Considerando o estado do futebol português e, especialmente, o estado do Sporting Clube de Portugal, é demasiado fácil entrar em extremismos. Ou és brunista ou és croquete, não há outra via ou outro pensamento. Discordo disto e acho que é possível fazer uma análise breve mas equilibrada do mandato de Bruno de Carvalho como presidente do Sporting Clube de Portugal mas – neste texto – principalmente como presidente da Sporting SAD.
Bruno de Carvalho, infelizmente, tem todas as características de um CEO com potencial mas inexperiente demais para o tamanho do negócio e organização Sporting. Isto, aliado a uma inteligência emocional claramente limitada pelo ataque constante que sofreu nos últimos 7 anos, temos uma tempestade perfeita para a situação que se vive actualmente no Sporting. Bruno de Carvalho, no entanto, tem as características e vantagens de um bom CEO de Start Up. É apaixonado pela organização, coloca-a acima de tudo até às últimas consequências, é competente com as finanças e na procura de outras fontes de rendimento e/ou financiamento, é um líder carismático que quem o apoia irá até ao fim do mundo com ele.
Comparo Bruno de Carvalho, em linhas gerais, a Winston Churchill. Era a pessoa certa no lugar certo para vencer a guerra, mas perdeu as eleições quando a paz chegou porque não soube comunicar com o povo para além do discurso de guerra. Não entendeu o que o povo desejava em tempo de paz. Em suma, há uma série de problemas fundamentais nas acções de Bruno de Carvalho.
Estratégia Comunicacional
Bruno de Carvalho não tem um objectivo bem definido quando comunica. Será que quer criar uma persona “antipática”? Será que quer denunciar os problemas do futebol português? Será que quer atacar os comentadores anti-Sporting e anti-Bruno? Outro? Todos estes? Nenhum?
Ninguém sabe. Bruno de Carvalho tem obrigatoriamente de começar a tratar a comunicação como uma parte fundamental da valorização da marca Sporting, da estabilidade institucional interna e na imposição do Sporting como actor principal do futebol português. Para isso é necessária uma estratégia clara que saiba gerir os momentos nos silêncios, nos momentos para falar, como falar e através de que meio.
Estilo de liderança
De acordo com Goleman (“Leadership that Gets Results”, Harvard Business Review, 2000) há 6 estilos globais de liderança. Goleman explica que cada estilo tem vantagens e desvantagens, características que o líder deve ter e cada estilo tem momentos em que é mais eficaz e outros momentos em que é destrutivo. Bruno de Carvalho quando chegou utilizou o estilo “Commanding” que é mais adequado quando há uma crise e uma mudança tem de ser iniciada ou quando há problemas com os colaboradores. Para este estilo ser bem sucedido o líder terá de ter iniciativa e vontade de alcançar resultados e… auto-controlo.
Bruno de Carvalho continuou a usar este mesmo estilo passado 5 anos. Se há 5 anos poderia ser o mais adequado, agora já não é de certeza absoluta. Importante de realçar que este estilo – o estilo adoptado durante 5 anos por Bruno de Carvalho – tem um impacto extremamente negativo em todos os elementos da organização portanto deve ser usado com muito cuidado. No caso do Sporting dura evidentemente há demasiado tempo. Bruno de Carvalho devia pensar bem nisto, ler o artigo de Goleman e perceber o que deve fazer e que alterações seriam recomendáveis no seu estilo de liderança durante o tempo que resta do seu mandato.
Organização
Devido ao estilo de liderança, Bruno de Carvalho rodeia-se naturalmente de “Yes Men” com algumas excepções (Carlos Vieira, por exemplo) e tem dificuldade em lidar com uma organização não rigidamente hierárquica. “Yes Men” lidam com o estilo de liderança de Bruno de Carvalho de uma forma natural, dizem que sim a todas as “ordens” publicamente mas conspiram e discordam pelas costas.
Todos os seres humanos gostam de achar que pensam pela própria cabeça, todos gostam de reconhecimento. A organização tem de ser montada de forma a dar autonomia suficiente para as melhores mentes crescerem dentro da organização e queiram seguir a visão da organização. Bruno de Carvalho precisa de atrair os melhores, aqueles que são mais competentes que ele próprio, que são mais sportinguistas que ele próprio, e que o desafiam e levam a organização ao próximo nível. Para isso, é preciso dar-lhes espaço, mudar políticas de recrutamento e organizacionais para promover as pessoas e não a hierarquia.
