Sporting endured a disappointing league campaign last season after failing to build on the promise of Jorge Jesus’ first year in charge. It was a summer of change after losing star midfielder João Mário while 38 goal partnership Slimani and Gutiérrez both also left for new pastures. Dutch striker Bas Dost did his best to fill the void left by Slimani and Gutiérrez but ultimately Sporting looked third best going forward and in defence, finishing 12 points adrift of champions Benfica and 6 behind northern rivals Porto. Most Sporting fans craved defensive reinforcements over the summer and the club duly delivered bringing in Coentrão, Mathieu and Piccini. However, going forward a monstrous 50% of their league goals were scored by Bas Dost; a brow raising proportion for sure.
Tactically there are sound reasons for this. Jorge Jesus is well known for his exciting fluid 4–1–2–1–2 and 4–2–2–2 systems employed at Benfica and during his first season at Sporting. However, he’s gradually moved away from this approach in recent times to a more rigid system which puts more emphasis on the centre forward for goals. Perhaps Sporting have been unable to find a second striker in recent years but the signings of a more traditional winger in Acuña and move to a three man midfield point towards a system primed for getting the most out of Bas Dost.
Sporting scored 68 goals last season compared to Benfica’s 72 and Porto’s 71 which isn’t bad at all. But goals don’t tell us the full story as after all, they are very unpredictable events. Sometimes a shot nestles in the top corner from 40 yards out while on other occasions seemingly unmissable chances are hit well over the crossbar. The better team or striker doesn’t always score more goals, but they do tend to revert to the mean level of performance over a lengthy period of time. The process of creating numerous good quality chances and conceding few is what ultimately produces long term success. This is where expected goals (xG) can help us quantify a team’s performance with good reliability. Essentially xG models assign a probability rating to each shot depending on numerous variables such as shot location, assist type and much more. This creates a useful measure of chance quality.
What is clearly seen in the subsequent visualisations is the lack of support for Bas Dost with all Sporting’s other attackers hovering around the measly 0.2 xG/90 mark. This was strikingly different to both Benfica and Porto who’s attack offered numerous consistent goal threats.
As mentioned before, Bas Dost scored a mammoth 50% of Sporting’s goals in the league. By forming a probability distribution chart we can clearly see that given the chance quality (xG) of Bas Dost’s shots, he was most likely to score just 16 non-penalty goals. The chance of him netting the 27 non-penalty goals he scored last season was under 0.5%.
Devin Pleuler showed in this fantastic article that the correlation between scoring goals above expected from one year to the next was almost nothing. Although Bas Dost is probably a better finisher than the average player and likely to outperform expected goals, this analysis still puts doubt over his ability to score more than expected this time around. Goals tend to revert to the expected mean and variance means Dost could go the other way possibly even underperforming this time around. With Dost highly unlikely to score this many goals again, where do the goals come from that push Sporting past Benfica and Porto going to come from?
It may be the case that Sporting create more chances for Dost this time around. Acuña is an accurate passer that is stylistically a crosser of the ball and probably a better fit for Dost than Bryan Ruiz on the left. Gelson is also a more traditional wide player and can be expected to do even better this season at just 22 years of age. Bruno Fernandes will bring a creative spark to the middle of the pitch and improve the delivery to Dost too. But Dost over performed so spectacularly last season that even if Sporting do create much better chances this time around he is unlikely to produce the same output in terms of goals.
Gelson, Bruno Fernandes, Acuña and Doumbia: Can they lift the burden on Dost?
Despite scoring 13 league goals already this season the underlying performances are still not quite as good with Sporting overperforming in 78% of simulations. Sporting have managed to improve their output from 1.80 xG/game to 2.12 xG/game this season and although immediate signs are positive, the sample is small and the question is whether this improved output is sustainable.
Bruno Fernandes never really looked a goalscorer in Italy with 0.21 non-penalty goals/90 with Acuña hitting identical numbers in Argentina. Gelson has a better 0.41 xG/90 but the sample is small and he hit just 0.2 xG/90 last season; although at 22 he’s still young and potentially improving on the goalscoring front. In truth only new signing Doumbia has shown any real consistent goalscoring ability throughout his career with an impressive 0.84 non-penalty goals/90. However, he’s played nearly all his career at a level below the top Portuguese division and question marks remain over whether his style of play is suited to facing the deep block defences common in Portugal. He’s also not really an option alongside Dost which reduces the collective goalscoring threat that Sporting can field in the same line up. These moderate numbers and concerns over Doumbia do raise the question of whether Sporting’s improved xG output per game is sustainable going forward.
