Tal como em Lisboa, apenas houve eliminatória enquanto o Sporting deixou. E quando os Leões se cansaram de complicar a própria vida, ficou bem vincada a diferença entre as duas equipas com uma goleada onde Coentrão, Bruno Fernandes e Gelson foram figuras maiores e que deixa os Sportinguistas a sonhar com grandes feitos para uma equipa em evolução
«Seja no relvado, seja no pelado ou em pedra, temos de fazer tudo para estar na fase de grupos, temos de deixar tudo em campo!», havia dito Fábio Coentrão na conferência de imprensa que antevisão ao jogo. E o lateral esquerdo, posição que tantas dores de cabeça tem dado aos Sportinguistas, haveria de passar das palavras aos actos e inscrever o seu nome como uma das figuras maiores da segunda chapa cinco consecutiva da equipa leonina.
Jesus deixou Bas Dost no banco, lançando Doumbia no centro do ataque. A aposta fazia sentido, conferindo à equipa maior poder de aceleração e uma unidade mais móvel na tarefa de pressionar o último reduto romeno. Mas, ao contrário do que podia esperar-se, o Steaua não entrou a pressionar e à procura do golo. Era o Sporting que tinha a bola, era o Sporting que pressionava alto, seria o Sporting a marcar, depois de um lançamento lateral de Piccini para a área, a quem Mathieu e Acuña deram seguimento antes da bola ficar à mercê de Doumbia para o primeiro do jogo (alguém pediu um gajo que marque golo à Teo?).
Aos 13 minutos o Sporting encaminhava a eliminatória e deixava ainda mais a nu as dificuldades gritantes deste Steaua construir uma jogada. A confiança foi subindo, tanto que haveria de tornar-se em sobranceria dez minutos depois: mais uma bola para Alibec (saber que este gajo custa 2 milhões de euros, dá que pensar quando se fala em reforçar o ataque. Até já usa o 7 do Niculae) e numa sucessão de erros, Coates, Battaglia e Mathieu foram abrindo caminho para que o possante avançado atirasse à baliza de Patrício; o número 1 defendeu, mas na recarga o Steaua chegou ao empate.
As diferenças entre as duas equipas continuavam a ser visíveis a cada toque na bola, mas agora era o lado psicológico a funcionar. E se os romenos estavam empolgados como a possibilidade de lhe cair mais um golo aos trambolhões do céu, os de Alvalade pareciam demasiado inseguros e ansiosos perante a possibilidade de serem eliminados por uma equipa inferior. A defesa acumulava passes mal medidos, Battaglia fazia o mesmo, Acuña não dava uma bola por perdida, mas perdia-a demasiadas vezes.
E se o medo nos ferir, bem para longe da razão, aprendemos a seguir, acertando a direcção…
Como que escutando esta melodia distante, o meio desaparecido Bruno Fernandes começa a aparecer. Adrien já tem mais pulmão, já estica mais o jogo, já se atira para três ou quatro choques consecutivos com os adversários. E o 8 aproveita para ser o calmante da equipa. Contemporiza, vira o flanco, mete curto ou longo. E isola Doumbia, que perde no cara a cara com o guarda-redes a oportunidade de voltar a colocar o Sporting na frente antes do intervalo.
Pedia-se nova entrada de Leão, mas a equipa veio encolhida e novamente a falhar passes. Os romenos não jogam a ponta, mas têm aquele sacana de ponta que está disposto a rematar de onde for preciso. É quando Bruno Fernandes volta a pegar na guitarra, qual Tiago Bettencourt, e envia a mensagem lá para dentro: Partimos a pedra, abrimos caminho, rasgamos montanhas, esquecemos o perigo, corremos na selva, no sol do deserto, no escuro da sombra, ficando mais perto…
O passe para Acuña é uma delícia só ao alcance de alguns jogadores, o argentino arranca pelo espaço que o recém entrado Dost abriu, aguenta o confronto com o pior defesa direito de que tenho memória, Enache, e com o redes, dá um toque maroto na bola e com a baliza deserta atira para o golo que deixa os romenos a cambaliar. O KO vem logo a seguir. Novamente Bruno Fernandes a iniciar a transição e depois é tudo de Gelson, desde a aceleração até ao travar e rematar cruzado com conta peso e medida.
A eliminatória estava decidida, era hora da nota artística. Passe de classe de Gelson e finalização, de primeira, de Bas Dost, para um grande golo. Depois, Bruno Fernandes recebe na esquerda, espera pela subida da equipa e mete em Coentrão; o lateral carimba a grande exibição deixando um defesa no chão e oferecendo o golo a Bas Dost. Não seria golo por culpa do redes, mas seria de Battaglia, na recarga, o que em termos de sorriso na cara do holandês vai dar ao mesmo.
