Quando eu era mais puto, tinha como uma das respostas prontas que o fogo se apaga com água. Depois, à medida que o tempo foi passando, percebi que a areia é uma excelente opção para colocar um ponto final nas chamas, pelo simples facto de cortar o oxigénio que as alimenta e que permite a combustão.
Ora, vem isto a propósito daquilo que tenho observado estar a passar-se na Tasca, há cerca de um mês a esta parte. Numa altura em que se instituiu a palavra “carvão” para simbolizar as tentativas de incendiar os ânimos dos Sportinguistas ou de fazer uma fumarada que os deixe à rasca dos olhos e com dificuldade em mantê-los bem abertos, tem vindo a crescer a tentativa de utilizar a areia para combater esses planos de desestabilização. O grande problema é que é que essa areia começa a ser usada, cada vez mais, para, de caminho, tentar apagar a chama que nos torna adeptos apaixonados e questionantes. E isso faz-me recuar no tempo.
Não será descabido lembrar que, ainda a Tasca era Cacifo, já se percebia que o único caminho a seguir era discutir o Sporting. E que essa era a melhor forma de defendê-lo, pois não há melhor do que ideias e opiniões estruturadas e sustentadas para, quando contrapostas ou replicadas, permitirem o surgimento de novas ideias e de novos caminhos. Foi esse o trajecto deste blogue. Foi essa forma de estar que nos trouxe aqui e que continua a trazer, diariamente, novos Sportinguistas que se identificam com um espaço onde podem deixar a sua opinião. Mais especificamente, um espaço onde podem deixar a sua opinião mesmo que essa seja discordante em relação a alguma decisão da nossa direcção.
Foi assim que este espaço se tornou refúgio de tantos e tantos Sportinguistas, foi assim que passou do mundo virtual para o mundo real, juntando pessoas com ideias mais ou menos iguais, mas com algo que as une: a paixão pelo Sporting e a vontade de torná-lo cada vez maior. E essa vontade, pensei eu que tínhamos aprendido a lição, dificilmente é posta em prática se, por medo ou interesse, decidirmos dizer que sim a tudo e mais alguma coisa ou, pior, tentarmos amordaçar e apontar o dedo a quem quer que ouse ter ideias diferentes. Foi esse estado de alma que nos conduziu a uma situação de refundação iminente, que nos colocou no fundo do poço, que nos fez atravessar as páginas mais negras da nossa história. Foi esse estado de alma, juntamente com uma contagem de votos até hoje histórica na sua vergonha, que não permitiu que o actual presidente assumisse a direcção do clube mais cedo. É o regresso desse estado de alma que começa a minar o Sportinguismo vivo que é apanágio desta Tasca.
Eu percebo, e não estou a usar ponta de ironia, que no interior de cada um de nós exista a tendência e vontade natural de preservar pessoas que, no espaço de três anos, tanto têm feito e tanto têm trabalhado em prol do Sporting Clube de Portugal. Creio ser desnecessário estar a publicar uma lista de tudo o que de bom tem acontecido, tanto no futebol como nas modalidades, passando pelo Pavilhão, pela SportingTV ou, mais recentemente, pela tentativa de fazer regressar à Academia alguns profissionais que talvez nunca devesse ter saído. E também creio ser desnecessário dizer que quase todos os que por aqui passam, se tivessem que voltar a votar hoje, colocariam novamente a sua escolha no nome de Bruno de Carvalho.
Mas não percebo que essa vontade de proteger se transforme numa espécie de perseguição a todos os que ousem questionar ou discordar. Pior, é incrédulo e entristecido que assisto ao regresso de estratégias que assentam na utilização de alguns dos piores exemplos da nossa história para mandar calar os discordantes e dizer-lhes que mereciam era regressar a outros tempos. É incrédulo e entristecido, que assisto à utilização de argumentos esfarapados para tentar passar a ideia que tudo o que é feito, se não é imaculado, está pelo menos bem feito (esta questão de estarmos com um barco à deriva para precaver a falta de avançados é a situação mais recente). É incrédulo e entristecido, que assisto ao regresso das etiquetagens e ao alimentar de trincheiras entre Sportinguistas (e tanto que ainda falta para as próximas eleições). É incrédulo e entristecido, que assisto à tentativa de, de forma cada vez mais descarada, colocar em causa a seriedade da Tasca enquanto espaço de defesa do Sporting Clube de Portugal, inclusivamente com acusações falsas de favorecimentos e gestão de comentários em função de interesses.
Ora, minhas amigas e meus amigos, o único interesse deste espaço é o Sporting. Orgulho-me de sempre assim ter sido, de assim continuar a ser e de poder olhar para trás e confirmar que tudo o que fiz foi sem estar à espera de receber algo em troca. A não ser este sentimento de missão que não se explica e que nos compensa pelos sorrisos e pelas palavras de quem aqui vem e de quem aqui se sente bem. E é por achar que este clima que, propositadamente, repito, propositadamente (sempre houve interesses e sempre continuarão a existir), está a criar-se, faz com que muitas destas pessoas se sintam menos bem, que vos convido a meditarem um pouco sobre tudo isto. E que deixo uma mensagem muito clara: é de pura desonestidade andar a falar em carvão quando, tantas e tantas vezes ao dia, tentam atirar areia para os olhos dos Sportinguistas.
8 Agosto, 2016 at 10:32
Respect!
O Fight&Resist não devia ser entre Sportinguistas, pelo menos quando não há motivo para tal.
Deixem-se de quezílias e andemos em frente que ainda há muito para fazer.
Grande mensagem!
SL
8 Agosto, 2016 at 10:33
Fosga-se, grande malha/post Cherba! Estou contigo e com o Sporting. Ainda bem que cólicas o dedo na ferida. Nem tudo é bem feito,embora haja muita coisa bem feita.
No entanto, eu não ando contente com a questão do avançado, não estou a gostar da.desvalorização que o JJ está a fazer à pré-epoca, numa de “eu sou muita bom e a coisa compõe-se”! É meu caminho andado para ele (e o Sporting, por arrasto) ser comido de cebolada.