The reason Dost and Doumbia are unsuitable as partners is because they are poachers in style who stay high up the pitch away from build-up. Playing the two together up front would mean a lack presence between the opposition defence and midfield lines, potentially leading to insufficient options in the central areas to progress the ball. This commonly leads to the ball being played wide as a means to progress play and can force a team into a predictable crossing game. Therefore it’s not much of a surprise that Jorge Jesus has kept them apart during pre-season and hasn’t really looked at integrating them together at all thus far. On top of that Doumbia is most effective on the offensive transition when the ball is won high up the pitch in open games. Sporting rarely face this sort of game outside of European competition so there has to be doubts over whether he can produce what is required from Sporting as a lone striker on a consistent basis.
Summer transfer window: Could Sporting have done things differently?
Jorge Jesus’ move to a more rigid 4–2–3–1 has put increased emphasis on the striker for goals. This is a risky strategy especially when Dost overperformed so spectacularly in that role last season as and is highly unlikely to provide such a high number of goals again. New signing Doumbia just doesn’t seem like an ideal fit stylistically to take over from Dost if needed and isn’t really suited to playing alongside him either. Maybe Gelson can step up this season as his early performances have suggested but again the sample is small and it’s debatable if he can sustain this over the season considering his previous form in front of goal.
I do find it strange that Sporting haven’t paid more attention to the unsustainable nature of Bas Dost’s form. Perhaps analytics isn’t a big part of their operation but for me the logical thing would have been to look for someone who can play outwide and also as a second striker. This would give Sporting a lot of tactical flexibility, a bigger collective threat in front of goal, lift the pressure on Dost and Bruno Fernandes could drop seamlessly back into the number 8 role anyway. Maybe a deal couldn’t be made with this type of player but I find that hard to believe when Sporting have such good connections in South America while Gabriel Barbosa also made a loan move over the summer to rivals Benfica.
Conclusion
In the end despite considerable improvements defensively and numerous additions going forward I can’t help but think Sporting have made a mistake by not signing a forward who can play behind the striker or offer a real goal threat outwide. With Dost unlikely to provide the same output and no definite answers to replacing this, Sporting might just fall short of the title again this season.
Acknowledgements
This article was written with the aid of StrataData, which is property of Stratagem Technologies (www.stratagem.co). StrataData powers the StrataBet Sports Trading Platform (www.stratabet.com), in addition to StrataBet Premium Recommendations (https://stratatips.co/recommendations.html).
All simulations were performed using Danny Page’s Season Simulator (http://dannypage.github.io/).
este artigo foi sacado daqui.
18 Setembro, 2017 at 16:06
The reason Dost and Doumbia are unsuitable as partners is because they are poachers in style who stay high up the pitch away from build-up. Playing the two together up front would mean a lack presence between the opposition defence and midfield lines, potentially leading to insufficient options in the central areas to progress the ball.
E eis o motivo.
18 Setembro, 2017 at 16:07
Tem aqui muito sumo. Quando tiver lido com mais atencao ja ca venho outra vez
18 Setembro, 2017 at 16:29
“Sporting scored 68 goals last season compared to Benfica’s 72 and Porto’s 71 which isn’t bad at all. But goals don’t tell us the full story as after all, they are very unpredictable events. Sometimes a shot nestles in the top corner from 40 yards out while on other occasions seemingly unmissable chances are hit well over the crossbar. The better team or striker doesn’t always score more goals, but they do tend to revert to the mean level of performance over a lengthy period of time. The process of creating numerous good quality chances and conceding few is what ultimately produces long term success. This is where expected goals (xG) can help us quantify a team’s performance with good reliability. Essentially xG models assign a probability rating to each shot depending on numerous variables such as shot location, assist type and much more. This creates a useful measure of chance quality.”
Se durante várias épocas, o nosso grande problema era ter quem marcasse mais de 15 golos (ou ainda mais) consistentemente, como os nossos rivais tinham, a época passada tivémos uma defesa demasiado permissiva para um candidato ao título.
E não era algo que propriamente não se soubesse, uma vez que as laterais eram o nosso calcanhar de Aquiles há já algum tempo.
Se numas coisas o JJ ve mais a dormir que nós com os dois olhos bem abertos, foi de estranhar que ele não tivesse considerado necessário, para não dizer urgente, reforçar as laterais. Erro que este ano foi corrigido e ainda bem!
“The reason Dost and Doumbia are unsuitable as partners is because they are poachers in style who stay high up the pitch away from build-up. […] On top of that Doumbia is most effective on the offensive transition when the ball is won high up the pitch in open games. Sporting rarely face this sort of game outside of European competition so there has to be doubts over whether he can produce what is required from Sporting as a lone striker on a consistent basis.”
