 10 anos de atraso ao futebol português.
Esta é que é a verdade. Por isso, a médio prazo para eles também é merda.
Esta é a Verdade, que devia estar a ser discutida pela paineleirada.
O carnide adiou a safa do futebol tuga, a centralização.
Mas não deve surpreender , o carnide é liderado por umbiguistas, corruptos. Nunca quiseram a centralização.
Teçam loas ao genial orelhas.
Chorem pelo futebol português.
Está aqui, e a fonte nem sequer é isenta:
http://www.maisfutebol.iol.pt/box-to-box/opiniao/sera-que-o-acordo-do-benfica-com-a-nos-foi-mesmo-um-bom-acordo
Ciclismo. Ou qualquer outra modalidade, que não tenhamos agora.
O caminho é ir buscar grandes valores em termos de treinadores de formação.
Fazer um scouting ir buscar miúdos SCPguistas com 13-14 anos e começar uma equipa jovem.
Daqui a 5-6 anos tens equipas com Sporting no sangue. Nessa altura, Vais buscar experiência que queira vir para o SCP.
Dentro de 8-10 anos tens equipas de topo com SCP no sangue!
Quanto ao resto está tudo aí.
Futebol já nao discuto com ninguém.
La de vez em quando ….
Ainda agora no café a ouvir “aqueles três miúdos não enganam” e mais o André e o Bernardo tínhamos uma equipa..”
Caralho, então não os vendessem!!
Não entendem que formação não é só ter craques nas camadas, é eles jogarem na A?!!!
Sejamos honestos, o Semedo parece ser jogador, o Guedes não é um gelson mas é bom, o “Emerson sanches ” (18 anos?!? Ya ya….) não vi ainda jogar…
Ora bem, o problema não é as loas a estes jogadores.
O problema é a diferença de tratamento.
Para já, o Semedo nem é da formação !!!
Depois, só este ano, o jesus, o tal que não aposta na formação, já lançou gelson e matheus. Só não lançou o palhinha porque ele se lesionou.
A diferença de tratamento, a hiperbolizacao, esquecer que o SCP por vezes tem 6-7 jogadores da formação em campo….
Mais uma do café :
Ah ah ah pérola, a comunicação social está minada pelo Sporting !!
O Sporting está a ser empurrado…. foras de jogo ao marítimo…ah ah ah.
Aposto que nem viu o jogo!!!
Interessante o marítimo ter dado mais trabalho do que o carnide.
Pois, como diz o grande Cherba, não é para sportinguistas mansos.
Mas sinceramente, não vale a pena argumentar com gente que tem argumentos destes.
Aqui, felizmente não há comentários doutras cores mas onde há, é caso de estudo as justificações idiotas… as várias fases (foi o Sá? que tinha um post com as fases, a tal que termina com o “bicampeoes ” à falta de argumentos)
Não vale a pena conversas.. a gente que não admite, gente que está cega.
So uma coisa mudará tudo:
Sermos campeões repetidamente.
So ai o Bruno de Carvalho vai deixar de ser o garoto.
Caralho, se o mafioso das putas era “amado” pela CS, o paladino da verdade desportiva assim que seja campeão vai ser visto com outros olhos.
Quanto à nós, não vale a pena argumentar.
Vale tudo o resto que o Cherba diz, façam se sócios, comprem o jornal, tentem ir aos estádios e aos pavilhões.
Não troquem mais do que duas frases com lampiões e porcos.
Não leiam nem comentem jornais, painéis de comentadores.
Apenas bebam e comentem em fontes e lugares de sportinguistas.
“Partam” a cabeça sim a sportinguistas “desalinhados”. Aí sim, percam tempo.
Não sejam autistas com palas mas acreditem nesta direcção, neste projecto … saibam que não vão acertar tudo. Mas acreditem na boa fé desta direcção. Aceitem que se calhar, também tem de haver algum jogo menos limpo, algumas jogadas no limite… sou pelo fair play sempre! Uma vitória suada vale mais.
Mas um cabrao que passa o jogo a agarrar, a dar frutinha merece uma paralitica no bicep femoral! O conceito é o mesmo. As vezes tem de ser.
