Revoltante, é o adjectivo mais simpático para classificar esta passagem da entrevista que António Costa dá à revista Visão.
Num país onde um adepto foi morto em plena bancada e onde esse assassinato serve de mote a assobios e tarjas, o Primeiro-ministro tem a distinta lata de largar uma frase destas, num inacreditável assobiar para o lado. Aliás, numa altura em que prontamente nos perdemos em trocas de galhardetes pela net, torna-se ainda mais obrigatória uma tomada de posição forte por parte do Sporting Clube de Portugal, condenando sem reservas a ligeireza com que o Primeiro-ministro trata tão grave assunto!
Nessa mesma entrevista, Costa sublinha que adora “o futebol dentro das quatro linhas, mas detesto tudo o que se passa fora das quatro linhas”. O primeiro-ministro revela o desejo de que aquilo que “se passa fora das quatro linhas não faça esmorecer” o seu gosto e “o gosto de milhões de adeptos pelo jogo”
Desejando antes de mais que “as pessoas tenham bom senso e não deem cabo de uma atividade na qual Portugal tem enormes responsabilidades”, o líder do governo avisa também que “as autoridades devem agir sempre que se justifique, porque ninguém está acima da lei”.
A dado momento da entrevista, a pergunta é bem direta: “Está preocupado com as investigações que envolvem figuras importantes do seu clube, o Benfica?”. “Eu não [risos]. Eu não sou adepto do clube por causa dos seus dirigentes! Num Estado de Direito ninguém está acima da lei. E a tranquilidade de viver num país onde esse princípio se verifica é um fator de confiança no funcionamento da sociedade”
Curiosamente, hoje, no DN, cinco decanos do futebol português, que em conjunto somam quase 2500 encontros no escalão maior do nosso futebol, não têm problemas em apontar o dedo ao governo, em especial à Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, à Federação Portuguesa de Futebol e Liga de Clubes.
Manuel José, por exemplo, afirma que “As entidades competentes nunca fizeram nada pela credibilização do futebol português. Eu fui emprestado pelo Benfica três anos e joguei sempre contra o Benfica. Hoje quando a FPF e a Liga permitem que os emprestados não joguem contra o clube-mãe estão a dizer que os jogadores são desonestos. Depois do Apito Dourado as coisas acalmaram, mas os dirigentes que chegam querem ganhar a qualquer preço. A FPF não mexe uma palha, a Liga não quer saber, os árbitros que tinham ganho credibilidade pós-Apito Dourado estão descredibilizados. Agora há os chineses pelo meio, com os salários que se pagam em Portugal nos clubes pequenos os jogadores estão sujeitos às pressões dessa gente que anda no futebol para se orientar. E se o Benfica ganhar este ano? Há essa história dos e-mails e eu já disse que se ganharam de forma fraudulenta metam na cadeia quem tiverem de meter. São suspeições atrás de suspeições, há que ganhar a qualquer preço, o futebol português está a voltar ao tempo anterior ao Apito Dourado; ninguém confia em ninguém e ao mínimo erro toda a gente é corrupta. Governo, FPF e Liga assobiam para o lado e nós cada vez descemos mais. Estamos numa espiral de desconfiança e violência verbal e ainda temos os comentadores afetos a clubes. Isto vai acabar mal, ninguém faz nada. A paixão pelo futebol está a morrer porque os pais já não levam os filhos ao futebol.”
Também Manuel Machado fala sem rodeios recordando, inclusivamente, a morte do adepto do Sporting em pleno estádio.
