Este é daqueles jogos que marcam. Ou que podem marcar. Ou que nos deixam tão de mal com a vida que dá vontade de mandar tudo e todos procurar a mãe num bordel. Este é um daqueles jogos onde não se podia perder pontos e onde o Sporting fez questão de perdê-los por erros não só patéticos como recorrentes
Podemos olhar para este 1-1 como um resultado da má sorte. Afinal, o Sporting sofre o golo no único remate enquadrado do adversário e que, ainda assim, teve que ser feito de penalty, sem esquecer que esse penalty nasce de um biqueiro para a frente que apanha as costas da defesa leonina. E Rui Patrício não fez uma única defesa.
Juntamos-lhe mais ingredientes: o Sporting teve oportunidades de sobra para sentenciar a partida, nomeadamente a partir da altura em que Couceiro resolveu arriscar e deixou de defender com tantos homens. Coates, de cabeça, atirou a menos de um palmo do poste; Bas Dost trocou um remate à baliza por uma tentativa de gentileza para Bruno Fernandes; Acuña ia inventando o golo do campeonato com uma chapelada a uns bons 40 metros; Gelson Martins, um dos melhores, correu meio-campo e meteu em Ruben Ribeiro, que desperdiçou; Bruno Fernandes teve lance de génio dentro da área, mas viu Cristiano desviar o esférico para o poste e para canto. E tudo isto na segunda parte, que na primeira pouco mais houve para contar além do golo de Bruno Fernandes, concluindo um belo movimento de Gelson, batia o relógio na meia hora de jogo.
Mas pode resumir-se este miserável empate, frente a uma das mais paupérrimas equipas da nossa liga, a uma questão de ineficácia e de um azar desgraçado a que alguns preferirão chamar “karma”? Poderá a culpa ser, apenas, dos jogadores? Não. De todo.
Escudado no chavão do pragmatismo, o Sporting tem acumulado exibições pobres, sem chama, sem rasgo, vivendo à custa da capacidade goleadora de um avançado e da estabilidade que um guarda redes e mais quatro homens dão lá atrás. Vão-se batendo recordes de invencibilidade, sofrem-se poucos golos, o holandês marca muitos. Mas o futebol, esse, aparece pouco e são várias as partidas onde fica a sensação de que o Leão “anda demasiado à chuva”. Recordem-se os jogos da Taça, frente a equipas menores, onde até foi preciso chamar o 8 e o 28. Recorde-se a partida da ronda anterior, em casa, com o Aves, onde não sofremos golos na primeira parte porque não calhou. E recorde-se o dérbi, onde alguns viram no empate um bom resultado na manutenção da distância para quem vinha atrás e eu continuo a ver uma oportunidade perdida para dar o golpe final num dos rivais.
E nessa noite, tal como na de hoje, Jorge Jesus fica mal na fotografia, pela péssima leitura do jogo a partir do banco. Reservar a primeira substituição para os 85 minutos, quando Piccini tinha ameaçado rasgar ainda na primeira parte, quando Gelson se agarra à virilha a cada dois piques ou quando Acuña joga claramente em esforço é de uma teimosia incrível e deixa-nos sem perceber porque raio quer o homem tanto jogador se parecem contar sempre os mesmos. Depois, não ser capaz de passar a mensagem lá para dentro que o jogo acabou e que a defesa já não precisa de estar quase no meio-campo, é um erro.
De erro em erro, do mister ou dos craques, o resultado foi este: a perda da liderança e um empate que é um muito mau início para o ciclo diabólico que nos espera. Quarta-feira há mais, num jogo a eliminar, e a grande dúvida que se coloca é se este resultado nos toldará a confiança ou se, pelo contrário, resultará numa raiva, bem expressa por Fábio Coentrão, que saberemos capitalizar a nossa favor?
Sem saber a resposta, eu prefiro acreditar na segunda hipótese. Prefiro acreditar que, sim, saberemos responder e, dentro de uma semana, estaremos a festejar a primeira conquista da época. Afinal, grande parte desta paixão verde e branca alimenta-se da fé. E essa, tal como a esperança, é a última a morrer!
Everybody’s bleeding’cause the times are tough
Well it’s hard to be strong, When there’s no one to dream on
[…] Now you know is not too late… don’t let your love turn to hate
Right now we got to Keep the faith, Keep the faith, Keep the faith…
20 Janeiro, 2018 at 12:15
É tão frustrante estar do outro lado do mundo e mesmo assim ter o dia estragado por algo que acontece a 24h de voos e malas e stresses!!! Que raio de doença esta!!! Mas o pior mesmo é ter que levar com adeptos que se acham mais do que os outros e que querem ensinar-me a sofrer e que se não sofrer como eles querem sou menos sportinguista!!! Se isto é assim tão mau não metam aqui os pés e criem a vossa república perfeita!!! Fartinha de vos aturar!!!
20 Janeiro, 2018 at 12:27
Se quiseres tentar entender a psicose dos habituais comentadores deste blogue, vai ao tópico anterior e lê os comentários.
20 Janeiro, 2018 at 12:31
Ali só encontra sportinguistas de refinada qualidade… nas análises e nas criticas.
Por falar em repúblicas perfeitas…
Que merda é esta de se achar que deitar abaixo, ofender e achincalhar jogadores, técnicos e dirigentes não é uma forma legitima de apoiar como outra qualquer e mostrar o bom sportinguismo, hein?! Se é para sofrer que seja a bom sofrer, denegrindo e vilipendiando tudo e todos!!! Isso sim…
BAAAAHHHHHHHH…
20 Janeiro, 2018 at 16:13
É frustrante, é sim senhora!
Mal e stresss e o catano!
É bué frustrante!
Mas quarta feira … lá estamos todos novamente do outro lado do mundo com malas e stress e o catano!
20 Janeiro, 2018 at 12:19
De positivo retiro a reacção de Coentrão.
Quem fica assim fodido tal qual um adepto só pode reagir da melhor maneira em campo pois perder é como quem o mata.
Se todos estiverem com este grau de fodidez, só pode melhorar é que tem mesmo de melhorar.
20 Janeiro, 2018 at 12:20
Mais um campeonato atirado para as ortigas.
Único culpado JESUS !!!!
Treinador banal que sem colinho não consegue ser campeão.