7 Dezembro, 2015 at 12:01
Excelente intervenção Lourenço.
7 Dezembro, 2015 at 16:11
Tiraste-me as palavras do teclado naquilo que diz respeito ao ciclismo. É assim que deveremos fazer com todas a modalidades, suportados nos melhores treinadores que consigamos contratar. SL
7 Dezembro, 2015 at 9:55
E siga a banda…
“No pasa nada”
http://www.sabado.pt/print/news/258/carlos_xavier_o_futebol_desiludiu_me.html
7 Dezembro, 2015 at 10:22
Acerca desta entrevista com o Carlos Xavier…
Achei “graça” àquilo que todos sabíamos ter acontecido…mas que “foi calado”…pra que não se saiba..:
“… “Sim, o futebol desiludiu-me muito,” confessa. “Senti muitas invejas, vivi muita podridão. No Estoril, por exemplo, quando fui adjunto do Litos, passei por uma situação incrível. O presidente deixou que a equipa descesse para a segunda divisão a troco de ir jogar com o Benfica ao Algarve apenas por causa da receita. Perdemos porque dentro do campo as coisas estavam todas feitas, ao ponto de mais tarde eu e o Litos termos sido ouvidos pela Polícia Judiciária sobre o que se tinha passado. O jogo foi comprado, ou vendido, neste caso. Os jogadores choraram no balneário.”, recorda, com tristeza….”
Lampionices é claro…!!
SL
7 Dezembro, 2015 at 10:29
O treinador adjunto diz que o SEU jogo estava comprado…. e é tudo “normal”….
Num País “a sério”…. isto não ficava assim….
7 Dezembro, 2015 at 13:57
Infelizmente, lá voltamos nós ao ‘cerne da questão’… É que vivemos num paiszinho de corruptos, que se vendem por um prato de lentilhas… E isso está espalhado por todo o lado, desde a junta de freguesia ao restaurante, ao café da esquina, ao hospital, ao tribunal… e por aí fora…
_Não se premeia o mérito, mas os sobrenomes, ou a ascendência… As cunhas são apenas meios para se atingir o fim de se ‘manter o controle’ das diversas ‘bolsas de poder’…
Triste país que tiveste metade do Mundo nas mãos (Tratado de Tordesilhas) e hoje pouco mais do que este rectâncgulo á beira mar plantado tens… Hoje és colonizado e comprado a retalho pelos que colonizaste, e pior que isso é o facto de abdicares da tua matriz como língua mãe e fazeres um miserável e repugnante ‘acordo ortográfico’ onde o Brasil manda mais…
Por mim, e desde o “Cacifo do Paulinho”, que encetei uma cruzada, em que primeiro teriamos de devolver o Sporting Clube de Portugal aos Sportinguistas e depois é lutar contra os adversários seja onde for, dentro e fora do campo!
Fico muito satisfeito por observar o NOSSO ressurgir, mas os ‘senhores do pântano’, os tais que manipulam o sistema, não nos querem deixar… Até deixam de lado rixas antigas para nos tentarem lixar…Por isso:
FIGHT & RESIST nunca como hoje fez tanto sentido!
Eu não só estou pronto para a “guerra” como a pratico, quase tipo ‘catarse’, abundantemente todos os dias!
Vamos SCP! Contra tudo e contra todos os que nos querem mal!
SL
7 Dezembro, 2015 at 10:34
Um grande Sportinguista, o Carlos Xavier. Andou ali alguns anos à espera que o telefone tocasse, mas preferiram dar trabalhos aos nunos valentes e a outros.
Já conhecia esta história do Estoril. O Mário Jorge é outro que também passou por estes episódios. Há muita merda no futebol, mas felizmente alguns já foram corridos, como o caso desse bêbado do figueiredo.
7 Dezembro, 2015 at 13:44
O Mário Jorge com o JJ, actualmente, era de TOP europeu.
