Mohamed Ramadhan, também conhecido como jogador com o nome mais islâmico do mundo, também conhecido como Messi Agege, é o mais recente reforço da equipa sub-19 do Sporting, estando desde já a trabalhar com Tiago Fernandes e a sua equipa.
Com apenas 17 anos, um estilo irreverente e muito talento para trabalhar, o jovem africano chega pela primeira vez à Europa depois de ter cumprido a sua formação na academia Aspire, no Qatar. Uma academia com um projecto muito interessante, que pretende desenvolver o futebol africano e do país, dando melhores condições de treino e formação aos atletas que conseguem ingressar a mesma. Agege é, como diria Luís Freitas Lobo, futebol de rua no seu estado mais puro. Rapidez, técnica individual, gosto em partir rins e muita coragem, tudo características que tem de manter, mas que terão de deixar de ser a sua única arma.
Por ser ainda menor de idade, o pequeno queniano só poderá competir a partir de Dezembro e tem contrato assinado para os próximos 3 anos. Uma aposta interessante do clube, num atleta que terá de trabalhar muito para ganhar o lugar aos seus colegas de equipa, habituados à formação de excelência desde tenra idade.
Mohamed ou Messi é o ponto de partida para uma ideia que tenho à muito, e que sem dúvida tem sido pouco desenvolvida pelos responsáveis pela nossa Academia. Talvez por falta de meios, talvez porque não estará no topo das suas prioridades. O Sporting é uma marca de formação de excelência, a melhor em Portugal e uma das melhores da Europa, mas tem pecado por procurar os seus diamantes nos curtos quilómetros que unem o Minho ao Algarve e a Beira Alta ao Funchal. Num país tão pequeno, com concorrência competente, torna-se difícil subir o patamar e alimentar em grandes doses a equipa principal, de forma a ter uma gestão mais sustentada e que não implique tantos gastos no mercado de transferências.
Clubes como o Barcelona, Ajax e quase todos os alemães, sabem que para continuar a abastecer as suas academias de forma constante sem picos de qualidade baseados apenas em gerações boas ou más têm de procurar além fronteiras e para lá daquilo que os seus países podem oferecer. E por isso não é raro que um sueco, um dinamarquês ou um norueguês tenha feito toda a sua formação no Ajax ou, se quisermos o melhor exemplo nesse campo, que um menino chamado Lionel tenha vindo da Argentina para se tornar o melhor jogador da história do Barcelona.
Estes clubes fazem-no porque sabem que aqueles milhares gastos em viagens, observações e contratos de formação não são nada quando comparados com os milhões que terão de gastar para continuarem a ser sempre competitivos na equipa principal. E por isso na Masia, na Holanda e em muitos clubes germânicos encontramos jogadores coreanos, japoneses, sul-americanos ou de outras nacionalidade europeias com apenas 16 ou 17 anos.
É uma forma de aumentar a oferta, subir a fasquia da qualidade e ter muito mais opções para a equipa principal passados uns anos. Neste momento o Sporting abastece a sua equipa A com uma média de 3 jogadores por ano (vindos dos escalões jovens ou nos primeiros anos de profissional), não tenho dúvidas que com um sério investimento em alargar a rede de possíveis jogadores, conseguiríamos aumentar esta marca. Gelson Dala pode ser o primeiro exemplo de muitos.
As academias abertas pelo mundo não têm trazido praticamente nada. Apenas uma cooperação e o know-how que fornecemos. Em termos de atletas os resultados são nulos e não me parece que seja por aí que potenciamos Alcochete enquanto oásis da formação. Ter mais e melhores observadores, espalhados pelo mundo, naturalmente pagos e capazes de avaliar um jovem nos seus primeiros anos de formação. Uma forma de encontrar novos talentos (que existem em todo o lado) e ter outra fonte que não um país de apenas 10 milhões de pessoas.
E falando nas aldeias portuguesas, de Moreira de Cónegos chegou Pedro Mendes. O avançado do Moreirense tem apenas 17 anos, poderá jogar pelos juniores, mas segundo a informação avançada pelo próprio Sporting, actuará na equipa B. Marcou 18 golos a temporada passada, numa equipa que não disputou o apuramento de campeão, assinou contrato até 2023 e fará concorrência a Ronaldo Tavares e Pedro Marques na frente de ataque ao serviço de Luís Martins.
A expectativas (pelo que li) é muito positiva em torno do jogador. É um avançado possante, de 1,87m, começará desde já no futebol profissional. Aos dois novos jovens leões, toda a sorte do mundo!
*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)
26 Julho, 2017 at 13:38
Boas.
