Ontem, depois de mais uma jornada de Liga dos Campeões com a Juventus e o Mónaco em destaque, perei um pouco para ver o que se passava em Camp Nou depois de, pelo segundo ano consecutivo, o Barcelona ter caído nos quartos de final da prova (algo que como sabemos representa uma surpresa).
O ano do Barça está longe de ser perfeito e apenas um trio de ataque de sonho, a aparente luta pelo campeonato e a final da Taça do Rei confirmada, vão acalmando as mais duras vozes da contestação pelo certo aburguesamento da estrutura culé. Gostando ou não do Barcelona, gostando ou não daquele sentimento regionalista exacerbado, tendo as nossas preferências clubísticas no país vizinho, existe algo que não podemos deixar de admirar naquele clube centenário. Com a equipa eliminada, os jogadores devastados e com os adversários em festa no seu relvado, o hino do Barça soou no final do jogo e aquelas milhares de pessoas nas bancadas, ao invés de ir a correr para o carro, ficaram no seu lugar, a cantar com a alma toda e a aplaudir os seus. Porque o Barça ensina-nos que, depois de tudo o que tem ganho nestes últimos anos (este treinador já conquistou uma Champions, duas Ligas e duas Taças) existe algo que não muda na sua forma de estar, ser culé é uma forma de vida, a que escolheram, e já o era bem antes de dominarem uma década do futebol mundial. (se não viste, vê aqui)
O jogo deste Sábado terá muito pouca influência no desenrolar de uma época perdida, que tantas vezes já tivemos a oportunidade de esmiuçar. O Sporting não será campeão nacional pela 15ª época consecutiva, o Benfica encaminha-se para o tetra de forma violenta, algo que também já temos tido a oportunidade de comentar. Mas nenhum de nós escolheu o seu clube depois de uma análise cuidada, ao perceber os títulos nos museus, ao perceber quantos adeptos tinham os vários clubes em Portugal, nem sequer pela cor ou pelos jogadores. Escolhemos o Sporting porque sim. E soubemos desde esse momento que ser Sporting é o contrário de ser Benfica.
E porque no Sábado se joga a partida mais histórica em Portugal, e porque os dois clubes são duas faces da moeda da fundação do desporto-rei no nosso país, é dia de deixar a calculadora em casa e simplesmente celebrar o sentimento verde e branco. Celebrar o clube que escolhemos e o símbolo que seguimos. Os valores que representa, aquilo em que acreditamos, o clube ideal para nós e à nossa medida, independentemente de sabermos que o derby pouco vai alterar o desfecho desportivo. É dia de encher Alvalade com festa, com celebração, com a certeza de que, apesar de nos lamentarmos nas horas de maior terror, existe a certeza em todos nós que aquele estádio jamais será um deserto.
Todos queremos ganhar. E queremos ganhar todos os anos. Todos nos aziamos com aquele empate estúpido, todos dormimos mal depois de perder um Clássico, todos discutimos com aquele amigo sportinguista que teima em embirrar com todos os jogadores, ou com aquele que teima em amar todos os jogadores. E muitas vezes o futebol é mais fonte de ansiedade do que de algo positivo no nosso dia-a-dia. Mas, no fim de tudo, quando fizermos o filme da nossa vida, apesar do pouco que pudemos celebrar até ao momento, o Sporting será sempre e inexplicavelmente, mais sinónimo de felicidade do que de tristeza. Mais sinónimo de amigos, família e ídolos, que preenchem qualquer vazio e nos deixam muito mais do que o dia que formos todos celebrar para o Marquês.
Sei que Sábado, seja qual for o resultado, é dia de olhar para o exemplo do Barcelona. Aquele é o nosso rival, o nosso contrário, o nosso inverso, e não sairá de Alvalade sem ouvir alto e em bom som aquilo que todo o mundo já sabe. Pelo Sporting somos doentes e tudo faremos para o ver sempre na frente. Aqueçam as gargantas e aplaudam sempre, independentemente do que acontecer. Vamos mostrar ao rival que, ganhe o que ganhar, nenhum sportinguista alguma vez vai abandonar os seus.