Afinal, temos ou não temos saúde financeira para atacar o mercado? Afinal não vendemos.porque não queremos e depois não temos dinheiro para Rafael Martins (por ex.)?
Podemos ou não discutir estes e outros assuntos sem receio?
8 Agosto, 2016 at 11:20
Luís:
Preferia ter Rafael Martins e nao ter Joao Mário, ou ter Joao Mário e nao ter Rafael Martins?
É essa questao que o Bruno e JJ estao a tentar consolidar…
8 Agosto, 2016 at 12:35
Eu quando escrevi Rafael Martins, escrevi-o na perspectiva de um avançado barato e conhecedor da.nossa liga. Não estou à espera que se venda o João Mário para comprar tal jogador. A questão é que parece que estamos à espera de uma grande venda para comprar um qualquer avançado e a tal saúde financeira não deveria necessitar de um grande encaixe para comprar um qualquer Rafael Martins.
8 Agosto, 2016 at 14:14
Eu penso que a situação é outra.
J não quer o Rafael Martins, e o PL que tanto se fala, não é fácil de trazer, pois não deve ser a situação mais fácil do mundo convencer o Mário Gomez (ainda acredito que vai ser este o nosso PL esta época) que terá de jogar 90% dos jogos contra o Tondela e o Moreirense em vez de andar a jogar contra Juventus, Nápoles e Roma
8 Agosto, 2016 at 10:33
O Zlatan aprova este texto.
É preciso sentido crítico e não “yes men”. Há coisas boas, há coisas menos boas, há coisas más. É preciso perceber os erros para não os cometer no futuro. Só assim é que há progresso.
O Zlatan manda cumprimentos. 😀
PS: Com jeitinho, o Zlatan borrifa-se no Mourinho e vem para o Sporting 😀
8 Agosto, 2016 at 10:35
Com jeitinho ainda lhe dá é o título… começou bem ontem 🙂
8 Agosto, 2016 at 10:41
Bons Dias, Caros Tasqueiros.
Excelente post (mais um!) do Caro Cherba. Esperemos que seja o “último prego no caixão” de uma discussão/argumentação que, quanto a mim, já caiu de podre há muito tempo: a de quem critica é “croquete”.
Caros Tasqueiros:
1- Esse “argumento”, para além de boçal, já deixou de ser actual (se alguma vez o foi) há muito: já passaram três anos, e ninguém quer “voltar” ao passado;
2- Na blogosfera há quem tenha uma verdadeira campanha contra a actual Direcção. Mas mesmo esses (*tosse* Camarote *tosse*) não querem “voltar ao passado”, não querem é o BdC na Presidência;
3- Não há nenhuma instituição que consiga estar isenta de críticas. Porque não há nenhuma instituição… perfeita!
SL
8 Agosto, 2016 at 10:41
Tudo dito, Cherba! O meu aplauso de pé. Mais um! És grande.
O texto é de leitura obrigatório mas permite-me destacar a frase:
“Ora, minhas amigas e meus amigos, o único interesse deste espaço é o Sporting.”
Ps- O que me deixa apreensivo nesta altura é a questão dos avançados da nossa equipa. Os resultados da pré-época nem por isso, valem o que valem. Mas ontem tive a confirmação que esta semana haverá novidades. Várias novidades (defesa, meio campo e ataque). Aguardemos.
8 Agosto, 2016 at 19:04
” ontem tive a confirmação que esta semana haverá novidades. Várias novidades (defesa, meio campo e ataque). Aguardemos.”
Não tens mais nada a dizer? Pelo menos o país de origem dos jogadores sff 😀
8 Agosto, 2016 at 10:42
Excelente Cherba, excelente.
8 Agosto, 2016 at 10:43
Grande post e que sirva de reflexão para todos. Não calam os sportinguistas nem vão calar. Mais: estão a prestar um pessimo servico a esta Direção aqueles que se dizem seus apoiantes e ao mesmo tempo protagonizam comportamentos lamentaveis contra opiniões de sportinguistas sem agendas ou qualquer vontade de entrar em listas contra ninguem ou quando vêem com rotulos que se aplicam melhor a quem os faz. Se uma Direção diz que o “Sporting é nosso outra vez” e que quer dar voz aos sportinguistas porque carga de agua e aposta numa estrategia de intolerancia? Até dá impressâo que quem se diz maior apoiante acaba por ser o principal adversario da Direção ao acabar por dar dela uma imagem de intolerancia e prepotencia que não cola minimamente com a alma sportinguista. Discutam, discordem de opiniões mas não façam ataques pessoais que vos fica mal. Pensem bem. Não vejo mal nenhum que me digam “a tua opinião está errada” e que o justifiquem. Já me incomoda solenemente que me digam que não posso exprimir opinião. Mais uma vez… excelente post e que se impunha numa altura em que até o dono do Tasco já sofre acusações e atê insultos.
8 Agosto, 2016 at 10:58
Leonissimo tenho de destacar o teu contributo de bom senso, assertividade e sportinguismo nos últimos posts. E quando digo o teu, digo o do Brunovl, do Barbosa08, da Maria, do Nuno Crente em Jesus…e muitos outros. Que nunca te (vos) doam os dedos no teclado.
SL
8 Agosto, 2016 at 11:03
Abraço amigo Matias. Não vão mesmo doer. Quanto mais me ou nos quiserem calar mais vão ter de aturar. Como tu não queria ser campeão da pré-epoca só manifesto alguma preocupação pela indefinição de PL. Mas como dizes acredito que se vai resolver. Uma coisa é certa confio que esta Direção nos vai dar ainda boas surpresas.
8 Agosto, 2016 at 11:06
Leonissimo eu também confio (e muito) nesta direção! Que venham as boas surpresas! 😉
8 Agosto, 2016 at 11:23
Desculpem, o comentário mais abaixo era para o Matias
8 Agosto, 2016 at 11:21
Obrigado pela parte que me toca e não te preocupes. Pelo Sporting terei sempre vontade de lutar. Como diz a música, “farei o meu melhor para te ver sempre na frente”.