20 Janeiro, 2018 at 16:14
Isso isso isso
20 Janeiro, 2018 at 12:21
Mas alguém que tenha visto o jogo ontem acha que perdemos porque faltava motivação?! A quem é que faltou motivação? !?!
É que ao Dost não foi! E se dizem isso pelo passe…falta-lhe motivação pelo menos à 8 anos…é que ele sempre foi assim. Se ele acha que há alguém mais bem colocado que ele, faz sempre o passe. Sempre fez. Deve ter tido muito azar nos treinadores porque 8 anos desmotivado é dose.
20 Janeiro, 2018 at 12:23
Vez sem exemplo (pelo menos, nos próximos tempos – isto não é uma “hibernação”, mas uma “moratória de silêncio”).
Já fui um defensor do Jorge Jesus. Deixei de sê-lo definitivamente no início da época transacta.
Há um problema de fundo com o futebol que o Jorge Jesus tem favorecido especificamente no Sporting.
O problema de fundo é o padrão de jogo que o Jesus instaurou e o tipo de jogadores que ele entende que melhor o protagonizam. Desde que chegou, o Jesus, nos jogadores ofensivos, para servir a sua ideia obsessiva de controle jogo através do controle da bola, deu preferência a jogadores “técnicos”, mas lentos, incapazes de romperem em velocidade (ou de fazerem da mudança de velocidade uma arma de desestabilização das defesas adversárias). Gastando aliás neles muito dinheiro. Alan Ruiz, Acuña, Bruno Fernandes e Bruno Ribeiro são excelentes exemplos desse género de jogador, “virtuoso”, mas sem “explosão.”
Ora, não há uma única equipa verdadeiramente competitiva no futebol europeu baseada neste modelo de jogo protagonizado quase em exclusivo por este tipo de jogador. Enquanto não nos virmos livre deste modelo, não vamos a lado nenhum. E, já se sabe, para nos vermos livre dele, temos de nos ver livres do homem que, obsoletamente, o montou e, como se viu nas recentes contratações, insiste em consolidá-lo.
O meu argumento é que, muito para lá dos disparates e teimosias incompreensíveis que testemunhamos todas as semanas, as ideias de jogo e do jogador ideal para o levar a cabo do Jorge Jesus são más, anacrónicas. É por isso que defendo o imediato despedimento do Jesus. Não para salvar esta época, mas para que a próxima não seja certamente mais um episódio na nossa travessia do deserto.
20 Janeiro, 2018 at 12:38
Argumentação algo falaciosa.
Se Jesus implementasse uma metodologia puramente virtuosa e de passe curto, nunca poderia ter utilizado autênticas bombas genéticas como Gelson Martins, Islam Slimani, Nani, André Carrillo, Daniel Podence, Carlos Mané etc.
A verdade é esta, quem ganha títulos até o palhaço Batatinha pode usar que não é criticado.
O Rui Vitória ganha um titulo com uma defesa composta por Eliseu, Jardel, Luisao e André Almeida, jogadores que são aqui insistentemente rotulados de pinos e o treinador sai por cima porque é campeão. Na Liga dos Campeões deste ano viu-se a qualidade dos processos do Carnide, até o Basileia lhes espetou 5.
Cada treinador tem a sua metodologia, os seus resultados e as consequências que daí advêm.
20 Janeiro, 2018 at 12:42
Ainda n percebemos onde nos está a levar a preocupação com o rival?
20 Janeiro, 2018 at 13:02
Sinceramente, não entendo a objecção. Vemos os jogadores que hoje em dia calçam (só o Gelson escapa ao perfil que tracei), vemos a quantidade de passes e passinhos que a equipa emprega, aparentando tanta vez uma falta de propósito além justamente da troca de passes, vemos os jogadores que são adquiridos, e dentre estes os poucos que são reforços efectivos, vendo tudo isto, que, na prática, significa descartar o perfil da “bomba genética” como elemento chave do “modelo de jogo”, não percebo como se pode afirmar que a “argumentação é um pouco falaciosa.”
Uma coisa admito. A conquista de títulos ameniza muito as críticas a que se pode ser sujeito. Mas não as elimina. Pelo menos deste lado. Não é por terem sido, respectivamente, campeão mundial e campeão europeu que estimo especialmente as qualidades técnicas do “Felipão” ou do “Engenheiro.”
Quando penso que este último até “andou por cá”, quase me dá uma coisa má.
P.S. O Jorge Jesus nunca se cruzou no Sporting com o Nani.
P.S.2. É preciso muito boa vontade para fazer do Podence e do Mané “apostas” do Jorge Jesus.
20 Janeiro, 2018 at 14:15
Temos percepções diferentes de determinados conceitos.
Não consigo conceber que Acuna e Bruno Fernandes integrem um lote de jogadores ‘não-explosivos’, quando já os dois provaram ao longo das suas carreiras infinitas jogadas de sério comprometimento físico, quer através de incursões no espaço ou remates de média-longa distância.
No meu prisma, temos uma equipa bastante equilibrada. A ala esquerda é mais conservadora e a direita mais liberal. Temos um central com boa recuperação em profundidade e outro duro no desarme.
Penso que, de momento, ainda é muito cedo para avaliar o desempenho do RR nesta equipa de Jesus. Tens razão, também ele tem pouco golo, mas é um jogador que considero estar no seu melhor momento da carreira e tem uma maneira envolvente de jogar com os colegas. É habilidoso, mas altruísta, passa a bola. Mesmo ontem se viu isso, e por coincidência ou não, temos perdido um pouco de controle de fases do jogo após as suas saídas.
20 Janeiro, 2018 at 17:50
Será só uma questão semântica. No sentido em que apontas, nenhuma discordância. Sim, têm esses predicados; mas não, nenhum deles é capaz de mudar de velocidade com facilidade, muito menos tem velocidade de ponta elevada (só para que fique totalmente claro de que estou a falar, o Podence é um exemplo de um jogador com arranque fácil, tendo, em contrapartida um limiar de velocidade máxima relativamente baixo).
E só mais uma nota quanto aos centrais. Não sou um apreciador do Coates. É duro, sim, … de rins e de reflexos (tantas vezes reage com uma lentidão mental comprometedora). Além de que, para a envergadura que apresenta (altura e peso), tem um jogo de cabeça deficiente (quase nunca consegue cabecear a bola com a testa, bate-lhe invariavelmente acima). A defender, vai que não vai, mas a atacar, não fosse esta pecha, no campeonato português tinha corpulência bastante para marcar 8/9 golos por época pelo menos.
