A notícia não deve ter apanhado quem quer que seja desprevenido: João de Deus deixou de ser treinador do Sporting B.
Com exibições e resultados paupérrimos e uma equipa em completa crise de confiança, o treinador acabou, como é normal, por ser o rosto mais visível de um projecto que, nomeadamente este ano, parece votado ao abandono e tratado como uma arrecadação onde vamos colocando duas mãos cheias de coisas compradas na candonga e que pouco ou nada valem. Veja-se o plantel no início da época e veja-se o plantel actual, para se perceber facilmente a forma como a B tem sido olhada, com a agravante de aquela que seria sempre a sua base, os miúdos que terminaram a sua passagem pelos júniores, contemplar uma geração onde muito poucos poderão aspirar a vestir a verde e branca em patamares superiores.
Isto não iliba João de Deus de responsabilidades técnicas, mas parece-me injusto apontá-lo como único culpado. É verdade que o homem não parece talhado para trabalhar porcelana, mas se nem argila em condições lhe dão para fazer um prato de barro… Para a despedida, as declarações sublinham aquilo que o técnico é: um bom profissional. «Foram quase dois anos e meio passados nesta casa com bons momentos vividos e nesta altura gostaria de deixar uma palavra de apreço a toda a estrutura. Desde o primeiro dia que senti um grande apoio e amparo e são esse tipo de situações que nos ajudam a perceber a grandeza do Clube. Por fim, deixar uma palavra para a minha equipa, os meus miúdos porque, apesar do momento não ser bom, não quer dizer que não tenham competências e sejam capazes de dar a volta por cima. Acredito que o final será feliz e com uma pontinha de sorte, sobretudo com acreditar e com a nova injecção de moral que estes momentos acabam por trazer, que vão dar a volta e o final será risonho para todos eles», disse, em declarações à Sporting TV.
Entretanto e dando continuidade a uma opinião que já não é nova, ouvem-se vozes gritar que o melhor é acabar com a equipa B. Eu torço o nariz. Tanto, que quase o parto.
Desde logo, porque sou um adepto convicto da formação e de um projecto onde ela seja a nossa base. E a B foi criada com esse propósito: criar um patamar intermédio para que os putos aos quais apontamos qualidade, tenham oportunidade de competir num nível de exigência superior. Claro que há alguns que são tão bons que antes de deixarem de ser juniores já são seniores, mas… e os outros? Não foi na B que continuaram a evoluir João Mário, Podence, Francisco Geraldes, Matheus, Ruben Semedo, Iuri Medeiros, Esgaio, Domingos Duarte, Tobias Figueiredo, Palhinha, Bruma, Wallyson, Chaby, Ponde, Riquicho (com todo o azar) ou Eric Dier, entre vários outros? Não é na B que poderiam e deveriam continuar a evoluir Ronaldo Tavares, por exemplo?
Ok, vão dizer-me que há muito clube onde os miúdos podem rodar. Será que há? Tipo mandar o Rafael Barbosa, apontado como um dos maiores talentos da sua formação, para o União da Madeira e vê-lo andar do banco para a bancada? E será assim tão simples encontrar clubes fora do sistema que mostrem capacidade e vontade para integrar os nossos miúdos? Temos nós a capacidade estrutural para, depois, fazermos o devido acompanhamento? Ou vamos recuperar o Lourinhanense? Mais curioso, ainda, é constatar como numa altura em que é fixe dizer “a B é para acabar” até se enfia na gaveta algo bem mais gritante do que o que acontece com a equipa principal: as vergonhosas arbitragens que, duas em cada três semanas, prejudicam as nossas cores.
Espero, sinceramente, que a ideia de acabar com a B seja um pensamento exclusivo de alguns adeptos ampliado pelas redes sociais. Ou, por outras palavras, espero que toda a nossa estrutura futebolística olhe com a devida atenção para um problema que existe (a chamada de Luís Martins, mesmo que provisória, parece-me uma boa solução) e que deve ser resolvido à altura de um clube que se orgulha de formar os melhores e de ter nessa capacidade formadora o seu ADN.
16 Fevereiro, 2017 at 11:54
Muito curioso pelas próximas 3 / 4 jornadas da Equipa Principal e Equipa B….
As “opções” vão mostrar que se há estratégia no Futebol do Sporting ou não….
Não quero voltar a ver o Xico Geraldes na B…. nem quero lá o Matheus, o Podence e o Palhinha
Quero ver Matheus, Podence, Xico Geraldes serem opção na equipa principal!!
Caso não sejam opção…serei forçado a concluir que foram chamados ao plantel para “damage control” do desastre que está a ser esta época!
