Passaram quase 48h e o jogo de sábado continua às voltas na cabeça e no estômago. Fala-se da atitude e fala-se, muito, de quem deve jogar e onde deve jogar. Já nem Bryan Ruiz escapa ao apontar de dedos, portanto aproveitemos este momento CM: quem é que deve jogar à direita da defesa? E à esquerda? Quem é que ajuda o William no meio? Quem é que tenta fazer à esquerda coisas bonitas que o Gelson faz à direita? Quem é que é a companhia ideal para o Bas Dost? Ou será que o holandês joga sozinho e o meio-campo passa a ter 3 no miolo em vez de dois?
24 Outubro, 2016 at 12:52
Não sou exigente. Já só peço um 11 sem estes:
Jug, Schelotto, Douglas, Jefferson, Marvin, Elias, Petrovic, Meli, André e A. Ruiz.
Nem para reciclagem servem.
(mas atenção, o problema não está só na selecção do 11; o nosso jogo com o Tondela demonstrou problemas maiores do que “um ou outro jogador”)
24 Outubro, 2016 at 14:07
É isto que mata a cabeça de qualquer leitor.
Que mal fez o Douglas? Meli?
Ridículo.
24 Outubro, 2016 at 14:23
Faça a pergunta de outra forma:
– que bom fizeram Meli e Douglas para jogarem no Sporting?
– onde é que eles são melhores que Naldo e André Martins, Wallyson e Geraldes?
Isto é que devia matar a cabeça de qualquer um.
24 Outubro, 2016 at 14:26
A resposta seria demasiado extensa, e sinceramente não vale a pena, mas se quiser saber o que Meli e Douglas já fizeram no futebol mundial para terem a confiança do Sporting vá ao Google, lá encontra tudo.
24 Outubro, 2016 at 16:14
então porquê que não jogam? não me diga que a equipa tem estado “demasiado bem” para não dar lugar a mais ninguém?
24 Outubro, 2016 at 15:22
és um otáVio… desculpa lá!
24 Outubro, 2016 at 12:56
Tanta coisa para ser dita… Mas resumindo (para não perder tempo a falar dos porquês de estarmos aqui) hà que ver as debilidades e mais-valias da equipa, logo:
Bons centrais,
Maus laterais,
Slimani e j mario sairam, logo, faltam jogadores a fechar o meio,
Bom plantel (rotatividade assegurada quando estiverem todos a 100% dentro das tacticas e maneira de pensar do jj),
Equipas contrárias já conhecem o nosso esquema de jogo.
Visto isto, penso que a única maneira de melhorar é passarmos para um 3-5-2 – reforça o centro, tapa buracos no miolo mas extremos / medios alas têm de defender mais.
O problema desta tactica é a falta de adrien e slimani que faziam o papel de 3 (j mario tmb ajudava nosso): hsvia pressão no trinco contrário ao mesmo tempo que se fechava linhas de passe. Agora já não há.
Sendo assim, o 3-5-2 garante maior estabilidade mas piora nas laterais: mas com 3 centrais, vai-se disfarçando a coisa.
R patricio
P oliveira (douglas), coates, semedo
William, adrien (elias)
Gelson, ruiz(es), campbell (markovic)
Dost, andre
Garantiamos espacos fechados nos contra-ataques (pelo menos 4 a defender com 3 centrais + 1 medio defensivo no minimo) e pressionavamos alto na mesma (no minimo 5 com 2 extremos, 2 avançados e um 10 em cima do trinco deles, que tem sido o nosso problema).
Infelizmente, não só isto demora tempo a implentar como o jj é teimoso (todos os bons são, há que dizer).
De resto penso que irá haver um adaptação equivalente por isso não fico demasiado preocupado. Temos é de chegar a Fevereiro no mínimo com esta desvantagem… Senão já fomos.
24 Outubro, 2016 at 13:17
Leão à Solta, és tu?
24 Outubro, 2016 at 13:34
Ahhahahahaha não, não é ele…
Já agora, isso foi uma boa ou má comparação? :p
24 Outubro, 2016 at 13:39
Nem boa, nem má. O comentário e o nick [LS] fez-me lembrar o Leão à Solta, e acho que todos na Tasca têm saudades dele, pelo menos é o que pontualmente vou lendo.
SL
24 Outubro, 2016 at 14:24
Bem visto do nick, nem tinha reparado…
SL do LS 😉
24 Outubro, 2016 at 13:09
Patricio, João Pereira, Coates, Semedo e Schelloto na esquerda. William e Elias no miolo, Gelson e Bryan nas alas, Campbell e Dost no ataque.
Comigo Bryan saia sempre ao intervalo, para entrar Markovic.
24 Outubro, 2016 at 13:14
Zeeg e shcelotto nao podem jogar na mesma equipa. Só um pode ser. Isto porque nenhum deles oferece jogo interior, ou condução interior, ofensivamente. Vemos varias vezes, o Ruiz ou o gelson, irem para a linha, vão os dois dar apoio, mas em vez de criarem desiquilibro na conducao para corredor central, voltam a conduzir para a linha, parao cruzamente em acto de fé. E é esse o maior problema. Falta de jogo interior ofensivo. Nao sei se o mane nao daria um belo defesa esquerdo. Velocidade, capacidade de condução em espaço e para a zona central, e finaliza. Porque é que os nossos laterais numa tentam o remate cruzado, quando tem espaço? Equipa: Rui Patricio, joao pereira, coates, semedo, bruno César, William, Elias, Ruiz, gelson, markovic e dost.
