O título tenta resumir, ainda que num estrangeirismo, o que se tem passado nos últimos dias. A descoberta de caminhos informáticos para as Ilhas da Pirataria arbitral têm “surpreendido” meio Mundo e envergonhado a outra metade por terem sido descobertas estas ilhas. Havia mapas e indícios que esses caminhos teriam sido trilhados antes. Navegantes esses que hoje preferem estar no anonimato, recusando prebendas e alvíssaras pela primazia dessas navegações…
E vamos então sair destes negócios do planeta redondo e regressemos ao meu planeta oval. Neste meu planeta oval, a arbitragem é entendida de forma bem diferente. Os árbitros ajudam a conduzir o jogo, em conjunto com os capitães de equipa. E quando não há árbitros, elementos das duas equipas apitam o jogo sem que haja algum problema com essa solução. Pois sem árbitro não há jogo, e sem jogo não há diversão.
Temos neste nosso planeta oval clubes que formam árbitros, e todos os outros clubes o sabem… e ninguém com isso se importa. Um dos melhores árbitros portugueses da actualidade está neste momento no Sevens World Series. E foi formado no Belas. Falei com uma nossa árbitro (não é gralha) acerca da arbitragem para surdos… e ficou muito interessada em saber mais. Há árbitros que corrigem as posições dos jogadores e tentam que eles tenham melhor desempenho desportivo.
E depois há a terceira parte, mítica. Alguém pensa em convidar o árbitro da bola redonda a beber uma fresquinha no fim do jogo? No meu planeta oval, é o mais normal. O árbitro estar presente, conversar com os jogadores e até com os apoiantes. E trocar impressões acerca do próprio jogo em si, e das decisões que tomou.
Após estas semanas… é tão bom ser alien neste planeta redondo e inchado, que respira ao soprar um apito como que chama a polícia ou diz: Agarra que é Ladrão!!!
*às quintas, o Escondidinho do Leão aparece com uma bola diferente debaixo do braço, pronto a contar histórias que terminam num ensaio
15 Junho, 2017 at 20:03
Pois, é tudo tão diferente…..
Não só no rugby, o qual me parece ser o expoente máximo desse respeito pro jogo e pela lei do jogo, mas também noutras modalidades.
Na bola redonda de catchu, é que a coisa pia doutra forma.
E não é só pelo dinheiro envolvido. Há outros desportos que envolvem muito dinheiro em que as coisas são mais limpas.
15 Junho, 2017 at 21:31
Temos mais exemplos no Desporto. No Tennis, no Tennis de mesa, no Volley. Será porque o benfica não conta com essas modalidades para a sua carteira de títulos falsos?
Os gajos estão bem activos no Hóquei, no Andebol e no Futsal. Será que fazem o mesmo no Basket e que já tentaram no Volley? Não sei.Confesso que não sei se tentaram, se controlam se não controlam.
Aquilo que sei, é o seguinte: Conheci na minha mais recente ida a Lisboa o Pai de uma Amiga. É um benfiquista ferrenho. tem 82 anos mas está rijo como uma velha Oliveira. Jogou Rugby, Andebol e fez Natação no “seu Benfica”, foi seccionista em várias modalidades depois de ter deixado a prática como atleta. De há dez anos para cá deixou de ser sócio e não volta mais ao Clube desde que se lá instalou a camarilha, a súcia de vigaristas, como diz.
Falou-me do tempo em que jogava, do tempo em que a sua equipe de Rugby era conhecida como “as sedas”, pelos outros clubes que, desse modo se referiam à dureza que o benfica aplicava no jogo. É amigo de adversários e diz que nunca odiou ninguém a não ser “a Camarilha”, gente que roubou o benfica e fez do clube uma gigantesca massa falida. Gente sem eira nem beira que só não são chamados de Criminosos porque têm tudo na mão desde o polícia de ronda até ao Primeiro Ministro. Uma vergonha que o envergonha. Não vê televisão porque os comentadores do benfica lhe repugnam pela total falta de seriedade e de honra. “Até entre ladrões há honra! Só não existe entre estes escroques que se apropriam de tudo que não é seu, mentem com quantos dentes têm na boca, deturpam a realidade moldando-a às suas conveniências pessoais e do Clube para nada querem saber.
Esteve hospitalizado, foi operado e ia morrendo com uma pneumonia no hospital. Safou-se pela robusta constituição física e porque nem um boi tem um coração como o dele! No dia em que teve alta as Filhas levaram-lhe roupa como deve ser, em celebração, da sua vitória sobre a doença, a velhice e a morte. Um fato cinzento, a camisa de seda engomada de fresco tudo na mala de pele de porco que, usava nas deslocações das “Sedas”. Levaram-lhe também o emblema de sócio cinquentenário do “seu Benfica”, para que o pudesse ostentar à saída do Hospital.
Não o quis.
