“Muitas vezes aquilo que eu fui como jogador limita-me em termos de leitura daquilo que está acontecer… Ele consegue descobrir soluções que eu no meu entendimento não consigo perceber, no momento não consigo perceber o que ele quer mas ele descobre porque ele tem muito mais qualidade do que eu algum dia tive e apesar de eu estar de fora ele é capaz de descobrir soluções… Aqui há uns anos se ele não jogava no movimento que eu queria, ficava chateado, porque achava que ele não estava a corresponder à dinâmica do colectivo. Agora deixo fluir, porque percebo que ele me consegue dar, a maior parte das vezes, soluções muito mais ricas do que aquelas que eu estava à espera.”
Afirmava Vitor Pereira em 2009.
As experiências anteriores são sempre relevantes. Saber entendê-las, valorizá-las e usá-las assertivamente aproximará do sucesso os mais astutos.
Não ter sido um futebolista extraordinário terá ajudado Jorge Jesus naquilo que conceptualiza para o jogo. Mais do que ninguém pensa e define posicionamentos com linhas de passe intermináveis, para que colectivamente as suas equipas sejam capazes de resolver problemas. A forma como colectivamente as suas equipas têm o jogo sempre ligado e pensado, poderá estar relacionado com as dificuldades que sempre encontrou enquanto jogava. Sozinho, sem apoios, sem combinações, não seria capaz de ter sucesso. Então, transporta para o campo as ajudas e ligações que sempre quis ter para poder resolver os problemas que encontrava no seu tempo de jogador.
Porém, e ao contrário do seu colega Vitor Pereira, não parece revelar abertura para o novo. Para o diferente, para o criativo.
Demasiado dirigista, Jorge Jesus pretende sempre que o jogo seja um guião por si escrito. Se posicionalmente o que acrescenta aos seus atletas é de uma relevância extraordinária, o culto de querer comandar o jogo como se tivesse um comando na mão, retira-lhe capacidade para apreciar quem possa fazer diferente. Quem possa tomar com bola decisões que não vislumbra.
Terá sido demasiado fácil colocar William no espaço outrora do lesionado Adrien. O médio defensivo, tem com bola o perfil que Jorge Jesus pretende. Decisões simples. Respeitar sempre e a todo instante os movimentos que ele próprio cria. No posicionamento, o tempo de trabalho que leva com o seu treinador será o suficiente para também pisar a cada instante o metro de terreno que lhe está reservado em cada momento e em cada fase do jogo ofensivo ou defensivo.
O jogo é do ponto de vista do posicionamento mais fácil de interpretar para quem joga na posição seis do modelo de Jorge Jesus. Proximidades com linha defensiva, relação com esta nos equilíbrios, compensando movimentos dos defesas centrais, e com bola, baixar uns metros para iniciar construção. Quem joga mais à frente, na posição oito, encontra maior variabilidade de situações. Está obrigado a tomar mais e mais rápidas decisões.
Do ponto de vista daquilo que controla, tomou a decisão mais fácil. Entrada de João Palhinha na posição seis. Ele que tem o perfil físico que tanto adora Jorge Jesus, e na posição mais complicada de corresponder às exigências em termos de decisões e posicionamentos, opta por manter alguém com muito tempo de trabalho consigo, que lhe consiga garantir que continua a sua equipa a seguir um guião predeterminado.
Faltará a Jorge Jesus abrir um pouco a mente. Perceber, tal como em tempos Vitor Pereira percebeu, que nem sempre fazer diferente é fazer pior. Há quem em cima do posicionamento idealizado pelo treinador coloque criatividade. Qualidade com bola. Mesmo que as decisões fujam ao controlo do comando. Há no plantel leonino um jogador extraordinário, com qualidade para na posição de médio centro ligar com qualidade as fases ofensivas do jogo do Sporting. Alguém que vê mais que o próprio treinador quando se fala em decisão com bola.
Permitir que os jogadores entrem nas ideias da equipa, e que o guião não se resumisse às figuras de um emissor e vinte e alguns receptores, poderia contribuir para o crescimento das equipas de Jorge Jesus. Porque perder um pouco o controlo das decisões com bola da sua equipa não teria de significar perder qualidade. Pelo contrário. Se receptores como Francisco Geraldes puderem ser também emissores, muito terá para crescer em criatividade e em decisões fora da caixa a equipa do Sporting.
O controlo obsessivo por tudo o que se passa no jogo, mesmo com bola, quem sabe pela limitações encontradas enquanto jogador, leva o treinador leonino tantas vezes a optar por quem lhe garanta que faz sempre o mesmo.
Há contudo, alguém que elevaria o nível da equipa do Sporting à espera do seu momento. Porque fazer diferente, quando se fala de um jogador inteligente e criativo, é tantas vezes fazer melhor!
texto escrito por Pedro Bouças do site Lateral Esquerdo
10 Março, 2017 at 12:52
Já estava a achar estranho a tasca estar muito calma e sem “brigas” hoje…
Back to normal now 😀 Here we go…
(não é uma critica ao texto… todos temos opiniões e todas são livres… mas ando algo “frustado” com este tema todo o santo dia na tasca… desculpas se ofendi alguem)
10 Março, 2017 at 12:57
estás no teu direito 🙂 eu estou é ansioso por ver o Chico em campo
10 Março, 2017 at 13:13
Também estou… juro que estou… Só tenho medo é o fato de estarmos aqui a querer fazer dele o salvador do Sporting… Muita pressão no rapaz, e se tem um mau dia amanha?
Mas tudo bem…
Eu amanha queria em campo.
Rui… Esgaio… Coates… Paulo… Galgo… William… Palhinha… Gelson… Podence… Bryan (vai jogar de certeza) Dost… Com o Geraldes a entrar depois para o lugar do Bryan
10 Março, 2017 at 13:15
Se tem o azar de ter um mau dia, é assobiado até não haver amanhã, aliás como fazem com todos, que hoje são salvadores e amanhã já se tornaram enterras.
