Decorridas as primeiras sete jornadas do campeonato, creio ser de inteira justiça afirmar que as contratações feitas pelo Sporting foram ao encontro das diversas necessidades. Resolveram-se os problemas nas laterais da defesa, deu-se experiência e qualidade ao centro da mesma, Battaglia dá garantias tanto a seis como a oito, Acuña é um jogador muito acima da média e com uma cultura táctica exemplar, Doumbia empresta ao ataque opções alternativas a Bas Dost.
Com tudo isso, Jorge Jesus pensou e construiu um 11 que vai ficando mais forte e entrosado de jogo para jogo e que nos deixa com certeza de que temos capacidade para disputar uma partida seja em que campo for. O que me tem dado que pensar e me parece, neste momento, a única pedra no sapato é: e quando queremos mudar o jogo a partir do banco?
Sentiu-se em Moreira de Cónegos, voltou a sentir-se frente ao Barcelona e nem vou entrar pela maior ou menor qualidade dos jogadores. Em causa está, antes, as características dos mesmos. Pensar num banco onde não esteja Podence, Iuri ou Gelson Dala (sei que dificilmente estarão os três em simultâneo) é, quanto a mim, pensar num banco onde não temos soluções para sacudir o jogo (então se Doumbia estiver já em campo, pior ainda).
É bem possível que em Janeiro se regresse ao mercado para alguns retoques, mas, até lá, acredito que este “pormenor” poderá fazer toda a diferença.
p.s. – enquanto pensas nisto, podes ir acompanhando os jogos dos nossos juvenis, frente ao CADE, e dos nossos iniciados, na Cova da Piedade. Começam ambos às 11h
30 Setembro, 2017 at 10:27
Inteiramente de acordo.
Falta repentismo no banco, falta um Podence ou um Dala nestes últimos jogos.
BC pode ser muito bom tacticamente, mas nao traz o que precisamos quando um jogo esta do contra, ou dificil de abrir um autocarro.
Alan nao traz nada em situação nenhuma.
Estranhei ver que depois di jogo com o Maritimo, Podence nao foi chamado. Ressentiu-se da lesão?
30 Setembro, 2017 at 10:35
Há uma diferenca entre precisarmos de um Doumbia ao lado do Dost (a perder ou empatados) para quando estivermos a ganhar e houver espaço nas costas da defesa.
Aqui… Dala e Podence podem ser grandes opções.
O angolano no meio e o tuga numa ala. Eu até prefiro por exemplo Iuri/Dala no meio e Podence na esquerda. Último passe e remate para o açoriano, repentismo e um x um para o Podence.
30 Setembro, 2017 at 10:36
Atleta leonino alcançou o 2.º lugar na categoria -66 kg do Grand Prix de Zagreb
Sergiu Oleinic conquistou esta sexta-feira a medalha de prata no Grand Prix de Zagreb, na Croácia.
Depois de vencer o alemão Marcel Bizon, o francês Alexandre Mariac e o turco Sinan Sandal nas primeiras rondas, o judoca leonino acabou por ceder no combate final, frente ao o japonês Yuuki Hashiguchi, ficando 2.º lugar do pódio.
Também Maria Siderot participou neste primeiro dia de competição, derrotando a italiana Francesca Milani e a brasileira Gabriela Chibana, antes de perder com a sérvia Milica Nikolic nas meias-finais, terminando, assim, no 5.º lugar da categoria -48 kg.
No sábado entram ainda em acção os leões Anri Eguitze (-81) e Jorge Fonseca (-100 kg) nos ‘tatamis’ croatas.
