O atletismo do Sporting CP dizimou a concorrência este sábado, na jornada inaugural do Campeonato de Portugal em pista coberta, somando dez títulos individuais em 14 finais. Em Pombal, e antes do Campeonato Nacional de Clubes que decorre no próximo fim-de-semana, os atletas amealharam várias distinções de campeão nacional, prosseguindo as boas prestações de início de época.
Nos masculinos, Nélson Évora destacou-se na primeira prova nacional de leão ao peito, vencendo com 16,55 metros, 98 centímetros a mais do que o segundo classificado. Carlos Veiga foi terceiro, com 15,52. Na velocidade, Carlos Nascimento (6.71) e Ancuiam Lopes (6.72) dominaram os 60 metros, alcançando registos mínimos para os Campeonatos da Europa. Na marcha, João Vieira bateu a concorrência e venceu os 5.000 metros, com a marca de 19:54.29 minutos, quase trinta segundos à frente da concorrência. Nos 1500 metros, Guilherme Pinto venceu com 3:51.23 minutos e Paulo Pinheiro fechou o pódio, com 3:52.00 e carimbou a quarta vitória do dia para os homens.
Nos femininos, a supremacia também foi evidente, faltando apenas o triunfo na marcha e no salto em comprimento. Nos 60 metros, as leoas arrecadaram os 6(!) primeiros postos. Lorene Bazolo fez 7.36 e superou Olímpia Barbosa (2.ª/7.53) e Carla Gama (3.ª/7.73). Nos 400, Cátia Azevedo arrecadou uma vitória exemplar, com a marca de 54.91, e Filipa Martins foi terceira classificada. Na resistência, Amélia Vitorino venceu os 1.500 metros, com 4:34.16, e Vitória Oliveira foi terceira nos 3.000 (13:08.05). No lançamento do peso (4kg), Jéssica Inchude ganhou a prova confortavelmente com o registo de 16,90, superando a companheira Francislaine Serra, terceira classificada com 14,98. Anabela Neto ganhou o salto em altura (1,85 metros) – com a sua melhor marca pessoal e um recorde nos campeonatos nacionais – e Maria Leonor Tavares venceu o salto com vara (4,03 metros), faltando apenas o comprimento, em que os 5,64 não deram mais do que o bronze.
Apesar de ser um balanço do primeiro dia de competição, o director-técnico, Carlos Silva, destacou o bom desempenho dos seus atletas, valorizando algumas marcas de registo: “O dia de hoje foi muito positivo. Conseguimos vencer os 1.500 metros e suplantar o Emanuel Rolim [Benfica], que era favorito. A final dos 60 metros masculinos também foi um dos grandes momentos, já que terminou com dois atletas do Sporting CP a lutar pela vitória e a conseguirem mínimos para os Campeonatos da Europa. Também nos 60 femininos um pódio totalmente verde. Obviamente, é de destacar a habitual competência do João Vieira [5.000 metros marcha] e do Nélson Évora [triplo salto], que está a saltar muito seguro. Devemos manter este registo no segundo dia de prova. O salto da Patrícia Mamona será um dos grandes momentos do dia e também há alguma expectativa para os 200 metros masculinos e para os 800 de ambos os géneros”.
Face a este resultado esmagador, o jornal A Bola destaca o atletismo na capa pelo facto de Nelson Évora ter dito que era benfiquista desde pequeno. Fantástico.
***********************************************************
A equipa de Goalball do Sporting venceu a Superliga Europeia, a maior competição do Velho Continente deste desporto paralímpico.
O Clube leonino apostou no Goalball há 18 meses e depois de um título de campeão nacional, uma supertaça e duas medalhas paralímpicas, foi a vez de conquistar a Europa. Para Márcia Ferreira, coordenadora do Gabinete Paralímpico do Sporting CP, concretizou-se um sonho e atingiu-se o mais elevado patamar do goalball em Portugal: “Trata-se do momento mais alto do Goalball português. Partimos de Portugal à conquista de um sonho, chegámos a Suécia com uma mala cheia de ambição e partimos com o troféu e o título de melhor Clube europeu. Éramos encarados com desprimor em virtude da nossa seleção estar na terceira divisão, mas hoje isso hoje mudou. Prometemos este troféu ao Presidente porque tem sido muito presente, apoiando os nossos atletas e o paralimpismo como nunca ninguém o fez. É justo ser ele a pessoa a quem dedicamos isto, já que ele representa todos os Sportinguistas espalhados pelo Mundo.
