O mercado de janeiro parece ainda longínquo, mas é pura ilusão. Já começou faz tempo e as notícias não cessam, posicionando atletas mais perto ou mais longe das transferências. O tradicional bate-boca entre SADs e empresários já é o prato do dia, com fontes próximas dos clubes a degladiarem-se com as fontes próximas dos atletas.
Parecerá óbvio a qualquer sportinguista que este deveria um Janeiro mais calmo. Não se esperariam grandes entradas e não consta que existam grandes apetites, dos tubarões do costume, por atletas do Sporting. Existem os “interesses” e as “sondagens”…mas isso há sempre e não nos deixemos levar pela semelhança entre prospeção e contratação.
O mercado de verão correu bem às hostes leoninas e na verdade há poucas slots disponíveis, quase tão poucas como as verbas para grandes aventuras. Apesar disso, o desconforto manifesto pelo nosso treinador quanto ao excesso de jogos acumulados pelos habituais titulares deixa adivinhar alguns ajustes. Não me esqueço eu, nem provavelmente nenhum de nós a importância desta época, quer para o estatuto de JJ, quer para a posição de BdC. Os quatro pontos de distância para o líder da classificação são uma tentação extra para o ego do treinador e uma ameaça séria ao pesadelo que será ver um Porto campeão a investir pouco mais que zero no reforço do seu plantel. A verdade é que o Sporting, por várias razões, não parece com a mesma dinâmica vencedora do seu rival a norte e mais do que reconhecer erros próprios na gestão do plantel (física e psicológica), ir ao mercado costuma ser a opção preferida de JJ. Em ano de “tolerância zero”, veremos como se revê a SAD neste quadro de exigências.
A lateral esquerda, promete voltar a ser a novela mais prometedora. O que aliás já é já uma questão de assinatura para JJ.
Coentrão foi uma entrada acertada, mas tal como se temia, a quantidade e sobretudo a importância dos jogos em que não está disponível, aconselha a outra coisa que não Jonathan Silva. O argentino persiste como o patinho feio da equipa e pese embora a subida de rendimento em jogos recentes, teme-se pela sua dependência, principalmente quando chegarmos àquela fase da época em que falhar vai significar perder títulos. A solução para este problema não parece fácil, Jonathan não tem mercado fora da Argentina e para o que já se investiu no moço, um regresso ao país natal é como mandar um saco bem grande de dinheiro pela janela. O único cenário que permitiria a sua permanência seria a saída de Coentrão. Mas nem o jogador, nem JJ vão encarar isso de bom grado, especialmente em ano de Mundial (embora o que sucedeu na última aparição com as quinas, na minha opinião, vai ser sido complicado para Fernando Santos esquecer).
Fora o eterno dilema do lateral esquerdo, fala-se da necessidade de um novo central. Sinceramente acho que além da dupla titular, tem de ser dada mais confiança a A.Pinto. Sobra Tobias e aqui é que provavelmente a porca torce o rabo. Já deu para ver que é um jogador que está no plantel somente para tapar buracos e no caso de prosseguimos a carreira europeia (na CL ou na LE) tal estatuto não será suficiente. JJ vai ter de fazer mais rotatividade e tendo Mathieu algo propenso a lesões…é só fazer as contas. E ainda há Douglas por resolver.
Os jornais insistem que JJ deseja um novo box-to-box. Penso que faria sentido, sobretudo se for alguém capaz de substituir também B.Fernandes. É que nem Mattheus Oliveira, nem Alan Ruiz têm sido opção válida para render o português, quer como 8, quer como 10. Vem-me à cabeça, rapidamente Francisco Geraldes, mas depois lembro-me da época passada e de meia época perdida, e passa-me depressa.
Nas alas, é óbvio que falta um jogador. Falhada a aposta em Iuri Medeiros (não vamos fingir que é uma questão de tempo…veja-se o caso de Ristovsky…é mesmo uma questão de confiança e aqui JJ podia e devia ter entendido isso) a equipa não pode depender tanto e só de Gelson e Acuña. Aliás, convém até reflectir na elevação da fasquia que foi feita com a entrada do argentino e o que isso significou para opções como B.César, M.Oliveira ou Podence, que por várias razões deixaram. na visão de JJ, de ser alternativas satisfatórias na posição. Será este jogador Bryan Ruiz? Duvido.