24 Outubro, 2016 at 14:15
Então só metendo o Bruno César na lateral esquerda, porque também não é do Jefferson que terás maior inteligência no jogo interior.
O Marvin na recta final do campeonato passado esteve muito bem. Assertivo, confiante, inteligente. Há um detalhe que me faz um pouco confusão nele, mas é mais um pormenor técnico. Por vezes quando alguém lhe passa a bola e ele começa a conduzi-la, fá-lo com a perna direita em pequenos e consecutivos toques, que, só proporcionam duas situações: mau controle de bola, e atraso no desenrolar da jogada. Um lateral esquerdo deve sempre arrancar com o seu melhor pé e fazer uso da sua velocidade. Do lado direito não sou tão exigente, porque normalmente os destros também sabem usar o pé esquerdo.
Uma coisa é certa, e essa tem sido uma condição da qual eu tenho aqui falado desde há LARGOS ANOS: o nosso futebol deve assentar em posse de bola e VELOCIDADE.
Muitas das vezes que eu analiso os jogadores do Sporting olho para a sua velocidade com e sem bola.
Por exemplo, um gajo que sempre foi uma grandíssima merda nesse sentido foi o Carrillo que estava sempre a parar o ritmo das jogadas do Sporting. Esse é um gajo que eu não sinto falta. Pelo contrário, sinto falta do Bruma que era um velocista que com bastante técnica que hoje nos seria muito útil (para além de bater livres directos).
O jogo do Sporting é necessariamente diferente do dos rivais. O porto sempre jogou um futebol mais directo e agressivo, o carnide mais com passes e pressão e o nosso em posse de bola, velocidade nas alas e técnica.
24 Outubro, 2016 at 13:14
Isto era o que faria:
1- Petrovic, Jefferson e Marvin para vender já em Janeiro.
2- Se Campbell e Markovic continuarem a não evoluir devolvidos, em Janeiro ou no Verão, conforme as soluções de poder ir ou não ao mercado.
3- Chamar já Conté para LE e Baldé (equipa B) para LD para irem entrando a espaços.
4- Meli e Castaignos na Equipa B para aferir da competência para ficar.
5- Emprestar A.Ruiz a um clube espanhol ou francês até ao final da época.
6- Dar banco ao B.Ruiz e ao Elias.
7- Retirar a JJ o poder de veto nas transferências, ou acordo para rescisão no final da época.
8- Se o ponto 7 não correr bem, começar a preparar o caminho de Rui Jorge para suceder a JJ na próxima época.
9- O ponto 8 é muito importante.
10- Encontrar scouts mais competentes ou dar mais confiança e poder aos que já temos em Alvalade. Muitos dos problemas do Sporting estão no scouting e definição de prioridades nas contratações.
11- O ponto 10 é mais importantes que o ponto 8. Um clube moderno não contrata o que apetece a uma ou duas pessoas, contrata 5 ou 6 pessoas, que observam profundamente e sistematicamente e chegam a um acordo de que aquele jogador é o que faz falta à equipa para que esta melhore.
12- Fazer análises a seguir a um resultado tão humilhante é capaz de ser precipitado, acredito na sustentação de um departamento em boas práticas e não em “agitar as águas” por a malta tá toda fodd. O JJ não é um departamento e entender isso é tudo o que o Sporting precisa.
24 Outubro, 2016 at 13:36
É isto tudo. Diria apenas que Elias deve estar no ponto 1. E o Ponto 8 é mesmo o mais importante.
24 Outubro, 2016 at 14:20
Scouting é uma merda há décadas e não pode ser um treinador a ter de o fazer sozinho… claro que JJ é melhor do que foram BdC/Inacio a contratar mas este ano está a ser mau demais, sobretudo com o que se gastou e que dificilmente se recuperará.
O ideal era um Diretor tecnico que estivesse ligado à formação, equipa B e treinador principal e que em conjunto identificassem as lacunas e a forma de as colmatar de acordo com as possibilidades do clube. Quanto às aquisições , tem de se ver se estão a jogar na sua melhor posição – acredito que em alguns casos possa ser o problema ou simplesmente se têm de ir para o banco ou equipa B. Concordo que Meli e Castaignos podem e devem ir para a B. Sem jogar é que não. Devem tambem dar-se oportunidades a Matheus, Esgaio (se não deixá-lo ir) e a outros jovens da B. Em relação a Rui Jorge agrada-me e tem o perfil certo para um clube que aposta na formação como o nosso, acho é difícil que venha enquanto cá estiver o JJ e ainda foi pouco testado num clube. Em relação ao JJ era importante que se reconhecessem erros e nomeadamente o fracasso das aquisições algumas das quais só por milagre resultariam (André, Elias, Petrovic…) com o que já se sabia. Laterais é prioridade mas até Janeiro tem de ser com o que temos. Bryan Ruiz no banco e nesta fase, concordo.
Melhorar rapidamente o contrato do Gelson. Para já seria isto
24 Outubro, 2016 at 14:21
Javardeiro, és um gajo que escreves muito e bem. Normalmente acutilante, mas neste caso discordo com muita coisa, neste momento.