De acordo com a apreciação que faz de ambos mas não sei se serão assim tão incompatíveis. Tendo em conta o passado recente, para além do Dost também o Alan não participa no processo criativo e ainda assim, continua a jogar. 😛 (Calma Saké, calma)
“I do find it strange that Sporting haven’t paid more attention to the unsustainable nature of Bas Dost’s form. Perhaps analytics isn’t a big part of their operation but for me the logical thing would have been to look for someone who can play outwide and also as a second striker.”
Data science bitches! Se calhar, começar a olhar para a informação disponível sob uma outra perspectiva, não seria má ideia. Não quer dizer que se decidisse apenas com base nela mas poderia dar outro suporte às decisões tomadas.
18 Setembro, 2017 at 16:32
Bom eu li e reli e a minha principal conclusão é qque … não será nunca a rever xG de jogadores que se escolhe um bom avançado centro.
Uma coisa é a realidade, mesmo que traduzida através de um indicador (o xG) e a subsequente gráfico de distribuição normal para concluir que os 27 golos de Dost não deveriam ter acontecido.
Outra coisa é “a” realidade. Dost marcou mesmo os 27 golos, mesmo com xG baixo (e reparem que nem é inferior em nada aos jogadores comparados é até maior) …. e isso tem a ver com a forma como na REALIDADE a equipa jogou.
O que todos queremos é:
1. que não haja uma dependência de Dost para ganhar;
2. que na equipa existam mais jogadores a marcar mais golos;´
3 e que a equipa marque mais golos.
Para já é isso o que está a acontecer.
Acuna, Doumbia, Gelson e finalmente Bruno Fernandes devem ter uns xG manhosos mas o facto é que correm o risco de estragar muita análise estatística 😉
Se aplicarmos a mesma técnica de análise, nunca teríamos Bruno Fernandes na equipa. O xG dele deve ser zero ou perto disso … e hoje é só o nosso melhor marcador.
18 Setembro, 2017 at 16:36
O Bruno Fernandes nunca será escolhido pelo seu quoficiente de xG. Já o Dost, poderá ser relevante. Agora claro que a forma como a equipa joga tem um peso enorme no desempenho dos jogadores, seja para potenciar qualidades como para esconder defeitos.
18 Setembro, 2017 at 16:43
E qual era o xG de Dost antes de vir para o Sporting?
E que dizer de alguém que cria tão poucas oportunidades mas marca tantos golos?
Quando contratas, contratas potencial. Contratar valores seguros sai caro, muito caro.
18 Setembro, 2017 at 17:03
Eu não digo que se olhe apenas para isto mas sim que pode ser tomado em consideração.
Quando contratamos, tanto podemos contratar potencial como valores seguros. Ou o Mathieu é potencial? Coentrão? Doumbia?
18 Setembro, 2017 at 16:34
Eles parecem esquecer um jogador que já está connosco desde o ano passado, o Podence, que poderá ser o tal segundo avançado.
Ou até mesmo o Gelson Dala, que também tem essas características.
18 Setembro, 2017 at 21:57
Sem duvida. Podence será o nosso joker.
18 Setembro, 2017 at 16:35
Muito boa análise.
Claro que com os 2 avançados ficamos com a linha média desequilibrada.
Mas não fiquem a moer no último parágrafo. Por vezes não é necessário marcar mais, mas sofrer menos
SL
18 Setembro, 2017 at 16:37
“Data science bitches! Se calhar, começar a olhar para a informação disponível sob uma outra perspectiva, não seria má ideia. Não quer dizer que se decidisse apenas com base nela mas poderia dar outro suporte às decisões tomadas.”
Neste caso em particular discordo.
reparem que o artigo anda à volta da ideia de que Dost nunca marcará mais na vida 27 golos. A probabilidade de isso acontecer é quase nula.
O que os “Data bitches” dizem é que vendo isso deveríamos contratar alguém com a curva de distribuição centrada em valores mais altos … olha … obrigadinho. Um Ronaldo por exemplo ….
Dizer que ter um desempenho acima do esperado significa que não o terá novamente é que não concordo.
18 Setembro, 2017 at 17:01
paulo,
“O que os “Data bitches” dizem é que vendo isso deveríamos contratar alguém com a curva de distribuição centrada em valores mais altos … olha … obrigadinho. Um Ronaldo por exemplo ….”
Fantástica a interpretação que fazes do que escrevi. Essa é a TUA dedução, não a minha.