8 Agosto, 2016 at 11:47
Grande capitão!! É esse o espírito!
8 Agosto, 2016 at 12:43
Obrigado Matias. Faco minhas as palavras do Leonissimo e do Barbosa
8 Agosto, 2016 at 10:45
Aprovo este texto … Quem não aprova, que o escreva.
Disseste tudo, tudo, tudo. Aplaudo de pé e fica registado mais uma vez, que comigo já não haverá farinha … Nenhuma.
Esgotei a paciência que cabia em cada célula do meu corpo.
Cherba, meu caro … Post brilhante.
8 Agosto, 2016 at 10:46
Enorme texto!!
É por saber que o “Dono” da Tasca é um Sportinguista Apaixonado e adepto da liberdade de Pensamento e que pensa pela sua própria cabeça que vou mandando umas postas e todos os dias venho cá saber as novidades!
Continua Cherba, pois há uma certeza que tenho!
Existem mais “Cherbas” e o Sporting Clube de Portugal era certamente um pouco Maior daquilo que já é, pois são Sportinguistas como Tu que engradecem o Nosso Clube!
8 Agosto, 2016 at 10:47
CLAP CLAP CLAP
8 Agosto, 2016 at 10:48
Aplaudi de pé. É isto de fio a pavio. Notável o teu discernimento no meio disto tudo.
Estou contigo, estou com o Sporting e, no geral, estou com esta direcção.
O que os evangélicos têm que perceber é que, com a sede de justificar todos os actos de gestão, estão a afastar Sportinguistas com um contributo válido.
Agora pensem bem no que está escrito e deixem de tentar calar quem legitimamente tem questões, críticas ou ideias diferentes das vossas.
Hoje grito o que já aqui não gritava há muito tempo:
SPOOOOOOORTING!
8 Agosto, 2016 at 10:52
“O que os evangélicos têm que perceber é que, com a sede de justificar todos os actos de gestão, estão a afastar Sportinguistas com um contributo válido.”
Os evangélicos que esperneiem à vontade, que os Sportinguistas que pensam pela própria cabeça não desistem do Sporting e por isso vão ter que se aguentar 🙂
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOORRRTING!!!!
8 Agosto, 2016 at 11:06
Gosto imenso de ler o que escreves, Ricardo.
Consegues elogiar e criticar da mesma forma, sempre com uma percepção muita clara da realidade.
Uma realidade que para quem está de fora é obviamente diferente para quem tem insides e sabe o que se passa.
8 Agosto, 2016 at 11:29
É reciproco 🙂
Nota-se a milhas que és um Sportinguista “Apaixonado” e que tens uma característica especifica que me agrada bastante!
És um Optimista por natureza!!
8 Agosto, 2016 at 11:57
Só falta um beijinho 😀
8 Agosto, 2016 at 12:15
Não falta nada que certeza já houve muito beijinho no Emblema do Sporting Clube de Portugal 🙂
8 Agosto, 2016 at 11:58
Até prova em contrário, sou.
Se sobrevivemos à vergonha do pós-Rocha (maldito Roquete), se temos o estádio cheio de crianças (muitos nunca viram o Sporting campeão)… é acreditar sempre!
8 Agosto, 2016 at 11:08
Mai’ nada!
SPOOOOOOORTING!
8 Agosto, 2016 at 11:17
Não tenho o gosto de te conhecer pessoalmente (o que se lamenta mas pelo menos evita que atribuíam o facto de concordarmos em grande parte das vezes a alguma estratégia concertada e te colocquem debaixo de um rótulo qualquer correspondente a um nome coletivo) mas tenho muita consideração pelo que escreves e pela forma como o defendes. Continua por aqui (como todos os que estão apenas interessados em discutir opiniões, independentemente delas e que não estão aqui para insultar) que fazes muita falta. Abraço
8 Agosto, 2016 at 11:18
“coloquem” “que atribuam”
8 Agosto, 2016 at 11:26
Não tens (ainda) Sábado, na 1ª jornada será muito complicado estar presente em Alvalade, mas na 3ª jornada lá estarei .
Pode ser que nesse dia dê para “visitar” o pessoal da Tasca nas Roulottes.
P.S. E quero lá saber dos rótulos que me colocam 🙂
8 Agosto, 2016 at 11:40
Nem estou na primeira nem na terceira (por motivos diferentes). Estarei na 5ª apenas com muita pena minha…
8 Agosto, 2016 at 11:50
Falaram em roulottes?
É uma bifana e umas imperiais
8 Agosto, 2016 at 10:57
É isto.
8 Agosto, 2016 at 10:48
Obrigado Cherba, escreveste quase tudo aquilo que me ia na alma.
Desde o primeiro momento que sou um apreciador e um fiel apoiante de Bruno de Carvalho, contudo sou Sportinguista e aprendi a ser democrata e isso por vezes, dá-me o direito de discordar de dizer que não, de não apoiar esta ou aquela decisão. Apesar de tudo continuo a votar Bruno de Carvalho, e a apoia-lo na generalidade das suas decisões.
Infelizmente alguns dos que passam por aqui, apesar de Sportinguistas, de apoiantes de Bruno de Carvalho, não são, não sabem ou não querem ser democráticos, qualquer critica, qualquer opinião contrária, a uma decisão da direcção, é logo motivo para achincalhar, denegrir e até ofender e é por isso que apesar de continuar a seguir este espaço o vejo com cada vez menos interesse.
8 Agosto, 2016 at 10:50
Só tenho duas palavras para classificar está magnífica iguaria da Tasca!!
BRU TAL!
SL
8 Agosto, 2016 at 10:52
Concordo por inteiro. Que o espirito que sempre imanou no Cacifo inunde por completo e de uma vez por todas a Tasca.
8 Agosto, 2016 at 10:56
Boa posta.
Espero que sirva para encerrar algumas discussões que fogem do âmbito disso mesmo… discussão.