16 Fevereiro, 2017 at 14:34
Não quero voltar a ver o Xico Geraldes na B…. nem quero lá o Matheus, o Podence e o Palhinha
O Podence, o Palhinha e o Matheus foram opção nos últimos jogos…
Quero ver Matheus, Podence, Xico Geraldes serem opção na equipa principal!!
Matheus, Podence, Palhinha forma opção nos últimos jogos… Além dos titularíssimos Gelsón e Rúben Semedo…
Não é por fechares os olhos e escreveres meia dúzia de pontos de exclamação por frase que a realidade se altera!!!!!!
16 Fevereiro, 2017 at 14:40
E já agora, o Palhinha sentava o William, o Xico Geraldes sentava o Adrien e o Podence sentava o Alan Ruiz (precisamente no momento em que começa a dar cartas)? É isso?
16 Fevereiro, 2017 at 14:47
lol
Matheus opção por jogar 45 minutos no dragão e 4 minutos com o Paços?
Quanto ao Podence sentava quem? A vaca sagrada do JJ –> Bryan Ruiz! Assim pelo menos começávamos a jogar com 11!
Quanto a Xico Geraldes…. Adrien está à beira do castigo (por amarelos)….. pelo que é opção natural.
Alem disso Palhinha, Xico Geraldes e Podence estavam a crescer e a jogarem onde estavam emprestados…. pelo que se foram chamados é para terem minutos na equipa principal!
16 Fevereiro, 2017 at 15:49
lol
Alem disso Palhinha, Xico Geraldes e Podence estavam a crescer e a jogarem onde estavam emprestados…. pelo que se foram chamados é para terem minutos na equipa principal!
Não sei (ou sei…) qual é a tua dificuldade em reconhecer o facto de Palhinha, Podence e Matheus Pereira terem sido opção nas últimas partidas. Jogaram, pá! Tiveram os minutos que tanto reclamas!!!
Quanto a Xico Geraldes…. Adrien está à beira do castigo (por amarelos)….. pelo que é opção natural.
Ok, Xico Geraldes senta Adrien pois este está à beira do castigo. Adrien vai para o banco e continuará à beira do castigo e sentado no banco…
lol
16 Fevereiro, 2017 at 15:54
“Muito curioso pelas próximas 3 / 4 jornadas da Equipa Principal e Equipa B….
As “opções” vão mostrar que se há estratégia no Futebol do Sporting ou não….”
Uma coisa são situações pontuais….outra coisa é continuidade! Por isso digo que as próximas 3 / 4 jornadas vão mostrar se temos de factos aposta nos miúdos… ou se os miúdos só jogam quando não há mais ninguém!
Mas pronto…. os soldadinhos de chumbo andam malucos e nem se dão ao trabalho de perceber o que está escrito!
16 Fevereiro, 2017 at 16:36
Agradecido por acrescentar o epíteto de “soldadinho de chumbo”, muito em voga e creio que cunhado no camarote leonino, aos mais habituais “carneiro”, “básico”, “acéfalo” e “acrítico”. Haja variedade nos insultos.
De resto, a aposta na formação chama-se Gelson, Rúben Semedo, Podence, Xico Geraldes, Palhinha a acrescentar a Rui Patrício, Esgaio, William, Adrien, Matheus. Não são os teus critérios de treinador de bancada, o tal que dizia em Setembro que este era um “plantel mais equilibrado” comparado com o que atingiu o recorde de pontos num campeonato, a definir o que é aposta na formação. Não há um numero definido de minutos mínimos e os miúdos para ganharem tempo de jogo têm de demonstrar que são melhores ou pelo menos apresentam um rendimento equivalente ao rendimento de um Adrien, um William ou um Bryan Ruiz. Aposta na formação não é agora passar a apresentar equipas com 11 miúdos da cantera a titulares porque o genial Ricardo Coração de Leão acha que sim.
Foram cometidos erros na pré-época (a tal do “plantel mais equilibrado!!!”…), que acredito terem sido reconhecidos, ponderados e que levaram a esta reformulação do plantel em Janeiro que consistiu basicamente no regresso e aposta nos jogadores da casa. Facto indesmentível!
Mas pronto… a tua sanha persecutória é tanta que já cobras no presente as opções que os responsáveis do SCP eventualmente tomarão, ou não, no futuro! Assim ganhas sempre, campeão!
16 Fevereiro, 2017 at 16:27
Não queres???
What?
Claro que queres e deves apoiar… se assim for!
16 Fevereiro, 2017 at 16:32
Também não quero!
Quero-os na A!
16 Fevereiro, 2017 at 17:16
+1
16 Fevereiro, 2017 at 19:36
E jogam assim que ganharem o espaço deles!
Óbvio
16 Fevereiro, 2017 at 12:00
Bons Dias, Caros Tasqueiros.
