Chamaram-me ontem à atenção para uma análise feita num programa da BTV, chamado Lanças Apontadas, onde foram apresentados alguns números sobre as contas do Sporting. O autor dessa análise chama-se José Manuel Antunes e, como não poderia deixar de ser, foi uma análise muito crítica a Bruno de Carvalho e ao R&C apresentado pelo Sporting… mas também carregada de incorreções e omissões que têm sido repetidas em vários espaços benfiquistas. Como tal, devem ser esmiuçadas com detalhe.
Vamos a isso.
(agora clicas aqui e delicias-te com este belíssimo trabalho do Mestre de Cerimónias)
16 Setembro, 2017 at 8:59
O que interessa uma “análise” às contas do Sporting feita por um lampião (quem é quem?) na tv oficial de outro clube?
16 Setembro, 2017 at 9:05
serve para confirmar o grau de propaganda que aquela espelunca debita. A relação entre os rabolhos e a realidade é cada vez mais ténue… aquilo é um cometa em direção dos confins do espaço.
isto nos intervalos dos jogos das nossas equipas porque eu acredito que hoje vamos passar para 3 pontos de vantagem sobre o 2º classificado e 5 pontos do 3º.
Acredito que vamos começar nesta jornada a abrir vantagem para a concorrência.
16 Setembro, 2017 at 9:26
Eu que só vejo btv qd os nossos putos jogam no Seixal, gosto de saber até que ponto eles vão na sua propaganda.
E depois uso esta análise do Artista para desmontar sem qq trabalho os lampiões que me rodeiam. Seja na família, trabalho ou desporto.
É que não tenho paciência para discutir com eles. Assim… lêem e metem a viola no saco.
16 Setembro, 2017 at 9:43
“Eh PA, estão falidos”
Sim…
“Eh PA, os bancos salvaram-vos”
Sim…
“Eh PA, os bancos só vos esmifram”
Sim…
“Eh PA, quem vos dera ter o JJ”
Sim…
“Eh PA, com o JJ estão fod…is”
Sim…
Felizmente, @work nem se fala de bola. Ajuda a manter a sanidade.
Continuo na minha, isto nem é assunto.
16 Setembro, 2017 at 9:05
O que vale é que não falam de nós na tv deles.
Tv que alias ta em altas. Entre esta analise e a lista dos corruptos, tá um mimo.
16 Setembro, 2017 at 9:27
É bom sinal que usem tempo de antena para este tipo de ataques aos rivais
16 Setembro, 2017 at 9:08
Isto é a destilação do lampionismo: burricos e desonestidade.
Mas louvo o trabalho de escribas como o Mestre e o Mister que metem as mãos, com uma luva até ao ombro, e lavam bem esse esgoto removendo essa porcaria que intoxica a mente dos mais distraídos.
16 Setembro, 2017 at 9:14
Há uma nota na capa da Bosta hoje que diz “árbitros vão deixar Facebook”
Cheira-me que vão ser obrigados a fechar contas para que blogueiros como o Mister não consiga depois ver os likes que eles têm nos sítios do benfica fotografias na luz, jantaradas com o orelhas, declarações de amor, likes no porco gil, ódio ao Sporting, etc.
Agora a sério, profissionais como os árbitros não devem ter filiações clubistas nem conflitos de interesse ou, se as tiverem que sejam abertamente declaradas, e devem mostrar alguma reserva à exposição pública.
16 Setembro, 2017 at 9:28
Um off-topic.
O meu comentário vai ser gigantesco porque queria comentar este post, a questão das escolinhas e a questão da política de comunicação. Comento pouquíssimo, mas leio religiosamente o que escrevem. Pena tenho de não poder ir mais vezes ao estádio.
O destaque que estamos a dar a este comentário no fórum blogosférico mais importante do universo sportinguista de um avençado da luz é um exemplo dos atrasos que temos na área da comunicação. Imaginam, se fosse ao contrário, teriamos os blogs vermelhos a comentar? É como cada vez que gritamos “quem não salta é lampião” ficamos definimos não pelo que somos mas por oposição ao que eles são. Isto vale para nós e vale para o porto.
As escolas são despesas de marketing, como o merchandising, como lojas de clube, a gestão de redes sociais, a oferta de cartões de sócio a recém-nascidos, núcleos sportinguistas e outras variáveis. A assessoria de imprensa, o Facebook do Presidente, as entrevistas e conferências ou porta-vozes são variáveis/despesas de relações públicas. Tudo isto faz a comunicação e o branding que é o Sporting.