A larga maioria das pessoas que aqui anda não têm insides. Logo, opina com base que naquilo que lê, ouve, vê… As infos vêm de todo o lado a um ritmo impressionate. As redes sociais dominam. E é aqui que surge a diversidade de opiniões porque cada um constrói a sua opinião pela forma como interpreta essa mesma informação.
Nem tudo o que a CS escreve é mentira. Por vez dá-lhe é o sentido errado e de forma propositada. Come gelados quem gosta, fecha os olhos quem quer.
É absurdo discutirmos aqui a performance desta direção no seu todo. 30 anos de tiros nos pés não se resolvem em 3/4 anos. Mas há alguém que não esteja contente com o trabalho de Bruno Carvalho? Fora do blogue dá-me gozo enumerar tudo o que de bom tem sido feito, perante lampiões, tripeiros e sportinguistas menos atentos. Aqui é desnecessário. Toda a gente sabe.
Por outro lado, faço o meu melhor para defender aquilo que não é bem feito )na minha opinião), concordando ou não. E é aqui que quero chegar. Defender TUDO lá fora não significa que entre amigos, em privado ou num espaço como este não se possa discutir aquilo que por não estarmos lá dentro nos levanta questões. Mesmo que de privado a Tasca não tenha nada. Evitar insides, mas nunca discussão.
Bruno trouxe EXIGÊNCIA. Bruno disse: “Questionem, porque o Sporting é nosso”.
E o que tem acontecido aqui nos últimos tempos é uma quantidade de comentários que não têm nada a ver com o post principal, mas sim um bate boca para ver quem leva a sua avante.
Prefiro que me mandem para o caralho diretamente que me enfiem dois dedos no cú e me queiram dar baile.
Uma vez disse aqui a um tasqueiro (ficou bem ofendido pq já o referenciou várias vezes) que não era preciso fazer broches ao presidente. Se há gajo que não precisa é ele. Foi uma forma de o dizer, não era nenhuma ofensa directa.
E com eleições à porta, o que é preciso é dar-lhe força para não desistir e andar por cá muito tempo. Essa força não é dó com “améns”, mas tb com chamadas de atenção porque pior que as nádegas, é a corja interna. Esta minha mensagem é para quem está perto de BC.
Vejo uma grande época pela frente e só me preocupa neste momento a falta de soluções para o ataque. Não tenho dúvidas que estamos a trabalhar nesse sentido, mas do lado cá… estaria muito mais descansado se na ausência de Spalvis (lesão), Slimani (primeira jornada e depois CAN), Teo e Barcos (saídas), já cá tivesse um peso pesado para dar fogo ao belíssimo futebol de JJ.
8 Agosto, 2016 at 10:57
Bonito post, onde sinto muita honestidade.
Sempre disse e continuo a achar o mesmo: a malta que escreve blogs do Sporting chamou a si uma responsabilidade acrescida. Vocês são de certa forma a nossa voz. Uns identificam-se mais com a onda do “A Norte de Alvalade”, outros mais com “A Tasca” ou “Artista do Dia”. Revejo-me na 2ª opção. Gosto de estar num espaço onde possa elogiar e criticar o nosso clube à vontade, sabendo todos que o que queremos é um Sporting sempre na frente.
No Artista, blog que muito aprecio, não posso e não quero colocar críticas, pois existem muitos Benfiquistas a escrever e isso aborrece-me.
Aqui na Tasca senti outro problema. Eu sou a favor do BdC. Mas gostava de poder criticar quando me apetece. Nem sempre apetece-me só falar bem. Aqui a malta faz uma crítica e é bombardeado.
Tem de haver mais diálogo. Aqui na Tasca, estamos entre amigos a partilhar algo em comum.
No entanto não duvido Cherba, nem nunca duvidei, que a única coisa que queres é um Sporting sempre na frente.
Não ligues a bocas foleiras. Continua com o teu trabalho. Só temos que agradecer.
SPOOOOOOOOOOOOOORTING! Nunca mais rola a bola 🙂
8 Agosto, 2016 at 10:57
Pois eu acho que este post é um equivoco.
Lutar contra o carvão é um trabalho sujo. Ou vocês acham que fazem uma luta na lama sem se enlamearem?
8 Agosto, 2016 at 11:05
Por exemplo, têm hoje, no Norte de Alvalade, mais uma pérola magnífica de um extraordinário (decerto) Sportinguista:
“O Sporting não consegue vender!”
Como se a permanência de João Mário, William Carvalho, Slimani e até de Adrien fossem porque o Sporting não consegue vender!
Percebem onde está o carvão. Percebem que vem de dentro ….
8 Agosto, 2016 at 11:40
Acho que não percebeste o post. Não tem nada a ver com CS ou outros blogs. Foi para consumo interno
8 Agosto, 2016 at 11:43
O chamado “os produtos expostos são para consumo no estabelecimento”. 🙂
8 Agosto, 2016 at 13:03
Pena é que nem todos entendem isso, como se vê por muitos comentários abaixo. Continuam a pensar que é um recado para a CS e para infiltrados.
8 Agosto, 2016 at 14:23
Só não percebe quem não quer, pois o texto chama os bois pelos nomes, e não anda aqui com metáforas
8 Agosto, 2016 at 18:48
E há outro que acha que deixar ir embora o André Martins é outro erro histórico! O André Martins, imagine-se, que AINDA nem tem clube. Eu PAGAVA para que ele fosse titular no beifica ou no porto, a sério.
Quando as pessoas querem embirrar, aproveitam tudo. Foda-se para este ambiente de merda.
8 Agosto, 2016 at 10:59
A testosterona é uma cena lixada que, quando chamada a intervir em assuntos como o futebol, faz aquecer os ânimos e exacerbar alguns egos. Pedir que se discuta futebol ou religião de forma pacata e civilizada é pedir quase o impossível. E não tem mal que os ânimos aqueçam e se esgrimam argumentos de forma apaixonada, desde que não se parta para o insulto e para a insídia.