30 Setembro, 2017 at 11:03
A escolha dos jogadores de banco tem deixado um pouco a desejar nos últimos jogos, isto acaba por gerar um problema de as opções de banco nem sempre serem as mais adequadas em função do adversário ou do desenrolar do jogo. No jogo com o Barcelona, faltou-nos um desequilibrador no jogo, mas deixo aqui outro exemplo:
No jogo com o Feirense, o nosso banco de suplentes era composto por Salin, A.Pinto, Mattheus, Alan Ruiz, Bruno Cesar, Iuri e Doumbia, quase tudo malta de caracteristicas ofensivas. Quando marcámos o 2-0 aos 65 minutos, deixámos de ter tanta necessidade de atacar, competia-nos gerir o resultado e fechar os caminhos para a nossa baliza, coisa que poderia ter sido feita com a saída de um avançado e a entrada de um médio de contenção, e onde é que ele estava? onde andava um Petrovic ou um Palhinha que permitisse subir o B.Fernandes para a posição onde mais rende? Para quê o Mattheus no banco em detrimento de um destes?
30 Setembro, 2017 at 11:06
Vocês a dar-lhe com o Dala…
Se nem na CTT, quanto mais a sério.
Iuri e Podence têm de produzir, tal como BC.
Ristovski e Coentrão poderão jogar como alas?
30 Setembro, 2017 at 12:41
Creio que sim, e pode ser feito como uma variação temporária durante o próprio jogo, baixando o William para centra e trocando o Gélson com o Acuña de lado, para os meter a flectir para o miolo.
Mas é preciso muita disciplina do medio que fica como pivot
30 Setembro, 2017 at 11:37
Curiosamente, uma questão que vi muito debatida nas bancadas última quarta-feira.
Todos reconhecem que temos um 11 de excelente qualidade mas teremos no banco opções que nos dêem confiança e resolvam jogos? Não me parece.
Muito se falou sobre a falta de opções no plantel portista mas diria que o Sporting estará tão mal ou pior que os portistas.
Com o Barça, entre diversas fetichadas de Jesus e jogadores de qualidade duvidosa, a única opção de valor para colocar em jogo era Dost.
Veja-se o restante banco com o Barcelona:
– Salin, Tobias, Jonathan, Petrovic,B. César e Alan Ruiz
Com estas opcoes não nos resta nada mais do que rezar, sempre, para que nenhum dos 11 se lesione…
30 Setembro, 2017 at 18:57
Mesmo.
Que banco miserável.
Dava jeito o Jesus deixar-se de fetichadas. Espero que o ano passado tenha servido para alguma coisa.
30 Setembro, 2017 at 11:38
Concordo em absoluto com do analise do Cherba!Precisamos de mais soluções para mexer com o jogo ou mesmo para resolver quando tiver complicado a partir do banco.
30 Setembro, 2017 at 12:17
Depois da AG dos carnidenses ontem o Bruno de Carvalho é que é o ordinário?! E agora? Estalou o verniz ao “senhor”.
30 Setembro, 2017 at 15:37
encenação…
o luis mandou os rapazes sem nome dar cabo da assembleia, como sempre fez.
no final aprovaram tudo sem pestanejar.
30 Setembro, 2017 at 19:32
61% esta longe de ser sem pestanejar
30 Setembro, 2017 at 12:19
O timing tambem e importante para mudar o jogo , nao e nos ultimos minutos de jogo.
30 Setembro, 2017 at 12:21
Já aqui disse, e vou repetir!
Este ano temos um plantel que é uma excelente base para se formar um grande plantel em 2 ou 3 anos. Há que ir com calma e saber dar os retoques necessários nestes 2 ou 3 anos, trazendo verdadeiras mais valias e sabendo substituir aqueles que neste período serão vendidos.
Partindo dum esquema destes…
GR
DD, DC, DC, DE
MD, MC
ED, 2A, EE
A
Para a baliza, mantendo o Patrício, estamos bem. O Salin cumpre como suplente e o Pedro Silva – e também o Max – garantem o futuro. Não vejo necessidade de mexer aqui.
Na defesa a coisa está relativamente bem composta para este ano mas requer trabalho para melhorar o conjunto dos 8 jogadores.
Piccini e Ristovski parece que dão garantias no lado direito. Coates e Mathieu no meio estão muito bem. Faltam suplentes à altura. Tobias não me convence. Para mim é para sair e vir outro. O André Pinto esteve quase um ano sem jogar por isso é aguardar para ver como evoluiu. Depois logo se vê se serve como suplente ou nem por isso. No lado esquerdo o Coentrão está cá este ano e serve perfeitamente. O Jonathan é um bom suplente, ainda com muita margem de progressão. Se o Coentrão fizer a época que se espera, pode ser que se consiga traze-lo em definitivo por um valor simbólico do Real. Se não se conseguir isso, é ir à procura de um DE.