Antes de mais, o óbvio:
1- Não houve nenhuma “aposta na formação” a quando do Mercado de Inverno quando “regressaram” Palhinha, Geraldes e Podence. O que se tornou necessário foi completar o plantel, atenta a razia que TINHA que ser feita nas contratações falhadas;
2- Os Geraldes jogaram pela B na tentativa de salvar a Equipe B de descer de divisão. Porque descer de divisão significará a extinção da equipe (não me parece digno o SCP ter uma equipe a jogar no CNS). Não houve nenhuma “despromoção” do Geraldes, a quem certamente terá sido dito que iria jogar pela B para ajudar a tentar ganhar pontos.
O menos consensual (se bem que para mim também é óbvio):
No que toca ao futebol profissional, neste momento estamos em risco de ficar em terceiro lugar no campeonato (Equipe A) e em descer de divisão (Equipe B).
Quanto à equipe A, estava arredada de todas as competições em Janeiro. Foi “eliminada” de competições por equipes como o Chaves, o Setúbal e o Légia de Varsóvia.
O planeamento da época falhou.
A política de contratações mostrou-se errada.
Dificilmente não se poderá caracterizar a época do futebol profissional do SCP como ABSOLUTAMENTE DESASTROSA.
Posto isto, deverá fazer-se alguma coisa na Estrutura do futebol profissional do SCP? Alguma alteração? Alguma redefinição de funções?
Ou, pelo contrário, o binómio Bruno de Carvalho / Jorge Jesus para o futebol profissional do SCP dá garantias de sucesso?
SL
16 Fevereiro, 2017 at 12:03
Ah, e quanto à Equipe B, eu sempre pensei que a mesma serviria para o primeiro ano (não ANOS) de competição mais exigente para os ex-juniores (ou de alguns ainda juniores) e para dar “tempo de jogo” a jogadores menos utilizados da equipe A.
Não é isso que acontece. Mas se estamos a falar de um orçamento de € 3M/ano, também não me parece assim tão preocupante…
SL
16 Fevereiro, 2017 at 12:09
3M/ano servem para muita coisa…
16 Fevereiro, 2017 at 12:07
Depende.
Se a análise tiver como resultado que a má época se deve a factores externos (azar, arbitragem, lesões, pressões), o binómio mantém-se.
Para mim a questão nem é essa… é saber se o Sporting tem estrutura para ser campeão nacional no actual contexto do futebol nacional e internacional.
16 Fevereiro, 2017 at 13:11
“…(não me parece digno o SCP ter uma equipe a jogar no CNS)”.
Caro Livramento, por favor, explique-me lá isso!
Tendo em conta o que leio de si, espanta-me essa sua afirmação.
16 Fevereiro, 2017 at 15:06
Caro jmfs1947,
Duas ordens de razão:
1- No CNS joga-se muito mau futebol. Não estou a ver nada de bom que possa suceder a ver jogadores que PODEM ser esperança para a Equipe A (razão de ser de estarem na Equipe B) jogarem em batatais, num futebol de “bola para a frente” e, muita vezes, muito “trauliteiro”.
2- Ao que sei, só o Marítimo B joga/jogou no CNS. Termos os miilhafres, os andrades, o Braga e o Guimarães na Segunda Liga e o SCP em divisão inferior seria embaraçoso.
SL
16 Fevereiro, 2017 at 16:12
Caro Livramento,
Se acontecesse esse cenário, as “travessias do deserto” não têm nada de indigno!
Quanto ao mau futebol e “batatais”, estará porventura a exagerar.
Muitas caras novas na Liga Principal têm jogadores do CNS.
Do Setúbal, recordo-me do Costinha e do João Amaral.
Há o Ruca, o Marco Baixinho, Pedro Tiba e alguns mais que não me recordo agora.
Nem todas as equipas têm turmas B, há muito jovem com talento nesse escalão…
As prováveis “fornadas” das camadas jovens do Sporting prometem boas revelações. E ainda não descemos!
Veja o que se passa em outros países da Europa…
Custar-me-ia era que a B desaparecesse, isso sim.
É a tal história: tenho que respeitar a sua opinião até pela sua postura sempre correcta, mas discordo dela. Para mim, uma camisola do Sporting representa sempre o meu Clube!
É com alguma tristeza que vejo nalgumas modalidades resultados desnivelados em favor dos adversários, sobretudo nas camadas mais jovens (basquetebol, por exemplo) mas nem sempre o caminho está atapetado de rosas…
SL
16 Fevereiro, 2017 at 16:56
Caro jmfs1947,
Compreendo tudo o que diz.
Se entendermos a Equipe B como (nem que seja parcialmente) a “última etapa da formação” do SCP, que ganho se terá para a mesma (formação) jogar no CNS?