Somos o nosso pior inimigo …
10 Março, 2017 at 13:26
Se temos paciência para Alan, Campbell, Markovic, etc etc porque não haveriamos de ter paciência para os que são nossos? Este argumento de “não os podemos por a jogar porque se são assobiados partem” é um pouco falacioso! Basta ver a forma como o Geraldes se comporta neste processo todo para perceber que é alguém com uma estrutura mental muito forte…até nisso faz falta à equipa!
10 Março, 2017 at 13:32
Não disse o contrário mas se apostar, não perco de certeza, que se o miúdo tiver algum azar passa de bestial a besta em 3 tempos.
«Basta ver a forma como o Geraldes se comporta neste processo todo para perceber que é alguém com uma estrutura mental muito forte…até nisso faz falta à equipa!»
Concordo e acrescento, se calhar equivalente a Patrício que se manteve sempre na luta apesar das monumentais assobiadelas.
E nisso temos de agradecer a Paulo Bento pela teimosia e insistência.
Se sou a favor dos assobios mesmo que estejam a fazer uma exibição miserável? NÃO.
10 Março, 2017 at 13:44
Somos mais rápidos a criticar e perdoar os que não são da casa… é a natureza Sportinguista.
10 Março, 2017 at 13:45
Na época passada o Semedo era o melhor central português… Agora à muitos que pensam que já pode ir embora.
Explicas isso?
10 Março, 2017 at 23:16
Esvaio riu-se deste comentário.
É da nossa formação e foi fortemente assobiado no jogo com o Guimarães.
10 Março, 2017 at 23:17
Esgaio, bardamerda para o corrector
10 Março, 2017 at 15:24
Pois é certo que pode ter um dia mau … mas um dia mau do Geraldes corresponderá a alguns dias bons de muitos dos que lá andam dentro, a enervar a malta da bancada.
SL
10 Março, 2017 at 16:13
Aqui está o dedo na ferida!
Se o Jesus o coloca em campo e lhe dá a titularidade em mais 2 ou 3 jogos, mas as coisas não lhe correm bem, quantos dos que agora deliram com pedidos de oportunidade ao Geraldes vão assobiá-lo?
Acredito que uns quantos. É a febre do imediatismo!
10 Março, 2017 at 13:25
Eu acho que o Jesus mais depressa coloca o Matheus a titular no lugar do Alan Ruiz, que o Geraldes a fazer parelha com o William ou no apoio ao Dost.
10 Março, 2017 at 15:20
Também acho até porque gosto mais de matheus do que alan ruiz.
Quanto ao Geraldes não há que inventar é para substituir Adrien.
Isto faz me um bocado lembrar quando punha o bernardo silva a defesa esquerdo.
10 Março, 2017 at 20:55
Já sei ao que vens mas vá lá…
… diz aí um jogo do Bernardo Silva a lateral esquerdo.
10 Março, 2017 at 22:29
Mééééé
10 Março, 2017 at 23:20
Para ti é mais barda(mééé)rda
10 Março, 2017 at 13:51
+ 1
10 Março, 2017 at 13:51
+ 1 para ver o xico em campo…
10 Março, 2017 at 13:03
O Chico ainda nos vai dar muitas alegrias…!!
Tenhamos todos…
A “calma e a capacidade de espera” que o Chico deve ter…!!
Agora não se esqueçam…:
Vamos lá passar pela Loja Verde…
E adquirir o cartão da Fundação…!!
SL
10 Março, 2017 at 13:03
Excelente post!
É um crime o Geraldes não ser titular desta equipa. UM CRIME!
10 Março, 2017 at 13:13
Eu das opiniões de ocasião do lampião do Bouças já estou mais que farto.
Como opinador, é mais rápido a mudar de opinião do que o Messi a mudar de direcção.
Como treinador, já provou que, sem roubar o trabalho aos outros, vale muito poucochinho.
10 Março, 2017 at 13:22
E perante isto tudo, o jj é treinador para o SCP porque…Quantos Geraldes, Gaulds, Matheus vamos ter de desperdiçar em detrimento das ideias de alguém parado no tempo em termos futebolisticos, com o carisma de uma chiclete e capacidade de comunicar péssima?
10 Março, 2017 at 16:00
Fdx, o Geraldes, o Gauld e o Matheus já não são do Sporting?… E esqueceste-te do Gélson, do Semedo e do Podence?
O ódio tolda-vos o juízo.
10 Março, 2017 at 13:22
Isto só se resolvia se o Sporting da mesma forma que lançou aquela campanha que permite aos adeptos desenhar a camisola alternativa na próxima época, lançasse uma campanha do tipo: “Mete uma Cunha para um jogador entrar no 11” em que todas as semanas o sócio sorteado podia escolher 1 jogador no 11 inicial, e assim satisfazia os seus desejos.
Eu já disse, independentemente de jogar A, B ou C eu quero é que o Sporting vença.
Se der para continuar a ganhar com metade da formação, muito bom.
E se com 100% de formação continuarmos a ganhar, espectacular!
10 Março, 2017 at 18:02
Não sejas assim, pá.
São opiniões de bancada e tu embora não escrevas tb tens as tuas preferências e ideias.
Claro que queremos todos ganhar e isso é o mais importante.
Mas lá rachas sobre o 11 numa tasca é baril para troca de opiniões.
10 Março, 2017 at 18:03
Fdx.
Lá rachas 🙂
“Larachas”
10 Março, 2017 at 19:12
tu queres é rachas meu maluco!
10 Março, 2017 at 19:13
ups…desculpem meninas o meu atrevimento.
10 Março, 2017 at 19:13
Sem ofensa.
10 Março, 2017 at 13:23
Xico amigo o povo está contigo !
10 Março, 2017 at 13:33
Bom texto. Falta ao JJ, ou pelo menos ao JJ no SCP, alguma mobilidade táctica. E tendo em conta a falta de criatividade que andamos a apresentar, espero que Geraldes seja ja titular no proximo jogo.
10 Março, 2017 at 13:37
Off:
A saírem todos da toca… para o mal e para o Bem!
Santana Lopes no CM pelo Tu Vais Vencer!