Deixamos Malmo com a consciência de que ficaram cá muitos adeptos Sportinguistas e quero dar uma palavra aos atletas, que foram enormes“, concluiu.
***********************************************************
A equipa de futsal continua a vencer, desta feita com um 1-4 em casa do Quinta dos Lombos.
No final, Nuno Dias não se mostrou convencido com a exibição da sua equipa, que só perto do intervalo conseguiu chegar à vantagem. “A frustração da primeira parte deveu-se ao grau de exigência, que é tão alto que nos habituámos a fazer as coisas melhor do que fizemos hoje. E isso aconteceu por dois motivos: primeiro, pela forma como o adversário se apresentou, que teve mérito; depois, porque não tivemos nos nossos dias. Temos de fazer melhor, mas porque nos habituámos bem. Por um lado, fico contente por vencer por 4-1 e não estar plenamente satisfeito“, disse o técnico do Sporting CP.
***********************************************************
O Sporting CP não conseguiu voltar aos triunfos no Campeonato Nacional 1.ª Divisão de hóquei em patins, ao empatar 2-2, diante do Hóquei Clube de Valença.
Os leões começaram a partida com um penálti a favor, mas Sergi Miras desperdiçou a oportunidade. Os verdes e brancos acumularam faltas no primeiro tempo e o Valença dispôs de duas grandes penalidades, ambas ao minuto 7, com Ângelo Girão, capitão nesta 14.ª jornada, a actuar a grande nível, evitando que os minhotos se adiantassem no marcador. Pedro Gil saiu do banco para abrir a contagem aos 11′ e, aos 18′, Tuco não conseguiu desfeitear Paulo Matos em nova penalidade desperdiçada. O jogo prosseguiu com bastante intensidade, com ambas as equipas a acumularem faltas de parte a parte. Contudo, a quatro segundos do descanso, Poka fez o segundo dos leões.
Na segunda parte, os verdes e brancos continuaram com dificuldades em controlar o ímpeto sobre o adversário. Ângelo Girão evitou um livre directo por Luís Viana (27′) e Poka conseguiu anular lance semelhante aos 35′. No entanto, o Valença reduziria aos 42 minutos. O argentino Guido Oliva reduzia e não se ficou por aí, dando a provar o veneno que o Sporting CP havia conseguido infligir no primeiro parcial. Na 15.ª falta, a meros 22 segundos do final da partida, Oliva carimbou o empate, conseguindo um ponto importante que faz o Valença subir do 13.º para o 11.º posto.
Os leões não conseguiram reagir com uma vitória ao desaire por 5-4 na Luz e não aproveitaram da melhor forma o deslize do FC Porto em Barcelos, mantendo-se no quarto posto do campeonato, a cinco dos azuis e brancos, terceiros classificados, a sete da Oliveirense e a 10 do Benfica, líder da prova. A 22 de Fevereiro prossegue o campeonato com a recepção ao Valongo.
***********************************************************
Alguém diga aos repórteres da SportingTV que é ridículo dizerem que estão em directo da Academia Alcochete.
***********************************************************
A equipa junior de futebol feminino goleou por 8-1 o Atlético Ouriense, alcançando a 15ª vitória em 15 jogos disputados.
***********************************************************
André Balada regressou ao Brasil e quase foi herói nos 35 minutos que esteve em campo, ao marcar o 1-2 para o Sport Recife frente ao River. A parte curiosa é que André marcou na recarga a um penalti falhado por si mesmo.
***********************************************************
Óptimas palavras de Bruno de Carvalho no encerramento do Congresso de Núcleos, realizado em Viseu.