Parece que toda a gente já esqueceu do que passamos, sempre que nos tornamos, irresponsavelmente, impacientes.
Confio em JJ. E em BdC ainda mais.
24 Outubro, 2016 at 14:29
Hehehehe… por acaso este Sábado tb falei no Abdu Conte para defesa esquerdo 😀 folgo em saber que não sou o único a pensar nessa possibilidade.
24 Outubro, 2016 at 14:30
Ena, até me sinto babado por termos ideias em comum, como o planeamento da sucessão do JJ com o Rui Jorge 😀
24 Outubro, 2016 at 14:37
O Rui Jorge tem várias qualidades que o fariam o candidato ideal à sucessão:
– conhecimento profundo dos jovens valores nacionais e habituado a rentabilizar jogadores da formação (o nosso ADN)
– cultura de vitória e de clubes grandes por onde passou
– discurso ponderado e que cria empatia com adeptos e jogadores
– bom futebol e sucesso nas equipas jovens nacionais
No entanto, temos de perceber que JJ será sempre o nosso treinador até ao final da época (pelo menos). Sairá só se tiver sucesso, porque se não o tiver tem um contrato milionário connosco e provavelmente ninguém o virá buscar a pagar-lhe o mesmo. Rui Jorge, só numa perspetiva de vir para a B e de JJ sair no final da época. Mas dificilmente aceitaria.
O que tem de acontecer é mesmo JJ conseguir adequar os jogadores ao que quer, deixar-se de comentários infelizes, como “a diferença é o treinador” e … mãos à obra.
24 Outubro, 2016 at 15:27
a sério??
E depois do Rui Jorge não ganhar aos “Tondelas” desta vida… vais buscar quem? O Pai Natal?!!!
24 Outubro, 2016 at 16:55
Tadeu tem calma 🙂
24 Outubro, 2016 at 17:03
não… iam buscar o Paulo Fonseca…
A sério??? o Rui Jorge??
tou F***** com esta gente… O Rui Joge só se for para defesa esquerdo até Dezembro…
24 Outubro, 2016 at 20:05
Rui Jorge a jogador-treinador.
Era de génio.
Aliás, Inácio a jogador-treinador-director para o futebol
24 Outubro, 2016 at 19:09
O ponto 8 é muito importante.
24 Outubro, 2016 at 13:16
A meu ver, a problemática está para além de “atirar” nomes para o onze. Ou alguém acha que o Esgaio vai logo pegar de estaca a LE? Que o Matheus vai partir a loiça toda no primeiro jogo (e seguintes)? Que o Meli é uma réplica do Adrien? E por aí fora…
Parece-me que é o modelo que se esgotou… seja pela ausência do Sli e do JM… E agora do Adrien.
O trabalho de um treinador é fazer melhores os seus jogadores e dou mérito ao JJ porque o fez o ano passado. Mas fazer melhores os seus jogadores não quer dizer sempre adaptar os jogadores ao modelo. Muitas vezes o modelo tem que se adaptar aos jogadores, senão vamos ter muitos dissabores.O modelo de JJ é muito exigente, requere imensa mecanização… quando ela não existe somos permanentemente apanhados em contra-pé. Ainda por cima os adversário da liga portuguesa já o conhecem de cor…
Olhar agora para o descalabro que foram muitos dos jogos da pré-época faz todo o sentido… e talvez tenha sido o que os nossos adversários fizeram…
Mais que mudar o 11 é preciso mudar o modelo/dinâmica e claro não utilizar jogadores fora de forma (ex: Bryan, Jeff, Markovic)… Talvez jogar com menos posse de bola possa ajudar.
Z
24 Outubro, 2016 at 14:24
O que estamos a ver agora sem Adrien, era o que teria sucedido desde o princípio da época caso a proposta do Leicester tivesse sido aceite.
Penso que devemos analisar as contratações do Sporting e formação dos planteis tendo em conta o poder negocial do Sporting.
Se tapam num lado, destapam do outro. Não há milagres. E nem me falem dos €54M de JM e Slimani, esse dinheiro não é para estourar em tudo o que mexa.
Elias veio porque já tínhamos 50% do passe. Tendo em conta o que os outros clubes dão a jogadores do calibre de Elias, penso que não teríamos chances em agarrar um jogador assim neste último período de transferências. E sim, Elias tem calibre. É um jogador que foi capitão titular do Corinthians campeão em 2015, sendo ainda eleito para o 11 da época como melhor 2º ‘volante’.
Tudo o que a gente quer que valha a pena, acaba inevitavelmente em clubes com maior poder financeiro. Foi assim com Mitroglou, foi assim com Cervi.
Sim, o carnide tem mais poder financeiro. É que o sonho deles é diferente do nosso. Nós sonhamos em ver um clube livre de ser refém do seu passivo, eles estão-se pouco cagando, querem é títulos para lhes encher o ego.
24 Outubro, 2016 at 14:34
O Matheus não vai partir logo a louça, mas se já lhe fosses dando progressivamente 20 a 30 minutos por jogos, por certo, já terias o jogador mais próximo de o fazer ou não? Ou precisas de fazer o teste do algodão? Tens dúvidas? É que muitos tb tinham muitas dúvidas com o Gelson. Há jogadores que topam a olho nú. E só falham se tiverem azar com lesões de forma crónica ou se meterem na noite de forma louca e abusiva.
