Dois meses depois de ter fechado para remodelações, o Museu Sporting voltou a abrir portas. Uma obra que conta com diversos espaços, desde a Sala das Origens, com os primeiros emblemas do Clube, uma exposição que irá honrar o maior goleador da história nacional, Fernando Peyroteo, entre outras. Nada foi esquecido para relembrar com toda a minúcia cada página de ouro da história do Clube.
Este domingo às 10.30 horas, o Museu Sporting estará aberto a todos os sócios e adeptos que o queiram visitar no Estádio de Alvalade.
3 Julho, 2016 at 9:26
Bom dia Sporting!
Z
3 Julho, 2016 at 9:41
SCP é Portugal o resto é paisagem.
3 Julho, 2016 at 10:06
É uma honra.
3 Julho, 2016 at 10:35
O Tempo o dirá mas, não creio que o espaço que temos seja suficiente para que se possam exibir todas as memórias Sportinguistas de que o Sporting dispõe e daquelas que, brevemente espero, virá a dispôr.
3 Julho, 2016 at 11:44
Concordo. É apenas uma modernização, porque o “Mundo Sporting” estava muito desactualizado.
A área do Museu Sporting dentro do Estádio deverá ser a mesma, apenas o espaço foi alterado, o que significa que se mantêm os 1.000 metros quadrados. A área do museu interactivo e da loja no Pavilhão João Rocha terá também 1.000 metros quadrados.
Como comparação, os museus dos rivais têm 4.000 metros quadrados, e os fruteiros ainda conseguiram colocar o museu, a loja do clube, e a secretaria dos sócios na mesma sítio do estádio, numa área total de 7.000 metros quadrados. Os lampiões têm esses espaços em áreas separadas. A loja fica dentro do espaço da Mediamarkt e o museu no espaço onde antes estava o stand de automóveis.
O Sporting tem de concentrar-se primeiro em aumentar o seu palmarés, porque é isso que dá sentido ao museu. Os fruteiros têm os títulos internacionais como chamariz e os lampiões têm mais campeonatos e taças.
Quanto a futuros espaços para nós. Se um dia for possível recuperar o Alvaláxia e/ou Edifício Visconde de Alvalade, temos nesses edifícios área com fartura para fazer coisas em prol do Sporting, e um Museu à séria.
3 Julho, 2016 at 12:20
Será que no museu dos lampiões…
Haverá uma “sala de “provas”…?
SL
3 Julho, 2016 at 12:49
Oi? 😉
3 Julho, 2016 at 13:18
Jordão,
por aquilo que sei, muito do que aqui sublinhas será resolvido com o novo Museu, dentro do Pavilhão João Rocha onde haverá, também, espaço para uma loja à nossa medida
3 Julho, 2016 at 17:44
Ainda bem. Obrigado.
3 Julho, 2016 at 12:09
O site do Sporting ainda não foi actualizado no que diz respeito ao Museu Sporting!
3 Julho, 2016 at 11:58
OFF-TOPIC
Ontem deu para ver com atenção o fosso do Estádio, enquanto decorria a chegada dos atletas da Corrida Sporting. Existem portas e janelas que dão para o fosso, ao contrário por exemplo do Arena de Amesterdão. É preciso ter isto em atenção quando se propões rebaixar o relvado ou fazer uma bancada sobre o fosso. O nosso caso é mais complexo do que se pensa.
3 Julho, 2016 at 12:55
Bom domingo Leões
3 Julho, 2016 at 13:20
Morreu o actor Camilo de Oliveira…
Responsável por alguns momentos de boa disposição que tive nesta já minha “comprida idade”…
Que descanse em Paz…!!
Aqui a minha homenagem…:
http://cdn.cmjornal.xl.pt/2016-07/img_905x603$2016_07_03_11_24_35_548880.jpg
SL
3 Julho, 2016 at 13:47
E já agora (desculpe-me o amigo Cherba…)…
Riam-se co o nosso Camilo
https://youtu.be/LWlTeaOr0Ys
SL
3 Julho, 2016 at 13:29
E já agora…
O meu abraço de parabéns ao companheiro
“”BlaiseSCP
Que conte muitos anos de vida, com saude e muitas alegrias dadas pelo nosso Clube…!!