20 Janeiro, 2018 at 14:40
Não me detenho nos motivos que o trouxeram aqui, mas aplaudo o seu regresso, Gregor.
SL
20 Janeiro, 2018 at 17:57
Pode deter-se à vontade, jmfs! Nem sequer são inconfessáveis. Chegarmos a mais uma “janela de transferências” e tornar à cegarrega dos “popós” do menino Jesus, sem os quais teríamos, parece, birra pela certa enquanto a equipa basicamente continua a jogar no mesmo estilo desinspirado à época e meia, fez transbordar o copo da minha (im)paciência. Afirmar: o rei vai nu, eis o cerne desta minha episódica intervenção aqui.
SL
20 Janeiro, 2018 at 14:28
O JJ treinou o Nani? Sempre a aprender
20 Janeiro, 2018 at 12:39
Com juventude não se ganham campeonatos.
Depois enchemos o plantel cheio de gajos experientes a ganhar balúrdios. ..Para vermos os mesmos erros que os que seriam cometidos por esses mesmos jovens.
Fdx, mas alguém compreende isto??
Eu não
20 Janeiro, 2018 at 13:27
No fim dos jogos, admito que os jogadores estejam com os níveis de ansiedade em ponto tão alto que, combinado com o cansaço físico, a lucidez seja quase nula. Nestes casos, apesar do discurso sobre a “experiência,” mais ou menos idade conta muito pouco.
20 Janeiro, 2018 at 13:53
Posso aceitar isso contra uma Juve, Barça ou Real.
Contra um Moreirense ou Setúbal não aceito! Contra um edinho com quase 40 anos, n aceito mesmo.
Se há desgaste físico/ psicológico cabe ao treinador gerir isso. O que tem sido feito?? Nada, zero
20 Janeiro, 2018 at 18:03
Não é uma questão de aceitarmos ou não. É uma regularidade com que nos confrontamos há anos. Trememos no fim por dá cá aquela palha.
Como é que se pode resolver este problema? Não sei. Mas sei que não será certamente metendo a cabeça na areia e pensar que é apenas uma questão de displicência ou de falta de profissionalismo.
20 Janeiro, 2018 at 16:17
Bruno Ribeiro não tem expulsão ??? …,
A sério?! 🙂
20 Janeiro, 2018 at 18:00
Expulsão, Tadeu? Arrisco dizer que concordarás comigo se disser que era só o que faltava se tivesse expulsão.
20 Janeiro, 2018 at 12:33
Pergunta: Porque é que o Rui Patrício já não se atira para defender os penalties??? Já frente ao slb me deixou um bocadinho chateado… Embora existam cada vez mais penalties batidos para o meio da baliza não gosto
20 Janeiro, 2018 at 12:42
Também pensei nisso. E cheira-me que o próximo penalti vai direitinho para o meio, com o Patrício a voar para um dos lados… 🙂
Esperemos que não seja tão cedo…
SL
20 Janeiro, 2018 at 12:38
Antes que seja novamente atacado, só porque sim, quero antes de mais defender, pela enésima vez, que se o JJ não ganhar o campeonato ou a liga europa o seu tempo em Alvalade deve chegar ao fim.
Também reconheço que foram criadas grandes expectativas e que as exibições continuam aquém do que sonhava.
E também concordo que, infelizmente, continuamos com demasiada bazófia para quem não ganha o título há 15 anos. E tudo parte de cima, de onde se esperava mais recato, mais prudência, mais bom senso.
Longos períodos sem vencer criam estigmas nas equipas, e não é com bazófia que se recupera estatuto e respeito, pois ao primeiro deslize somos vítimas fáceis para os adversários directos.
Posto isto, e sabendo que o murro no estômago de ontem pode ter repercussões, até porque JJ já mostrou não ser um génio motivacional, convém sermos um pouco mais racionais e menos emotivos na análise do momento.
Lutamos contra dois clubes que, infelizmente, estão habituados a ganhar. E isso pesa muito.
Os andrades têm ido um pouco abaixo, mas encontraram uma estratégia de combate, os críticos calaram-se, a imprensa continua servil, e, não menos importante, têm uma grande equipa! E agora têm um treinador que, não me parecendo nenhum génio da táctica, é um motivador nato.
Os lampiões são tetra campeões. Continuam a ter belíssimos jogadores do meio-campo para a frente, com destaque para o Jonas que parece como o vinho do porto, e têm o domínio quase total dos bastidores do futebol tuga. Acresce que agora aprenderam a jogar sem ponta de lança, o que os torna ainda mais perigosos.
A verdade é que, em finais de Janeiro, tendo já ultrapassado o normalmente fatídico Natal, o Sporting, sem grande brilhantismo, mas com bastante consistência, continua na luta em 4 competições.
É certo que investimos muito e bem e que teoricamente deveríamos fazer mais. Mas isso é mesmo só teoria, meus amigos. Eu vi a melhor equipa que me lembro do nosso Sporting a levar 3-6 em Alvalade. Essa grande equipa, que fazia jogos fabulosos, que tinha génios como Figo e Balakov, ganhou apenas uma taça… E se numa jornada se goleava um Boavista, na jornada seguinte éramos capazes de perder com um Tirsense…
E recordo os mais distraídos, que o fim do jejum dos 18 anos não foi feito com tanto brilhantismo quanto isso. Muito suor, muito esforço, muita dedicação e muitos jogos ganhos pela diferença mínima. Uma equipa que estava a léguas da qualidade individual de Figo, Balakov ou Paulo Sousa, mas que foi campeã…
Meus amigos, hoje passei muito mal a noite. Sofri imenso com aquele golo absurdo. Revi-me totalmente no desespero de Coentrão. E tal como o Cherba escreve, quero acreditar que é essa raiva que vai vingar e que nos vai fazer sorrir de novo.
Gostava de já em Janeiro estar a festejar o campeonato ou a liga europa, mas nesta fase não estar arredado dessas lutas, e ainda ter possibilidades de ganhar duas taças, será assim tão mau, atento o nosso histórico mais recente?