7 Dezembro, 2015 at 10:01
É bem verdade! Grande texto! Mas a verdade é que o próprio Sporting não faz essa luta! As redes sociais não servem para isso a não ser o Facebook do presidente, o Jornal do Sporting só faz um ataque com números e factos e tudo mais Muito de vez em quando e nunca à CS, a tv…tem o Dolbert aos gritos mas também não é capaz de fazer programas de desconstrução desta merda com factos e tudo mais!
A realidade é que por exemplo um Mestre de Cerimónias defende muito mais o Sporting da nojenta CS que temos do que o próprio Sporting! E já não vou à quantidade de vezes que vemos noticias que depois se revelam verdadeiras e que deviam estar só dentro do Sporting ou às fontes anónimas de dentro do Sporting…
Enquanto a comunicação do Sporting se limitar ao presidente, via fb ou ao vivo, não vamos a lado nenhum…
E continuamos a dar munições e a distrair-nos com o que não interessa! Esta rábula do ciclismo (de que eu disse logo não ser grande fã) foi dar um baú inteiro de munições! O Presidente do Sporting vir mandar uma boca ao presidente do Marítimo (?!?!?) porque lhe ganhou 1-0 (?!?!?!) num jogo muito dividido é mais munições! Continuar a disparar contra o antigamente é outra! O Sporting a nível de comunicação é e continua a ser uma trapalhada pegada! E enquanto isto não se resolver só mesmo os Sportinguistas extremistas como nós resistem!!
No dia em que o Sporting souber comunicar como deve ser tudo será muito mais fácil….
7 Dezembro, 2015 at 10:06
FIGHT & RESSIST
7 Dezembro, 2015 at 10:19
De moderada não tenho nada, pelo menos no que toca ao nosso Sporting.
Fight & Resist
7 Dezembro, 2015 at 10:22
Grande grande texto Cherba. 100% de acordo
7 Dezembro, 2015 at 10:23
Já todos disseram “o que acham”…por mim dizer apenas…
Que s etrata de mais um enorme texto do Cherba…!!
Sporting Sempre…!!
7 Dezembro, 2015 at 10:39
Se formos campeões, nunca perdoarão BdC.
Tal como não perdoaram, o ter trazido Jesus para o Sporting.
Precisamente para nos defendermos desta corja e não oferecer munições a esta gentalha, há que ter mais cuidado e NUNCA anunciar nada antes de assinado.
Ok, Presi?
7 Dezembro, 2015 at 10:56
Sem stress pá!
Com bicicleta ou sem bicicleta, sem stress!
7 Dezembro, 2015 at 10:57
Tá mas é a andar de mota…heheheh!
7 Dezembro, 2015 at 10:56
Nem mais !
o Sporting precisa que os seus adeptos se galvanizem e que mostrem que estamos cá para sermos o crónico !
Os que não gostam deste reerguer do Leão….azarito !
PS: Cherba, precisamos das T-Shirts da tasca (sobretudo a Fight and Resist), para quando a entrega ?
7 Dezembro, 2015 at 11:05
Este hiper-negócio do Benfica nada mais é que o resultado de uma coisa: concorrência no mercado das telecomunicações.
Sporting está “agarrado” a um contrato, que na altura faria sentido, num cenário de monopólio.
O Benfica teve um mérito, o de quebrar esse monopólio com o seu canal. O português, por norma, não consome futebol. Consome clubes. O Benfica aproveitou-se disso, e desviou uns quantos que deixaram de pagar vinte e tal pela sporttv, para pagarem dez, e ainda “ajudarem”o seu clube. Naturalmente que, num mercado aberto, os direitos televisivos passarão a valer mais, enquanto que o canal do clube teria sempre um tecto máximo de facturação. Financeiramente, o projecto BTV era assim-assim, politicamente foi um grande tiro.
Quanto ao SPorting, é ter calma. Depois daquela bomba dos 400M, disparou-se para todo o lado. A Altice bancava a denúncia dos actuais contratos, a Vodafone pagava já para ter jogos em 2018, foi de tudo um pouco. A pressa é má conselheira, e há até ao fim da temporada para negociar este tipo de contratos. Até porque o Sporting não tem 14M de consumidores, mas pode ter uma arma negocial em Junho… o título de campeão nacional, com tudo o que isso significa em termos de militância.
