Antes demais esclarecer antes que me venham cuspir e atirar loiça: este texto não é uma critica ao nosso treinador, pelo contrário.
Há precisamente um ano atrás em quase todos os Post´s do: “Emprestado não é dado”!
São apenas exemplos de algumas coisas que se foram dizendo de Iuri o ano passado no empréstimo ao Boavista, onde para não variar foi a estrela da equipa. E se estes eram os “comentários” do GAG na sua rubrica, imaginem (ou lembrem-se) do que era os comentários dos tasqueiros acerca de Iuri. Com mais ataques ou menos, todos estavam de acordo, que Iuri tinha e devia ter feito parte do plantel da época passada, sobretudo quando viamos as nossas alas (Markovic, Campbell, o Bryan do ano passado…).
Pois bem, este ano temos o Iuri no plantel. E o resultado? Para já Zero. Iuri é na minha opinião melhor a jogar sobre a direita. Tem nas diagonais para o meio o seu movimento mais perigoso, tem nos seus cruzamentos um bombom para os avançados (comparando por exemplo o cruzamento de Iuri e Gelson, percebem o que digo).
Iuri Medeiros fez este ano 261 minutos divididos pelas 4 competições, foi 3 vezes titular , para já 0 golos e 0 assistências, últimos 4 jogos nem nos 18 convocados esteve. É certo que nos jogos em que jogou Iuri não fez bem aquilo que todos esperávamos, estando bastante abaixo das expectativas. Já ouvi de tudo, que o a camisola pesa muito, que JJ desmoraliza o rapaz, que afinal não tem qualidade para jogar no Sporting e que é jogador de equipas pequenas, que só quer borga e nada com o jogo, que isto, que aquilo. A verdade é que não sei o que se passa, mas sei várias coisas, uma que Iuri (tal como Palhinha, por exemplo), está agora a estrear-se com a verde e branca. É da formação, mas não passou diretamente da B para a principal como Gelson, Matheus Pereira, Podence ( a esses quando no primeiro ano falhavam havia sempre a “desculpa” (e bem) de que estão a crescer que é o primeiro ano na equipa… e era verdade, mas a mesma verdade se aplica a Iuri, que está agora pela primeira vez numa Equipa grande.
Ora outro ponto a que queria chegar, o facto de estar pela primeira vez numa equipa grande! Agora sim vou criticar a politica de empréstimos a que Iuri foi sujeito. Iuri Medeiros foi emprestado a Arouca, Moreirense e Boavista em anos consecutivos. Na minha opinião quando se empresta um jogador há três tipos de razões/ considerações na hora de escolher um clube: 1- Este é para não estar aqui a estorvar (tipo federico Ruiz); 2- este é para nos vermos livres de um ordenado e a ver se alguem lhe pega (tipo Ewethon) 3 – Este é para potenciar e crescer para vir um dia a jogar por nós (Tipo Iuri, claramente). Mas então queriamos que Iuri Medeiros crescesce? Ele cresceu e muito! Queriamos que Iuri vivesse outros contextos? Sim e viveu! Queriamos que Iuri jogasse com massas associativas mais exigentes? Sim, no Boavista. Queriamos que Iuri se adaptasse a um modelo de jogo baseado no ataque posicional e na circulação de bola? Aqui falhamos completamente! Todos os empréstimos de Iuri foram a equipas de meio da tabela para baixo, onde o modelo de jogo se baseia em ataques rápidos e aí todos sabemos que Iuri dificilmente não brilhava, com espaço para jogar Iuri é letal, mas já o era antes dos emprestimos. Diferente é jogar no Sporting, onde a cultura de posse de bola e onde cada um e a equipa é responsável pela criação do proprio espaço. Veja-se a quantidade de equipas que estacionam o autocarro contra nós (onde se inserem as equipas onde emprestamos o nosso Açoreano). Penso que o ano passado Iuri precisava e merecia de mais que “um Boavista”. Se Heldon mereceu o Rio Ave e o Vitória, Iuri merecia pelo menos isto, uma equipa de dimensão de jogar para a Liga Europa pelo menos (quando digo merecia, refiro-me ao que o jogador merecia pelo que já demonstrou e o quanto o seu futebol e nós ficavamos a ganhar).
Infelizmente parece-me que em Janeiro vamos ficar sem Iuri, parece-me que vamos ao mercado buscar um extremo e que será o açoreano a sair. Parece-me também que Iuri não tem convencido Jesus, só espero que seja apenas e só um “tens de conhecer as minhas ideias”, em vez de um “ só jogas na última”. Olhando para a lesão de Acuna e a sobrecarga de Gelson, acho que esta é a hora de Iuri, a começar na Taça, e a prolongar-se mais uns jogos! Porque qualidade, talento, imprevisibilidade, fantasia Iuri tem, falta juntar-lhe isso em jogo com a nossa camisola, falta adaptar-se ás dificeis ideias de JJ, falta soltar-se e brilhar! Com Iuri Medeiros no seu auge temos uma verdadeira solução aos nossos alas! Sim, eu acredito em ti, Iuri, Acredito tanto em ti!
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Luís Miguel
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
11 Novembro, 2017 at 21:14
O Iuri leva tempo a embalar… Vai acontecer não tarda. Eu acredito nele.