Dito isto, não estou à espera de um novo CR7 vindo da Grécia. Mas estou à espera que os gregos olhem para o Sporting como um exemplo de formação futebolítica a par daquilo que se olha para o Ajax ou para o Barcelona. Tenho dúvidas que alguém pense as escolas além dos fees. Os materiais que fornecemos deveriam ter um chapéu de comunicação único: por exemplo sucesso desportivo associado ao sucesso escolar, como acontece na La Masia. Se isto custa dinheiro, não vamos ter ilusões. O custo é sempre inferior ao benefício a médio longo prazo. O Sporting deixou de ganhar títulos e perdeu a corrida do clube português com maior notoriedade quando as estruturas do Sporting deixaram um seu formado numa filial (Maputo) passar para o Benfica. Aí, o jogo mudou e nesses anos a balança pendeu decisivamente a favor dos lampiões, apesar dos esforços de Alfredo Trindade e de Peyroteo. A grande marca desportiva portuguesa é o benfas. Os media e o mundo convivem com lógicas dualistas em territórios secundários como é o português. O porto, por seu turno, criou a sua marca em torno do norte. Cada vez que se diz “Porto Canal” está-se a promover a marca. Claro que tentam colar-se aquilo que também é a imagem do norte português: apresentam-se como os mais trabalhadores (por issoé que ouvimos aquelas conversas do “à porto”) e os que lutam a partir de baixo.
O deserto de títulos do Benfica poderia ter-nos ajudado se nós tivéssemos beneficiado desportivamente. Ora, o roquetismo desperdiçou uma oportunidade de ouro e ficamos enfeudados, do ponto de vista da imagem, a um clube beto da capital. E o fim das modalidades (provocando a saída de símbolos setoriais como Miguel Maia, Marco Chagas ou Carlos Lisboa) deu a estocada final na consolidação do Sporting em terceiro grande de Portugal.
Ora, isto implica que o clube invista muito em marca e em notoriedade, a par do investimento desportivo. Temos de gastar mais do que os lampiões ou os andardes. Temos duas marcas fortes para o exterior: formação e ecletismo. E uma ainda mais forte para o mercado nacional: a seriedade.
A nossa aposta deve ser conquistar novos adeptos cá e lá fora, para que isso exponencie a marca. Para tal, precisamos de resultados desportivos e de uma estratégia de comunicação que vincule toda a gente, de jogadores a dirigentes. E isto obrigaria Bruno de Carvalho a obedecer a esses ditames. Não deveria expor-se desnecessariamente, nem andar a desgastar-se com merdas. Um exemplo: preferia que o Sporting lhe pagasse o dobro (que mesmo assim seria menos do que o que ele merece pelo bem que fez ao clube. Ele salvou-o, não tenhamos dúvidas) a vê-lo a fazer publicidade à clínica Tallon.
Neste momento, o espetro de marca é ocupado pelo Benfica e, setorialmente, pelo Porto. Nós ficamos com as sobras. E isto tem consequências ao nível da relação com a imprensa. É claro que o Vieira dita os títulos à Bolha. Um Benfica à frente do campeonato dá leitores e alimenta a audiência. As audiências são gradativas, quanto mais, mais impacto têm. Quando se tem pouco, ainda menos vale. Esse é o caso do Sporting. E não é por acaso que foi no contexto da insignificância de marca do Sporting que o Record tentou ir buscar leitores benfiquistas, colocando o Manha à frente do bordel.
Contrariar isto não é fácil. A criação de canais autónomos, de tribo, foi excelente para estancar a queda da marca. A blogosfera mais ativa e mais eficaz é a do Sporting. Agora, o caminho tem de ser crescer e isso só com estratégias de afirmação da marca.
Sabemos que o Figo é um benfiquista vestido de verde e branco e que o CR7 é um tipo que se empenha qb. Mas deveríamos usá-los para nos promover naquilo que são as mais-valias da nossa marca: formação. Criar debates fóruns e trazê-los para falar do que se faz nas academias, juntar um João Mário ou um Adrien. E criar buzz naquilo que deve ser a nossa marca. É o que o Ajax tem feito desde há muitos anos.
Temos de ter mais e melhor mechandising melhor distribuído. O nosso foco deve ser o seguinte: conquistar os miúdos de famílias que não sejam fanáticas de outros clubes e aumentar a nossa massa adepta.
