Decorridas as primeiras sete jornadas do campeonato, creio ser de inteira justiça afirmar que as contratações feitas pelo Sporting foram ao encontro das diversas necessidades. Resolveram-se os problemas nas laterais da defesa, deu-se experiência e qualidade ao centro da mesma, Battaglia dá garantias tanto a seis como a oito, Acuña é um jogador muito acima da média e com uma cultura táctica exemplar, Doumbia empresta ao ataque opções alternativas a Bas Dost.
Com tudo isso, Jorge Jesus pensou e construiu um 11 que vai ficando mais forte e entrosado de jogo para jogo e que nos deixa com certeza de que temos capacidade para disputar uma partida seja em que campo for. O que me tem dado que pensar e me parece, neste momento, a única pedra no sapato é: e quando queremos mudar o jogo a partir do banco?
Sentiu-se em Moreira de Cónegos, voltou a sentir-se frente ao Barcelona e nem vou entrar pela maior ou menor qualidade dos jogadores. Em causa está, antes, as características dos mesmos. Pensar num banco onde não esteja Podence, Iuri ou Gelson Dala (sei que dificilmente estarão os três em simultâneo) é, quanto a mim, pensar num banco onde não temos soluções para sacudir o jogo (então se Doumbia estiver já em campo, pior ainda).
É bem possível que em Janeiro se regresse ao mercado para alguns retoques, mas, até lá, acredito que este “pormenor” poderá fazer toda a diferença.
p.s. – enquanto pensas nisto, podes ir acompanhando os jogos dos nossos juvenis, frente ao CADE, e dos nossos iniciados, na Cova da Piedade. Começam ambos às 11h
1 Outubro, 2017 at 8:58
E já agora…têm aqui mais para ler…
(in observador)
“… SPORTING
Os 50 mil euros/mês, a conta em Espanha e o pedido de suspensão de mandato: o resumo da AG do Sporting
30/9/2017, 23:37199
2
Enquanto o ambiente estava quente na Luz, Bruno de Carvalho fazia questão de aquecer Alvalade. E, num discurso de 45 minutos, voltou a denunciar algo “que não é guerra nem guerrilha, é terrorismo”.
Partilhe
Bruno de Carvalho admitiu que deu entrada no clube um pedido para a suspensão do seu mandato. E revelou mais detalhes
PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP/Getty Images)
Autor
Bruno Roseiro
Email
Mais sobre
BRUNO DE CARVALHO
DESPORTO
FUTEBOL
SPORTING
Desde que assumiu a presidência do Sporting e o clube lançou o seu canal, Bruno de Carvalho instituiu como regra passar em direto a sua intervenção inicial nas Assembleias Gerais. Nesta reunião magna, isso não foi exceção. Ao contrário do que se passava no rival ali por perto, havia poucas pessoas (144) e ainda menos sinais da mínima contestação que fosse. Ainda assim, o líder dos leões consulta regularmente o Facebook e os blogues ligados ao clube de Alvalade, onde vai lendo algumas críticas que lhe vão sendo feitas. À exceção dos últimos dez minutos, guardados para o Relatório e Contas, tudo girou à volta das “pessoas que se escondem atrás do teclado”.
“Os sportinguistas não têm noção dos tempos que estamos a atravessar, com um presidente fortemente atacado e sancionado com castigos. Já tenho um ano e meio de castigos… Era mais fácil ser um presidente menos interventivo, só tinha a ganhar no plano pessoal. Mas sou assim, o que incomoda muitas pessoas fora e dentro do Sporting. Somos um clube autofágico, que arranja problemas onde não há, que às vezes caminha em vários sentidos em vez de ter um só rumo”, começou por referir Bruno de Carvalho numa primeira fase do discurso.