PS: Mas falando de números… diziam que a BTV dava lucros na ordem dos 25M… ou seja, os “direitos televisivos” rendiam anualmente esse valor. Assumindo que o canal custa 5M/ano (será mais, mesmo perdendo a Premier), o Benfica irá receber para o ano 36M-5, ou seja apenas factura em direitos de televisão mais 6M que este ano. Já não é tao impressionante, pois não?
7 Dezembro, 2015 at 11:23
O custo do canal deles sem a transmissão dos jogos deles deverá descer bastante uma vez que a transmissão do jogo seria o maior custo deles!
Para além disso se não acreditava antes no lucro de 25M, não é agora que passo a acreditar! A verdade é que terão um acréscimo de receita na ordem dos 10M…Que é muito dinheiro! Independetemente da estupidez de quem acha que os lampiões vão passar de pobretanas para os mais ricos da aldeia deles (a forma de desconstruir esta ideia parva é: se com vendas de 70/80M anuais que têm declarado todos os anos só andaram a aumentar o buraco porque é que um acréscimo de 10M os vai salvar do que quer que seja?! 10M é metade do passe do Gimenez….ou seja anulamente vão poder entregar ao orelhas mais uns guitos e pagar mais umas comissões…mais nada!)
É um negócio muito bom! Claro que é! Se o Sporting aumentasse em 10M o que recebe por direitos televisivos seria extraordinário porque sabemos que o Sporting sim sabe utilizá-lo! Agora vamos ver como serão os negócios dos restantes porque o que vai ditar se este é apenas um bom negócio ou extraordinário é a diferença que marcar para os restantes!
O que faz do contrato com a Emirates um bom contrato é que é muito mais do que os restantes recebem (que é zero…)! Mesmo que seja apenas uma forma de lavar o dinheiro….
7 Dezembro, 2015 at 11:46
É claro que é um excelente negócio.
Daí a “zerar” o passivo… alto!!
Os números +- oficiais são receitas a rondar os 35M (assinaturas + vendas de direitos + pub??), e despesas a rondar os 10M. Diz-se que pagaram 3 pela Premier, descontando mais os custos de transmissão dos jogos caseiros, a despesa do canal não ficará longe dos 5M.
Portanto, se estes lucros foram tão publicitados, e marca registada da gestão de elite, há que usá-los agora.
7 Dezembro, 2015 at 11:51
Se eles quisessem ou conseguissem zerar o passivo tinham feito nos últimos 4 anos com os X00 Milhões que fizeram em vendas…não é com um acréscimo de rendimento de pai 10M/ano….isso é só mesmo conversa para lampião comer!
7 Dezembro, 2015 at 11:32
A Btv não lucra 25M.
A Btv deverá facturar 25M, o que é bem diferente de lucrar (reforço o deverá pois quase nada se sabe sobre números concretos, apenas suposições com base em hipotéticos números de assinantes e custos de funcionamento, aquisição de direitos, etc.)
Nunca saberemos o verdadeiro lucro, mas uma coisa é certa, o “silêncio” dos R&C sobre o lucro da Btv indicia claramente que o lucro é inferior ao valor que os lampiões teriam recebido se assinassem pela Sport TV há 2 ou 3 anos atrás.
7 Dezembro, 2015 at 12:00
“…diziam que a BTV dava lucros na ordem dos 25M…”
Lucro é uma coisa…. Receita é outra!!
24,4 Milhões —- > 300 mil assinantes a 12 meses a 8,13 € (10 € é com Iva, pelo que retirando os 23 % do IVA dá 8,13€ por assinatura mendal)
Mesmo que a publicidade rendesse 5,6 milhões (desconheço…mas duvido que chegasse a estes valores) estamos a falar de uma RECEITA de 30 milhões!!
E custos não há?
Custos de Pessoal?
Custos de meios técnicos?
Custos de Aquisição dos direitos da Liga Inglesa e afins?
Por isso….mais rigor sff quando se fala do que não sabe!
Nunca na vida a btv gerava LUCRO de 25 milhões!!!
Vou mais longe….
