A UEFA distinguiu Aurélio Pereira, símbolo do scouting do Sporting, com a Ordem do Mérito, uma das mais altas honras da instituição. A cerimónia de atribuição da Ordem de Mérito realizou-se no jantar do Congresso da UEFA, em Bratislava, e foi recebida pela filha Mafalda Pereira.
O prémio surge na sequência de uma proposta da Federação Portuguesa de Futebol que, em missiva enviada à UEFA, sublinha os quase 50 anos de serviço ao Sporting Clube de Portugal, primeiro como treinador e, depois, como chefe do departamento de scouting que chefia há já 29 anos.
Fernando Gomes, presidente da FPF, não se poupa nos elogios à figura do futebol português. “É uma figura marcante da nossa história recente do futebol. Pelo seu trajeto como jogador, como treinador e depois como grande responsável da criação do departamento de scouting do Sporting onde descobriu valores como o Cristiano e o Figo mas também outros que ainda recentemente tiveram oportunidade de participar no Europeu em França e que brilhantemente conquistaram o título Europeu de 2016 tais como Rui Patrício, Adrien, William Carvalho…”. O líder federativo lembrou ainda a relação do homenageado com o Sporting e o seu contributo para o futebol nacional: “Não podemos deixar de referenciar esta figura ímpar do futebol do Sporting CP, mas acima de tudo do futebol português. Uma figura que tão bons atletas tem potenciado ao mais alto nível no sentido de representar condignamente não só o seu clube mas também o futebol nacional”, terminou.
Em declarações ao fpf.pt, Aurélio Pereira sublinhou o “enorme orgulho” de ser distinguido quer pela UEFA quer pela FPF as entidades máximas do futebol europeu e nacional: “Não sei se mereço esta distinção mas sei que gostei muito de ser reconhecido”, explicou.
O decano do scouting fez ainda questão de deixar uma mensagem de gratidão: “Ninguém faz nada sozinho e queria agradecer todos os que me ajudaram neste trabalho. É uma vitória de todos e, como diria o Professor Moniz Pereira, valeu a pena”.
Sublinhando o “enorme orgulho de 50 anos de trabalho ao serviço do Sporting CP”, Aurélio Pereira também deixou uma mensagem de incentivo às seleções nacionais vindouras. “Saber que também dei a minha contribuição para a forma excelente como a FPF trabalha a formação é um orgulho. As nossas atuais seleções são o espelho de como se trabalha na FPF”, finalizou.
O Sporting, através de comunicado, expressou que «a Ordem de Mérito atribuída pela UEFA a Aurélio Pereira é uma distinção mais do que justa e merecida e que enche de orgulho toda a família do Sporting Clube de Portugal. Trata-se do reconhecimento do percurso, do carácter, da competência e do contributo inestimável que, como jogador, treinador e descobridor de talentos, Aurélio Pereira tem dado ao futebol ao longo de toda a sua vida.»
26 Fevereiro, 2018 at 7:53
SPOOOOOOOOORTING!!!
26 Fevereiro, 2018 at 8:06
Bom dia a todos os leões.
O seu a seu dono.
Spooooooooorting!
26 Fevereiro, 2018 at 8:13
O texto diz tudo.
Um Senhor.
26 Fevereiro, 2018 at 10:15
Além de um Senhor, um ser humano especial!
Uma pessoa ao nível do Moniz Pereira, de quem só nos podemos orgulhar.
Apesar do Sporting já lhe ter reconhecido o seu mérito e contributo, inclusive dando-lhe o nome do Estádio na Academia, acho que ainda lhe falta fazer A Homenagem que merece, fazendo um jogo entre jogadores que passaram pelas suas “mãos” na formação e enchendo Alvalade para isso! Seria bonito trazer todos os jogadores, dos mais famosos aos menos famosos, a Alvalade para o homenagearem.
26 Fevereiro, 2018 at 15:56
Excelente ideia!
Isto devia chegar à Direção, para que procurem tornar isto uma realidade.
Mais que merecido
26 Fevereiro, 2018 at 8:17
Bom dia. Grande homenagem a este Senhor, que orgulho todo o trajeto que fez no nosso Sporting Clube de Portugal. Agora um pequeno off: os tripas parecem estar com a fezada toda. A gestão do plantel já foi falada imensas vezes e neste caso relativamente a JJ já nem se pode dizer que seja defeito, é mesmo feito. O Bas foi claramente sabotado pela teimosia do treinador, e mesmo que recupere para 6f, até que ponto pode ser aconselhável expor este a um jogo de tamanha intensidade. Hoje vamos ter algumas peças a menos, vamos ver que equipa aparece em jogo. Precisamos dos três pontos , nota artística fica para a proxima, logo que se entre que nem um Leão e se mate logo o jogo na primeira parte.
26 Fevereiro, 2018 at 8:20
Jogo as 21h, mais uma hora aqui na alemanha. Isto para quem tem uma criança e acorda as 6 da manha, uffff… bora Sporting, em frente, posso sempre tirar uma sesta na hora de almoço :p
26 Fevereiro, 2018 at 10:29
Ahaha
Revejo-me totalmente neste comentario!