O que EU digo é que se calhar, abrir um pouco a mente e ver as coisas sob outro prisma podem ajudar. Até porque a parte que não citas e que faz parte do meu comentário é esta:
“Se calhar, começar a olhar para a informação disponível sob uma outra perspectiva, não seria má ideia. Não quer dizer que se decidisse apenas com base nela mas poderia dar outro suporte às decisões tomadas.”
Defendo a compra de todos os jogadores com base em análises estatísticas ou afins? Claro que não, até porque a estatística camufla várias coisas. Se acho que usando “data science” se poderá tomar decisões ainda mais fundamentadas? Sim.
18 Setembro, 2017 at 18:26
Jvl não te estou a interpretar a ti. Estou a interpretar os “data bitches”. … 😉
18 Setembro, 2017 at 23:20
Ah ok, got it. 😉
18 Setembro, 2017 at 16:46
Isso escrito em português
e que era…
18 Setembro, 2017 at 17:05
Algum expert podia fazer um resumo traduzido do artigo…..
18 Setembro, 2017 at 17:10
Se estivesse em casa, não teria qualquer problema em faze-lo. Há uma outra opção mas tanto pode funcionar bem como te fazer dar umas valentes gargalhadas que é pegar neste texto e usar https://translate.google.com/ para traduzi-lo.
18 Setembro, 2017 at 16:49
Artigo muito interessante para gerar troca de ideias. A mim importa-me é que o Dost continue a ser o enorme jogador que é e a dar-nos alegrias!!! Quero lá saber se marca 27 ou só 24 ainda para mais agora que tem quem o ajude a meter a bola na baliza!!! E este tipo de análises é que devia vir nas páginas dos jornais!!!
18 Setembro, 2017 at 17:01
“E este tipo de análises é que devia vir nas páginas dos jornais!!!”
E capacidade dos jornaleiros para fazerem este tipo de análises e tirarem as devidas conclusões?
É mais fácil andar no twitter à procura de “noticias” e a replicar noticias de jornais estrangeiros…
18 Setembro, 2017 at 17:04
Falar de futebol, seja porque prisma for? Isso fica para órgãos menores como blogs e páginas de facebook.
Agora casos de arbitragem e tempo de antena a ex-dirigentes e afins? Isso merece colunas de opinião e tempo de antena.
18 Setembro, 2017 at 17:00
Daqui a nada estamos a “falar” da crise de golos de Bas Dost…
Um jogo de cada vez… este vai ser um ano muito feliz para nós!
18 Setembro, 2017 at 20:20
A crise de golos que já vai em 5. Com 2 pênaltis e outras tantas bolas ao posto/trave.
18 Setembro, 2017 at 17:01
Eu quero é o Sporting campeão!!!….
18 Setembro, 2017 at 17:13
O ano passado quase so Dost marcava. Este ano temos Dost, BF e Gelson. E Doumbia na LC.
Nao fico melindrado se Dost marcar menos, mas nota-se uma mudança no estilo de jogo que permite que outros jogadores marqurm mais tambem. Gelson está a beneficiar das saidas rapidas em contra ataque, coisa qur nao acontecia o ano passado. Jogávamos de maneira diferente, e ter o Alan em campo parecendo que não, reduzia a probabilidade de contra ataques, pela sua lentidão e demora em soltar a bola.
Este ano o estilo mudou, nao jogamos com 2o avancado mas sim com um medio mais avançado. Ao mesmo tempo que dá mais coesão defensiva, tambem permite explorar outras maneiras de atacar, e sendo BF o medio mais avançado beneficiamos do seu remate certeiro.
Acho qur aplicar o conceito do Moneyball ao futebol nao funcionaria tao bem, mas poderia ser algo a ter em conta quando indecisos entre dois jogadores.
18 Setembro, 2017 at 17:15
Eu confesso a minha dificuldade em analisar de forma tão racional o futebol. Quando a bola começa a rolar e as verde e brancas a mexer o coração acelera e lá vai o discernimento e a capacidade de análise.
Futebol para mim será sempre muito coração e muita paixão , zero de ciência e de razão.
Isto não retira nenhum mérito ao artigo e aos excelentes comentários e análises que vou lendo muito interessadamente por aqui. Eu é que não tenho conhecimento para participar deles.
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING !
18 Setembro, 2017 at 21:33
A questão nem é essa.
Estas estatísticas só seriam válidas num campeonato honesto.
Mas este campeonato não é honesto. Bem longe disso.
Há alunos que copiam nos exames e como tal não podem ser classificados com as mesmas métricas de aqueles que apenas dependem do seu estudo e conhecimento.
