Em fim de semana de Páscoa, todos os amantes de futsal aguardavam religiosamente pelo derby entre o grande Sporting e as papoilas saltitantes. Todos os sportinguistas continuam com uma goleada das antigas prometidas, dada a real cagança que os nossos adversários têm usufruído nos últimos encontros disputados entre as duas equipas. E se esta diferença de qualidade tem vindo a acentuar-se cada vez mais, o que é certo é que mais uma vez não conseguimos instituir a tal tareia que se impunha e não fomos além de um empate a uma bola.
Dieguinho, Merlim e Cavinato, o melhor marcador da prova, ficaram de fora dos convocados. O motivo, já todos sabem, mas faz lembrar aqueles jogos entre amigos em que temos de reequilibrar as equipas para a tareia não ser tão grande.
As papoilas entraram fortes no jogo, à procura de surpreender enquanto o Sporting não assentava o seu jogo, mas a pressão forte não se traduziu em golos e após os primeiros 10 minutos ficaram a ver a melhor equipa a jogar futsal em Portugal e a fazer contas à vida se os seus ordenados deste mês dariam para as jolas que teriam de pagar ao seu guardião Bebé pelas defesas que ia fazendo.
O jogo pode resumir-se em quase a sua totalidade num massacre verde e branco e nas mil e uma maneiras de como falhar a baliza, que seria um bom programa para passar em horário nobre num canal de televisão por cabo. Mas nunca em nenhum canal que pertencesse ao grupo que passou este encontro, pois esses senhores conseguiram ver um jogo totalmente diferente do que eu vi. Voltando a falar do jogo que realmente aconteceu, para quem o soube ver sem duas palas à frente dos olhos, a exceção a tanto desperdício surgiu com o golo de Varela, que nos levou em vantagem para o intervalo, numa jogada de sorte em que a bola sobra para o jovem jogador leonino depois de uma atrapalhação entre a defesa contrária.
O golo do carnide surge ainda com o árbitro de apito na boca, os jogadores leoninos a fazerem os últimos alongamentos, e as papoilas, e muito bem, a chegarem rapidamente à baliza de um desamparado Marcão, que nada pôde fazer para evitar o golo. Ficaram ainda na memória pormenores deliciosos dos jogadores leoninos, com destaque talvez para Diogo, que resultavam em jogadas perigosas prontamente paradas com entradas faltosas, que nem sempre eram admoestadas da forma mais justa pelos juízes do encontro.
Ficamos mais uma vez com aquela sensação que ainda não foi desta, que talvez a equipa já esteja a pensar no que aí vem e na exigência de uma UEFA Futsal CUP e que mesmo no futsal, em que a diferença entre nós e as papoilas é gritante, a sorte e a cueca cagada mora do outro lado da 2ª circular.
No que diz respeito aos outros escalões de futsal, os sub-20 ganharam ao Modicus por 5-2, continuando a intervalar bons e maus resultados, e mantendo a esperança viva na revalidação do título de campeão nacional. Os Juvenis, como sempre, venceram e convenceram ao bater o Burinhosa por 8-1, seguindo confortavelmente na liderança do campeonato.
Quem também venceu e convenceu foram as nossas leoas, ao bater a Associação Recreativa Restauradores Avintenses por 6-1, mantendo-se desta forma como líderes do campeonato nacional de seniores femininos.
*às segundas, o Wolfish mostra os caninos para roubar o quadro táctico ao Nuno Dias e contar-nos tudo o que vai fazendo a nossa equipa de futsal
17 Abril, 2017 at 11:15
Como gajo optimista que sou, quero acreditar que estamos a guardar essa lição há muito adiada para os jogos da final. Mais do que nunca, parece-me que o Nuno tem gerido a equipa ao pormenor e a resposta tem sido inequívoca
17 Abril, 2017 at 11:20
Então?
Apagaste???
Tratou-se duma cena que aconteceu no ultimo jogo de FUTSAL.
Queres fazer um post especifico sobre o assunto?
Eu até acho que merece destaque…
17 Abril, 2017 at 11:22
Já vi!
Roger & out!
17 Abril, 2017 at 11:15
Já há meios de CS a mostrar isto???
Os corruptos já se demarcaram da claque ilegal que apoiam para poderem dizer que não tem nada a ver?
É a continuação do Folclore???
NADA DE BILHETES PARA SÁBADO!
17 Abril, 2017 at 12:18
Ausências à parte, esta época em 3 jogos contra o carnide não ganhámos um.