As academias não servem para encontrar Cr7s. As academias servem para isto que eu referi acima. E sim, não podem existir academias com cartazes ou coisas de outros clubes. E temos de criar torneios de academias, com a presença de antigos jogadores ou jogadores mais velhos do plantel e mesmo de outras modalidades do clube. Repito, não é para encontrar novos jogadores mas para criar condições para que uma parte desses putos quando crescer olhe para trás e veja nesses anos como dos mais felizes da vida. Se assim for, serão sportinguistas e farao do seu nucleo familiar uma célula sportinguista.
Isto custa dinheiro. Muito dinheiro. Mas é essencial para afirmarmos a nossa marca. Resistimos anos sem títulos, entricheirando-nos como irredutíveis gauleses numa Galia conquistada pelos benfiquistas romanos. Agora é tempo de, paulatinamente, reconquistar território. E isso só se faz com dinheiro e vitórias desportivas. Mas diria mais: é mais importante aquelas três marcas – formação, ecletismo e seriedade – do que simples vitórias desportivas. Ser do Sporting, já o provámos, não depende de resultados desportivos.
E sim, acho que o gabinete de media do clube tem feito erros atrás de erros. Tudo porque a cabeça do sistema (BdC) está mais preocupada com uma vírgula na Bolha do que em ver a linha do horizonte. E porque tem tiques autocráticos que leva o resto do pessoal abaixo a comportar-se para querer agradar ao chefe. Além disso, mal ou bem, o Francisco J. Marques é um dos jornalistas desportivos mais inteligentes de Portugal e está no Porto (o que ele faz todas as semanas é prova disso). E junto ao Colombo está um antigo assessor presidencial e um antigo assessor de primeiro-ministro, com todos os contactos privilegiados que têm. Na gestão dos media não estamos sozinhos e partimos atrás. Sem falar nas ordens diretas aos diretores de jornais.
16 Setembro, 2017 at 9:37
O teu post é longo mas vale muito a pena ler.
Sei que precisamos de um título de campeão. Ajudará em todas as outras áreas do clube. Será a rampa para expandir a marca interna e externamente.
16 Setembro, 2017 at 9:39
Mereceria ser post(?)
A imagem (a forma, a tal forma) interessa. Ajuda a captar adeptos e clientes. E o Sporting, por força das circunstâncias, não se pode restringir ao país e à diáspora.
16 Setembro, 2017 at 9:40
Claro, não podemos deixar de ser um clube com titulos de forma regular. Mas não são as vitórias que definem a nossa marca. Isso já mostramos no passado. E não acho que é por termos muitas vitórias (temos que ter algumas, que não termos tido) que teremos mais adeptos. A estratégia passa mais pelo que escrevi.
16 Setembro, 2017 at 10:02
Não falo no título pela vitória em si, mas pelo mediatismo.
E claro, tem de haver estratégia. Boa, já agora.
16 Setembro, 2017 at 17:09
Sim, claro. Precisamos de notoriedade que nos é dada com vitórias em títulos relevante (Champions ehehe, campeonato ou liga europa, o resto são peaners). E precisamos porque é necessário alimentar a malta adepta que ser sério (e diferente) compensa. Não tanto como nos outros casos, mas compensa. E sabemos que para nós é mais duro porque somos anti-establishment. Aliás, se há uma coisa que acho que o BdC fez bem foi assumir-se antissistema. Definiu a posição estrutural do Sporting no contexto global. O problema são os erros conjunturais de fundo e o discurso rasca que agrada à tribo sportinguista mas não ajuda na afirmação do clube pela diferença no contexto dos media e da comunicação.
16 Setembro, 2017 at 9:53
Ralph,
Excelente comentário!
16 Setembro, 2017 at 10:42
Muito bom, merece um post
16 Setembro, 2017 at 11:55
Excelente texto, Ralph Meade!
Concordo com isto tudo! Muito bom!
O BdC, e o Sporting por arrasto, tinha tanto a ganhar se percebesse que não pode ter actuações como a que teve na ultima “entrevista”.
16 Setembro, 2017 at 15:24
Ralph,
Excelente comentário. Se não comentas muito então deverias fazê-lo mais vezes.
Abordagem tremendamente lúcida na questão das Academias e política de comunicação.
16 Setembro, 2017 at 19:11
Muito longo. Vou esperar que vire filme. 😀
Estou a brincar!!!!! Li tudo! 😀
Excelente comentário que deveria virar post, a ver se não passa despercebido.