“Já passou do plano do agente desportivo para o pessoal. Acham que podem fazer o que querem nas redes sociais, a polícia foi três vezes a minha casa no último mês, acordando a minha família uma vez às quatro da manhã, outra às duas e outra à meia-noite… Não pensem que não está tudo interligado. Andam a correr coisas nas redes sociais, e que ninguém desvalorize o que são as redes sociais porque, para quem não percebe, foram elas que fizeram com que tivesse o resultado que tive em 2011, que vir às Assembleias Gerais era um problema porque corriam até o risco físico se falassem contra. Enquanto for presidente, digam o que disserem, nunca ninguém vai sofrer nada nem que eu próprio tenha de intervir. E se houver discursos definidos e bem estruturados, até podem falar uma hora. Portanto, aqueles que me chamam ditador e coreano, que são expressões bonitas, espero que venham mais vezes”, desafiou o líder leonino, antes de passar para alguns casos concretos “dos que andam escondidos em blogues a dizer tudo e mais alguma coisa”.
“Nas últimas semanas a história era que a KPMG tinha feito a auditoria e que ganhava 50 mil euros por mês. Por acaso, a nossa auditora é a PWC… E continua a história que tenho uma casa na Quinta do Patiño ou Patinho, e eu continuo a pedir a quem tiver a escritura e as chaves para ir entregar à minha casa. E com a história das offshores é a mesma coisa, que me façam chegar os números para poder ir buscar o dinheiro”, ironizou, prosseguindo: “Mas parece que isto não é relevante, só o vídeo e a entrevista do presidente é que têm importância. Vou dar conhecimento de mais um caso: um sócio que diz que existe um empresário de futebol de seu nome Nélson Caldas que lhe mostrou uns emails que alegadamente mostravam três transferências para uma conta minha e de um empresário espanhol: uma de 400 mil euros, as outras duas de 200 mil, para essa tal conta em Espanha que ainda por cima é de uma pessoa que me pagou o casamento. Nesse caso, agradecia a essa pessoa que ao menos me pudesse dar esse valor do casamento… Isto é inacreditável”, contou.
Em paralelo, Bruno de Carvalho falou também de um pedido de suspensão de funções como presidente que chegou esta sexta-feira ao Conselho Fiscal e Disciplinar do clube, enviado por João Pedro Paiva dos Santos, sócio e acionista da SAD, e Paulo Pereira Cristóvão, antigo vice e candidato à liderança dos leões, em 2009.
“Para vermos onde chegámos, as pessoas quando falam de mim na carta chamam-me Azevedo, que tenho muito orgulho porque é o nome da minha mãe. A primeira vez referem-se ao sr. Bruno Miguel Azevedo, a segunda ao sr. Bruno Miguel Azevedo, a terceira ao sr. Bruno Miguel, depois outra vez ao sr. Bruno Miguel, a seguir ao sr. Bruno Miguel Azevedo. Esta é a forma de dois ainda associados se dirigirem ao presidente do Sporting. É o meu nome, claro, mas é utilizado para me tentarem ligar a um antigo presidente de um clube rival. A eles, não se esqueçam que existe um processo a decorrer: a Pereira Cristóvão, por ter sido arguido e condenado em processos; a João Pedro Paiva dos Santos, que não se esqueça da troca de emails com Pedro Guerra, um dos maiores pontas-de-lança dos nossos rivais na campanha baixa e reles que fazem”, argumentou.
“Está a valer tudo, vale mesmo tudo. Isto já não é guerra nem guerrilha, é terrorismo. E é triste ver quando alguns sportinguistas fazem também isso. O objetivo de apenas existir e sobreviver era quando cá cheguei, agora estamos num patamar de lutar por todos os títulos”, concluiu antes de abordar a necessidade de se chegar aos 175 mil sócios para poder manter o nível qualitativo das mais de 50 modalidades do clube.
