Não tive espaço na passada crónica, devido aos muitos acontecimentos dos nossos escalões de formação, de destacar as chamadas às selecções nacionais, que desta vez merecem real destaque.
Rafael Barbosa, Pedro Delgado, Ivanildo e Rafael Leão mereceram a confiança de Rui Jorge, que os chamou para os confrontos frente a Roménia e Suíça. E se no caso dos três primeiros a sua convocatória é encarada como algo natural (de assinalar especialmente a evolução de Ivanildo e Rafael Barbosa nesta edição da Segunda Liga) Rafael Leão, com apenas 18 anos, é a grande surpresa.
No Sporting desde 2009, onde chegou com apenas 10 anos, Rafael tem sido destacado pela positiva nos últimos meses, fruto do enorme crescimento que tem vindo a registar nesta espécie de limbo de passagem para o futebol profissional.
Tem 10 golos marcados este ano, distribuídos por equipa B, juniores e até equipa principal. Marcou em todas as competições em que participou, mesmo ao serviço de Portugal sub19, e é o próximo “ai Jesus” dos corações leoninos, que acaba por ser a expressão perfeita neste contexto.
O problema das referências atacantes continua a ser uma pedra no sapato do futebol de formação em Portugal. Rui Jorge foi o primeiro seleccionador a encarar esta ausência de soluções de forma séria. Adaptou o seu sistema, testou todos os jogadores que era possível testar, foi encontrando cada vez mais um modelo que nos permitisse ser goleadores sem um nove puro e soube encontrar forma de integrar um avançado de referência quando os descobriu. A forma de jogar hoje da nossa selecção A, o modelo que se foi espalhando por todos os escalões e o sucesso desportivo apresentado pela FPF tem muito, mesmo muito, da criatividade, do rigor e do pragmatismo de Rui Jorge.
Rafael Leão é apenas mais um “menino” a quem o nosso ex-jogador vai dar uma oportunidade. Porque sabe que no seu modelo encaixará de forma perfeita na frente de ataque, porque Rafael Leão é um camaleão que nos permite vê-lo a desequilibrar numa ala ou a ser uma verdadeira referência, porque tem velocidade, técnica e golo. E tudo isto apresentando uma altura de quase 1,90 m combinada com agilidade, algo raro no jogador português.
Leão continua a ter os seus problemas enquanto futebolista, até porque está longe de ter a sua formação verdadeiramente acabada. Ainda falta acerto em mais decisões, ainda tem muita vontade de entrar e resolver, com aquela energia própria de quem dá os primeiros passos, ainda lhe faltam muitos testes de fogo, principalmente do ponto de vista emocional. Mas para já deixa-nos a sensação de que já merecia ser aproveitado num contexto de maior exigência.
Há uns tempos, o dono do tasco referiu-se a um dos jogadores que mais aprecio na actualidade, Mbappé, dizendo que ao ver a sua evolução fantástica dava a sensação de que tal acontecimento seria impossível com Pedro Marques ou Rafael Leão. Hoje a sensação mantém-se. Existem jogadores que precisam de tempo, precisam de rodar, outros que saltam logo, outros que passam uns tempos pela equipa B. Depois existem os que com 18 anos gritam por mais e melhores desafios na sua precoce carreira. Aqueles que parecem continuar a formar-se enquanto atletas mesmo que no topo do futebol europeu. Pedro Marques pedia isso a temporada passada, Leão pede isso este ano. E tendo em conta que no mercado nos faltou uma peça ofensiva, a sua presença entre os maiores parece cada vez mais uma solução viável.
Para já, mereceu a atenção e a oportunidade junto a Rui Jorge. A seguir tem a palavra Jorge Jesus.
*às quintas, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa
9 Novembro, 2017 at 15:12
Temos miudos de muita qualidade… se tivermos calma e paciencia para os deixar crescer, vamos ter jogadores fantasticos.
Nada de queimar etapas, ou querer “estrelas” muito cedo. Há tempo.
9 Novembro, 2017 at 15:20
Ora ai está… o prefeito comentário do adepto leonino! Não queimar etapas, vai-se de vagarinho… ainda so tem 18 anos! Quando tiver 22 ou 23 estará pronto. Depois bate-se palmas ao Ajax…
O que ninguém entende é que se Gelson Martins em vez de 22 anos tivesse 18 valia o dobro! Se Mbappe já tivesse 23 anos valeria menos do que vale hoje!
Enfim…
9 Novembro, 2017 at 15:26
Então tu queres é vender gado como fazem por outras bandas… ok
9 Novembro, 2017 at 21:54
Lol… Bingo!
9 Novembro, 2017 at 16:16
Queimar etapas é mais um daqueles lugares-comuns que de tanto se ouvir, repete-se a todo o instante.
Pessoalmente, prefiro o queimar linhas. O Jardel também.
9 Novembro, 2017 at 16:54
Concordo.
E não acho só isso.
Acho que deve ir entrando aos poucos, sempre que houver oportunidade para o fazer, se virem que é um jogador com talento e futuro. Puxarem-no, aqui e ali, para um nível de exigência máximo, também ajuda a potenciar os jogadores. Principalmente aqueles que têm a cabeça no lugar.
Sabem que o nível de exigência é outro e dão mais, estão mais concentrados, esforçam-se mais, etc, e tudo isso lhes faz bem e os faz avançar.
Sou apologista disto, o que é muito diferente de pegar num miúdo qualquer e mete-lo simplesmente num patamar superior estanque. Os próprios miúdos tem a noção da evolução e o quanto crescem com isto! E isso motiva-os ainda mais!
9 Novembro, 2017 at 16:00
Odraude, o que é queimar etapas? Pergunto sem ironia, pois para mim isso resume-se a um jogador estar pronto ou não estar. Aliás, a minha maior dúvida é, sempre, se os adeptos vão saber respeitar os erros naturais que venha a cometer
9 Novembro, 2017 at 17:05
Temos muitos exemplos disso na nossa historia… quantos jogadores foram lançados prematuramente e depois não tiveram (talvez) a maturidade mental suficiente para aguentar o “spotlight”.
E quando falas nos erros naturais, bem… “nós” temos o habito de assubiar ao minimo erro.
9 Novembro, 2017 at 17:07
Mas podes concretizar o que é “queimar etapas”?
9 Novembro, 2017 at 17:14
Todos querem o Dala e entrar e o Pedro Marques e o Leão.
Nesta fase do campeonato, em que tido critica-se, tudo põe-se em causa etc e tal. Lançar um jogador e ele ter o azar que fazer um pessimo jogo… está logo queimado.
Eu quero os ir vendo em jogos da taça de portugal e taça da liga, como tem acontecido, e depois quem mostrar trabalho ai sim, dando umas oportunidades em jogos do campeonato.
9 Novembro, 2017 at 17:15
Queimado pelos adeptos ou pelo treinador?
9 Novembro, 2017 at 17:17
Deixa ver se percebi…
Para ti o ” não queimar etapas” é basicamente evitar o risco de quando a oportunidade é dada a exibição não corresponder, é isso?
9 Novembro, 2017 at 17:21
Deixa explicar-se bem.