SL.
16 Setembro, 2017 at 9:31
Os dois “mdc” fazem um excelente trabalho e acabamos por ter uma vertente financeira e uma vertente desportiva (que é mais bastidores que outra coisa qq).
E nem me interessa quem são ou como obtêm a informação. Gosto do conteúdo e aquilo dá trabalho.
16 Setembro, 2017 at 9:52
Oh Cherba, bota aí o resto do programa.
É que farta aquela parte em que o norte-coreano ex-Alverca pedia para não falarem dos outros…
Ah, falta tb a parte em que eles falam das próprias contas… Ah, esquece! Essa parte aí é só dizer “faturamos mais de 200m€”… Pois, pois. O meu pode ser de menta e chocolate, SFF..
16 Setembro, 2017 at 9:52
*falta
16 Setembro, 2017 at 9:55
Passam a vida a colar com cuspo um dos maiores vigaristas que lá passou ao Bruno.
Mas depois abanam à cara podre um dos seus ex-vice…
#coerenciarabolha
16 Setembro, 2017 at 10:41
Pode ter sido um grande vigarista Ricardo, mas gostava que lá tivesse continuado mais um tempo para ver onde o sport lisboa ia parar.
Saudações Leoninas
16 Setembro, 2017 at 10:44
Foi nessa altura que lhes chamavam Seremos Leiloados Brevemente, não foi?
O Godinho foi o nosso Vale e Azevedo
16 Setembro, 2017 at 10:47
E se não é mais ou menos nessa altura a irmã do Drº Dias Ferreira eram mesmo leiloados
16 Setembro, 2017 at 10:33
Tenho pouca paciência para ver alguns programas da Sporting TV (no fundo todos os que sejam de “debate”)…muito menos tenho paciência para ouvir lampiões encartilhados sobre o Sporting. Agradeço ao MdC pelo trabalho que fez para quem se preocupe com isso e ao Cherba a partilha mas sinceramente…importo-me tanto com isto como com a reprodução das formigas em pleno inverno…
16 Setembro, 2017 at 12:15
Mais conversa para boi dormir! Next. Sabem uma coisa? Hoje joga o Sporting. Hoje é para cair em cima do Tondela, sem piedade.
16 Setembro, 2017 at 12:45
Mas como querer…
Que uma análise feita por uma “bosta”…
Possa ter “um cheiro” agradável…?
Por mais “água de cheiro” que se lhe deite para cima…
“Cheirará sempre ao que é…uma merda…!!”
E mais não digo…(embora creia ter dito tudo…)
SL
16 Setembro, 2017 at 13:23
+1
16 Setembro, 2017 at 13:00
Este Antunes é o mesmo que divulgou a lista de clubes mais corruptos da Europa, mas onde curiosamente se esqueceu de mencionar o nome do seu clube.
Alguma imprensa europeia já fez questão de relevar que o merdafica está envolvido em esquemas de arbitragens corruptas (mails).
Não seria má ideia enviar aos clubes visados todas histórias que aqui no burgo se sabem sobre o merdafica mas que passam ao lado da maioria de imprensa europeia (vouchers, padres, queridos, bruxos, avençados, cartilhas, etc.).
16 Setembro, 2017 at 14:08
O benfica só tem lá pa(i)neleiros gordos! Em vez de cérebro têm um cagalhão. Comem merda todos os dias e destilam fezes.
Estes cornos de porco já nem merecem argumentos, só insultos, pijamas às riscas com matrícula à frente e atrás e um par de murros nos cornos.
Isto é assim, um Filho de Puta é sempre um cobarde. Este energúmeno este coninhas de sabão foi o pa(i)neleiro que andou a incitar à violência e a encomendar a essa quadrilha de assassinos que, são os NNGays que dessem porrada ao Pedro Batista! Esse asco COBARDE de banha untuosa e crápula, que manda praticar crimes como o faz o chefe dele, pode ficar a saber que eu não ameaço:
– Dou nos cornos da escumalha, mesmo com a idade que tenho,não mando dar, não me ensaio e não aviso. No dia em que nos cruzarmos, quando perceber o que lhe aconteceu, já está no chão com dois murros nos cornos. Quando o virmos na btv com a tromba feita num oito, lembrem-se que sabem quem o enfardou. Sim, este corno, apa(i)neleirado como é, há-de vir mostrar as mazelas e chorar como um rapariguinha a quem tiraram a boneca que ela estava a estragar.