Apelo pois que continuemos a apoiar. Eu sei que é um chavão, mas essa sempre foi a nossa maior força, e não gostaria que a falta da mesma algum dia servisse de desculpa para a falta de êxito. Isso sim, seria verdadeiramente injusto para os melhores adeptos do universo. O resto é apenas futebol…
SL
20 Janeiro, 2018 at 12:40
Bom dia , infelizmente mais um ano em que vamos ver outros festejar !! Continua a faltar nos algo , não sei exatamente o quê , se raça se fibra se estofo , mas estas 2 últimas deslocações confirmam que não temos equipa para sermos campeões!!! enfim pró ano há mais …
20 Janeiro, 2018 at 16:21
:))
20 Janeiro, 2018 at 12:42
Gregor Samsa, tens toda a razão, temos que nos ver livre deste pseudo treinador o mais rapidamente possível!
20 Janeiro, 2018 at 16:22
E entra?
Ah desculpa … pensei que tinhas uma carta na manga?!
20 Janeiro, 2018 at 12:42
As frustações já foram descarregadas ontem, não tenho muito mais a escrever, sobre um épisodio que já vai no 10° ou 11° com JJ ao comando do Sporting.
Num campeonato como o português, perder pontos contra o Setubal é péssimo, no final ainda vamos ficar a chorar por isso…ou não.
Só quero que venha o próximo jogo, é importante vencer a taça da Liga, não pelo peso do troféu, mas sim pelo peso que pode dar ao Universo Leonino.
JJ teve o que pediu mais uma vez, agora em Janeiro, episódios como o de ontem não podem voltar acontecer, á uma série de jogadores que têm que ter mais minutos de jogo e outros descanso…de outra forma em Março estás fora de tudo, não tenham dúvidas disso.
É ridiculo como o Gelson ontem acaba de rastos o jogo, mais um bocado ia a “soro”. A equipa esta de rastos…até psicologicamente tal foi a carga de jogos até agora.
ABRE O OLHO JJ, ONTEM FOI MAIS UM…
20 Janeiro, 2018 at 12:46
Sim, é agora que vai aprender.
É isso mesmo. Nem que seja para ser ainda mais teimoso, talvez nos próximos jogos nem faça substituições, ou até prefira ter gajos lesionados a jogar…
20 Janeiro, 2018 at 12:49
Isto foi efeito do Nhaga ou do bruxo de Fafe que trabalha para os Andrades.
A nós nem Jesus nos vale.
20 Janeiro, 2018 at 14:46
Ontem, pensei perto do final do jogo do fcp: se empatarem, o Nhaga também esteve lá. Afinal o bruxedo só funcionou em Setúbal.
20 Janeiro, 2018 at 12:59
1-1 nos Bs Ricardo Almeida
20 Janeiro, 2018 at 13:02
Com este projecto de treinador nem quando as galinhas tiverem dentes seremos campeões!
20 Janeiro, 2018 at 13:21
Este merdas, sim a partir de hoje é assim que o vou chamar, é a antítese do projecto do Sporting Clube de Portugal,ou do que deveria ser.
Somos um clube formador, essa é a nossa base e assim devemos continuar a ser.
Comprar 15/16 jogadores por época para uma mão cheia de nada, apenas encher o ego do merdas porque deu luta ao Barcelona e Juventus?? É isso que queremos?
Por mim saia já hoje. Existem tantos treinadores por essa Europa fora com ideias interessantes e futebol total.
E já agora, convém olhar para dentro quando se chamam aos outros de “labregos”.
Já saiu post fresquinho hoje?
20 Janeiro, 2018 at 16:24
Merdas és tu ó palhacinho!!!
20 Janeiro, 2018 at 13:24
#MaisCoentrãoMenosConasDeSabão
20 Janeiro, 2018 at 13:27
O mais frustante é a espera.
A espera até ao próximo jogo .
20 Janeiro, 2018 at 13:37
Não vale a pena andarmos a pregar o sermão de Stº António aos peixes como o fez o Padre António Vieira quando jogamos como o fizemos em Setúbal, a jogar assim não merecemos ser campeões
20 Janeiro, 2018 at 13:52
Hoje mais a frio. A partir de agora o Sporting não depende de si e o título ficou mais longe. Não temos como negar uma evidência, perdemos dois pontos de forma infantil, estupida e permitimos que o Porto e Benfica ganhassem ainda mais moral. Não sei que mal fizemos ao Universo mas parece que tudo nos acontece, ano após ano. Vou encarar jogo a jogo a partir daqui, uma vez que não vamos ganhar tudo é mesmo ganhando não chega. A esperança permanece, tem de permanecer, porque não sei encarar o Sporting de outra forma.
Espero que no próximo domingo levantemos o primeiro caneco. E a partir daí nos foquemos em todos os outros, uma vez que a Liga ficou muito mais difícil.
20 Janeiro, 2018 at 14:00
O Conceição pegou numa equipa de trapos, dissedentes, emprestados, gajos que nao querem renovar e outros que o Pinto teve que comprar pois estava obrigado a isso. Deve ser por ordem do Universo que estão em primeiro e vão ficar com 4 pontos de vantagem, pois ninguém acredita que o jogo com o Estoril fique assim, ou com um empate.
Pegou nisto, encostou uns, meteu outros, até o calhau do sergio oliveira joga e corre que nem um desalmado, recuperou o Herrera esse mal amado dos tripeiros, meteu dois emprestados a titulares, um deles é um cepo…dizem. É…é….
Conceiçaõ é melhor treinador quem o JJ? Não? Então onde está a diferença? Simples, Conceiçao vê alem do umbigo dele.
20 Janeiro, 2018 at 14:04
Primeiro ainda não ganharam nada, vamos com calma. Depois a equipa do Porto não é de trapos. Os outros é que eram demasiado incompetentes
20 Janeiro, 2018 at 14:09
E o nosso é o quê? Competente?
Boa parte do plantel do porto é composto por gajos que estavam no olha da rua há 6 meses…
20 Janeiro, 2018 at 14:14
Sim mas que foram bem caros e que já tinham mostrado qualidade. O Porto tem 100 jogadores sobre contrato, esbanjaram anos e anos e arranjaram um bom treinador. Não se trata de um milagre. É só o normal.