Queimar etapas é não deixar os miudos evoluirem de uma foram natural e progressiva.
9 Novembro, 2017 at 17:29
Lá está “progressiva”….
Quando demonstram que na B ou nos Juniores aquilo é uma “brincadeira”…. fica clarissimo que há que subir o patamar competitivo.
Dando o exemplo de João Mário…
Porque não estava a render na B na primeira metade da época antes de ser emprestado?
Se calhar porque a motivação na B era zero!! Ele sentia que tinha muito mais qualidade para jogar apenas na 2ª liga.
Por isso… era conversa do queimar etapas para mim não passa de conversa fiada!
Tens qualidade….demonstra rendimento de excepção na B —> oportunidade na A ou empréstimo na 1º liga!
9 Novembro, 2017 at 17:31
É isso que tem acontecido… Mas o pessoal quer é os ver no 11 da equipa principal.
9 Novembro, 2017 at 17:49
É isso que tem acontecido onde???
Queres exemplos?
Gelson Dala na época passada e até Pedro Marques…. a marcarem a torto e direito na B…
Na equipa principal… tinhamos o castagnos e o andré a fazerem figuras tristes.
Não me vais dizer que o Dala teve oportunidade por ter entrado ao minuto 89 com o chaves, pois não?
9 Novembro, 2017 at 17:40
Vamos sentar o Dost e o Doumbia para o Rafa Leão poder cometer erros naturais ou eventualmente começar a marcar sem parar?
Ou mesmo dispensar/vender já em Janeiro Dost e Doumbia e apostar definitivamente em Rafa Leão, Dala e Pedro Marques?
Ou apostamos no Rafa Leão na Taça da Liga….
9 Novembro, 2017 at 18:28
sardinha,
vamos é dizer ao treinador, quando ele diz que jogam sempre os mesmos 14 já a pensar em pedir reforços em janeiro, que tem reforços de sobra emprestados e a jogar na B. E que se quer dinheiro para ir buscar mais alguém, que arranje forma de vender o Alan Ruiz
9 Novembro, 2017 at 19:29
Apesar de irmos a eleições em listas diferentes em 2021, estamos de acordo aqui.
9 Novembro, 2017 at 19:31
A unica forma de vender o Alan é a forma redonda
9 Novembro, 2017 at 19:56
Ok, mas repara, o próprio Doumbia tem tido poucos minutos. Não me parece que haja intenção de ir buscar mais um avançado. Noutras posições não será bem assim e aí concordo contigo.
9 Novembro, 2017 at 16:51
Quantas etapas queimou CR7?
9 Novembro, 2017 at 17:08
Muitas… por isso foi embora cedo, por meia duzia de sardinhas e um pao seco.
Espalha brazas, mas foi o grande mister que apanhou na altura no Manchester, que viu o quão forte o Ronaldo era mentalmente. E que soube o lançar no momento certo.
9 Novembro, 2017 at 17:13
Estamos é a atrasar algumas potenciais estrelas que andam perdidas em empréstimos (a clubes que depois nos fodem) e a garantir que a equipa b não desce.
para a historia ficam…
Cristiano 17 aninhos equipa principal
Nani 19 aninhos equipa principal
Quaresma 17 aninhos equipa principal
Luis Figo 17 aninhos equipa principal
joao moutinho 18 aninhos equipa principal
9 Novembro, 2017 at 17:18
Cristiano e Figo estrelas de topo… Bolas de ouro… Desse nivel não temos (talvez o Gelson chegue lá).
Nani, Quaresma para chegarem a um nivel alto demoraram mais quantos anos?
Moutinho prefiro nem falar nele.
9 Novembro, 2017 at 17:33
Tudo bem Odraude nani saiu para o ManU ao fim de duas epocas.
Quaresma igual mas para o Barça.
Pronto moutinho não foi formado na academia.
O que quero dizer com esta comparação, é que tem de haver uma aposta, tem de se correr o risco.
Tens tambem casos em que jogadores se perdem logo nas camadas jovens.
9 Novembro, 2017 at 23:42
Pois.
“Cuidado para não queimar etapas”. Sempre com os nossos, que tem o Adn Sporting, são baratos e, quando dão certo, geram mais valia brutal.
Paciência, tolerância e persistência com os Ruizes. Tem mais um anito ou dois que os outros, custaram uma pipa, são caros de manter, rendem pouco e o mais provável é redundaram em imparidade.
É o discurso da maior parte daqueles que, por exemplo, criticam quem critica, por exemplo, o treinador. Mas bater no nosso futuro, no intangível que pode gerar mais valias (é a história que o diz, só fazemos grandes transferências com o made by Sporting, salvo honrosas excepções), isso sim é de leão.
Se fazes sempre o mesmo, não deves esperar resultados distintos.
9 Novembro, 2017 at 15:14
Sim… está bem… vamos esperar…
9 Novembro, 2017 at 15:27
Se o Rafa Leão vai ser o próximo”aí Jesus”, tá bem tramado.
Obviamente, é para mandar embora junto com o outro no final da época…
9 Novembro, 2017 at 15:37
Qualidade tem. Falta ser aposta.
Agora qualidade é qualidade, por isso se tem 18 ou 23 é indiferente. Se tem qualidade para jogar, que jogue e que seja aposta.
9 Novembro, 2017 at 21:37
Momento Lili Canecas do dia!
Desculpa, estou a embirrar contigo, mas tu mereces 😉
9 Novembro, 2017 at 22:30
Faz o que sentes
9 Novembro, 2017 at 15:44
Saída do Iuri e Alan não estão a render, Ir buscar raphinha e paulinho. E começar a apostar neste e Dala entre b e a A.
9 Novembro, 2017 at 15:47
O Iuri quase nem teve tempo de render.
Depois esses chegam ca e também nao rendem, que se faz a seguir?
9 Novembro, 2017 at 17:35
O Iuri acusa muito o peso da camisola, pelo menos até agora
9 Novembro, 2017 at 15:53
Estás a falar deste Iuri?
http://www.zerozero.pt/player.php?id=74338
261 minutos repartidos em ….8 jogos
em que 111 minutos aconteceram na Liga num total de 5 jogos!!
Como é que alguém consegue dizer de forma “séria” que Iuri ou outro jogador qualquer não está a render perante tais “oportunidades”?
9 Novembro, 2017 at 16:58
Tentou-se ir buscar o Raphinha em Agosto e pediram 6M€…
Achas que pedem menos agora?
Provavelmente vai para o Porco por 1/3 disso mais o Hernani!
9 Novembro, 2017 at 23:55
Fodasse.
Raphinha.
Estourar 6 milhões num gajo que nunca jogou num patamar de exigência sério? Certo, não queimemos etapas, antes notas. Se calhar até devíamos mandar o Diogo Brás pra la, se fizerem 1 milhão de desconto.