Maria, acha que seria possível tirar o foco destas Academias do futebol, ainda que fosse esse o principal objectivo, e torná-las em escolas de detecção de talentos, fosse em Atletismo, Judo, esgrima, Rugby… imagino eu os luso descendentes, em países onde o rugby tivesse raízes a serem encaminhados para Alvalade, e aí trabalhados…
Tal como em outras modalidades.
O que diz tem toda a razão de ser, pergunto se poderia ser mais abranjente, dar o passo à frente.
Abraço.
26 Julho, 2017 at 13:52
não basta querer estrangeiros… é necessário outras condições.
Na Holanda e Alemanha toda a gente fala inglês e é por si só uma sociedade multi cultural. Em Portugal não abunda o multi-culturalismo, a lingua é uma barreira e sendo assim a adaptação de miudos sem raizes portuguesas é mais complicada… mas claro que esta direção é inevitável.
PS: o vídeo não me deixa muito entusiasmado, mas quem sabe…
26 Julho, 2017 at 14:10
Em Portugal não abunda o multi-culturalismo
Sério?
26 Julho, 2017 at 16:39
a sério… na Holanda por exemplo, país em que já vivi, diria que mais de 50% da população não tem pelo menos avós holandeses… por isso sim, não tem comparação possível.
26 Julho, 2017 at 14:17
hoje em dia todos falam inglês, melhor ou pior, pelo menos o suficiente para comunicar. não há país melhor para integrar quem quer que seja do que portugal. eu sei do que falo, vivo e vivi muito tempo fora em diversos países.
em relação ao jogador em si, não me parece nada de especial, temos tido melhores mas bem melhores e não vingaram: diogo rosado, david caiado, bruma e muitos outros…
mas, pelo menos é marketing ! teremos mais adeptos no quenia, onde 100% da população torce pelo totenham devido ao onyhama
26 Julho, 2017 at 14:47
Dafuq? Somos dos povos com maior capacidade de aprender línguas e gosto em fazê-lo! Não é à toa que com espanhóis tentamos o portunhol e mesmo em frances tentamos arranhar algumas palavras. Já eles nem tentam. Então Alemães.
26 Julho, 2017 at 14:48
Nem Alemães nem Ingleses nem Espanhois. Nenhum tenta sequer falar PT
26 Julho, 2017 at 16:48
tenho-te a dizer que já conheci vários alemães que fizeram estágios de 3 meses no brasil e falam melhor PT que o JJ ;p
26 Julho, 2017 at 16:45
lol… isso é de quem não viajou muito. Essa crença é ridicula.
Generalizando (e excluindo países com lingua inglesa):
Países de leste + Holandeses + Austriacos + Alemães- 3 meses em portugal: tudo a arranhar no PT.
Portugueses – 1 ano na maioria dos sitios : Tabaco, cerveja, comida; 5 anos – a arranhar
26 Julho, 2017 at 16:46
mas sim, os franceses e os espanhois são bem piores…
26 Julho, 2017 at 14:52
São raros os paises que expõem mais as massas á lingua inglesa que Portugal. Em espanha por exemplo na tv e cinema é tudo dobrado em vez de terem legendas. Ja para nao falar do facto de que devido à complexidade da nossa lingua, termos muito mais facilidade que a maioria dos outros europeus, em aprender uma 2a lingua
26 Julho, 2017 at 16:55
lol.. mas qual complexidade? porra, conheces o Alemão? o Nerlandês? o Checo? o Hungaro? o Basco? o Russo?
http://list25.com/25-of-the-most-difficult-languages-to-learn-in-the-world/
26 Julho, 2017 at 16:55
as linguas latinas são das mais faceis de aprender…
26 Julho, 2017 at 16:57
mas sim, quase toda a gente tenta falar inglês e consegue apanhar alguma coisa, mas pouca gente consegue ter um discurso fluido/ver por exemplo um filme sem legendas e perceber na totalidade.
26 Julho, 2017 at 16:17
Pode ser que um pepino pelo cu te entusiasme.
26 Julho, 2017 at 16:50
a tua mãe está a ocupa-lo mas já o experimento se ela não to servir para o jantar…
26 Julho, 2017 at 14:02
OFF. Não quis dizer nada até que fosse oficial…
Matheus Pereira – que sentido faz emprestar Matheus, quando ele na ala é superior a B. César ou MAttheus Oliveira e quando no meio é superior a A. Ruiz?
que sentido faz emprestar Matheus a um mês do fecho do mercado? Conseguem garantir que Gelson não sai? Se Gelson sair lá vai JJ a abanar o rabo de felicidade comprar qualquer Pavon desta vida por mais 10 milhões de euros? Só por curiosidade… Pavon tem 21 anos e Matheus tem 21 anos! A diferença entre os dois é que um teve um treinador que apostou nele e o outro não!