No contexto actual falar de futebol jogado em Portugal é falacioso.
Mas há sempre uns experts que se entretêm muito com estas coisas.
18 Setembro, 2017 at 17:19
“Perhaps analytics isn’t a big part of their operation but for me the logical thing would have been to look for someone who can play outwide and also as a second striker. ”
Iuri Medeiros.
Ao sugerirem o “Gabigol” (lol) para esse papel mostram que desconhecem por completo o mercado e/ou capacidade do jogador. O Barbosa até pode ter tido bons números (expected goals) há anos atrás, mas neste momento não oferece garantias nenhumas.
A análise estatística está interessante, e concordo que faltou alguém para substituir Alan que pudesse também jogar pelas alas (um Bryan do 1o ano). E dinheiro para isso?
Tinha alguma curiosidade para ver como chegam ao valor de xG do Alan e de BF tendo em conta a capacidade de remate de longe.
18 Setembro, 2017 at 17:20
Já se percebeu que DOST este ano não marcará tantos golos que o ano passado mas que pelo contrário o total de golos marcados pela equipa suplantará a marca do ano passado, tendo em conta que existem muitos jogadores que irão marcar!
Eu prefiro assim! Claro qye é bom ter um PL que marque mais de 30 golos mas depois ficamos excessivamente dependente dele! Prevejo que mesmo assim DOST este ano marcará na Liga cerca de 25 golos, o que mesmo assim será excelente!
Quanto ao jogo de amanhã para a Taça da Liga devemos poupar vários jogadores e a minha equipa seria:
Salin
Ristovski, Coates, André Pinto, Jonathan Silva
Iuri, Petrovic, Battaglia, Bruno César
Alan Ruiz, Doumbia
Suplentes:
Pedro Silva, Tobias, Matheus, Bruno Fernandes, Gelson, Dala, Dost
Conclusão – mantinha 2 titulares: Coates, para dar estabilidade à defesa e porque não tem jogado pela seleção e Battaglia, porque é um poço de forças e até jogou poucos minutos no fim de semana!
SL
18 Setembro, 2017 at 20:22
Agreed.
18 Setembro, 2017 at 23:05
Eu entraria com:
Pedro Silva; Jonathan, Tobias, Pinto, Ristovski; Palhinha, Matheus; Bruno César, Iuri; Dala, Doumbia
E sentava no banco:
Salin, Conté, Demiral, Petrovic, Podence, Marques, Leão
18 Setembro, 2017 at 17:22
Muito complicado que Bas repita os números do ano passado. Mas a verdade é que temos uma frente de ataque a carburar. Todos são destaque, até mesmo Doumbia já foi importante em pelo menos 3 partidas e não joga quase nunca. Acho que Iuri também assumirá esse papel e Podence também quando regressar de lesão.
Temos ainda Dala, que para o final da temporada pode vir a entrar na equipa. E em caso de lesões graves, todos os emprestados têm cláusula de regresso em Janeiro.
Sinto que temos uma frente de ataque com soluções para vários tipos de jogos, mas é importante que todos se sintam valorizados com o passar dos meses e que todos tenham a sua chance nos momentos importantes.
Alan Ruiz foge a este modelo mais “alucinante”, mas Jesus não vai desistir dele para já.
18 Setembro, 2017 at 17:46
Sinceramente… Não vou para estatísticas no futebol. Não acho que as estatísticas garantam alguma coisa… A motivação e a confiança costumam ser mais importantes em tudo.
Acho que para já Bas Dost está a marcar menos golos do que o normal por dois motivos:
– A sua confiança não está no seu melhor, nota-se que está insatisfeito consigo próprio, talvez porque não está a render o que sabe que é capaz. Mas isso, assim que ficar em melhor forma, acredito que voltará ao “normal”;
– O estilo de jogo da equipa já não está tão direcionado para o Bas Dost, fazendo com que receba menos bolas para golo, o que até é bom, ficamos menos dependentes de apenas um jogador.
No entanto, só ficaria preocupado se o Bas Dost não tivesse aparecido nas oportunidades para marcar, pois aí significaria mesmo algo de errado se passava. É jogador que embora esteja a marcar menos (e não poucos), continua a aparecer no lugar certo e vai continuar a marcar e a contribuir com golos para a equipa. E sinceramente… não serão pouco golos.
