Nos últimos dias tenho ouvido gente, que muito respeito, dizer enormidades como “ah e tal, é jogar cada jogo com os melhores” ou “em Inglaterra jogam 2 vezes por semana e não se queixam”. Pois, acho tudo muito bonito, encarar tudo e todos de peito feito e ligar o achómetro a alta velocidade, o pior é que nem tudo se resolve com fezada e dois pés no analfabetismo fisiológico.
Cada vez mais, o futebol é velocidade. É choque. É estar sempre no sítio certo, sendo que este é por todo o lado a toda a hora. O mediatismo e imediatismo do desporto e a velocidade a que a informação circula, tudo provoca uma pressão constante e muito intensa na psique dos atletas. Somando estas 4 componentes, podemos concluir, sem ter jogado no Damaiense, que um jogador de futebol titular de uma equipa que dispute títulos numa Liga do top 8 europeu…é um enorme atleta no mínimo e com uma fortaleza de carácter assinalável.
Diego Costa é o avançado referência do Chelsea, um dos mais utilizados na Liga Inglesa, tem 2.686 minutos de jogo. Slimani tem 2.663 minutos. Rui Patricio tem 3.046 minutos e se compararem com os guarda-redes dos 6 ou 7 primeiros classificados (Joe Hart, DeGea, Ceh, Mignolet) posso vos dizer que é um dos mais usados. Conclusão? Sim, em Inglaterra, a terra dos futebolistas que não precisam de descansar…também já se gere o plantel. Então, perguntam vocês, se é assim tão normal fazer alguma rotatividade nos plantéis e se em todo o lado isso já faz parte da realidade competitiva, porquê tanta discussão no Sporting sobre quem e quando poupar? Pois…na verdade só posso responder que talvez devido a dois fenómenos externos, os media tenham criado em Portugal uma espécie de tópico só válido para uma equipa, neste caso, o Sporting.
Os dois fenómenos que mencionei são obviamente a exagerada rotatividade do mestre Lopetegui (um esquema aritmético e cego aos ciclos de forma e desempenho dos atletas) e a falta de rotatividade no Carnide (que tarde descobriu um onze base e agora não consegue criar nuances alternativas aos titulares). Estes dois fatores e porque os nossos media afunilam sempre que podem os problemas todos para Alvalade…têm criado uma espécie de debate fetiche, onde cabem todas as teorias e cenários menos o óbvio. Os atletas não podem, sem que acusem perda exibicional ou provocar lesões de fadiga, jogar as partidas todas que se deseja.
Eu sei que dá muito jeito atacar JJ por “rodar” o plantel na Liga Europa. Dá para criar um cenário de falta de coragem competitiva ou erro de julgamento. Juro que ouvi um palhaço lampião qualquer noutro dia qualquer a dizer que “JJ disse que era um sonho conquistar a LE!” como se isso fosse uma conta para pagar. Como se fosse um crime encarar a LE como exatamente o que é – menos importante que o título nacional. Vamos lá ver, ninguém gosta de perder. Em nenhum jogo. Mas lembro-me de um certo jogo no dragão na temporada passada…em que depois de um jogo desgastante europeu com o Wolfsburgo, quebrámos à grande na segunda-parte, resultado, perdemos 3-0…no final da partida, Marco Silva afirmaria que a equipa…estava cansada. Elementar.
Acho que em vez de andarmos a contribuir para as críticas (intencionais ou não) sobre a gestão do plantel por parte de JJ, devíamos todos enaltecer a coragem deste treinador, que goste-se ou não, pelo menos assume que mais vale ter hipóteses de ficar com um pássaro na mão do que provavelmente ver dois a voar. Na alta competição a palavra “arriscar” já não consta em nenhum dicionário, tudo é previsto e as apostas incidem sempre no cenário que prevê mais concentração de capacidade e nos jogos mais prioritários. Ninguém tem garantias de nada, mas quando vencemos o Carnide por 3 golos na Luz, muito poucos se dedicaram a reparar como nos exibimos sempre mais desenvoltos fisicamente que o adversário, ou como contra o Porto da hiper-rotatividade de Lopetegui, não ficou visível a ninguém que fossemos inferiores em disponibilidade atlética. A poupança de jogadores não vence partidas, provavelmente até faz com que não se ganhem algumas, mas a verdade é que se não for feita…perder-se-ão algumas mais. É que nem todos os clubes beneficiam de colinho e sendo que o Sporting enfrenta dois crónicos utentes desse serviço…é só juntar as peças e entender que o nosso clube, mais do que outros, tem de prever todos os cenários. Até os que ninguém analisa.