“Temos exemplos de outros países; o que tem vindo a acontecer na Grécia, o que aconteceu no Egito. Isso permite antever a escalada e o caminho que vai sendo percorrido até se chegar a situações extremas que levam ao limite e à perda de vidas humanas, inclusive. A situação e o diagnóstico é de fácil construção. Para encontrar a cura há um ditado velho: grandes males, grandes remédios. Só com medidas contundentes, que façam doer, é que as pessoas moderam as atitudes. Há uma Federação Portuguesa de Futebol, há uma Liga de Clubes, há um conjunto de conselhos nesses organismos e há ainda a tutela, que tem sido muito omissa em relação à resolução deste tipo de problemas, que são quem por direito e competência, espero eu, terá de encontrar soluções. As pessoas dotadas no plano penal e jurídico nesses organismos terão de encontrar soluções por antecipação antes que coisas mais graves venham a acontecer. Já morreram pessoas num estádio em Portugal e se as pessoas que têm competências não atuarem fica um enorme ponto de interrogação, mas não me parece que nada de positivo esteja pela frente”
29 Março, 2018 at 8:29
Este hipócrita Sonso…
29 Março, 2018 at 8:40
“Aliás, numa altura em que prontamente nos perdemos em trocas de galhardetes pela net, torna-se ainda mais obrigatória uma tomada de posição forte por parte do Sporting Clube de Portugal, condenando sem reservas a ligeireza com que o Primeiro-ministro trata tão grave assunto!”
Não li a entrevista portanto se alguém tiver um link, agradeço. Completamente de acordo com o que cito mas que a resposta seja à Fontemanha e não à BdC. Escrevam, leiam, corrijam, releiam, corrijam novamente e depois emitam um comunicado.
É de uma desfaçatez tremenda e falta de respeito gritante que se diga que ainda não chegámos ao nível da Grécia.
Morreram dois adeptos Sportinguistas às mãos de lampiões e das entidades competentes, nada. No primeiro caso, até se concluiu o jogo.
Assobios a imitar very-lights, cânticos a celebrar a morte do adepto Sportinguista e NADA é feito. NADA!!
Este imbecil ainda diz que não estamos ao nível da Grécia? CABRÃO DO CARALHO!!
E claro que ele só quer saber do que se passa dentro das quatro linhas, caso contrário, tinha que agir em relação ao que se passa fora das mesmas.
Hipocrisia ao mais alto nível mas vindo de quem vem, não admira. Carácter é coisa que este merdas não tem.
29 Março, 2018 at 16:11
Sublinho a parte que mais gostei e não deve ser esquecida por ninguém:
CABRÃO DO CARALHO!
29 Março, 2018 at 8:41
Nunca tive tanta vergonha de um político em Portugal. E isto não é dizer pouco.
Desvalorizar uma vida humana desta maneira está ao nivel de um
” ok estamos a falar de uma ou duas vidas… de fossem dez ou vinte…”
Esta merda de pessoa que é o nosso primeiro ministro devia ser chamado a consultas a Alvalade sobre pena de nem mais um jogador nosso vestisse a camisola da selecção do Mendes.
29 Março, 2018 at 10:05
Bom ler-te de novo. Que venhas para ficar, até porque já tenho umas saudades de ler sobre o rugby.
O preço a pagar é dar de caras com aquilo que vinha escrever. Assim, retiro-me.
29 Março, 2018 at 8:42
O mal é os clubes poderem colocar pessoas nos centros de decisão do futebol ( concelhos de arbitragem, disciplina, justiça na liga e federação ). No caso português, houve um presidente com ideias mafiosas que quando tomou conta do seu cargo informou logo que era melhor ter pessoas nesses locais de poder de confiança do que ter bons jogadores de futebol, este senhor disse logo ao que vinha e o que lhe interessava.
29 Março, 2018 at 9:20
É claro que começou pela Liga, quando ainda lá estavam a arbitragem, a disciplina e a justiça e depois passou para a Federação quando estes órgãos passaram para lá, não abandonou o Piriquito quando foi desmascarado na Federação ( tem lá outros ), como se viu em fotos no Estádio da Luz, como não abandonará Paulo Gonçalves, pois ele sabe que se eles falarem ele também cairá. No entanto para o governo do benfiquista Antônio Costa não se passa nada.
29 Março, 2018 at 8:49
Este gajo é uma vergonha e isto é só mais uma prova de que os políticos não vão meter mão nisto.