Desligaram-se as câmaras, prosseguiu o discurso. Bruno de Carvalho terá voltado a bater nas críticas que leu nas redes sociais à entrevista que deu à Sporting TV e ao vídeo que passou nos ecrãs gigantes de Alvalade antes do apito inicial do jogo com o Marítimo, onde anunciava que iria ser pai na resposta a um desafio que deixara dois dias antes no Facebook e que envolvia também Cristiano Ronaldo. Vieram as intervenções de alguns sócios e a votação do Relatório e Contas, que passou com a aprovação de 97,6% dos votos. Mas ficou a mensagem: o presidente verde e branco continua a querer chamar quem o critica via internet para ir a jogo numa Assembleia Geral, mas quem critica o presidente verde e branco via internet continua a recusar esse convite….”
Força Presidente…
Continuo a a apoiá-lo (enquanto defender com “unhas e dentes” o nosso Sporting…não concordo com tudo, mas concordo com a “matriz”…)
SL
1 Outubro, 2017 at 10:05
Tantos criticos e nao aparece 1 sequer na AG para confronto de ideias, acho que ate era interessante
1 Outubro, 2017 at 10:12
E depois acusam no de ser monologo !!!!
1 Outubro, 2017 at 12:41
Lá isso concordo. Em 100 pessoas nenhuma era voz discordante. 🙂
1 Outubro, 2017 at 12:54
144.
E pelos vistos, também não foste uma voz discordante dessas 144.
1 Outubro, 2017 at 13:12
Pelos vistos pudeste ir.
E deram-te o papel de estar lá à porta a contá-las.
Fixe! É sempre bom ter-se alguma utilidade.
1 Outubro, 2017 at 15:04
Devias lá ter ido tu, o bruno o Mano e o Crente ….
Mas nem a almoços podem ir … quanto mais!
Gentinha é gentinha em qualquer lado do mundo!
Mas nunca ninguém os viu!
1 Outubro, 2017 at 16:18
Já apitaste tudo?
1 Outubro, 2017 at 17:47
Ah, não sabia que não pudeste ir.
Pensei que tinhas estado lá, a contar os presentes e a falar.
Eu estava muito atrás, não deu para ver bem quem foi falar.
1 Outubro, 2017 at 14:37
Eu não estou nos 97.6% e fui. Algum problema em ter votado contra um orçamento que na minha opinião, é irrealista?
1 Outubro, 2017 at 17:46
Nope
Problema nenhum.
Tendo ido te escondes atrás do teclado.
Parabéns.
1 Outubro, 2017 at 17:48
Tendo ido, não te escondes atrás do teclado.
1 Outubro, 2017 at 10:27
Afinal, tudo o que lemos e ouvimos sobre a AG dos lampiões era falso e, segundo a capa de hoje da Burla, Vieira acabou por sair sob aplausos!
Afinal não “passou-se” nada, as cadeiras a voar e as lambadas nas fuças não passaram de números de circo e obviamente que o pessoal gostou e aplaudiu no final perante tão inovadora forma de se fazer uma AG.
O triunvirato Delgado, Serpa e Guerra continua atento e, sempre que necessário, vem dar uma ajuda a quem paga os ordenados.
1 Outubro, 2017 at 15:29
Basta ver os primeiros vídeos da saída de Vieira, para perceber que, sim senhor, saíu sob grandes elogios e fortes aplausos.
Na sala, o que passou-se?… Bem, há um belo discurso, dado a conhecer muitas horas depois.
Se querem saber a minha opinião, aquela AG foi uma excelente farsa, muito bem encenada e a trabalhar quase de improviso por causa da oposição:
1- A oposição calou-se, por milagre, para aplaudir Vieira?
2- Ou a oposição já saíra quando Vieira fez o “grande discurso”?
3- Os vídeos que mostraram a saída de Vieira mostravam um
“triunfador”?
Já virei muitas sardinhas e assei muitos frangos (literalmente, pois já cá cantam 74 e espero acrescentar mais um, em breve), pelo que me custa olhar a merda lampiónica, sem sentir um cheiro nauseabundo, por melhor que eles a embrulhem e apresentem: (este) “Benfica é merda!”, como um dia gritou alguém, num estádio repleto .