26 Fevereiro, 2018 at 8:21
Parabéns Sr Aurélio
26 Fevereiro, 2018 at 8:21
Um senhor. Dos poucos que ainda existem no futebol
26 Fevereiro, 2018 at 8:36
Já merecia uma estátua à entrada da Academia… ou até mesmo perto do estádio.
É um senhor.
26 Fevereiro, 2018 at 8:37
Tão merecido!!!
Parabéns Sr. Aurélio Pereira! (e obrigado!)
26 Fevereiro, 2018 at 8:43
Uiii…
Este reconhecimento “foi um sapo” engolido pelo “planeta lampiânico”…
Parabéns ao “Mestre” Aurélio…
Que Deus lhe dê vida e saude…
SL
26 Fevereiro, 2018 at 8:46
Totalmente merecido, talvez porque por tardio, mas entende se olhando à marca redonda de 50 anos dedicados ao futebol. Um Senhor enorme, que merece uma estátua algures na Cidade Sporting.
Muitos Parabéns, Mestre Aurélio Pereira!
26 Fevereiro, 2018 at 9:01
Chega tarde a distinção. Mas ao menos chegou.
26 Fevereiro, 2018 at 9:01
Como sabem Mestre Aurélio teve há tempos atrás um grave acidente de viação, Deus o ajude a recuperar completamente do mesmo. A glória do Sporting e o seu prestígio muito devem ao trabalho e dedicação deste homem,assim como Portugal.
26 Fevereiro, 2018 at 9:19
Aurélio Pereira merecia mais que este reconhecimento que é pequeno para tão grande obra que foi o título europeu. Espero que quem tem responsabilidades no futebol esteja atento à obra magnífica deste grande senhor e o reconheça ao nível do que foi alcançado.
26 Fevereiro, 2018 at 9:38
Justíssima a distinção.
26 Fevereiro, 2018 at 9:41
Manifestações de agradecimento a este Homem nunca são demais. O trabalho e a postura falam por si… nem é preciso dizer mais nada.
26 Fevereiro, 2018 at 9:44
Muito orgulho.
Note-se o Fernandinho não se esqueceu de destacar o nome do Sporting.
Em termos de futuro o importante é preservar a mentalidade e os ensinamentos de AP dentro da Academia, continuando sempre a melhorar e a inovar.
26 Fevereiro, 2018 at 9:47
Recupero a entrevista à Sportjng TV:
https://m.youtube.com/watch?v=B27d7APNXYw
E a ao Rascord em 2016:
http://sporting.filtro.pt/entrevista-aurelio-pereira-leitura-obrigatoria/
26 Fevereiro, 2018 at 9:50
Bom dia.
Vou contar um episódio curioso que define o carácter do Homem agora muito justamente homenageado.
Fui colega, como aqui já disse, de Aurélio Pereira, na Machado Castro, durante um ano apenas. Estávamos os dois no final dos nossos 16 anos (é mais velho do que eu dois meses). Não tínhamos um contacto próximo mas isso não me impediu de ter simpatia pelo Aurélio.
Nem o facto, que ambos ignoravamos, de praticarmos desporto no nosso Clube do coração, ele no futebol, eu, nessa altura, no basquete, serviu para estreitarmos proximidade.
E essa simpatia aconteceu porque nas aulas de Desenho tivemos um professor célebre pela sua severidade, algo mais até… Só que já com a saúde muito decadente, possivelmente vítima do “maldito alemão”.
Alguns colegas dessa turma, prováveis vítimas (e não vou colocar aspas) tiveram, para com ele, em pleno decorrer das aulas, atitudes muito desrespeitosas, para as quais o dito professor não tinha como reagir face ao seu estado de saúde. Tão frágil que viram necessidade de pôr um ponto final na sua actividade, pouco tempo depois do início do ano lectivo…
Apesar de ser próximo de alguns daqueles que atormentaram o homem, nunca, em NENHUM momento, vi o Aurélio Pereira tomar um gesto censurável. Na aula de Desenho, como em
qualquer outra circunstância.
Fica aqui a minha pequenina homenagem ao carácter de alguém que eu estava longe de imaginar vir a ser uma figura tão marcante do futebol português.
Espero, caro Aurélio, que recuperes do problema de saúde que te atingiu e continues a espalhar o teu perfurme de HOMEM BOM.
Concordo com o Eduardo no seu comentário. Merecias uma estátua em Alvalade. Para que ainda a possas ver durante uns bons anos.
Não sei se espreitas este espaço. Se o fizeres, aceita um caloroso abraço.
Boas melhoras, Aurélio.
26 Fevereiro, 2018 at 10:16
“O” Senhor.
Juntamente (cada um com a sua importância) com o Paulinho, um dos baluartes do Ser SPORTING actualmente.
Parabéns e como se costuma dizer, saúde da boa, Mister!
26 Fevereiro, 2018 at 10:17
Mais que merecido! O Sr Aurélio Pereira sempre foi isso mesmo, um Sr!