A título de exemplo: Pedro Marques. Promissor jogador júnior. Que vai ele fazer para o CNS (se se entender que para o ano não tem – ainda – lugar na Equipe B)? Que motivação para toda uma “fornada” de jogadores que aspira a jogar na Equipe Principal ou mesmo na primeira divisão (emprestados)?
Uma coisa era: o SCP desce de divisão, mas no ano seguinte há-de subir para a Segunda Liga. Como isso, obviamente, não é garantido, que utilidade existirá em num cenário em que a Equipe B anda três, quatro anos no Campeonato Nacional de Séniores?
A mim parece-me um bocado despropositado. Mas não seja porque seria perfeitamente natural que os próprios jogadores fizessem muita mais pressão para serem emprestados a um Clube da Primeira Divisão (ou mesmo da segunda) do que andar a jogar com os Merelinenses e Atléticos desta vida…
SL
16 Fevereiro, 2017 at 18:21
Também compreendo o que diz quanto a motivação. Mas nem todos os jogadores iriam para clubes da primeira divisão, até pelas dificuldades de relacionamento que têm acontecido. E há uma contradição notória quando afirma que o CNS não tem categoria mas o Sporting teria que andar três ou quatro anos para subir!
Quero mesmo acreditar, embora não seja fácil, que vamos manter-nos na Liga de Honra. Embora não haja muitos Farenses por aí…
SL
16 Fevereiro, 2017 at 12:13
Para mim a aposta na equipa B é para manter…
Não com ideias de conquistar os primeiros lugares (há várias equipas muito tarimbadas para isso…), mas com a ideia de andar pelo meio da tabela, sendo impensável estar na situação actual…
A equipa B é para dar rodagem “e caparro” aos miudos vindos dos juniores em “transição” para a equipa A…
É para aproveitar um outro jogador que não sendo da Formação, dê indicações de que “tem futuro”…
Não vejo a equipa B com aquela “fossanguice” de ter de ganhar sempre…mas vejo-a com o desejo de que pratique um bom futebol e tenha uma “linha oientadora”…para a equipa A…
E é claro, também vejo a equipa B…como “plataforma” onde de quando em vez…”se desça do banco da A”…para “ganhar ritmo” na B…e voltar melhor ao lugar original…
SL
16 Fevereiro, 2017 at 12:20
Boas tasqueiros/as,
Eu não acompanho a equipa B, como tal não tenho capacidade de avaliar ou perceber o que está bem ou o que está mal, mas há merdas que me metem uma confusão do caralho:
– O porco B foi campeão da 2ª liga na época passada!
– O porco B entrou para a jornada de ontem com 29 pontos ( + 2 que nós )!
– O porco B ontem ganhou, mas se tem perdido como estaria na zona de despromoção apenas um lugar acima do nosso ( 21º / 20º ).
Alguém ouve esta MERDA DESTA HISTERIA à cerca do porco B? O porco B vai descer? O porco B se descer vai acabar? O que se passa no porco B?
Foda-se, ainda faltam 15 jogos, mais tino, parece que tá tudo maluco.
PS: Se foram tirar o Geraldes ao Moreirense para o ir meter na B só tenho uma coisa a dizer: Vão para o real caralho que os foda.
16 Fevereiro, 2017 at 12:38
Ou o carnide o ano passado que evitou a descida na ultima jornada, por marosca com o Farense (do qual detém direitos televisivos).
Não vi em lado nenhum ninguém a falar do carnide B ou esta época do porco B como se vê em relação SCP
O SCP actualmente é um assunto que garante audiências e cliques nas “noticias”.
Para mais em periodo de campanha eleitoral pior.
Estes são assuntos encomendados pela candidatura do mediocre bacoco a trabalhar na CS.
Mas também ajudamos. Faltam 15 (!!!) jogos.
16 Fevereiro, 2017 at 16:38
…E assim se perde tempo sem debatermos o que de bom poderíamos todos fazer para alterar o rumo do Sporting… esse sim de responsabilidade de todos!
A NOSSA ATITUDE COMO ADEPTOS PERANTE O NOSSO CLUBE
A ATITUDE DE OUTROS ADEPTOS QUE ATACAM O NOSSO PRESIDENTE. (logo atacam cada um de nós), PONDO EM CAUSA O NOSSO CLUBE AOS OLHOS DE TERCEIROS.
O ESTARMOS SEMPRE A DISPARAR PARA OS PROPRIOS PÉS… assim que somos confrontados com as derrotas. Nunca assumindo o nosso próprio erro.
(não se rasgam cartões mas faz se pior )
ou outras coisas do género… (???)
16 Fevereiro, 2017 at 12:39
concordo.