24 Outubro, 2016 at 14:38
Se o Matheus parte a loiça quando voltar a jogar na equipa principal…. não sei, pois isso é futurologia….
Mas quanto a factos sei que os números de Matheus Pereira na equipa principal do Sporting em jogos oficiais são muitíssimo interessantes.
Alem disso…. dificilmente faria pior do que aquilo que Bryan Ruiz, Alan Ruiz, Andre e Markovic têm produzido
24 Outubro, 2016 at 13:23
Eu não tenho “palpites” para dar…
Apenas direi por isso…:
“Eu acredito em vocês…!”
Eu acredito que é possível mudar para melhor…e já a seguir…!!
E podem estar descansados que da minha parte …NUNCA serão assobiados…!!
SL
24 Outubro, 2016 at 13:26
Podem fazer os onze que quiserem… mas nesse melhor onze, terão sempre 9/10 jogadores que já cá estavam o ano passado…
…. É neste cenário que as palavras depois de Madrid, devem ter quebrado o que restava do “espírito e crença” do plantel que acabara de perder um jogo de uma forma épica para os de madrid…
O meu maior receio é que JJ tenha que voltar a “ganhar” o núcleo duro do plantel, que o caminho seja mais complicado do que parece.
Dizem que JJ não muda, pois eu acho se ele não “baixa” a bola, o tapete é lhe retirado… a bazófia de Madrid é muito difícil de engolir, a quem esteve a 4 minutos do sonho e acordou no pesadelo, tendo o timoneiro com toda a sua experiência, tendo se posto a jeito para não estar a comandar o barco.
Acho que JJ é uma pessoa inteligente para perceber que treinar o Leão, não é a mesma coisa que treinar no galinheiro, já cá está a mais de 14 meses tem de ter a noção que nós não controlámos nada, nós somos a antítese do galinheiro, nos somos o Anti-Cristo do poder estabelecido!
Qualquer equipa de arbitragem, delegados e observadores, quer na Europa quer por aqui, estará sempre contra nós… “no matter what!!”
PS-Respeito o direito ao assobio, mas assobiar o hino da Champions é tão contraproducente com assobiar os nossos jogadores… não se ganha nada, só se perde! Se os árbitros europeus já vem “avisados” mal chegam aqui e são assobiados e a seguir ouvem o hino assobiado… ficam logo do nosso lado!!! ah pois é!
24 Outubro, 2016 at 14:51
Concordo que é uma estupidez assobiar os nossos jogadores (durante o jogo, no final têm de se sujeitar conforme o que produziram, embora só em casos excecionais possam ser assobiados)
Continuarmos a assobiar o hino da Champions não leva a nada e só nos prejudica.
24 Outubro, 2016 at 13:29
Patricio, João pereira, empis (não faz pior que os outros), semedo Coates, William, bruno Cesar, Matheus, gelson, joel e dost.
Bryan precisa de descansar e não sei o que vale Meli.
24 Outubro, 2016 at 13:31
O que se passa com os nossos laterais ?
Para que é que serve a B ?
Em vez de criticar sempre o Benfica, vejam os bons exemplos: jogadores como Lindelof não eram alternativa e passaram a ser jogadores importantes para o coletivo.
24 Outubro, 2016 at 17:03
Quando tens todos os centrais que não se chamam Jardel lesionados, até eu sou alternativa.
Há que tentar não ter memória curta!
24 Outubro, 2016 at 17:53
Sugiro um update de firmware.
Ou então é devolver à proveniência mesmo.
SL.
24 Outubro, 2016 at 13:34
Sendo JJ já tomei a minha decisão e joga quem eu quiser. 😉
24 Outubro, 2016 at 13:39
Já que gostamos tanto de olhar para o outro lado da segunda circular podíamos lá ir buscar alguns bons exemplos, o outro ano para tapar lacunas subiram lindelof e Sanches, se calhar está na altura de ir a B buscar Matheus e um lateral esquerdo. É que melhor que jeff e Marvin todos fazem.
24 Outubro, 2016 at 17:05
Olha outro com memória curta!
Pá, esses só subiram porque tudo o resto estava lesionado!
24 Outubro, 2016 at 13:52
O nosso problema neste momento, é muito mais animico do que tático.
Claro que há jogadores melhores do que outros. Claro que um Elias com este modelo, nunca sera um Adrien. Que o Zeegelaar e o schelotto sao jogadores ofensivamente banais.
Mas esta é a mesma equipa que gelou o Barnabeu. E gelou-o com qualidade! Nao foi pontapé para a frente, e fé em Deus.
Algo se passou após esse jogo, que abalou o espirito da equipa. E todos nos sabemos o que foi, e ja foi aqui referido. Ninguem desaprende a jogar de um dia para o outro.
Um grupo só é, aquilo que o seu lider for.
Nao estou a dizer que ha uma conspiraçao, e que os jogadores estao a fazer a folha ao Jesus. Estou a dizer é que o grupo desanimou, e perdeu algum confiança em si proprio, e em quem manda.
“Este nao é o melhor plantel que ja treinei”. “Um equipa trabalhada por mim, tem de ser a melhor”. Quando se ganha sou “eu”,quando se perde é “nós”.
Etc.
Mais do que quem joga a esquerda ou a direita o mais importante, e que para mim neste momento não existe, é união entre todos.