30 % de EBITDA num negócio é EXCELENTE e há poucas empresas a obter estes números.
Considerando a receita de 30 milhões…. e um EBITDA de 30% (que seria excelente e que não acredito que seja o da btv) estamos a falar de 9 Milhões.
Ou seja….bem diferente dos 25 milhões de lucro que a lampionagem Burra gosta de acreditar
7 Dezembro, 2015 at 11:24
Essa de fazer uma negociação global eu não sou tão assim a favor…
Em Portugal e sabendo como aqui se fazem as coisas por baixo da mesa, quer em alguns clubes quer nas FPF e Liga…não sou assim tão a favor!
como iria ser repartido o bolo pelos pequenos, médios e pelos grandes… pelos números utópicos de simpatizantes (quando alguns até no número de sócios aldrabam, até na data de fundação aldarbam…imaginem se tivessem de receber € então até diziam que tinham sido paridos por uma P*)
Primeiro preto no branco como as coisas seriam feitas, e depois se houvesse acordo entre todos, então sim avançar senão nada e cada um que faça o que tem a fazer!
7 Dezembro, 2015 at 11:30
O que mais me choca, neste mundo do desporto, é que por vezes a vontade não é pura e simples de desprezar o Sporting, em relação aos vermelhos. É o gosto pela polémica, o prazer que estas merdas lhe dão, a vontade que têm em dividir opiniões.
O caso do ciclismo é mais um. O Sporting anuncia o regresso à estrada, fala-se pouco disso, o FC Porto “rouba” a equipa, já merece capas. Porque foi um roubo, porque é uma guerra, porque alimenta capas e debates futéis.
A questão da “guerra na formação” entre Sporting e lamparinas, foi um mito e uma discussão inventada pelos jornais. A pedido do querido Líder Vieira, claro, mas alimentada pelo prazer da polémica.
Renato Sanches, Gonçalo e Nélson Semedo. Quantas capas fizeram estes três miúdos? a quem reconheço imensas qualidades já agora. Matheus , Gelson, João Mário (que época do cacete), William (considerado um dos 100 melhores atletas em competição), Rui Patrício (que está na sua melhor época) etc etc. E vai acontecer com muitos jogadores. Podence já foi chamado duas vezes por Jesus, ninguém quer saber de onde veio, o que faz em campo, se pode ser solução ou não.
Isso não interessa. Interessa o prazer de “dar a entender” que o Benfica pode superar o Sporting como clube formador. Interessa que se discuta isso, que os sportinguistas o neguem e que os benfiquistas o afirmem. E nós caimos sempre na tentação de justificar que as nossas escolas são as melhores, quando não temos de o fazer. Os números e os atletas falam por si.
Desejo vida longa a todos os jovens que o Benfica lançar. Que sejam bons, que tenham qualidade, que melhorem o futebol português e a nossa selecção. Espero que cumprar tudo aquilo que prometem com tantas capas e com tanta propaganda. Não me incomoda minimamente. Mas gostava que percebessem que não é por lançar três atletas que se passa ao topo.
O Sporting faz isso há tantos anos e já deu tanto ao futebol português, que tem créditos de décadas ainda por gastar.
Mas toda esta polémica só me faz ter a certeza: Adrien, André Martins, João Mário, William, Tobias, Rui, Esgaio, Gelson, Matheus, Mané e até o Podence, vocês são os meus preferidos e serão sempre.
7 Dezembro, 2015 at 11:44
“Renato Sanches, Gonçalo e Nélson Semedo. Quantas capas fizeram estes três miúdos?”