Para inspiração, deixo um vídeo preparado pelo tasqueiro DeFranceschi, quem não se sentir motivado com isto não pode algum dia ter se sentado das cadeiras do melhor estádio do mundo.
*às quintas, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa
20 Abril, 2017 at 18:14
Ser do Sporting é uma forma de estar na vida, mas não me vou conformar com a ideia de que já nada muda o resultado do jogo de sábado!
É lutar ate ao fim, ate ao ultimo segundo do jogo contra o feirense, façam isso, depois logo vemos!
Não interessa pensar em que os dois primeiros percam pontos ou não, nós temos que nos focar nos próximos 5 jogos, 1 de cada vez. 5 jogos – 15 pontos, e depois as contas fazem se no fim, independente de gostarmos do resultado ou não.
Se tivermos este sentimento de derrota, mais fácil será ficarmos afastados do titulo por termos sido prejudicados por terceiros em dezembro, ou na madeira.
20 Abril, 2017 at 18:14
Fica a minha “cartilha” para este fim-de-semana:
VENCER!
Mostrar que o lugar que nos encontramos é uma tremenda injustiça e que se não nos tivessem empurrado para baixo, este poderia uma vez mais ser o nosso ano.
Mostrar a nossa força e nossa grandeza, que mesmo com pouquíssimos títulos nos últimos anos do desporto rei, continuamos a ter uma massa adepta gigante e a representar uma ameaça a todos os que querem dominar o futebol em Portugal, obrigando a constantes jogadas de bastidores por parte dos nossos inimigos que tentam interferir com o caminho que queremos percorrer rumo ao sucesso.
Mostrar a nossa garra e criar um ambiente extraordinário naquele local onde somos sempre os melhores, na bancada! Proporcionar um ambiente tão feroz e intenso, que não permita ao boi do costume vir-nos prejudicar na nossa própria casa.
Aos adversários que têm gostado de insinuar que este é o jogo do nosso campeonato, pois bem, que os façamos engolir em seco essas mesmas palavras.
Sábado lá estaremos para rugir!
Todos a Alvalade!
Sporting Sempre!
20 Abril, 2017 at 18:15
Desculpem o comentário repetido de outro post passado, mas parece-me o melhor post para o fazer agora :p
20 Abril, 2017 at 18:16
Depois de ver o jogo ontem do Barça e o final com canticos e bandeiras. Imaginei a Nossa casa o nosso Estadio a fazer o mesmo.
Ganhando ou perdendo ( desde que deixem a pele em campo) devíamos celebrar. Por variadíssimas razões e a Maria apontou algumas… e porque se não ganhamos mais vezes é porque outros adulteram os resultados de forma fraudulenta e assim dificilmente poderemos vir a ganhar apenas com o nosso esforço dedicação e devoção.
Este fim de semana… quando chegar ao meu lugar… quero ver lá uma bandeirinha do Sporting ( pode ser de papel e pode ter patrocínios ) … mas quero Ter uma bandeira do Sporting!
Vá toca a mexer esses rabos!!!
20 Abril, 2017 at 18:24
Deculpem o off, João Matos renovou 🙂
20 Abril, 2017 at 18:34
O nosso estado de espírito tem de ser de confiança, sem fanfarronice. Temos de incentivar os jogadores. Se falharem um golo, aplaudir e dar ânimo para que na próxima jogada façam melhor. Nunca fazer aquelo ruído de bancada como se fosse o fim do mundo e não houvesse outra oportunidade para marcar.
O ambiente no ano passado era pesado e não quero que isso se repita. Nada de receios, vamos com alegria e viva o Sporting!
20 Abril, 2017 at 19:02
“Sei que Sábado, seja qual for o resultado, é dia de olhar para o exemplo do Barcelona. ”
Não. Não e não.
Era o que mais faltava.