Nos dois do meio campo a dupla William e Battaglia são indiscutíveis. Falta pelo menos um jogador – eu acho que até deviam ser 2 – que possa rodar com os 2 sem se notar muita diferença. Petrovic e Matheus Oliveira não servem. Apostaria no Palhinha para o lugar do William. Faltam portanto o outro, que há que procurar…
Na direita temos o Gelson que é perfeito.
Na esquerda o Acuña que também está muito bem.
No meio o Bruno Fernandes é fantástico.
Para mim o Iuri pode fazer bem qualquer um destes lugares. Falta-lhe um pouco de intensidade que tem de adquirir. Na minha opinião, quando não está um destes é sempre o Iuri a entrar.
O Podence também é uma boa alternativa ao Gelson (melhor) e ao Bruno Fernandes (não tão boa). E o Bruno César cumpre no lugar do Acuña, ainda que se note a diferença.
O Alan é para vender. Ponto!
Eventualmente faltará mais um jogador aqui. Dependerá muito do desenvolvimento do Iuri. Se o Iuri desenvolver como se espera, e pode, penso que não será necessário ir procurar esse jogador. Mas se não desenvolver…
À frente temos o Dost para um tipo de jogo e o Doumbia para outro tipo de jogo.
Podemos até jogar com os 2 mudando o esquema para um 4-4-2 mais puro.
Temos depois o Dala que não me parece que seja um substituto do Dost mas que poderá ser um substituto do Doumbia.
Penso que aqui faltará um avançado mais similar ao Dost.
Portanto, para já vejo as seguintes lacunas:
1) um central suplente que dê garantias – que poderá ser o André Pinto mas que agora ainda não é!
2 ) um MC para rodar com o William e o Battaglia, sem se perder qualidade – o Palhinha serve em muitos jogos para fazer descansar o William.
3) um avançado similar ao Dost
Além disto há a incógnita Iuri! Fazendo o que se espera dele será uma mais valia para todos os 3 lugares que disse. Não se afirmando tem de se ir à procura de alguém que faça isso.
O que me parece prioritário, de todos, para Janeiro, é o tal médio centro para rodar com o mais com o Battaglia.
Eu venderia o Alan e o Petrovic em Janeiro, emprestaria o Matheus Oliveira e o Tobias a um Braga/Guimarães/Chaves/Rio Ave/Portimonense e ia buscar os 3 jogadores que acho que faltam.
30 Setembro, 2017 at 12:55
Tanto Petrovic como Palhinha dão garantias na minha opinião, ambos com margem de progressão.
Emprestava era o Palhinha para jogar regularmente
O Iuri mexe-se bem, grande técnica, mas no meio tem menos espaço e por isso se calhar sofre mais com os encostos. Gostava de ver mas duvido que o favoreça essa posição.
Eu continuo a gostar do Alan mas óbvio que tem que ganhar ritmo ainda. Acho que ainda vai ser titular baixando o Bruno.
Sim, ou outro avançado ou ir dando oportunidades ao Dala.
Perder o Gélson implica mudar muita coisa porque não há outro que faça o mesmo. E é preciso continuar a melhorar o entrosamento com o Piccini e, já agora com os médios. Antes o Adrien subia várias vezes para fazer um triângulo com os alas, circulando sempre com qualidade e funcionando como um tampão em caso de perda de bola, mas agora vê-se menos da parte de Battaglia ou mesmo do Bruno F.
E isso tem deixado à vista um pouco a falta de idéias naquele also direito. Chega a ser irritante aquele compasso de espera (com o ponta de lança à espera na área), a defesa reposiciona-se, bola no Gélson pela 3a vez e nada acontece. Com o João Mário a bola saía dali sempre com critério e imprevisibilidade.
Em certos jogos fechados para mim era descansar o Gélson e entrar o Iuri para os cruzamentos e remates teleguiados.