«O apelo que vos deixo é para que ninguém falte às eleições. Independentemente de quem votarem, isso vocês saberão, já que vão fazer a vossa escolha, é importantíssimo que ninguém fique em casa no dia 4 de Março. É absolutamente vital mostrarmos a nossa força. Quem ganhar, seja quem for, tem que ganhar de uma forma que lhe permita continuar um trabalho que é muito difícil: que é ter o respeito dos nossos rivais e das estruturas do futebol».
12 Fevereiro, 2017 at 9:56
Impressionante o que se alcancoi em 18mese de GoalBall. Impressionante
12 Fevereiro, 2017 at 10:36
Relembro Bruno de Carvalho “O Sporting é um dos clubes senão o mais eclético do Mundo”. Isto e tao importante para o clube fazer parte de um numero cada vez maior de atletas com resultados a vista e ainda a tanto por fazer.
. O SPORTING C.P. tem, actualmente, 38 modalidades + 12 ligadas ao gabinete de modalidades adaptadas (deficiência) = 50 no total
Temos que chegar as 100 nos proximos 4 anos para que possa atrair mais simpatizantes
O SPORTING C.P. conta com mais de 3,5 milhões simpatizantes apenas em território nacional
e de prefencia que sejamos um clube cada vez mais olimpico
O Sporting C.P. é o Clube português com mais medalhas olímpicas conquistadas, num total de nove.
Um bom domingo…
12 Fevereiro, 2017 at 10:42
Parabéns ao Atletismo, mas, acima de tudo PARABÉNS AO GoalBall!
Vivemos uma sociedade, cada vez mais egoísta e muitas vezes, nos esquecemos de quem , com muita dificuldade persegue os seus sonhos e objectivos.
A responsabilidade é de nós todos, mas mais daqueles que ocupam posições de poder ou de destaque público, e com esses, infelizmente não podemos contar, pelo que, depende de nós, anónimo individuo destacar, partilhar e divulgar, tudo o que de bom se faz, na sociedade e no desporto, que não faça parte do mainstream, desta treta a que chamamos de sociedade civilizada.
SL
12 Fevereiro, 2017 at 11:28
Muitos parabéns ao nosso goalball e em particular ao Paulo Coelho!! Sempre foi um grande sportinguista, e ter a possibilidade de jogar esta modalidade e vencer títulos pelo Sporting, deve ser uma felicidade enorme para ele! Força Paulinho!
Quanto ao mau resultado do hóquei, são as “dores” de ter perdido o hábito de ganhar sempre. A consistência adquire-se com o tempo, esperemos.
12 Fevereiro, 2017 at 12:13
Dia 2
http://resultados.fpatletismo.pt/prova.aspx?id=1703012&date=12-02-2017
12 Fevereiro, 2017 at 12:20
É uma honra ser sportinguista.
Cada vez mais adoro o nosso clube e sinto um grande orgulho em ser sócio.
E o mais importante é que este sentimento é independente dos resultados da equipa de futebol.
O Sporting é um clube brutal!
SL
12 Fevereiro, 2017 at 12:28
Falta o Ténis de Mesa.
12 Fevereiro, 2017 at 12:45
Excelentes os resultados no goalball e atletismo.
Atletas a superarem-se com a nossa camisola enche-nos de orgulho!
No futsal o bom hábito de querer ganhar e jogar bem.
A exigência de Nuno Dias sabe faz bem a quem quer ser o melhor clube do mundo nesta modalidade.
No hóquei é difícil pedir mais à equipa a não ser raça e esforço face aos diversos episódios negativos que se têm abatido sobre esta.
Esperamos que o futebol siga estes exemplos pois, ao contrário do que se diz, há ainda demasiado em jogo esta época.
12 Fevereiro, 2017 at 13:27
Parabéns a todos os que competiram ontem, um Sábado cheio de alegrias. Espero que continuem em grande este Domingo.
Pena em Portugal nunca darem uma transmissão do atletismo de clubes… Se quase nem dão o atletismo em termos de seleção nacional, quanto mais clubes (onde o mais forte é o Sporting)
Acho que a Sporting TV deveria pensar em criar uma Sporting TV 2 (quase exclusivo para modalidades)… Existe competições que gostaria de ver e que não dão.
12 Fevereiro, 2017 at 13:39
Depois de se sagrar campeão nacional é dado destaque pela ABOsta ao benfiquismo de Nelson Évora. Já Carrillo é o reforço de Inverno… tudo na mesma no mundo da comunicação vermelhusca.