Nesta época medíocre, porque raio haveríamos de aplaudir o clube em caso de derrota com os milhafres? Aplaudir ficarmos a 11 pontos do primeiro lugar, em vez de a 5?
Se há uma coisa que o SCP, nesta época miserável, não se pode queixar, é da falta de apoio dos sócios e adeptos. Mas não se peça o irrazoável.
O jogo é para ganhar. Qualquer outro resultado NÃO É DIGNO DE APLAUSOS.
SL
20 Abril, 2017 at 19:24
Concordo.
Os adeptos do Barça fazem no de barriga cheia…é fácil.
Época muito mal planificada, com meia revolução em Janeiro…pontos perdidos estupidamente…aplaudir isto?
20 Abril, 2017 at 20:53
O dia em que estes “dois sportinguistas” não concordarem é o dia em que o Mundo deve estar para acabar …
20 Abril, 2017 at 23:23
Tudo isso é meia verdade. A outra meia tem a ver com a arbitragem e esta não pode ser absolvida. Começou a fazer o “trabalhinho” bem cedo porque se não fosse isso estaríamos noutra situação.
Guimarães (-2 pontos)
Nacional (-2 pontos)
Benfica (-6 pontos)
Braga (-3 pontos)
Maritimo (-2 pontos)
Foram erros grosseiros como já tinha acontecido na época anterior.
21 Abril, 2017 at 0:51
Penaltis não conto, principalmente no Sporting.
De resto…
20 Abril, 2017 at 23:51
Concordo
20 Abril, 2017 at 20:51
Não sejam resultadistas. A única razão para não aplaudir a equipa seria se não dessem tudo em campo.
20 Abril, 2017 at 21:18
Cara Portugueezza,
Não é uma questão de ser “resultadista”, é uma questão de seguir (como eu disse no princípio da época que faria) o lema da “máxima exigência” propugnado (e bem!) pelo nosso Presidente.
Se quisermos ser “exigentes” não há qualquer outro resultado a “aplaudir” que o da vitória. Não vamos estar aqui com tretas ou com romantismos. Se a equipa “der tudo em campo” e não ganhar, que raio de equipa é esta? Será essa a “candidata ao título” que nos prometeram? Ou, antes, a equipe “pequena” que se satisfará em tirar pontos aos milhafres (que é exactamente aquilo de que eles nos acusam) com um empate?
Isto está tudo errado… Menosprezamos as competições europeias e estou a ver o Mourinho (a esse ninguém pode acusar de “falta de ego”) a alinhar para a Liga Europa com Pogba, Mkhitaryan e Ibrahimovic contra o Anderlecht…
E, agora, deveremos aplaudir mesmo que percamos um jogo EM CASA com os milhafres?
Não sei o que se passa… provavelmente parte dos Caros Tasqueiros são demasiado novos e deixaram-se “contagiar” pelos 15 anos sem título de campeão…. E falta-lhes ambição.
Não não e não. O SCP não é isto. Não pode ser isto.
SL
20 Abril, 2017 at 22:06
Caro Livramento,
No jogo da primeira volta, os jogadores do Sporting deram tudo e não ganharam. E provavelmente não ganharam porque “alguém” os impediu. Acho que nenhum sportinguista terá perguntado “que raio de equipa é esta?”
Essa pergunta podemos faze-la em jogos como contra o Tondela em casa, o Guimarães em casa, o de Vila do Conde…
Quando se dá tudo, porque não aplaudir? Ganhe-se ou não.
Realmente os adeptos do Barcelona foram excelentes mas excelentes igualmente são os nossos adeptos.
SL
20 Abril, 2017 at 22:17
Caro jmfs1947,
A Cara Maria Ribeiro emitiu um post onde, no fundo, defendia que mesmo que perdessemos com os milhafres o próximo jogo, deveriamos aplaudir a equipe, tal como o fizeram os adeptos do Barça após o encontro caseiro com a Juventus.
Pessoalmente, rejeito por completo tal idéia.
“Quando se dá tudo, porque não aplaudir? Ganhe-se ou não.”
