Passaram quase 48h e o jogo de sábado continua às voltas na cabeça e no estômago. Fala-se da atitude e fala-se, muito, de quem deve jogar e onde deve jogar. Já nem Bryan Ruiz escapa ao apontar de dedos, portanto aproveitemos este momento CM: quem é que deve jogar à direita da defesa? E à esquerda? Quem é que ajuda o William no meio? Quem é que tenta fazer à esquerda coisas bonitas que o Gelson faz à direita? Quem é que é a companhia ideal para o Bas Dost? Ou será que o holandês joga sozinho e o meio-campo passa a ter 3 no miolo em vez de dois?
24 Outubro, 2016 at 20:06
Para aqueles como eu que acham que o futebol é só pontapé para a frente e as táticas são, tudo ao molho e fé em Deus isto é muito complicado.
Sabendo que o nosso treinador é conhecido pelo nome de mestre da tática, ou seja é muito rigoroso nas movimentações dos jogadores dentro do campo, criar uma equipa que jogue como ele quer e exige é um trabalho muito complexo.
Para Jesus todos os jogadores têm um papel bem definido dentro da equipa e ninguém ali joga fora dos esquemas montados e treinados à exaustão pelo treinador. Ora não é fácil para um jogador novo entrar mesmo que tenha grandes aptidões técnicas e ainda menos se for um irreverente em termos tácticos.
Quando estas equipas estão bem entrosadas e oleadas e são compostas por jogadores de qualidade é muito difícil de vencê-las era o caso do Sporting do ano passado. Todos os jogadores tinham um papel ofensivo e defensivo sendo alguns avançados os primeiros defesas da equipa. Ora, a maior parte desses jogadores saíram ou estão fora momentaneamente, Slimani João Mario, Teo, Adrien e ……. Brian Ruiz, bem este não está fora mas com a falta de forma que tem é como se estivesse, por isso a equipa não rende e sofre tantos golos.
Podemos culpar a defesa, que os laterais não prestam, os centrais estão desatentos, com falta de concentração, sendo a mesma que no ano passado tão bem deu conta do recado, os médios defensivos (William) falham mais que o normal mas tudo isto é um reflexo do desequilíbrio do todo.
Os momentaneamente ausentes voltarão, esperemos que o façam o mais rápido possível e os que entraram de novo levarão ainda algum tempo até estarem prontos para equilibrar a máquina desafinada, mas há aqui um factor muito importante e fundamental, a paciência. Dos jogadores, dos técnicos, dos dirigentes e principalmente dos adeptos, porque a equipa necessita disso, calma, bom senso e tudo se reequilibrara de novo.
24 Outubro, 2016 at 20:35
Face à actual indisponibilidade do ADRIEN:
RUI
J PEREIRA, COATES, SEMEDO, ESGAIO (fora) / B CESAR (casa)
GELSON, WILLIAM, MELI, MATHEUS
B CESAR (fora) / A RUIZ (casa), B DOST
SL
25 Outubro, 2016 at 8:19
A quantidade de gente que quer ver o Elias a jogar até me causa arrepios…
25 Outubro, 2016 at 18:57
A mim também… Elias e Schelloto NÃO!!!
25 Outubro, 2016 at 9:47
Gosto de Matheus mas acho perigoso pô-lo a titular juntamente com o Gelson. Devia antes ser o substituto natural do Gelson sempre que o jogo o permitisse.
Gosto de Schelotto e de Marvin. Os problemas nas laterais não se deve tanto à qualidade individual mas antes à forma como jogamos e à falta de pressão a meio-campo tanto no meio como nas alas. Portanto omeu onze neste momento:
RP
Schelotto -Coates -Semedo – Marvin
WC
Gelson – B.César – B. Ruiz
Campbell
BasDost
A questão não é o onze mas a atitude: é preciso comer a relva, todos têm de pressionar e de defender!
25 Outubro, 2016 at 10:43
Não vale a pena discutir o 11…por mais que possa ser essa a raiz do problema eu acho que neste momento não é o nosso maior problema. A mim parece-me que o nosso maior problema é a divisão entre os adeptos e a equipa…e ela tem muitas causas!