Vou ser mesmo sincero, se tivesse que escolher entre vencer em Guimarães e passar a eliminatória frente ao Bayer, preferia os 3 pontos na cidade-berço. E para ser coerente com tudo o que escrevi antes, não dá para dizer “eu quero os dois cenários, sem fazer escolhas”. Gerir um plantel é sempre fazer escolhas e nesta fase da época não há “tempo” para recuperar de “más escolhas”. Para mim a equipa titular na Alemanha seria: Patricio; Schelotto, Jefferson, R.Semedo e Ewerton; William e Adrien (metade do jogo cada um), Aquilani e A.Martins; Matheus, Mané e Teo. Não chegam para ganhar? Azar. A equipa para Guimarães tem de ser protegida (R.Patricio, Pereira, Zeegelar, Coates, R.Semedo, William, Adrien e J.Mário; Ruiz, Gelson e Slimani.
Pode haver quem discorde e eu respeito, mas nesta hora de decisões há que atirar ao prémio mais elevado sem hesitações e para mim o título ou apuramento directo para a Champions são inquestionavelmente os objectivos mais importantes da época.
p.s. – Fiquem com um apanhado dos jogadores com mais de 360 minutos (4 partidas completas) contabilizando todas as provas oficiais da época 2015/16 (*saiu do clube)
Sporting > 25 jogadores
Rui Patricio, Boeck*, Esgaio, Schelotto, J.Silva*, Jefferson, Zeegelar, J.Pereira, Naldo, R.Semedo, T.Figueiredo, P.Oliveira, Ewerton, Aquilani, Adrien, B.Cesar, Gelson, J.Mário, William, Carrillo, Matheus, Ruiz, Montero*, Slimani, Teo e Mané
Com menos de 4 jogos completos: Zug, Coates, Barcos e A.Martins
Benfica > 20 jogadores
J.Cesar, Jardel, A.Almeida, Lisandro, N.Semedo, Luisão, Eliseu, Silvio, Lindelof, Talisca, Samaris, Pizzi, Fejsa, G.Guedes, Carcela, R.Sanches, Gaitan, Jimenez, Jonas e Mitroglou
Com menos de 4 jogos completos: Ederson, P.Lopes, Grimaldo e Salvio
Porto > 24 jogadores
Casillas, Helton, Indi, Maicon*, Maxi, Marcano, Layun, Angel, V.Garcia, Imbula*, Herrera, R.Neves, A.André, Danilo, Evandro, S.Oliveira, Brahimi, Tello*, Corona, Aboubakar, Osvaldo, Varela, Suk, Bueno
Com menos de 4 jogos completos: Sá, Chidozie, Marega e A.Silva
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
24 Fevereiro, 2016 at 16:15
https://www.facebook.com/SportingClubePortugal/photos/ms.c.eJxlzcENACAMQtGNTBFo6v6LGS8e2utLPiBg7iNCIdhe~_MJyEym6OHNUTRR77GB8aVTswnpyAZDMI80~-.bps.a.10153294313741555.1073742357.98098491554/10153294313846555/?type=3&theater
O Bryan leva um lenço e um cubo de Rubik. Que classe
24 Fevereiro, 2016 at 16:16
E já agora, o cenário do Patrício.
24 Fevereiro, 2016 at 16:32
E a mala do mister!
24 Fevereiro, 2016 at 17:17
Gostei de ver!
Ao ver estas fotos é que se tem consciência do que é ter de andar a apanhar aviões todas as semanas…
Não mata, mas mói…
24 Fevereiro, 2016 at 16:21
… nas equipas prováveis ditas acima só tirava o Ruiz … o homem sem férias há 2 anos, a jogar todos os jogos, não sei como se aguenta em pé??!!!
SL
24 Fevereiro, 2016 at 16:27
É tudo muito bonito, mas ao ler certos comentários, até parece que estamos em 20 frentes.
24 Fevereiro, 2016 at 16:33
Pois… é um pouco isso. Estamos em duas competições apenas. Percebo que todos queremos ser campeões, mas este clube joga em 4 competições todos os anos há muitas décadas.