Caríssimo jmfs1947, nós não somos uns Aroucas ou Tondelas desta vida. Somos o Sporting Clube de Portugal.
Não aplaudimos segundos lugares. Não aplaudimos empates ou derrotas. Só aplaudimos vitórias.
Sinceramente, estou farto desta “cultura de mediocridade” que reza que nos lembremos de 45 minutos de jogo contra o Real Madrid (jogo que perdemos!) ou de não-sei-do-quê contra o Dortmund (jogo que perdemos!).
Somos o Sporting Clube de Portugal. Deveremos ambicionar a excelência.
SL
20 Abril, 2017 at 23:03
Caro Livramento,
Ainda bem que refere o jogo com o Real Madrid. O Sporting joga contra o campeão europeu de clubes, perde o jogo injustamente por 1-2, com menos um jogador, os adeptos aplaudem. Isto é “cultura de mediocridade”?
Não, não é. É o reconhecimento, por parte de uma grande massa associativa, face ao” dar tudo em campo” por parte dos jogadores que representaram as nossas cores.
E se os “Aroucas e Tondelas desta vida” desde que se norteiem pelos valores do desportivismo, merecerão o respeito da minha parte.
E aqui vem aquela parte de que melhor do que se ser digno na derrota, será ser-se nobre na vitória.
Pese as diferenças neste particular, as minhas saudações Leoninas
20 Abril, 2017 at 23:11
Carissimo jmfs1947,
Somos diferentes, então.
No prob. Respect.
SL
20 Abril, 2017 at 23:22
Embora deseje que ganhemos sempre e para isso apoio até à exaustão…
Sou capaz de aplaudir a equipa …se mesmo não ganhando, tiver feito tudo para vencer…
Desde que tenham feito tudo na defesa do Clube…
Merecem que esteja com eles…
Sporting Sempre…
Abr e SL
20 Abril, 2017 at 23:58
Percebo os 2 pontos de vista mas uma coisa é a equipa dar tudo e fazer uma exibição de gala em Madrid e perder 2-1, outra é um jogo com o Benfica que, todos dizem, não joga nada de especial.
Este jogo só tem um resultado que nos pode agradar: a vitória.
Tudo o resto é meter as mãos nos bolsos e irmos à nossa vida que para o ano há mais.
Chega de desculpas, chega de vitórias morais.
Chega também de sermos gamados. Há que trabalhar para mudar tudo isto e podermos entrar na luta pelos títulos em pé de igualdade com os demais clubes. Tem de haver uma maneira de se fazer justiça e acabar com esta merd@…
20 Abril, 2017 at 19:25
Pelos vistos disponibilizámos 2500 bilhetes para os labregos do garrafão.
Só tenho a dizer: BARDAMERDA PARA NÓS.
(Sim, dirijo-me à direcção do Sporting. Sim, venham a mim os canelas-gaia da Tasca. Mais fodido do que já estou ninguém me consegue deixar)
20 Abril, 2017 at 22:48
Eu andei a fazer campanha para NADA DE BILHETES!
Não posso estar de acordo. Deviamos pagar a multa e encher Alvalade sim mas de verde.
Mas sendo assim, pois que as revistas sejam as normais para todos aqueles que não constituem grupos organizados de adeptos legalizados e que se corram todos A PENTE FINO.
No minimo que comecem a ver a 2ª parte como já aconteceu connosco.
No fundo, é cerrar os dentes e fazer e dar TUDO para GANHAR no Sábado!
21 Abril, 2017 at 0:07
Permite-me discordar.
Não me parece que essa seja a melhor forma de lutar contra o poder instalado.
Se eles fizerem o mesmo, como é que vou à Luz apoiar o meu Sporting?
Acho que não disponibilizar bilhetes ao clube adversário não é uma medida eficaz contra o panorama actual, não que “eles” não o merecessem mas penso que precisamente onde teremos de melhorar é nos momentos e circunstâncias de ataque e não atacar indiscriminadamente.