Os lampiões são muitos, é verdade que a grande maioria é composta por grunhos e broncos, mas tb estão muitos em posições importantes e valem votos.
Qd te governas em vez de governar, é fácil escolher o caminho.
Revoltante.
29 Março, 2018 at 8:57
Ele diz bem, “ainda”.
29 Março, 2018 at 9:00
Noutro plano: O Manuel José e o Manuel Machado não dependem de votos. E já atingiram uma idade e até um estatuto que lhes permite dizer o que entendem.
29 Março, 2018 at 9:02
Engraçado que o o Manuel José e o Machado não têm medo de falar
Esta é a altura para a justiça funcionar de uma vez por todas. É preciso alguém dar o exemplo para que estes cobardes todos em posições de poder comecem a andar de cabeça erguida
O apito encarnado, os vouchers, os e-mails- isto só aconteceu por falta das autoridades em tomarem medidas e pelo sentimento de impunidade num país que perdoou o apito dourado, o café com leite e a fruta.
29 Março, 2018 at 9:02
Já não me surpreende! Em Portugal a classe politica sempre teve muito receio de por a mão na merda.
Quem tem cu tem medo, e esta gente é feita de pontas soltas e telhados de vidro, mais vale deixar as águas do pântano paradas, do que arriscar a entrar lama nos meus sapatos.
Outra coisa que me irrita profundamente nesta demanda de declarações a pedir correção aos dirigentes desportivos nos discursos que fazem, é a percepção que fica no ar que são todos os dirigentes, e que todos são os maus da turma, logo todos devem levar uma falta disciplinar colectiva!
Ganhem vergonha, então existe dois presidentes em Portugal que estão diretamente associados a corrupção, e em troca acusam todos? Até é uma falta de respeito para com esses estarolas, ninguém lhes dá o devido mérito de terem corrompido altas entidades tendo apenas a quarta classe.
29 Março, 2018 at 9:03
Pelo menos o Cavaco ficava-se pelas corridas. Estes “adeptos”…
Diga-se que não me lembro do Sampaio em Alvalade enquanto foi presidente.
29 Março, 2018 at 9:17
Vi-o um par de vezes em Alvalade. Mas que me lembre nunca se pronunciou como este merdoso.
29 Março, 2018 at 9:51
Eu via-o em Alvalade no estádio antigo quando era Presidente da Câmara. Geralmente no lugar dele na bancada central (que não era longe do meu lugar). Depois de ser PR não me lembro de o ver.
29 Março, 2018 at 10:14
Como presidente festejou em alvalade o ultimo jogo em que fomos campeões.
http://www.maisfutebol.iol.pt/geral/05-05-2002/jorge-sampaio-em-alvalade-so-eu-sei-porque-nao-fico-em-casa
29 Março, 2018 at 9:41
Não me interessam as cores politicas para este assunto, mas Sampaio até votar vai…
Em 2013 fui Delegado de Voto nas Eleições….. e Jorge Sampaio apesar de já estar extremamente debilitado….. não deixou de ir votar. Isto vi Eu. Ninguem me contou. Por isso não confundir com um costa qualquer
29 Março, 2018 at 10:22
O Dias Ferreira referiu que o Sampaio abdicou de ir a jogos enquanto presidente.
O que acho muito bem.
29 Março, 2018 at 16:07
Esse Sampaio também é uma bela merda! Não passa a ser bom por ser sportinguista. Os filhos vivem à conta dos “arranjinhos” do pai com ordenados sempre para cima dos 5.000€ mal saíram da Faculdade. E é bom não esquecer que foi o Sampaio que abriu a porta ao Sócrates para ele duplicar a divida do país em meia dúzia de anos!
É outro que sempre viveu de “arranjinhos”!
29 Março, 2018 at 16:11
Não me digas que um menino que acaba o curso com 11 não merece que o papá oriente um primeiro emprego, como assessor, a ganhar 3500 euritos por mês?