SL
18 Setembro, 2017 at 17:48
Dost acabará a época com, pelo menos, duas dúzias, se não se lesionar com fdps como os do Tondela. Por mim, jogava contra o Marítimo, logo desde o início. Espero que comecem desde já a pensar nos ajustes de Natal: substituir A. Ruiz e B. César, por Geraldes e M. Pereira, e emprestar Figueiredo, Palhinha e Dala na primeira liga, daria e$paço a um par de reforços a sério (um centra e um médio/avançado) para a segunda volta.
18 Setembro, 2017 at 17:50
Boa malha.
Finalmente começam a aparecer dados estatísticos que merecem ser analisados.
Sempre senti o futebol orfão desta análise. Sempre soou a soundbytes para fazer capas.
18 Setembro, 2017 at 18:05
Gosto de estatisticas, mas neste caso nem estou muito de acordo.
Os golos passam muito mais pela estratêgia e dinâmica da quipa do que pela habilidade individual e características de A ou B.
18 Setembro, 2017 at 18:12
Mister Cherba, you faceide uma good coisa, era se you traduziting them post in portugaise, if não fosse a big trabalheiting.
Obrigadaiting
18 Setembro, 2017 at 18:14
XD
18 Setembro, 2017 at 19:00
eu sei que o Sporting é um clube global, mas acima de tudo é português, por isso um post apetecível, mas em Português fachavôr!
senão o tasqueiro mor leva já com esta garrafa de mini de Super-Bock na tola para não ter a mania que é o Zezé Camarinha cá do sítio.
“ó Bas Dost, put the cream number five!”
18 Setembro, 2017 at 19:14
OFF :
Apesar do preço dos bilhetes ser um roubo, esta publicidade está muito boa! 🙂
https://www.facebook.com/SportingClubePortugal/videos/10154723803491555/?hc_ref=ARQyQfCMaSHjxNr-_FQIuhJrbDVPizi3nB57syl5g5K3u9PpdnoiIm090byOhYIwxNw
18 Setembro, 2017 at 19:25
Muito boa mesmo… ri muito
19 Setembro, 2017 at 9:37
Muito bom!
18 Setembro, 2017 at 19:16
Porra. Meterem o teo ao barulho devia dar cadeia.
18 Setembro, 2017 at 19:21
a cena é:
quantos destes golos valem pontos?
quantos destes golos são os golos que abrem o resultado ou na pior das hipóteses permitem dar vantagem à equipa?
18 Setembro, 2017 at 19:25
Tenho um amigo, professor no Tecnico e doutorado em Cálculo que pura e simplesmente não reconhece a Estatística como tendo qualquer base ciêntífica.
Eu tendo a concordar com ele, sobretudo no contexto do futebol.
Mas que dá mais dinheiro a ganhar do que qualquer outra Disciplina da Matemática, disso também não tenho dúvidas.
Se as probabilidades fizessem sentido, seria mais fácil ganhar dinheiro nas apostas do que na bolsa.
Por outro lado (ou talvez pelo mesmo), no fim do dia, continuo a acreditar que não há ficção, por melhor que seja, que supere a realidade.
Concluo, a acreditar que o Alan Ruiz vai singrar.
Porquê ? Porque tem o mais difícil. O talento. Indiscutivelmente.
SL
18 Setembro, 2017 at 23:27
Nome? É que os conheço a todos e não há nenhum que diga tal coisa, a não ser na brincadeira.
18 Setembro, 2017 at 23:52
Quando fui aluno de 5º ano/assistente de AMI e AL, há já uns anos, ouvi-o ao F. Paulo E.P.A.
Presumo que já lá não esteja, mas deve ter deixado escola.
19 Setembro, 2017 at 8:44
Sinceramente não iria por ai.
Para te dar um exemplo na àrea da economia, que é mais facil para todos.
Os professores de Economia do ISCTE diziam que existiu um milagre em Portugal, e que o país teve um crescimento economico muito superior a todos os paises da OCDE menos um (nem me lembro qual era)….
Basta pensar que a Alemanha e o Japão sairam devastados da Guerra e ambos são actualmente economias de topo, logo é impossivel que tal milagre tenha acontecido.
No entanto enquanto professores eles repetiam esse disparate.
Uma vez até o João Salgueiro foi lá dar uma conferencia, e quando um dos professores comecou com esse disparate foi completamente humilhado (“o que é que voce está para ai a dizer? isso é um perfeito disparate”)
O teu professor dizer isso não significa que seja verdade.
A estatistica é isso mesmo, uma estatistica.
Lá por teres 99.9% de hipoteses de ganhar, não significa que o 0.01% não ocorra e tu percas.
A estatistica é uma realidade, quando se lida com grandes numeros, mas não significa que seja verdade 100% das vezes.