Começo a ter em carteira algumas promessas por cumprir, está chegada a altura de começar a dar-lhes provimento.
16 Setembro, 2017 at 15:26
Pessoalmente, 0 fucks given acerca do que estes dizem ou possam dizer.
16 Setembro, 2017 at 15:54
Mt do que dos nossos dizem e fazem é não-assunto. Ja conteúdos da btv convém esmiuçar.
16 Setembro, 2017 at 16:14
Post importante.
“Keeps you friends close and your enemies closer.” (ou algo do género).
Excelente o trabalho do MdC.
SL.
16 Setembro, 2017 at 16:18
“E porque tem tiques autocráticos que leva o resto do pessoal abaixo a comportar-se para querer agradar ao chefe.”
Ou então está (ainda) rodeado de pessoas sem estofo para travar a guerra onde estamos inseridos.
Era porreiro que este mito lançado por certas pessoas fosse desmascarado.
Já chateia.
16 Setembro, 2017 at 19:00
PSFilipe, a micro-gestão de comunicação do Presidente é caótica. Se o que ele faz é por conselho dos seus subordinados então eles são mitómanos e burros que nem uma porta. Se ele o faz porque está no seu instinto então é porque os seus subordinados não têm força para serem ouvidos por ele como conselheiros de facto. Uma das regras atuais de gestão é que comunicação é uma área científica como outros mecanismos de gestão (contabilidade, recursos humanos, stocks, logística). Se sairmos da nossa visão de adeptos, a imagem do Sporting é amadora e excessivamente dependente dos humores do seu líder. Isso é um erro e contraproducente em relação ao que deve ser a nossa marca.
Repito, o Presidente é o melhor que nos aconteceu. Votei nele e voltarei a votar. Para ele deixar de ser o melhor de nós para liderar o nosso Grande Amor é preciso que corra muita água debaixo da ponte que é o nosso clube. E o meu voto não está dependente de JJ ou de resultados desportivos. Mas que ele tem cometido erros complicados ao nível da gestão da imagem e da marca que só conseguirão ser ultrapassados a médio-prazo isso tem.
Sou apoiante em absoluto, mas não sou acéfalo. E ele tem tendência para não ouvir quem o rodeia nas áreas que ele acha que percebe. Ora, comunicação não é uma coisa de bitaites, é uma questão técnica de gestão.
16 Setembro, 2017 at 20:30
ÒH antunes poem-te a pau é com isto que se segue, ou ainda vais acabar na mesma cela do Azevedo.
Agora vou partilhar algumas noticias que encontrei sobre a lista dos corruptos.
“There are many different ways to attack a rival club. Words, banners, chants, scarves, and in some cases just pointing out simple truths are enough. In fact, the club television channel Benfica TV, decided to showcase images of the most corrupt clubs in Europe, an adaption of a story from the English daily newspaper Daily Mail. It’s an interesting and laughable decision…”
in: http://www.calciomercato.com/en/news/ac-milan-and-juventus-included-in-most-corrupt-clubs-in-europe-l-53734
16 Setembro, 2017 at 20:30
“The presentater on Benfica’s channel said the list was made by the Daily Mail but they said this list was never published. The club state that the e-mail containing the Daily Mail’s list was not of good enough quality to be broadcast.”
in: https://za.as.com/za/2017/09/15/football/1505485497_578183.html
Curioso ver como uma lista que tinha sido publicada em Janeiro (disseram o dia e tudo), afinal nunca foi publicada por falta de qualidade, enrolam-se em mentiras estes lampiolhosos.
16 Setembro, 2017 at 20:31
“Just a day after Rangers announced a glamour friendly with Benfica in Canada, the Portuguese side have risked the wrath of the Rangers fans and the club itself by listing it in a list of the most corrupt clubs in Europe….
It will be interesting to see the reaction from the Ibrox side and their supporters following the airing of this show and the declaration that Rangers are one of the most corrupt clubs in European football.”
https://www.lastditchtackle.com/blog/2017/9/13/benficatv-list-rangers-in-most-corrupt-clubs-in-europe-list
16 Setembro, 2017 at 20:31
“Juve corrotta”? La patetica accusa di Benfica Tv
in : https://www.juventusnews24.com/juve-corrotta-clamorosa-accusa-benfica/
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
“Non, l’OM n’est pas le club le plus corrompu d’Europe”
http://www.football.fr/buzz/articles/non-l-om-n-est-pas-le-club-le-plus-corrompu-d-europe-950848/