24 Fevereiro, 2016 at 17:08
e ganha bola 😉
24 Fevereiro, 2016 at 17:15
E foi a “rotatividade” que tirou da Taça de Portugal.
Ups… espera! Afinal em Braga não tivemos 2 golos anulados nem o 1º golo do Braga é precedido de falta que daria o 2º amarelo e consequente expulsão ao tipo do braga ainda na 1ª parte e com 1-0 a nosso favor.
E 4 competições à décadas?
Deixa cá pensar….
1 –> Campeonato Nacional
2 —> Taça de Portugal
3 —> Competições Europeias
4 —> Supertaça? Para jogar a Supertaça é preciso pelo menos ir á final da taça e perder com o campeão ou então ganhar 1 titulo. E isso é o que não tem faltado nas ultimas décadas 🙂
5 —> Taça da carica? taça de honra? O Trofeu Cinco Violinos é mais importante que essas 2 coisas juntas!
E como o Tadeu disse e bem….. ganhamos bola —> 0000000000
24 Fevereiro, 2016 at 17:32
Viste? chegaste lá sem ter que explicar nada.
A rotatividade é muito bonita. Mas não ganha jogos. Nem com ela nem sem ela. Teorias que não servem para nada.
24 Fevereiro, 2016 at 17:36
Criticar JJ com a conversa da rotatividade é uma enorme idiotice.
Criticam o JJ pelo Skenderbeu, mas era o que mais faltava qualquer 11 com jogadores do Plantel Principal do Sporting não ter OBRIGAÇÃO de ganhar na Albânia!
E ainda a rotatividade….. quem o critica…. que vá ver o nosso 11 inicial em Moscovo num jogo em que uma derrota teria significado o Adeus à Liga Europa. e compare com a equipa base….
24 Fevereiro, 2016 at 17:37
Não me lembro de uma equipa ser competitiva na Liga Europa/Champions e no campeonato sem rotatividade….em nenhum lugar da Europa…mas posso estar enganado…
24 Fevereiro, 2016 at 18:42
Bolas e o que já ganhámos com Jesus para dizermos seguramente que o caminho dele é o melhor?
Interessa é uma estrutura forte, bons jogadores, e ambição. Algo que não tínhamos. Agora temos e temos de honrar a camisola na Europa.
24 Fevereiro, 2016 at 16:30
OFF:
A lata do Otavio Ribeiro do CM a chamar-nos Mentecaptos…
https://www.facebook.com/1620645518208159/photos/a.1687602531512457.1073741828.1620645518208159/1706224949650215/?type=3&theater
24 Fevereiro, 2016 at 16:43
Vamos desafiar o trafulha do CM a dizer quando é que jantou com o responsável pela comunicação do Sporting ou com algum alto dirigente da actual presidência. Aposto como o trafulha nunca jantou com nenhum alto responsável do Sporting.
24 Fevereiro, 2016 at 16:52
Este é como os árbitros nos anos 90… o clube de filiação é o barreirense, o oriental, o carcavelinhos… toda a merda era do benfas menos a merda dos árbitros, com o devido respeito à merda.
SL
24 Fevereiro, 2016 at 17:07
Mentecapto ok, aguento essa, (é tao mau a insultar como é de mafioso) mas uma coisa poderia dizer a essa “coisa”, pelo menos tenho e faço uso da minha espinha dorsal, ele nem a usa e até duvido que a tenha, e como todos os cães teem sorte, ele não tem espinha mas também não lhe faz falta.
24 Fevereiro, 2016 at 17:10
Deixa-o “ganir”
E Maio vai ganir muito mais!! E começa já dia 5 de Março a ganir com maior intensidade!
24 Fevereiro, 2016 at 16:34
Amanhã entraria com Adrien, William, Bruno Cesar e descansaria João Mário e Ruiz.
Para Guimarães começaria com Adrien e Slimani (acho que o sistema vai tentar dar um amarelo a cada um para que não joguem contra o cocainense) no banco entrando com Aquilani no lugar de Adrien e Teo na frente com apoio de Ruiz.
Será que funciona?
William, Adrien
Mané
Bruno Cesar, Gelson
Slimani
24 Fevereiro, 2016 at 16:35
vamos ganhar 1-2
com mt sofrimento e aproveitamento 100% das bolas paradas com jogadas de laboratório criadas pelo cérebro e executadas pelos nossos artistas!