9 Novembro, 2017 at 15:48
Queimar etapas… dar tempo… tem de aprender… tem de ganhar experiência…
Depois há o Patrício: ainda bem que o Paulo Bento o lançou porque…
Ou o CR (teve de ir rodar no Moreirense?)… o Moutinho… mesmo o Adrien (jogou, não deu, foi rodar)… Hugo Viana…
9 Novembro, 2017 at 15:52
Já ninguém se lembra do Gelson Dala……
9 Novembro, 2017 at 15:59
Nem o JJ
9 Novembro, 2017 at 16:02
Trabalhar os dois é meio caminho andado para poupar muito e bom dinheiro.
Mas o Dala já está a treinar diariamente com a equipa principal e já mereceu convocatórias, o Rafael não. Estão em duas fases diferentes.
9 Novembro, 2017 at 16:12
Sinceramente, Maria?
Acho que podias mudar de Ribeiro para Crente. 🙂
( Sem segundas intenções, oh Nuno! )
9 Novembro, 2017 at 16:05
Eu lembro. E acredito que antes do final desta ano ainda vai jogar algumas vezes.
Merece, tem trabalhado bem e tem apresentado rendimento e argumentos para ser opção efectiva, e tem mais do que qualidade para isso.
Fala J…
9 Novembro, 2017 at 15:53
O italiano há dias postou um comentário com um ponto interessante, relativamente ao Pedro Marques, sinceramente não gostaria que ao Rafa Leão tivesse que passar pelo mesmo. De qualquer forma, em Oleiros deixou-nos com água na boca e testá-lo num contexto mais competitivo seja nos jogos da Taça da Liga, ou Taça de Portugal seria muito interessante.
Pode ser um risco depositar muitas esperanças que podem ser vãs? Se calhar pode, mas depois recuamos um pouco no tempo e olhamos para os exemplo do CR28, do Hugo Viana, do Moutinho, tudo jogadores lançados ás feras com 17/18 com sucesso, nem sempre isso pode acontecer mas é também por isso que só saberemos a real valia do Rafa Leão dando-lhe uma oportunidade.
PS: Já o disse mas reforço porque me dá mesmo gosto, que grande evolução do Rafa Barbosa, outro que gostaria de ver em jogos mais exigentes.
9 Novembro, 2017 at 16:10
Discordo.
Acho que o eventual sucesso, pelo menos imediato, tem muito a ver com a conjuntura em que o jogador é lançado.
Uma coisa é atirar um jogador lá para dentro num contexto de confusão e esperar que renda. Foi prática no Sporting, e ajudou a queimar jogadores como Poejo. Outra é lançar o jogador num cenário de estabilidade, com aconteceu com o Hugo Viana. Ele estreou-se num jogo “ganho”, e em que a única função era meter bolas na cabeça do Jardel.
9 Novembro, 2017 at 16:36
Nuno, percebo o teu ponto de vista e concordo com a questão do contexto, isto se estivermos a falar em contexto competitivo. Se no jogo em que ele for lançado estiver acompanhado de uma equipa composta por jogadores com pouca utilização e poucas mecânicas colectivas, admito que há sérios riscos que a sua prestação não seja a esperada e a avaliação que será feita, não vai corresponder ás mais valias que têm. Se é a isto que te referes, estou totalmente de acordo e foi bom teres falado nisto, são coisas que ás vezes nos escapam, mas não deixam de ser pormenores que podem definir o sucesso ou insucesso de um miúdo da formação.
9 Novembro, 2017 at 16:52
Iuri é um excelente exemplo de ser lançado n’”uma equipa composta por jogadores com pouca utilização e poucas mecânicas colectivas”
9 Novembro, 2017 at 17:17
JVL do Iuri sabes a minha posição, há ali qualquer coisa que que não faz ou está a demorar demasiado a fazer “click”, não é falta de talento, de profissionalismo ou de entrega, mas há ali qualquer coisa a faltar…o quê não sei.
Mas sim, tens razão, o contexto competitivo em que ele tem sido lançado não é o melhor, não há como argumentar o contrário…mas aquele jogo com o Tondela, aquela sensação que podia ter dado mais qualquer coisa está bem presente.
9 Novembro, 2017 at 15:55
A extremo não me parece que calce com o JJ. Alheia-se muito do jogo e não tem a mínima disponibilidade defensiva. Acho-o muito parecido ao Mbape no seu estilo de jogo mas também tem um bocado de Balotelli em mentalidade (não em termos de comportamento mas sim na forma como não se dá ao jogo). Este hanidicap é muito mais facilmente colmatado jogando a PL, que até parece-me ser como o JJ o está a preparar.
9 Novembro, 2017 at 16:22
este pormenor é interessante: tenho ouvido mil e uma críticas ao Gelson Martins e quando as ouço ou leio penso para mim se as pessoas atentam na mudança que foi operada no seu futebol. O Gelson faz o corredor incontáveis vezes, é um apoio constante ao lateral (olha aquele corte a dobrar o Jonathan, contra o Braga) e ainda berram com ele quando não corta para dentro ou não toma a decisão perfeita. No final, ainda querem que seja o extremo explosivo que parte para cima de tudo e todos e dá o toque de irreverência ao ataque. Tira-me do sério…
9 Novembro, 2017 at 16:24
Nem se compara o trabalho de recuperação dele a época passada e esta. Algo que o Acuña também tem feito imenso. O Gelson é um extremo que defende estupidamente bem. E que, quanto mais não seja, merece todos os créditos e mais alguns
9 Novembro, 2017 at 16:37
não foi à toa que os italianos, depois do jogo de Lisboa, escreveram que o Gelson era um Cuadrado ao quadrado
9 Novembro, 2017 at 16:43
é mesmo parecido com o Cuadrado realmente, nunca tinha pensado nisto!
9 Novembro, 2017 at 17:20
Lol não vi essa 😀
9 Novembro, 2017 at 21:31
Eu estou parvo com a evolucao do Gélson a defender.
Próximo passo, decidir com bola.
9 Novembro, 2017 at 16:26
É por isso mesmo que acho que o jogo do Gelson ta mais pobre. Tanta preocupacao defensiva faz com que perca a irreverência que o caracteriza.
9 Novembro, 2017 at 21:32
Lol – comentário Tretas Bobo do dia
9 Novembro, 2017 at 16:53
Tivesse o Gelson um lateral do seu lado em condições não precisaria de se desgastar constantemente a vir a atrás limpar jogo.
9 Novembro, 2017 at 17:03
Concordo.
O Gelson melhorou muito defensivamente em 2 anos…
Tivesse o Iuri melhorado o mesmo e provavelmente jogaria muito mais. É uma questão de cabeça. Talento não lhe falta…
9 Novembro, 2017 at 18:04
Já eu acho que o Iuri, assim como o Gelson devem ter preocupações ofensivas. Ajudar, ok; fazer disso o ponto central do seu jogo, não.
Para mi, o Iuri precisa é de jogar numa equipa rotinada e que não se desista dele à primeira contrariedade.
9 Novembro, 2017 at 18:30
Boavista
9 Novembro, 2017 at 21:49
Faz parte do processo de jogo do JJ que o Gelson e o Acuña defendam imenso e ataquem imenso – ao contrário dos laterais que são pouco utilizados no ataque (pouco no sentido que deviam ser mais).
O certo é que quer o Acuña, quer o Gelson cumprem perfeitamente o que o JJ quer. Mas sai-lhes do corpinho!