Além disso, com a convicção que ganhamos sabádo, prefiro que estejam lá alguns para assistir ao inferno leonino que vai estar. Sem a pressão do título e o ano passado essa pressão sentiu se e muito durante o jogo, acredito que o estádio vai estar vibrante no apoio ao nosso clube.
SL e lá estaremos todos no estádio. Seja in loco, seja na TV, no rádio ou a trabalhar, sim estaremos todos no estádio.
21 Abril, 2017 at 7:47
concordo. Por essa ordem de ideia deixamos de ter apoio nos campos adversários. O que deveria ser feito, tendo em conta estar perante claques não legalizadas, era obrigá-los a entrar como adeptos comuns, unicamente com o cachecol ao pescoço. Mas quem tem responsabilidades assobia para o lado…
20 Abril, 2017 at 19:49
Peço descupa se ninguém vir de mim grandes aplausos ou assobios. Este ano como adepto, estou à imagem da equipa: amorfo, sem chama, resignado. Este jogo mais do que tudo dá-me é raiva porque e tal vamos jogar o prestigio pela quincagésima vez, titulo é que tá quieto
21 Abril, 2017 at 0:09
Pode ser que a equipa te arranque alguns aplausos!
SL
20 Abril, 2017 at 20:23
Bonito texto. Somos nós!
Z
20 Abril, 2017 at 20:51
embora não me reconheça no Barça 🙂
Z
20 Abril, 2017 at 21:16
boa posta e bom video.
Ó italiano !
Se a sportingTV nao te chamar entretanto, posso contratar-te para fazeres as festas e batizados lá de casa ?
para os vídeos caseiros nao te chamo porque és capaz de ser um bocado desbocado 😉
21 Abril, 2017 at 10:10
Heheheheh
Já sabes 🙂 se precisares 😉
Obrigado!
Amanhã aparece nas roulotes das bouas.
21 Abril, 2017 at 10:57
” para os vídeos caseiros nao te chamo porque és capaz de ser um bocado desbocado ”
AHAHAH 😀
20 Abril, 2017 at 22:36
https://www.youtube.com/watch?v=uUvEe2nJAhQ
21 Abril, 2017 at 12:29
🙂
20 Abril, 2017 at 23:00
Para sábado só digo uma coisa… Podence !
21 Abril, 2017 at 12:30
Sem dúvida, acho que o mestre vai apostar em Bas, Alan, Gelson e Podence. Neste jogo e para o ano…
21 Abril, 2017 at 12:47
Acho que vai ser Esgaio a lateral e consequentemente o B. César no quarteto da frente… Podence salta do banco para agitar se for necessário.
20 Abril, 2017 at 23:53
Sou só eu ou isto está psicadelico no telemóvel?
21 Abril, 2017 at 8:41
Drugs are bad, mmmmkay?
21 Abril, 2017 at 0:03
Da minha parte, desde que sinta que a equipa deixou tudo em campo, o aplauso está garantido, seja qual for o resultado.
Se fosse do Sporting pelos resultados do futebol sénior, já tinha mudado de clube.
21 Abril, 2017 at 1:16
+1
E isso não implica em nada uma análise honesta à época.
Deixem tudo em campo e estarei sempre convosco.
21 Abril, 2017 at 1:21
Mais outro.
21 Abril, 2017 at 6:26
+1
21 Abril, 2017 at 7:43
Estou a sentir um clima estranho de alguma pressão por um bom resultado. Relaxem, o Marvin está castigado. Hoje vou dormir como um bébé…
21 Abril, 2017 at 7:57
Eu teria pesadelos depois do banho de bola desta quinta… mas há quem esteja habituado a perder nestas futeboladas da Tasca.
🙂
21 Abril, 2017 at 8:04
Não me avisaram que o jogo era contra ciganos. Da próxima chamo os meus amigos mitras para equilibrar na manha. Tenho é de deixar o móvel no carro.
21 Abril, 2017 at 9:48
Tenrinho.