26 Julho, 2017 at 14:24
+1
26 Julho, 2017 at 15:38
Clap Clap Clap
26 Julho, 2017 at 16:09
o sentido existe se formos ao mercado (Pavon ou Pitty). caso contrario, claro que tens razão.
26 Julho, 2017 at 14:05
Off.
Já perdi a aposta para a Maria… o Chico foi emprestado ao Rio Ave :'( confirmado na Sporting TV
26 Julho, 2017 at 14:09
Ganhei. 🙁
Ainda bem que apostámos o do Sá.
26 Julho, 2017 at 14:13
É a minha sorte ahah..
26 Julho, 2017 at 14:09
não faço ideia do que vale o Miguel Cardoso como treinador, apenas que foi adjunto do Domingos e do Paulo Fonseca… à primeira vista, tinha preferido que o Chico fosse para Chaves, mas pelo menos continua de verde e branco…
26 Julho, 2017 at 14:12
O Rio Ave está a montar uma bela equipa.
26 Julho, 2017 at 14:17
O Mendes, queres tu dizer. 😉
26 Julho, 2017 at 14:18
Óbvio. Ainda por cima com dinheiro fresquinho do Ederson, imagina. O Jorge agora deve-lhes umas quantas..
26 Julho, 2017 at 14:25
E a maneira como apresentaram o novo reforço?
Muito bom!
https://www.facebook.com/rioavefc/photos/a.547785811956112.1073741845.171467189587978/1372699959464689/?type=3&theater
26 Julho, 2017 at 14:29
Bem criativo… Aprovo
26 Julho, 2017 at 14:31
ahah lindo!
26 Julho, 2017 at 14:48
Top 😀
26 Julho, 2017 at 14:49
Muito bom
26 Julho, 2017 at 15:12
Muito fixe!
26 Julho, 2017 at 14:25
Tou para ver se iato é uma aproximação ao JM. O gajo nao era o Demo?
26 Julho, 2017 at 14:30
O ano passado emprestámos dois jogadores ao Rio Ave. O Rio Ave já era um clube JM o ano passado, mas não importava porque era só o Heldon e o Petrovic.
26 Julho, 2017 at 14:33
Importava na mesma. Tanta gente aqui que critica o R. Ave e os mendilhões, mas ta na boa em mandar para la o Geraldes.
26 Julho, 2017 at 14:35
Como sempre esteve na boa mandar para lá as dezenas de jogadores que já lhes emprestámos ao longo da vida. E como esteve na boa ceder Wilson Eduardo e Esgaio ao Braga e negociar com o Atlético de Madrid. O facto de serem clubes Jorge Mendes não significa nada.
As perninhas que eles abrem ao Super agente é um problema deles. Nós é que não o deixamos entrar.
26 Julho, 2017 at 14:38
E espero que assim continuemos
26 Julho, 2017 at 14:33
Que é feito do Heldon?! Nao me lembro de se falar dele….
26 Julho, 2017 at 14:39
o empréstimo era dois anos, penso.
26 Julho, 2017 at 14:50
Li qualquer coisa no outro dia de ele estar na equipa B a treinar e que até era o treinador do Chaves que o queria levar novamente emprestado para lá. Mas como veio na pasquinagem, vale o que vale.
26 Julho, 2017 at 16:46
Aproximação ao Mendes.
Desde que um negócio seja bom para o Sporting, não vejo problema nenhum.
Mas sei de um gajo aqui na Tasca que já foi sodomizado por ele e que se passamos a fazer negócios em conjunto… vai ser difícil de (di)gerir.
26 Julho, 2017 at 16:12
Espero que tenha aprendido alguma coisa com o Paulo Fonseca (que está um belissímo treinador) já com o Domingos não deve ter aprendido nada de jeito.
26 Julho, 2017 at 14:11
Havia dúvidas?
26 Julho, 2017 at 14:07
Pelo vídeo… muita música muita repetição …
Pouco Messi.
Até pela experiência recente do Mini Messi … acho pouco prodente cont. a justificar vindas de jovens com esse nome ás costas.
Mais … 17 anos deve ter em cada perna.
26 Julho, 2017 at 14:14
E por falar nisso:
O Dumbia para ter 25 deve ter nascido em ano biseisto.
26 Julho, 2017 at 14:26
Num ano biseisto nasceu ele e o LaPalique
26 Julho, 2017 at 14:37
Calma pessoal, tamanho arraial de porrada na língua portuguesa como aperitivo a umas tiradas racistas só pode ser estratégico.
Daqui a pouco estão vocês a responder à letra e o “artista” a dar uma de Nogueira choroso.
26 Julho, 2017 at 15:01
Bissexto
26 Julho, 2017 at 15:15
Tem 29 anos.
http://www.sporting.pt/pt/futebol/equipa-principal/plantel/seydou-doumbia
26 Julho, 2017 at 16:47
Diz que hoje é o dia dele.