Esses sorriso e esses abraços mereceriam de Coates um «Vamos carajo!!!!!! Gran partido del equipo!!!!» no Instagram, numa mensagem que soa a Partimos a pedra, abrimos caminho, rasgamos montanha, mas nunca sozinho. É, foi um grande jogo de uma equipa em evolução, aproveitando o bom vento para se deixar levar e para acertar a direcção, fazendo os adeptos acreditarem cada vez mais. E já se sabe que nesta coisa da bola que parece ser complicada, até acaba por ter uma receita simples: Quem no fundo quer vai atrás, quem de longe vê, parte pedra, vai atrás…
24 Agosto, 2017 at 11:09
Estou tão feliz que até estou com medo de dizer isto….
Mas como se fosse medrosa não seria do Sporting, aqui vai:
O LEÃO VOLTOUUUUUUUUUU!!!!!!!!!!!!!
24 Agosto, 2017 at 11:17
Já ontem falei sobre o jogo mas esqueci um detalhe…
Alguém reparou a excelente arbitragem que houve?
Com isto, alguém ainda duvida que estes gajos são todos bons e só arbitram mal e tendenciosamente quando querem?
O que não quer dizer que não se possa errar… Não se perdoam é 3 penaltis à mesma equipa!
Quando há encomendas, bem podes jogar o teu máximo que as hipóteses serão sempre diminutas!
24 Agosto, 2017 at 11:18
quando não deixas uma equipa entrar na tua área… o árbitro não tem grandes hipóteses de falhar.
24 Agosto, 2017 at 11:20
+1. Isto hoje é a grande!
S.L.
24 Agosto, 2017 at 11:21
Depois de uma boa exibição ontem à noite, que carimbou e de que maneira a nossa entrada na Champions, não há nada como acordar com um sorriso nos lábios e passadas umas horas encontrar uma posta como esta.
Zimbora Sporting 😉
24 Agosto, 2017 at 11:21
Eu nem sou capaz de dizer outra coisa que não seja…:
Spooooooooorting…!!
SL
24 Agosto, 2017 at 12:49
E diz muito bem!
Eu a ter qur mudar alguma coisa, só mudava isso para maiúsculas para ser com mais pujança:
SPOOOOOOORTING!!!
24 Agosto, 2017 at 11:27
Booooooooommmm diiiiaaaaaaaa Tasca.
Mais logo queria:
Shaktar ou Spartak
Barça
Tottenham
Grupo para conseguir passar e ainda com os bónus de ver o Messi e o Dier a serem encavados… hehehe.
24 Agosto, 2017 at 11:27
Imensamente feliz, também porque senti que demos uma espécie de sapatada naquele karma tão nosso de nos correr mal, tudo o que há para correr mal (Lei de Peter em doses leoninas). Foi bom sacudir a fatalidade de forma tão categórica. Chapa 5 é um óptimo mantra 😉
Ontem fui, sem querer, autor de um momento hilariante que me fez rir sozinho e certamente a outros tasqueiros, quando cheio de nervos, desabafei sobre Acuña e ele marcou assim que eu fiz Enter. Até brinquei que fui eu que o motivei 😉 Ainda assim e estou a ser muito exigente certamente (ele continue a assistir a este ritmo), mantenho que me pareceu algo abaixo do seu potencial, podendo fazer muito mais (algo que já me pareceu em Guimarães). Fica-me é a dúvida quanto às suas características. Não me parece um extremo puro, explosivo, daqueles de arranque em velocidade deixando para trás todos os adversários, mas por outro lado tem um lado lutador que muito me agrada, um excelente pé esquerdo e parece ter mais capacidade de jogo interior do que grande parte dos extremos puros. Gostava de saber o que pensam
24 Agosto, 2017 at 11:47
Acuña é isso mesmo, um tipo batalhador, um belo pé esquerdo, fecha o flanco não deixando o lateral sofrer 2 contra 1, e bate muito bem as bolas paradas. Falta-lhe entender melhor o esquema de movimentações necessárias para se libertar da teia, e neste momento, é um jogador que parou de competir a 30 Junho e que começou a treinar a 21 de Julho em Alcochete, onde o ritmo estava intenso para a preparação da Pré-Eliminatória da Champions, estando na minha opinião, a ressentir-se de não ter apanhado a pré-época desde início, onde a preparação é mais soft.
Esta paragem vai ser boa para ele em específico, apesar de ir à selecção, o ritmo será inferior.
24 Agosto, 2017 at 11:27
Excelente: (para passar, sem desculpas)
Spartak/Shaktar/Mónaco
Sevilha
Basileia/ Anderlecht/Olympiakos
Sporting CP
Razoável: (para ir à liga Europa)
Juventus/Chelsea
At. Madrid/Dortmund
Besiktas/Roma
Sporting CP
Péssimo: (sem expectativas)
Real/Bayern
Barcelona/PSG/Man. Utd. /Man. City
Tottenham/ Nápoles/ Liverpool
Sporting CP
24 Agosto, 2017 at 11:31
Nem o primeiro grupo é para passar sem desculpas… Mónaco e Sevilha não são brincadeira nenhuma.
24 Agosto, 2017 at 11:36
Se não passamos um grupo Mónaco/Sevilha/Basileia ou Anderlecht ou Olympiakos, então não passamos em nenhum.