O Iuri não faz metade, por isso não joga!
Mas é mais uma razão para eu achar que ele podia perfeitamente fazer o lugar do Alan/Podence/Bruno Fernandes.
9 Novembro, 2017 at 17:32
O Gelson evolui muito a nível tatico com o JJ e também me parece muito errado as críticas que lhe têm feito. Mesmo um pouco embaixo em certos jogos não deixa de ser o nosso melhor desiquilibrador sem nunca descurar o trabalho coletivo.
Essa comparação com o Quadrado é muito bem metida, embora até nunca tenha gostado muito dele :p
9 Novembro, 2017 at 22:29
Ó Cherba, mude o Gelson da sua gasolina super para gasolina de avião e logo verás como ele (ainda) é explosivo aos 89 mnt de correrias.
Bem sei que cada um tem o carburador que tem, nada a fazer e nessa mudança quem acabará por explodir é ele -se não for agora, será lá para os 50 anos, ou coisa assim. Mas isso são outros quinhentos…
9 Novembro, 2017 at 16:07
Somos a melhor Academia do Mundo, dizemos de peito feito. Vamos apostar na prata da casa? Não, primeiro tem que rodar. Ganhar experiencia, calo. Sair da “zona de comforto”.
Eish e aquele puto colombiano de 18 anos? GANDA MÁQUINA!!!! Devíamos ir buscá-lo já para nos anteciparmos aos rivais e tubarões.
E é isto.
Para mim, se tem qualidade, joga. Tenha 18 ou 38 anos.
9 Novembro, 2017 at 16:17
Existem jogadores diferentes, com percursos diferentes e que encontram contextos diferentes. João Mário sempre foi um jogador enorme, a quem apontámos um enorme futuro, mas ninguém duvida que aqueles 6 meses em Setúbal o ajudaram imenso a ganhar o lugar no ano seguinte. Rúben Semedo era um miudo problemático e o empréstimo também fez maravilhas.
Depois até existem jogadores com um percurso semelhante como Gelson e Matheus (do mesmo escalão e promovidos no mesmo ano) que tiveram afirmações completamente distintas. É sempre caso a caso.
9 Novembro, 2017 at 16:20
Para o Matheus nao se afirmar muito contribui JJ. Quando ele se apresenta a um bom nível na 1a volta e depois na 2a é posto de parte. Foi um bom trabalho de JJ
9 Novembro, 2017 at 16:20
1a volta, nao. 1a época
9 Novembro, 2017 at 16:23
essa do Matheus está-me atravessada. Tinha ganho o lugar por mérito próprio, faz um jogo do caralho contra o fcPorto, em Alvalade, e, de um momento para o outro, deixa de ter oportunidades e acaba toda a época seguinte encostado
9 Novembro, 2017 at 16:27
Jogou bem, marcou golos na LE e depois sai das contas. Incompreensível
9 Novembro, 2017 at 16:56
+1906!!! Foda-se!!!
9 Novembro, 2017 at 21:52
São as ovelhas brancas e as ovelhas negras do JJ.
Já era assim no Vergonhoso!
9 Novembro, 2017 at 16:25
Acho que o próprio Matheus também contribuiu para isso. Ou será que JJ olhou para ele e pensou “nahhh, só quero meter o Gelson a titular, o Matheus não me interessa muito”?
9 Novembro, 2017 at 16:27
Contribui como? Foi chamado na 1a epoca e cumpriu, na 2a é encostado.
Deixa-me adivinhar, nao vemos os treinos. E ele começou a treinar pior. Por favor…
9 Novembro, 2017 at 16:31
Já tive a conversa Matheus demasiadas vezes. Ninguém deixa de jogar com o treinador que o lançou apenas porque o treinador acordou um dia e embirrou com ele para todo o sempre. Aliás, JJ integrou o Matheus no plantel porque quis ao mesmo tempo de Gelson Martins. Um é titular e internacional português outro teve de rodar no Chaves.
9 Novembro, 2017 at 16:33
So o Bryan
9 Novembro, 2017 at 16:36
Lá está. Tal como Bryan, situação em que JJ não começou a embirrar com um dos seus favoritos de um dia para o outro.
9 Novembro, 2017 at 16:37
E, tal como no Bryan, nao vejo justificação para tal.
9 Novembro, 2017 at 16:38
não comparemos as situações do Bryan e do Matheus, please
9 Novembro, 2017 at 16:39
Com o Bryan embirrou nas férias.
9 Novembro, 2017 at 16:42
Exacto, é melhor não.
Falemos só do Matheus. O plano era ter rodado o ano passado, para crescer. O jogador pediu ao treinador e clube para ficar, mas a coisa não correu como esperado.
9 Novembro, 2017 at 16:46
E na primeira época? Quando os dois foram integrados? O Matheus não estava a jogar bem sempre que era chamado? Deixou de ser porquê?
9 Novembro, 2017 at 16:47
Nem precisava de ter rodado. Ja tinha jogado e bem na epoca anterior. Mas com JJ entre Matheus (ou outro da formacao) e comprar alguem, a escolha é sempre comprar
9 Novembro, 2017 at 16:55
Sim, por isso é que Rúben Semedo e Gelson passaram a titulares do clube. Podem ser muitas vezes, mas não é sempre.
9 Novembro, 2017 at 16:57
O Gelson e o Ruben nao são comparáveis à situacao de Matheus. Um foi sempre aposta, o outro foi emprestado e so depois aposta. Nenhum foi aposta e depois preterido.
9 Novembro, 2017 at 16:59
Sim…..fomos buscar a nódoa do markovic para ser suplente do Gelson…….
Tivesse ele tido a mínima chance de o tirar da equipa……
9 Novembro, 2017 at 17:01
Ok, mas tu disseste que JJ entre comprar e meter um da formação comprava sempre. Esses dois casos provam que isso nem sempre é assim. Pode acontecer muito mais do que com outro treinador, mas não acontece sempre.
Agora não me digas que um jogador não tem responsabilidades se está dois anos no plantel do SCP e tem de ser emprestado ao Chaves posteriormente. Se pensares friamente verás que não é possível que um treinador acredite num jogador e depois deixe de acreditar. JJ não é esse homem. Ele aposta sempre nos seus, contra tudo e contra todos. São centenas de exemplos. Às vezes os seus são verdadeiros cromos, mas jogam na mesma.
9 Novembro, 2017 at 17:11
Esses 2 casos (Gelson Martins e Ruben Semedo)
“JJ entre comprar e meter um da formação comprava sempre. Esses dois casos provam que isso nem sempre é assim. ”
vais-me dizer que fomos buscar o Douglas com a ideia de ser suplente?
E vais-me dizer que o Markovic e o Campbell (ambos por empréstimo) vieram numa de serem apenas opções de banco?
9 Novembro, 2017 at 17:17
Para sorte nossa e do Gelson, as coisas correram-lhe bem. Senao Markovic tinha jogado.
