“Vivemos na era da globalização. A informação corre a uma velocidade furiosa e está disponível à distancia de um teclado, smartphone ou tablet. A lógica dir-nos-ia que este avanço brutal da tecnologia ajudaria a maioria de todos nós a estar mais alerta, informado, e desperto para defender os ideais em que acredita quando os factos são destorcidos. Ora, paradoxalmente este acesso fácil à informação deixou a maioria mais preguiçosa, crente em tudo o que lhe é posto à frente dos olhos mesmo que faça pouco sentido. Em suma mais BURROS, assim mesmo em letra maiúscula.

Serviu esta introdução para ir directo ao assunto que me interessa debater. Mais que os árbitros, a Doyen, os rivais históricos ou alguns Sportinguistas que insistem em ser saudosistas dos tempos que quase deram cabo do nosso clube, é a manipulação da informação o maior adversário do Sporting. Influenciar a informação em alguns casos dominando quem a produz tem sido a arma preferida para tentar derrubar o nosso clube.

Os factos são mais que evidentes. Todos nos lembramos como durante meses a fio, os sportinguistas foram colocados uns contra os outros devido a tudo o que rodeou a situação de Marco Silva. Especialmente interessante foi o período que durou entre a confirmação da saída litigiosa do ex-técnico do Sporting e a entrada de Jorge Jesus. Tudo se disse e escreveu com a curiosidade de os maiores agressores do clube terem sido ex-presidentes e gente com responsabilidade. Os Sportinguistas em vez de manterem alguma serenidade e confiarem em quem já deu provas de estar no clube, não para promoção pessoal mas para devolver o clube à glória, dividiram-se, arrastados pela contra-informação que rapidamente foi colocada a circular e num de repente nasceu o Marco Silva FC.

Hoje olhamos em volta e constatamos que um dos nossos rivais despediu o seu treinador anunciando que a saída era litigiosa por falta de acordo. Para tornar tudo ainda mais interessante, a semana foi passada a dar-se como certa a contratação do treinador que defende a equipa contra quem o FCP vai jogar nesta jornada. Esperava-se um verdadeiro festival de criticas e indignação sobre a atitude do Porto, surpreendentemente (modo ironia ligado) nada se passou, rien, niente, afinal estas coisas acontecem num mundo normal e pasme-se até o Presidente da Associação de Treinadores veio dizer que os tribunais existem para resolver estas coisas, e por coisas ele referia-se a contratos de trabalho rescindidos litigiosamente.

E eis que Jorge Jesus chega ao Sporting. Por momentos cheguei a pensar que o mundo ia acabar. Tudo se disse e escreveu com total impunidade. O dinheiro para lhe pagar vinha de Angola, não.. afinal é da Guiné Equatorial que vai patrocinar as camisolas do clube. Ou de Marte, porque o marcianos são verdes. Tudo valeu para mais uma vez se criar a ilusão que esta decisão colocava o Sporting na rota para o abismo. Jorge Jesus e Bruno de Carvalho juntos nem 3 meses duram. Xiii… o Octávio também vai para o Sporting? O clube vai implodir por dentro. Até tivemos direito a uma Eurodeputada fazer requerimentos à CMVM para investigar a SAD do Sporting, e discursos na Assembleia da República que faziam trocadilhos com o alegado ordenado do treinador.

O Sporting pagar o ordenado destes ao JJ uma vergonha. O SLB ter-lhe pago o mesmo durante 6 anos. Normal. O Porto pagar 30 ME por um jogador? Normalíssimo. É futebol. Ainda que toda a gente saiba que o dinheiro não é do Porto o que só por si faria desta contratação uma ilegalidade. Investigações? Zero. Para quê, se o tema JJ dava sumo todos os dias e importava destabilizar o Sporting. E os Sportinguistas a vê-las passar.

Vieram os jogos a sério e com eles as SMS, e os processos em tribunal. Afinal o JJ é um ser humano que não merece o ar que respira, homem a valer é o Rui Vitória que até aposta na formação. Mas a máquina de contra informação anti-Sporting, começou verdadeiramente a actuar após o jogo da Super-Taça. E nisto temos de dar a mão a palmatória, a máquina lampiónica comandada por Jorge Gabriel (o tal que um dia almoçou com Marco Silva ainda com a época decorrer, certamente para conversarem sobre livros e a família) é verdadeiramente incrível.