Tem vergonha que o vejam na rua com o emblema do clube na lapela do casaco.
Enquanto a Camarilha não for toda dentro não volta a exibir “o símbolo” tem vergonha que alguém possa pensar que os apoia e aprova…
Diz tudo não é verdade? Até no Gatunos há gente séria. Que raio!
15 Junho, 2017 at 23:31
🙂
Porra, rarissimo esse senhor.
Não há muitos (e não é pela idade).
15 Junho, 2017 at 20:39
Pois é, caro Escondidinho, este planeta bem que podia ser uma oval em vez de uma bola achatada cheia de ignorância e inveja.
Adorei o vídeo.
SL
15 Junho, 2017 at 20:57
O CD da FPF a espernear…
OH meirim é o desespero a apoderar-se de ti, meu cabrão!
15 Junho, 2017 at 21:42
O Meirim é a vergonha da classe dos Juristas. Um fdp sem escrúpulos. Se for atropelado, é bem engomado. Não faz cá qualquer falta. O Meirim é mais um daqueles que não vale o ar que respira.
15 Junho, 2017 at 21:15
Fazer favor de não conspurcar o melão…
15 Junho, 2017 at 21:36
Agora nem que o mijem se voltam a ver livres dele.
Há quem diga que ter um filho é como “mijar um melão”. Que o mijem, gritem, esperneiem porque desta, não se vão safar.
15 Junho, 2017 at 21:35
Escondidinho,
Mais um belo texto. E confesso que sempre tive alguma inveja dessa classe que se espalha no jogo da bola oval.
Não queria árbitros “amigos”, mas fazemos todos parte do mesmo desporto. Por vezes canso me de todo o clima de tensão, mas não há volta a dar. Pelo menos por enquanto.
O video é muito bom também, com aquele quê que os Monty Python sabem dar. E que bem escolida a côr do equipamento daqueles que anseiam por humilhar a custa de armas desiguais!
Obrigado pelo seu post. Espero que o momento que o desporto nacional passa abra portas para um período bem melhor e que se possa aprender também com o rugby.
15 Junho, 2017 at 23:00
Aí está o damage control. O filho do Adão reprovou nos testes físicos, Manuel mota não viu a nota alterada e o carnide não exerceu pressão sobre quem quer que seja.
15 Junho, 2017 at 23:04
Isso foi a cartilha distribuida no dia de hoje. Amanhã dizem que vão falar.
O Rui Pedro Braz já a leu ainda há pouco na BTVI24.
15 Junho, 2017 at 23:08
Sim, rui parvo Braz a ser a voz do dono
15 Junho, 2017 at 23:02
Um #off bem fresquinho…
«Vou enviar um email à administração a perguntar o porquê de não ganharmos no futebol sénior» – Bruno de Carvalho
Comparar o trabalho que se faz na formação, (com o Vergílio, dizem, a saber ‘reforçar’ a estrutura e a delegar competências, e a cordenação que tem sido impecável do Luis Martins) com aquilo que tem sido o futebol sénior, era capaz de dar um delirante enredo para um filme dos Monty Python.
Pela primeira vez na ‘silly season’, um nome a sério para reforço. Martinez tem um remate poderoso e uma técnica acima da média, mas nas mãos do mestre da tática ainda vira um zé… ninguém. Ao River, era pagar uns quinze ou vinte milhões, deixar lá o Schelotto e o Teo e trazer o Martinez e o Driussi, e quem sabe o futuro treinador… É rever a listinha que sugeri em tempos.
Parabéns aos juvenis e, uma vez mais, a toda a formação do Clube. Excelente trabalho.
15 Junho, 2017 at 23:33
Olha arroz
16 Junho, 2017 at 0:44
AGORA APAGUE TUDO
15 Junho, 2017 at 23:31
Soube de uma “insides” (não foi por email) que os corruptus amanhã vão dizer que vão…
processar o porto…
processar o Sporting (por causa de Nuno Saraiva dizer que devem descer de divisão e perder os títulos…)
É o desespero…
E nunca mais é terça feira!
15 Junho, 2017 at 23:38
* soube através de umas …
16 Junho, 2017 at 0:19
Apostava o direito do Sá em que nas próximas edições há referencias a jornalistas, e para terminar, um pedido de nomeação de um árbitro.
16 Junho, 2017 at 1:20
http://leoninamente.blogspot.pt/2017/06/uma-terceira-edicao-de-giovanni-falcone.html
16 Junho, 2017 at 1:29
A escumalha tem estado muito calada para não virar o balde da merda. O FCP fez muito bem em divulgar a conta-gotas apenas alguns e-mails que, apenas à segunda volta afloraram o Arguído-Vieira.
Este largar vento a prestações suaves e semanais obriga a escumalha a manter a matraca fechada pois, o risco de dizer algo que é desmentido na Terça-Feira que vem, a seguir ao jantar, borra-lhes a pintura.