19 Setembro, 2017 at 17:38
Moral da história: A estatistica tem uma probabilidade igual ao resultado de não acontecer…
https://youtu.be/9ytei6bu7kQ?t=14s
18 Setembro, 2017 at 19:26
Dost…
6 jogos de campeonato – 4 golos, 2 desses golos deram a vitória, portanto golos que valem mais que os outros.
Doumbia
2 jogos de champions – 2 golos, sempre golos a abrir o marcador portanto são golos que valem mais que os outros.
18 Setembro, 2017 at 19:46
Deliciei-me a ler a análise. Obrigado Cherba. Espero que alguém no Sporting de crédito a estas análises. Há tanto para explorar na big data. E na minha humilde opinião usar os dados estatísticos para preparar cada jogo é fundamental. Deixaremos de cometer erros básicos e poderemos preparar cada elemento do onze para atingir um patamar de criatividade superior. E isso traduzir-se-á em mais golos marcados e menos sofridos. Ou seja vitórias, todas somadas dão um campeonato.
Muito bom mesmo.
18 Setembro, 2017 at 20:29
O etebo do feirense é bom jogador, mas no Sporting não tinha lugar nos convocados sequer
18 Setembro, 2017 at 21:11
Acho que o mister dos dados estatisticos se esqueceu de um pequeno pormenor mas que fará toda a diferença neste campeonato. Nós temos esse segundo avançado para suprimir os possiveis golos a menos de Dost que se chama Podence…Daniel Podence !
18 Setembro, 2017 at 21:52
Já tinha dado por mim a pensar que dificilmente Dost voltaria a marcar tantos golos. A fasquia foi colocada muito alto.
O estudo é muito interessante, sem dúvida que a estatística evidência muita coisa. Mas por vezes é um pouco cega em fenómenos de contexto. E o colectivo não é igual a soma das partes. O segredo está muito na compatibilidade das peças.
Colectivo. Este será o nosso melhor foco, soundbyte. Temos de formar um colectivo forte, para superar probabilidades estatísticas.
18 Setembro, 2017 at 22:07
Está uma mulher com muito peito no Sporting Grande Jornal a comentar futebol.
Acaba de afirmar que com a entrada do Battaglia o Bruno Fernandes desabrochou …
18 Setembro, 2017 at 22:17
4-2-2-2?
The famous “tática of pirilau”, from the imaculated master mind of fuchin amazing Paulo Autuori.
18 Setembro, 2017 at 22:26
Tática of pirilau não foi traduzido.
My bad…
Caralheit system.
19 Setembro, 2017 at 7:22
Para que não hajam dúvidas!!!!!
Ao contrário do que acontece com as outras competições nacionais (Liga, Taça de Portugal e Supertaça), a Taça CTT apresenta regras especiais que tentam garantir a competitividade da prova, sem esquecer a importância de os clubes usarem, no mínimo, futebolistas cuja formação foi feita em Portugal.
Assim sendo, e segundo o Artigo 15º do documento que regula a prova, “os clubes são obrigados a fazer participar […] pelo menos cinco jogadores que tenham sido incluídos na ficha” de pelo menos um dos seus dois últimos jogos (tenham sido eles titulares ou suplentes). Já o ponto 2 fala na obrigatoriedade de que nos onzes titulares constem dois futebolistas ‘made in’ futebol português, sendo também exigido que estes joguem pelo menos 45 minutos, salvo exceções. São regras que limitam a rotatividade, estratégia de muitas equipas em meses ‘cheios’.
S L
19 Setembro, 2017 at 8:49
Certo, os clubes em geral, e não apenas o Sporting, comecaram a cagar para tal competicão. Eles criaram isso para que a taca do carnide não deixe de fazer sentido.
No entanto ninguem pode obrigar um jogador “lesionado” a não ser substituido.
Coloquem quem quiserem, mas não se cansem por nada.
Finjam uma lesão e livrem-se dessa merda depressa.
Há umas epocas a competicão até teve Interesse, porque viamos os mais jovens a jogar e logo era algo diferente, mas ao mudarem as regras deixou de fazer sentido tentar sequer ganhar…. andar a perder tempo com isso quando temos jogos super importantes pela frente?
19 Setembro, 2017 at 8:53
Esta epoca preocupo-me um pouco pelo Bas Dost andar a marcar menos. Não por não marcar per se, mas por estar a falhar imensos lances.
Quando o Montero chegou parecia que tinhamos um novo Jardel, e depois até teve de aparecer o Slimani como suplente para resolver os jogos.