30 Setembro, 2017 at 19:04
Epa, tenho que subscrever quase na íntegra.
Mas:
1. Tenho (muitas) dúvidas sobre Jonathan. Ia buscar um, atendendo
2. Muitas dúvidas quanto ao 3 e 4 central.
3. Precisamos de dois médios. Se for possível uma aproximação de Adrien é fazer regressar geraldes. Despachar Petrovic e Mateus.
4. Mesmo engatando Iuri, ramos curtos de extremos. Bruno César não pode contar para essas posições.
30 Setembro, 2017 at 19:05
E o Alan tb punha a andar.
30 Setembro, 2017 at 20:58
Os teus mas:
1. Eu dou o beneficio da duvida ao Jonathan. Para mim é um bom suplente e quem sabe se evoluindo não será um bom titular!
2. Eu neste momento também. Aliás, em relação ao Tobias não tenho duvidas. É para ir embora… O André Pinto, sim, depois de quase 1 ano sem jogar, pelo que tenho visto tenho duvidas. Mas dou o beneficio da duvida até ao fim desta época.
3. No meu esquema, que é o que usa o Jesus, jogam 2 médios por isso estando lá o Palhinha para o lugar do William falta outro, prioritário, para o lugar do Battaglia. Tendo em conta que o William irá sair no fim da época, sim, iremos precisar de alguém bom para o substituir, ou para substituir o Battaglia, recuando ele. Não precisamos de 2 médias para agora.
4. Também gostava de ter um Gelson para o lado esquerdo. Mas eu defendo que se mude pouco em cada ano – 2 jogadores, 3 no máximo, no 11 titular. Há outras prioridades.
Defendo que venham 2 jogadores bons em Janeiro – vendendo o Petrovic e o Alan – que seriam o tal médio para o lugar do Battaglia e um avançado ou um central – vindo o central era emprestar ou o Tobias ou o André Pinto.
Para o ano há grande possibilidade de se perder o William e o Coentrão. Penso que o Gelson ficará mais um ano, aumentando a cláusula para os 100M€, e o Bruno Fernandes também ficará, pelo menos, mais um ano.
Portanto os 2 grandes reforços terão de ser um 6 e um DE – percebendo que dos 2 que saem só se vende o William.
É importante que se mude pouco de cada vez.
Desde que cá está o Jesus todos os anos começamos uma equipa nova. A excepção foi o primeiro ano e por isso correu tão bem! Mudaram-se 2 ou 3 no inicio da época mais 2 ou 3 em Janeiro! Não pode ser mais que isto ou comprometes os automatismos e todo o trabalho feito antes!
30 Setembro, 2017 at 12:25
Contra o Moreirense estava Doumbia e Iuri. Pareceu-me bem.
Contra o Barcelona percebo a ausência porque era um jogo muito exigente defensivamente e acho que nenhum deles entraria para agitar…teriam muitas dificuldades. Mas em nenhuma situação via o A. Ruiz ser útil nesse jogo por isso podia perfeitamente estar um dos 3 no banco.
Para o porco acho que o Dala estará no banco (não havendo Doumbia). O Podence estou como o Bruno…só se se tiver ressentido fisicamente é que compreendo a ausência.
30 Setembro, 2017 at 12:26
O que passou-se?
30 Setembro, 2017 at 12:26
A mim “assusta” olhar para um banco e querer mexer no jogo para refrescar e dar dinâmica e termos bas dost, Alan Ruiz , Bruno César, petrovic.
E na bancada fala, Iuri e podence
30 Setembro, 2017 at 12:44
Quando Bc entrou frente ao Barcelona fiquei insatisfeito, esperava um agitador, mas não havia no banco. A ver se o Podence volta a ser opçao, porque é um agitador nato. E volto a bater numa tecla, Chico Geraldes devia estar neste plantel. Com tanta competiçao há que ter uma verdadeira alternativa a Gelson. Iuri de pé trocado? Não me convence muito. O Gelson não está em forma deveria poder descansar, mas quem entra?
30 Setembro, 2017 at 12:49
Excelente momento para refletir.