12 Fevereiro, 2017 at 13:43
Estamos sempre de parabéns!
O resultado do Goalball é no mínimo brilhante!
Isto quer dizer muito de um povo!
Quando não temos nada a perder e tudo a ganhar … nós vencemos quase sempre!
Referências a qualquer pasquim … parece me desnecessário. A mim só me fazes lembrar que eles hexistem.
Quanto ao Nelson, a fazer o esperado.
5000 marcha … vai ser aposta para olímpicos.
No Hóquei como no andebol… custa sempre perder pontos assim.
Mas é essa a beleza do desporto!
Julgo no entanto que estamos mais próximos de conseguir vencer!
Esta onda de esperança na vitória só tem de aumentar. Se perder força quem ganha no final são os nossos adversários directos!
Viva o Sporting Clube de Portugal
12 Fevereiro, 2017 at 14:39
Não consigo ver beleza nenhuma no desporto qd o Sporting perde…
12 Fevereiro, 2017 at 14:59
Brave, quando há mérito do adversário temos que aceitar que essa beleza no desporto existe mesmo.
12 Fevereiro, 2017 at 15:20
Não retiro o mérito qd ele existe, mas não vejo beleza nenhuma nisso.
Gostas de mamar com um golo mesmo que seja uma obra de arte?
12 Fevereiro, 2017 at 16:13
E porque não? Assim de repente estou a lembrar-me do golo que dá o empate ao Chaves. É o desporto, é o futebol!! Não temos que ganhar sempre só porque sim.
12 Fevereiro, 2017 at 15:02
Já somos 2…
12 Fevereiro, 2017 at 14:55
Lamentáveis e absolutamente desnecessárias às declarações de Nelson Évora, que revelam total falta de respeito pelo Sporting.
Incrível como não percebe (e ninguém lho faz ver) que este tipo de declarações não é aceitável.
SL
12 Fevereiro, 2017 at 15:01
Há uma coisa que a Lei americana prevê e que acho que se deveria aplicar por cá: os entrevistados terem direito a uma cópia da gravação das entrevistas, de modo a poderem defender-se em casos de declarações falsas/incompletas que saiam por escrito ou mesmo por áudio.
12 Fevereiro, 2017 at 15:23
Não ouvi, apenas li.
Toda a gente sabe que é lampião, mas concordo que não seja necessário afirmá-lo com prazer. Pode perfeitamente evitar o tema.
Mas não terá sido o jornalista a picar?
12 Fevereiro, 2017 at 15:25
Se é por ter dito que é benfiquista, não vejo mal algum.
Orgulho-me do Sporting ser um clube livre e plural. Se o homem sempre foi benfiquista – e realço que, mesmo o sendo e quando lá trabalhava, nunca lhe ouvi nada de depreciativo para com os rivais, nomeadamente o Sporting – não acho aceitável que lhe escrevessem um discurso contrário ou que o mandassem calar-se.
Aprecio a rectidão de carácter e o exercício da liberdade, sobretudo quando quem usa a liberdade o faz com respeito por todos, não abusando dela, portanto.
Seria isto possível nos nossos rivais? Nem por sombras? E depois venham chamar autocrata ao Bruno de Carvalho…
Se ao menos todos os Sportinguistas tivessem o respeito pelo clube que o benfiquista Nélson sempre teve…
(Sim, Madeira, é contigo)
12 Fevereiro, 2017 at 20:57
Isso era o que os Lampeoes queriam… as medalhas que ele nos vai dar!
🙂
12 Fevereiro, 2017 at 15:11
Futebol feminino
1-0
12 Fevereiro, 2017 at 19:39
Portanto achas bem que atletas do Sporting digam em público que sao adeptos do carnide.
E uma ideia, no mínimo, original (e, desculpa lá, totalmente idiota).
SL
12 Fevereiro, 2017 at 21:00
Isso não dá medalhas aos Lamps 😉
Caga te nisso
13 Fevereiro, 2017 at 10:09
Portanto tamos na merda.
Madeira, olha por nós, tá?!