Estabilidade emocional
Bruno de Carvalho em 5 anos teve uma filha, divorciou-se, casou-se, teve outra filha, foi atacado pessoalmente, ameaçado múltiplas vezes, teve a família perseguida publicamente e na sua vida privada. Profissionalmente teve vitórias e derrotas, está a enfrentar concorrência desleal e criminosa num ambiente historicamente corrupto, hipócrita e corporativo. Enfrenta infindáveis anticorpos para conseguir trazer transparência e mudanças positivas ao futebol português, europeu e mundial.
Tudo isto, naturalmente, tem consequências. Justifica parcialmente muitas das atitudes imponderadas de Bruno de Carvalho mas não pode ser considerada a razão fundamental. Bruno de Carvalho precisa de se proteger e para se proteger tem de pensar nos 3 pontos anteriores: Comunicação, Estilo e Organização.
Votei em Bruno de Carvalho 3 vezes em AGE e apoiei as suas opiniões várias vezes em AG. Sabendo o que sei hoje, continuaria a fazê-lo. No entanto, Bruno de Carvalho tem de crescer e de aprender para continuar a ser a pessoa certa para o Sporting. Desejo sinceramente que isso aconteça porque não me lembro de presidente que amasse tanto o clube como Bruno de Carvalho ama o Sporting Clube de Portugal.
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Miguel Graça
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
11 Abril, 2018 at 17:43
Grande texto e que explica muito bem os três pontos que referes (comunicação, liderança e a organização).
Acho que foi fundamental a sua maneira de liderança e comunicação para vencer as batalhas que travou mas não soube até agora mudar a agulha… se ainda vai a tempo (e se está disposto a isso) é o que vamos ver a seguir.
Ps: A foto que meteste também devia dar uns comentários interessantes…
11 Abril, 2018 at 17:44
Até agora pelo que se tem visto, se o BdC sair não existe alternativas. Qualquer alternativa que apareça sem ser ligada aos croquetes será automaticamente abafada por estes nem que seja com calúnias e ameaças como foi com o Bruno em 2011. Só espero que caso o Bruno saia, que haja união entre todos nós porque aqueles croquetes não podem voltar a tomar conta do clube
11 Abril, 2018 at 17:45
Bom post e uma boa explicação para mostrar que BdC pode ainda ser a pessoa certa, basta corrigir algumas coisas.
@Cherba: era bom mostrar o que um dos atletas de goalball escreveu e que o S Melo colocou no post hoje escreves tu!: «Hello darkness my old friend…»
11 Abril, 2018 at 17:52
Bruno de Carvalho é uma enoooooorme desilusão!
Bruno de Carvalho fez coisas muito boas pelo clube. Napoleão também salvou a França, mas depois o poder subiu-lhe à cabeça e a França fodeu-se.
Ainda bem que eu não trabalho para o Bruno de Carvalho. Se tivesse um chefe déspota e egocêntrico do Bruno de Carvalho… já bazado há que séculos!
Ao nível do gozo e sarcasmo a que somos vítimas pelas mãos dos nossos rivais e mass me(r)dia… voltámos ao tempo do Godinho Lopes…
Ah pois e tal, tens é saudades dos croquettes. Nem croquettes nem chamuças com o fusível esturricado… será possível?!?
Dito isto, se o próximo presidente do sporting vier a ser o Miguel Relvas, acho que vou passar a torcer plos Punjab Cricjet Team. Esses ou a equipa de Goa, ainda não sei bem.
11 Abril, 2018 at 18:15
“Ao nível do gozo e sarcasmo a que somos vítimas pelas mãos dos nossos rivais e mass me(r)dia… voltámos ao tempo do Godinho Lopes…”
Não Rute, não.
Duas ou três “coisas” que me abordaram sobre BdC perceberam, da forma dura, que o que viam como uma oportunidade de gozo e sarcasmo resultou numa humilhação pública em local frequentado sobre ética, valores e cidadania, ou falta deles, de quem tem opiniões para dar sobre BdC mas que não se indigna com a corrupção, tráfico de droga, branquemento de capitais, assassinatos e assaltos à mão armada.
Não Rute, não.