24 Agosto, 2017 at 11:39
Seria o mais fácil, mas não seria nada fácil na mesma. Estando no pote 4, temos de apontar à LE. Tudo o que vier a mais é mt bom
24 Agosto, 2017 at 12:22
al-Wala,
Concordo com a Maria. Tens um meio-finalista da LC do ano passado e uma equipa vencedora de troféus europeus. Neste caso, apesar do nome ser “inferior”, não me surpreendia que não conseguíssemos apesar de termos mais hipóteses que outro grupo.
24 Agosto, 2017 at 14:54
Só peço para darem tudo.
Com sorte, seguimos na LE, com muita sorte seguimos na Champs.
Uma coisa é certa. Com esta atitude não nos batem facilmente…
24 Agosto, 2017 at 11:29
OFF:
Luís NANI vai ficar mesmo “livre” e já rejeitou o FCPutas. Ainda questionei o meu amigo que me falou disto, da possibilidade de jogar por nós:
Resposta:
https://www.youtube.com/watch?v=JHWAQyvbC6Y
24 Agosto, 2017 at 11:30
Era bom era.
24 Agosto, 2017 at 11:34
Livre quando? Já?
24 Agosto, 2017 at 11:33
Porra era tão o jogador que precisávamos. Capaz de fazer três posições de ataque, adora o clube… Mais que um 9 ou um 9,5 precisávamos um um tipo como Nani.
24 Agosto, 2017 at 11:40
Sim, precisamos de um desequilibrador que jogue na esquerda. Gosto do Acuna e o Bruno César é útil, mas precisamos de um abre latas (autocarros) para aquele lado.
24 Agosto, 2017 at 11:43
Será que com os €€€ da Champions já dá para ir buscar o Pavón?
24 Agosto, 2017 at 11:53
Mais com o dinheiro do William…
24 Agosto, 2017 at 14:55
Já o faz na seleção…
24 Agosto, 2017 at 11:48
Não gostava.
Não me esqueço das inúmeras assobiadelas quando ele decidia parar e ficar 10 segundos à frente do adversário sem se mexer.
O seu estilo de jogo não mudou, e não se enquadra neste modelo actual
24 Agosto, 2017 at 14:50
Respeito a tua opinião. Embora discorde na totalidade.
Esses “10” segundos são uma força de expressão eu sei bem a que te referes, e no entanto sempre achei que quando isso acontecia, na sua maioria das vezes, fazia todo o sentido porque esperava apoios e desmarcações, em vez de ir à maluca (tipo quaresma) para cima do adversário.
Eu adorava que o NANI fosse contratado. E acredito que temos capacidade para isso. Felizmente NANI não esquece o Sportin e sabe a facada que era ir para o FCPutas, mas atenção… o homem precisa de um clube de futebol para jogar.
Estamos só a falar…
24 Agosto, 2017 at 14:56
Discordo na totalidade.
Sabe gerir os tempos de jogo muito bem… ter a bola no pé é fundamental.
24 Agosto, 2017 at 16:10
+1906
24 Agosto, 2017 at 16:16
Principalmente perto da baliza adversária, que é onde é mais difícil mantê-la no pé…
24 Agosto, 2017 at 12:22
Também acho
24 Agosto, 2017 at 12:23
Se o Nani vier….FODA-SE, TÃO BOM!!!!!!!!!
24 Agosto, 2017 at 12:33
Para ir para o banco?
24 Agosto, 2017 at 11:38
Só faria sentido ir buscar Nani para fazer um contrato de 3 anos ou mais para ele ficar cá de vez. Não é uma prioridade, mas um jogador daquela categoria valeria a pena. Ainda por cima se os frutas ou os porcos o quisessem teriamos de nos chegar á frente.
Claro que entre podence ou iuri, alguém ficaria sem jogar….ou se o Gelson sair.
24 Agosto, 2017 at 15:24
O NANI encaixa como uma luva no nosso esquema e, uma vez que o Bryan vai ser dispensado (LOL) o Acuña não vai chegar para tudo e o utilitário B. César não vai conseguir esconder tudo… era uma boa sacada o NANI.
Sr. Presidente, abra a pestana…
24 Agosto, 2017 at 11:47
Benfica, Porto, Tottenham, SPORTING
Isto sim era bonito.
Como nao pode ser:
Spartak
Sevilla
Anderlecht
24 Agosto, 2017 at 11:51
Imensamente feliz.
24 Agosto, 2017 at 11:52
Grande jogo.
A equipa vai crescendo de jogo para jogo! Que assim se mantenha e que os adeptos saibam responder em momentos mais dificeis. Só todos juntos podemos ser mais fortes e conseguir ganhar!
De trás para a frente.