Mas ao Matheus tambem lhe correram bem e depois o treinador meteu-o na prateleira
9 Novembro, 2017 at 17:18
Alias esta epoca é a prova que entre formação ou comprar, JJ compra
9 Novembro, 2017 at 17:30
Se JJ aposta num é porque falhou na abordagem ao mercado. Se não aposta é porque só gosta do mercado. No fundo ele foi buscar o Rúben Semedo a Setúbal para ser suplente do Douglas que ele já sabia que ia chegar no ano a seguir. E subiu o Gelson da equipa B para ele estar preparado para ser suplente do Marko que só chegaria 12 meses depois. AApostou neles. Gostem ou não quando escreverem a história do Gelson, o nome de JJ vai aparecer muita vez.
Desejo do fundo do coração que Matheus nos de muita alegria. Ainda acredito nele, mas algumas atitudes não me agradaram. Aliás no Verão a conversa matheus surgiu dezenas de vezes e eu sempre achei que devia ir rodar. Que Geraldes merecia muito mais ficar que ele, Podence idem, palhinha igual.
9 Novembro, 2017 at 17:33
Podence e Palhinha, os tais qie iam fazer parte do plantel mas foram emprestados. Rais parta que treinam todos mal
9 Novembro, 2017 at 17:42
Exactamente. Situação que verdadeiramente me revoltou juntamente com a do Iuri. Esses deviam ter ficado e Matheus ir rodar. Mas Bruno eu ainda não falei em treinos. Estás a criar essa narrativa sozinho. Aliás nunca falei em treinos
9 Novembro, 2017 at 17:43
Eu sei. Ja que nao ha explicação eu invento uma
9 Novembro, 2017 at 17:49
Claro que há explicação. Por agora resta nos desejar que se imponha no Chaves.
9 Novembro, 2017 at 16:34
E nao, nao consigo compreender como Matheus deixa de ser aposta de um momento para o outro. Entenderia se ele nao cumprisse, mas como nao foi o caso, a responsabilidade é de JJ do meu ponto de vista
9 Novembro, 2017 at 16:58
Se na primeira temporada deixou de jogar tanto isso deve-se a um senhor chamado Bruno César. Que foi muito importante na nossa segunda volta. Gelson concorria com o mágico JM e mesmo assim jogou mais jogos.
Mas na primeira temporada jogou e jogou o esperado para alguém acabado de promover. Na segundo foi encostado claramente.
9 Novembro, 2017 at 17:01
Quem ler isto e não conhecer o BC, pensa que é uma figura de proa do futebol mundial.
BC é um jogador tremendamente útil mas Matheus é o futuro e dá muito mais à equipa ofensivamente que o BC.
9 Novembro, 2017 at 17:04
Continuem a duvidar do Bruno César, que ele continua a dar tudo pela equipa.
9 Novembro, 2017 at 17:06
O rapaz jogou 145 min na Liga NOS.
Se isso para ti é o esperado numa temporada de promoção, então temos mesmo opiniões muito diferentes.
9 Novembro, 2017 at 17:12
BC é util. Só.
Se precisarmos de mexer no jogo para ganhar, BC é das ultimas sub que espero ver. Mas para JJ é das primeiras. Infelizmente
9 Novembro, 2017 at 17:23
Por isso ele é treinador e tu não.
9 Novembro, 2017 at 18:07
Onde é que duvidei do BC? Espero que mo demonstres mas desta vez, melhor que quando foi a conversa sobre o Schelotto.
9 Novembro, 2017 at 17:00
e porque é que o matheus não joga no chaves?
9 Novembro, 2017 at 17:13
Se calhar o nao ter sido aposta na 2a epoca fez o jogador desanimar. Ha jogadores mentalmente mais fortes
9 Novembro, 2017 at 17:28
Brunovl, queremos esse tipo de jogadores no Sporting?
9 Novembro, 2017 at 17:30
Os que não se acomodam?
Sim.
9 Novembro, 2017 at 17:31
Se têm qualidade, queremos.
Aí entra a parte do treinador saber lidar com jogadores desse tipo.
9 Novembro, 2017 at 17:45
não, dos que se vão abaixo com as adversidades…
sabemos se o treinador tentou? vamos ver… agora está nas mãos de outro
9 Novembro, 2017 at 18:12
A resiliência é uma qualidade, mas só até certo ponto.
9 Novembro, 2017 at 18:41
porque o JJ deu diretivas a norte do Marão 😉
9 Novembro, 2017 at 21:28
Vergonhoso o comportamento destas hienas.
10 Novembro, 2017 at 10:47
Releio esta conversa com frieza e ainda mais vergonha alheia tenho.
10 Novembro, 2017 at 10:48
Mas parabéns à Maria por responder sempre com nível.
9 Novembro, 2017 at 17:52
Possivelmente não dava defensivamente o que JJ tirou de Gelson ou Acuna e isso é o bastante para o Mister não ter confiança nele e mais o rendimento nos treinos que para Jesus tem que ser sempre muito elevado, por isso é que estamos cheios de lesões musculares. JJ tem que possivelmente fazer uma retrospectiva dos seus treinos senão os jogadores já chegam arrebentados aos jogos.
9 Novembro, 2017 at 16:27
Vai-se a ver e o Palhinha tb contribui para isso. É chamado, faz um jogão. Jogo seguinte : Bancada.
9 Novembro, 2017 at 16:41
A questão dos suplentes é uma coisa estranha, tem-se feito mais rotação entre o banco e a bancada, do que na equipa que joga. Esta do Palhinha então é o caso mais flagrante…
9 Novembro, 2017 at 16:55
Mesmo.
9 Novembro, 2017 at 16:59
Palhinha está na bancada para o proteger. Ainda vem um tubarão e morde-o.
9 Novembro, 2017 at 18:42
jogão contra??
9 Novembro, 2017 at 19:36
Jogão o Palhinha?contra o oleiros?cuidado…
9 Novembro, 2017 at 16:42
Ou será que um belo dia o Matheus acordou…chegou ao treino…. olhou para o JJ e pensou “nahhh, isso de treinar é para os outros”?
E pronto…foi encostado.
9 Novembro, 2017 at 17:05
O que se “sabe” foi mesmo isso. E em Chaves a coisa não terá melhorado muito.
9 Novembro, 2017 at 17:13
E o casillas no porto foi igual.
Está certo…. vou tentar acreditar nessas narrativas que dão jeito para justificar as opções 🙂
9 Novembro, 2017 at 17:19
Se calhar o Dala tambem nao treina bem…
9 Novembro, 2017 at 21:54
O JJ não queria o Matheus no plantel na 2ª época. Foi o BdC que insistiu e não deixou que fosse emprestado ao Braga.
9 Novembro, 2017 at 16:55
Já eu acho que os 6 meses do JM eram desnecessários. JM não enganava, assim como CR e Quaresma, por exemplo. E não vale a pena falar em “intensidade”.
Quanto ao Matheus, não se afirmou porque JJ assim o quis. Boa época de estreia e totalmente queimado na segunda.
E não, não acho que tenha sido porque pensava que era uma “vedeta”.
10 Novembro, 2017 at 0:07
Certo. Foi pena Leonardo jardim estar no Canadá e, quem sabe, não não ter visto o jogo de João Mário na taça de honra frente aos lamps. Estava mais do que preparado. Fomos pra batalha com André Martins e …. Vítor e Magrão.