Mas quanto ao Xico, acho que tem a ver com não perder ritmo. ficar parado algumas semanas poderia ser prejudicial
16 Fevereiro, 2017 at 13:53
É tudo uma questão de agendas. O “fantasismo” sobre a formação serve para tentar minar a autoridade do actual treinador, e por essa via atingir o presidente. O Bruno de Carvalho que não se iluda, porque vai ter um segundo mandato muito mais exigente, pois os cínicos vão ser muito mais interventivos desde o início. E não falo nos camaroteiros, porque desses já se sabe com o que se conta. Falo naqueles que eram próximos do actual presidente mas que agora lamentam que não tenha havido uma oposição melhor nestas eleições.
Devem pensar que um clube desportivo é um país. Ou então (ainda) dão uma no cravo e outra na ferradura para não assumirem já a ruptura com um presidente que ainda é muito popular entre os sócios. Tanto que, apesar da má época do futebol, a única base de apoio que o Madeira Rodrigues tem é a comunicação social e as centrais de propaganda dos rivais. E isto porque os sportinguistas são geralmente pacíficos, pois se fizesse uma campanha noutro clube como a que este camaroteiro tem feito nas eleições do Sporting, já tinha levado na tromba…
16 Fevereiro, 2017 at 14:50
Óbvio. A sanha persecutória é tanta que se recusam a admitir a inflexão de política levada a cabo em Janeiro fundada no reconhecimento dos erros cometidos no último Verão. Isto pelos mesmos que exigiam essa inflexão… e que em Agosto/Setembro, sem essa ferramenta preciosa de avaliar as coisas depois de acontecerem, escreviam por exemplo: “Plantel mais equilibrado!!”. Sendo este “mais equilibrado” em relação ao plantel do SCP que conseguiu o recorde de pontos num campeonato.
16 Fevereiro, 2017 at 12:24
Eu passo-me com estes títulos.
Mais um brilhante, ó Cherba 😉
Quase sempre sei se um texto é teu, apenas pelo título 😀
16 Fevereiro, 2017 at 12:30
Tem jeito o Cherba….dizem que a tvi quer que ele escreva os titulos das proximas novelas! 😉
16 Fevereiro, 2017 at 12:37
Já há um guião com o título “o único carrillo”… 😉
16 Fevereiro, 2017 at 12:49
Parece que o carras já vai ser um grande reforço e já engrenou. O que eu me rio com a propaganda vermelha. Que país de atrasadinhos!
16 Fevereiro, 2017 at 14:34
Que foi seguida pela novela “Santa Bárbara” 😉
carrillo…bábara… capiche??? 😀
(já não estou a falar de futebol)
16 Fevereiro, 2017 at 12:30
Há sportinguistas que acreditam que o Geraldes já está triste por ter jogado pela B?
Qualquer sportinguista com algum discernimento, verá que o jogador foi convocado para ajudar a B a ultrapassar o mau momento. Não me acredito que o jogador esteja triste por ajudar o clube. Antes pelo contrário. Pior que o carvão lampiónico, é os sportinguista contribuirem para esse mesmo carvão. Lamentável.
Faz-se sempre uma novela com coisas insignificantes. Adeptos bipolares!
16 Fevereiro, 2017 at 12:38
+1 ( mas em BARDA!!!! )
16 Fevereiro, 2017 at 12:38
E que o Matheus recusou jogar…
16 Fevereiro, 2017 at 12:39
Até faz impressão, fodasse.
16 Fevereiro, 2017 at 12:55
Eu não sei o que é pior, o que se inventa sobre nós, ou quem acredita neles
16 Fevereiro, 2017 at 12:56
quem acredita neles.
16 Fevereiro, 2017 at 14:45
By far…
16 Fevereiro, 2017 at 13:39
E certamente que a situação foi explicada ao Geraldes, mas há pessoas que preferem acreditar em pasquins dos adversários, porque não sabem viver sem “novelas”, e sem as alimentar. Que façam bom “proveito”!.
16 Fevereiro, 2017 at 14:55
Na minha opinião (e esperança) ele foi a jogo para não perder ritmo. Custa-me horrores vê-lo na B mas se tiver sido para isto e se a aposta dele para a A se mantiver nada a dizer.
Não vi o jogo da B mas tenho a certeza que ele jogou com tudo…
16 Fevereiro, 2017 at 15:00
O italiano viu o jogo e ainda hoje disse que era mentira que o Geraldes tivesse jogado contrariado.
Se o miúdo merce estar a jogar na A e a titular? Merece e assinava já por baixo ele jogar em detrimento do BRuiz, agora escusamos é de alimentar carvão de termos jogadores contrariados.
16 Fevereiro, 2017 at 15:09
Foi o melhor jogador. Deu tudo o que tinha. Está na origem do nosso golo ao inventar uma linha de passe para o Gelson Dala que esteve na assistência para o Loenardo Ruiz.