RP: Fez o que pode no golo…a defesa ao primeiro remate é demasiado apertada para lhe exigir que escolha para onde vai depois a bola. De resto jogo pacifico como tem sido…
O Piscinni começa a jogar mais à frente. Começa a ter menos medo. Continua a ser basicamente aquele jogador mais certinho e que quase não compromete (sendo mal amado é normalmente atacado por 1 ou 2 lances por jogo…se não fosse tão certinho era um descalabro de ataques). Se o Ristovsky for melhor temos aqui um excelente banco que pode entrar sem comprometer. Começa também a combinar melhor com o Gelson e começa a ver-se menos um encavalitado no outro…
O F. Coentrão não vale a pena falar muito…está a calar muita gente! Que continue assim…
Coates e Mathieu tiveram uma noite mais desastrada, especialmente o Coates. Mas é aqui que eu acho que se nota a experiência e a diferença que faz nos centrais. Num jogo que a determinada altura podia ter corrido muito mal eles souberam acalmar e fazer o seu jogo. Mathieu passou mesmo da termideira para um jogo ao seu nível. Algo que os centrais mais novos nunca conseguem. Fala-se de se querer mais um central. Eu não concordo. Acho que estamos bem servidos e que o A. Pinto dá muito bem para 3 central, assim como o Tobias para 4º. Há melhores?! Há…mas estes, a mim dão-me garantias mais que suficientes…
Battaglia teve um jogo mais fraco. Teve mais dificuldades em sair a jogar e as suas arrancadas acabaram por não sair a preceito. Normal, especialmente quando estamos tão cedo. Continuo a achar que é o melhor substituto para o William e que, com tempo, será muito mais do que é agora! E já não é nada, nada mau.
Adrien: Bem vindo de volta! Com o jogo de ontem atingiu a sua velocidade cruzeiro…que se mantenha a este nível que é o seu habitual!
B. Fernandes é craque da cabeça aos pés. Estou tão descansado com o meio campo este ano…
Gelson e Acuna: Um pela fantasia, outro pela raça…ambos para mim se destacam neste Sporting. Acho que se complementam muito bem e fazem 2 flancos diferentes mas igualmente eficazes. E parecem crescer no jogo interior. Curiosamente no banco estão 2 que, embora não tenham o nivel destes se descatam pelo mesmo…Iuri e Bruno César. E ainda há Podence…nas alas estamos tão bem entregues.
Doumbia: Golo à Ponta de Lança. Ainda se nota que não está no ponto mas como tenho dito…é um suplente muito bom do Dost (o melhor PL suplente que temos em 3 anos) e ainda pode ser um canhão a utilizar em jogos mais apertados…
Dost: Entrou…e foi Dost! 1 Golo e mais meio…ou 2 terços mesmo! Parece estar a ganhar aquele nervo que não tinha…nunca será como o Slimani mas promete!
Petrovic: Bela entrada para segurar o jogo e fê-lo a perceito. Embora tivesse sido numa altura em que os Romenos estavam estoirados e já tinham deitado a toalha ao chão, esteve bem. Continuo a achar que o Palhinha ficava melhor neste plantel (sem William) mas se a opção recair por Petrovic não fico chocado…
Bruno César: Deu uns toques…tudo pacifico…
Acho que temos o plantel praticamente fechado. Como disse ontem o JJ (e muitos adeptos), enquanto houver mercado vai querer mais. Agora um 2 Avançado mais avançado que médio para rodar com o B. Fernandes, depois se vier este e ainda tiver mercado aberto vai querer mais um defesa central, se o tiver e o mercado ainda estiver aberto vai querer outra coisa. Acho que é algo perfeitamente normal nos treinadores e não acho mal. A ideia que me dá é que ele está contente com o plantel que tem mais se poder ter mais…vai ter! Eu mantenho que por mim está fechado, saia ou fique o William. Só uma grande oportunidade e a preço justo se justificaria ir ao mercado. Não quero o Sporting a entrar em leilões com lampiões e a pagar mais do que vale a pena por um Gabigol…
24 Agosto, 2017 at 15:32
Excelente análise Tiago
Destaco, para além do muito que já se disse, Petrovic. Dá a sensação que temos aqui um gajo com pedalada para fazer o lugar. Muito interessante mesmo, completamente o oposto do que mostrou no ano passado. No Rio Ave já se tinha destacado e olha que a jogar com esta desenvoltura não sei não…
24 Agosto, 2017 at 11:52
emquanto o resultado estava empatado estava nervoso de uma maneira que ninguém me podia dirigir a palavra.
percebi a entrada de dumbia no lugar do dost mas com o decorrer do jogo na primeira parte em que só o sporting atacava ( jj pensava se calhar que o steau é que ia tentar ter a iniciativa do jogo ) começei a pensar que jj fez mal.
levamos 1 golo por 3 erros estupidos na mesma jogada.
bruno fernandes para o jogo e quando passa a bola tardiamente a piccini este fica rodeado por 3 jogadores e não sabe o que fazer a bola e acaba por perder a redondinha, coates a seguir entra cedo demais para cortar a bola e mathieu aborda o lance com camla demais.
de resto a partir do segundo golo um grande alivio e depois dos gajos se abrirem foi um passeio o que era de esperar.
adrien – a crescer como era esperado e tem lugar claramenten na equipa ao contario de alguns comentarios menos postivos de alguns nicks.
bruno fernandes – sem duvida um grande jogador, que bela contratação lusa., classe.
gelson – se conseguir definir mais vezes o ultimo passe séra um jogador enorme.
mathieu – outra bela contratação e que dá experiencia e calmaao sector defemsivo aos quais alguns torciam o nariz
coentrao – é leão, temos defesa esquerdo
barttaglia – outra grande contratação, ao fim ao cabo até nem foi caro, é um autentico bombeiro
acuna – um touro argentino
coates – já sabemos o seu valor
piccini – teve 2 lances pessimos ( embora no segundo não contava que a relva travava a bola ) mas de resto fez um muito bom jogo
dumbia – vai ser util em jogos fora contra os tubaroes
dost – quem tem um dost tem golo
parabéns a todos e agora esperar pelo sorteio e temos neste fim de semana um jogo para ganhar ( não é preciso ser por 5 ).