Num ápice é despachado da TVI Fernando Seara substituído sobre essa figura maior (em largura) da história do Damaiense Futebol Clube, Pedro Guerra. Em conjunto com Rui Gomes da Silva e João Gobern (mais outro que afligido pela largura da cintura, tem dificuldades em oxigenar o cérebro, motivo porque debita tanta trampa cada vez que abre a boca) formam o triunvirato que todas as semanas entope a inteligência dos mais incautos. Mas não só eles, João Alves na SIC, Diamantino na CMTV, um tipo quem nem assinar sabe, dá-se ao desplante de falar de VMOCs… E todos juntos chegam ao cúmulo de repetir as mesmas frases! Soma-se a eles os cronistas d´Abola com Delgado a ponta de lança e o Fernando “Bruno Miguel” Guerra a despejar veneno em cima da azia permanente d´OJogo e temos a tempestade perfeita.

Eles não dão descanso. Nas ultimas semanas. JJ contactado pelo Porto. Slimani mais perigoso que o DAESH. Mas a melhor de todas foram as VMOCs. A poucas horas do inicio da AG da SAD, escreve OJogo “Novo Banco recusa estender o prazo e fica com a maioria do capital da SAD do Sporting”. Horas depois percebeu-se que o wishful thinking do José Manuel Ribeiro não passou disso mesmo, e a restruturação financeira colocada em marcha poucos meses após o inicio de mandato de BdC estava firme e sem sinal para alarmes.

Começou então a comédia. Uma vergonha um banco falido andar a dar dinheiro ao Sporting. O estado está a financiar o Sporting. O Novo Banco fez um perdão de divida ao Sporting e isto é concorrência desleal. O Sporting nem juros paga.
Tudo isto foi dito em directo nas televisões pelo triunvirato. E como foi dito na televisão por figuras tão castas só podia ser verdade. E assim ficamos todos a saber que o Sporting é clube do estado. Bastava 5 minutos no Google para se saber que esta AG da SAD estava prevista desde que foi assinada a restruturação e que financeiramente a nenhum banco interessa ser dono de uma SAD ainda por cima quando o Sporting cumpre integralmente e sem falhas os seus compromissos. Mas adiante que isto são pormenores que não interessa discutir.

Mas espera. Não foi no jornal Expresso que saiu uma reportagem sobre os grande devedores do Novo Banco (mais um banco de todos nós)? Foi. Estava lá o Sporting? Não. Estava na lista alguém interessante? Estava, estava. Quem? O Sport Lisboa e Benfica SAD com uma divida superior a 200 ME. Depois aparece um tal de Luís Filipe Vieira que tem uma divida que chega perto dos 600 ME, mas que foi transferida, antes do BES cair, pelo amigo Amílcar Morais Pires (à época apontado como o sucessor de Ricardo Salgado) para o BES Vida para que não constasse na lista dos grande devedores enviada à Troika.

Mas não ficamos por aqui. Em 2010 a CML liderada por Pedro Santana Lopes atribuiu ao Benfica 65 ME em dinheiros públicos retirados à EPUL, algo que foi investigado pela PJ que concluiu que esta empresa publica foi instrumentalizada para financiar o SLB na construção do seu estádio. Mas como em quase tudo neste país a culpa morreu solteira. Mas não ficamos por aqui, em 2013, o estado assumiu uma divida de LFV ao BPN no valor de 17 ME, mais uma vez investigada pela PJ que suspeita de um esquema fraudulento para prejudicar este banco. Outro que pertence a todos nós.

Isto para não falar nos negócios escondidos com a Câmara do Seixal a respeito da melhor academia do mundo e arredores, que originou uma queixa crime do Partido Socialista, agora no governo, devido às contra partidas nunca cumpridas pelo SLB e à pouca vontade da câmara em fazer valer os seus direitos. Tudo isto está documentado. Basta pesquisar na internet e o amigo Google não deixa mentir.