1º A arrogância do JJ vira-se sempre contra ele nestes momentos e a arrogância do adepto acaba por se sobrepor (até porque é pura cagança que nunca é comprovada)! Por mais engraçado que seja acusar de arrogância um treinador de carreira dizendo que é burro e que ele (adepto) é que tem a solução! Diz o roto ao nu…
2º A campanha contra o JJ que se instalou desde que saiu do Carnide tem este efeito! As mensagens foram muitas e num momento destes elas parece que colam mesmo a quem gozava! Há 1 mês ouvia adeptos gozar com a não aposta nos jovens atirando como exemplos Gelson e Semedo! Hoje os mesmos adeptos pedem Iuri e Esgaio, acusando o JJ de não gostar da formação! Há 1 mês gozava-se com quem falava em divisão e assobios ao Markovic (noticia record numa altura em que os assobios eram para uma falta não assinalada)…hoje assobiam Markovic!
3º No Sporting só se pode comprar na certa! Uma compra que precise de tempo é para esquecer…10 minutos em campo e já o júnior era melhor que ele, para não falar do da B ou emprestado, que esse então é 1.000 vezes melhor! O Sporting tem esta desvantagem face a Carnide e porco…eles estão dispostos a dar tempo ás contratações para mostrar o que valem, nós não! Não é de hoje…é de sempre! Até o Wallyson (lesionado desde a época passada e que ainda nem deve ter começado a treinar a 100%) já devia cá estar e a jogar! O Geraldes que se tem destacado a ala (um ala como o JM no ano passado) devia ser o nosso 2º médio (coitado…claro que depois percebiam que para já não tem o cabedal nem a intensidade para ser 2º médio e queimavam o jogador como iam queimando o Adrien a trinco…)!
Não vale a pena falar para já do 11! Isso é secundário! Ou os adeptos do Sporting se mentalizam que o jogo tem 90 minutos e que não podem estar a bufar aos 5 ou então metam o 11 que quiserem que não vamos a lado nenhum! Isto começou com o Dortmund e estendeu-se ao Tondela, que aos 10 minutos já o Elias estava a arder! E ou se interioriza isto a sério ou não vale a pena! Estou a ver o filme…mesmo ganhando ao Nacional, vamos a Dortmund e encostamos! JJ não consegue a Champions e o crl…aos 5 minutos do jogo com o Arouca anda tudo a bufar já! Então o Lito Vidigal que gosta pouco disso!
Os lampiões no ano passado só foram campeões porque nesta fase (que nós estamos a passar) se juntaram todos com a equipa! A sorte e o crl ajudaram, mas sem isto nunca teriam conseguido! É irónico que na altura dos melhores adeptos do mundo o fazerem…se estão a apagar e a entrar em guerra!
25 Outubro, 2016 at 19:13
Foda-se, enorme comentário!!
Completamente de acordo com os 3 pontos!
O primeiro então toca mesmo no que já tentei explanar há uns dias com a história do orgulho, embora por outra razão.
25 Outubro, 2016 at 11:24
Ok, por contingências da vida, não pude assistir a esse desastre contado. Mas pelos comentários que tenho lido, e com base nos jogos anteriores, tiro as seguintes conclusões:
– Não temos lateral esquerdo que aguente
– O Elias não dá conta do recado sózinho no meio campo e por via disso o segundo avançado não serve para nada, qualquer que ele seja
– O Bryan está em má forma
Vejo as suguintes soluções:
– Testar Esgaio ou Schelotto à esquerda entregando a direita ao melhor deles que é, na minha opinião o João, ou promover um defesa esquerdo da equipa B
– Tendo em conta que nenhum médio parece chegar ao mindinho do Adrien e que não há quem faça o trabalho do William a médio defensivo que permita adiantar o William no terreno dando-lhe o lugar do Adrien, temos de jogar com 2 médios ofensivos. Eu experimentava o Bruno César com o Alan Ruiz visto que não gosto muito do Elias e o Meli parece que veio para testar a relva de Alcochete. Como wild cards temos também Matheus ou Markovic em vez de Alan Ruiz, e Esgaio em vez de Bruno César.
– Nas alas punha Markovic ou Matheus com Gelson.
Voilà as minhas sugestões, façam o favor de opinar!
SL
25 Outubro, 2016 at 18:58
Bastante simples.
Patrício
Esgaio
Coates
Semedo
Pereira
William
Bruno César
Matheus
Gelson
Alan
Dost