Nos últimos dias tenho ouvido gente, que muito respeito, dizer enormidades como “ah e tal, é jogar cada jogo com os melhores” ou “em Inglaterra jogam 2 vezes por semana e não se queixam”. Pois, acho tudo muito bonito, encarar tudo e todos de peito feito e ligar o achómetro a alta velocidade, o pior é que nem tudo se resolve com fezada e dois pés no analfabetismo fisiológico.
Cada vez mais, o futebol é velocidade. É choque. É estar sempre no sítio certo, sendo que este é por todo o lado a toda a hora. O mediatismo e imediatismo do desporto e a velocidade a que a informação circula, tudo provoca uma pressão constante e muito intensa na psique dos atletas. Somando estas 4 componentes, podemos concluir, sem ter jogado no Damaiense, que um jogador de futebol titular de uma equipa que dispute títulos numa Liga do top 8 europeu…é um enorme atleta no mínimo e com uma fortaleza de carácter assinalável.
Diego Costa é o avançado referência do Chelsea, um dos mais utilizados na Liga Inglesa, tem 2.686 minutos de jogo. Slimani tem 2.663 minutos. Rui Patricio tem 3.046 minutos e se compararem com os guarda-redes dos 6 ou 7 primeiros classificados (Joe Hart, DeGea, Ceh, Mignolet) posso vos dizer que é um dos mais usados. Conclusão? Sim, em Inglaterra, a terra dos futebolistas que não precisam de descansar…também já se gere o plantel. Então, perguntam vocês, se é assim tão normal fazer alguma rotatividade nos plantéis e se em todo o lado isso já faz parte da realidade competitiva, porquê tanta discussão no Sporting sobre quem e quando poupar? Pois…na verdade só posso responder que talvez devido a dois fenómenos externos, os media tenham criado em Portugal uma espécie de tópico só válido para uma equipa, neste caso, o Sporting.
Os dois fenómenos que mencionei são obviamente a exagerada rotatividade do mestre Lopetegui (um esquema aritmético e cego aos ciclos de forma e desempenho dos atletas) e a falta de rotatividade no Carnide (que tarde descobriu um onze base e agora não consegue criar nuances alternativas aos titulares). Estes dois fatores e porque os nossos media afunilam sempre que podem os problemas todos para Alvalade…têm criado uma espécie de debate fetiche, onde cabem todas as teorias e cenários menos o óbvio. Os atletas não podem, sem que acusem perda exibicional ou provocar lesões de fadiga, jogar as partidas todas que se deseja.
Eu sei que dá muito jeito atacar JJ por “rodar” o plantel na Liga Europa. Dá para criar um cenário de falta de coragem competitiva ou erro de julgamento. Juro que ouvi um palhaço lampião qualquer noutro dia qualquer a dizer que “JJ disse que era um sonho conquistar a LE!” como se isso fosse uma conta para pagar. Como se fosse um crime encarar a LE como exatamente o que é – menos importante que o título nacional. Vamos lá ver, ninguém gosta de perder. Em nenhum jogo. Mas lembro-me de um certo jogo no dragão na temporada passada…em que depois de um jogo desgastante europeu com o Wolfsburgo, quebrámos à grande na segunda-parte, resultado, perdemos 3-0…no final da partida, Marco Silva afirmaria que a equipa…estava cansada. Elementar.