A nossa CS também, acrescento eu.
1 Outubro, 2017 at 15:32
Faltou o
4- Vejam que as cadeiras têm asa curta: saem de filas traseiras e caem pouco à frente, em cima dos contestários; se atiradas em frente, caíriam em cima da Mesa da Direcção – o que não aconteceu!
1 Outubro, 2017 at 10:32
Muito mais comfy andar a difamar e inventar nas interwebzzzz.
Essa estrofe da casa na quinta do Patinho já a li aqui nestas caixas de comentários…
Enfim, cada um é para o que nasce.
E o Sporting nasceu para ganhar!
É esquecer esses “duques e senas” tristes e vamos embora que hoje é dia de SPOOOOOOOORTING!
1 Outubro, 2017 at 11:10
OFF: Morreu o ex-árbitro José Pratas.
1 Outubro, 2017 at 12:25
Actual observador e formador de árbitros, hoje merecedor de elogios de estafermos como o fontanelas e o proença.
Com ele ao apito, no campeonato, o Sporting apenas conseguiu vencer 8 de 20 jogos.
Só lamento ser ateu nestes dias, em que desejo ardentemente que haja inferno.
P.S. Dá cumprimentos ao paraty. Estafermo.
1 Outubro, 2017 at 12:52
🙂
1 Outubro, 2017 at 13:17
+1
Neste país, qualquer FDP que morra passa a ser honesto e grande homem…
1 Outubro, 2017 at 13:22
Bem verdade. Pode-se ter sido o maior trafulha em vida, que depois de morrer é-se santificado.
1 Outubro, 2017 at 17:10
Ainda hei-de ver essas loas serem tecidas ao Bimbo e ao Orelhas!
1 Outubro, 2017 at 13:39
Epá, que chatice. Minuto de silêncio já!
1 Outubro, 2017 at 13:46
Tô que nem posso. Com o desgosto…..
1 Outubro, 2017 at 14:06
Desculpem, comentar isto “noutra dimensão”…
Nunca gostei dele como árbitro…mas desejo que Descanse em Paz…!!
E estou solidário com a dor da família e dos amigos…
E …vá lá…vocês “nem são assim”…
Deixem lá “a memória do homem em paz”…(olhem…é um a menos a “lixar-nos”…podem ver por esse “lado positivo…”)
Abr e SL
1 Outubro, 2017 at 14:40
Se o homem foi ladrão (e foi!!), que pague na outra vida. Não desejo mal à família, mas que ele pague com juros a trampa que fez. E digo dele, digo de todos.
1 Outubro, 2017 at 14:41
Vai na volta a familia ficou radiante…amigos duvido que tivesse!!
1 Outubro, 2017 at 14:58
Igualar, no tratamento, quem fez por merecer o respeito e admiração àqueles que pisaram a Terra para a tornar um lugar pior é mais profunda injustiça que se pode cometer contra quem teve uma existência digna e honrada.
Clamar descanso e paz a quem nunca o quis, para si e sobretudo para os outros, não faz de nós melhores ou mais elevadas pessoas. Faz de nós seres sem memória que não merecem o bem que muitos Homens e Mulheres dignos fizeram por nós.
1 Outubro, 2017 at 14:06
Não retiro os piropos que lhe dirigi por tantas e tantas apitadelas `a la “padre” com grave prejuizo para o Sporting…
1 Outubro, 2017 at 15:36
O atletismo perdeu um bom sprinter neste árbitro de futebol.
Pelo menos foi o que mostrou, quando conseguiu vencer em Coimbra vários atletas do focuporto.
1 Outubro, 2017 at 17:11
A merda estava bem uma para outra, Pratas e porcos eram merda do mesmo saco.