Não se queime etapas, antes notas.
9 Novembro, 2017 at 17:07
O João Mário também foi um problema de mentalidade a defender. Foi o trabalho feito pelo Couceiro que o melhorou o suficiente para poder ser opção na A como “sonso”… O Abel não conseguiu isso dele, ou porque não teve engenho (o que duvido), ou porque o contexto não ajudou (que acho que foi mais o caso).
Quanto passas para outro patamar competitivo sabes, se fores inteligente (e o JM é), que tens de te esforçar mais porque estás a competir com jogadores que já estão nesse patamar acima de ti há tempo…
9 Novembro, 2017 at 17:14
O JM tinha e sabia disso, qualidade a mais para a segunda liga. Nao era “intensidade” que lhe faltava era um desafio
9 Novembro, 2017 at 21:57
“O Abel não conseguiu isso dele, ou porque não teve engenho (o que duvido), ou porque o contexto não ajudou (que acho que foi mais o caso).”
Faltavam-lhe as 2 coisas.
Eu acho que ainda hoje lhe falta intensidade às vezes… Não é uma coisa natural nele, ainda!
É isso que lhe apontam em Itália, que joga uma mudança abaixo dos outros, muitas vezes. Quando isso não acontece, é dos melhores em campo.
9 Novembro, 2017 at 16:39
O que é preciso não são calminhas, paninhos quentes e anos de praxe. Um jogador que tem qualidade tem que subir um nível, se isso for jogar na primeira liga, num derby ou em camp nou, é.
O que queima os jovens jogadores não é serem lançados, é o não entendimento (por parte de adeptos e equipa técnica) de que errar é natural e que terão que ser corrigidos, mas não linchados.
Imaginem que era Rafa Leão a falhar os golos que o “sabichão do futebol Bryan Ruiz” falhou no ano em que ditaram a perda do título. O que lhe ia acabar com a carreira dele era a forma como lhe iriam cair em cima. O que não fazem com um jogador mais velho. Ora, está tudo ao contrário.
No ano passado, quando se tinha o Pedro Marques em super forma (recordo que entrou directo para a equipa B, jogava 20 a 35 min por jogo e fez uma média de quase 1G/J no Sportng B mais medíocre que há memória, nos 7 ou 8 jogos que fez) andou a dar-se oportunidades a André, Castaignos e Markovic. Para quê??? Perdeu-se desportivamente e abdicou-se de desenvolver um jogador que, depois disso, entrou em quebra.
Os avançados e os guarda redes vivem de oportunidades e de momentos de forma. Foi preciso lançar Rui novo e ter paciência (e muitos adeptos não a tiveram) para formar, de novo, um grande guarda redes. Se não se lançar Marques e Leão quando é o seu tempo vamos continuar sem formar um grande ponta-de-lança.
Já agora, Leão, tal como Marques, é para jogar na frente, deixem-se de merdas, rodriguinhos e desvios para a linha.
Serão parvos os gajos que, mesmo sem uma academia tão boa como a nossa lançam gajos de 17 e 18 anos em clubes de topo franceses, italianos, ingleses e holandeses? Na Roménia até aos 14!
As oportunidades no futebol funcionam como os aumentos e prémios nas empresas. Ou dás na altura certa, em que é merecido e desejado e produz efeito porque os empregados se entusiasmam e procuram fazer melhor para alcançar mais ou, se fazes birra/queres mostrar que não é tudo como eles querem, podes até dar o triplo passado um ano que não importa. Já os “partiste” e já não os voltas a ter contigo.
9 Novembro, 2017 at 16:43
+1
9 Novembro, 2017 at 16:50
Concordo com quase tudo.
Com isto, não. “O que não fazem com um jogador mais velho.”
Os adeptos do Sporting ( nem todos, óbvio ) nunca perdoaram ao Bryan Ruiz.
9 Novembro, 2017 at 16:59
Estou tão de acordo contigo Hadji que vou resumir: +1906!
9 Novembro, 2017 at 17:09
Estou de acordo.
9 Novembro, 2017 at 17:26
Pim pam pum.
Frota ao fundo
9 Novembro, 2017 at 18:07
Concordo muito com o Hadji.
O caso do Pedro Marques é sintomático. Que diferença entre a época passada e esta! O Ponde levou-lhe a melhor em muitos jogos, o que é estranho.
Tenho fé no Rafael Leão mas ainda me parece um pouco anárquico. Mas é um agitador por natureza. Vamos vê-lo na Taça, muito provavelmente.
E perante a ausência do Acuña, estou curioso em saber se o Iuri avança também.
Quanto ao Matheus Pereira, é pena que o enorme potencial não pareça ter paralelo com a cabeça…
No imediato, preocupam-me mais os mais velhos. Que recuperem das lesões…
9 Novembro, 2017 at 22:40
Ó Cherba, mude o Gelson da sua gasolina super para gasolina de avião e logo verás como ele (ainda) é explosivo aos 89 mnt de correrias.
Bem sei que cada um tem o carburador que tem, nada a fazer e nessa mudança quem acabará por explodir é ele -se não for agora, será lá para os 50 anos, ou coisa assim. Mas isso são outros quinhentos…
10 Novembro, 2017 at 0:09
Simples.
Não se queime etapas, antes notas.
9 Novembro, 2017 at 16:52
«As oportunidades no futebol funcionam como os aumentos e prémios nas empresas. Ou dás na altura certa, em que é merecido e desejado e produz efeito porque os empregados se entusiasmam e procuram fazer melhor para alcançar mais ou, se fazes birra/queres mostrar que não é tudo como eles querem, podes até dar o triplo passado um ano que não importa. Já os “partiste” e já não os voltas a ter contigo.»
true story
9 Novembro, 2017 at 16:59
Isto!!
9 Novembro, 2017 at 17:11
Exacto.
“Ser justo no momento certo” faz uma grande diferença para “corrigir uma injustiça”!
9 Novembro, 2017 at 17:26
epa quandi li isto, tive assim um ou dois flashbacks…
9 Novembro, 2017 at 17:27
O ADN do Sporting é apostar na formação, que é de excelência como sempre foi e continuará a ser…é uma questão de “ADN”.
O Sporting sempre apostou na formação, não começou com Paulo Bento…o que se passou na altura foi a falta de visao de mercado para comprar jogadores que acompanha-se um Veloso, Nani e até Djaló…
Falando de hoje em dia, parece-me que aposta continua com JJ, a gestão é feita da melhor forma?, não me parece, mesmo no 1° ano, jogas a 2° metade da época só a jogar campeonato, ou seja andou tudo fresco na altura.
Casos recentes?
Iuri Medeiros, anda 3 anos emprestado…não corresponde em 2 ou 3 jogos, é deixado de lado.