Envio daqui um beijinho de melhoras e de agradecimento por uma vida dedicada ao nosso Sporting.
26 Fevereiro, 2018 at 10:33
Merece e muito bem esta distinção!
Este senhor merece todo o apoio, carinho por parte de todos os Sportinguistas e o futebol nacional e internacional a ele muito deve .
Tudo o que seja para premiar e homenagear este grande Homem é pouco…
26 Fevereiro, 2018 at 10:37
O Sporting devia aliás ter espalhadas pelo estádio as imagens de figuras marcantes da sua história, exibindo o orgulho que todos nós sentimos nos seus extraordinários feitos e no facto de terem sido atingidos de leão ao peito… cultivar o que de bom temos, o que conseguimos (e que é tanto) atribuir-lhe rostos, humanizar as conquistas, fazer as paredes sangrar rojar o orgulho leonino para nos encher o peito e fazer corar de vergonha quem nos visita.
26 Fevereiro, 2018 at 10:39
desculpem, é o que dá escrever à pressa… onde se lê “rojar”, deve ler-se “jorrar”.
26 Fevereiro, 2018 at 10:51
Um senhor. Muitos parabéns. Distinção inteiramente merecida, pois encarna o verdadeiro ADN do Sporting. Bem haja e as melhoras.
26 Fevereiro, 2018 at 10:54
Grande homem! Para mim o maior de todos os que passaram no Sporting nos últimos muitos e muitos anos! Um símbolo!
Que continue o seu trabalho como tem feito até hoje. É por homens como ele que eu me mantenho tão seguro quanto à qualidade da nossa formação e tão tranquilo.
26 Fevereiro, 2018 at 11:11
É por homens destes que tanto me irrita posts como os de ontem…
O trabalho feito por gente séria é abafado por propaganda…porque de repente são 6 novos relvados que fazem a diferença, não a qualidade humana de gente como o Sr. Aurélio.
26 Fevereiro, 2018 at 10:56
Parabéns… Obrigado por tudo..
26 Fevereiro, 2018 at 11:39
este é o verdadeiro toque de midas…
26 Fevereiro, 2018 at 13:01
creator of the gold balls players
26 Fevereiro, 2018 at 17:08
Há uns tempos atrás um jornal Inglês, creio, fez uma fantástica reportagem sobre a Academia do SCP, devido a uma ou duas frases desse texto que apontavam para idêntica reportagem sobre o “laboratório” do seixal e também porque eu estava a ler a versão original e tinham lá um link, fui espreitar a reportagem sobre o seixal, para poder comparar…
As 2 peças nem pareciam ter sido escritas pelo mesmo autor, uma parecia um “press release” profissional, fria e impessoal, números e mais números, títulos (usando a contabilidade muito própria dos lampiões, claro) milhões (aqui já com a contabilidade do mendes) cimento e mais cimento e a típica obsessão de ganhar seja lá como for, apenas disfarçada por algumas palavras de circunstancia que ficam sempre bem quando se fala com “camones”
No nosso lado na “bucólica” academia do SCP, nada de números*, ou poucos, falou-se de princípios, lemas e pessoas, exemplos, “know how” e a filosofia por trás de uma escola para homens e futebolistas quase “artesanal” em que cada “pedra” é polida á mão e individualmente, até revelar o que tem no seu interior, isto em oposição directa á grande e brilhante máquina de fazer chouriços do seixal…
Não tenho a mínima dúvida qual a reportagem que o jornalista mais gostou de fazer, embora não o tenha afirmado ou extraído conclusões, no fim de contas de um lado deram-lhe o peixe já pronto a comer, enquanto que no outro lhe deram a cana de pesca e lhe apontaram o ribeiro, mas viu-se que na reportagem sobre a nossa academia, o jornalista deu algo de si, meteu-lhe lá um pouco da “alma” dele e creio que isto é o principio de tudo, da diferença que nos separa!!!
No fim de contas estamos quase a falar da velha “guerra” entre o homem e a “máquina” pessoalmente sei de que lado me coloco, (se calhar por isso, porque todos nós preferimos o “lado” do homem é que temos tantos problemas para apresentarmos uma frente unida e sem clivagens) porque no fim, para o bem e para o mal são os homens que fazem a diferença…neste caso específico, é o homem que faz a diferença…o que me leva á razão deste texto, apenas um simples agradecimento:
Muito, muito Obrigado Sr. Aurélio!!!
SL
*Alguns números nós devíamos “exigir” que fossem publicados como “contrapartida” pelas reportagens como esta, os números que dizem que a Academia do SCP é a 3ª da Europa em jogadores lá formados, nos vários campeonatos Europeus e os números dos 10 em 14 campeões da Europa, gosto da nossa filosofia, mas quero que ela, sem perder a identidade, se adapte e evolua com os tempos, uma folha A4 ou um triptico, com os factos que nos interessam realçar e que queremos ver publicados, é o mínimo de profissionalismo, a nível de marketing que se pode ter quando temos um produto de excelência, como a nossa academia…se já o fazemos é só ignorar esta última parte…