”
Como sempre, qualquer frase que o treinador ou o Presidente do Sporting profira é “trabalhada” até dar o resultado que os propagandistas do sistema querem. Santana Lopes também já se apercebeu disso e, na sua crónica semanal no Correio da Manhã, veio em defesa de Jorge Jesus acusando a comunicação social de querer meter veneno e de “intriguista”
“Depois da estrondosa vitória de Bruno de Carvalho, houve quem quisesse meter ‘veneno’ com uma declaração de Jesus, segundo a qual ainda faltaria ao Sporting uma estrutura ao nível do FC Porto e do Benfica. Disseram logo os intriguistas que era uma crítica ao presidente do Sporting. Eu ouvi essa declaração e Jesus teve o cuidado de ressalvar que o Sporting ainda não tinha essa estrutura apesar do trabalho extraordinário que o actual presidente do Sporting tem levado a cabo.”
10 Março, 2017 at 13:39
Isto é muito mais importante!
Fazer de tudo para deitar a baixo o sistema!
De tudo!!!
10 Março, 2017 at 14:13
Se o JJ tem dito que perdeu os oitavos mas é melhor que outros que nem lá chegaram oh se tem dito que não o apertarem porque ele tem um exército de 6 milhões que se ele quiser estão por trás dele seria o fim da picada! Moído e remoido até à exaustão com as virgens ofendidas do costume (e provavelmente distorcido). Como foi outro nem se deu por ela…
10 Março, 2017 at 13:40
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
Para o jogo contra o Tondela não podem alinhar Adrien, Bruno César e Alan Ruiz. E o Bryan Ruiz está numa forma miserável.
Se existe jogo onde o Geraldes poderia ser titular, é este (quer a nº 8, quer na ala, quer a SA).
Mas conhecendo o Treinador, quase certamente o Geraldes só vai ter minutos se o SCP estiver a ganhar por (pelo menos) 2-0 aos 80 minutos…
SL
#vamosfazerumavaquinhaparaajudarojoseeduardo?
10 Março, 2017 at 14:26
Eu não me interessa se o Xico Geraldes entra a titular ou aos 60 minutos ou mesmo aos 89 minutos… É um miúdo talentoso e terá as suas oportunidades, de certeza absoluta.
O Treinador está lá para decidir… E pelos resultados apresentados desde que está no SCP, decide muito mais vezes bem do que mal…
Basta ver as percentagens de vitórias que tem Jorge Jesus desde que é Treinador do SCP e os trainadores que tivemos nos últimos 10 anos…
Agora, esta ‘ladaínha’ sistemática sobre as opções do Treinador do SCP, ainda para mais feita por sportinguistas, isto já está a passar para o campo da ‘esquizofrenia’ …
Então temos uma Direcção (genuinamente) Leonina, que tem sabido sempre escolher bons treinadores para o futebol principal e … andamos a fazer de caixa de ressonância das ‘cobras carpideiras’ que vomitam o ódio ao SCP dia sim, dia sim nas rádios, tv’s e pasquins cá do burgo???
10 Março, 2017 at 15:48
Subscrevo o comentário do Xupa-me as Peles….
SL
11 Março, 2017 at 23:03
Também subscrevo o comentário do Xupa-me as Peles….
10 Março, 2017 at 16:03
Tal e qual XAP.
O estado lampiânico já não está sozinho na pressão e envenenamento ao JJ e ao SCP, agora também “trabalhamos” para isso…
#aindaosvaisverafazerumavaquinhaproespadinha
10 Março, 2017 at 16:20
Em vez de meter o espadinha na vaca como na tourada, é meter a vaca pelo cu do espadinha acima!
SL
10 Março, 2017 at 19:15
+1 Xupa!
10 Março, 2017 at 23:27
Completamente de acordo XAP
SPORTING
SL
10 Março, 2017 at 13:48
Francisco Geraldes tem futebol nos pés. E tem ligação directa e de alto débito entre o cérebro e as chuteiras.
Francisco Geraldes não é a solução para todos os males.
E mais não digo.
10 Março, 2017 at 17:59
“E tem ligação directa e de alto débito entre o cérebro e as chuteiras”
Gostei! O Xico vê coisas que os outros nem imaginam. Era de se lhe dar a mítica 8
10 Março, 2017 at 19:18
Xico é muito bom jogador, é um tecnicista por natureza, um verdadeiro Joker do meio campo, acredito, até pelo que se viu ao serviço do Moreirense, que a sua garra leonina vai suplantar-se ao pouco fisico que aparenta ter.
Estou ansioso por ver Xico no meio campo e Matheus num dos extremos com o Gelson Martins no lado oposto.
10 Março, 2017 at 13:51
Gostaria muito de ver o Geraldes em Tondela.
A massa adepta do Sporting nutre um carinho muito grande por ele, creio que haverá tolerância face a um momento menos feliz, aquela que nem sempre existiu para outros jovens.
10 Março, 2017 at 14:03
O problema dos Dogmas é este…
Ajudem-me a recordar, qual foi o jogador que foi lançado pelo JJ só com 1 ou 2 treinos?
10 Março, 2017 at 14:07
Campbell contra o porco.
10 Março, 2017 at 14:08
E com 2 semanas de treinos era titular, tal como o Bas Dost.
10 Março, 2017 at 14:10
E isso nada tem a ver com a criatividade…com 1 ou 2 treinos ninguém conhece o sistema de jogo de forma a interpretar bem nos diversos momentos do jogo.
O Semedo a meio do ano passado não sei quantos fez mas foram no máximo 1 ou 2 semanas…
10 Março, 2017 at 14:11
Top! Isso!
10 Março, 2017 at 14:12
Markovic, Dost e Campbell esta época.
Na época passada, talvez Semedo. Não demorou muito a ir para titular, pelo menos.
Não vejo nenhum padrão…
10 Março, 2017 at 14:21
O padrão ou dogma é do autor do texto, que diz que JJ é um treinador com o comando da PlayStation na mão, que só valoriza quem segue o Guião.
Quanto muito, tem um perfil físico em mente…
10 Março, 2017 at 15:14
E qual dos jogadores enumerados é médio centro? Nenhum.