24 Agosto, 2017 at 12:00
lol . Mas que sabe bem sabe …ganhar por 5. Eu continuo a achar que com tempo as vitorias poderão não ser tão expressivas no que respeita a golos, mas a tendência é para consolidar os processos de jogo e como tal continuar a marcar (muitos) golos.
S.L.
24 Agosto, 2017 at 12:13
estou confiante que sim aslan mas teremos também jogos em que vamos sofrer e o que intressa são os 3 pontos, acreito que em jogo jogado vamos voltar esta época ao futebol do primeiro ano de jj.
24 Agosto, 2017 at 11:56
http://misterdocafe.blogspot.ro/2017/08/chapada-5.html?m=1
Merece bem ser lido o post do Mister
24 Agosto, 2017 at 12:10
Hoje não queria ir por aí, precisamos de nos unir em torno desta equipa e do treinador (gostando ou não dele). Mais valia ter ir ao assunto João Pinheiro e afins. Hoje é dia de celebrar a Vitória que é de todos os Sportinguistas!
Pegando nas mal amadas palavras de um mal amado comunicado: “É mais aquilo que nos une do que o que nos separa!”
VIVA O SPORTING CLUBE PORTUGAL!!!
24 Agosto, 2017 at 14:59
Depende.
Não gosto de paninhos quentes.
Agora que tudo está a correr melhor é muito fácil fingir que não há inimigos internos. Mas eles existem e vão voltar na primeira derrota. Que pode acontecer a qualquer momento.
Claro que é uma realidade triste e que ninguém deseja.
Mas não deixa de ser a realidade.
24 Agosto, 2017 at 15:32
Psfilipe, não se trata de paninhos quentes. É tudo uma questão do Tempo e do Modo. Francamente após tantos dias a entrar na Tasca e ver pratos, copos, cadeiras e mesas a voar, não me apetece de todo entrar nessa onda. Outras batalhas virão, outros dias virão, mas hoje não é dia.
S.L.
24 Agosto, 2017 at 12:59
Excelente post do Mister a lembrar algumas coisas que não devemos esquecer.
Muito bom.
24 Agosto, 2017 at 11:59
Muito bom texto, num resumo fiel do que ontem se passou. Parabéns.
24 Agosto, 2017 at 12:00
Piccini esteve mal num lance (o atraso). No outro, o BF deu-lhe a bola quando tinha 3 gajos à sua volta e a seguir pirou-se. Deviam estar a oferecer croissants no banco de suplentes. Não se faz.
24 Agosto, 2017 at 12:02
😀
24 Agosto, 2017 at 12:15
+1 muito bem visto sá hahahaha
era o quinito que estava no banco ?
24 Agosto, 2017 at 12:03
Eu gostava muito de ir ver o Sporting a Anfield. Mas pode ser a seguir….
24 Agosto, 2017 at 12:04
Se já por aí está…desculpem…
“… ROGÉRIO CASANOVA
Coates olhou diretamente para o sol durante o eclipse de 2.ª feira e Rogério Casanova espera que os efeitos sejam temporários
Rogério Casanova reparou ainda que Piccini foi nomeado responsável pela maxipereiração de lançamentos laterais para dentro da área adversária e viu Rui Patrício reagir como uma personagem de um mau romance ao colapso nervoso em câmara lenta de Coates. Como? A arregalar os olhos de espanto, a franzir uma sobrancelha intrigada, a suspirar resignadamente
ROGÉRIO CASANOVA 23.08.2017 ÀS 23H29
http://tribunaexpresso.pt/rogerio-casanova/2017-08-23-Coates-olhou-diretamente-para-o-sol-durante-o-eclipse-de-2.-feira-e-Rogerio-Casanova-espera-que-os-efeitos-sejam-temporarios
RUI PATRÍCIO
Depois de 360 minutos descansadíssimos, o espectáculo insólito de que foi hoje espectador na primeira fila – o colapso nervoso em câmara lenta de Coates – despromoveu-o temporariamente a uma condição fictícia, com todos os ajustamentos e reorganizações que isso implica. Foi possível, por exemplo, vê-lo a fazer o tipo de coisas que só é feito por personagens de maus romances: arregalar os olhos de espanto, franzir uma sobrancelha intrigada, suspirar resignadamente, etc. O facto de ter sofrido um golo no qual não teve quaisquer culpas conseguiu por fim restaurar alguma normalidade, e torná-lo humano outra vez.
