Caro José Marinho,
deitei-me e levantei-me preocupado consigo. Estou a imaginar a sua cara ao ler a frase anterior e a perguntar a si mesmo porque raio é que um Sportinguista doente está preocupado com um lampião demente? Se tiver cinco minutinhos, eu conto-lhe a história.

Ontem, estava eu embrulhado em trabalho, e ouço tocar o telefone. Era um amigo meu, benfiquista, com quem já não falava há algum tempo. «Nice, até dá para arejar o cérebro», pensei eu. Os cumprimentos da praxe e sai-se-me ele com esta “então tu fazes parte da pandilha a mando do Bruno de Carvalho?”.
«Foda-se… Mas isso vem a propósito do quê?»
Ele ri-se e diz-me: “Um gajo chamado José Marinho pôs isso a correr no facebook em parceria com o Hugo Gil”

Vomitei, obviamente que vomitei, que eu até sou gajo para tirar todo o tipo de cabelos ensaboados do ralo da banheira com as mãos, mas quando uma coisa me mete mesmo nojo o estômago atraiçoa-me e, olha, lá vai disto.

Já recomposto, voltei à conversa.
«Mas esse gajo não é aquele que andou a espalhar que o Vieira ia buscar o Mourinho assim que ele saiu do Chelsea?», perguntei.
“É. E que dizia que o Carrillo saía por 35 milhões e que o Diogo J. vinha para o benfic@”
«ahahahaha, é verdade. E tu ligas-me por isso?»
“Achas? O gajo é um pateta… então quando assina como eagle one ou o caralho. És tu com os teus bonecos que batem palmas a tudo e eu com estes”
«Eagle one é maravilhoso!»

Não vou maçá-lo, caro José, com o resto da conversa, até porque depressa o eliminámos da equação. Mas devo dizer-lhe que tive curiosidade em perceber que raio se tinha passado e comecei por notar que tudo começa num post onde o seu colega de fantochadas identifica o Mister do Café como sendo um funcionário do Sporting. Claro que o José, como bom ex-jornalista sempre ao serviço da casa mãe, se borrifou em tentar perceber se aquilo era ou não verdade e toma lá disto, por isso deixe-me contar-lhe que estive duas vezes na presença do responsável pelo citado blogue e, não, não só não acertaram na identificação como aproveitaram para mais uma sessão de ficção maliciosa. Tudo normal. No seguimento, vou parar à sua página de facebook e ao tal post onde cita A Tasca do Cherba e que me deixou perceber, pelos comentários, que enorme falange lampiolha passa os dias a espreitar o que se escreve nesta casa.

E é quando me lembro de ter publicado isto, também no facebook.

marinhohóquei

Compreendo que estivesse nervoso com a perda o campeonato de hóquei em patins, mas escusava de ter feito mais uma figura triste, tipo aquela que fez quando veio escrever que o Sporting estava desesperado por causa do negócio entre o benfic@ e a NOS. Recorda-se? Ou como a figura triste que continua a fazer, quando atira a piadola do dinheiro depositado na conta de um árbitro para justificar toda a vergonha em que o seu clube está enterrado (aposto que até sabe que o PPC foi condenado, e bem, por denúncia caluniosa sobre um árbitro a quem tentou imputar o crime de corrupção passiva, algo bem diferente de estar na berlinda por ser suspeito de corrupção e tráfico de influências).

Mas, para isso, isso não importa. Ou melhor, já não importa, pois há coisa de quatro anos era ouvi-lo dizer que o benfiquismo tinha sido substituído pelo vieirismo e que o seu presidente e respectivos lacaios se escondiam e atiravam o treinador às feras. Os mesmo lacaios que, agora, o convidam para ir “botar palavra” em programas da benfic@tv, fazendo eco dos aplausos a tudo o que o mentor do vieirismo diz, faz ou manda fazer. Perante este cenário, torna-se quase enternecedor vê-lo utilizar frases como “Mas se o dono manda, eles obedecem”.

Ai José, José. Desejo-lhe muita sorte neste seu novo papel. Vai precisar dela. Primeiro, para ser levado a sério pelos benfiquistas (não confunda com lampiões, senão é o seu fim). Depois, para ter a humildade de trabalhar melhor os seus argumentos, evitando ter que desaparecer quando fica sem eles.

 

josejose