Acho que em vez de andarmos a contribuir para as críticas (intencionais ou não) sobre a gestão do plantel por parte de JJ, devíamos todos enaltecer a coragem deste treinador, que goste-se ou não, pelo menos assume que mais vale ter hipóteses de ficar com um pássaro na mão do que provavelmente ver dois a voar. Na alta competição a palavra “arriscar” já não consta em nenhum dicionário, tudo é previsto e as apostas incidem sempre no cenário que prevê mais concentração de capacidade e nos jogos mais prioritários. Ninguém tem garantias de nada, mas quando vencemos o Carnide por 3 golos na Luz, muito poucos se dedicaram a reparar como nos exibimos sempre mais desenvoltos fisicamente que o adversário, ou como contra o Porto da hiper-rotatividade de Lopetegui, não ficou visível a ninguém que fossemos inferiores em disponibilidade atlética. A poupança de jogadores não vence partidas, provavelmente até faz com que não se ganhem algumas, mas a verdade é que se não for feita…perder-se-ão algumas mais. É que nem todos os clubes beneficiam de colinho e sendo que o Sporting enfrenta dois crónicos utentes desse serviço…é só juntar as peças e entender que o nosso clube, mais do que outros, tem de prever todos os cenários. Até os que ninguém analisa.
Vou ser mesmo sincero, se tivesse que escolher entre vencer em Guimarães e passar a eliminatória frente ao Bayer, preferia os 3 pontos na cidade-berço. E para ser coerente com tudo o que escrevi antes, não dá para dizer “eu quero os dois cenários, sem fazer escolhas”. Gerir um plantel é sempre fazer escolhas e nesta fase da época não há “tempo” para recuperar de “más escolhas”. Para mim a equipa titular na Alemanha seria: Patricio; Schelotto, Jefferson, R.Semedo e Ewerton; William e Adrien (metade do jogo cada um), Aquilani e A.Martins; Matheus, Mané e Teo. Não chegam para ganhar? Azar. A equipa para Guimarães tem de ser protegida (R.Patricio, Pereira, Zeegelar, Coates, R.Semedo, William, Adrien e J.Mário; Ruiz, Gelson e Slimani.
Pode haver quem discorde e eu respeito, mas nesta hora de decisões há que atirar ao prémio mais elevado sem hesitações e para mim o título ou apuramento directo para a Champions são inquestionavelmente os objectivos mais importantes da época.
p.s. – Fiquem com um apanhado dos jogadores com mais de 360 minutos (4 partidas completas) contabilizando todas as provas oficiais da época 2015/16 (*saiu do clube)
Sporting > 25 jogadores
Rui Patricio, Boeck*, Esgaio, Schelotto, J.Silva*, Jefferson, Zeegelar, J.Pereira, Naldo, R.Semedo, T.Figueiredo, P.Oliveira, Ewerton, Aquilani, Adrien, B.Cesar, Gelson, J.Mário, William, Carrillo, Matheus, Ruiz, Montero*, Slimani, Teo e Mané
Com menos de 4 jogos completos: Zug, Coates, Barcos e A.Martins
Benfica > 20 jogadores
J.Cesar, Jardel, A.Almeida, Lisandro, N.Semedo, Luisão, Eliseu, Silvio, Lindelof, Talisca, Samaris, Pizzi, Fejsa, G.Guedes, Carcela, R.Sanches, Gaitan, Jimenez, Jonas e Mitroglou
Com menos de 4 jogos completos: Ederson, P.Lopes, Grimaldo e Salvio
Porto > 24 jogadores
Casillas, Helton, Indi, Maicon*, Maxi, Marcano, Layun, Angel, V.Garcia, Imbula*, Herrera, R.Neves, A.André, Danilo, Evandro, S.Oliveira, Brahimi, Tello*, Corona, Aboubakar, Osvaldo, Varela, Suk, Bueno
Com menos de 4 jogos completos: Sá, Chidozie, Marega e A.Silva
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
24 Fevereiro, 2016 at 14:23
Sabem o que acho?
Em rotação, em linha recta, à cambalhota, a fazer o pino… tanto se me dá… temos é de ganhar em Guimarães e depois ao lamps!!
24 Fevereiro, 2016 at 14:26
Por alguma razão eu e todos vocês não somos os treinadores do Sporting!
Podemos opinar? Sim podemos, mas quem percebe da poda (dizer poda sem as mãos na boca) é o Mister!
E temos é que confiar e apoiar! Vamos Sporting!
24 Fevereiro, 2016 at 15:04
Nada disso!