Para os meninos mal comportados, por sistema, só resta uma solução: bloqueio puro e simples. E cabe ao dono do blogue decidir quando fazê-lo. E o dono do blogue já deu bastas provas de bom senso e abertura de espírito para não ser suspeito de favorecimentos de quem quer que seja.
Não gostam das regras e querem continuar a medir pilinhas, vão fazê-lo para outro lado. Criem os seus próprios blogues e façam lá concursos de virilidade.
Tenho dito.
8 Agosto, 2016 at 11:02
Concordo com o texto a 100%
Todos nós aqui (penso eu) admite que há muito tempo que não tínhamos uma direcção que realmente trabalha em prol do Sporting, mas isto não significa que tenha sido um trabalho perfeito.
E nesses pontos onde não tivemos bem, podemos criticar. Mas se for para criticar que seja de uma forma construtiva.
Dando um exemplo: Em termos de contratações, penso que este ano não estamos bem (quero muito estar errado).
Mas de uma coisa eu tenho certeza, contratar jogadores na vida real, não tem nada a ver como no FM. Até eu no FM em 2/3 anos já estou a por o Sporting a ganhar a “Championes”. É possível na vida real? NÃO.
Agora, estou muito mas mesmo muito satisfeito com o crescimento em todos as áreas do Sporting. E sim vou votar no Bruno de Carvalho, mesmo se as coisas não estiverem favoráveis no campeonato na altura das eleições.
Saudações leoninas
8 Agosto, 2016 at 11:08
“Em termos de contratações, penso que este ano não estamos bem (quero muito estar errado).”
Estás errado.
As contratações foram feitas antes de acabar a época. Ruiz e Spalvis vieram nessa altura. Spalvis correu mal mas o Alan pode ser uma boa contratação.
Quanto ao resto, o simples facto de nenhum jogador campeão europeu ter “ainda” saído …. é a maior contratação de sempre.
8 Agosto, 2016 at 11:31
Não estou a referir de vendas dos nossos melhores jogadores (Não quero que nenhum saia)
Estou só a referir em certos pontos… Como o lado esquerdo da defesa, o suplente do William, e um desequilibrador. O Petrovic não deveria ser contratado (não estou a criticar as qualidades dele) mas temos jogadores como Paulista e Palhinha. E continuamos a não ter DE, e um médio ofensivo criativo.
Depois temos um plantel grande demais neste momento.
Sei que ainda falta muito tempo para o fecho do mercado, e confio que vamos equilibrar a equipa. Assim espero, vamos ver.
8 Agosto, 2016 at 11:07
E… VIVA O SPORTING! O melhor clube do mundo. Onde se respeita a diferença e se procuram as melhores soluções para o futuro.
8 Agosto, 2016 at 11:07
Bom dia para a Familia da Tasca…!!
E um “Glória ao Sporting…!”
Passando por …: Parabéns a todos nós…
Por “termos escolhido” o Sporting Clube de Portugal…
e não outro, ou outros…que até “podem” (não interessa como…) ganhar mais vezes…!!
O Cherba “devia ter ido” às olimpíadas…
Com “a pontaria” que tem…traria certamente uma medalha de ouro no “tiro ao alvo”…(nem importa a arma que fosse usada…)…
O que dá força a este espaço…
É o sportinguismo de cada um…
É a defesa intransigente do nosso Sporting…
É o acreditar sempre…que a seguir há-de ser melhor…
É o saber que “não há adeptos” como os sportinguistas…
É o “não saber”…o que é desistir…
É o fazer tudo…para “poder lá estar”…
É o “não fazer sacrificios” para “estar lá”…porque essa é a maior alegria que podemos ter…
É a solidariedade que nos une…
É o não dizer que sim, ou que não…apenas porque isso “fica bem”…
É a amizade entre todos/as…
Mas há coisas que nos dividem…
Há coisas que nos magoam…
Há coisas que nos podem afastar e levar a desistir de “se sentir bem” no “nosso espaço”…
E essas coisas são…:
Não saberem alguns respeitar as ideias dos outros…
Levar essa mesma falta de respeito…à ofensa…
Esquecendo que os que nos une “tem sempre de ser maior”…que aquilo que hipotéticamente nos possa dividir…!!
Por isso tem toda a razão o amigo Cherba em “dar um murro na mesa”…
Em alertar para o facto de alguns “gostarem de caminhar em contramão”…
com todos os perigos de “choques frontais”, que acabarão sempre por acontecer…!!
É necessário por isso talvez …que antes “de respondermos” com uma “pedra em cada mão”…
Respiremos fundo…contemos até 3…
E nos lembremos que o que nos trás aqui …é o Sporting…!
E o Sporting “não merece que algumas vezes…nos esqueçamos de que os sportinguistas “não podem ser…como às vezes somos…!”
Sporting Sempre…!!
Um abraço para todos/as…
SL
8 Agosto, 2016 at 11:15
Isto é o que se chama na mouche! Touché.
Que nunca calem a Tasca. O melhor blog Sporting de sempre.
O Sporting está acima de tudo e todos, o resto são peanurs….
8 Agosto, 2016 at 11:20
E quem tem dúvidas que olhe para o canto superior direito: “melhor blog leonino”. Pela grande qualidade dos posts e também da discussão. Que não tentem acabar com isso porque todos temos a perder. E não vão conseguir.
8 Agosto, 2016 at 11:21
também espero é que os cartazes não regressem… nem os panfletos anónimos… nem outras merdas que andaram por aí durante o campeonato anterior.
8 Agosto, 2016 at 11:24
nem os jantares de oposição em que nada se discute, nem nenhuma alternativa se manifesta.
8 Agosto, 2016 at 11:24
Excelente texto, cherba.
Ninguém aqui ( ou quase ninguém ) que eu saiba está contra a direcção como tentam passar a ideia.
Foi-nos pedido pelo nosso Presidente que questionássemos e pelo menos eu é o que tento fazer. Posso não o fazer sempre de forma correcta, mas não pretendo mais que isso. ( não ando à procura de tacho, não perdi nenhum tacho, não estou ressabiada….)