No ataque, tornou-se mais ou menos evidente que a teoria que o plantel precisa de uma alternativa que emule o perfil de ponta de lança de Dost,está completamente certa. Doumbia já provou ser uma peça importante, sobretudo na variante táctica de encurtar a equipa em comportamentos mais defensivos. O pior é que frente a um bloco baixo, Doumbia não consegue ser referência na área e os vários ensaios de cruzamentos (que é o que as equipas mais fazem quando procuram desesperadamente marcar) ficam quase todos sem resposta. Num mundo imaginário Castaignos ou Spalvis seriam opção, mas só num mundo imaginário. Na cabeça de JJ as dificuldades que revelaram no passado recente coloca-os longe de Alvalade, pelo menos por agora.
Concluindo, pela minha análise JJ desejará um lateral esquerdo, um central, um médio centro, um ala e um avançado. Cinco jogadores. Realisticamente penso que será demasiado para a SAD, que verá apenas como urgente a entrada no máximo 2 ou 3 jogadores. Isto se não existir nenhuma venda. Caso ela venha a existir (Alan Ruiz era uma saída de menor impacto no plantel) então sim fará sentido ir além do número de entradas mencionado. Não nos podemos esquecer que estamos na antecâmara de Mundial e existem muitos jogadores, nos melhores clubes das principais ligas europeias, a precisar de minutos para entrarem nas escolhas dos vários seleccionadores. Esse é um dado muito importante e clubes como o Sporting ou a Liga Portuguesa têm fama de conseguir dar “aquele” push necessário a jogadores no fio da convocatória.
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
15 Novembro, 2017 at 20:56
http://sicnoticias.sapo.pt/opiniao/2017-11-15-Entrevista-de-Vieira-foi-um-ataque-feroz-aos-adversarios#
E não deixa de ser interessante…
Aqui o “caracolinhos” acha que Vieira faz um ataque feroz aos seus adversários…
Mas isto, julgo eu…já é benéfico para o Futebol e não necessita que uma Entidade qualquer cale este personagem …
Ora se te fosses encher de moscas ó Rui Santos…
Desculpem colocar estes link’s aqui…
Mas achei que deveriam ter acesso a eles…
SL
15 Novembro, 2017 at 21:21
Antes tinha estado bastante tempo a dizer que o benfica se arrisca a mesmo descer de divisão.
ele tem de se defender.
15 Novembro, 2017 at 21:46
Caracolinhos é merda amigo Max
15 Novembro, 2017 at 20:57
O Rui Santos é cravo e ferradura. Diz isto para agradar a lampiões, porque se arrisca a levar na tromba (isto a julgar pelo que dizem dele).
Ele tem muita audiência mas não creio que seja um problema para o Sporting.
15 Novembro, 2017 at 21:08
O que dizer ou escrever? outra vez bater no ceguinho?…
É mau sinal quando depois vir um camião de jogadores no Verão, um “plantel” quase novo e já andarmos a “chorar” por reforços…
Aqui a palavra é gestão, tem sido bem feita? Bem para mim a resposta é não, tanto que tivemos uns quantos no estaleiro, obviamente a malta é “humana” e não robot’s, jogando sempre os mesmos fica difícil aguentar…
Portanto sendo realista e olhando para JJ, ele não irá mudar aos 60 e poucos anos, portanto é bem capaz de vir alguém em Janeiro e 2 ou 3 ser recambiado.
Espero que não volte nenhum dos emprestados.
O caso do Iuri, é a tal aposta á merdas, do “género olha vai lá para dentro 5/10 minutos e faz alguma coisa”, se por acaso correr mal fica queimado…como parece ter ficado, vai jogando Taça e tal, agora Acuña lesionado pode ter que tenha alguma chance.
Outros também vieram em Janeiro e para jogar na equipa B, Chico Geraldes aqui se calhar nem foi a pedido de JJ, o que ainda torna pior a situação…mas adiante.