O JJ é um bronco e nunca quis saber da europa!
Aliás deve ser por isso que o benfas no inicio desta época era o 6º clube Europeu em termos de ranking!!
Se isto é assim não querendo saber nada da Europa…. imaginem em que lugar estariam no ranking se o JJ quisesse saber da Europa.
E o Bruno fala grosso para fora, mas lá dentro pia fininho e o Teo faz o que quer e manda naquilo tudo!!
Aliás…. as fotos na praia são a prova disso tudo!
Onde é que já se viu um gajo que está em processo de recuperação de uma lesão que o impede de praticar futebol ao mais alto nível, mas que não o impede de fazer a sua vida normal…. ir apanhar sol á Praia?
E agora é o JJ que quer ir para a China e para o porto e o caraças….
É o caos….
24 Fevereiro, 2016 at 14:26
Estou com uma fezada para amanhã para o jogo de amanhã.
2-1 para nós. 1-0, 2-0, 2-1
Rui Patrício
João Pereira, Naldo, Ewerton, Jefferson
William, Adrien, Bruno Cesar
Mané, Gelson, Slimani.
24 Fevereiro, 2016 at 15:42
Isso não é fezada!!!!
24 Fevereiro, 2016 at 15:58
fe·za·da
(fé + -z- + -ada)
substantivo feminino
[Portugal, Informal] Grande fé ou convicção.
“fezada”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/fezada [consultado em 24-02-2016].
24 Fevereiro, 2016 at 14:32
A arte de gerir plantéis e outras situações:
http://oartistadodia.blogspot.co.uk/2016/02/o-silencio-volta-de-leander-siemann.html?m=0#comment-form
Contra tudo e contra todos…
SPOOOOORTIIIING
24 Fevereiro, 2016 at 14:49
Esta equipa já me ensinou que, no seu futebol, não existe espaço para grandes racionalidades.
Depois de Skenderbeu, para mim estávamos da Europa, acabámos por vencer o Lokomotiv e o Besiktas com uma limpeza impressionante.
Por isso, desculpem, mas para mim o jogo de quinta é muito importante e quero passar.
Depois pensamos em segunda-feira. Temos mais que equipa para vencer o Guimarães e impor o nosso futebol, pese ser uma boa equipa do nosso campeonato.
24 Fevereiro, 2016 at 19:03
Eu prefiro ficar já por aqui na Europa!!!
Nao deves ter visto o jogo do Guimaraes contra o Braga ( que tinha ganho na Suíça)!
24 Fevereiro, 2016 at 14:54
http://www.tuvaisvencer.pt/la-famiglia-ferreira/
24 Fevereiro, 2016 at 15:20
Aquilo de que se suspeitava mas agora comprovado pelo próprio que fez autogolo.
24 Fevereiro, 2016 at 15:06
Eu não tenho problemas em admitir estou me a casar para a liga Europa este ano.
Por mim não jogavam Slimani, Ruiz, Adrien, João Pereira, João Mário, Jefferson e William. Até o Patrício se calhar descansava…
Quero é ganhar os próximos 2 jogos para o campeonato !!!
24 Fevereiro, 2016 at 15:07
Casar = Cagar
24 Fevereiro, 2016 at 15:17
Meus amigos,
oiçam o que vos digo, pelo que se vai cacarejando por aí…
Ganhando em Guimarães, entramos no jogo seguinte já a ganhar!!
#ASoprarPorTodosOsLados
#Todesatrofiades
24 Fevereiro, 2016 at 15:42
Great Post , nomeadamente os minutos de utilização. Para quem mama com a manipulação da informação e análises pseudo isentas Carnidenses do discurso de JJ.
Foco nas diversas frentes com foco primordial no Campeonato
Principalmente nesta gestão foi onde mais ganhámos nos últimos 20 anos com JJ.
24 Fevereiro, 2016 at 15:57
Se tiver escolher entre uma vitória amanhã em Leverkusen ou uma vitória na segunda-feira em Guimarães, escolho sem hesitar a segunda opção.