SL
24 Fevereiro, 2016 at 16:42
Isso!!!
24 Fevereiro, 2016 at 16:48
A minha equipa para quinta:
Rei
Esgaio Naldo Ewerton Jefferson
Gelson Adrien Aquilani Matheus
Barcos Mané
A minha equipa para 2a
Rei
João Pereira Coates Naldo Marvin
João Mário William Aquilani (por Adrien, primeira sub) Bruno César
Barcos (por Gelson/mané, terceira sub) Teófilo (por esqueleto, segunda sub)
24 Fevereiro, 2016 at 16:50
O Teófilo pelo Ruiz, claro, dah. Isto é, quase, Ruiz + 10 (na 2a)
24 Fevereiro, 2016 at 16:52
Vitória na Alemanha por 3-1 e em guimarães por 2-0.
24 Fevereiro, 2016 at 16:57
Belo post do LdP, como sempre.
Agora deixo um link para que se consiga entender a capa do jornal Rascord e a avaliação feita ao arbitro Jferreira.
https://www.facebook.com/OMilhafreOrlando/
Isto ja nao é a “confusao total” isto é a: ROUBALHEIRA TOTAL.
SL
24 Fevereiro, 2016 at 16:58
A minha equipa para quinta (esqueçam a de trás):
Rei
Esgaio Naldo Ewerton Jefferson
Gelson Adrien Aquilani Matheus
Slimani Mané
A minha equipa para 2a
Rei
João Pereira Coates Rúben Semedo Marvin
João Mário William Aquilani (por Adrien, primeira sub) Bruno César
Barcos (por Gelson/mané, terceira sub) Ruiz (por esqueleto, segunda sub)
24 Fevereiro, 2016 at 17:34
JJ já não vai para a China nem para a Sibéria.
24 Fevereiro, 2016 at 17:36
OHhhh… gostava de ouvir o JJ a falar mandarim!
24 Fevereiro, 2016 at 17:42
Não sei…o JJ pode sempre estar a mentir….
24 Fevereiro, 2016 at 17:42
Se sair… pelo menos tenho ideia que recebemos o valor ilíquido que lhe iríamos pagar até final de contrato 🙂
JJ vai ficar muito tempo…
24 Fevereiro, 2016 at 17:50
O JJ vai para casa no fim do dia, brincadeiras para taparem os despedimentos e erros das grandes estruturas….por falar em estruturas (obras+gestão deportiva e financeira), o braga está a passar as passas do algarve. Jogo intenso na suíça, jogo difícil para o campeonato e ei-los a sofreram que nem uns doidos, mesmo tendo um grande plantel (em qualidade e em quantidade), para não perderem (está 1-2 o jogo, com a eliminatória empatada).
24 Fevereiro, 2016 at 18:04
O braga hoje vai com o caraças…. e amanhã Nós vamos passar com festival e a poupar alguns jogadores tal como fizemos em Moscovo com o Lokomotiv.
JJ sabe muito…..
24 Fevereiro, 2016 at 18:28
Já está 2-2.
24 Fevereiro, 2016 at 17:51
Não sejam cabecinhas pirilau.
Ganharemos amanhã, na segunda e no dia em que enfrentaremos a bimbalhada nacional.
24 Fevereiro, 2016 at 18:05
Amanha para mim era Téo +10.
Pode ser que venha cansado e assim nao jogava segunda
24 Fevereiro, 2016 at 18:46
😀 😀 😀
24 Fevereiro, 2016 at 18:55
Estás enganado pois o Teo ainda vai dar muito jeito ao Sporting.
24 Fevereiro, 2016 at 19:17
Espero que o jeito seja dinheiro.
24 Fevereiro, 2016 at 18:54
Parece-me que desde o inicio houve um “acordo” entre o Bruno de Carvalho e o JJ de que primeiro o Sporting teria de crescer internamente e só mais tarde haveriam condições para ir o mais longe possivel na Europa.
Sendo assim e estando de acordo com a estratégia,temos de ser realistas pois não temos plantel para todas as competições,quero que o Sporting esteja mas é preparado para o jogo de Guimarães.
Este Guimarães não tem nada a ver com o da primeira volta.Este Guimarães joga de caralho,o Porto e o Xistra que o diga.
24 Fevereiro, 2016 at 23:30
Que grande posta do Javardeiro!