Palhinha também, joga, banco a seguir bancada e lá volta a jogar…
O caso do Matheus P., ainda hoje tá se para perceber…
Por exemplo agora com Acuña lesionado, vai jogar com o Bruno César? O que oferece o Brasileiro? Raça? O seu remate?…para mim é daqueles que só veio mesmo por causa de JJ, já aqui disse e repetido, Bruno César não tem qualidade para o Sporting, quando ainda por cima á Podence e Iuri para lançar…
9 Novembro, 2017 at 17:29
+1
9 Novembro, 2017 at 22:01
Concordo.
O B. César devia deixar de ser a primeira solução para o lugar do Acuña e passar a ser uma solução para o meio. E a solução para o lugar do Acuña tinha de ser o Iuri. O JJ que passe a correr atrás dele em campo para o obrigar a fazer o que quer… Está muito talento ali e é um dos nossos. Há que o ajudar a crescer o que lhe falta!
9 Novembro, 2017 at 22:49
Iuri tem mostrado, sempre que entra, um confrangedor alheamento pelo jogo.
Sentirá a falta dos espaços que lhe são concedidos nas equipas com menos ambições que o Sporting?
Será que no Sporting lhe exigem o cumprimento de responsabilidades que nos outros clubes, menos ambiciosos, não lhe exigem?
Desculpem lá, mas essa de pôr um jogador de lado “só porque sim” …
9 Novembro, 2017 at 17:39
Rafael tem sido bem gerido.
As exibições na Youth e na B mostram que não engana. Diamante…
Jogadores destes são para serem lançados sem medos. Admito que a espaços, não como salvadores mas nos momentos certos.
A qualidade não tem idade. Apenas a experiência e mesmo assim… há casos que me contradizem. JM não precisava de empréstimo nenhum ao Setúbal. Precisava era de não estar na B e jogar na A. E há mais…
9 Novembro, 2017 at 17:56
Secalhar não precisava e era bem melhor que o magrao. Mas mal não lhe fez e não se perdeu por isso. Antes pelo contrário
9 Novembro, 2017 at 18:03
Pois não, mas fez mal ao Sporting, que empatou em Setúbal nesse ano e disse adeus ao titulo. Foi um erro (incompreensível) do Jardim.
Serviu também para muitos iluminados virem dizer que o Sporting (pasme-se!) devia muito ao Setúbal pela “formação” do João Mário!
9 Novembro, 2017 at 18:09
Val Verde, lembro-me muito bem desse jogo. Estávamos a 5 pontos e ficámos a 7. Mas aí também tivemos a contribuição do inestimável VAR, Vasco Santos…
9 Novembro, 2017 at 19:23
Então não devíamos? Basicamente, formaram o JM!
9 Novembro, 2017 at 22:54
Formaram?… Essa só por embirração, meu caro.
Seis meses dão, quando muito, para ganhar experiência e, muito em especial, dar o ritmo competitivo indispensável para a principal equipa.
9 Novembro, 2017 at 23:01
Liondamaia,
Estava a ser irónico. O Vitória a meu ver, a única coisa que deu ao JM, foi tempo de jogo e exposição. Não lhe aumentou a intensidade, que é sempre aquilo que lhe é apontado, não fez.com que aumentasse a.sua qualidade, etc.
Deu-lhe a possibilidade de mostrar aos responsáveis do SCP que estava pronto lara a equipa principal, ontem!
9 Novembro, 2017 at 22:03
Não concordo totalmente.
Fez-lhe muito bem o banho de humildade e ter o Couceiro em Setúbal.
Não sei se teríamos o mesmo resultado subindo logo à A.
9 Novembro, 2017 at 22:45
Não sei se o problema não terá sido o Abel, mas não ponho de parte uma má postura do JM, provavelmente desmotivado por estar na B.
O que sei é que a qualidade dele não enganava e na minha opinião era para ser logo lançado na A.
9 Novembro, 2017 at 18:31
Desculpem o off mas ainda não tinha visto isto, o Robocop é do caraio.
https://www.facebook.com/1656682541257296/videos/1962027967389417/
9 Novembro, 2017 at 18:36
Golaço
9 Novembro, 2017 at 19:25
Que golaço!
9 Novembro, 2017 at 21:04
Puta de golo!
9 Novembro, 2017 at 22:47
Ele lançou recentemente na página dele um video com os 5 melhores golos.
Impressionante. Parece eu.
9 Novembro, 2017 at 23:32
lol
9 Novembro, 2017 at 18:52
O Iuri não joga…porque o Gelson é melhor
Palhinha não joga porque o Batalia é melhor
o Podence não joga porque o Acuña, o Gelson ou Bruno Fernandes são melhores para a equipa.
O Matheus não joga porque o Bruno César e o Acuña dão mais garantias.
O Gerlades não calça, porque o Bruno Fernandes, o Podence e o Alan são mais fortes.
e todos os que vocês e as empresas que detém direitos sobre esses jogadores gostassem insistentemente que eles jogassem …. vão ter sempre que aceitar a escolha do treinador, que é no fundo quem mais quer ganhar títulos pelo Sporting e potenciar os seus atletas.
como se diz???
É saber lidar!
9 Novembro, 2017 at 19:38
Mau, então mas os nossos jogadores são robot’s ou humanos?
Claro que Gelson ou Acuña são melhores que as alternativas no banco, agora têm que jogar sempre? Acho que não…o resultado esta á vista, titulares no estaleiro…isso sim é de lidar e aprender com erros, já vai no 3°… já é tempo.
9 Novembro, 2017 at 20:15
É uma factura a pagar
Se calhar ainda ainda não estamos financeiramente no ponto ideal, que nos permita ter jogadores com o pedal suficiente para o esforço que é jogar várias finais europeias num mês.
Se calhar a exigencia do JJ é superior aquilo que lhe podemos dar para ser ainda mais forte.
Ele esticou as cordas ao máximo e algumas quebraram…. porque deram o que tinham e o que não tinham.
Gosto do Sporting que tenho visto em campo a dar o máximo. Percebo as opções do JJ como percebo quando ele falha ( humano ). No último jogo …eu… se lá tivesse… tinha metido um gajo mais cedo ´À frente da defesa.
mas…. isso também convidada a outra equipa a vir para cima de nós e ninguém nos diz que os golos dos gajos não apareciam na mesma. Com As substituições forçadas…. muito bem geriu ele que ainda consegui a “merda” do empate!
9 Novembro, 2017 at 22:15
“… isso também convidada a outra equipa a vir para cima de nós e ninguém nos diz que os golos dos gajos não apareciam na mesma… ”
Exacto.
Não era isso que se devia ter feito mas refrescar a equipa no meio para continuar a dominar o jogo. Recuaste (sem nenhuma substituição ainda por cima), fodeste-te!
Com a Juventus foi igual. O jogo pedia os lançamentos em profundidade para o Doumbia que a Juve estava toda aberta. Um ou 2 contra ataques do Doumbia, punha a Juve em sentido e mais um jogador atrás para o segurar.
Foi só o que falhou porque no resto estivemos muito bem.
(minha opinião, obviamente)
Se recuas, dás sempre um sinal ao outro treinador que ele pode aproveitar. A Juve aproveitou em Turim (com a entrada do Palhinha) e o Braga aproveitou em Alvalade, tirando um lateral e metendo um extremo, passando a ter mais gente na frente e dificultando muito o nosso jogo.