24 Outubro, 2016 at 14:02
Ponto Prévio: O JJ já disse que não adapta o esquema tatico às características dos jogadores, os jogadores é que se adaptam às ideias dele! O problema é que ele foi ao mercado escolher jogadores que dificilmente se adaptam às suas ideias.
A pergunta que se faz é quantos pontos mais vamos perder até a equipa jogar à imagem do treinador!
Se nem o JJ sabe que equipa irá por… 8 jornadas e ainda nao descobriu quem joga a 2º avançado… eu é que me vou por aqui a tentar adivinhar? Para mim jigava o Campbell por ja ter rotinas, mas o JJ que se desenmerde! é pago principescamente para isso!
24 Outubro, 2016 at 14:02
Eu aceitei o repto do post, mas continuo a achar que o problema não tem nada a ver com a qualidade do plantel, nem com a escolhas que têm sido feitas. Os jogadores novos que chegaram têm qualidade, e os que cá estavam já deram provas disso. Penso que o problema está mais relacionado com as grandes modificações que sofremos no fecho de mercado e a consequente entrada de novos jogadores numa altura com jogos de campeonato, champions e jornadas duplas para jogos de selecção. Todos nós temos a noção e já foi falado aqui neste post, que interpretar a táctica do jesus não é fácil, trata-se de um esquema que precisa que os jogadores tenham muita disponibilidade física para interpretar as dinâmicas ofensivas e ainda tenham pulmão para pressionar alto e tentar não deixar respirar a equipa adversária, e tudo isto leva tempo e muito trabalho a implementar, tanto que no ano passado JJ disse que ficou admirado com a rapidez que os jogadores absorveram o novo modelo, mas mesmo assim estão lembrados que no início a maioria dos jogos eram ganhos pela diferença mínima nos últimos momentos do jogo e lembram-se quanto tempo foi preciso para João Mário começar a render o que apresentou no final da época? Não vou enumerar os jogadores um a um , mas todos levaram o seu tempo a encarrilar.
Actualmente e com pouco tempo para treinar, Jesus vive um dilema, ou faz recuperação para o jogo seguinte e a equipa não melhora o entrosamento, ou faz treinos entre os jogos para dar entrosamento e depois a equipa não apresenta nos jogos o rendimento físico necessário. Penso que é aqui que está o busílis do problema e a solução a meu ver nesta altura passa por fazer recuperação entre os jogos e optar por jogar com o máximo de jogadores da época passada e ir lançando os novos há medida que se vão integrando no novo modelo.
Por isso, nos próximos jogos com o nacional e dortmund, colocaria um onze mais rotinado a jogar:
Patrício;
João Pereira, Coates, Ruben Semedo e Marvin;
William Carvalho;
Gelson, Elias e Bruno César;
Bas Dost e Bryan Ruiz;
ou
Patrício;
João Pereira, Coates, Ruben Semedo e Marvin;
William Carvalho;
Gelson, Bruno César e Bryan Ruiz;
Bas Dost e Matheus Pereira;
24 Outubro, 2016 at 14:13
Não temos def.esquerdo….
24 Outubro, 2016 at 14:15
O meu onze:
Rui Patrício
João Pereira Coates Ruben Semedo na esquerda… pim pam pum (venha o diabo e escolha), como o Jeff e o Marvin estão fartos de enterrar eu daria uma oportunidade ao Esgaio.
Gelson William Carvalho Bruno César e Matheus Pereira
Dost Campbell (Matheus Pereira ou o Bryan nas costas)
24 Outubro, 2016 at 14:22
No meio de tantas duvidas, só tenho uma certeza: precisamos de um plano B, e espero que o presidente já esteja a tratar do assunto. O culpado desta enorme desilusão prestes a transformar-se em desastre tem nome.
24 Outubro, 2016 at 14:23
A nossa recuperação começa nos jogadores do clube. Não faz sentido ter o Petrovic quando temos Palhinha se o pudermos recuperar ao Belenenses. Porque raio alguma vez se pensou que um suplente do Kiev era jogador para substituir o William em caso de necessidade ou até de entrar no noss meio campo. Petrovic out. Meli ainda não jogou, nem contra malta de terceira. Meli out. Temos o Paulista.
O Elias ainda pode render quando for colocado nas funções em que jogou a carreira toda. Mais à frente. Com menos responsabilidades de recuperação de bolas e mais de distribuição de jogo na frente com chegadas à grande área. Ele já disse que não tem a chegada de outrora mas tem ainda alguma.
Acho que Campbell também pode render e também apostar mais no Matheus. (Ò Matheus às vezes pareces estar um pouco acima do peso. Vê lá isso. Se estiver enganado desculpa. Acredito em ti).
Marcovik não sei. É um jogador em quem JJ coloca muitas responsabilidades no nosso jogo de ataque. Se não estiver bem emperra tudo. Se Iuri não mostrou o que JJ queria, será que Marcovik, onde estava, sem jogar, terá mostrado? Não. JJ apostou nas recordações que tem. Até agora não resultou.
Quanto aos laterais, será que é de ir buscar o Jonathan? Ele tem jogado no Boca. Precisamos de dois laterais com qualidade, com mais classe do que o que temos. O nosso jogo ficaria muito mais forte com laterais de qualidade. A equipe que está em campo sabe que tem ali dois pontos fracos e com certeza que o nosso jogo como um todo se retrai por causa disso.