Não voltámos ao tempo do Godinho Lopes. Nessa altura tínhamos palmadinhas nas costas e “queremos um Sporting forte”
11 Abril, 2018 at 17:53
https://www.youtube.com/watch?v=O6c3xaCIv34 , ouçam quem conhece o que se passa
11 Abril, 2018 at 17:54
“Comparo Bruno de Carvalho, em linhas gerais, a Winston Churchill. Era a pessoa certa no lugar certo para vencer a guerra, mas perdeu as eleições quando a paz chegou porque não soube comunicar com o povo para além do discurso de guerra. Não entendeu o que o povo desejava em tempo de paz. Em suma, há uma série de problemas fundamentais nas acções de Bruno de Carvalho.”
Frase sublime e bom texto.
A questão que se coloca aqui não é se somos gratos ou não ao trabalho que BdC fez. 99,99% sabe que o primeiro mandato de BdC foi excelente. Não é por uma pessoa ter sido muito boa que o vai ser o resto da vida. Isto é por fases, a primeira fase foi muito boa, a segunda mais ou menos e a terceria (leia-se principalmente a partir da última AG) foi horrível e deverá ter deixado marcas irreversiveis e irreparáveis.
Vou estar o resto da vida grato a BdC pela sua soberba primeira fase? Vou! É por isso que lhe estendo a passadeira vitalicia no meu clube? Não! Como já disse se tivesse a CERTEZA ABSOLUTA que BdC mudava e que aquilo que fez não tinha deixado marcas irreversíveis para o saudável funcionamento do meu SCP ainda estaria do seu lado. Neste momento não estou pois não há volta a dar ao mal que já foi feito.
11 Abril, 2018 at 17:56
é tudo iss, Vasco… é tudo isso…
11 Abril, 2018 at 17:57
Seria uma comparação com sentido, na qual já pensei muitas vezes…
Se a guerra tivesse ganha ou muito perto disso. Se há algum Sportinguista que acha que a guerra está sequer perto de estar ganha e que não precisamos mais de um guerreiro ao leme está REDONDAMENTE enganado…
11 Abril, 2018 at 18:01
Tiago, muitas vezes as guerras ganham-se no silêncio, não é a barafustar em tudo o que mexe.
Li aqui hoje um comentário dum tasqueira a dizer se queremos que o SCP se compare ao Braga. E pergunto, mas não foi precisamente isso que BdC fez naquela guerra parva com o Salvador? Náo foi o presidente que fez descer o nosso SCP ao nível do Braga?
11 Abril, 2018 at 18:10
A guerra do Sporting é ao futebol português. À corrupção, aos compadrios entre clubes pequenos e grandes, à liga, à FPF, aos empresários e pais que acham que põem e dispõem, à Liga, à CS…
As guerras que temos hoje são as mesmas e são completamente actuais! Um guerreiro com sangue na guelra e que não se deixe comer é tão actual hoje como era à 5 anos.
A saída do Churcill ajudou muito e trouxe a guerra fria porque não houve travão nem mão firme à URSS. A Inglaterra tornou-se um player menor no mundo e ganhando a guerra ao Nazismo e Japunas, perdeu a guerra por um mundo menos tenso e menos Bipolar. É isso que queremos?! Não…
A guerra em silencio não é guerra…é uma abstenção violenta sem palavras! Não precisamos de um homem para a paz…no limite precisamos de um homem com renovada força e discernimento para a guerra…
11 Abril, 2018 at 18:20
Se BdC tivesse apenas se cingido a essa guerra que falas nada disto tinha acontecido. O problema foi quando BdC trouxe a guerra para dentro do SCP.
11 Abril, 2018 at 18:51
Não estou a dizer que o BdC fez tudo bem ou sequer que deve continuar.
Apenas que a tua comparação com Churchill não faz sentido porque ele saiu por não saber mudar a agulha para tempos de paz e o povo estava cansado de guerra e já não via motivo para tanto belicismo. Aqui é diferente. Não é um problema de precisarmos de alguém para a altura de paz. Precisamos de um guerreiro!
Para além de que…como disse a saída de Churchill foi bastante nociva para a Inglaterra…e se fosse hoje, sabendo o que aconteceu depois possivelmente ele ganhava as eleições com facilidade. Logo o teu exemplo vai contra o que dizes…Porque alerta para que o facto de hoje haver desgaste pode levar a que daqui a 10 anos vejamos que foi um erro…
12 Abril, 2018 at 12:31
O que eu quis dizer com “Guerra” foi a “Guerra da salvação do Sporting Clube de Portugal”. Podem haver outras guerras, mas estou a falar do Sporting e não de futebol.