Se me disserem que para ganharmos em Guimarães e no derby teriamos que cair com estrondo na Liga Europa, eu aceitaria logo.
Agora se me deixarem fazer o menú à vontade, eu quero uma vitória amanhã por 1-2, uma vitória na segunda-feira por 0-3 e uma vitória no dia 5 de Março por 3-0.
24 Fevereiro, 2016 at 16:06
Adjudica-se já isso!
24 Fevereiro, 2016 at 16:07
Subscrevo! Onde Assino ? 🙂
24 Fevereiro, 2016 at 16:15
Dá para assinar já?
24 Fevereiro, 2016 at 16:16
por mim segunda e a 5 de Março pode ser vitórias por 1-0. Amanhã é que no mínimo tem que ser 2-1 para nós.
Amanhã golos 1 de Slimani e 1 William contra 1 de Chicharito.
24 Fevereiro, 2016 at 16:27
Para não desequilibrar as contas dos teus golos, o resultado de amanhã está adjudicado, mas em Guimarães ganharíamos por 1-0 aos 92 minutos com um golo ilegal (podes escolher a ilegalidade que eu não sou esquisito). Os lampiões passavam a semana a falar de colo e que nós só ganhávamos com ajudas e patati patátá, que sem ajudas levávamos e coiso…
Depois chegavam a Alvalade e comiam 5-0. Os níveis de azia chegariam a Plutão, o Orelhas tinha um ataque, o Goebbels de Carnide era internado de urgência com a peida toda arrebentada (levava 5 pontos) e o teu score de 6-0 nestes dois jogos era respeitado.
Na impossibilidade de ser assim, o teu menu também é muito bom.
24 Fevereiro, 2016 at 16:15
https://www.facebook.com/SportingClubePortugal/photos/ms.c.eJxlzcENACAMQtGNTBFo6v6LGS8e2utLPiBg7iNCIdhe~_MJyEym6OHNUTRR77GB8aVTswnpyAZDMI80~-.bps.a.10153294313741555.1073742357.98098491554/10153294313846555/?type=3&theater
O Bryan leva um lenço e um cubo de Rubik. Que classe
24 Fevereiro, 2016 at 16:16
E já agora, o cenário do Patrício.
24 Fevereiro, 2016 at 16:32
E a mala do mister!
24 Fevereiro, 2016 at 17:17
Gostei de ver!
Ao ver estas fotos é que se tem consciência do que é ter de andar a apanhar aviões todas as semanas…
Não mata, mas mói…
24 Fevereiro, 2016 at 16:21
… nas equipas prováveis ditas acima só tirava o Ruiz … o homem sem férias há 2 anos, a jogar todos os jogos, não sei como se aguenta em pé??!!!
SL
24 Fevereiro, 2016 at 16:27
É tudo muito bonito, mas ao ler certos comentários, até parece que estamos em 20 frentes.
24 Fevereiro, 2016 at 16:33
Pois… é um pouco isso. Estamos em duas competições apenas. Percebo que todos queremos ser campeões, mas este clube joga em 4 competições todos os anos há muitas décadas.
24 Fevereiro, 2016 at 17:08
e ganha bola 😉
24 Fevereiro, 2016 at 17:15
E foi a “rotatividade” que tirou da Taça de Portugal.
Ups… espera! Afinal em Braga não tivemos 2 golos anulados nem o 1º golo do Braga é precedido de falta que daria o 2º amarelo e consequente expulsão ao tipo do braga ainda na 1ª parte e com 1-0 a nosso favor.
E 4 competições à décadas?
Deixa cá pensar….
1 –> Campeonato Nacional
2 —> Taça de Portugal
3 —> Competições Europeias
4 —> Supertaça? Para jogar a Supertaça é preciso pelo menos ir á final da taça e perder com o campeão ou então ganhar 1 titulo. E isso é o que não tem faltado nas ultimas décadas 🙂
5 —> Taça da carica? taça de honra? O Trofeu Cinco Violinos é mais importante que essas 2 coisas juntas!