O Marvin deixa as costas desprotegidas e faz muitas faltas. O Schelotto é voluntarioso mas atabalhoado com a bola, não tem a qualidade necessária para combinar com o Gelson. Seria um bom suplente. Não sei se vale a pena ir buscar o Jonathan para a esquerda. Ele tem jogado no Boca. Insua se estivesse ao nível que conhecemos seria muito bom mas temos que ver o preço. Para a direita não sei. Foi pena a lesão de Riquicho mas já faz tempo. Não tem sequer sido convocado. Será de dar oportunidades a Mama Baldé, pelo menos na Taça da Liga e até nos jogos da Taça de Portugal como o que aí vem? Eu acho que sim, um pouco como o ceboladas fez com alguns jogadores da formação do carnide.
24 Outubro, 2016 at 14:26
Embora ache que o problema está para além do jogador A ou B, de uma coisa tenho a certeza…jogadores como marvin, schelotto, elias e andre não têm qualidade para jogar num clube que quer ganhar titulos. No máximo pode jogar 1 e numa equipa a jogar a 150%…neste ultimo jogo jogaram os 4!!!
Se eu vejo isto, esperava que um gajo que ganha 5M por ano tb o fizesse. Era o minimo!!
24 Outubro, 2016 at 14:41
Para os jogadores actualmente disponiveis a melhor tactica e o 433 e nos grandes jogos passa para 451.
24 Outubro, 2016 at 14:45
http://oartistadodia.blogspot.pt/2016/10/os-mais-novos-darem-o-exemplo.html#comment-form
Video para o Campbell ver e perceber que no Sporting só a vitória interessa e justifica festejo “à grande”
Grande demonstração do que é o Sporting por parte dos Juvenis!!
Acreditar e lutar até ao fim…. pelos 3 pontos!
24 Outubro, 2016 at 14:52
Nos jogos da Champions o Bruno Cesar tem de jogar atrás do Bas Dost para reforçar o meio campo. A Champions não é o campeonato portugues!
Esgaio a 8 não joga pior que Elias. Fez 0 recuperações contra o Dortmund. Contra o Tondela não se viu.
Matheus tem de subir à A já e ser a sombra de Bryan Ruiz, como Gelson foi do João Mário na época passada. Tem de ir entrando a espaços na equipa!
André não é jogador para jogar a 10, atrás do Bas Dost. No campeonato, há que perceber qual o nosso melhor jogador para jogar aí: Markovic, Campbell ou Alan Ruiz?
Schelotto e Marvin não podem ser os laterais titulares do nosso Sporting. Olhar para a equipa B e perceber se se pode subir alguém. Empis? Jonathan de regresso em Janeiro?
E finalmente digo o que digo TODAS as épocas. Os reforços têm de ser cirúrgicos, para posições que não tenhamos em casa e acrescentar QUALIDADE!! Senão não é preciso gastar dinheiro. Os planteis têm de ser de 23 jogadores!
24 Outubro, 2016 at 15:06
Só para acrescentar. No ultimo jogo da época passada, na goleada que espetámos em Braga, Esgaio jogou a 8 no meio campo e jogou muito bem!
24 Outubro, 2016 at 14:53
Não vale a pena…o homem vai continuar a achar que ele é que tem razão e o universo está errado…proximo jogo a mesma merda…
24 Outubro, 2016 at 14:53
Boas;
A nossa melhor equipe no momento é:
Rui Patrício;
Rui Patrício; Rui Patrício; Rui Patrício; Rui Patrício;
Rui Patrício; Rui Patrício;
Gelson; Rui Patrício;
Rui Patrício;Rui Patrício;
Mas como infelizmente não dá, apostaria eu no seguinte:
Rui Patrício;
J. Pereira; Coates; Ruben Semedo; Zeeglar;
William; B. César
Gelson; Campbel; Matheus
Bas Dost
Algumas considerações:
1 – A meu ver, a problema não está nos jogadores… ou melhor, não está na sua qualidade ou características. Falta-nos pressão alta! A pressão que Slimani fazia; que J. Mário fazia; que Adrien fazia. Isso é a meu ver a grande falha da equipe. Essa pressão alta Bas Dost está a léguas de a fazer convenientemente; Markovic nem se fala; Bryan nunca a fez; Campbell não sabe o que é e Elias não lhe apetece… . Essa pressão provocava no ano anterior erros na saida de bola das outras equipes e permitia a recuperação em terrenos avançados; este ano é necessário construir cá de trás sempre! E as outras equipes têm tanto espaço para jogar.
Faz-nos falta que os médios interiores sejam inteligentes no corte e bloqueio das linhas de passe adversárias, fixando os médios centro em áreas de ação mais reduzidas. Hoje nada disso é feito. A rapaziada que joga contra nós vem por ali fora e o nosso meio campo está completamente “desconchavado” com tanto espaço para cobrir. JJ está a trabalhar isto, mas com tanta malta nova, vai demorar tempo.
2 – Xico Geraldes está a fazer falta.Com a “lesão” de Paulista, a inépcia de Elias e a aparente falta de qualidade de Petrovic, seria ele e opção.
3 – Ruiz (Bryan) está a precisar de banco. Para descansar e por as ideias no sitio. Está-lhe tudo a sair mal.