20 Janeiro, 2018 at 14:18
Caros mas estão em 1º e nao se perspectiva sairem de lá, estao motivados, correm e nao desistem de um lance, isto é treinador. Que o porco está com a corda na garganta em termos financeiros sabemos nós, mas isso nao passa para o relvado. Tu tens o plantel com mtas mais opções que o porco…e tb nada barato.
20 Janeiro, 2018 at 14:22
Ok. Aceito que estão a fazer uma excelente campanha. Mas ainda têm de terminar um jogo que estão a perder e ainda faltam 15 jornadas. Por isso não vamos endeusar quem ainda não ganhou nada nem tornar merda quem até ontem estava a fazer um belo campeonato. Os nossos jogadores não têm falta de atitude.
20 Janeiro, 2018 at 14:34
” corda na garganta em termos financeiros “… bem por este andar no final do ano terão companhia
20 Janeiro, 2018 at 14:41
Quem? O Setúbal?
20 Janeiro, 2018 at 14:51
Não sei porque dão como certa uma vitória do Porto. Entram a perder e pressionados. O Estoril vai recuperarjogadores, estará fresco. Quero acreditar que não vão além de um empate.
E prémios porfora não irão faltar.
Cumpramos nós as nossas obrigações. Esta é a minha maior dúvida.
20 Janeiro, 2018 at 16:25
Sabes quanto custaram esses trapos???
Tem juízo pá!
20 Janeiro, 2018 at 14:04
“O Edinho tem 40 anos”
Há por aqui trolls que deviam ser capados.
20 Janeiro, 2018 at 14:12
Tem quantos?
20 Janeiro, 2018 at 14:06
Ontem, perdemos o campeonato.
Ou talvez não…
Na segunda volta os 3 grandes vão perder muitos mais pontos. Resta saber se o jogo de ontem é a viragem de mentalidade decisiva. Na quarta feira a primeira reposta será dada.
Por cá, continuarei a espera. 16 anos são só quase um terço da minha vida☺️
A vida continuapsicologia
20 Janeiro, 2018 at 14:09
Não te iludas.
Quer o porco quer o carnide não vão perder mtos pontos até final.
20 Janeiro, 2018 at 16:26
Vão sim!
20 Janeiro, 2018 at 14:21
Na segunda volta os 3 grandes vão perder muitos mais pontos.
Onde encaixa essa teoria com a de que ha malas e todos abrem as pernas às nádegas?
20 Janeiro, 2018 at 14:13
Era assim tão difícil dizer ao Coates e ao Mathieu ‘olhem eles vão meter um gajo para mandar bolas para as nossas costas. Joguem mais recuados, não lhes dêem profundidade!’
Aparentemente sim, para o nosso ‘mestre da táctica’ era difícil, talvez por não falar espanhol, nem francês, nem inglês, nem o crl!!!
Digam-me o que disserem, o JJ é burro e teimoso, todos os dias.
Como alguém dizia, isto não é ciência aeroespacial, basta saber gerir e motivar um grupo, colocar as peças nos sítios certos, e te-las no ponto, em termos físicos.
O JJ é sim o maior bluff da história…
Ah, mas ele sabe potenciar jogadores, inventar jogadores. Tretas!
Ele só ‘inventa’ quando tem as prendas que quer. Quantos jogadores o Sporting já contratou ou tem emprestados, que para o ‘mestre cagao da táctica’ foram postos de lado? Quantos jovens com valor, que podiam ser trabalhados e estar a ser utilizados, com benefícios desportivos e financeiros, estão exilados por JJ?
Potenciar dá trabalho, requer paciência, e se repararem o JJ quase só quer jogadores já feitos, ou então craques que custam muitos milhões.
Enquanto tivermos este bluff como treinador, espero estar enganado, vamos continuar a ter estes dissabores.
Quer camionetas de jogadores e depois esgota sempre os mesmos 12, 13.
As substituições? É melhor nem ir por ai, porque se não a capacidade de ler o jogo do JJ estaria (com todo o respeito) ao nível dos campeonatos do INATEL.
20 Janeiro, 2018 at 16:28
Deves ter jogado à bola … na PlayStation?!
Então a culpa dos centrais em terem deixado fugir o gajo é do JJ???!!!
Atira te ao mar e diz que te empurrarem!
21 Janeiro, 2018 at 10:14
Ó Tadeu, Tadeu, então na tua ótica um treinador que já está farto de saber como é que o Setúbal joga, especialmente ao colocar o Edinho, não tem de fazer o seu trabalho e alertar os centrais, especialmente o Mathieu que chegou este ano, para a forma como o adversário vai jogar?
Sem mais comentários….
20 Janeiro, 2018 at 17:06
Tudo dito bem dito pelo leão da estrela. Não temos treinador, temos um barrete de 6 milhões que o que ganhou foi com e-mails.
Ignora o fiscal de serviço Triste Tadeu. Este é daqueles das palminhas, que daqui a 1 mês quando tivermos em 3o a lutar com o braguilha e arrumados das taças todas, ainda vai andar aqui a fazer festinhas á mediocridade. É mentalidades destas no nosso clube que temos de superar pra voltarmos a ganhar.
20 Janeiro, 2018 at 14:16
Eu não me iludo. Perdemos ontem a Liga
20 Janeiro, 2018 at 14:22
Eu tb não
Mas acho que já a tínhamos perdido em Moreira de Cónegos…nem tanto pelo resultado mas pela total falta de atitude competitiva desta equipa.
Parecem 11 gajos completamente indiferentes ao ser ou não campeões.
20 Janeiro, 2018 at 14:28
O jogo dos Correios vai ser decisivo.
Vai ser preciso golpear o Porto. Ja se falhou na Luz (uma vitória lá, com o mínimo de intimidação, bastando pô-los a cheirar a redonda como fez qq Basileia, era quase um ko), não se pode repetir.
Um troféu no bolso, mesmo sendo um chungoso, uma vitória no confronto directo, é a motivação que parece faltar.
Fds, basta apresentar serviços mínimos para aviar 90% da nossa liga; e nos jogos grandes pôr em campo futebol à altura dos jogadores que se tem.
20 Janeiro, 2018 at 16:31
Fodasse …. tristeza!
Para no fim poderes dizer isso e o contrário.
Como podes achar isso com 16 jogos por fazer?
Pega lá nessa toalha e volta a meter dentro do casaco, sffv!