E como o Tadeu disse e bem….. ganhamos bola —> 0000000000
24 Fevereiro, 2016 at 17:32
Viste? chegaste lá sem ter que explicar nada.
A rotatividade é muito bonita. Mas não ganha jogos. Nem com ela nem sem ela. Teorias que não servem para nada.
24 Fevereiro, 2016 at 17:36
Criticar JJ com a conversa da rotatividade é uma enorme idiotice.
Criticam o JJ pelo Skenderbeu, mas era o que mais faltava qualquer 11 com jogadores do Plantel Principal do Sporting não ter OBRIGAÇÃO de ganhar na Albânia!
E ainda a rotatividade….. quem o critica…. que vá ver o nosso 11 inicial em Moscovo num jogo em que uma derrota teria significado o Adeus à Liga Europa. e compare com a equipa base….
24 Fevereiro, 2016 at 17:37
Não me lembro de uma equipa ser competitiva na Liga Europa/Champions e no campeonato sem rotatividade….em nenhum lugar da Europa…mas posso estar enganado…
24 Fevereiro, 2016 at 18:42
Bolas e o que já ganhámos com Jesus para dizermos seguramente que o caminho dele é o melhor?
Interessa é uma estrutura forte, bons jogadores, e ambição. Algo que não tínhamos. Agora temos e temos de honrar a camisola na Europa.
24 Fevereiro, 2016 at 16:30
OFF:
A lata do Otavio Ribeiro do CM a chamar-nos Mentecaptos…
https://www.facebook.com/1620645518208159/photos/a.1687602531512457.1073741828.1620645518208159/1706224949650215/?type=3&theater
24 Fevereiro, 2016 at 16:43
Vamos desafiar o trafulha do CM a dizer quando é que jantou com o responsável pela comunicação do Sporting ou com algum alto dirigente da actual presidência. Aposto como o trafulha nunca jantou com nenhum alto responsável do Sporting.
24 Fevereiro, 2016 at 16:52
Este é como os árbitros nos anos 90… o clube de filiação é o barreirense, o oriental, o carcavelinhos… toda a merda era do benfas menos a merda dos árbitros, com o devido respeito à merda.
SL
24 Fevereiro, 2016 at 17:07
Mentecapto ok, aguento essa, (é tao mau a insultar como é de mafioso) mas uma coisa poderia dizer a essa “coisa”, pelo menos tenho e faço uso da minha espinha dorsal, ele nem a usa e até duvido que a tenha, e como todos os cães teem sorte, ele não tem espinha mas também não lhe faz falta.
24 Fevereiro, 2016 at 17:10
Deixa-o “ganir”
E Maio vai ganir muito mais!! E começa já dia 5 de Março a ganir com maior intensidade!
24 Fevereiro, 2016 at 16:34
Amanhã entraria com Adrien, William, Bruno Cesar e descansaria João Mário e Ruiz.
Para Guimarães começaria com Adrien e Slimani (acho que o sistema vai tentar dar um amarelo a cada um para que não joguem contra o cocainense) no banco entrando com Aquilani no lugar de Adrien e Teo na frente com apoio de Ruiz.
Será que funciona?
William, Adrien
Mané
Bruno Cesar, Gelson
Slimani
24 Fevereiro, 2016 at 16:35
vamos ganhar 1-2
com mt sofrimento e aproveitamento 100% das bolas paradas com jogadas de laboratório criadas pelo cérebro e executadas pelos nossos artistas!
SL
24 Fevereiro, 2016 at 16:42
Isso!!!