As rotinas não são iguais em todas as posições, ainda por cima num meio-campo com apenas 2 elementos.
E atenção que eu gostava de já ter visto Geraldes a titular no lugar do Adrien. É só um ponto de vista.
10 Março, 2017 at 15:39
Acho que é mais por aí, jogar no centro não é o mesmo que jogar nos extremos do campo.
10 Março, 2017 at 14:06
Desculpem mas isto não é verdade…
O JJ aceita e até incorpora bem a criatividade e os desiquilibrios causados pelos jogadores. São os 4 da frente que têm essa liberdade.
JJ pensa o jogo da mesma forma que Guardiola. “O meu trabalho é fazer-vos chegar aos últimos 30 metros. Aí é a qualidade e criatividade dos jogadores que faz a diferença”.
Ou não teria o JJ metido Gaitan, Di Maria, Gelson, Aimar, Ruiz ou outros a jogar. Para bater no JJ hoje em dia basta parecer inteligente a fazê-lo…ser verdade é irrelevante.
Um médio centro num meio campo a 2 não pode perder a bola com facilidade…isso não é o JJ que o diz, é a inteligência! Por isso ele leva as suas equipas para os últimos 30 metros e aí dá liberdade criativa! Basta ver o Gelson a jogar e ver o que o JJ lhe pede e o incentiva a fazer desde o início da época…
10 Março, 2017 at 15:46
A leitura que faço do texto é que a análise é em relação especifica ao papel de 8, aí o Jesus dá alguma liberdade mas a quem já tem muita da sua confiança, vejam-se os jogadores que jogaram nessa posição com ele e o tempo que demoraram até chegar à titularidade.
Um dos maiores exemplos foi a conversão de um extremo (Pizzi) em 8, não lhe retirando a criatividade, mas sim, adaptando-o ao esquema.
10 Março, 2017 at 15:55
“Basta ver o Gelson a jogar e ver o que o JJ lhe pede e o incentiva a fazer desde o início da época…”
Para mim o Gelson é um excelente exemplo do que é referido no texto. Não considero que JJ lhe dê a liberdade de ser aquilo que é, um extremo rápido e desequilibrador, antes pretendendo que seja uma cópia de João Mário, forçando-o, por exemplo, a fazer movimentos interiores que não lhe são assim tão naturais. O mesmo passa-se com o Dost, enquanto substituto do Slimani. Podemos argumentar que isto também faz os jogadores crescer, o que é verdade, mas não deixo de conseguir achar que é um treinador extremamente controlador. O que nem é necessariamente mau, atenção.
10 Março, 2017 at 16:17
Acho que é ao contrário, João Mário por ter dificuldades em ganhar a linha, procurava o jogo interior
10 Março, 2017 at 17:09
Pelo que eu vejo o JJ nunca tentou que o Gelson jogasse por dentro e sempre pela ala para desiquilibrar por ali! 90% dos lances do Gelson são pela ala…os outros 10 são a tentar entrar nas costas do avançado…nada a ver com o que sempre pediu ao JM…
10 Março, 2017 at 17:45
E o F. Geraldes perde a bola com facilidade???
10 Março, 2017 at 20:16
Os criativos por definição arriscam muito mãos, logo perdem mais a bola. E naquela zona do terreno normalmente não se pode arriscar e sem isso perdes muito do melhor do Geraldes.
10 Março, 2017 at 14:11
Gostava muito que o Xico fosse aposta inicial se possível, ou a sair do banco durante o jogo. Estou muito curioso para o ver jogar e sem querer fazer de ninguém salvador da pátria, até porque nem é disso que se trata, reforço que queria muito ver JJ a preparar a próxima época utilizando os miúdos que regressaram e que os fosse utilizando, gradualmente, ao longo dos 10 jogos que faltam até final da temporada.
10 Março, 2017 at 14:28
Neste momento, a equipa B necessita mais do Xico Geraldes do que a equipa principal do SCP, não concordas?
10 Março, 2017 at 14:31
Não deve precisar assim tanto…. pois na ultima jornada jogámos e ganhámos na Cova da Piedade e o Xico não calçou na equipa B….nem na equipa principal…
10 Março, 2017 at 14:47
Se queres que te diga, muito sinceramente, não, não precisa.
É um jogador extremamente útil e influente na B, disso não há duvidas, mas a equipa A beneficiava muito com a sua entrada, numa posição de falso extremo. E para este jogo, dada a ausência do Alan Ruiz, é para mim a opção mais adequada, mais do que se jogasse a 8…mas tal como disse, nem o Xico nem o Podence ou o Matheus são salvadores da pátria, o que eu espero que eles sejam é apostas de futuro e para isso têm que jogar. Não têm de jogar todos no mesmo jogo, mas gradualmente, há espaço para todos eles ganharem minutos.
O jogador mais influente na B, para mim, é o Matheus Pereira é aquele que se calhar faz mais falta na B do que na A…mas apesar disto, também te digo, tem todas as qualidades para ser um jogador influente na A.
10 Março, 2017 at 14:31
1) Tenhamos calma com o Xico. Aqui, concordo (mas não cegamente) com JJ: vejo-o como o substituto natural do Pantufas. Aliás, para quem tenha má memória – ou memória seletiva: é bom lembrar que o Pantufas fez grande parte da sua formação a 8 e só depois foi “desviado” para extremo.
2) Gosto do Pedro Bouças. Mas a verdade é que, desde esta época, começou a colaborar intermitentemente com a Batanetes TV. E todos nós sabemos que, daqueles lados, não costuma (nunca?) haver ponto sem nó. E lá que tenho notado umas certas inflexões algo peculiares em relação a JJ da parte dele desde então, lá isso tenho notado…
10 Março, 2017 at 14:43
Sim,o Bouças é lampião,mas o que ele diz(neste texto) é verdade ou não?
10 Março, 2017 at 15:27
Apenas em parte. Tal como disseram acima, JJ quer coisas específicas, sim, mas do meio-campo para trás. Daí para a frente, foi como já escrevi há pouco tempo: desde que respeite certas linhas gerais, os jogadores têm toda a liberdade para criar.