SL
3 Julho, 2016 at 13:47
Vim de lá agora…esta muito fixe ..o meu lamento é o acesso nao ser exterior e visível…senpre considerei um enorme erro a localização do museu…para mim é algo que foi construído para ser frequentado por una elite e não pelo povo.
Mas…a nossa história .. é linda!!!!
3 Julho, 2016 at 14:01
Recuperar a Alvaláxia parece-me muito difícil porque os contratos são válidos por períodos longos e, por isso, negociar rescisões há-de sair extremamente caro.
Não sei até que ponto o Fosso não poderia transformar-se numa ala do Museu. Havíamos de ganhar um espaço muito interessante.
Além disso, temos um Segundo Museu em Leiria que nunca cheguei a visitar. O Promotor é o Diniz, Sócio do Ano mas penso que ele deu o Museu e o respectivo conteúdo ao Sporting. O Museu é, de qualquer modo, um Museu Oficial do Sporting.
Em associação com núcleos escolhidos, poderíamos criar outros espaços museológicos por esse País fora e termos algumas exposições itinerantes que pudessem exibir-se, também nos cinco continentes, onde haja filiais, Academias e Núcleos que, pela dimensão e o público que cobrem pudesse ser interessante desenvolver, oferecendo um contacto próximo com a nossa História a Sportinguistas que nunca vieram nem virão a Portugal.
No Canadá, na África do Sul, na China seria provavelmente útil explorar a ideia de uma exposição museológica itinerante. Será que faz sentido?
3 Julho, 2016 at 14:13
Pois amigo Mário Túlio…
Se passar por Leiria, não deixe de visitar o Museu do Sporting…
Há lá muitas peças cedidas pelo Sporting…!
Abr e SL
3 Julho, 2016 at 16:20
Raramente passo em Leiria mas, equaciono dar lá um salto só para ver o Museu, da próxima vez que vá a Fátima, talvez este mês de Julho…
3 Julho, 2016 at 14:30
– O Alvaláxia já não é do Sporting, inclusivé quando a loja verde era dentro do Alvaláxia, o Sporting pagava renda e não era pequena.
– O Pavilhão João Rocha vai ter um museu, talvez maior ainda que o actual.
– Vale a pena visitar o Museu de Leiria onde não só tem a história imensa do nosso Sporting, como temos visita guiada e explicada pelo Dinis ou pela Senhora que não sei o nome.
3 Julho, 2016 at 14:39
Sporting lamenta morte de Camilo de Oliveira
Sporting
I Liga
Futebol Nacional
“Família leonina fica mais pobre com a partida de um dos seus mais notáveis membros”, diz o Sporting em comunicado publicado na sua página oficial.
O Sporting emitiu este domingo um comunicado para lamentar a morte do ator Camilo de Oliveira e “manifestar a sua profunda consternação pelo desaparecimento de uma figura ímpar do Teatro e da Cultura portuguesa, mas também de um Sportinguista assumido e empenhado”.
Camilo de Oliveira foi rugido de leão de 2008 e integrou a Comissão do Centenário do Sporting Clube de Portugal…”
SL
3 Julho, 2016 at 16:24
Sim, Camilo de Oliveira era um Sportinguista convicto, daqueles que não aceitava que alguém beliscasse o Clube na sua presença. Quando eu era pequeno teve algumas séries de comédia na RTP a que achava imensa piada.Mais tarde vi-o muitas vezes na revista. Depois deixei de ir ao teatro, já há muitos anos e não o voltei a ver.
3 Julho, 2016 at 22:31
É só para avisar que o Museu vai fechar nos próximos três dias para os acertos finais, porque hoje foi apenas o teste.
A inauguração oficial será na quinta-feira e a partir daí o Museu Sporting estará sempre aberto.