No entanto o seu papel na equipa vai muito para alem de marcar golos, e nesse ponto continua a ser importante e estas estatisticas nunca revelam isso.
Esta epoca temos muitos jogadores a marcarem golos e isso acima de tudo é o mais importante.
19 Setembro, 2017 at 11:42
Penso que o Rui Oliveira e Costa poderia ajudar o clube nestas questões entre dois copos de tinto…
19 Setembro, 2017 at 11:51
A Nossa Equipe é um “Team” de dinâmicas mutáveis. Hoje, Bas Dost não está a marcar como no ano passado mas, isso não quer dizer que não volte a fazê-lo mais para lá no tempo com o campeonato em velocidade de cruzeiro, especialmente na Segunda volta.
O problema da dependência excessiva de Dost está resolvido e isso deixa os adversários totalmente confusos. O facto é que não podem ir a todas em simultâneo e se destacam dois centrais para Dost de uma forma permanente, dificultando-lhe a vida, facilitam-na a todos os outros.
Adrien marcava de penalty e cerca de 4 golos por época em jogo corrido, se tanto. João Mário era homem para sete golos/época + assistências. Gelson supera hoje esse score.
Doumbia tem o potencial gigantesco de adaptação ao jogo do Sporting e é homem para assistir e marcar, dividindo com Bas Dost mais de 65% dos nossos golos sem prejudicar a capacidade de 10/15 golos/época de Gelson, Bruno Fernandes e Acuña. Há no plantel outros jogadores capazes de marcar.
De Coates a Mathieu, passando por Podence e Iuri a nossa equipe tem um poder de fogo mais de duas vezes superior àquele de que dispúnhamos no ano passado.
A passagem do tempo ditará a dimensão do nosso desenvolvimento enquanto equipe, de forma global e enquanto competências e eficácia individuais de jogadores que são muito bons já mas, virão a ser uma revelação a pouco e pouco, à medida que o tempo for passando e JJ os for trabalhando.
Para mim não é um problema nem uma fonte de insegurança ou de falta de confiança da Equipe de Futebol e seus técnicos, com JJ à cabeça, cuja competência não pode já ser questionada pelos mais emprenhados.
Nada disto quer dizer que venhamos a vencer o campeonato, pois, tudo depende exclusivamente do impacto do video-árbitro na verdade desportiva.
Não nos podemos esquecer que há dois clubes, neste momento, capazes de coagir os árbitros pois, porto e benfica, por burrice dos lampiões arrogantes e sem princípios de qualquer espécie, o porco dispõe neste momento de parte relevante da informação sobre a vida privada dos árbitros que, tal como ao benfica lhe permite chantageá-los.
Actualmente, os árbitros ou uma parte deles, são tão susceptíveis ao exercício de chantagem por parte do porco como o são, por parte do benfica. Bruno Fernandes já leva três amarelos, a uma jornada do jogo com o porco. É bom que, hoje, nem na bancada se sente!
19 Setembro, 2017 at 11:58
Direi mesmo mai:
Bruno Fernandes devia ficar reservado para o jogo com o Barça e o jogo com o porco.
Se jogar com o Moreirense, leva , no mínimo, duplo amarelo nesse jogo mas, levará mesmo um vermelho directo, se necessário.
Se só jogar com o porco, vai ver o vermelho directo nesse jogo.
Aposto aqui os meus “sapatos de ver a Deus”.
19 Setembro, 2017 at 12:02
Fernando Mendes deixar-nos-ia entrever o par de tomates que, suspeitamos não tenha, caso altere o protocolo do video-árbitro permitindo mostrar no estádio as imagens disponibilizadas ao video-árbitro e deixando-nos a todos ouvir as conversas entre os bois, os do apito e o do écran.
Não vai acontecer. Há por aí muitos sms a circular que, o porco também conhece…
O melhor sobre os árbitros, aquilo que é mesmo decisivo o porco, nem revela publicamente, nem entregou à PJ. Está em carteira, para o que der e vier. Caiu-lhes nas mãos um tesouro!!!!
19 Setembro, 2017 at 14:10
A menor produção do Dost tem a ver com o Sporting ter um futebol muito mais variado. No ano passado a bola passava sempre pela ala e era cruzada. Hoje há muito mais variação no jogo. Além disso os adversários do Sporting fecham muito mais as alas que o meio (em função exatamente do perigo que é o Dost na área). O que faz com que os alas tenham muito mais dificuldade em cruzar em condições e que apareçam os espaços no meio para os golos do Bruno Fernandes. Os alas têm tido quase sempre 2 ou 3 gajos em cima deles mas o B. Fernandes goza de muito mais liberdade.