PICCINI
Nomeado responsável pela maxipereiração de lançamentos laterais para dentro da área adversária, tem-se dedicado com brio à tarefa, colhendo hoje os primeiros frutos no lance do primeiro golo. Acumulou mais uma mão-cheia de iniciativas ofensivas “interessantes” ao seu currículo, correndo um bocadinho mais devagar do que Schelotto, e escolhendo um bocadinho melhor os sítios para onde corre. Interessante é igualmente o seu hábito de fazer um atraso mal medido por jogo. Hoje tem a desculpa de a bola parecer ter prendido num relvado demasiado seco. É possível que não tivesse acontecido caso o relvado fosse regado à mangueirada antes de o jogo começar. E é possível que não volte a acontecer caso a cabeça de Piccini seja regada com os perdigotos de Jesus depois de o jogo terminar.
COATES
Apesar de todos os alertas de segurança difundidos por toda a parte, houve pelo menos uma pessoa no planeta que olhou directamente para o Sol durante o eclipse de segunda-feira, e passou o jogo inteiro ainda a padecer dos efeitos. Será temporário, em princípio.
MATHIEU
Tal como Coates, deixou-se antecipar por Alibec um número de vezes suficiente para levar algumas pessoas a acreditar que o que aconteceu se deve aos méritos de Alibec e não, como previamente explicado, ao eclipse do sol. Ao contrário de Coates, começou a assentar ainda na primeira parte, melhorou na saída de bola, e tratou o esporádico chuveirinho romeno na segunda parte com a condescendência devida.
FÁBIO COENTRÃO
Os cuidados com a sua condição física fizeram hipocondríacos de todos nós. Ao mínimo piscar de olhos de Coentrão, centenas de adeptos alarmados suspeitam imediatamente o pior: distrofia muscular, febre hemorrágica, hantavirose, raquitismo, rubéola, diplopia, miomas uterinos ou candidíase vaginal.
E no entanto foi um jogador romeno que chocou contra ele no seguimento de um canto a precisar de assistência médica imediata, enquanto Coentrão se levantou de pronto, a piscar os olhos (glaucoma? cataratas? o eclipse?).
Na verdade, se alguma coisa representa um risco imediato para a sua saúde, é o posicionamento defensivo dos colegas: a repetirem-se erros colectivos ao seu redor como os da primeira parte, é possível que o homem sofra um torcicolo, de tanto abanar a cabeça. Fez um grande jogo.
BATTAGLIA
É um trinco tão à moda antiga que se julgaria quase uma espécie em vias de extinção, e com uma qualquer campanha de recolha de fundos em curso para o salvar. Aquele estilo de escangalhar as linhas de passe da outra equipa aliado a uma miopia parcial (ou mesmo total) às linhas de passe da sua própria equipa sobrevive no futebol de hoje apenas em diluições contemporâneas e doses homeopáticas.
Ou então nessa singular catarata do Niagara chamada Battaglia, que, honra lhe seja feita, ainda não tinha jogado tão mal como jogou hoje. Tentou o remate de meia distância ao minuto 46, avançando até ao espaço entre linhas: a bola acabou em Entrecampos.
Acabaria por fechar a contagem, com um remate muito mais preciso, efectuado a três centímetros e meio da linha de golo.
GELSON MARTINS
Na primeira parte destacou-se acima de tudo pelas intervenções defensivas quase sempre perfeitas, pois passou o tempo quase todo lá na frente a percorrer sozinho espaços desabitados, um braço erguido como se segurasse um candelabro, como um fantasma num castelo evacuado, a perguntar onde se enfiou toda a gente. (É possível que nem tenha dado conta dos vários romenos que fintou, tal a insubstancialidade dos mesmos).
Depois do intervalo, decidiu matar o jogo, antes que o jogo me matasse a mim.
ADRIEN
Fez talvez a exibição mais agradável desde o início de época, portanto como é óbvio saiu lesionado depois de levar uma cotovelada nas costelas. A realidade precisa de novos argumentistas.
ACUÑA
A sua reputação de nunca desistir de um lance precedeu a sua chegada e tem-se confirmado de jogo para jogo. E hoje deu imenso jeito, este hábito de nunca desistir de um lance à primeira – até porque raramente conseguiu ganhar um lance à primeira.
Mas foi frequente ganhar um lance à segunda, desarmando ou atrapalhando adversários atordoados com o sucesso de terem ganho o lance à primeira. Não deixa de ser animador que numa exibição com vários erros de decisão e que nunca passou do razoável tenha sido tão decisivo e tenha estado envolvido em tantos golos. Mas naqueles lances em que tem a bola no pé e encara de frente o defesa contrário, a verdade é que continua a ser pouco impressionante.
BRUNO FERNANDES
Na retina e na memória de todos ficou e ficará a jogada absolutamente ridícula ao minuto 77, quando arruinou um contra-ataque promissor com uma abertura patética de pé esquerdo, demasiado curta, e portanto fácil e triunfantemente interceptada pelo defesa do Steaua.
Tirando isso não esteve mal.