1 Outubro, 2017 at 11:48
Coentrao fora do clássico. Abandonou estágio e academia as 10h15
Oficial infelizmente
1 Outubro, 2017 at 12:28
Foi comprar tabaco
1 Outubro, 2017 at 12:38
😀
1 Outubro, 2017 at 12:45
Fom fom fom… joga-te fora
1 Outubro, 2017 at 12:47
Antes fosse
1 Outubro, 2017 at 12:50
É um mind game à JJ. 🙂
1 Outubro, 2017 at 12:53
Vai ser à hollywood
0-2 a 10 minutos do fim, o Coentrão em casa a ver o jogo, equipa-se, e vai directo a Alvalade. Entra em campo (o Ruiz estava para entrar, mas o Coentrão diz “desta vez não”), e faz duas assistências e um golo aos 98′
1 Outubro, 2017 at 14:02
Epá espero que volte… ehehehe
1 Outubro, 2017 at 12:47
Foda-se! É hoje que o Jonathan faz um jogão.
Ao menos aguenta o jogo todo
1 Outubro, 2017 at 12:49
Se nao for expulso
1 Outubro, 2017 at 12:53
Já marcou ao porto em Alvalade…
1 Outubro, 2017 at 17:13
Por mim pode voltar a marcar.
Quando marcou esse golo julguei que fosse o início de uma brilhante carreira com a verde e branca.
Que se faça o reset hoje marcando e jogando como nunca vi.
1 Outubro, 2017 at 12:53
Vai ser titular então Ahahah com o Steua supostamente nem foi convocado…
1 Outubro, 2017 at 13:20
Foi para Alvalade incógnito para se esconder sem ninguém ver e depois entrar em campo surpreendendo a bimbalhada, apanhando-os de calças na mão.
1 Outubro, 2017 at 15:10
tínhamos combinado um almoço …. mas não te preocupes que o levo a Alvalade antes do apito inicial 😉
1 Outubro, 2017 at 13:37
Ai esta a liga dos campeoes a fazer mossa no nosso sporting.
1º poupa bataglia para o jogo com o barça e todos vimos como foi moreira.
2º dumbia e coentrao off para receber o porto.
Vamos esperar que jomathan faça um bom jogo e que esteja concentardo o jogo todo,os contragolpes dos porcos sao mto venenosos e super rapidos a seguir ao barça o h«jogo mais dificil ate ao momento.
1 Outubro, 2017 at 13:44
Coentrão não joga…
🙁
A minha confiança no Jonathan é tão diminuta que cheguei a pensar que faria sentido desfazer a boa dupla Coates / Mathieu…. indo Andre PINTO a jogo …
Temo que os do clube do monte aventino explorem esta situação até ao limite… receio …. é a nossa maior lacuna no plantel !
SL
1 Outubro, 2017 at 14:47
É isso que não percebo: Ruiz só faz porcaria, mostra-se um péssimo profissional (lá por por a filha com um cachecol não chega… chegar com o peso ideal era o ideal) e pedem oportunidades. Jonathan tem cumprido, fez um excelente jogo com o Marítimo e não têm confiança.
Haja pachorra. A única explicação que vejo é ver quem comprou quem. Se foi do actual regime, coitadinho. Se foi algum dos anteriores, não há confiança.
1 Outubro, 2017 at 16:19
Monte Aventino?… Isso foi tempo, meu caro, agora é mais fino: pedreira de Contumil -não brinco, é mesmo assim.
O topo Sul das Antas, confinava com Mte Aventino e, logo abaixo, tínhamos o “campo de treinos” em que, a Norte, havia a “arquibancada” (parte superior norte da pedreira) que também permitia espreitar jogos de borla; no topo sul deste campo, havia o pabilhoue, encostado a Monte Aventino norte; a nascente deste campo e mais abaixo, “nasceu” o dragoue (foi por “um bocadinho assim” que aquilo não caíu em Rio Tinto , a VCI deve ter posta ali para segurar aquilo tudo).