É que se não for o pai…
29 Março, 2018 at 16:12
Com 11, mas a puxar o 12. Sejamos honestos
29 Março, 2018 at 21:15
Que eu saiba, e isso veio na CS e foi muito falado, o 1º emprego dele foi de Director duma merda qualquer na PT e a ganhar os tais 5 mil euros…
E nunca ganhou menos que isso! Brutos!
É muita qualidade.
29 Março, 2018 at 21:44
Foi assessor no governo antes de ir para a PT. Mas é natural que não seja muito conhecido. Na verdade, se não estiver no CV ninguém vai descobrir. Pelo menos, pessoas que conheço e que lá prestavam serviços externos garantiam nunca ninguém o ter visto lá nem haver, naturalmente, concurso para colocação. Só a tesouraria o saberá.
29 Março, 2018 at 9:08
Hipócrita do caralho. Isto é mesmo à cara podre. Nojo.
29 Março, 2018 at 9:15
A culpa é sempre da vitima.
Faz-me lembrar a pergunta: “O que estava a fazer às três da manhã nos arredores da Pocilga?”
Coniventes!!! Estes lampiões são o cancro da nossa sociedade.
29 Março, 2018 at 9:25
Cherba…ao menino AC nao lhe interessa levantar ondas contra o “seu” slb pq lhe tira votos, pq governos, justica, etc etc, esta toda enterrada ou de alguma maneira ligado a este gigantesco polvo… ng cai e ng lhe acontece nada pq toda agente tem dados quanto baste para se incriminar uns aos outros…
a teoria de AC eh simples, se nao mexer nao se estraga…
querem eh o penta, depois prendem se uns peoes quaiquer para “mostrar trabalho”e fica tudo contente no estado lampionico que eh Portugal
mas numa coisa MJ tem razao, isto vai acabar mal… os classicos vao ser bonitos…
29 Março, 2018 at 9:28
OFF:
«Num futebol competitivo, há estádios cheios. Os estádios em Portugal estão vazios»
http://www.zerozero.pt/news.php?id=217685
Para quem estiver interessado.
29 Março, 2018 at 9:36
Boa entrevista. Gosto da sua maneira de falar e da sua maneira de estar, em geral, no futebol PT.
29 Março, 2018 at 9:48
Mesmo grave então é um dirigente entrar em campo com uma pistola no coldre ( quando habitualmente anda armado)…
Não é terem morrido dois adeptos, terem sido esfaqueados não sei quantos outros…haver agressões bárbaras frequentemente…
Quando um País “ está entregue” a gente que protege ( por omissão) o seu “ clube querido “…que podemos esperar a não ser “ desgraças”…?
Um clube que “ está 10 anos” à frente dos outros…
Tem “ do seu lado “ os centros de decisão” …parte das polícias, juizes e ainda por cima os próprios governantes … continua como peixe na água…
Mas “ está tudo bem”… ainda não entrou nenhum dirigente armado em campo…
SL
29 Março, 2018 at 9:55
Já que a merda do jornalista não teve coragem de as fazer, perguntaria ao Costa:
– O que é que ele detesta que se passa fora das 4 linhas?
– Quais as pessoas que ele pensa que podem dar cabo do futebol?
Pelos risinhos e resposta à questão das investigações ao benfic@, não me parece que estivesse a falar do seu clube ou dos arguidos que o dirigem.
Vai-te f…
29 Março, 2018 at 10:04
Desprezo profundamente estes dois treinadores, por muita razão que tenham e têm, gostava era de tivessem a coragem de fazer esta reflexão quando andavam na alta roda do futebol, aí sim é que mostravam ser homens com valores.
Quanto ao António Costa, pena não existir um jornalista com coragem para saber o que ele tem a dizer sobre os dois adeptos do Sporting assassinados pela claque do clube dele…como cidadão e adepto de futebol, gostava que o 1º ministro me esclarecesse em ponto é que estas situações nos colocam!!