20 Janeiro, 2018 at 14:20
Sporting, 3 derrotas esta época.
Barcelona, Juventus, Barcelona.
20 Janeiro, 2018 at 14:23
Ontem foi derrota. Pelo contexto em que perdemos aqueles pontos foi mais que derrota
20 Janeiro, 2018 at 16:54
No meu planeta, empatar significa perder 2 pontos e não 3.
20 Janeiro, 2018 at 14:26
Fdx o trolha…isso já é mesmo doença
20 Janeiro, 2018 at 14:30
És igual ao mestre da táctica. ..alimentam se destes pequenos nadas…é o recorde de pontos, é o dar luta aos grandes da Europa. ..enfim, isso no fundo vale ZERO.
E já agora, talvez ainda n tenhas percebido, que 2 empates é pior que 1 derrota.
20 Janeiro, 2018 at 15:08
Trolhas, Tadeus, Placebos, No Rules…, Odraude e mais uns quantos, não vêem um palmo à frente do nariz! É do Sporting? Então está tudo bem…
Gostava de ver os comentários desta gente ao JJ no tempo em que estava no clube dos vouchers, dos emails, das missas e dos padres… Deviam ser lindos…
Esta gente não pensa… 🙂 Limitam-se a aplaudir quando acende a luz para isso…
20 Janeiro, 2018 at 15:28
Eles podem dizer o mesmo de quem aproveita todas as oportunidades para chamar merda ao nosso treinador. Até quando se compra o Montero. Deixem essas merdas pessoais, cada um vive como pode
20 Janeiro, 2018 at 17:20
Mas isto é pessoal, Maria Ribeiro?
Tenho algum problema pessoal com estas pessoas? Ou simplesmente acho que a opinião deles não é sustentada em porra nenhuma?
Gostam do JJ porque sim, porque está no Sporting e foi campeão no Benfica. Mas os mesmos que valorizam os ganhos dele no Benfica são os que dizem que o campeonato está inquinado e o Benfica só ganha com batota…
Enfim… depois é pessoal!
Haja pachorra…
Perdemos a hipótese de lutar pelo campeonato até ao fim ontem!
Podes escrever isso num post it e colar no frigorífico com o meu nome lá para te lembrares disso em Março!
A diferença entre mim e alguns que aqui andam é que eu sustento as minhas opiniões e escrevo-as aqui, estejam certas ou erradas. Infelizmente, na maior parte das vezes acabam por estar certas.
Foi assim com o Alan, com o André, com o Elias, com o Markovic, com o Petrovic, etc… Também será com o Jesus.
E, repito, infelizmente!
20 Janeiro, 2018 at 16:33
“Miguel”
Vai pá puta que te pariu!!!
Entendeste ó palhaço!
Acendeu a luz para te mandar foder!
Não leves a mal… nada pessoal!
20 Janeiro, 2018 at 17:21
Tadeu, o que dizes não vale um caralho!
Nada pessoal mas és um zero!
20 Janeiro, 2018 at 17:27
Zero? acho que ta mais para numero imaginario
20 Janeiro, 2018 at 17:31
Qq número a dividir por zero.
20 Janeiro, 2018 at 17:33
Não comeces pá.
20 Janeiro, 2018 at 17:34
Miguel, não insultes o zero.
20 Janeiro, 2018 at 14:23
Por mais que o dia passa… o sentimento não melhora! E o resumo é só um:
JESUS É MERDA!!!! Não merece nem 1/4 do que ganha, é o maior erro de gestão desportiva de BdC.
JESUS VALE BOLA !!!! Para mim vale tanto como Alan Ruiz !!! E além disso é mais um crápula oportunista que chula a entidade empregadora, sem dignidade nenhuma!!!
GOSTEM OU NÃO GOSTEM… vamos ter que levar com ele até ao fim do ano!!! E quase que tenho a certeza que ainda vai exigir o salário por inteiro da época de 18/19…
NEM QUE TRAGA A TAÇA DA LIGA ESPETE 3 BATATAS AO PORCO… continuará a ser um MERDAS !!!!
20 Janeiro, 2018 at 14:56
🙂
Boa comparação, do JJ com o Alan…
É um bocado isso, sim! Têm tudo para serem melhores mas não o são porque as atitudes que colocam ao serviço do talento que têm são más…
20 Janeiro, 2018 at 14:25
Não vi o jogo ontem . Pela quantidade de comentários na tasca , estes devem ser mais do mesmo . Uns a destilarem ódio ao Jesus outros a jurarem amor eterno ao homem . Deve ter andado por aí. Não sei por que raio se perde tanto tempo a falar do homem . O mundo não começa e acaba em Jesus ou em bdc . As coisas são simples . Se formos campeões e para continuar com o gajo. Se não formos adeus boa viagem . Quem ainda aqui fala em Liga Europa esquece se que este ano estão lá 4 ou 5 equipas de topo que mesmo a jogar com os suplentes chegam bem para nos . Esqueçam a Liga Europa . Já disse aqui num post anterior , toda a gente no sporting fala demais , a começar em BDc. Post no facebook que não servem para absolutamente nada, saraivas a falarem de tudo e mais alguma coisa , mas estás merdas interessam mesmo a quem ??? A mim interessa me única e exclusivamente o que fazem os 11 mais os 3 jogadores que possam entrar dentro do campo em cada jogo . O resto é conversa para boi dormir . O ano passado frisei aqui várias vezes . Quero e que se fale cada vez menos e se trabalhe cada vez mais . E nem é preciso falar caralho. Se se entende que alguma coisa é grave , siga para tribunal ou para as instâncias competentes e , ponto final . Dito isto , apesar das exibições pouco conviventes este ano que tem deixado qualquer um de nós desconfiado sobre a nossa real capacidade para ganhar o título , continuamos na luta . Muita gente se esquece que os tripeiros estão a fazer um grande campeonato e que a lampionagem ganhou uma segunda vida . O campeonato e fraco , as equipas são fracas , os planteis que três rivais tem chega e sobra para os outros . Podemos chegar ao cunulo este ano de ter os três com mais de 80 pontos . Esta merda não é xadrez , e futebol. Para além do treinador há onze gajos em campo , as vezes basta um fazer merda para se perder um campeonato , quando o mesmo e equilibrado . Dito isto, vou a Braga na quarta . Jogo importante por questões motivacionais , de resto caguei para a taça da liga . Importante ganhar ao Porto para os nossos índices de confiança ( equipa e adeptos ) melhorarem . Perdendo não acaba o mundo . Já disse que quero que a taça da liga não me interessa para nada . Por isso se perdermos , acredito que existam 500 mil comentários aqui na tasca de ódio e amor a JJ . Volto a dizer o sporting não começa e acaba em JJ e Bdc
20 Janeiro, 2018 at 14:35
Estou demasiado aziado para comentar de forma racional. Neste momento e desde ontem creio que perdemos o campeonato.