DOUMBIA
A surpresa no onze inicial, relegando Dost para o banco e estreando-se assim a titular em Bucareste, cidade que se notabilizou na história recente pela maneira como trata líderes que acumulam más decisões: não com um despedimento por justa causa, mas colocando-os perante um pelotão de fuzilamento e enfiando-lhes 120 balas no corpo.
Felizmente para todos marcou um golo à primeira oportunidade, só não marcou outro porque um toque demasiado pesado impediu que se isolasse, e esteve geralmente bem.
BAS DOST
Destacou-se por ser suplente, destacou-se ao entrar na segunda parte, destacou-se na recuperação de bolas no flanco direito, destacou-se em enfiar mais uma batata lá dentro, destacou-se nos afectos, nos abraços, no pegar crianças ao colo.
Acabou por ser uma noite normal.
PETROVIC
Entrou antes de Bruno César, tem motivos para se sentir optimista em relação ao futuro.
BRUNO CÉSAR
De todas as pessoas chamadas César que continuam a ocupar os cargos que ocupam perante uma reacção quase consensual de incompreensão, Bruno César é talvez o que menos laços de parentesco tem com Carlos César….”
E só mais uma importante palavra…
Spoooooorting…!!
SL
24 Agosto, 2017 at 12:26
Que me desculpem os Tasqueiros mas esta mensagem é para o nosso treinador e só para ele.
Caro Jorge, como escrevi há tempos, os romenos nunca estiveram no nosso nível.
E se no jogo da primeira mão assim o pareceu, foi porque fizeste asneira. Ontem resolveste fazer uma experiência — tu é que os conheces — a qual, felizmente, resultou em pleno.
Não me venhas dizer que a cena »são do nosso nível« era para motivar os nossos jogadores porque os romenos também são gente e poderiam pensar que são mesmo do nosso gabarito.
Desde sempre — mesmo quando treinavas os outros gajos — que me parece que percebes um bocado de bola. O teu problema é quando falas. Lembras-me aquelas senhoras muito interessantes e bem constituídas fisicamente que quando abrem a boca — para falar — perdem quase todo o encanto.
Por isso, peço-te com todo o respeito que evites falar. Sobretudo, não inventes falando. Se queres inventar, fá-lo com a equipa. Podes, por exemplo, experimentar o Podence à baliza, libertando o Rui para a posição 6 caso o outro bacano vá para o estrangeiro.
Já provaste à rapaziada que Adrien e Bruno são mais que compatíveis. E não o fizeste falando. Boa malha. Também já nos demonstraste que ter dois pontas de lança — ou o que quiserem chamar-lhes — é muito bom. Não para jogarem juntos mas para alternarem conforme os jogos e situações de jogo. E não o fizeste falando. Boa malha.
E podia continuar mas não o faço porque tenho que ir lavar as partes na piscina.
Já agora, aproveito para te dizer que não vale a pena ouvires os comentários da maioria da CS após a vitória de ontem. Houve uns gajos que estiveram quase dez minutos a falar do golo que sofremos. Outros afirmaram que termos três equipas na Champions é mau porque sendo uma competição mais difícil pode fazer com que o nosso coeficiente do não-sei-o-quê baixe. Enfim, o chorrilho de asneiras do costume alvancado no receio da força que estamos a revelar ainda para mais com a maçaroca que vai entrar.
Agradeço-te o jogo de ontem. Se me quiseres responder fá-lo por escrito. Mas não fales.
24 Agosto, 2017 at 13:49
Foda-se, houve paineleiros a dizer isso? A azia é fodida!
24 Agosto, 2017 at 12:27
Este é o meu SPORTING!!
JJ se queres bazófia é agora depois de espetar 5 em Bucarest e 5 nos facadas vimaranenses… tens até sábado para usar e abusar e pedir um Alibec e tudo!
No fim-de-semana toca a baixar a bola, reagrupar tropas que temos um campeonato para ganhar e está mais que provado que nesta Liga dos E-mails temos de jogar o triplo dos outros para ser campeão, porque o dobro jogamos há 2 anos e não chegou!!
Saudações Leoninas
Ps: Queria verdadeiramente apanhar REAL – PSG – Liverpool.
Poder desfrutar verdadeiramente da champions sem obrigação sequer de pontuar.
O meu desejo é mesmo voltar a ser campeão de Portugal por tudo o que isso representa e representará!
24 Agosto, 2017 at 14:54
Mas aí corremos o risco de nem ir à LE, acho que seria uma pena.
Já para não falar que vitórias dão €, por isso prefiro apanhar com uma ou duas equipas teoricamente mais acessíveis.
24 Agosto, 2017 at 13:48
Só mais uma nota, o passe do Bruno Cesar para o Fernandes na jogada do 5o golo é de uma precisão milimétrica.
Não se esquecam deste tipo de coisas; BC é um excelente jogador embora seja fácil considerá-lo um remendo por ser útil.
Além de grande capacidade técnica, é inteligente e maduro. O tipo de jogador que precisamos ter nos momentos certos
24 Agosto, 2017 at 14:20
Bruno Fernandes, craque, a jogar assim não vai demorar muito até o pessoal do Barça perceber que contratou o Português errado para o meio campo, é aproveitarmos enquanto ele está cá. Não é por acaso que quando jogava na Udinese – Di Natale – seu colega de equipa, capitão, e lenda do clube classificou BF como o melhor jogador do plantel. Na altura só lhe faltava consistência exibicional e maior concentração durante os 90m, algo que foi melhorando com os anos em Itália.