As noites de Terça-Feira são agora o maior pesadelo do Vieira-Arguido que, de Domingo em diante já não dorme com medo de ver um e-mail com os números das diversas contas off-shore onde está engavetada a massa que ficou a dever.
Tudo é possível quando se não sabe o que aí vem, a quantidade da merda que pode chover e de que lado lhe bate na fussa.
Porém, agora, já não pode adiar mais pois, quem cala evidentemente consente. Amanhã, na sequência de quase uma semana de ensaio do papel de violada, a vítima de irrumatio, Arguído-Luís, vai aparecer aos crentes a pairar sobre a multidão, numa plataforma antigravitacional oferecida pelo Vitópreira, em reconhecimento das muitas caixas recheadas com muito mais que vouchers que lhe couberam em sorte.
Quatro campeonatos em quatro anos têm obviamente um preço que se não paga com jantares diários para 4 pessoas no Museu da cerveja…isso é evidente aos olhos de quem quer que seja.
Marcelo Rebelo de Sousa que nem de esquecido e muito menos de parvo tem alguma coisa, não evitou condecorar o Fernado gomes até ontem, só porque sim. Ele receou (o Prof. está sempre muito bem informado) que na enxurrada lá fosse o Fernado Gomes também a tentar surfar a onda.
Surfar a onda é o que o Arguído-Luís agora tem de tentar fazer mas, com mais jeito que aquele que tem por natureza pois, o que tem feito tem sido pegar na caçadeira e aviar os próprios pés insistentemente, até só lhe restarem uns cotositos gangrenados como a alma que o anima. (Pedro Guerra, escapaste agora a um comentário insidioso sobre aquilo que o Arguido-luís poderia fazer-te com os cotos). Agradece ao aviso que me fizeram sobre alguns menores de idade que visitam a Tasca, só para se rirem à custa dos comentários que faço do uso que dás à sardinha, agora que se aproximam os Santos Populares.
O vemfique foi para a Liga votar contra tudo aquilo que deveria votar a favor e fazer os escravos que lá tem votarem a favor daquilo que revelam a sua actual natureza Hydrica, hedionda e maltrapilha.
Aquilo que o vemfique anda a fazer é explicar ás autoridades que está na disposição de confirmar tudo o que dizem dele.
O que dizem é que o domínio sobre as estruturas do futebol é exercido pelo arguído-luís de forma totalitária, que é mafioso como a mais podre mafia siciliana e aquilo que pretende é fazer-se perpetuar, dando aos pobres de espírito dos seus associados os campeonatos roubados que os motivam a reelegê-lo.
Não sair do vemfique é fundamental para evitar ser preso logo que feche a porta, pensa ele de que mas, pensa mal pois, esse tempo já passou e agora as coisas funcionam com métodos UEFEIROS, logo que o DIAP tenha a prova de que carece, o MP manda-o prender seja ele ou não presidente do vemfique, do cascalheira ou da associação humanitária dos traficantes de droga colombiana.
Percebeu-se que os e-mails revelados constituem uma diminuta amostra do acervo compilado pela PJ em sucessivas buscas ao longo de anos, a diversos locais físicos e digitais.
Percebeu-se também que o FCP só pode ter tido conhecimento desses e-mails por Leak de alguém ligado à investigação em curso. Só ainda se não percebeu é se o “leaking” desta informação tem origem nalgum amigalhaço do Pinto da Costa que esteja ligado à Investigação ou se foi o próprio Ministério Público que o ordenou, para ir preparando a opinião pública para a detenção do arguido-Luís e tantos outros que não pode haver tantos. Vai ser um carrossel. Vai tudo de cana.
Percebi hoje, nas Notícias que o Fernando Gomes não corre perigo de ir na enxurrada senão, o Prof. Marcelo não o ia condecorar. Pode ele ficar descansado, bem como todas as suas fans. Fernando Gomes fica a salvo, na “Cidade do Futebol” em…. Porto Salvo ou será “Porto Alto”? Quem souber, por favor diga, só para eu ficar elucidado.
As notícias chegam do Porto, não é? Mas quem goza ainda mais, somos nós. Confirmando este entendimento, terá sido erguido em tempos idos, onde permanece, na Rotunda da Boa-Vista, um monumento estilita (isto é, sob a forma de coluna) em cujo topo distintamente se divisa um Leão, em cima de uma Águia, a dar-lhe onde normalmente se dá às galinhas. Dito doutra forma, oh guerra, “menino querido”… “em cujo topo se encontra uma Águia, a apanhar onde e como apanham as aves de capoeira e todas as outras, de um Leão sobranceiro, isto é, agachada e no traseiro”.
Não resisto. Esta coisa dos e-mails tem-me deixado muito bem disposto.
16 Junho, 2017 at 3:29
😀 😀 😀