Deve ser praticamente as mesmas que fez o Hélder Costa, Cancelo, Ivan Cavaleiro e Bernardo Silva…
Mas eu percebo! As capas é para noticias, principalmente noticias surpreendentes! O Sporting formar talentos brutais não é noticias…é o dia a dia! Os lampiões terem algum talento é que sim…é noticia…
7 Dezembro, 2015 at 11:37
Completamente de acordo mas… isto não vai lá só com poesia…
Passo a explicar:
O texto coloca o dedo na ferida e põe os sportinguistas a reflectir e depois cada um tirará a suas ilações… De certeza que muitos terão contributos a dar que poderiam contribuir para inverter os acontecimentos, mas que teriam de ser acções concertadas e não individualizadas, por isso é que amiúde tenho escrito aqui na tasca, que este blog e o cherba, podiam ter um papel organizador e dinamizador de uma acção mais operacional e rápida na defesa dos interesses do Sporting Clube de Portugal. Material Humano há muito, só falta organizá-lo de modo a dar essa resposta.
https://atascadocherba.com/2014/03/10/hoje-as-20h/comment-page-3/
“O Presidente e a Direcção têm feito um excelente trabalho no que podem controlar, tal como o Bruno referiu e bem, resta-nos a nós fazer o restante que pode ser feito.
Como sportinguistas não podemos assistir impávidos e serenos aos ataques e tentativas de destruição do nosso clube! temos de fazer algo, de nos organizar, sistematizar ideias, por áreas de intervenção… Na Tasca temos a matéria humana necessária, mas como muitos já referiram temos um handicap grande, tudo o que aqui escrevemos é de aceso público e por isso qualquer estratégia pode ser bloqueada pelos nossos inimigos. Sim, inimigos, porque os adversário defrontam-se com regras transparentes e iguais para todos, o que nos estão a fazer não é de adversários. A partir de agora sempre que me referir aos porcos e aos lã-piões será nestes termos: INIMIGOS!
Eu tenho algumas ideias para sugerir mas não vou colocá-las aqui publicamente.
Cherba, para quando as alterações na Tasca que permitam o debate privado? E tinha todo o interesse cada um de nós facultar ao Cherba a sua área de intervenção ou a área em que podem ajudar o clube (Jurídica, Comunicação Social, Informática, Claques, Brigada de intervenção no terreno eheheh, etc, etc..) de forma a nos organizarmos para de uma maneira mais ágil e rápida, intervirmos em qualquer plataforma, sempre na defesa dos superiores interesses do clube.
Já tinha sugerido qualquer coisa deste género no pacote de medidas que foram recolhidas aqui para entregar no clube e aí propunha que fosse o Conselho Leonino através de grupos de trabalho que coordenasse estas áreas, mas depois de hoje, acho que não devemos esperar que seja o clube a fazer tudo, podemos ser nós a avançar dado que temos a matéria humana e o Comandante (Che)rba para nos liderar.”
https://atascadocherba.com/2014/11/24/compromisso-e-exigencia-entao-e-nos/
“Penso o mesmo que tu, mas não quis ir mais além nas comparações para não ferir as susceptibilidades dos sportinguistas que se agarraram ao slogan do “ser diferente” e vivem à sua sombra sem o consubstancializar.
Sou da opinião que os sportinguistas deviam também no âmbito profissional ter condutas de forma a defender intransigentemente o clube e os seus interesses.
Já tinha defendido “off the record” que o clube devia organizar os sócios de acordo com a sua área profissional e em cada área orientar, não para fazer com os lampiões ou porcos (corromper em benefício próprio), mas para bloquear esta estratégia das nádegas, garantindo que o clube não saía prejudicado…
Por exemplo, na área jurídica, jornalística, financeira, arbitragem, etc… teríamos muita vantagem em ter um “lobby” pro-sporting…”
https://atascadocherba.com/2015/08/31/contra-tudo-e-contra-todos/
“Acho também que os posts sobre cada árbitro deviam estar destacados como sub menus de um menu [arbitragem] na barra de menus de topo, aqui na tasca. Acho também que seria importante que alguém fizessem um levantamento de coisas importantes que foram escritas aqui no blog sobre corrupção, mafia, crimes e ligações perigosas dos nossos rivais, para facilmente podermos aceder e usar como arma de arremesso na blogosfera contra adeptos rivais e esclarecer os sportinguistas. Este tema também podia e devia ser acessível a partir do menu superior da tasca.”
7 Dezembro, 2015 at 12:13
Tasqueiros, leiam com atenção este comentário.
7 Dezembro, 2015 at 14:12
Grande Nogueira. Enorme comentário.
