Finalmente, com o mercado fechado já é possivel fazer uma análise aos planteis das equipas grandes, dos crónicos candidatos ao titulo, Analisando isto, sem qualquer amor ao clube e ao jogador. Analisando, esquecendo Padres, voucher e frutas desta vida. Analisando a qualidade, o potencial e o que podem (ou não valer).

Análise Geral:

Sporting C.P. – Tem indiscutivelmente um plantel melhor do que a época passada. A defesa parece ser, na minha opinião, o sector que mais deu um salto qualitativo. Mathieu e Coentrão sobretudo oferecem ao lado esquerdo da defesa, garantias que Ruben Semedo e Marvin não davam. O meio campo tem muitas e boas soluções, mesmo apos a saida de Adrien e o Ataque não perdeu ninguém e ainda ganhou Doumbia.

S.L. Benfica – É indiscutivel a falta de soluções que tem depois das saidas de Ederson, Lindelof e Nelson Semedo. Por muito que se diga que sim, servem, Bruno Varela, Jardel ou Lisandro e André Almeida não são a mesma coisa, e arrisco a dizer que não vão ser. Neste sector que, normalmente, é por aqui que se costumam ganhar campeonatos a equipa está mais fraca. Meio Campo e Ataque estão iguais (com muita e boa qualidade) ou até melhores Seferovic dá coisas à equipa que não tinha com Jimenez nem Mitroglou.

F.C. Porto – É muito complicado para mim dizer se o Porto está melhor que a época passada, só vendo estes primeiros jogos. Mérito de Conceição: soube aproveitar o que de muito bem Nuno tinha (a defesa) e aqui ainda lhe juntou um grande DD, Ricardo. Por aqui estão bem, tal como estavam. A minha duvida está na frente. Mantem-se os protagonistas, exceto a troca Abouba/ André Silva. E apesar de achar Aboubakar bom avançado, bom jogador com bola, tenho muitas duvidas que será um bom companheiro para Soares. Para não falar da falta de soluções, estar a perder e colocar Marega, Hernani ou Herrera não é certamente o sonho de qualquer treinador. Veremos como reagem ao primeiro desaire, mas para já Nota Claramente positiva.

 

Comparação Jogador a Jogador

(Tive em conta que as equipas vão jogar em 4x4x2 e estes devem ser na teoria os titulares)

GR
Rui Patricio – Varela ;- Casillas

Minha opinião, temos o melhor dos 3. Se o ano passado dizia que Patricio era muito bom, mas que para mim Ederson era realmente um monstro e um dos melhores do mundo. Este ano não tenho duvidas, temos o melhor GR do campeonato. O Porto não está nada mal servido, Casillas é seguro, mas longe do melhor que foi. Varela quanto a mim, não sendo mau, não me parece estar ao nivel de uma equipa que Luta pelo titulo ou pela Champions.
Escolha: Rui Patricio – Sporting

DD
Piccini – Andre Almeida – Ricardo

Que Piccini é mais jogador que Schelotto, sem duvida. O que vai ser ainda não dá bem para ver. Está a crescer de jogo para jogo. André Almeida nunca me entusiasmou, mas de uma coisa tenho de admitir, desenrasa bem. Numa defesa forte não é por ele que compromete. Ricardo aqui ganha aos outros destacado. Muito bom a atacar e forte a defender. Não acompanhei o crescimento dele em França, mas estes jogos esta época deu para ver que é realmente uma boa aquisição.
Escolha: Ricardo Pereira – Porto

DE
Coentrão – Alex Telles – Grimaldo

Se calhar a escolha mais dificil de todas. Tres bons Defesas esquerdos, todos com potencial para serem muito bons. Aqui nenhum dos grandes está mal servido. A minha escolha vai recair em Telles . Apenas porque neste momento Coentrão está ainda a procura da melhor forma e Grimaldo passa metade da época lesionado.
Escolha: Alex Telles – Porto

DC Direito
Coates – Felipe – Luisão

Vou ser muito sincero, nenhum dos 3 me encanta. Coates é um monstro, forte no jogo aéreo, forte na marcação e um “monstro” nas dobras. Felipe é muito certo, raramente comete um erro e tem um poder de concentração acima da média. Principal Lacuna é a sair a jogar, mas isso tambem Coates. Luisão é Luisão. Para a idade que tem é muito bom. Nunca foi na minha opinião um central de topo, mas fez sempre boas duplas. A experiencia é um posto, mas mesmo assim fica atrás dos adversários nesta eleição. A minha escolha recai em Felipe (pela época passada)
Escolha: Felipe – Porto

DC Esquerdo
Mathieu – Jardel – Marcano

Sai a jogar como já não via á muito em Portigal. Poder de Antecipação muito bom, duro e com um jogo aéreo muito forte. Peço desculpa, mas apesar de achar Marcano bom central (embora ache que nunca será “patrão e Jardel que este ano é uma incógnita, Mathieu é a minha escolha. Bem fisicamente e será o melhor reforço deste defeso em Alvalade.
Escolha: Mathieu – Sporting