Portanto, larguem lá os métodos à la Inquisição que isso já acabou há séculos.
8 Agosto, 2016 at 11:26
Da minha parte, tento nao ‘tomar partidos’ e pensar pela minha própria cabeca, criticar o que acho mal (ainda acho que o Presidente fala demais) e elogiar o que acho bem (a gestao de treinadores, remontada financeira, futebol praticado) sem extremismos.
Posto isto, tenho a agradecer á Tasca por me ter aberto os olhos para certas situacoes de bastidores das quais nao tinha conhecimento enquanto ‘adepto laico’, ou nao-iniciado. É por esse motivo que continuo a contrapor tudo o que vejo no Facebook com o que aqui se diz, e a usar os comentários para tirar quaisquer dúvidas que tenha. A Tasca é um veículo valioso para o Sportinguismo, e tenho orgulho em fazer parte deste grupo, ainda que no grupo dos ‘novatos.’
SPORTING!!!!
8 Agosto, 2016 at 11:27
Foda se a directa não é perfeita e erra, ok.
É certo que o Barcos e mau e o Gutierrez e maluco entre outros.
Mas o jefferson é bom o coares o Naldo o João Pereira e o schelotto são bons assim como o brian e o alam são bons.
O racio de acerto desta direção tem muito crédito, mais sacamos um dos melhores treinadores do mundo aos lampiões e aos morcoes.
Claro que antes era muito melhor levávamos com os labyads e eram grandes negócios de barrete.
Há espaço para críticas claro mas foda se comparado com os tempos recentes são peanners.
Sl
8 Agosto, 2016 at 11:29
Enorme post Cherba.
É pela tua maneira de ver as coisas que continuo a entrar aqui na tua tasca e a beber com prazer a minha minie.
Mas já disse várias vezes e digo mais uma vez, porque nunca é pouco: Votei em Bdc nas 2 vezes, acho esta direção o melhor que nos podia ter acontecido, mas não concordo em tudo o que foi feito. Não há empresas, lideres perfeitos. Não se consegue agradar a todos nem passar mandatos sem cometer alguns erros. Mesmo assim o saldo é muito positivo, diria que estou 90%-95% satisfeito com as decisões que têm sido tomadas. Se fosse hoje, voltaria a votar em BdC.
Agora existe em cada um de nós um direito que nos assiste, que é a nossa capacidade critica e podermos não estar de acordo com certas medidas. Por exemplo, já várias vezes me expressei aqui que não estou de acordo com o que tem vindo a ser feito com a linha avançada, e caem logo umas “vedetas” a mandar vir, “vedetas” essas que são quase sempre as mesmas e além de não respeitar a opinião dos outros não trazem nada de bom na discussão do tema. Se não estão de acordo, então respondam, mas de uma forma construtiva. Argumentem! Não atirem picanços parvos e desnecessários que só servem para depois levarem respostas do mesmo teor.
Como disse noutro post, quem não sabe respeitar a opinião dos outros que vá beber a sua minie sozinho para a casa de banho!
8 Agosto, 2016 at 11:34
Temos de ter EXIGÊNCIA MÁXIMA.
Não é por se criticar uma decisão que se está contra uma direcção.
Vivemos num país onde uma chamada de atenção é interpretada como uma coisa má e que quem nos chama a atenção está contra nós.
Basta irmos para uma país nórdico e notamos logo a diferença.
Aqui a questão é que existem coisas a melhorar e existem outras em que melhorámos consideravelmente.
Estou descontente com parte da gestão desportiva tomada este ano mas isso não significa que queira esta direção dali para fora. 100% com esta direção, mas as críticas fazem parte e é aqui e na AG que temos de discuti-las.
Força Sporting CP!!
8 Agosto, 2016 at 11:36
Outra nota só para realçar que estar em desacordo com algumas decisões desta direção não significa que essas pessoas são croquetes ou godinhistas ou que querem voltar ao passado…
8 Agosto, 2016 at 11:53
Isto é bem verdade. Mudei-me de Portugal para o UK há seis anos, e só agora comeco a sacudir o estigma de cada vez que o chefe me aponta um erro, ter medo de perder o emprego. Na maioria das vezes é apenas isso, apontar um erro, e tenho margem e a confianca do chefe para o corrigir e nao voltar a fazer. Entretanto a minha Mae, que ainda e sempre morou em Portugal, fica em panico sempre que lhe conto este tipo de situacao, pensando que vou ser despedido no dia seguinte – exactamente por causa da mentalidade que referes.
Do mesmo modo, BdC devia ter espaco e confianca para fazer e corrigir asneiras sem ser imediatamente crucificado por elas. É fazendo asneiras que melhoramos a nossa performance, e quanto mais soubermos que fazemos (e como as corrigir) melhores profissionais nos tornamos.
Enfim, tuguices…
8 Agosto, 2016 at 11:42
o lema deve ser “todos não somos demais”.
se formos um clube dividido género ( parafraseando churchill) lá fora estão os meus adversários, cá dentro estão os meus inimigos… dificilmente voltaremos a ser quem já fomos.
outra questão será identificar traidores – todos os que em beneficio pessoal prejudica(ra)m o clube. Aí o clube terá de estar alerta, mas sem um espírito de”caça ás bruxas” (factos e não suspeições) e muito menos de guerras de alecrim e mangerona (ou seja de divergência de opiniões)
8 Agosto, 2016 at 11:44
O meu aplauso, mas esta questão não vai mudar para melhor.
A possibilidade de discutir o Sporting livremente e de ter uma opinião entre amigos ou espaços fechados já não existe. O polvo é cada vez maior.
SL
8 Agosto, 2016 at 13:33
Comigo nunca acabará! Felizmente…
Até porque isto é futebol…e no limite a consequência é chatear-me com um amigo, o que pelo futebol nunca na vida aconteceria…
8 Agosto, 2016 at 14:52
Podes explicar melhor, Diogo? Ou estás em modo Octávio?