26 Julho, 2017 at 14:23
Tem ar de 17 anos. É um franzino com um bigode mal aparado. A sério qual a necessidade dessas suspeições baseadas simplesmente na raça dos jogadores?
26 Julho, 2017 at 14:28
são tiques de racismo cara Maria Ribeiro. Este caro Tadeu só está bem a dizer disparates, ainda outro dia dizia que tinha raízes moçambicanas ou lá o que era e agora vem com estas bocarras patetas a que só ele acha graça
26 Julho, 2017 at 14:52
Raizes… não!
Sou Português nascido em Moçambique com muita orgulho!!!
E quantos jogadores Caucasianos dizem ter outra idade??
Mas vocês tomam drogas baratas …????
Tenham juízo!
26 Julho, 2017 at 14:50
quem falou na raça???
26 Julho, 2017 at 14:51
ó Tadeu vá-se limpar que está todo borrado e eu não aguento o cheiro
26 Julho, 2017 at 14:53
??? mas de onde caiu este paraquedas?
26 Julho, 2017 at 15:23
Estas mesmo convencido de que tens superioridade moral, para poder julgar os outros. Não tens um comentário construtivo ou uma critica fundamentada. Apenas insultos. E autoconvenceste-te que tens o papel de porteiro da tasca, para decidir quem é ou não bem-vindo.
A partir do momento em que viesse as costas ao clube num momento difícil, o paraquedista és tu.
26 Julho, 2017 at 15:23
Viraste as costas. Definição de cobarde.
26 Julho, 2017 at 17:07
O Messi vem do facto de ter sido considerado o melhor jogador de uma prova com o nome de… Messi.
Querias que lhe chamassem o quê?
26 Julho, 2017 at 14:10
Pensava que para “Messi’s” já tínhamos dado….
26 Julho, 2017 at 14:12
Messis, Messias…
26 Julho, 2017 at 14:12
Concordo absolutamente, o Sporting tem de ser um mercado global. Se as suas academias não têm a mesma força que outros grandes da formação, então tem de se melhorar nesse sentido. Criar parcerias até com bonificações futuras por chegada à equipa principal. Por exemplo, o Balakov, não sendo a sua função, deveria participar activamente com sugestões de potenciais promessas para o Sporting.
26 Julho, 2017 at 15:12
Foi o Balakov que indicou o Slavchev… 🙂
26 Julho, 2017 at 15:30
Foi? Isso é certo?
Ainda assim, referia-me a talentos com idades de formação. 17 para baixo.
26 Julho, 2017 at 14:13
Há alguns dias o Cherba colocou um post referindo que alguns jogadores treinaram à parte no estágio da Suiça….
Nessa altura os “carneirinhos” cá burgo vieram logo dizer que era carvão e tal e que não queria dizer nada ….
Pois é….
Onde andam?
Ryan Gauld?
Francisco Geraldes?
Leonardo Ruiz?
Matheus Pereira?
Mas têm razão…. era carvão e foi uma simples coincidencia:) Ou então não ….
26 Julho, 2017 at 14:16
E o Gorila vira se para o caçador:
-” tu não vens aqui caçar, pois não?”
🙂
26 Julho, 2017 at 14:20
La está
26 Julho, 2017 at 14:23
Demorou 3 minutos a aparecer o Fiscal que abandonou o Sporting no momento em que mais do que nunca faziam falta Sócios!
26 Julho, 2017 at 14:29
Ele tem uma campainha que avisa dos comentários
26 Julho, 2017 at 14:57
e volto a repetir… se voltar outro Filha da Puta para a frente do Meu Sporting por casa de gajos como tu… volto a não pagar cotas!
Pode ter a certeza absoluta!!!
26 Julho, 2017 at 15:00
Ou seja….desiste novamente do Sporting….
Alem disso hoje revelaste o racista que há em ti…
“17 anos deve ter em cada perna.”
Que frase tão inocente e nada RACISTA
26 Julho, 2017 at 15:03
??? mas tu comes merda … ou és só estúpido?!
onde falei em raça …ó anormal?
Tem cara de 25 anos?? … então bom para ti!
siga… olha que vem ai o Gorila… 😉
26 Julho, 2017 at 15:21
Traz Pirata.
É mais rijo.
26 Julho, 2017 at 14:28
O Matheus não fazia parte desse grupo.
26 Julho, 2017 at 14:43
E?
João Palhinha, Francisco Geraldes, Ryan Gauld e Leonardo Ruiz treinaram esta sexta-feira à tarde à parte do restante plantel do Sporting.
Só falta o Palhinha….