Mas não ficamos por aqui porque a norte também não ficam atrás. O escanda-lo maior chama-se Centro de Estágio do Olival. Construído para não variar com dinheiro de todos nós, através da CM de Gaia presidida à época por Luís Filipe (este nome está em todas) Meneses. A obra custou ao erário publico 16 ME, e foi cedida ao Futebol Clube do Porto a troco de 500 Euros (leram bem) 500 Euros mensais. Ou seja considerando o custo da obra e o valor da renda, só ao fim de 2666 anos a Câmara via o investimento pago.

Para terminar este demonstração inequívoca de que afinal o Sporting é o clube do estado, importa lembrar que a obra do Seixal e o pavilhão do FCP foi financiada por outro banco de todos nós, a CGD, que assim tem a honra de ter um centro de estágio chamado Caixa Geral de Depósitos Futebol Campus e um pavilhão, o Dragão Caixa. Para os mais esquecidos a CGD celebrou no tempo de JEB um acordo para financiar um futuro pavilhão do Sporting, assim que os problemas com a CML fossem ultrapassados. Problemas que duraram 20 anos a serem resolvidos e que se iniciaram com uma expropriação de terrenos pertencente ao Sporting quando a CML era presidida por Cruz Abecassis para a construção da Interface do Metro do Campo Grande. Quando o Godinho Lopes bateu à porta da CGD para saber como podia executar o protocolo, foi-lhe dito que o protocolo estava anulado devido à difícil situação económica do país. É assim quando o Sporting é clube do estado. Queres um Pavilhão paga-o tu! Queres uma Academia? Paga-a tu! Queres um estádio? Safa-te!

Apito Dourado, Caixas Douradas….Num país normal, com tanta informação a circular e de tão fácil acesso, clubes como o Benfica e Porto já tinham, no mínimo, ter feito uma visita à segunda divisão, não com os B, mas com a equipa principal. Assim como aconteceu à Juventus, no país onde se diz que nasceu a máfia. Mas a máquina de contra-informação vai fazendo o seu trabalho, abafa o que não interessa, baralha factos, confunde, destorce e o mexilhão é sempre o mesmo: Sporting.

E num texto que já vai longo, chego onde quero. Não defendo ou desejo um Sporting amorfo e sem sentido critico, mas já era hora de TODOS cerrarmos fileiras em torno deste clube, deste Presidente, deste Treinador e desta Equipa. Sinto-me cansado porque perante tanta desfaçatez, perdemos energia a discutir os posts no FB do Presidente quando na maioria das vezes, perante tanta pouca vergonha são o exteriorizar de um sentimento de revolta que devia estar presente em todos nós. É enervante ver um fórum gastar páginas e páginas com noticias da treta, como a que o CM publicou sobre o JJ e FCP. Mas acima de tudo é desmoralizante, assim que acontece um resultado menos agradável, assistir a gente que se diz Sportinguista sair da toca, para colocar em causa 3 anos de trabalho incansável de um homem que devolveu a honra a este clube.

Não aceito que gente informada, ou que pelo menos tem a possibilidade de ter acesso à informação de forma fácil, e se diz Sportinguista vá nestas cantigas e não saiba defender o clube no café, no trabalho, seja onde for. Estamos envolvidos numa luta desigual, e a conquista deste campeonato pode ser o momento mais importante da história do Sporting. A nossa força tem sido visível, campeões seremos imparáveis, e os rivais sabem-no. Que eles façam o que podem para nos destabilizar faz parte da vida, mas que dentro da nossa família exista quem fomente a discórdia é inaceitável. Convençam-se dito. Ou cerramos fileiras agora, ou mais uma vez vamos morrer na praia. Eu quero estar no Marquês. Eu quero um Sporting demolidor? E vocês?”

(texto publicado no Fórum SCP)

vitopereiraEntretanto, parece que o Vítor Pereira, Presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, vai enviar para o Conselho de Disciplina uma queixa contra as mais recentes declarações do Presidente do Sporting. Face ao texto anterior e a esta queixinha, resta-me recordar estas maravilhosas capas.gabrielbola