4 – Matheus provavelmente não chegaria … acho que lhe falta andamento. No entanto, neste momento é a nossa principal opção para o extremo que jogue no lado oposto ao Gelson. Extamente porque sabe pressionar
5 – Bas Dost para se dar ao luxo de não defender, tem que ser muitissimo mais eficaz.
6 – Markovic ainda não entendi se está fora de forma ou contrariado.
7 – JJ vai dar a volta a isto! Vamos ser campeões; escrevam onde quiserem!
SL.
24 Outubro, 2016 at 19:25
“Falta-nos pressão alta! A pressão que Slimani fazia; que J. Mário fazia; que Adrien fazia. Isso é a meu ver a grande falha da equipe. Essa pressão alta Bas Dost está a léguas de a fazer convenientemente; Markovic nem se fala; Bryan nunca a fez; Campbell não sabe o que é e Elias não lhe apetece… . Essa pressão provocava no ano anterior erros na saida de bola das outras equipes e permitia a recuperação em terrenos avançados; este ano é necessário construir cá de trás sempre! E as outras equipes têm tanto espaço para jogar”
Isto é verdade.
24 Outubro, 2016 at 14:55
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
Dependendo do modelo de jogo:
4-4-2:
Patrício
João Pereira, Coates, Semedo, Bruno César;
Gélson, William, Melli, Bryan Ruiz
Campbell, Bas Dost
NOTAS:
– Em termos ofensivos, o Bruno César consegue fazer o corredor todo, o que possibilitaria o Bryan ir fazendo diagonais para o meio;
– A “número 8”, e como o Elias não está a resultar, apostaria no Melli; não obstante ainda não ter tido minutos, o que se fala é que é um jogador “raçudo” e de “grande rotação”;
– O Campbell poderia ir, durante o jogo, alternado com o Bryan entre as posições de ala/segundo avançado;
4-3-3:
Patrício
João Pereira, Coates, Semedo, Zegelaar;
William, Melli, Alan Ruiz
Gélson, Bas Dost, Bryan Ruiz
NOTA:
– Alan Ruiz em posição tipo “10”, a distribuir o jogo ofensivo, o que levaria a maior poupança do Bryan
É o que me ocorre… 🙁
SL
24 Outubro, 2016 at 15:02
50% das equipas propostas incluem elias. No final dos jogos dizem que jogamos com 10 ate o mono sair. Retirem rapidamente essa besta de campo. Os resultados com ele em campo falam por si. Ate em madrid, antes de entrar, estavamos a ganhar. Com ronaldo cercado resolveu fazer uma falta estupida a entrada da area. Para alem de burro, nao tem vontade, que e precisamente o unico atributo (na sua ausencia) que nao perdou num jogador dos nossos. Nao tem andamento pro futebol europeu. Ontem vi o jogo da equipa b e um tal de guima oferece muito mais dinamica, poder de choque e vontade. Nao creio que as diferencas entre tondela e leixoes sejam tao significativas como a de rendimento entre estes dois. Mas pronto, tem boa imprensa, reputacao no visao de mercado e uns minutos de youtube em terras de vedra cruz. Ao vivo, nunca lhe vi 45 minutos de jeito. Passes pro lado e so nao olha pro relogio pra ver quanto tempo falta para o expediente acabar, porque os regulamentos nao autorizam a utilizacao de relogio. Sendo realista, bruno cesar.
Campbell pra jogar, so a 2 avancado. Tem genica. Seria util na 1 linha de pressao que, de um ano pro outro deixou de existir.
Alan ruiz tb nao tem andamento. Nas nossas peladinhas de domingo, todos teremos colegas com bom toque de bola. Futebol de alto rendimento e outra coisa.
Como isto anda, duvido que, por mais faltas de concentracao e entendimento do jogo colectivo, matheus nao fosse mais util do que a rotacao de jogadores que temos tido no ultimo terco.
24 Outubro, 2016 at 19:33
Só experimentando o Meli no lugar de Elias. Só Jesus para responder porque não aposta no argentino.
24 Outubro, 2016 at 23:38
Tou por tudo.
Um gajo a jogar a 5 a hora que, ainda por cima, pensa que isso e sinonimo de classe e experiencia, e que nao.
Jesus… e bom que desca do pedestal e de corda aos sapatos.
Nao por ele, que para mim e indiferente, mas pelo Sporting. E pelas suas aspiracoes desportivas. E triste andar um ano inteiro a ir a bola sem ilusao. De conquistas. E acho que ja as tive em numero suficiente.
Ainda nao estou disponivel pra deitar a toalha ao chao.
Trocar de treinador a meio da epoca, tendo em conta o contrato milionário que jesus tem…. nao e hipotese. Um bocado estupido, quando se o pensa fazer se para ir buscar o rui jorge. Sem experiencia de clube. E nao era ele que so convocava galinholas. Ainda hei de ler alguem a promover o regresso do marquito. O mourinho de alcabideche.
Ja fui pra guerra com pior do que o meli. E sobrevivi. Ja fui com o elias e, quando dei conta, o cara tava a beber um chopinho e a pensar o quanto a vida e bela.
Ainda hoje nao acredito qd acordei e vi a noticia nos jornais.