Como é que uma equipa que tem tudo para ser feliz e contribuir para a felicidade dos seus adeptos pode perder assim contra uns caga na escada?
Sim empatar deste maneira é igual a perder.
Culpa dos jogadores que parece não suportarem a pressão do final dos jogos ou culpa do seu treinador que não os sabe preparar para essa pressão?
Desde Madrid no ano passado em que Jesus disse que não perderia nos últimos momentos se estivesse presente que se têm acumulado golos sofridos nos últimos momentos será só coincidência?
Bem deixemos passar o tempo para a racionalidade vencer a emotividade e talvez possa novamente acreditar que é aquilo que mais tenho feito nestes últimos 15 anos.
20 Janeiro, 2018 at 14:38
Estou com medo do jogo com o Porto. Não porque não ache que temos um plantel suficientemente forte mas por causa do Jesus… Aposto que vai voltar a meter Acuna,Gelson,Piccini. Tal como não vai assumir o jogo e vai deixar o Porto massacrar e depois jogar no erro.
Troquem o Nuno Dias pelo Jesus durante esta semana. Ao menos o Nuno Dias contra o carnide assume o jogo e vai lá pressionar em cima… (às vezes em demasia)
20 Janeiro, 2018 at 16:58
És uma afronta ao Sportinguismo. Medo sentem os maricas e drogados.
O Sporting tem mais é que encavar o porto e mandá-los prá puta que os pariu.
20 Janeiro, 2018 at 17:16
O jesus esta na categoria dos maricas ou dos drogados?
20 Janeiro, 2018 at 17:16
Dos ricos
20 Janeiro, 2018 at 14:40
Caramba uma coisa é divergir opiniões, dar-mos a nossa opinião enquanto opinadores de teclado. Outra bem diferente é destilar ódio pelo nosso treinador.
Façam o seguinte, vão amanhã ver o hóquei em forma de protesto.
Já agora, comprem là o bilhete para o Astana, que também é uma boa forma de protesto.
Estou mesmo chateado com os jogadores e treinador mas porra, é o que tenho e a eles me agarro para ganhar a guerra.
E pff não te cales Bruno.
20 Janeiro, 2018 at 15:01
Isso, quantos pontos já nos deram o Facebook?
20 Janeiro, 2018 at 15:50
Qtos pontos já tens aqui na tasca?
20 Janeiro, 2018 at 18:09
Eu n sou presidente.
Sou um mero sócio com quotas pagas.
20 Janeiro, 2018 at 14:46
Tenho a impressão Dreadbear que o que está a acontecer ao Sporting (via JJ) é uma questão de estratégia… para se chegar ao fim da época mais frescos do que os outros!
Ora acontece que isto é um erro se continuarmos a dar alguma (toda?) importância às taças e à LE, porque vamos chegar ao fim de Abril todos rotos!! E a perder pontos com merdas de equipas que acabam por descer de divisão!!
Neste defeso (janeiro) já se compraram 4 jogadores, digo para quê? Se o JJ utiliza sempre os mesmos e que a maioria deles já não aguentam com as pernas quanto mais correr??
A estrutura tem de repensar qual o objectivo principal que, para mim (julgo para a maioria dos Sportinguistas), é o campeonato!!
Vejam o “exemplo” dos benfas, mandaram às malvas todas as competições e só pensam no penta!!
Porra!!!!!!!!!!!!! São 15 anos sem ganhar puto!!! Isto não basta???!!!!!!!!!
SL
20 Janeiro, 2018 at 16:37
O ano passado disse isso é este ano volto a dizer o mesmo.
É cagar em tudo e focar no campeonato!
Mas depois vem os tontos .., achar que temos que ganhar tudo … quando andamos há tantos anos sem ganhar nada de jeito!
Só entendo que devemos dar luta ao Porto e se possível vencer … mas sem por tm causa o nosso foco…, O CAMPEONATO!!!
20 Janeiro, 2018 at 14:51
Na minha opinião demos ontem um grande passo atrás na luta pelo campeonato que nos foge, vai fazer esta época, 16 anos!
Sejamos realistas!
Escrevi ontem, antes do jogo, que o calendário do Benfica é um passeio de meninos até receberem o FCPorto, a meio de Abril, na 30ª jornada. Serão 11 jogos, incluindo o desta jornada com o Chaves, em que o mais provável é que ganhem todos os jogos e, por isso, até receberem o rival, farão mais 33 pontos – estarão assim com 76 pontos quando receberem o FCPorto. Mas vamos ser optimistas e vamos considerar que num dos jogos vão empatar e perder 2 pontos. Terão então 74 pontos com 5 jornadas para acabar o campeonato (15 pontos em disputa).
O FCPorto, no mesmo espaço de tempo, terá 15 jogos – contra os 11 do Benfica. Poderá ter mais 1 se for à final da TL. Para o campeonato terá a deslocação a Chaves, que terminar o jogo no Estoril, a recepção ao Sporting e a deslocação tradicionalmente difícil ao Restelo. O resto será dentro daquilo que é o passeio do Benfica. Fora do campeonato terá a meia-final da TL com o Sporting, a 1ª mão da meia-final da TP com o Sporting e a eliminatória da CL com o Liverpool – que vou assumir que serão eliminados para não dificultar mais o calendário.
Partindo, neste momento, 4 pontos à frente do Benfica, acho muito difícil que o FCPorto não perca, pelo menos, esses 4 pontos nos 11 jogos do campeonato – 2 empates – o que fará chegarem ao Benfica-Porto separados pelos 2 pontos que o Benfica eventualmente perderá nos 11 jogos que fará. Portanto, o FCPorto terá 76 pontos quando for à Luz.