Basta usar o cérebro e ver as “oportunidades” que têm sido dadas a estes jogadores…
26 Julho, 2017 at 14:49
Tava na cara que era isto que ia acontecer. So mostra que a pré época vale bola para decidir quem fica
26 Julho, 2017 at 14:51
what a twist
26 Julho, 2017 at 15:04
E nada. Estou a corrigir uma informação errada.
26 Julho, 2017 at 14:52
Problema: O Matheus não treinou à parte e tem de estar fora dessa teoria da conspiração.
26 Julho, 2017 at 14:58
lol
Teoria da conspiração?
São factos jovem!!
Ou algum dos que citei não está oficialmente emprestado?
26 Julho, 2017 at 15:28
Factos: fizeram treino à parte e foram emprestados. Excepto Palhinha.
Teorias: postos de parte ou apenas coincidência. Excepto Palhinha.
26 Julho, 2017 at 14:53
Percebo que se concorde ou discorde das opções, ou que simplesmente se ignore e defenda que é o treinador que faz as escolhas.
Agora, tentar negar as evidências…
Até o Schelotto faz parte do plantel, a ala do Malhão é que o “dispensou”.
26 Julho, 2017 at 15:32
1- Matheus não treinou à parte
2- aconteceu 1 vez apenas e depois voltaram a treinar normalmente integrados. Tendo dessa vez sido dito o porquê de treinarem à parte…
Mas pronto…não interessa…o que interessa é fingir que há ligação. Eles não foram postos de parte como foi dito aqui. Fizeram o estágio todo e agora foram emprestados! Nada de anormal aqui ao contrário do que sugeriram…
26 Julho, 2017 at 14:13
Acho essencial aumentarmos a capacidade da nossa academia de recrutar os melhores jovens, em qualquer parte do mundo.
Isso já é feito actualmente em Alcochete, com a vinda de atletas internacionais (Guiné, angola, brasil, cabo verde), mas podemos aumentar o leque de países, sobretudo para os países nordicos e sul americanos! A língua é uma barreira, mas com algumas pessoas certas na estrutura, esse trabalho pode começar a ser feito…
Julgo que o maior talento jovem da EAS da Guatemala encontra se a treinar na academia estas semanas. Estamos lentamente a montar a nossa rede de observação, e daqui a uns anos veremos na nossa formação jovens portugueses, angolanos, sul americanos, e um ou outro nórdico e asiático! Acho que o Sporting está a dar indicações que vai caminhar nesse sentido
26 Julho, 2017 at 14:24
oxalá…embora nem sempre essas apostas funcionam. lembro-me de há uns anos o venfique ter apostado em mercados improváveis por mão do visionário antónio carraça… compraram pazadas de chineses e australianos e foi-se a ver eram todos mauzitos e o visionário andava a patinar na maionese.
todavia, aposto que na américa latina e em áfrica existem talentos a sair debaixo das pedras sem serem apostas pois só progridem os que têm bons padrinhos. pelo menos no brasil é assim hoje em dia, com claro prejuízo da qualidade média nas selecções por exemplo.
26 Julho, 2017 at 14:25
post pertinente e eu espero que este queniano se revele tão bom ou melhor quando o Dala está a revelar-se! Do miúdo do moreirense também ouvi falar muito bem.
26 Julho, 2017 at 14:42
Off:
Tiago Rocha confirmado para o andebol
26 Julho, 2017 at 14:45
Namorado da Marisa Cruz?!
26 Julho, 2017 at 14:51
Isso já n sei hehe
26 Julho, 2017 at 14:47
Muito bom
26 Julho, 2017 at 15:06
Onde!? Onde!? Quero ver com os meus próprios olhos! 🙂
26 Julho, 2017 at 15:12
SCP Brasil
26 Julho, 2017 at 14:50
Acho que já só falta o Palhinha, o Tobias e o Dala.
26 Julho, 2017 at 14:57
Gostava que o Dala ficasse …. é muito bom!
26 Julho, 2017 at 15:06
O Tobias e o Dala ficam.
26 Julho, 2017 at 15:02
Para o jogo de logo contra vitoria…..
Bilhetes a 10€, 15€ e 20€…
Segundo facebook do Sporting bilhetes vao estar à venda somente no Complexo Desportivo de Rio Maior….apesar de ja vario pessoal ter dito que nos CTT tambem estao a venda…..
26 Julho, 2017 at 15:55
A que horas é o jogo de hoje?
SL,
26 Julho, 2017 at 15:58
20h acho
26 Julho, 2017 at 16:52
Vou sair Coimbra diretamente para Rio Maior.
Se conseguir comprar aviso.
26 Julho, 2017 at 15:06
“Já não suporto as conversas à volta do assunto “Francisco Geraldes” e creio que as pessoas ainda não perceberam o quanto prejudicam a carreira do jogador ao estarem sempre a tentar criar uma guerra entre o mesmo e o treinador.