O Xico teve de recuar muitas vezes até à linha do meio-campo para distribuir o jogo, pois os colegas de equipa teimavam em construir o nosso jogo com bolas para trás e para o lado.
Fez o que pode tendo em conta que não conhecia os colegas de equipa, tirando o Rafa Barbosa que viria a entrar no 2º tempo. Com este jogador em campo, foi possível assistir a várias combinações entre os dois.
O Podence, o Xico e o Gelson combinam entre si quase de olhos fechados. Principalmente os dois primeiros. Mais uma razão para que o JJ comece a apostar mais vezes na sua utilização em simultâneo.
16 Fevereiro, 2017 at 15:18
Pois…acredito que sim!
Não vi este jogo mas vi o anterior…e é isso. Aquela equipa não tem quem trate bem a bola no meio campo, só o Rafael Barbosa. E percebo que o Xico Geraldes caí ali que nem uma luva mas sinceramente espero que tenha sido um caso pontual! Aquela equipa precisa de estabilidade. Precisa de ritmo com os mesmos jogadores e precisa de ser construída com critério e não apenas despejar para lá jogadores, venham da A ou da B.
16 Fevereiro, 2017 at 16:42
jà escrevi isso. a pareceria dentro de campo faz alterar uma equipa para muito melhor.
E é na posição do Geraldes e Pondense que elas fazem mais moça.
16 Fevereiro, 2017 at 12:48
A unica coisa que me apraz dizer é que o meu homónimo (Luis Martins) tem todas as condições para fazer um bom trabalho, pelo seu passado recente. De resto, algumas questões:
1º Não me choca que o Geraldes faça umas perninhas da B, desde que não saia da A. Está em causa um projecto muito caro ao Sporting e a Imagem e Prestígio do Clube. Se o Chico Geraldes é um grande Sportinguista como afirma ser, e se é humilde, aceitará de bom grado;
2º Não me choca a posição do Sporting B. Choca-me muito mais a do Sporting A. Isso, sim, é assunto.
3º Claro que será (seria) péssimo o Sporting B descer, porque na certa significaria a sua (incompreensível) extinção. Porque só neste país é estas merdas acontecem!
Porque se olharmos lá para fora, vemos em Espanha o Real Madrid B e o Barcelona B na 3ª divisão, na Alemanha o Bayern Munique B na 4ª divisão, o PSG B na 4ª divisão, e de Inglaterra ou Itália nem sequer ouvimos falar de equipas B!
Conclusão: o “Portugal do futebol” é um “Portugal dos Pequeninos”. Um país mesquinho demais, por ter 3 jornais diários. E por ter na capa desses 3 jornais diários a “crise” de uma equipa B dum Clube Grande.
São estes os fait divers duma nação Tripeiro-lampiónica à qual, nós Sportinguistas e tasqueiros, damos demasiada importancia
(e isso, meus caros, é que é o mais triste).
16 Fevereiro, 2017 at 12:49
* 3 jornais diários, desportivos, entenda-se.
16 Fevereiro, 2017 at 13:40
Inglaterra e Italia tem campeonatos sub 23
16 Fevereiro, 2017 at 13:03
Como Ateu convicto, orgulho-me de um clube onde nem Deus nem Jesus têm sorte.
🙂
(ironic mode off)…
16 Fevereiro, 2017 at 14:47
Como ateu convicto nem devias acreditar na sua existência qto mais terem sorte…
16 Fevereiro, 2017 at 13:40
Certamente a CS não acredita, vendo as capas de hoje vai desde o susbtituto de William Carvalho até à participação forçada de Geraldes na equipa B e a recusa de Matheus em jogar pela B.
16 Fevereiro, 2017 at 13:45
Já agora quem viu aquele excelete passe para desmarcação do Dala que deu origem ao golo viu a tristeza em que se encontra o GEraldes.
16 Fevereiro, 2017 at 15:13
Quem viu o jogo, sabe que o Xico foi o jogador que mais quis ganhar o jogo, foi dos poucos que não se resignou perante a marcha do marcador. Foi aquele que mais correu.
Já não posso dizer o mesmo do Jovane e do Pedro Delgado (principalmente este, que entra em campo com ar de vedeta).
Perante a recusa do Jovane em não ter deixado o Xico bater um livre, é importante meter o puto no sítio e mostrar-lhe que ele ainda não passa de um fedelho.
16 Fevereiro, 2017 at 16:19
Sou honesto tenho visto pouco da B, por isso não meto o bedelho. No pouco que vi tenho de concordar consigo o Perdo Marques tem mesmo tiques de vedeta…e não consigo gostar do Bilel, não por falta de empenhamento ou mesmo de qualidade mas ao nível da decisão é um desastre. Em sentido contrário o Gelson e o central turco (também estava a gostar do Ary). Os restantes estão na fase do nem são carne nem são peixe.