8 Agosto, 2016 at 11:46
100% de acordo! As tácticas de desestabilização vão continuar e agravar-se, inclusive aqui!
Até às eleições, tudo será feito para dividir a família Leonina, em qualquer sitio ou plataforma mediática.
A Presidência do Dr. Bruno de Carvalho não tem sido perfeita, mas foi o que o Sporting Clube de Portugal precisou para se reerguer e será o que precisará para os próximos anos!
Os inimigos do Sporting Clube de Portugal atirarão tudo para evitar que isso aconteça!
Saudações Leoninas!
8 Agosto, 2016 at 11:49
Grande post, subscrevo integralmente. Sou um membro de terceira ou quarta linha da Tasca – sou mais leitor que contribuinte, julgo não conhecer pessoalmente nenhum dos habitués e a “minha” roulote não é a Parybeb – mas também eu tenho sentido que o debate vai sendo lentamente amordaçado sob a ameaça do “carvão”. Até eu já tive direito a levar porrada por ficar indignado com os 5 que levámos do PSV.
Esta direcção é muito capaz, abnegada e positiva – são muitas as histórias boas para contar do primeiro mandato BdC. Não é no entanto imune a erros, e convém que estes sejam apontados e debatidos para que possam ser corrigidos ou, pelo menos, contextualizados e melhor compreendidos pela massa adepta.
O Sporting não vai crescer se for amarrado; precisa do contributo válido, motivado e consequente dos sócios e adeptos. 3,5 milhões de cabeças pensam melhor que 10 ou 20 – a estas compete saber ouvir e decidir o melhor para o clube. E a Tasca é o melhor sítio em Portugal para conversar o Sporting (só é pena as cervejas serem virtuais) – assim deve continuar. Abraço ao Cherba pelo excelente trabalho.
8 Agosto, 2016 at 11:51
Gostei muito da parte em que o Cherba elogia esta Direcção.
Quanto ao resto, post muito infeliz, tu e todos os desestabilizadores deste blog estavam melhor calados…
Pel’o “seguidista do dia”
8 Agosto, 2016 at 11:52
Grande texto!! Grande mesmo!!! Vinha só em Mode de passeio rápido mas tenho de dar um abraço ao Cherba porque é isto tudo!!!
E o que mais chateia é que muitas vezes o argumento é tão mau que temos de dizer que sim só mesmo porque sim…só mesmo porque ou é isto ou os tempos da outra senhora! Se há coisa que eu acho engraçado nos lampiões é que basta o orelhas falar de outros tempos e lembrar o Vale e Azevedo que eles ficam logo tipo baratas tontas e seguem o homem para onde fôr! Felizmente os sportinguistas são muito mais do que isso…e quanto mais quiserem fazer isto ao Sporting mais os Sportinguistas o vão combater! Mas pensem nisto…o argumento “vocês querem é de volta Godinho!” é o argumento para adeptos lampiões…e o Sporting e os sportinguistas não só são muito maiores do que isso como merecem muito mais do que isso!
8 Agosto, 2016 at 11:53
OFF de ÚLTIMA HORA:
Já não apanhei a notícia por inteiro mas, na “Primeira Parte”, o Pdero Batista acabou de dizer que “dirigentes” do benfica foram apnhados em escutas que revelam que o benfica pagou dinheiro a vários clubes da Segunda Liga para perderem os jogos contra a Equipe “B”, designadamente, terá pago ao Farense para descer de divisão em vez da sua magnífica equipe da sua magnífica formação do DUBAI.
Isto significa que TODOS OS DIRIGENTES DO benfica estão sob escuta e que as notícias daquilo que se passou na Segunda Liga também se passou E DE QUE MANEIRA na Primeira Liga. Não é que seja novidade para mim mas, a prova é sempre doce.
8 Agosto, 2016 at 11:58
Pelo que parece não foram eles mesmos os apanhados, alguns dos escutados é que falaram desse clube.
8 Agosto, 2016 at 12:01
confirmadíssimo … mas não são os dirigentes do benfica que foram apanhados nas escutas … foi a malta do Leixões …
está aqui um resumo:
http://misterdocafe.blogspot.pt/2016/08/o-jogo-da-mala-eles-estao-carregados-do.html
8 Agosto, 2016 at 13:29
Nunca é de mais elogiar o excelente trabalho que o Mister do Café e o Artista do Dia fazem em prol da defesa do Sporting e luta pela verdade desportiva.
8 Agosto, 2016 at 17:00
Nogueira82, é uma verdade o que diz. Pena é que o MdC permita tanto lixo e que está a afastar muitos sportinguistas. E ninguém me convence que não é estratégia dos “outros”. Já não se suporta os comentários…
No Mister já há nítidos sinais que para lá se quer caminhar…
SL
8 Agosto, 2016 at 14:11
isto dá uma outra dimensão ao “jogo duplo”…
afinal não eram só asiáticos a gamar. Havia porcos lampiões na jogada.
8 Agosto, 2016 at 19:04
Quando um clube faz coisas deste nível, apenas para nao descer de divisao com a sua equipa b, imaginem só, O QUE NAO FARÁ PARA VENCER COM A EQUIPA A !!!
8 Agosto, 2016 at 21:38
Assim como assim, as cenas de pancadaria ontem no jogo da super taça com os adeptos lampiões à cabeça, foi abafado pela CS. Segundo as palavras in loco dos comentadores ao jogo “cenas lamentáveis com crianças no meio…” esquecidas ou simplesmente ignoradas pelos jornaleiros.
E assim se pastoreia o rebanho em Portugal.
8 Agosto, 2016 at 11:56
Pelos vistos, parece que os “paladinos” do Sportinguismo enfiaram a carapuça, ou se calhar não, aindam estão a dormir e por isso é que não apareceram neste post.
9 Agosto, 2016 at 3:23
Se não era para meter carvão este comentário era desnecessário, não ajuda muito.