Aliás, até temos aqui a prova:
https://www.youtube.com/watch?v=ULLKOJyDGFI
10 Março, 2017 at 14:42
o Chico nunca será um Adrien parece-me mais talhado para desempenhar o papel de João Mário ,mas não faz sentido e será quase um insulto se entrarmos com 2 trincos para um jogo contra o Tondela.Já contra o Vitória na segunda parte não se jogou um piço por isso.Querer entrar em campo com William a 8,laterais acéfalos e Campbell e esperar futebol de qualidade é o cúmulo da estupidez.
O meu onze seria Patricio,Schelotto,Esgaio,Coates,Paulo,William,Chico,Matheus,Podence Gelson e Bas Dost.
10 Março, 2017 at 14:44
Depois do que tenho visto, Geraldes é titular de caras neste Sporting. Penso que a melhor posição seria no lugar de Brian mas mesmo a 8 faria muito melhor que William. Aliás, no ultimo jogo a grande diferença foi a saída de Bruno Cesar. William não dá para 8 e andou completamente perdido naquela posição.
10 Março, 2017 at 15:24
Eu jogava com esgaio na esquerda, william a 6 Gauld a 8 e Geraldes no lugar de bryan, na esquerda e a fletir para o meio, Gelson na direita, Podence + Dost na frente.
estamos numa de experiências não é?
10 Março, 2017 at 15:25
Quem puder que coloque aqui a opinião de João de Deus (que até podia dar um post) sobre o Sporting , Bruno de Carvalho e as 3 pérolas. Podence Palhinha e Geraldes.
Para resumir:
Ele percebe que JJ esteja a trabalhar Geraldes antes de o lançar.
Sobre os 3 não tem duvidas que farão parte do futuro do Sporting.
Está agradecido ao Clube e destaca o enorme trabalho do Presidente !
…E pelos vistos temos de lhe agradecer por continuarmos a ter Matheus Pereira !
10 Março, 2017 at 15:36
Xico Geraldes, para quem não se lembra, foi o único dos três que não fez pré-época.
Podence e Palhinha fizeram.
10 Março, 2017 at 16:15
Check!!!
😉
10 Março, 2017 at 15:29
Cheira-me que o Geraldes, o Matheus e outros estão a ser usados como instrumentos para chegar a outro objectivo, que não a titularidade deles no Sporting.
Só é pena ver sportinguistas a cavalgar esta onda que fará tudo para tirar o JJ de Alvalade.
10 Março, 2017 at 16:02
Caro kovacevic,
Não me parece que seja caso para imaginar “processos de intenção” por parte dos Caros Tasqueiros que querem ver o Geraldes a jogar…
Pois:
Facto Um: o Geraldes fez uma boa primeira volta pelo Moreirense;
Facto Dois: o SCP tem jogado mal;
Facto Três: contra o Tondela o SCP vai alinhar sem Adrien (lesionado), Bruno César e Alan Ruiz (castigados).
Ora,
Perante este cenário há quem defenda que o Geraldes deva ter minutos.
Não serve para nº 8? Ora, O William também não, e no entanto….
Não serve para a ala esquerda? Pois, melhor continuar a entregar a posição ao Bryan Ruiz, que não tem jogado uma pevide;
Não serve para SA? O Bryan Ruiz e o Castaignos já foram aí experimentados e não deu. Matheus também não. Podence?
O Jorge Jesus, como todos os treinadores do Mundo, é julgado pelos resultados.
Às vezes resultados abaixo (ou mesmo muito abaixo) dos esperados não significa que o treinador não seja competente. Basta ver em que lugar está o ManU de José Mourinho (um dos melhores treinadores do Mundo).
Se o Jorge Jesus sair de Alvalade será porque os resultados obtidos não justificam a sua permanência. Mais nada…
SL
#vamosfazerumavaquinhaparaajudarojoseeduardo?
10 Março, 2017 at 18:01
Sombras em todo o lado.
Esse # está caro Livramento mas julgo que não será necessário. Deve haver quem o ajude
10 Março, 2017 at 15:56
Apesar de ser lamparina, e de nem sempre dizer o correcto, penso que em termos técnicos e tácticos o Pedro Bouças faz uma análise de grande qualidade, sou fã.
Do texto, concordo com quase tudo, até com a parte do comandar os jogadores como se tivesse um comando, isso não significa que não lhes dê liberdade criativa (João Mário, Brian Ruiz, Pizzi, Enzo Perez, Adrien, William, Alan Ruiz…todos a têm/tiveram), mas uma grande exigência a nivel de posicionamento de forma a que não existam grandes desequilíbrios.
Coincidentemente ou não têm havido bastantes desequilibrios esta época, o nosso 10 ou 2º avançado tem estado muito longe do meio campo (seja Alan ou Brian) e isso afecta em grande escala o equilibrio de uma equipa que joga com meio campo a 2.
Resumindo e concluíndo, o jogador tipo do Jorge Jesus para a posição 8, é um criativo mas que lhe garanta equilibrios e ligação entre sectores. O Francisco Geraldes é sem dúvida um magnifico jogador, mas que ainda não tem a confiança total do mister para desempenhar esse papel.
10 Março, 2017 at 16:01
brincadeira estúpida eu sei, mas alguém que me ajude a preencher a letra “E”
dissecando o bardamerda do nosso Presidente, foi esta a conclusão a que cheguei.
BARDAMERDA =
B OIS DO APITO
A NDRÉ VENTURA
R UI GOSMA DA SELVA
D ROGA PORTA 18
A SSASSINOS DE ADEPTOS
M ANUEL JOSÉ
E…
R UI PEDRO BRAZ
D IAMANTINO
A LMOÇOS GRÁTIS(VOUCHERS)
assim sendo, o bardamerda até foi pouco!!!
🙂
SL
10 Março, 2017 at 16:06
E.T.A.R
10 Março, 2017 at 16:15
😉
10 Março, 2017 at 16:12
Escroques
10 Março, 2017 at 16:21
😉
10 Março, 2017 at 16:25
energúmenos
10 Março, 2017 at 16:31
pensei nessa mas era muito óbvia;)
10 Março, 2017 at 18:55
EEEEE cá grandas filhos da puta 🙂
10 Março, 2017 at 17:01
E stado Lampiânico.
