A equipa do Sporting conquistou o Campeonato Nacional da 1.ª divisão de Pool Português por equipas, prova que decorreu desde sexta-feira nas Termas do Bicanho, em Soure, ao concluir invicta os sete jogos disputados sábado e domingo relativos a Fase Final da prova, com apenas oito formações, e que foi organizada pela Federação Portuguesa de Bilhar.

A equipa de Pool Português (ou PT) – a variante mais popular do bilhar em Portugal, embolsar um grupo de sete bolas numeradas (ou da 1 à 7, ou da 9 à 15) e a bola preta, número 8, por último, em mesas de dimensões mais reduzidas que as do pool internacional – do Sporting é capitaneada por Rui Edgar Franco e teve como atletas, nesta época, João Grilo (subcapitão e terceiro classificado no campeonato individual desta variante, já no corrente mês), Frederico Pereira, João Cabeça, Jorge Tinoco, Bruno Pereira, João Cardoso e Tiago Ribeiro. Levam o troféu coletivo de Pool PT mais ambicionado para Alvalade.

Digna vencida foi a formação da Briosa, que apresentava o campeão nacional desta variante do bilhar, João Sousa, o vice-campeão nacional, Bruno Sousa, e Bruno Fumega, terceiro classificado na prova individual de Pool PT nacional que antecedeu, também em Soure, e no corrente mês de junho, a decisão em termos coletivos. Carlos Jegundo, Lívio Moita, e Pedro Miguel integraram ainda a equipa da Académica, que teve como subcapitão Manuel Pereira (campeão nacional de Pool PT em 2016) e capitaneada pelo próprio responsável máximo da seção de bilhar dos estudantes e presidente da direção da FPB, Ricardo Salgado.

Ao final das seis primeiras jornadas, os leões lideravam com 16 pontos (cinco vitórias e um empate), enquanto a Académica surgia logo a seguir, com 14 pontos (quatro vitórias e dois empates) mas a ter o título nacional ao alcance caso batesse o Sporting no último jogo: aos lisboetas, bastava o empate (8-8) para o título.

E a emoção reinou até ao fim: se o empate (8-8) bastava aos leões, Bruno Fumega e Manuel Pereira (este em duas ocasiões) tiveram a preta para selar o nono parcial e a vitória da Briosa no jogo e na prova. Os estudantes chegaram a 8-7 e tudo se decidiu no duelo entre o algarvio Jorge Tinoco e o experiente Manuel Pereira, que teve a chance do 9-7 para os coninbricenses. Não aproveitou, e Tinoco fez o 8-8 suficiente para o Sporting somar o empate, chegar aos 17 pontos e, com cinco vitórias e dois empates, conquistar o título. A Académica foi segunda, com 15 pontos (quatro vitórias e três empates), também invicta.

A All Stars Academy, de P. Ferreira, que integra o campeão nacional de Esperanças de pool, Américo Francisco, alcançou o terceiro lugar, com 14 pontos, e o SC Braga foi quarto, com 11 pontos. Benfica/HotShot, New Academy, Leões da Floresta/Brasil ao Peso e Soccer Planet completaram o lote de equipas da Final Eight do Campeonato Nacional de Pool Português.

1.ª jornada:
New Academy-Benfica/HotShot, 9-6
Leões da Floresta/Brasil ao Peso-SC Braga, 3-9
Sporting-All Stars Academy, 9-7
Académica de Coimbra-Soccer Planet, 9-2

2.ª jornada:
Soccer Planet-Benfica/HotShot, 9-0
All Stars Academy-SC Braga, 8-8
Académica de Coimbra-Leões da Floresta/Brasil ao Peso, 9-5
New Academy-Sporting, 2-9

3.ª jornada:
Benfica/HotShot-Académica de Coimbra, 8-8
SC Braga-Soccer Planet, 9-2
All Stars Academy-New Academy, 9-7
Leões da Floresta/Brasil ao Peso-Sporting, 6-9

4.ª jornada:
Sporting-Benfica/HotShot, 9-5
Académica-SC Braga, 9-5
Soccer Planet-All Stars Academy, 4-9
New Academy-Leões da Floresta/Brasil ao Peso, 8-8

5.ª jornada:
SC Braga-Benfica/HotShot, 9-4
All Stars Academy-Leões da Floresta/Brasil ao Peso, 9-7
Soccer Planet-Sporting, 5-9
Académica de Coimbra-New Academy, 9-2

6.ª jornada:
SL Benfica/HotShot-Leões da Floresta/Brasil ao Peso, 9-2
SC Braga-Sporting, 8-8
All Stars Academy-Académica de Coimbra, 8-8
Soccer Planet-New Academy, 9-7

7.ª jornada:
Académica de Coimbra-Sporting, 8-8
Benfica/HotShot-All Stars Academy, 3-9
New Academy-SC Braga 9-6
Leões da Floresta/Brasil ao Peso-Soccer Planet, 2-9