S.L.
16 Fevereiro, 2017 at 16:22
Jovane que para mim é um dos mais fracos que se tem exibido. O JD devia estar a pensar que tinha o Matheus Pereira em campo.
16 Fevereiro, 2017 at 13:57
A equipa B representa o telhado do edifício da formação. Sem ele mais vale esquecer o prestígio que ela nos tem dado. Falar da sua extinção é imitar os tempos do JEB. Seria um erro imperdoável de BC. Não podemos ter a tentação de suicídio se algo corre mal na nossa vida. Está a correr mal e era previsível. Percepcionei esta situação e esvrevi isso antes do arranque da Liga. Subiram os jogadores que a suportavam ( D Duarte, T Figueiredo,Gauld, Geraldes, Podence, Matheus etc) e substituiram-nos por jogadores banais a que se somaram jogadores saídos na generalidade com pouco potencial. O Porto está com o mesmo problema e recorre aos não utilizados na equipa principal. Ajudam e ganham ritmo para estarem em condições de entrar na A se necessário. Aqui vejo quem parece que entende que devem ficar na bancada, depois quando chamados a A corre mal. Tão óbvio.
Só espero que consigam fugir à descida e que a Direcção não faça disparates. Além dos aspectos formativos a B é um importante conteudo para a Sporting TV.
16 Fevereiro, 2017 at 13:58
@Diogo Carvalho:
Concordo com a análise que fazes do temperamento do JJ. Totalmente e sem reservas. Não lhe retira mérito como treinador mas mostra que não é minimamente condizente com o nosso ADN. Agora se tiveres isto realmente em conta, rapidamente te apercebes que isso não vai mudar. Sabendo também quanto recebe de salário, estás preso a ele pois não há graveto para o pôr na alheia. Logo a solução passa por BdC.
Ele que volte a assumir a pasta como fez com LJ e MS. Se fechares a torneira ao JJ só lhe restam duas soluções: ou bate a porta (boa viagem!) ou trabalha com o que tem.
Para efectivamente colocar isso em pratica urge trazer alguém para a estrutura ou até encontrar alguém na actual que passe a fazer o papel de Dir Desportivo. E não, nao é com um OLA adaptado.
Penso que há alguns sinais positivos apesar da situação do Geraldes e do Gauld não me agradar, é importante assegurar a manutenção e tendo em conta a actual conjuntura aceito de mau grado.
Cá estaremos para ver o planeamento da próxima época.
16 Fevereiro, 2017 at 14:58
+1
16 Fevereiro, 2017 at 15:04
Acho que temos de continuar a evoluir no modelo! Acho que no caso de MS (no de Jardim não sei mas tendo a achar que foi +- o mesmo) tem de haver maior ligação com o treinador nas compras. No caso de JJ há demasiada liberdade.
Acho que o certo andará no meio termo. Definir-se uma estratégia de inicio com o treinador (no caso do que eu defendo…haver 20 a 30M para a contratação de 3 ou 4 jogadores, nº de jogadores no plantel, etc). Depois (e aí o Presidente “saí” de cena) essas contratações são estudadas entre o treinador e o Scouting. Treinador define prioridades e a escolha de jogadores seria feita em conjunto. Não vejo o Sporting evoluir para um modelo com um director desportivo como tínhamos antes nem acho que haja necessidade disso.
Se for assim teremos a aposta que defendo na formação por falta de possibilidade de compra e teremos idas mais certeiras ao mercado porque há mais dinheiro para cada uma e elas têm de marcar a diferença (Quanto mais gastámos até agora num jogador mais certeira foi a contratação). Isto para qualquer treinador que seja…seja JJ ou outro qualquer. A equipa está montada. Teremos sempre saídas mas serão pontuais (este ano foram 2…deve andar sempre à volta das 2, 3 com este presidente…e bem) e por isso os reforços precisam de ser igualmente pontuais e certeiros.
16 Fevereiro, 2017 at 14:08
Estou a ver a B muito tremida, sobretudo porque os últimos jogos são contra o putas B, vouchers B e braguilha B.
Creio que, tirando os 18 convocados para os jogos da A, os outros deveriam estar à disposição da B.
Mantendo a equipa na II liga, se isso vier a acontecer, gostava (e já o digo há muito) que a transição dos miúdos para o futebol “dos grandes” fosse feita com o Miguel Leal a treinador.
16 Fevereiro, 2017 at 14:42
Leões felicitam Diego Capel: «Serás sempre um de nós»
Diego Capel faz hoje 29 anos…
Parabéns Capel…
Tudo de bom para ti…!!
Ehhh…levanta lá os olhos do relvado e grita comigo…:
Spooooorting…!!
SL
16 Fevereiro, 2017 at 15:13
A equipa B não é para acabar obviamente, quer-me parecer mais um aviso para quem lá está para que faça pela vida.