Mas tem vindo sempre a descer: começou na Constituiçou, carago, onde, pelo Vigorosa, me consolei de lhes assapar no extinto Andebol de 11 e, embora menos vezes, no Andebol de 7; depois, mudaram para perto do Vigorosa, a ver se aprendiam a jogar e a comportar-se: era um pouco mais abaixo, do outro lado da rua (avenida) e só chamaram àquilo Antas, porque os de Monte Aventino ainda se ofendiam e não havia necessidade; depois, mais abaixo, a pedreira -de Contumil. Ninguém queria aquilo, nem os donos, e o pintinho tratou de arranjar uma estrangeirinha para doar os terrenos ao focuporto (se houve ou não dinheiros por fora e escondidos, não sei, mas consta que foi mais legítimo que uns negócios que fez a CM Seixal com um clube de Lisboa).
Resta, agora, ao focuporto, pouco mais: é passar por baixo da VCI e aterrar lá no fundo, em Rio Tinto. Poucos vão notar, a sério.
Pronto, mau caro Stand Valcx (não digo 5 porque me faz lembrar o Rui Bitória 5.0, ou seja, a última versão -apesar de já me terem dito que há nova versão: uma em que ele larga tudo e vai proteger-se junto dos jogadores -prefiro não fazer o upgrade e manter a minha 5.0); mas, dizia eu, fica a saber que os de Monte Aventino são gente muito respeitável e os das Antas são outros, ao lado e mais abaixo.
Tal como os do Estrela Vigorosa, gente boa e sã, muito séria, honesta e trabalhadora, são mais ao lado, numa parte superior.
Nas Antas, construiram uma torre, deitaram abaixo os barracões que lá existiam, fumigaram a zona e empurraram aquela malta encosta abaixo, até pararem ao fundo de Contumil.
Sem facciosismos, o meu amigo fica a saber (quase) tanto como eu.
1 Outubro, 2017 at 17:15
O Acuña vai ter que dar uma maoxinha a defender….ou um pézinho neste caso.
1 Outubro, 2017 at 13:44
Foda-se puta de sorte a nossa.
Pensei que fosse bluf…
É como se já estivéssemos a 5 pontos.
1 Outubro, 2017 at 13:48
Oh caneco.
Adiei eu as férias e nem vale a pena irmos a jogo? 🙁
1 Outubro, 2017 at 14:04
Queres ver que não há jogo? O conceição também diz que não vem!
1 Outubro, 2017 at 14:13
Vai ficar retido numa mesa de voto :p
1 Outubro, 2017 at 14:08
Bem…”o que me vale mesmo…”…
É o vosso optimismo…!!
Spooooorting…!!
SL
1 Outubro, 2017 at 14:14
Caro Max, optimismo e Sporting são 2 palavras que se odeiam.
Mas lá estarei em Alvalade para provar o contrário.
SL
1 Outubro, 2017 at 14:16
SPOOOOORRRTIINNGGG
1 Outubro, 2017 at 14:49
Ahhh…
Era só para “vos dizer” uma coisa…:
O Sporting “vai jogar com 12″…
Os 11 e mais “nós” …os adeptos…
Vamos lá a ver quem cumpre as suas “obrigações”…!!
SL
1 Outubro, 2017 at 15:04
Coentrão convocado… e agora? Em que ficamos? lol
1 Outubro, 2017 at 15:11
Saiu cedo para ir votar às Caxinas. Volta a tempo de partir aquilo tudo.
1 Outubro, 2017 at 15:12
O rui e o Val verde estão a coçar os limbos com 3sunais de ??? Por cima da cabeça
1 Outubro, 2017 at 15:12
Kimbos
Sinais
1 Outubro, 2017 at 15:38
Estava esperançado que o JJ convocasse o G Dala depois da exibição de ontem na B (vejam o 3º golo e a jogada do 4º com o Paulinho).Passam mais de 24 h entre jogos e penso que seria elegível mas… pode ser que aposte no Ristovski do lado esquerdo para travar a velocidade do Marega