8 Agosto, 2016 at 11:57
Mais carvão …
http://cantinhodomorais.blogspot.pt/2016/08/erro-olimpico.html
é tão fácil ser Sportinguista com opinião.
8 Agosto, 2016 at 11:58
e ainda não espreitei o “camarote” 😉
8 Agosto, 2016 at 12:04
pronto já vomitei 😉
http://camaroteleonino.blogs.sapo.pt/nao-saber-perder-ou-tudo-o-que-nao-deve-2477000
9 Agosto, 2016 at 3:27
Isto foi a resposta que lhe deixei é que foi editado obviamente
Triste do city.
Podia escrever as razões do sporting ter voltado ao ciclismo e ter optado pelo Tavira em vez do w52, as razões de ter sido o Tavira todos sabem, basta ver as declarações do Mario Rocha que se despede do ciclismo.
Apontam este sporting que não é vosso ( mas felizmente é meu ) de lampionagem mas ao mesmo tempo querem que o sporting ganhe de qualquer maneira , a maneira lampionica e por isso a equipa escolhida devia ter sido a w52 mesmo com as fortes suspeitas de doping, era realmente o caminho mais fácil.
São estes os valores que defendem?
Bom bom era o tempo do Soares Franco que queria tornar o clube, um clube só de futebol e não respeitar a história do sporting.
Às vezes é preciso tomar decisões difíceis e começar por baixo mas com dignidade, mas então não são esses os valores do Sporting ?
Esses foram os valores que me ensinaram, o ser sportinguista.
Caro amigo,
para seu mal e dos profetas ainda vão levar com muitos anos de bdc, obviamente com decisões erradas pelo meio , quem é que não as faz ?
Não me diga que a nível professoral tomou sempre as melhores decisões, estamos então perante um gênio .
Vai ser doloroso para si e para os restantes mas sabe o sporting vai sobreviver a isso porque na hora da verdade nós sportinguistas de coração vamos saber fazer as devidas análises como o fizemos com a queda do Godinho.
Ninguém está acima do sporting e os tais brunistes caro amigo estão sempre atentos ao que se passa no seu clube e não é com posts diários de ódio que vai conseguir influenciar quer o que seja, o resultado é o inverso do que pretende.
O ódio cega e a crítica ( tem direito a ela ) que devia ser construtiva acaba por ser doentia e sem valor.
8 Agosto, 2016 at 12:03
Boa sorte para o André Martins…!!
De resto…
Viva o Sporting…!!
SL
8 Agosto, 2016 at 12:33
Por acaso concordo totalmente com o cantinho (neste assunto).
O desperdício de um grande jogador por ser? Pequenino?
Porque não entra no sistema de Jesus (pode ser, por exemplo um 10 não entra).
E continuamos a contratar jogadores para os quais temos normalmente opção.
Não percebo slashev (e só acreditando na virgem Maria se acha que dara jogador ainda) , na percebo o vic.
Não percebo o meli, o Alan..
Não percebi o sarr… tínhamos melhor com a mesma idade.
A bem da verdade não percebo nenhuma contratação deste ano.
Percebo e aceito contratações falhadas.
O SCP não pode competir com outros clubes (pelo dinheiro e pela antagonisacão de fundos e superagentes)* por isso tem:
-. de procurar acertar em achados (slimani) obviamente correndo muito riscos de baixo custo, cisses, drames enohs, etc na esperança de no meio dos patinhos sair um cisne (um slimani vale 5 apostas falhadas).
– craques problemáticos (teo)
– potências craques que se perderam ou não querer relançar a carreira.
aquilani foi um flop. Mas correu muito bem com schelotto.
Não exijo que se acerte em todas as contratações.
No entanto,
Não percebo contratações caras de jogadores sul americanos para os quais temos equivalente na formação, não percebo porque é que de repente os miúdos tem todos de rodar.
* e ainda bem. Este era o caminho.
Do ano parado para este precisamos de 2 segundos avançados (com a saída do teo), de um suplente para slimani., d um suplente para William e de um suplente para Adrien .
Os suplentes do meio campo, resolvido. Mas eu não ia arriscar num petrovic nem num meli.
Arriscava num Palhinha e num gauld ou mesmo num Francisco.
Na frente de ataque nada resolvido ainda e não será facil.
Por exemplo muitos trocariam João Mário por avançados. Muitos questionamos recusou 40 m?!!
Do que se calhar o interesse ia pagar as prestações e isso não serve para nada..
Se calhar estamos à espera das pré eliminatórias da champs.
A única coisa que peço.
Não se calem.
Mas só critiquem na posse dos factos todos.
Pode ser?
8 Agosto, 2016 at 18:56
Post completamente IMBECIL. Repito o que disse em cima: eu PAGAVA para que o André Martins fosse titular num dos rivais, vê lá a minha preocupação que ele vá para lá. Infelizmente não teremos essa sorte. Sem desprimor para o sportinguismo do jogador, mas usar a sua saída para atacar o Sporting, só por estar a jogar no Rio e mesmo assim nem está a jogar nada de especial, é de gente estúpida.
Estou cada vez mais farto de gajos histéricos. Há para aí muito fulano com o “período”. Nunca mais é Sábado, dasse.
8 Agosto, 2016 at 12:01
Bom dia a todos ,
isto não está fácil no reino do Leão , mas já esteve pior , na minha opinião e pegando num proverbio ” em casa onde não há pão todos ralham e ninguém tem razão ! ” aqui o pão leia-se titulos , o nosso problema é a falta de titulos no futebol , e depois de anos e anos na escuridão , todos pretendemos que o nosso grande amor regresse aos os de gloria , o problema é que esses tempos são já muito longínquos e para voltarmos a ter o “crónico” de volta vai ser preciso paciência e muita resiliência que ao invés de nos debatermos aqui sobre toda e qualquer decisão da direcção do clube , penso que só temos um caminho APOIAR no final do(s) mandato(s) avaliar ! S.L.
9 Agosto, 2016 at 5:59
Debater as decisões da direcção é viver o clube.