29 Março, 2018 at 10:22
“Quanto ao António Costa, pena não existir um jornalista com coragem para saber o que ele tem a dizer sobre os dois adeptos do Sporting assassinados pela claque do clube dele…como cidadão e adepto de futebol, gostava que o 1º ministro me esclarecesse em ponto é que estas situações nos colocam!!”
Eu também gostava de ter esse esclarecimento… e acredito que é por aí que o Sporting irá reagir.
E aqui não é Saraiva, comunicado ou facebook….. é mesmo o Presidente a viva voz…..mas de forma Educada, para que o conteudo não seja abafado pela forma.
29 Março, 2018 at 12:32
Isto.
29 Março, 2018 at 10:13
O Costa é uma boa merda.
O Manuel José e o Manuel Machado tb.
29 Março, 2018 at 10:32
Outro aqui.
29 Março, 2018 at 10:23
Bom dia.
A Grécia não será propriamente fonte inspiradora para algumas figuras da nossa praça. Já a Jonet havia feito um paralelismo infeliz relativamente à miséria que viu por lá, não aqui. Num país a atravessar uma das suas maiores crises…
Estou como o Cherba e como o JVL: o Sporting não deve deixar passar em claro as afirmações deste senhor Costa.
No que me diz respeito, até porque em relação à maior parte dos frequentadores da Tasca, levo alguma “avanço” na
desilusão que os políticos nos causam, a partir do momento em que a vassalagem aos lampiões se tornou vergonhosamente endémica, deixei de lado qualquer propósito complacente para com os “artistas” que nos têm (des)governado. Já deixei mais do que uma vez, ao longo da incipiente democracia que temos, o meu voto no PS, mas isso acabou. Esses senhores perderam definitivamente a vergonha e os destratos ao Sporting, interpretados por alguns dos seus responsáveis, são mais que muitos. Sou Sportinguista não propriamente desde que nasci, mas desde os 6 anos, portanto há 64. Para a política voltei a minha atenção depois de 1974. Em caso de “emergência”, a escolha é fácil, impera sempre o primeiro amor, portanto que se “dofam”, pela minha parte deixaram de contar.
Se o Clube precisar de legitimar a sua indignação assente na aprovação dos sócios, que conte comigo. Poderei estar a ser precipitado mas é o que penso desta corja política que temos, e que tanto envergonha todos aqueles que esperavam por um país socialmente mais justo.
O que se está a passar no Desporto em Portugal, nomeadamente no Futebol, é mais uma prova da vergonha em que este país caiu.
“Deixei ferver. A mistura, coou, arrefeceu.” Penso o mesmo que antes de por a mistela ao lume…
Por isso aqui deixo o meu arrebatado desabafo. Estou farto desta merda. Comecei a “encher” quando um grande futebolista, mas cidadão de qualidades mais que duvidosas,
passou a ter lugar no Panteão Nacional…
Será o tempo dos Sportinguistas agirem, tomarem uma posição que demonstre a força que efectivamente têm.
Repito: estou disponível, dentro das minhas limitações e modéstia, para o que o Sporting decida avançar em matéria de protesto. Para mim, chega! O “BASTA” não teve sucesso, mas a esperança não deve morrer…
Recordando o grande filme de de Frank Capra “Peço a Palavra”: foi o que fiz, agora peço desculpa… mas sem me arrepender.
SL
29 Março, 2018 at 12:48
É bom voltar a sentir o sangue a ferver!
29 Março, 2018 at 10:34
Este Costa é um esterco. Se pudesse, pegava nele e na família e despejava-os todos em Goa.
29 Março, 2018 at 10:35
Que mal te fizeram os habitantes de Goa para tu lhes desejar isso (receberem o costa..)?
29 Março, 2018 at 11:26
Palhaço de merda…
Tudo o que diz é de uma hipocrisia.
Até porque LFV já andou de pistola no casaco quando precisou. Nao anda agora porque tem estes filhos da puta nas costas…
É precisamente por estarmos no meio desta merda que TEMOS de continuar diferentes.
29 Março, 2018 at 18:50
” Nao anda agora porque tem estes filhos da puta nas costas…”
Jogar… P’losegur!
