Segunda-feira, dia 11 de julho, Tim Duncan ou “The Big Fundamental”, anuncia a sua despedida da NBA. Discreto como sempre e através de um comunicado, Duncan põe fim a uma carreira de 19 anos, ao mais alto nível, sempre ao serviço dos San Antonio Spurs!

Foi a 1ª escolha no draft de 1997 e desde logo se viu que estaria ali um grande jogador quando em 98 ganha o prémo de “rookie” do ano. Até aos dias de hoje conquistou 5!!!!! títulos de campeão, 2 vezes MVP da temporada, 3 vezes MVP Finals, 10 vezes no 5 ideal da Liga, 15 participações no All-Star Game. No total da carreira média de: 19 pontos; 10.8 ressaltos; 3 assistências; 2.2 abafos num total de 1392 jogos. Jogador que manteve sempre fiel à mesma equipa muitas vezes abdicando de um aumento salarial em busca do anel! Vai ser estranho ver os Spurs sem aquele que é claramente o melhor jogador da história do clube… (Apesar de terem tomado uma excelente decisão com a contratação do Pau Gasol).

O jogo acabou também para Kobe Bryant…o ” Black Mamba” pôs fim à sua carreira e deixa também a NBA depois de 20 anos nos LA Lakers. Também com 5 títulos, sempre no mesmo clube, Kobe foi dos melhores que passou pelo jogo (o meu jogador preferido!) apesar deste final menos feliz!

E já que se fala em jogadores que nunca trocaram de equipa…é inevitável falar da decisão de Kevin Durant que se junta a Curry, Thompson, Gree e… Pachulia nos Golden State Warriors. Se me perguntarem a minha opinião digo que não gosto: KD é daqueles jogadores que tinha de pensar em como “destruir” os Warriors (e esteve tão perto este ano) e em vez disso junta-se a eles. Vamos ver o que vai acontecer neste 2 anos de contrato mas estas super-equipas ou corre tudo muito bem ou corre tudo muito mal!

Quem também mudou foi Wade. Depois de 13 anos e 3 títulos sempre ao serviço de Miami, segundo o que se diz sentiu-se desrespeitado pela direção dos Heat e vai juntar-se a Rondo e Butler nos Chicago Bulls para agitar a conferência Este.

*às sextas o ILLUMINATOR saca um lançamento do meio-campo e conta-nos o que de melhor vai acontecendo na NBA (e depois vai comer o maior hambúrguer que conseguir)