24 Fevereiro, 2016 at 16:48
A minha equipa para quinta:
Rei
Esgaio Naldo Ewerton Jefferson
Gelson Adrien Aquilani Matheus
Barcos Mané
A minha equipa para 2a
Rei
João Pereira Coates Naldo Marvin
João Mário William Aquilani (por Adrien, primeira sub) Bruno César
Barcos (por Gelson/mané, terceira sub) Teófilo (por esqueleto, segunda sub)
24 Fevereiro, 2016 at 16:50
O Teófilo pelo Ruiz, claro, dah. Isto é, quase, Ruiz + 10 (na 2a)
24 Fevereiro, 2016 at 16:52
Vitória na Alemanha por 3-1 e em guimarães por 2-0.
24 Fevereiro, 2016 at 16:57
Belo post do LdP, como sempre.
Agora deixo um link para que se consiga entender a capa do jornal Rascord e a avaliação feita ao arbitro Jferreira.
https://www.facebook.com/OMilhafreOrlando/
Isto ja nao é a “confusao total” isto é a: ROUBALHEIRA TOTAL.
SL
24 Fevereiro, 2016 at 16:58
A minha equipa para quinta (esqueçam a de trás):
Rei
Esgaio Naldo Ewerton Jefferson
Gelson Adrien Aquilani Matheus
Slimani Mané
A minha equipa para 2a
Rei
João Pereira Coates Rúben Semedo Marvin
João Mário William Aquilani (por Adrien, primeira sub) Bruno César
Barcos (por Gelson/mané, terceira sub) Ruiz (por esqueleto, segunda sub)
24 Fevereiro, 2016 at 17:34
JJ já não vai para a China nem para a Sibéria.
24 Fevereiro, 2016 at 17:36
OHhhh… gostava de ouvir o JJ a falar mandarim!
24 Fevereiro, 2016 at 17:42
Não sei…o JJ pode sempre estar a mentir….
24 Fevereiro, 2016 at 17:42
Se sair… pelo menos tenho ideia que recebemos o valor ilíquido que lhe iríamos pagar até final de contrato 🙂
JJ vai ficar muito tempo…
24 Fevereiro, 2016 at 17:50
O JJ vai para casa no fim do dia, brincadeiras para taparem os despedimentos e erros das grandes estruturas….por falar em estruturas (obras+gestão deportiva e financeira), o braga está a passar as passas do algarve. Jogo intenso na suíça, jogo difícil para o campeonato e ei-los a sofreram que nem uns doidos, mesmo tendo um grande plantel (em qualidade e em quantidade), para não perderem (está 1-2 o jogo, com a eliminatória empatada).
24 Fevereiro, 2016 at 18:04
O braga hoje vai com o caraças…. e amanhã Nós vamos passar com festival e a poupar alguns jogadores tal como fizemos em Moscovo com o Lokomotiv.
JJ sabe muito…..
24 Fevereiro, 2016 at 18:28
Já está 2-2.
24 Fevereiro, 2016 at 17:51
Não sejam cabecinhas pirilau.
Ganharemos amanhã, na segunda e no dia em que enfrentaremos a bimbalhada nacional.
24 Fevereiro, 2016 at 18:05
Amanha para mim era Téo +10.
Pode ser que venha cansado e assim nao jogava segunda
24 Fevereiro, 2016 at 18:46
😀 😀 😀
24 Fevereiro, 2016 at 18:55
Estás enganado pois o Teo ainda vai dar muito jeito ao Sporting.
24 Fevereiro, 2016 at 19:17
Espero que o jeito seja dinheiro.
24 Fevereiro, 2016 at 18:54
Parece-me que desde o inicio houve um “acordo” entre o Bruno de Carvalho e o JJ de que primeiro o Sporting teria de crescer internamente e só mais tarde haveriam condições para ir o mais longe possivel na Europa.
Sendo assim e estando de acordo com a estratégia,temos de ser realistas pois não temos plantel para todas as competições,quero que o Sporting esteja mas é preparado para o jogo de Guimarães.
Este Guimarães não tem nada a ver com o da primeira volta.Este Guimarães joga de caralho,o Porto e o Xistra que o diga.
24 Fevereiro, 2016 at 23:30
Que grande posta do Javardeiro!