Parece aquele marido corno que aceita a mulher de volta e uma semana depois la esta ela na cama (do pobre coitado) com o carteiro.
Com putos tao bons na academia e transito por esses moreirenses da vida…
24 Outubro, 2016 at 15:02
Colocou-se no JJ todo o poder do futebol, desde o que se passa no relvado até ao Dep de Futebol do Clube. Os jogadores não interessam, o que interessa é o treinador. Esta frase “matou” o balneário. Ponto.
24 Outubro, 2016 at 19:42
O Nalitzis passa várias horas do seu dia dentro do balneário do Sporting.
24 Outubro, 2016 at 22:38
Nem é preciso, vê o antes e o depois da bazucada no pé…
24 Outubro, 2016 at 22:52
Acreditares nisso é igual a acreditares que o que se passa na vida real é o que sai no CM e na Maria.
Epá, não vou fazer a defesa da pessoa JJ, nunca fiz nem nunca o farei, porque não me interessa minimamente (igual para jogadores), só me interessa o treinador, mas achas que os jogadores que estão há mais de 1 ano com ele, todos os dias, não o conhecem já? Achas que se vão melindrar por algo que ele tenha dito aqui ou ali, quando todos os dias e a toda a hora estão a ouvi-lo? Mas ainda há alguém que acha que contratámos o Jesus pela forma como se expressa? Realy? Epá, vês futebol há quanto tempo? O JJ já era assim desde que começou a treinar o Amora em 1991!
24 Outubro, 2016 at 15:14
Ainda “combalido” com a ‘hecatombe’ que têm sido os últimos quatro resultados do SCP… Apenas referir que continuo a depositar toda a minha confiança na Direcção, liderada por Bruno de Carvalho e na equipa técnica liderada por Jorge Jesus…
Já quanto aos jogadores (não todos, mas vocês sabem a quem me dirijo) o sentimento não é o mesmo… E isto tão só por que não lhes tenho reconhecido o empenho máximo que envergar a camisola com o Leão Rampante exige. Tem havido desplicência por parte de um grupo de jogadores que muito me tem desgostado. Sinto isso como uma “traição”… Como tal, esses jogadores devem de ir, de forma progressiva, ganhar ritmo na equipa B e quiçá “cavar umas batatas” de Alcochete para fora…
Já quanto ao desbragado contentamento que os maus resultados leoninos têm dado a tanta gente neste país, desejo-lhes o mesmo que desejo ao Menezes Rodrigues e ao Rui Barreiro (o que me custou escrever os nomes destes ranhosos sem casca), pelas indecorosas declarações que hoje proferiram… Esses ‘verdugos’, esses travestis, essas melancias, auto intitulados sportinguistas que só aparecem quando os resultados são menos positivos, desses não reza a história, nem nunca rezará… A esses desejo que sejam expulsos de associados do SCP… E que vão comentar para a CM tv, onde podem tirar o microfone do orificio anal e passar para o orificio bucal… É que só dizem merdum…
Infelizmente o SCP tem um bom plantel, contudo temos poucos jogadores que sejam Adriens em campo… E isso tem-nos custado pontos… Depois, claro está que, os bois de apito na boca e as equipas subservientes ao ‘jogo da mala’ todos ajudam a que o #colinho, o #andor e o #empurrão continuem a passear-se por este futebolzinho português, minado por corruptos lãpiões…
Vamos SCP! Contra tudo e contra todos os que nos querem mal!
SL
24 Outubro, 2016 at 15:31
Rui Patrício a GR. Tem feito aquilo que pode. Nada a criticar nesta posição.
João Pereira a DD. O menos mau dos laterais. Muito melhor que Schelotto e mais experiente que Esgaio, este que pode surpreender se for aposta.
Coates a DC. Tem sido dos menos maus. Constantemente a ser comido nas costas porque o Schelotto deixa aquilo tudo aberto e Coates não tem velocidade.
Rúben Semedo a DC. Dos melhores, salvo as paragens cerebrais a meio do jogo que por vezes comprometem a segurança defensiva. Sofre também com qualquer lateral esquerdo ao seu lado.
Bruno César a DE. Pelo menos até Janeiro. Os outros são demasiado maus para uma equipa que quer ser campeã. É um jogador útil com boa atitude competitiva. Não fazerá pior.
William a MDC. Dos melhores. Ultimamente tem sofrido com a ausência de Adrien ao seu lado mas no geral tem jogado bem.
Adrien a MC. O jogador mais indiscutível do plantel neste momento. O motor da equipa. Espera-se uma recuperação rápida. Até lá que seja o Bruno César o titular.
Campbell a MOE. Precisa de tempo de jogo para começar a carburar. É bom jogador mas precisa de ser bem orientado. Tem noções defensivas e disponibilidade física, fortalecendo a ala esquerda que é a nossa principal lacuna.
Gelson a MOD. O abre-latas da equipa, o principal dinamizador vertical do processo ofensivo. Necessita de ser aposta contínua para subir mais níveis em termos de consistência.
Bryan Ruiz a SA. Sem disponibilidade física de outrora mas com a classe e a inteligência habitual. Embora com dificuldades na finalização, compensa largamente com outros aspectos do seu jogo.
Bas Dost a PL. O principal finalizador da equipa, e muito bom nesse aspecto. Precisa de ganhar mais disponibilidade física para ajudar no momento ofensivo.