10 Março, 2017 at 21:50
Este
10 Março, 2017 at 18:07
Espadinha
10 Março, 2017 at 19:11
Encomendados
10 Março, 2017 at 23:38
Escobar, Pablo
10 Março, 2017 at 16:07
Boas tardes família sportinguista !!! por causa deste grande leão MAXMARTINS vou-me fazer sócio da fundação. …. não o conheço pessoalmente mas acredito que um dia isto acontecerá …..são pessoas como o grande MAXMARTINS que o Sporting precisa para passar a nossa MÍSTICA, obrigado pelo seu sportinguismo. ..saudações leoninas
10 Março, 2017 at 18:56
eu já tive o prazer de conhecer…. mas é por causa dele que me vou fazer sócio como tu!
10 Março, 2017 at 19:55
João do Sporting e Tadeu 68…
” Não foi por mim”…foi porque vocês são dois sportinguistas verdadeiros e atentos…
Que com a ” minha insistência” concluiram…:
“Na verdade o Max até tem razão…: um verdeiro Leão que se preze…não pode ficar indiferente…
Na hora de ser solidário…”
Como sportinguista …agradeço-vos a vossa militancia…
Também são acções destas…que nos tornam diferentes…
Um abraço meus amigos…
Obrigado do coração…
Ehh…e vocês…os outros…
De que é que estão à espera…??
SL
E viva o Sporting…
10 Março, 2017 at 16:08
Também espero não ofender ninguém, mas o bouças é analista de alguma equipa de topo?
Se não for o caso é um desperdício (not)… ou está na profissão errada. Ele escreve bem, mas acho que não passa disso, boa semântica.
O Jesus (afirmo de antemão que gosto dele e o aceito, porque há malta que gosta de interpretar tudo o que se escreve…) é o Jesus há mais de 20 anos… e se o Jesus desse o passo que o bouças diz que ele pode dar, não era o Jesus… era o Guardiola e provavelmente não estaria no Sporting.
Acredito que ele possa ser neste momento, o melhor para a nossa realidade, mas já aceitei (embrace it brothers) que ele é como os picos da europa… paisagem arrebatadora, mas sem meio termo… ou píncaros ou penhascos. E esse parece-me o problema de Jesus, uma personalidade de extremos.
Até a postura dele… o que eu me ri a vê-lo gritar com os jogadores quando estávamos a ganhar 4-1 ao praiense e o que eu chorei a vê-lo de mãos nos bolsos em vila do conde enquanto o baralho se desmoronava…
O que quero dizer é que não acredito na entrada de Geraldes na equipa… mas vamos ver.
SL
10 Março, 2017 at 16:24
Patrício, Riquicho, Semedo, Domingos Duarte, Empis, Palhinha, Adrien, Geraldes, Matheus, Gelson, Ronaldo Tavares
Banco: Beto, Coates, Esgaio, Podence, Iuri, Dala
Treinador: Rui Jorge
10 Março, 2017 at 16:26
esse é o sonho molhado dos lampeões 🙂
10 Março, 2017 at 16:29
dos lampiões? eu quero que o benfica se foda!
O que é que uma equipa baseada na formação, com o ADN SPORTING, tem a ver com aqueles labregos!?
10 Março, 2017 at 16:44
Desculpa lulinha, mas para seres campeão, tens de ter jogadores que “complementam” a formação! Não existe campeões com base apenas na formação, não existe! Nem mesmo o barça faz isso! Atrevo-te a mencionares um clube que tenha sido campeão com base apenas na formação, um só!
10 Março, 2017 at 16:50
Claro que sim.
Como é óbvio aquele 11 dificilmente lutaria para ser campeão.
Mas o exagero na elaboração do 11 foi propositado, de modo a que nos apercebamos que temos matéria prima suficiente para constituir uma boa equipa.
Falta-nos é um treinador que perceba isso.
10 Março, 2017 at 16:50
Concordo com a “ideia” de que temos que ter jogadores que complementam a formação assim tipo Bas Dost e Coates.
Mas existem campeões com base apenas na formação. Vê lá tu que até há campeões europeus 🙂
http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=166529
10 Março, 2017 at 17:06
Nomes que arrepiam tanto numa equipa como noutra. Que saudades de ver boa parte deles espalhar classe por esses relvados.
10 Março, 2017 at 17:15
2 grandes equipas!!
11 Março, 2017 at 0:39
“…Mas existem campeões com base apenas na formação. Vê lá tu que até há campeões europeus …”
Essa frase é falsa e passo a explicar:
1. Van der Sar – Chegou ao Ajax com 20 anos
5. Blint – chegou ao Ajax com 25 anos
7. Finidi – chegou ao Ajax com 22 anos
10. Litmanen – chegou ao Ajax com 22 anos
10 Março, 2017 at 16:55
Mas daí a dizer que é o sonho dos lampiões querermos jogar com 11 d formação? Que ridículo, nada de anormal,vindo de quem vem..Tadeu que só diz merda!
Agora obviamente é demasiado romântico jogarmos com 11 da formação e sempre precisaremos de alguns “graúdos” para fazer companhia aos “miúdos”.
10 Março, 2017 at 18:59
O Koki a sério???
Olhá vai pela sombra.
10 Março, 2017 at 18:57
estava a tentar perceber se estava a brincar ou a falar a sério… se estava a falar a serio. … deixa 😉
10 Março, 2017 at 16:46
A centrais: Coates e Tiago Djaló.
10 Março, 2017 at 17:16
Tiago Djaló tem-me surpreendido.
10 Março, 2017 at 17:17
16 aninhos
http://www.zerozero.pt/player.php?id=415116
10 Março, 2017 at 17:39
Quando deixar de jogar futebol vai ganhar 200 kilos…
10 Março, 2017 at 17:51
Só trocava o Coates pelo Tobias e o Dala pelo Pedro Marques…
11 Março, 2017 at 0:41
Gostei do Coates no banco. O melhor central da nossa formação no banco 😀
10 Março, 2017 at 16:40
Que GRANDE POSTA!!!!