Podence devido as suas caracrteristicas so se entende a ausencia por motivos de lesao.
Caso contrario erro crasso de jj mesmo nao estando a 100% pode desiquilibrar a qualquer momento e empresta agressividade e rapidez no ataque.
Iuri…..ja teve tantas oportunidades e tao pouco tem rendido esta ao nivel de alan ruiz so nao tem o peso dos 8 milhoes (os dois jogadores que mais me estao a desiludir esta epoca).
Dala?????nao faço a minima ideia de que podera emprestar á equipa preciso de ver o rapaz a jogar para dps fazer uma analise.
E terminam aqui as opçoes para poder mexer jj a partir do banco.
Certamente ao emprestar matheus pereira foi porque teria o feeling que quer alan ruiz quer iuri se iriam afirmar o que nao tem acontecido.
Tirando podence que esteve lesionado e nao sabemos se esta tocado nao consigo criticar jj plas opçoes que toma a partir do banco pois neste momento nao as tem.
Continuo somente a apontar o dedo ao treinador no jogo de moreira ao ter deixado o gladiador no banco num jogo e campo de guerreiros,aqui sim pessima analise.
30 Setembro, 2017 at 13:16
Gaspas, em relação ao Iuri partilho em parte a tua opinião, mas deram-se tantas oportunidades ao Alan para se afirmar neste ano e meio que me parece da mais elementar justiça conceder as mesmas ao Iuri ou a qualquer outro jovem da formação, mas isto não invalida o facto de ele ter de render e mostrar mais.
30 Setembro, 2017 at 13:33
“tantas”?
Foi titular contra o Maritimo (a feijocas) e entrou contra o Moreirense.
Em Guimaraes esteve bem, por exemplo. Claro que ali era fácil.
30 Setembro, 2017 at 12:57
Podence obviamente. Nem tem discussão 🙂
30 Setembro, 2017 at 12:57
E os miúdos, alguém seguiu?
30 Setembro, 2017 at 13:30
A borla avança que Coentrão e Acuna estão em duvida para amanhã… a ser verdade … estamos bem lixados. Bruno César a extremo esquerdo é inofensivo,e o Jonhatan gosta de levar amarelos por tudo e por nada.
30 Setembro, 2017 at 13:42
Com o JJ há sempre jogadores em dúvida
30 Setembro, 2017 at 13:36
Bruno Fernandes, Podence, Doumbia… Elves Baldé, podem agitar os jogos saindo do banco.
30 Setembro, 2017 at 13:39
Rafael Leão
Pedro Marques
Ronaldo Tavares
Jogadores que bem trabalhados podiam ser alternativas.
30 Setembro, 2017 at 13:47
Rafael Leão tem tudo para ser a próxima pérola.
30 Setembro, 2017 at 13:54
Também acho que sim,o miúdo tem raça,inteligência e aquele instinto finalizador. Não o podemos é deixar escapar,como deixámos escapar o Ronaldo Tavares… Deviamos ter metido o miudo na equipa A quando fez aquela época magnifica á uns 2 anos atrás. Agora parece-me que perdeu um pouco o gás … Mesmo assim,ainda vai a tempo…
30 Setembro, 2017 at 16:50
O Ronaldo Tavares é fraco. Tem tamanho e pouco mais…
30 Setembro, 2017 at 19:09
Pois. Ronaldo Tavares não tem o que é preciso.
30 Setembro, 2017 at 14:45
Também acrescentava Rafael Leão à lista.
30 Setembro, 2017 at 15:01
Bruno Fernandes também pode ocasionalmente jogar numa das alas. A jogar a partir da esquerda seria sempre uma seta apontada às balizas adversárias… Outro que poderia ocasionalmente jogar a partir da ala direita e que nunca foi testado, é o Alan Ruiz. Acho que tinha tudo para dar certo, porque teria mais tempo para pensar, deixava de receber bolas de costas para a baliza, deixava de estar rodeado de jogadores passando a ter só com um marcador para ultrapassar, e fletindo para o meio tanto podia usar o seu potente remate, como assistir os avançados, com bolas metidas entre o lateral e os centrais.