21 Abril, 2017 at 7:52
Nós sabemos reconhecer quando a equipa tudo fez para corresponder, em campo, aos nossos desejos. Basta recordarmos dez anos, à tarde em que ganhámos 4-0 ao Belém de JJ, e que depois de se confirmar que o fcp tinha ganho ao Aves e que eram campeões, Alvalade cantou, durante quase dez minutos “até morrer, Sporting allez”, com toda a gente de pé e cachecol bem aberto.
Foi das manifestações espontâneas que mais me marcaram.
21 Abril, 2017 at 9:05
-1
SPORTING = (benfica)
21 Abril, 2017 at 9:06
………………………………-1
SPORTING= (benfica)
(a ver se é desta)
21 Abril, 2017 at 9:07
dass
…………………………………..-1
SPORTING=(benfica)
21 Abril, 2017 at 10:07
Ohhhhh sinto-me lisonjeado pela nossa Maria Ribeiro ter incluído o vídeo neste belo texto. Boa prosa Maria! Obrigado!
SPOOOOOOOOOOOOOOOOORTING!!!
21 Abril, 2017 at 10:49
No Sábado o Rui Costa vai ficar sem unhas. Gelson, Podence podem vir a ser tremendas dores de cabeça para a equipa orientada pelo Rui Barrote Seboso. Confio nesta Turma de Alvalade. Estamos confiantes e feridos no orgulho depois daquela penosa derrota na Lixeira, num jogo manchado por uma péssima arbitragem. Nesse dia, deram uma patada cobarde no leão, deixando-o vulnerável.
21 Abril, 2017 at 10:51
No vídeo é possível verificar um lance em que o Danilo comete grande penalidade sobre o Zeeg… aquilo é mais do que um bloqueio. Aquilo é uma placagem com o intuito de impedir a progressão em velocidade.
Fomos bem fodidos nesse jogo.
21 Abril, 2017 at 10:55
Aguardo que um dia o Cherba queira co-produzir um vídeo para a Dude TV.
Este vídeo é muito soft. Não quis provocar focos de incêndio antes do derby. Tinha tanta coisa para mostrar. Muito pau tem sido distribuído nos derbies desde que o JJ tomou conta do destino da equipa.
Um dia, quem sabe, eu faça uma versão Hard Core do derby Eterno da cidade de Lisboa. Uma versão com muita polpa de tomate. Com muita provocação.
21 Abril, 2017 at 11:22
Cherba está lançado o desafio!
21 Abril, 2017 at 11:03
Tal e qual a conversa que tive no almoço de ontem…foi o melhor momento do jogo quando os adeptos do Barça mostraram o que são. (A Juventus não é o PSG…contra os italianos não acreditava na remontada).
Quanto ao derby é PARA VENCER. Tudo o que não for uma vitória é mau demais tendo em conta a época realizada o que não invalida que perante os acontecimentos do jogo e um resultado desfavorável não fiquemos orgulhosos da equipa.
21 Abril, 2017 at 12:21
Grande vídeo italiano. Parabéns!!! 😀
21 Abril, 2017 at 12:22
Grande texto também para a Maria, claro.
Revejo-me nele 🙂
21 Abril, 2017 at 14:17
Obrigado leoa ferrenha….
21 Abril, 2017 at 22:27
AMANHÃ É PARA DEPENAR AS GALINHOLAS DE CARNIDE!!!!!!
VAMOS A ELES COMO LEÕES E LEOAS QUE SOMOS!
Se entrarmos a ‘comer a relva’ eles nem respiram … E, eu só descanso depois de termos 3 ou 4 golos de vantagem…
Honrem a camisola que envergam; Sejam solidários com os colegas de equipa; Sejam implacáveis com estes ‘falsos campeões’ do campeonato da mentira que é o que se disputa neste miserável país, minado de lápiões corruptos (desculpem o pleunasmo, mas é isso mesmo e muito mais que eles são).
Vamos Sporting Clube de Portugal! Contra tudo e contra todos os que nos querem mal!!!
CONTRA OS LÃPIÕES CORRUPTOS MARCHAR, MARCHAR!!!!!!!
SL