Mesmo eu que não percebo nada de bola, entendi cada linha! Muito bom ! Parabéns!!!
10 Março, 2017 at 16:49
E agora como é? Descabelamo-nos? Pedimos para cagar e saímos?
Pois …
http://tuvaisvencer.blogspot.pt/2017/03/confirma-se-o-plano-de-jorge-jesus-para.html
10 Março, 2017 at 17:08
#JJdespedidojá 😀
10 Março, 2017 at 17:11
JJ disse exactamente o que penso do Geraldes…100% de acordo com ele…
10 Março, 2017 at 17:45
Não o vejo encostado à linha, tal como não via o pantufas, mas quem fez o que fez tem direito a fazer essa aposta. Esperemos que resulte.
Fica outra dúvida, será para jogar à direita ou à esquerda?
10 Março, 2017 at 18:00
O Jesus não gosta de dextros à esquerda, nem de esquerdinos à direita… Bryan, Campbell, Bruno César na esquerda… Gelson, João Mário, carrillo (até jogar) na direita..
Penso que o Geraldes se tiver oportunidades é na esquerda.
SL
10 Março, 2017 at 18:04
Cada um vê o que quer mas fico curioso em saber em que posição o próprio Xico se sente mais confortável. Diria que é no meio.
10 Março, 2017 at 20:18
O JJ deve preferir à direita mas o Geraldes joga com muita facilidade com os 2 pés…
10 Março, 2017 at 17:53
Ou então vamos rever o Sporting vs Guimarães, a época do F. Geraldes na equipa B e no Moreirense, dar uma espreitadela na classificação e esperar pelo verão…
10 Março, 2017 at 17:59
” NÃO TEM CONDIÇÃO ATLÉTICA nem caraterísticas individuais…” A sério? E o B. César, o Elias, o William é que tém?
10 Março, 2017 at 18:06
Até o próprio Bryan que JJ apontou como alternativa ao lugar não as tem. Enfim…
10 Março, 2017 at 19:02
engraçado … seria nessa posição que o punha a jogar. já aqui o disse.
Mas tem que esperar pelo 5 amarelo do Gelson…( diga se, está a bica. )
10 Março, 2017 at 17:23
As declarações de JJ na conferência de antevisão do jogo de amanhã Vêm ao encontro do que já aqui defendi em tempos. Que via Geraldes mais como um substituto de J. Mário do que de Adrien. Uma espécie de simétrico do João Mário.
Fiquei a saber que, afinal, sei alguma coisa de “bola”. Palavra do Mestre. 😆
10 Março, 2017 at 17:58
Já agora um off:
Nunca vi isto em lado nenhum… Se nós dizemos que os lampiões comem gelados com a testa há uma denominação perfeita para eles:
Os Testarossa!
10 Março, 2017 at 18:07
Preparem-se para mais uma invenção em Tondela… B. Ruiz ou o mais provável William com o Palhinha.
Engraçado ver tantas referências a associarem o J. Mário com o F. Geraldes quando o “Pantufas” é médio centro…
Ainda me lembro da constante aposta no A. Martins da mesma forma.
PS: Pergunto-me se um Pirlo, um Xavi teriam lugar com JJ…
10 Março, 2017 at 18:11
Vou ter que esperar mais uns tempitos…
10 Março, 2017 at 18:12
Teriam. Eram Defesas Esquerdos
10 Março, 2017 at 18:15
Por falar nisso. Já temos um em vista para o ano?
10 Março, 2017 at 18:17
Sim. Vem o melgarejo
10 Março, 2017 at 18:22
Ainda ai aparece o Eliseu…
10 Março, 2017 at 18:44
Urretavizcaya
10 Março, 2017 at 18:48
Esse teria que ser adaptado logo de inicio a jogador de futebol…não sei se encaixa no perfil!!
10 Março, 2017 at 19:19
Nuno, há umas pomadas porreiras para isso.
10 Março, 2017 at 19:47
Chama-se Rakiesta e vende-se em muitas farmácias
10 Março, 2017 at 19:57
Rakiesta é marca vencedora. Nao tentes, ja perdeste
10 Março, 2017 at 20:09
So se for marca de supositórios
10 Março, 2017 at 20:44
Seja do que for. É um nome vencedor
10 Março, 2017 at 23:22
Supositórios, para a conta da mãe?
Não, para o cú do pai.
Epá, esta era escusada que tem 30 anos.
Uma compressa? Devagarinho até lhe dou duas.
Bem, fui.
10 Março, 2017 at 20:20
Ambos são claramente médios centro…teriam com muita facilidade. Não têm nada a ver com o Geraldes. .
10 Março, 2017 at 18:12
“O Chico não tem características para ser um segundo médio. Vai ser um jogador ao estilo do João Mário. Jogar numa ala fechado ou a segundo avançado. É uma posição que tens de ter muita cultura tática e ainda lhe falta isso. Todos estes jovens têm qualidade individual, mas o futebol tem duas componentes coletiva e individual. Olhando para os 90 minutos de um jogo, tirando o Messi, em 80 minutos os jogadores não têm bola. Por isso se não ensinarmos os jogadores os aspectos táticos não serve de nada ter muita técnica. Se passa 85 minutos sem bola no pé, não interessa nada. O Messi e o Ronaldo é que passam mais tempo com bola. Nós só olhamos para o jogador quando ele tem bola e não pode ser assim.”
10 Março, 2017 at 18:57
“O Chico não tem características para ser um segundo médio. Vai ser um jogador ao estilo do João Mário. Jogar numa ala fechado ou a segundo avançado. É uma posição que tens de ter muita cultura tática e ainda lhe falta isso.”
Interessante.
“Ala” ou segundo avançado tens que ter “muita cultura táctica”? A médio centro (“segundo médio”) não?
SL
10 Março, 2017 at 19:06
Menos responsabilidade defensiva, mais tempo com bola e de perfil de decisão elevado.