9 Novembro, 2017 at 22:36
Concordo com esta idéia, ou melhor tenho fé que a melhor defesa é o ataque.
Em quase todos os jogos em que estivemos em vantagem fiquei a pensar porque nao torcer ainda mais a faca.
Só para experimentar, gostava de ver isso testado. Depois logo se veria.
A verdade é que tem corrido mais mal do que bem, mas atencao que digo isto na perspectiva de que poderíamos ter mais pontos do que agora, tendo em conta o futebol apresentado. Na verdade a participacao na Champignons até está a correr bem considerando que espetámos 5 ao adversário directo e quase quase discutíamos o apuramento (que ainda nao está perdido…)
9 Novembro, 2017 at 22:51
5?
9 Novembro, 2017 at 22:59
Acto falhado: foi ao Steaua!
9 Novembro, 2017 at 23:05
Podias ter visto ao contrário os 2 golos dos gregos, que para mim são o adversário direto.
O Steaua era/foi acessível.
9 Novembro, 2017 at 22:08
Stalley, o tadeu não percebe que quando se pede que outros joguem, não é para mandar um Gelson para a bancada e meter outro jogador.
Tens de lhe fazer um desenho…
O Tadeu faria como faz o JJ – mas sem ganhar os 6M€, o que era até injusto mas “é saber lidar”. Jogam sempre os mesmos 11 e vão saindo à medida que se vão lesionando… Para quê complicar com cenas como “substituições”, “rodar os jogadores” ou “gestão do plantel”?
(brincadeirinha, tadeu) 😉
9 Novembro, 2017 at 19:41
Seja novo ou velho, alto ou baixo, magro ou gordo, português ou albanês, castanho ou amarelo, com ou sem formação académica, da esquerda ou da direita, o que eu quero é que joguem os que tiverem em melhor condição e que no final o Sporting vença, se possível com bom futebol, se não for possível jogar bem, comam a relva e lutem até à exaustão, mas tragam os 3 pontos.
Têm a palavra Bruno de Carvalho, André Geraldes, Jorge Jesus, Luis Martins, Tiago Fernandes, Virgílio e Aurélio Pereira.
9 Novembro, 2017 at 22:31
Basicamente é isso!
9 Novembro, 2017 at 22:55
E os jogadores, que são peça fundamental na engrenagem. Se eles não quiserem, não há treinador que valha.
E disso não nos podemos queixar. Jogando mal ou bem, tem havido espírito de equipa, tem havido entrega.
Era bom é que eles não chegassem esgotados aos momentos decisivos. Podes ter vontade, mas se as pernas não respondem…
9 Novembro, 2017 at 21:23
Maria, adoro os teus pipis (calma!).
Escreves bem, tens conhecimento e tens paixao.
https://www.youtube.com/watch?v=mKHXFP3t-Vk
9 Novembro, 2017 at 21:51
O Ronaldo, o quaresma, o Moutinho, o hugo viana, o Rui patrício, o nani e tantos outros mostram que não há idade para estar pronto!!! É só o treinador acreditar!!!
9 Novembro, 2017 at 22:06
Há uma tendência clara para generalizar as situações. A transição para o futebol, de alta competição e de maior exigência, deve ter uma avaliação individualizada, temos casos de sucesso de lançamentos precoce na equipa principal e temos casos em que os empréstimos contribuíram e muito para a evolução. Eu que não percebo nada disto, mas conheço alguns factos das ultimas três décadas, e ainda por cima sou apologista da aposta imediata nos jovens que demonstrem valor, mesmo que isso signifique, poucos títulos e muitos titulares da selecção, estou à vontade para transmitir isto:
Nos últimos títulos conquistados, em 2001/02, formados no Sporting e que até nem eram titularissimos tivemos, Beto, Hugo Viana e Quaresma, depois havia uma serie de formandos no plantel que não chegaram a calçar no campeonato.
Em 99/00, formados no Sporting tínhamos, imaginem, apenas Beto. Neste ano, ganhamos o campeonato, na minha opinião graças ao precioso contributo dos reforços em Janeiro, jogadores experientes que acrescentaram qualidade e colmataram deficiências na construção do plantel, senão estou em erro, foram Mpenza, Cesar Prates e André Cruz.
No ultimo ano em que lutamos até ao fim e que em condições normais o titulo não teria escapado, também na minha opinião só o fizemos graças à qualidade e experiência dos reforços contratados em Janeiro, Coates, Schelotto e Bruno César.
Com tudo isto e para que não retirem outras conclusões, apenas quero dizer, seja agora seja mais tarde, não culpem os treinadores que apostem nos jovens e muito menos os miúdos, caso os títulos fiquem menos acessíveis. Não é tarefa fácil, e o Sporting é exemplo disso, ganhar títulos, apostando em dar competição de alto nível a jovens aspirantes a jogadores de topo.
Por mim, com a lesão de Acuna, Podence e Iuri deveriam ser titulares, assim como gostava de ver uma aposta em Demiral para substituir Mathieu, pelo menos enquanto este estiver lesionado, mesmo que as coisas possam não correr muito bem.
9 Novembro, 2017 at 22:39
Eu tenho ideia que a maioria dos sportinguistas não querem nem 11 estrangeiros, nem 11 da formação a ser a equipa titular.
Querem um misto, de bons jogadores vindos de fora, com jogadores talentosos formados no clube – uns mais jovens, outros menos jovens! E uma equipa que lute pelos titulos todos os anos, e para vencer qualquer jogo, seja um mais fácil contra um Tondela, Moreirense ou Nacional, seja um super difícil contra um Barcelona, Dortmund ou Juventus.
E, já agora, um treinador competente, que motive os jogadores, os trate de forma justa, monte bem as equipas e saiba mexer nelas quando for preciso!
Penso que com isto, estaríamos todos mais próximos de sermos felizes, em Maio! Mas não só!
SL
10 Novembro, 2017 at 9:55
Miguel, o que dizes que os Sportinguistas querem, foi mais ou menos o que tiveram nas ultimas 3 décadas, talvez com excepção dos treinadores, pois alguns eram mesmo mauzinhos e os dividendos disso? A selecção Nacional nem sequer agradeceu.
9 Novembro, 2017 at 22:48
https://www.youtube.com/watch?v=Q1GpeKwRcfw
Falta aqui o golo contra a Juventus, onde ele mostra uma falta de discernimento e falta de frieza totais.
Para além da falta de velocidade em todos os parâmetros de jogo.
Mais uns 9-10 anos e está no ponto.
No burn etapes.
9 Novembro, 2017 at 23:02
Dava um bom lateral.
10 Novembro, 2017 at 12:25
Há uma coisa que devemos ter em consideração, os jogadores só evoluem quando estão num nível exigente. Quando sentem que têm que se esforçar mais! Tê-los na B ou nos juniores quando são melhores do que isso, não os ajuda na evolução…
Há jogadores que deveriam estar noutro patamar, já! Falo de Leão, Diogo Brás, Djaló.
Não podemos ser um clube formador e ter nenhum sub 20 na equipa principal, quando não faltam opções.
SL