Nós, no mesmo espaço de tempo, partindo do princípio que eliminamos o Astana, teremos 16 jogos – mais 1 se formos, como desejamos, à final da TL. Para o campeonato teremos, neste período, as deslocações ao Porto, a Chaves e a Braga. Jogaremos 2 jogos com o Porto para as duas Taças e teremos 4 jogos na Liga Europa – a eliminatória com o Astana e a seguinte.
Partindo neste momento, 1 ponto atrás do FCPorto e 4 à frente do Benfica – ambos com menos 1 jogo de campeonato que nós – acho irrealista pensar, como vejo alguns aqui dizer, que vamos ganhar todos estes jogos do campeonato. Facilmente perderemos 4 pontos – de 2 empates – nas 3 deslocações que mencionei. E será até mais realista pensar que se perderão mais pontos – vamos dizer 6 referentes a 3 empates nestes 10 jogos. Isto colocava-nos com 72 pontos (eventualmente com 74 se só tivéssemos 2 empates) antes do Benfica-Porto e em 3º lugar na classificação, 2 do Benfica (2º) e a 4 do FCPorto (1º).
Na 30ª jornada há o Benfica-Porto e o Belenenses-Sporting. A meio da semana recebemos o Porto para a 2ª mão da meia-final da TP.
Nesta altura as coisas ficarão muito mais claras e definidas.
Vamos até supor que o Benfica-Porto dá empate e nós ganhamos no Restelo. FCPorto ficará com 77 pontos, Benfica com 75 e nós com 75 também.
Nas 4 jornadas que faltam, ao Porto faltará ir à Madeira (ganhará ao Setúbal e Feirense em casa e ao Guimarães fora), ao Benfica faltará ir ao Estoril e a Alvalade (ganhará ao Tondela e Moreirense em casa) e ao Sporting faltará ir ao Portimonense, à Madeira e receber o Benfica (ganhará ao Boavista em casa).
Eu acho que já estou a ser muito optimista em relação à prestação do Sporting no campeonato. Mais optimista estarei a ser se não formos eliminados da Liga Europa depois do Astana – coisa que eu acho que a maioria, onde me incluo, não quer.
Também acho que estas contas são optimistas para o FCPorto e que não chegará à Luz com 76 pontos. Muito vai depender da prestação do Benfica nestes 11 jogos até lá. Eu acho que se ganhar os 11 jogos chegará a esse jogo em 1º lugar.
No início de Novembro, quando empatámos com o Braga, e muita gente achou que não havia problema nisso, eu alertei aqui para o quanto complicado ia ser o nosso calendário na 2ª metade da época – em especial no campeonato!
Os 6 pontos perdidos – mal perdidos! – com o Moreirense, com o Braga e agora com o Setúbal farão toda a diferença no final, especialmente estes últimos com o Setúbal.
Se os jogos com o Moreirense e o Braga já tinha dado uma machadada na aspiração ao título, acho que o jogo com o Setúbal deu a machadada final! Teríamos de ser perfeitos daqui até ao final do campeonato – não perder mais que 4 a 6 pontos até final – e não vamos ser de maneira nenhuma! Até tínhamos plantel para aspirar a isso mas não temos um treinador à altura!
SL
20 Janeiro, 2018 at 16:34
Boa análise Miguel. De facto, se formos racionais o campeonato está muito difícil. No entanto, penso que nos temos de agarrar à irracionalidade e acreditar que os três grandes vão perder mais pontos do que aqueles que seria de esperar. No teu cenário os três clubes vão ficar perto (senão até ultrapassar) do recorde de pontos de à dois anos. Apesar de o desnível da nossa liga ser enorme, quero acreditar que esse cenário não vai acontecer. Da mesma maneira que nós perdemos ontem pontos, os outros dois também podem perder. O próprio Porto está em vias de perder 3 pontos num jogo em que, segundo o que li, estava a fazer o suficiente para estar a ganhar. Aquilo que me preocupa nesta altura não são os pontos que temos, mas a falta de qualidade colectiva, algo que já vem de há várias jornadas atrás. Já se adivinhava um jogo como este. Enfim, é fodido. Na realidade o que precisávamos era de um campeonato com os rivais em baixo e não temos tido essa sorte. O Porto vai em 10 (!) vitórias seguidas. É um passeio. Há malta que refere que só temos três derrotas e contra dois colossos. É bem verdade. No papel a nossa época está a ser exemplar (três empates desnecessários), mas tu, como eu e outros temos sentido que não chega, que pode não chegar, tal é o desnível. Fodasse, sejamos sinceros, só o facto de o teu cenário ser plausível é incrível. Em poucos campeonatos da Europa um clube que está em segundo a 4 do primeiro ainda no mês de janeiro sente que o campeonato acabou e, no entanto, é essa a nossa situação.
20 Janeiro, 2018 at 17:33
Obrigado! 🙂
Eu gostava de estar enganado.
E já digo isto desde que o Jesus foi contratado!
O Porto tem uma atitude em campo que nós não temos!
O Sérgio Conceição mete a equipa a jogar nos limites – o que não aconteceu em 2 ou 3 jogos para o campeonato – e, como já disse aqui em Outubro, o Porto é isto e não vai passar disto. Nunca jogará mais do que tem jogado e ultimamente até tem apresentado mais dificuldade porque também roda pouco. E isso vai piorar porque vão ter 2 meses – Fevereiro e Março – muito complicados.
O Benfica vai passar a jogar só de semana a semana e mantendo a atitude que tem tido nos últimos 3 ou 4 jogos vão limpar os jogos todos, até receber o Porto, porque do meio campo para a frente tem jogadores de muita qualidade – além dos padres!
É contra isto que nós competimos.
Nós uma equipa que faz muito menos situações de golo que os rivais por jogo. Nós que não vemos uma equipa com a mesma atitude que o Porto sempre teve e que o Benfica tem tido agora. Nós que temos um treinador que não sabe ler o jogo e gere muito mal a forma física dos jogadores, apesar de termos um plantel que, na minha opinião, é o melhor em Portugal. Nós que tivémos uma primeira volta muito mais favorável em termos de calendário, não entramos para a 2ª parte da época à frente como devíamos.
É isso que eu gostava que as pessoas percebessem, tenham mais ou menos fé no que vamos ainda conseguir, ou não!