Ninguém tem dúvidas que há valores na formação que têm qualidade suficiente para jogar na equipa principal mas também deve haver um equilíbrio entre a formação e as contratações pois a experiência internacional é importante.
Mas, mais importante que andar a opinar sobre o tema é entender a realidade. Temos os exemplos recentes de João Mário e Rúben Semedo mas há mais, muitos mais.
Ninguém tem dúvidas que Roberto Severo foi um dos melhores capitães do Sporting Clube de Portugal. Ninguém tem dúvidas da sua qualidade e da importância que teve. Beto, antes de se afirmar esteve emprestado ao União de Lamas (1994/95) e ao Campomaiorense (1995/96). Ainda bem que na altura não havia redes sociais, se não imagino o inferno que teria sido.
E todos aqueles que aplaudem William Carvalho agora e se esquecem que esteve no Fátima, Cercle Brugge antes de se afirmar definitivamente no meio-campo do Sporting? Já pararam para pensar na importância que estes empréstimos tiveram na carreira do jogador? O próprio disse que foi a melhor coisa que lhe aconteceu!
“Doeu-me ser emprestado. Fiquei triste. Mas foi a melhor coisa que me aconteceu. Se tivesse ficado naquele ano [2011/12] não teria jogado. Assim, ganhei maturidade, joguei e fui crescendo. Fiquei seis meses no Fátima e depois fui para a Bélgica, para o Cercle Brugge. Ser emprestado fez-me crescer como homem.”, William Carvalho em entrevista a Rui Unas
Mesmo o actual capitão, Adrien Silva, andou pelo Maccabi Haiva e Académica. Hoje é capitão do Sporting Clube de Portugal e titular indiscutível no Campeão Europeu, Portugal.
Dizem que não se aposta na formação mas esquecem-se que Doumbia é suplente de Podence e que Gelson foi titular quando havia Markovic e Campbell.
Posto isto, qual é o drama de se emprestar Francisco Geraldes? Não é melhor ele poder ser titular e voltar mais maduro e experiente do que ser suplente numa fase em que o que mais precisa é de minutos nas pernas?
É claro que é mais fácil ser-se um idiota atrás do teclado e passar a vida a criticar-se as decisões da direcção e do treinador em vez de entender que os jogadores precisam de crescer. Mas que fazer? Insistimos em ser o nosso maior inimigo ao discutir assuntos internos como se fossem os mais graves do mundo e vamos soltando uns “loles” aos assuntos sérios como o tráfico de influências e corrupção.Uns bananas, no fundo. Abdicámos de ser predadores de rivais para passarmos a ser parasitas do nosso próprio ser. E enquanto assim formos, merecemos mesmo não ganhar nada. Anseio pelo momento em que nos cresçam testículos. ”
In Tu vais Vencer
26 Julho, 2017 at 15:16
O problema nem sequer é propriamente o Geraldes ser ou não emprestado – quer dizer, na verdade também é, na medida em que é muito superior a aquisições de merda como a do Matheus Bebeto ou do que o próprio Alan Ruiz -, mas sim a péssima gestão da sua evolução. Tal como a do Matheus Pereira, Gauld, etc, que tem sido terrível. Além disso, no caso específico do Geraldes, o Jesus tem uma animosidade qualquer relativamente ao gajo, o que é difícil perceber. Talvez seja uma questão de literacia, não sei, ou simplesmente é mais do team Lobo Antunes.
De resto, era só o que faltava não poder criticar algo que, não me fodam, salta aos olhos de qualquer treinador de bancada e deve ser melhorado – a gestão da evolução dos jogadores da academia que podem vir a ter um papel importante na equipa principal.
26 Julho, 2017 at 17:13
É isto mesmo, a acrescentar ao facto de, o ano passado, se ter preferido Markovic ao Matheus (e que muito poderia ajudar na sua evolução), ou Melli/Elias ao Geraldes/Gauld. Ou como não se pensou em retirar os jogadores de Setúbal e ter preparado um plano B para os mesmos noutro clube da I Liga.
Todas estas “pequenas” coisas vão somando e prejudicando a evolução dos jogadores, e além de prejudicar a carreira, prejudica o Sporting pois estamos a depreciar os próprios activos. Não podemos andar a gozar com mendilhões e academias lampiolhas do dubai e depois não potenciarmos convenientemente a nossa marca e o nosso produto, e nos aliarmos a quem tanto (e com razão!!) criticámos num passado muito muito recente.
26 Julho, 2017 at 17:34
Todo o tratamento dado a Matheus, em que faz uma boa primeira epoca de JJ e depois é encostado, e Gauld e Geraldes que tav a jogar e a assumir titularidade em duas equipas, foi todo mal gerido
26 Julho, 2017 at 17:24
É tão má a gestão da carreira do Xico, Matheus, Gauld, como foi má para Podence, por exemplo.