Ao 3º ano a malta continua a cometer os mesmos erros, pode ser com um Porto de refugo e do outro lado o Benfica das “cadeirada”, mesmo nós cometendo erros básicos, como agora frente ao Braga, tudo roto e ao minuto 85 é que se substitui, o destino é tramado e dá mais um abre olhos a JJ, ao ter o penalty contra nós com Petrovic a querer entrar, antes disso já nós não cheirávamos a bola…
15 Novembro, 2017 at 21:18
No andebol foi atropelamento e fuga 🙂
Pelos vistos logo à noite temos saraivada da grossa.
15 Novembro, 2017 at 21:39
a que horas?
espero que traga zagalote… para matar o piriquito.
15 Novembro, 2017 at 21:25
Há para ai quem deseja que se compre um LE, julgo que não será preciso; para já o JSilva dá para consumo interno e é o que basta, porque mesmo que se vá à LEuropa é para esquecer!!
No entanto se for preciso um LE e se JJ fez de Coentrão um LE de eleição, porque não há-de fazer o mesmo com Accuña, que por acaso na selecção da Argentina LE???
SL
15 Novembro, 2017 at 21:26
Habitual ouvinte das vossas emissões, confesso que fiquei surpreendido (para não utilizar uma palavra mais forte) com a parcialidade de uma noticia que foi incluída no noticiário das 20 horas. Foram omitidos factos relevantes, que na minha opinião, são precisamente os factos que dão à noticia a dimensão que a torna merecedora de ser incluída nos vossos noticiários.
1 – O Sr. Pedro Guerra não é apenas comentador televisivo afecto ao Benfica, é funcionário do Benfica, ou se a TSF tem duvidas quanto a isso, no mínimo deveriam noticiar que era o director de conteúdos da BTV na altura dos factos. É esta ligação profissional ao clube, que dimensiona a noticia, e se a omitem ou ocultam, a noticia torna-se banal e só a entendo caso pretendam assumir as dores do clube contribuindo para a derrocada final do Sr. Pedro Guerra.
2 – No comunicado da FPF é noticiado que foi requerida uma AG Extraordinaria para destituição do dirigente, este facto é totalmente omitido na noticia da TSF, com esta informação facilmente se constata que seria uma questão de tempo a demissão do dirigente envolvido. Apesar do nome, o Sr. Periquito, não necessita de ser tratado pela TSF como um inocente passarinho.
Espero que esta parcialidade seja pontual, pois espero sempre da TSF a isenção que a caracteriza.
15 Novembro, 2017 at 21:27
É a reclamação que deixei na redacção da TSF.
15 Novembro, 2017 at 21:39
Eu também espero que a tsf seja sempre isenta principalmente depois de ter posto um lagarto em vez de um leao no simbolo do sporting…
Estou sentado caro malcolm…
15 Novembro, 2017 at 21:45
Nestas reclamações, para não perder a razão, por muito que custe, temos sempre de usar a máxima elevação e educação.
15 Novembro, 2017 at 22:23
A TSF já foi isenta…
Há muito que deixou de ser!
15 Novembro, 2017 at 21:58
Mais jogadores??!!?
Ahah…só podem estar a gozar.
Já agora aumentar o salário do mister não?
15 Novembro, 2017 at 22:01
Isto só fica com a destituição do Periquito???
E os outros???
Pedro Guerra e LF Vieira não levam nada??
E o benfica fica de fora??
Estes últimos foram os mandantes e beneficiários das informações!!!!!
SL
15 Novembro, 2017 at 23:00
Este Madeira Rodrigues anda a por se a jeito para levar duas lambadas vem dadas!
Palhaçito de merda!
15 Novembro, 2017 at 23:23
Queres que te indique qual é o sector em que ele se senta e vais lá pessoalmente resolver isso com ele?
16 Novembro, 2017 at 8:22
Não pode porque nesse dia vai estar no pavilhão a contar as pessoas que lá estão.
16 Novembro, 2017 at 11:58
quem? O palhaço do Madeira Rodrigues ou tu?
Tenho visto para ai algumas contabilizações sim…. mas até agora só consegui ir à inauguração do Pavilhão … e nesse dia estava muito bem composto.
16 Novembro, 2017 at 11:56
sei perfeitamente onde ele está sentado 😉 ó “mendes”
16 Novembro, 2017 at 12:02
Então vai lá ao lugar dele e passa-lhe uma “multa”, eh eh eh
Já agora, se não for muito trabalho, pede a alguém que filme a situação para a posteridade.