Alibec, 2 milhões? Se isto não é um grande negócio não sei.
Vitória normal, somos melhores e provamos isso em campo.
24 Agosto, 2017 at 14:55
Excelente post do mister do café.
Aquilo que se tem escrito ultimamente é demasiado grave para ficar esquecido com duas vitórias.
Não vale a pena assobiar para o lado. Estamos mesmo divididos e há pessoas a tentar destruir todo o trabalho que se está a tentar fazer no dia a dia do clube.
24 Agosto, 2017 at 15:27
Muitos dos que criticam exageradamente nesta fase (principalmente depois do empate em casa com os romenos) estão queimados com o ano passado.
Vai de cada um gerir as suas expectativas como bem entender.
Uns olham para o primeiro ano de JJ e acreditam que este pode ser igual ou melhor, outros olham para o segundo ano de JJ e estão de pé atrás.
Isso para mim não é destruir nada, pois quem gere e decide é o presidente.
Desde que os que criticam continuem a apoiar a equipa no estádio, ajudem a equipa com quotas, etc… estão no seu direito.
Se falarem mal por falar, se o fizerem na net armados em heróis atrás do teclado, a conversa é outra.
Bater palmas a tudo tb não é saudável. Futebol move paixões…
25 Agosto, 2017 at 18:46
Eu adoro o facto de tu achares que eu bato palmas a tudo, Braveheart.
Frequência e intensidade. É só isto que me preocupa.
Menos frequência e menos intensidade, para que fique claro.
Ah e que, pelo menos, alguns tentem esconder a maldade.
Sem disfarçarem fica difícil para um gajo como eu não responder.
Como dizes, talvez seja a minha paixão pelo Sporting e o desejo de manter a direcção e o treinador enquanto eu achar que são competentes e apaixonados pelo Sporting.
24 Agosto, 2017 at 15:45
Cinco secos em Guimarães seguido de mais cinco com um de troco na Roménia. Tenho que rever a minha teoria dos calções brancos.
24 Agosto, 2017 at 16:00
Estas duas vitórias deixaram os sportinguistas felizes, depois do comprometedor empate na primeira mão e exibições pouco conseguidas frente a Aves e Setúbal. O futuro pode ser risonho, não queira JJ inventar muito com o fabuloso plantel que tem nas mãos. Não esqueçamos que eliminar os romenos era a nossa obrigação, tal a diferença abismal entre as duas equipas.
Pena que na hora da vitória andem por aqui uns abutres à procura de carne e nem queiram festejar o nosso apuramento.
24 Agosto, 2017 at 20:44
Festejar, festejei ontem e À GRANDE!!!
Agora, desses ‘abutres’ que mencionas é que não os vi por aqui ontem … DEvem ter ficado obstipados …
Ups, perdão, ai quando referes ‘abutre’ estavas a referir-te a quem defende o SCP independentemente de tudo e todos … Hummm …
Pena que, na hora de exibições menos conseguidas andem por aqui ‘aves agoirentas’ a criticar tudo e todos de forma perfeitamente leviana …
24 Agosto, 2017 at 17:04
Rifemos os Ruiz A. e B., e façamos regressar Nani. Caso William não saísse, seria a equipa mais forte que eu me lembro de ver no Sporting desde 73/74.
24 Agosto, 2017 at 20:52
Depois de ler o post do Míster do Café … http://misterdocafe.blogspot.pt/2017/08/chapada-5.html?m=1
Retive e reproduzo aqui estes parágrafos …
“Peço aos Sportinguistas que apoiem esta equipa durante toda a época e no fim faremos contas. No final da época teremos possibilidade de pedir cabeças ou de aplaudir. A critica construtiva é bem vinda em qualquer momento da época. Agora, o que assisti ao longo dos últimos dias onde se colocou tudo em causa sem o mínimo de discernimento e de lógica não é positivo para o clube e muito menos justo. O próprio Presidente já colocou a cabeça no cepo em relação a títulos neste mandato. Perante isto, custa muito apoiarmos os nosso presidente, a nossa equipa técnica e os nossos jogadores? É mais fácil sermos campeões se estivermos ao lado da nossa equipa ou se estivermos constantemente a colocar o trabalho das pessoas em causa?
Nada foi conquistado e a época ainda agora começou. Temos de ir pensando jogo-a-jogo. Encher Alvalade contra o Estoril e conquistar mais 3 pontos. Siga!”
Oxalá sirvam para alguns ‘rebates de consciência’ …
SL
24 Agosto, 2017 at 20:54
Não me digas que vais voltar a Alvalade independentemente das “prima-donnas”?
24 Agosto, 2017 at 22:37
Mas para voltar a Alvalade, tenho que anunciar isso aqui na tasca ou noutros fóruns Leoninos … Ou tenho mesmo que solicitar que tal seja publicado em Diário da República???