Vamos esperar para ver o que dá, o que os jogadores amadurecem.
Uma coisa nós sabemos: a fasquia da exigência subiu uns furos e os “candidatos” a jogadores da 1ª equipa terão que dar com os calcanhares no cu se quiserem chegar a algum lado.
26 Julho, 2017 at 17:30
Isto mesmo.
26 Julho, 2017 at 15:07
Apenas reconhecer o papel da Maria neste trabalho de campo em torno das esperanças futuras do nosso clube. A sério, é mesmo algo de valor. Obrigado.
26 Julho, 2017 at 15:24
Também eu agradeço, que para além disso mostra uma boa dose de conhecimento. 🙂
26 Julho, 2017 at 15:13
Estiveram bem malta de Vila do Conde….
https://www.facebook.com/rioavefc/photos/a.547785811956112.1073741845.171467189587978/1372699959464689/?type=3&theater
26 Julho, 2017 at 15:13
https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/rio-ave-recebe-francisco-geraldes-com-saramago-lobo-antunes-e-muito-mais
26 Julho, 2017 at 15:26
Geraldes vai ter aulas com o Mestre Tarantini…
Depois ainda dizem que a Direcção navega à deriva
26 Julho, 2017 at 15:22
E pronto. La se foram 2 dos mais talentosos porque diz o povo, não iriam ter minutos. Estão muito verdinhos.
Sou gajo para apostar uma grade que se ele fizer uma boa epoca, para o ano vao dizer que o Rio Ave não é o Sporting e coiso e tal.
Fica, so uma dúvida que gostava de tirar: o ano passado quando ja tinhamos sido afastados de tudo e mais alguma coisa, em vez de queimar ainda mais o BRuiz, ou obrigar o BC a fazer todas as posições menos á baliza, ou dar uns minutitos ao Campbell que nem era nosso, nao teria sido melhor apostar em Matheus e Geraldes nos ultimos 10/15 jogos?
Isso podia era ter sido problematico porque assim se calhar o casmurro nao podia exigir um brinquedo novo, nao fossem eles confirmar que por cada markovic, estão 3 Iuris a serem desperdiçados.
Melhor das sortes para os putos. Espero que se mantenham firmes na crença de que um dia vão ver o seu talento reconhecido.
26 Julho, 2017 at 15:31
Não te apoquentes que em Dezembro estão de volta. A formação volta a ser o “nosso ADN” e o jj vai ser substituido quando já estivermos fora de todas as competições a “lutar pelo campeonato”…
26 Julho, 2017 at 15:42
Amen
26 Julho, 2017 at 15:30
Era por os putos a jogar…
E depois…
Mandar -los para o Carvalho como mandamos o Ruben Semedo…
Que orgulho.
Um dos momentos mais felizes ao nível da ovação ao Ruben Micael…
26 Julho, 2017 at 15:37
O Sporting anunciou a contratação do pivot Tiago Rocha, proveniente do Wisla Plock.
OFF:
O internacional português manifestou a sua alegria por este novo passo da carreira: «Quero agradecer ao Sporting CP por me ter dado este voto de confiança e espero conseguir ajudar a equipa ao fazer muitos golos e, claro, conquistando troféus, que é o principal objectivo da temporada.»
O antigo jogador do FC Porto destacou ainda que o facto de o Sporting jogar a Liga dos Campeões da próxima época ajudou a decidir. «Na Polónia já jogava essa prova e conseguir continuar a fazê-lo é muito importante», assumiu ao site oficial do Sporting.
🙂
SL
26 Julho, 2017 at 16:55
Já só falta o Gilberto…
26 Julho, 2017 at 15:42
Boa sorte a todos os miúdos que estão a ser emprestados. Que mostrem valor ao longo da época para voltarem mais fortes e serem aposta no próximo ano! Isto não é um adeus, é um até já! Que o Sporting os acompanhe de perto e os mantenha motivados e conscientes que se trabalharem bem chegarão lá!
26 Julho, 2017 at 15:57
Completamente… é isto tudo!
Quem venham prontos a pegar de estaca!
26 Julho, 2017 at 15:43
A concorrencia em Portugal é imensa no que toca a detectar e recrutar jovens valores… benfica e porto andam tão atentos como nós e ja lá vai o tempo em que conseguiamos captar todos (ou quase todos) os miúdos com potencial para as nossas camadaz jovens.
A solução é mesmo procurar fora de portas e pensar que também na formação o mercado é global e não noa pode chocar ter um queniano ou um asiáticos na academia.
Desde que haja critério e rigor nas escolhas (e parece-me que está a ser feito trabalho nesse sentido), só temos a ganhar.