7 Dezembro, 2015 at 15:12
Nogueira como sempre a revelar um pragmatismo e lucidez assinaláveis. Essa dos árbitros permitiria por exemplo ir coligindo um historial das suas atuações.
Podia também ir-se reunindo tudo o que se vai dizendo sobre os presidentes dos rivais.
A mesma questão em relação aos jornalistas. Um historial das suas apreciações sobre o nosso clube (e rivais) seria importante para se definir um perfil e um padrão de atua~ção., mas de forma fundamentada.
A questão do debate das ideias / sugestões em ambiente mais privado seria importante porque sabemos que a Tasca está visível ao mundo… incluindo tipos que só querem o mal do nosso clube.
Mais uma vez: grande intervenção.
7 Dezembro, 2015 at 16:45
Lembro-me perfeitamente dessas intervenções, em particular a 1ª e a 3ª. Infelizmente não tenho os conhecimentos de informática suficientes para organizar uma coisa dessas, mas posso ajudar com muitas ideias também…
7 Dezembro, 2015 at 11:48
Grande texto Cherba!
Fight & Resist é hoje praticamente um lema de vida, bem como o lema do nosso Sporting!
Nós escolhemos o caminho da seriedade e do trabalho e combateremos sempre o caminho oposto.
Não devemos calar nem nos devemos conformar.
É preciso mudar e, se ganharmos contra tudo e todos, a nossa força será para lá de BRUTAL!
Força Sporting! Sportinguistas de luta, precisam-se!
7 Dezembro, 2015 at 11:51
Não é “SE ganharmos”
É “Vamos GANHAR contra tudo e todos ESTE ANO!!
5ª E Domingo é dia de ir ao Templo Sagrado —-> Estádio de Alvalade!!
7 Dezembro, 2015 at 12:01
Ainda vou tentar ‘enganar’ a mulher para ir para baixo na 5ª em vez de na 6ª (vamos ver se ela pode faltar às aulas na 6ª).
Não queria faltar a um jogo decisivo.
Domingo é garantido! Estarei lá, no meu lugar.
Eu acredito que será mesmo este ano mas as jogadas baixas ainda serão muitas e teremos de ser fortes para resistir e responder.
7 Dezembro, 2015 at 12:19
A jogadas baixas que nos vão fazer só nos vão tornar mais fortes e serão sinal que o desespero dos azuis e vermelhos é cada vez maior!
Este Ano é TUDO NOSSO!!!
7 Dezembro, 2015 at 12:20
Até a porcaria da Taça da Liga!
7 Dezembro, 2015 at 12:46
Espero que com alguns da B, como Gauld, Geraldes, Podence e Domingos Duarte.
7 Dezembro, 2015 at 13:22
Acho mais provável teres os suplentes da A…tipo Tobias, Paulista, Aquilani, Matheus, Tanaka, Montero (se voltar o Teo)…Acho que o JJ vai aproveitar como fez para a Europa…dar andamento aos menos utilizados…
7 Dezembro, 2015 at 11:56
Este é um grande artigo, e estivemos todos à espera dele.
Começo o meu comentário pelo Jornal Record. Não se iludam, este diário é afecto ao benfica, e mais do que isso, é subordinado do Gaddafi dos pneus. O Magalhães não passa de mais uma marionete neste jogo em que cada venda de jornal tem o triplo da importância (chegará o dia em que toda a informação será lida na internet).
O único jornal isento é o Jornal Sporting e é esse que devemos consultar o estado do nosso clube, e do desporto nacional.
Já foi dito repetidas vezes por dirigentes e adeptos, nós não queremos ganhar à força, queremos ganhar na raça. Se alguém for superior a nós, que o seja, mas de forma honrosa, sem trapaceiras de bastidores (vulgo corrupção e manipulação de resultados).
Ontem, alguém indicou aqui um vídeo onde o presidente (?) do Grijó falava, completamente “alterado”, em frente a uma câmera (talvez de um canal local) onde se dizia disponível para divulgar (à Polícia Judiciária e ao Ministério Público) o nome das pessoas que condicionam as arbitragens dos árbitros, na divisão em que o Grijó está inserido. Falou inclusivamente em dinheiros pagos mensalmente a observadores de árbitros, que fazem chantagem com estes clubes pequenos (mas honrados). Aguardarei pelo desenvolvimento deste tema, e estarei atento.