10 Março, 2017 at 19:32
Tradução: “o chico é um puto verdinho e nem o acho grande espingarda”
Na opiniao do JJ vai tanto ser um joão mário como o balada ia ser um liedson.
Coitado do miúdo
10 Março, 2017 at 20:22
Não estás a perceber o que ele disse.
Para médio centro não serve as características dele.
Ele jogará a interior ou a 2 avançado. Mas ainda tem de crescer porque são 2 posições muito exigentes tacticamente.
O JJ não compara ser ala ou 2 avançado com ser médio centro.
10 Março, 2017 at 18:12
Podem chamar-me maluco, mas para mim os putos iam todos lá para dentro.
A qualidade não tem idade. Não faltam exemplos por essa Europa fora de miúdos lançados antes dos 21 e foram ou ainda são grandes jogadores.
Percebo posições como baliza ou centrais… mas de resto…
É dar a batuta ao William e servir o Dost. De resto é putos lá para dento para partir aquilo tudo.
Pronto, foi o meu momento.
Já agora, algum tasqueiro por Luanda?
10 Março, 2017 at 18:17
Um bom momento. Mas isto sou eu que percebo pouco.
10 Março, 2017 at 18:22
Ah… braveheart, o Vitor Damas foi “para lá” aos 17…
10 Março, 2017 at 19:20
Cristiano… quaresma… Figo…
10 Março, 2017 at 18:23
Concordo. Qualidade nao tem idade
10 Março, 2017 at 18:27
Rectifico: 19 anos.
10 Março, 2017 at 19:05
e foi o Damas mais 8? OU Entrou o Damas (Ponto)?
10 Março, 2017 at 18:57
Eu acredito no Francisco o que me faz medo é as entradas dos adversários entre os laterais e os centrais, aquilo é um autoestrada, estes centrais parecem-me lentos e o mais rápido (Rúben Semedo) estava a jogar mal ,
Jorge Jesus tem que resolver este problema grave pois não podemos dar várias oportunidades de golo aos adversários como fizemos com o Rio Ave e o Guimarães em casa, assim não há equipa que resista e perdendo não se consegue a solidificação ( Pegar de Estaca ) dos jovens.
10 Março, 2017 at 19:46
Mais rápido ou menos lento?
10 Março, 2017 at 19:11
Então amanhã vamos meter a equipa B e uns posinhos da formação que estavam na A… todos contra o Todela?
porque não?!
boa ideia!
Vamos la´… isto é super divertido… e no final do jogo…. mandamos JJ embora… bute?
Ganda ideia!!
e Pá semana que vem… mandamos o Paulinho, que também não joga… e o Bruno… sim acho que também não joga grande coisa.
Tudo no olho da rua!!!
E vão ver … os miúdos vão ganhar calo e vão se fazer uns homenzinhos!!!
Eu Acredito!!
10 Março, 2017 at 19:49
A estupidez disto é que neste momento Geraldes seria titular de caras em 2 posições (MC com lesão de Adrien e ME no lugar de Bryan) e ainda podia ser primeira opção para entrar a SA, para substituir o Alan. Uma coisa é não estar ainda totalmente preparado em termos tácticos, essa até aceito. Outra é ver quem está a jogar nessas posições completamente nas lonas e ele na bancada, esta já não.
10 Março, 2017 at 20:26
Como escrevi no post de quarta para mim o Geraldes é titular na esquerda porque o Ruiz está numa forma medonha! E com o Tondela é um crime não ter 2 avançado nem ala e ele não ser titular. Nem eu que sou um gajo ultra compreensivo com os treinadores me ultrapassa se ele não é titular. ..
10 Março, 2017 at 20:39
Eu tb já achei mais que seria o sub natural do Adrien. Mas com João Mário correu tão bem e ele tem as mesmas características e relação com a bola que, até para o proteger, se calhar neste momento seria melhor jogar a ME. Depois mais tarde, quando estivesse no ponto em termos tácticos deslocá-lo para o meio. Até pq continuo a achar que vai ser aí que vai vingar.
10 Março, 2017 at 22:58
Tiago,
Aprecio a tua teimosia. Metias o Xico na esquerda onde nunca jogou e punhas o Podence no banco ??
10 Março, 2017 at 23:34
Punha o Podence atrás do PL que o A. Ruiz não joga.
Caso houvesse A. Ruiz sim! Punha o Geraldes na esquerda porque daria mais qualidade ao jogo interior ao mesmo tempo que joga melhor com o pé esquerdo que o Podence.
Defendi na quarta isso é desde aí nada mudou…acho o Xico Geraldes mais dentro do que esta equipa precisa que o Podence. Mais cerebral, mais certeiro e com um jogo mais variável. Melhoraria bastante o nosso jogo interior e permita podermos ser mais que bola mas alas e eles que tentem cruzar com uma oposição de 3 gajos…
Mas não sou suficientemente teimoso nem para ter a certeza que tenho razão (é apenas a minha opinião) nem para ignorar que outras hipóteses são viáveis.
E não…interior esquerdo não era (nem de perto nem de longe) uma novidade para o Geraldes. Quando passámos para o 442 na B no ano passado jogou quase sempre aí.
10 Março, 2017 at 23:37
Punha o Podence no meio porque nos daria velocidade nessa zona que acho que tanto nos tem faltado….
10 Março, 2017 at 23:39
Na B o Xico jogava na esquerda e Gauld no meio (no lugar do Adrien) e o Matheus na direita com o Podence a 2 avançado. Como vez não é uma invenção minha mas sim algo já testado várias vezes e segundo dizem por iniciativa do próprio JJ…
10 Março, 2017 at 19:54
Achava por bem porém aqui as declarações do JJ sobre o Xico. Talvez alguns “treinadores” cá do burgo tirassem as suas dúvidas.
10 Março, 2017 at 20:16
Presidente do Arouca e Pinto da costa em grande jantarada para o país todo ver em directo …
Se calhar isto não tem mal nenhum.
Eu não concordo e não faz muito sentido.
Depois do jogo já não me fazia espécie… agora antes??
10 Março, 2017 at 20:33
Precisamos de velocidade na frente.
10 Março, 2017 at 20:34
Com e sem bola