Mas atenção que, mesmo assim, vamos errar… por exemplo o caso do Ryan Gauld que é um jogador com tanto potencial, mas que ainda não se conseguiu fixar na equipa principal. Ainda vai a tempo (21 anos), mas duvido que fossem estes os planos quando o foram buscar.
Mas é mesmo assim… é como diz a Maria Ribeiro: nesta fase os custos são relativos e havemos de acertar mais do que errar.
26 Julho, 2017 at 16:19
“Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo.”
José Saramago
(acho que depois do Xico ler o Ensaio sobre a Cegueira, o Jesus pôs-se a ler o Ensaio sobre a Lucidez”)
26 Julho, 2017 at 16:22
Se calhar devia ler o Envangelho segundo Jesus Cristo
26 Julho, 2017 at 16:27
e depois o que nos acontece se o nosso Jesus perde a fé?!! 🙂
26 Julho, 2017 at 16:31
O Nuno tinha que mudar outra vez o nick para começar
26 Julho, 2017 at 16:41
ahahah
26 Julho, 2017 at 16:42
passa a usar a Razão?
26 Julho, 2017 at 16:52
nao sei se sabes, mas segundo Jesus, razão é experiencia e a experiencia é cunhencimento, o quéisso experiencia?!!! é cunhecimento e pertanto é dentro disso quanto mais experientes a gentes estejamos mais conhecimento tamos melhor tamem estamos. topas?
26 Julho, 2017 at 17:22
Para já o JJ tem a atitude certa: duvidar dos sentidos, algo como: ‘nume cheira queste tipe venha a dar jigador!’
O mais lixado é aquela veia poética, quer sempre ver o que mais ninguem consegue, ou conseguiu, ver até agora. Abomina, portanto, o ‘déjà vu’. Jogador que tenha sido descoberto por outros, tem que penar bwê…
26 Julho, 2017 at 16:20
Pelo video este Messi do Quénia fez-me lembrar aquele nigeriano que tivemos que era o novo Maradona e do que me lembro nunca vestiu a verde e branca na equipa principal, Rabiu? Qualquer coisa assim.
É um risco muito grande apostar num miúdo destes, oxalá corra bem.
Quanto ao Pedro Mendes, a par do Pedro Marques, podemos vir a lançar dois grandes goleadores!
26 Julho, 2017 at 16:23
Rabiu Ibrahim, sim
26 Julho, 2017 at 16:50
Exactamente Capitão, muito obrigado pela assistência para golo 😉
26 Julho, 2017 at 16:54
Sempre. SL
26 Julho, 2017 at 16:40
temos o Messi escocês, agora o Messi queniano, o que se segue…? o Messi das Canárias, o Messi da Córsega, o Messi da Trafaria, o Messi da Brandoa…? o nosso scouting está cada vez mais parecido com uma agencia de duplos.
valha-nos o Original, o Único, o Autêntico…o Messi da Praia, GELSON MARTINS…
(meu primo, diga-se. de passagem..)
26 Julho, 2017 at 16:43
O Messi da Trafaria dava 1000 toques a descer as rochas.
26 Julho, 2017 at 16:47
ahahah…de joelhos!:)
26 Julho, 2017 at 16:50
dava toques no paredão da Costa, da praia do CDS até à Cova do Vapor… por cima dos pontões e bolas NIVEA gigantes…
26 Julho, 2017 at 16:58
Mas depois nas peladinhas na maré vazia do Dragão ou do Barbas, esquece.
Até cuecas levava.
26 Julho, 2017 at 17:28
cueca ou ‘slips à Tarzan’, vejo que falamos do mesmo personagem mítico, figura no panteão da Margem Sul como um eikon (εἰκών) puro da inutilidade do microcéfalo especializado…
26 Julho, 2017 at 16:51
Da Brandoa? Epah calma aí que esse é bom!
26 Julho, 2017 at 16:53
O Messi das Caldas, a fazer um cameo no teledisco dos Comme Restus
26 Julho, 2017 at 16:42
Completamente a favor da prospeção, das escolas espalhadas por este mundo.
Que apareçam os jovens talentos e quem sabe, estão ali diamantes.
O que não deve nunca ser feito é esquecer o jovem tuga. Hoje olho para Bernardo Sousa ou Diogo Brás e não tenho dúvida que ali está talento. Se depois terão ou não oportunidades, se as agarram ou não, já é outra conversa.
Olho por exemplo para Gauld, Xico, Domingos e Matheus (Iuri aparentemente fica) e desejo que tenham uma época cheia de sucesso para que tenham uma oportunidade no próximo ano de mostrar que são opções bem válidas.
26 Julho, 2017 at 16:52
E o Messi do Egipto? AhahahAHAh
O Inácio “quer” correr com ele!
26 Julho, 2017 at 17:31
O Inácio diz que não quer que ele saia!