Como todos, Sportinguistas, devemos estar ao corrente deste assunto porque é o mesmo tipo de lama que nos tem afectado há décadas, e que tem impedido o Sporting de ganhar títulos, no fundo de evoluir, fazendo força precisamente no caminho contrário, para a autodestruição final.
Existe uma questão que é bastante visível no desporto português, e que foi, de uma maneira meio cómica/meio séria, abordada pelo agora treinador do Sporting, Jorge Jesus há uns anos: “o fair-play é uma treta”. Isto assenta na premissa de que em Portugal, praticamente só os Sportinguistas sabem a definição de DESPORTIVISMO. Nós sabemos o seu significado porque fomos habituados a eles, porque sabemos também o significado de ECLETISMO, que há mais de 100 anos anda de mãos dadas com o RESPEITO PELAS REGRAS E PELA LEALDADE.
Desde sempre me lembro de gostar das modalidades em que o Sporting estava inserido, das competições que disputava, não porque queria ganhar a todo o custo, estilo tanque de guerra que passaria por cima de todas as leis, regras e éticas, mas porque era bom, bonito ver aqueles elegantes equipamentos verdes e brancos (com calções pretos, claro) a suar pela conquista de títulos.
Ninguém conseguirá apagar uma história de vitórias com mais de 100 anos. Ninguém.
Passo a outro tema, o da impunidade. Este, para mim, é o “calcanhar de aquiles” da sociedade portuguesa. Seja o tema a política, o sistema financeiro ou o desporto. A partir do momento em que ninguém acabou preso ou relegado no “Apito Dourado”, começou a valer tudo. Toda a gente viu as movimentações do Gaddafi, com os dossiers entregues no Ministério Público – “foram-me entregues de forma anónima na SAD”, disse o ladrão de camiões, na altura – já na altura (e depois foi extensamente discutido por aqui) que era visível a estratégia do benfica em garantir o comando, forçado, das instituições do futebol português, com a queda do Bimbo da Costa. Foi a mudança de paradigma e o benfica começou a ganhar títulos nacionais, todos altamente duvidáveis, começando com o de 2004, que até aos dias de hoje, mete qualquer ex-atleta/ex-dirigente benfiquista falecido às voltas no caixão, tal a trafulhice que nos foi apresentada.
Parafraseando uma certa pessoa: “se não fosse o Sporting, nem ligava ao desporto português”. É este o estado de espírito de muita boa gente, porque mais ninguém quer perder o valioso tempo da sua vida a assistir a merdas encomendadas e falcatruadas, pelos mesmos cabrões que cá andam há quase 40 anos.
7 Dezembro, 2015 at 12:04
Belo comentário, Trolha. De resto, como muitos outros acima.
SL
7 Dezembro, 2015 at 12:09
A diferença é que um adepto do Sporting consegue fazer jornalismo já um do benfica não consegue senão limpar o chão com a profissão. Eu só posso rir-se quando tentam impingir à opinião pública algum ex-director da bola como um grande jornalista. Homenagens e mais o caneco. Tretas. Grandes lampiões, isso sim.
7 Dezembro, 2015 at 12:05
Nada disso apaga o facto de nos ter sido dito que estávamos de volta ao ciclismo só para sermos driblados e sentados no chão a ler mais um comunicado.
Ver o Sporting nas estradas da Volta a lutar pela vitória ou até a vencer seria excelente, além de uma grande promoção da nosso clube e da nossa marca. Bela merda que isso foi.
Fiquei cheio de azia mesmo.
7 Dezembro, 2015 at 12:19
Não deixa contudo de ser um sinal de que o clube QUER o ciclismo de volta. Parece-me que é uma questão de tempo e de oportunidade.
Também eu quero muito o ciclismo! Será mítico!
7 Dezembro, 2015 at 12:15
Peço desculpa pelo off neste post…
16 de dezembro de 2015 | quarta-feira
20h00: SC Braga – Sporting