Mdef
William – Danilo – Fejsa

Continuo a achar que para William ser Top Mundial, falta-lhe uma coisa naquela posição agressividade (tipo o que Rinaudo tinha que chegue e sobre, lembram-se), tudo o resto está 10x acima de Danilo e Fejsa. Com a cabeça no Sporting é de longe o melhor trinco. Joga e faz jogar. Danilo e Fejsa tem muitas semelhanças. Ambos bons a defender, e “medianos” a atacar, embora Danilo tenha melhorado. Muito do mérito defensivo destas duas equipas na ultima epoca se deve a estes “6”. A minha escolha recai em Danilo por ser melhor em 3 atributos: A nivel fisico (Fejsa passa muito tempo lesionado), jogo aéreo e no Desarme sem falta.
Escolha: William – Sporting

MC
Battaglia– Pizzi – Oliver

Battaglia tem raça, entrega, muito bom a nivel defensivo, bom na condução de bola e muito rápido. Falha ainda a nivel técnico, tem dificuldades na leitura de jogo ofensiva e na parte dos passes longos. Pizzi é mais jogador, fruto da experiencia já acumulada é um jogador que está num patamar superior aos outros 2. Passa por ele todo o jogo do benfica e quando falha (raramente) ~coincidem com as piores exibiçoes dos encarnados. Oliver é daqueles que não enganam, é bom jogador, mas parece-me do género que nunca será um 8, mas também nunca será um 10. Dotado técnicamente, mas quanto a mim falta intensidade e agressividade para poder ser um Box to Box. Danilo ainda o vai disfarçando, um dia que falhe …
Escolha: Pizzi – Benfica

Ala Direito
Gelson – Salvio – Corona

A escolha aqui acaba por ser fácil. Gelson é a estrela emergente. Verdadeiro craque que vai continuar a explodir esta época. Se melhorar no puder de decisão estará para mim entre os melhores extremos do mundo. Salvio é um grande jogador de equipa e muito importante para a estabilidade na equipa. Bom jogador. Finalmente Corona que me parece ter potencial para ser muito melhor do que é. Tem tecnica, finta e velocidade, tem tudo o que um bom extremo precisa, falta uma coisa importante, ser regular.
Escolha: Gelson – Sporting

Ala Esquerdo
Acuna – Cervi – Brahimi

Melhor servido nesta posição parece-me o Porto. Brahimi é daqueles que pode arrancar o golo do outro mundo, a jogada da noite… ou a assobiadela do jogo. Tem uma qualidade muito grande, continua a faltar um treinador que lhe ensine a juntar a qualidade ao coletivo. Acuna e Cervi sendo ambos muito bons parecem-me atrás da magia de Brahimi.
Escolha: Brahimi -Porto

P.L 1 (2º Avançado)
Bruno Fernandes / Jonas / ABoubakar

Coloquei Bruno Fernandes porque tem sido ele a jogar mais perto de Bas, embora não como 2º Avançado. Mas aqui a escolha é quase unanime, Jonas. Daqueles que joga e faz jogar. Arranja espaço e linhas de Passe onde poucos encontram. Marca golos, assiste … Aboubakar e Bruno Fernandes são muito bons e não é por esta posição que alguem vai perder o campeonato.
Escolha: Jonas – Benfica

P.L
Bas Dost – Seferovic – Soares

34 golos no ultimo campeonato mostra verdadeiramente a valia de Bas. Finalizador nato, homem de area que com JJ aprendeu a jogar fora da sua zona de conforto. Um verdadeiro goleador. Num patamar inferior está Soares. Bom avançado, muito agressivo a defender e atacar zonas de finalização. Uma lufada de ar fresco importante no ano passado na turma azul e branca. Não é dotado tecnicamente, mas compensa em vontade o que lhe falta em qualidade. Finalmente Seferovic, 4 golos na ultima epoca, não sao bom cartao de visita, mas a verdade é que se tem mostrado um bom reforço. Tem a velocidade que não tem Mitroglou e a mobilidade que não tem Jimenez, mas não deixa na minha opiniao de ser um verdadeiro 9. Será um perigo á solta e a ter em conta.
Escolha: Bas Dost – Sporting

 

Ou seja, de 11 Inicial:
Benfica – 2 Jogadores
F.C. Porto – 4 Jogadores
Sporting – 5 Jogadores

 

Outras Análises:

Treinador
Jorge Jesus / Rui Vitoria / Sérgio Conceição
Escolha: Rui Vitória (Um treinador Bicampeão parte sempre na Poleposition, não que seja melhor, mas parte com mais capital de confiança e menos pressão)

 

Suplentes

GR
Salin – Julio Cesar – José Sá
Escolha: Julio Cesar – Benfica

DC
André Pinto – Lisandro – Diego Reyes
Escolha: Diego Reyes – FCP

DL
Jonathan – Eliseu – Maxi
Escolha: Jonathan – Sporting

Medio
Bruno Cesar – Filipe Augusto – Herrera
Escolha: Herrera- FCP

Extremos
Iuri – Rafa – Hernani
Escolha: Iuri – Sporting

PL
Doumbia – Jimenez – Marega
Escolha: Jimenez – Benfica

 

Nota: Análise individual por posição. O individual ajuda muito, mas o que ganha é o colectivo.

 

TEXTO ESCRITO POR LuisMiguel
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]