30 Setembro, 2017 at 21:54
O problema aí era o trabalho defensivo, ah ah!
30 Setembro, 2017 at 14:34
Post acertadissimo. Penso até ser o mais importante do nosso futebol no momento apesar de quase ninguem falar disso!
30 Setembro, 2017 at 15:49
Precisamos de ter alternativas melhores do que
Jonathan
Tobias
Petrovic
B César
Alan Ruiz
Precisamos que Palhinha, Iuri e DALA evoluam !
Precisamos que o Podence ganhe novamente ritmo de jogo!
SL
30 Setembro, 2017 at 16:36
Off:
As miúdas continuam empatadas em Braga 0-0 (cmTV)
O andebol pode ser visto na Sporting TV.
30 Setembro, 2017 at 16:45
A merda da CM TV até no futebol feminino é merda, merda, merda.
30 Setembro, 2017 at 16:48
GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLOOOOOOO
Diana!
0-1.
30 Setembro, 2017 at 16:48
GOOOOLOOOOOOOO
CAAARVALHOOOOO
30 Setembro, 2017 at 16:49
Intervalo 0-1 Sporting.
Suicídio colectivo na CabrõesMerdaTV
30 Setembro, 2017 at 17:07
Eu estou a ver na BragaTV, que não deve ser melhor…
https://mycujoo.tv/scbraga?id=9659
Esta equipa do Sporting NÃO É, definitivamente, melhor que a do ano passado!
É gritante a falta de uma 6 e de uma central como deve ser. Inacreditável como vão buscar 2 estrangeiras que não adiantam nada à equipa (em relação ao ano passado).
Matilde Fidalgo é muito similar à Rita Fontemanha.
Carole Costa é ligeiramente melhor que as centrais do ano passado mas a Mariana Azevedo não. Não vejo que esta dupla de centrais seja nitidamente melhor que as miúdas do ano passado.
Não há uma alternativa à Joana Marchão que está um pouco em baixo de forma actualmente – o ano passado já não havia!
Baldwin é inferior à Patrícia Gouveia. É de um nível similar à Granja, que foi para o Estoril.
A Nadine e a Barbara têm tido poucas oportunidades para evoluir a jogar.
Tatiana e Patrícia não têm alternativa no banco – já o ano passado não tinham.
Ana Leite é um pouco mais rápida que a Solange – as melhoras! – mas é de qualidade muito similar.
Diana e Ana Borges são indiscutíveis e a Capeta é uma suplente de luxo que mexe sempre com o jogo.
A Venegas não é, quanto muito, a 6ª avançada – a 5ª agora com a lesão da Solange.
A Constança é uma miúda com muita qualidade que vê reduzidas as hipóteses de jogar por termos ido buscar a Venegas.
Espero que para o ano corrijam isto e acrescentem poder fisico e altura, especialmente numa central e numa 6 imponentes. Assim já vamos conseguir seguir em frente na WCL e fazer uma gracinha! mas é preciso ganhar o campeonato!
Estamos a ganhar em Braga com muita sorte!
Óbvio que continuamos a ser candidatos ao título – havia duvidas que sempre seria assim? – mas é um ano perdido em termos de upgrade da equipa.
30 Setembro, 2017 at 16:52
Cadeiras a voar na cagamolesTV .
30 Setembro, 2017 at 16:53
No andebol vamos perdendo 9-11 na Macedónia.
30 Setembro, 2017 at 16:54
Estamos a ganhar em Braga mas a equipa está distante do que mostrou na época passada. Meio campo longe de estar bem, a Carlyn não mostra atributos.
Mas sempre uma constante: dão tudo.
Resultado bem melhor que a exibição. Importa não perder.
30 Setembro, 2017 at 16:58
Já o ando a dizer há muito. Um plantel extenso, sem os monos que havia na época passada, mas curto em qualidade. Isto é: um onze fortíssimo, mas opções apenas razoáveis, se exceptuarmos Doumbia, Podence e Ristovski. Muito preocupado com esta situação. Só nos resta esperar que não haja castigos nem lesões.