O Geraldes ir à B não é nenhum drama, antes jogar do que estar parado, podiam ir outros tantos como o Douglas ou Castaignos, são jogadores do Sporting, com pouco ritmo e como tal só têm a beneficiar em ir à B, assim como o clube.
O plantel da B pareceu-me desde inicio desequilibrado, bons guarda-redes, bons laterais, bons extremos e bons avançados e péssimos centrais e péssimos médios.
O critério das contratações pareceu-me também ele desequilibrado, jogadores com potencial, mas com pouca experiência e pouco conhecimento da nossa 2a liga.
Já há uns anos que defendo a contratação de 2 jogadores com experiência, de preferência Sportinguistas para as posições de defesa central e médio, a competitividade da 2a liga e a tenra idade dos jogadores assim o obriga, acrescenta-se experiência a um grupo que não a tem.
Não era apreciador de João de Deus, surpreendeu-me na forma como lidava com os jogadores mas a nivel tático deixou muitas dúvidas quanto às suas capacidades. Também defendo a contratação de alguém com histórico de Sporting e com perfil para formação.
16 Fevereiro, 2017 at 16:32
A equipa B faz sentido mas não nestes moldes.
Saiu JdD que era o menos culpado. Espero que a próxima medida seja varrer o entulho.
16 Fevereiro, 2017 at 16:38
Trata-se de um desenlace esperado. João de Deus é um bom técnico e uma pessoa de bem. Como sempre da parte de João de Deus não houve uma atitude imprópria, um comentário acerbo um mero desabafo. Entrou no Sporting da mesma forma que sai: DIGNAMENTE.
A pressão a que foi sujeito, as permanentes mudanças no plantel, a perda dos vários (e forma muitos) melhores jogadores do ano passado, associada às habituais vigarices e roubos da arbitragem, os permanentes ataques ao Sporting, ao Presidente e à estrutura futebolística em que se inseriu, levaram a melhor sobre este homem de bem.
Citando-o, se o futebol é isto, então, não sei se quero que o meu Filho entre no mundo em que o futebol se tornou. Eu dou-lhe razão. Não seria a carreira que me atraísse para o meu Filho e agora, para os meus netos. No futebol Português os homens de bem têm de andar armados.
Além disso, no futebol Português, as Pessoas de Bem são “Personae non gratae” isto é, são pessoas indesejáveis a expelir, pessoas, homens e Mulheres a abater. Vieira põe-lhes as cabeças a prémio da mais variada ordem de modos.
Para mim, João de Deus é uma vítima de Luís Filipe Vieira, nem mais, nem menos.
Em circunstâncias normais, João de Deus teria uma carreira normal dentro do Sporting e daí a uns anos poderia naturalmente aspirar dirigir a nossa Equipe Principal.
Os tempos que correm são de excelência para os violentos.
Junto os meus votos de felicidades a João de Deus, um treinador a quem confiaria sem hesitações qualquer dos meus Netos.
16 Fevereiro, 2017 at 16:48
Completamente!
O Bom Amigo… é o Deus. No nosso Futebol… temos que desenvolver mais filha da punisse… se não, são comidos de cebolada!
16 Fevereiro, 2017 at 17:08
Já agora o meu entendimento para a equipa B!
Uma equipa onde os juniores chegam e dependendo da sua evolução ficam 1 a 3 anos (dependendo da evolução e da qualidade). Uma quando saem dos Juniores e vão jogando, 2ª de afirmação e 3ª de saída. A não ser que exista interessados na 1ª divisão para empréstimo ou na equipa principal.
Um núcleo o mais fechado possivel para se trabalhar bem e com calma com os mesmos jogadores ao longo do ano. Uma ou outra contratação que se ache um jogador de grande potencial e barato.
E assim se vai rodando…chegam os miúdos dos juniores e têm jogadores já consolidados no seu 3º e 2º ano de profissional. E de preferência sem Juniores a saltar entre equipas e com o mínimo de A’s a saltarem para a B. Um plantel pai de 25 jogadores com estas características. Isto é o que eu queria da equipa B. Eu percebo que houve gerações fraquinhas de juniores nos últimos 3 anos mas eu preferia eles a outros igualmente fraquinhos mas que vêm de fora. O Rafael Barbosa mal assentou na B porquê?! E o Chaby igual, andou a fazer meios anos. Se é para fazer numero renovava-se com os putos com um contrato profissional e logo se via o que dava. Quantos juniores que tenham deixado a idade juniores à 2 anos estão na B?!
Não quer dizer que fossem mais ou menos jogadores do que estes. Mas tínhamos uma equipa muito mais consistente e muito mais capaz para receber novos miúdos e dificilmente andávamos por estes lugares…