E jogámos assim para o fraquinho. É uma tendência que Nuno Dias ainda não conseguiu contrariar nestes jogos. A superioridades está lá e está à vista de todos, mas ninguém sabe o que fazer com ela em campo. Se me pedissem opinião, eu diria que nestes jogos não se pode rodar tanto a equipa e partir tanto os ritmos de jogo.
Devem jogar os melhores durante o máximo tempo possível. Essa teoria da vaca não cola, porque já são muitas vacas. E é nestes jogos que se vê o dedo de treinador,
não é contra os burinhosas.
17 Abril, 2017 at 12:27
“E é nestes jogos que se vê o dedo de treinador,
não é contra os burinhosas.”
A diferença vê-se que quando é realmente preciso…. fomos Campeões no Galinheiro!
A diferença vê-se quando eliminas o Dinamo de Moscovo na Uefa Futsal Cup, sendo que estamos a falar de uma equipa que é apenas o campeão da russia.
A diferença vê-se quando contabilizas os títulos do Sporting na “era Nuno Dias”
A diferenças vê-se pelo facto de no final do mês…. estarmos na final four da Uefa Futsal Cup.
17 Abril, 2017 at 12:37
Ricardo, já fomos campeões no galinheiro antes do ND e já eliminávamos os elpozos antes do ND, que na verdade ainda não fez nada de muito diferente do que os outros fizeram com orçamentos mais baixos e equipas mais fracas. E ninguém teve 4/5 temporadas no cargo.
Esta é a melhor equipa de sempre do Sporting, muitos furos acima das anteriores e do próprio carnide. Eu quero ver isso em campo, o ND tem de estar à altura dos jogadores que treina, que são realmente top mundial.
17 Abril, 2017 at 13:09
Vi a semana passada um jogo de futsal entre o Carlos Barbosa e o Jaraguá, duas das melhores equipas do Brasil, cujo resultado foi 1-1, como o nosso contra os lampiões.
Fiquei decepcionado com o nível apresentado pelos brasileiros (e trata-se de um derby). Apesar do nosso jogo não ter sido brilhante, fomos superiores, tal como salientou o Nuno Dias. Achei o jogo bem mais jogado que o do Brasil e, como aqui atrás previ, o Sporting ter-se-á poupado um pouco, precavendo-se quanto a lesões. Acho mesmo que foi “Síndrome de pré-UEFA”.
17 Abril, 2017 at 13:33
N percebo como a diferença de planteis, n se reflecte em campo nestes confrontos directos.
17 Abril, 2017 at 13:42
Porque sera ???
17 Abril, 2017 at 13:58
Foi um jogo abaixo do esperado por ser derby, mas totalmente normal nesta fase e que as palavras inicias de Nuno Dias ajudam a explicar: “aconteça o que acontecer, o Sporting CP sai daqui em 1º e o benfica em 2º”. A um ponto de garantir o 1º lugar e com jogos importantes daqui uns dias, achei um jogo dentro do esperado: mais dividido que o habitual, menos dominado por nós, mas em que fomos superiores.
Seria grave ver um jogo destes nos playoff e com todos os jogadores a serem usados. Nesta altura é tranquilo!
Confiança total na equipa, treinador e dirigentes: há três troféus para ganhar!
17 Abril, 2017 at 14:13
Somos favoritos ao título e em condições normais Merlin e Cavinato nunca ficariam de fora se estivesse em discussão um título, mas não menosprezem o carnide. O carnide foi a 3º equipa europeia da época passada e só foi derrotado pelo campeão europeu nas 1/2 finais nas grandes penalidades. Da equipa da época passada trocaram de guarda-redes com o Barcelona (saiu o Juanjo e entrou o Dominguez), saiu o Alan Brandi e contrataram os brasileiros Franklin (ex-Sibil da Russia e El Pozo) e Elisandro (internacional brasileiro) e foram buscar o Miguel Ângelo ao Sporting, o resto manteve-se.
17 Abril, 2017 at 16:22
Menosprezar nunca foi nem será, o que um indivíduo ou um conjunto deles, deve fazer em relação a quem se lhe opõe. A História está cheia de exemplos do que aconteceu a quem menosprezou o seu opositor. O contrário deverá ser sempre o lema do Sporting: RESPEITO!
17 Abril, 2017 at 16:23
Pq Merlim e Cavinato não jogaram ?
17 Abril, 2017 at 16:44
Creio que por opção técnica e por imposição das regras vigentes. Estarão associadas e resultsm numa terceira:
Poupança.
18 Abril, 2017 at 14:04
jogo totalmente controlado por nós… uma desatenção e um redes inspirado permitiram ao lampiões agarrarem-se ao resultado.
a diferença entre equipas é gritante. Vamos vencer o campeonato com 3-0, isto se os lampiões conseguirem lá chegar.