29 Março, 2018 at 12:28
A mim incomodam-me os risinhos em toda e qualquer intervenção relacionada com aspectos negativos da sua governação ou polémicas em torno de elementos da sua equipa. Sejam os incêndios, o centeno ou agr a corrupção no seu clube vai tudo corrido a risinhos. Como se essa merda tivesse alguma piada.
29 Março, 2018 at 12:35
+1906
29 Março, 2018 at 12:30
O Benfica não me preocupa minimamente nestas declarações. Aliás, acredito que o Benfica é irrelevante. Não acho que haja clubismo ou algo parecido. O que existe é uma complacência com esquemas e compadrios, neste caso é o slb, podia ser a cgd, o MNE, ou o próprio PS. O que António COsta quer dizer é que se está borrifando para o caso, desde que não levante demasiadas ondas. Ou que o queime. Aliás, faz o mesmo que aquando dos incêndios de triste memória. Somente quando tomou proporções épicas, pelos piores motivos, levou o assunto (um pouco mais) a sério. Como sabe estar montado em 60% da populaça, está-se bem. Como sabe que cavar demasiado fundo pode levar a nomes da política, justiça, ou polícia, prefere ficar quieto. Basicamente, é manter o status quo. Num país em que se vende um decréscimo da carga fiscal num ano em que os números dizem que nunca pagámos tantos impostos, a aparência importa. E importa o negócio futebol parecer limpo, e o líder desse negócio, a marca benfica, impoluto.
29 Março, 2018 at 12:41
O desbloqueador de conversa é o… “Ainda”…
Pois não, as armas geralmente andam do lado de fora (exceptuando a beleza de recepção que tivemos em Guimarães há uns tempos com adeptos esfaqueados lá dentro)… Tanto servem carros como very ligths…
29 Março, 2018 at 15:59
“… torna-se ainda mais obrigatória uma tomada de posição forte por parte do Sporting Clube de Portugal, condenando sem reservas a ligeireza com que o Primeiro-ministro trata tão grave assunto!”
O BdC que pense no que dizer, e como o dizer, mas não deixe de o dizer!
Este Costa é do mais reles que há na politica. Está logo abaixo dum Sócrates, que está no topo do reles!
Um gajo que TODA A VIDA viveu de “arranjinhos” e sempre pisou quem teve de pisar para ir subindo a qualquer preço, vir dizer uma barbaridade como “adoro o futebol dentro das quatro linhas, mas detesto tudo o que se passa fora das quatro linhas” é chamar burro às pessoas. Gajo mais sem vergonha, mais nubloso, mais falso… só mesmo os outros 2 que levaram o país à bancarrota!
29 Março, 2018 at 18:08
Aqui está a prova de que mesmo com cursos e licencituras um lampiao sera sempre um grunho xico-esperto.
É como diz a frase: nem todos os estupidos sao lampioes ; mas todos os lampioes sao estupidos.
Eu ja acredito que eles sao todos primos, o atraso mental e civilizacional que demonstram só é possivel atraves de inbreeding!
BARDAMERDA !!!
29 Março, 2018 at 18:58
bem pelo que leio do que vai passando na Grecia, aqui ainda é uma brincadeira de meninos.
entao com a historia dos valores do licenciamento para participar no campeonato, por um voto ( curiosamente do maior rival), o panatinaikos ( ou melhor o dono do clube)tinha ate hoje ou amanha que arranjar 6 milhoes de euros para poder jogar na primeira divisao.
mas tem uma coisa em termos de disciplina as penas sao duras: o paok ja vai em 6 pontos perdidos a pala dos adeptos; o olimpiakos tambem ja perdeu um jogo na secretaria assim , ah e o saviddes hoje apanhou 3 anos sem poder entrar num estádio.
29 Março, 2018 at 21:17
Eu acho que os gajos se vêem gregos com o que lá se passa…
29 Março, 2018 at 20:56
Só vejo suínos na foto.