Pode ser que ele se saia com mais uma daquelas tiradas como naquele apanhado na rua da TVI, em que só tentou falar por cima do adepto depois de ter sido encavado no debate com BdC
15 Novembro, 2017 at 23:48
Boas Noites, Caros Tasqueiros.
Um DE + um DC + um “box to box” + um extremo + um avançado/PL?
Acho que sim. Acho bem.
SL
16 Novembro, 2017 at 8:03
E que tal…
3 ou 4 arbitros…
Uns e-mails…
e mais umas quantas coisas parecidas…?
Era investir menos… com mais garantias…
SL
16 Novembro, 2017 at 8:28
Bom “tapperwhere”.
Quem achar que ainda são precisos +5 jogadores, das duas uma:
– ou acredita que estamos a nadar em dinheiro;
– ou tem que começar a questionar a capacidade do mestre
Não é possível que depois de +30 contratações ainda tenhamos um plantel desequilibrado. A realidade porém mostra o contrário.
A JJ exige-se que faça render os jogadores, ainda por cima quando 99% foram escolhidos por ele e atendendo às palavras dos próprios jogadores, ele fá-los evoluir muito.
Sendo assim, que pegue na matéria prima disponível, muita dela com qualidade ou não fosse a nossa formação uma das melhores do Mundo – para alguns a melhor do Mundo mas com a condicionante que ainda tem que rodar 4 épocas para ganharem calo para depois virem com a conversa que jogar no Moreirense ou outros não é o mesmo que no SCP e ficarem indignados quando a selecção não os convoca mas ao mesmo tempo a rezar para que não joguem – e que continua a ser a maior fonte de receitas do Clube.
Claro que um Alan, Bebeto Jr. ou Petrovic dão outra dimensão ao nosso futebol, a chamada dimensão do “só podem estar a gozar com esta merda, tanto dinheiro deitado fora”.
16 Novembro, 2017 at 12:00
🙂
16 Novembro, 2017 at 10:47
Vender Alan Ruiz, Yuri e Tobias (20M) e
despachar o Douglas
Fazer voltar o Domingos Duarte e André Geraldes
Comprar Pavon (com JSilva no pacote), Pity Martinez e Wendell (30M), sendo que um deles poderia vir como empréstimo com opção de compra obrigatória na próxima época
16 Novembro, 2017 at 13:53
Caro Leão de plástico, muito boa crónica.
Mas reforçar a equipa para quê? Temos é de promover os jovens da nossa formação, porque para um segundo lugar é mais do que suficiente a equipa que temos e para chegar ao fim em terceiro como no ano passado, até podemos dispensar/vender alguns dos jogadores mais caros e assim equilibrar financeiramente o clube.
Enquanto não mudar o panorama do futebol português, dominado por esta mafia instalada pelos dois clubes que dominam toda a estrutura futebolística nacional a quem o nosso presidente na sua peculiar mas acertiva maneira de falar chamou de nadegas, andamo-nos aqui a querer enganar a nós próprios, porque não vamos ganhar coisa alguma, como referiu o capo do bigode.
A prova é que no ano em que jogamos melhor que ninguém, que batemos o record de pontos não ganhámos porra nenhuma, tendo sido ultrapassados por uma equipa medíocre comandada por um treinador de merda, levados em andor até ao altar.
Este ano se não houver nenhum ressuscitar do morto, o título irá para o papa, demonstrando assim que as notícias sobre a sua morte eram manifestamente exageradas.
16 Novembro, 2017 at 18:50
Por mim, apesar do Presidente não apreciar este tipo de comentários, marchava o Alan Ruiz e vinha um ponta de lança como deve ser, nem que fosse por empréstimo. O Jonathan podia também ir à vida que temos na Academia quem faça o lugar de suplente.
Está visto que não precisamos de mais ninguém desde que venha de volta o Xico Geraldes.
O Mathieu pode emparelhar com o Coentrão e podem dividir placidamente a lateral esquerda (hoje jogo eu, amanhã jogas tu). O lugar do Mathieu é bem assegurado pelo André Pinto. Agora, de um ponta de lança a sério, desse precisamos mesmo se queremos de facto ser Campeões desta miséria obscena. Tenho dito.