Abraço
11 Abril, 2018 at 18:06
o Homem errou . Tem que arrepiar caminho retificar a postura , delegar competencias , toda a gente refere que um ponto positivo são as finanças do clube se calhar o responsável da area têm alguma influencia , é necessário reunir-se de mais Carlos Vieira(s) para outras areas que não estejam a funcionar bem , agora dizermos que não á volta a dar !!! não concordo nada , o Sporting não pode passar a vida em AG , no final do mandato aí sim fazem-se balanços .
11 Abril, 2018 at 21:57
Falta um Carlos Vieira na comunicação.
11 Abril, 2018 at 18:31
Se há coisa que não concordo é a citação que fazes.
Achar que não estamos em guerra e sob ataque e considerar que já estamos a viver um período de paz é de quem não tem a noção da realidade actual, do desporto mas sobretudo do futebol português.
12 Abril, 2018 at 9:26
Bom comentário, Vasco!
Realmente, e como eu digo muitas vezes em várias situações, é sempre preciso perceber o contexto em que se está para analisar bem e para se actuar bem. O contexto do clube é diferente, muito diferente, actualmente de quando o BdC chegou – muito exactamente por mérito dele. O que se fez nessa altura, e até resultou, não é o melhor agora.
Nisso o BdC falhou redondamente.
Nisso e em não ter aprendido com os erros e com o resultado desses erros… E frases do género “sou assim, sempre fui assim” são só estúpidas. Não justificam nada nem servem de atenuante!
11 Abril, 2018 at 17:56
Boa análise!
Defendendo eu que se ultrapasse toda esta situação actual com bom senso e ponderação é FUNDAMENTAL que a postura de BC se altere daqui para a frente.
É decisivo mesmo. Para o bem dele mas sobretudo, e mais importante, do Sporting!
11 Abril, 2018 at 17:57
… mas o sobrinho e o ricciardi já vieram a terreiro tirar o tapete ao Bruno por isso…
como diz o adágio: “Não há dinheiro… não há palhaços”…
11 Abril, 2018 at 18:15
O Sobrinho e o Ricciardi que se fodam ninguém votou neles.
11 Abril, 2018 at 19:37
Isso!
https://youtu.be/_Adp77ivpT8
11 Abril, 2018 at 18:17
Pois. Infelizmente, cinco anos foi o tempo para esta direcção esbanjar a arca do tesouro que a anterior lhe deixou. Por isso é que dantes a banca apoiava BdC, porque havia uma fortuna imensa para gastar.
11 Abril, 2018 at 18:01
“Bom post e uma boa explicação para mostrar que BdC pode ainda ser a pessoa certa!”
Presidente Bruno de Carvalho não pode ser a pessoa certa…
Presidente Bruno de Carvalho é a pessoa certa!
Mas alguém, no seu juízo, acha que por ter tido uma gafe (não não foi por corrupção até porque por corrupção não é gafe) o Presidente vai perder 40% dos 90% que ainda à semanas exigiam a sua continuidade?
Metam uma coisa na cabeça, por mais campanhas que façam ele nunca vai sair do 80%! foi ele que deu o corpo à balas pelo Sporting em todas as batalhas e disse que só ficava se estivessemos com ele, nos bons e maus momentos e é assim que irá continuar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
11 Abril, 2018 at 18:02
O resto são tretas!
11 Abril, 2018 at 18:11
https://www.youtube.com/watch?v=WH–xw5eqqk&t=1783s
11 Abril, 2018 at 18:09
ainda para mais uma gafe na forma porque no conteúdo está correcto
11 Abril, 2018 at 23:37
Mais nada, BdC teve-os no sítio certo num dos momentos mais críticos do SCP,
Os Sportinguistas em geral tem uma cultura derrotista, confirma-no-nos com a célebre citação tão frequente entre as hostes
PRÓ ANO é QUE É!!!?
Agora que existe alguém que sacrificou o seu bem estar privado/profissional/saúde que pretende mudar mentalidades e pelo menos que gerações vindouras possam não só ter orgulho em ser Sporting mas também acrescentar cultura de vitória…
É fundamental a UNIÃO de TODOS em torno de um processo que leva 5 anos e que existem mais 10/15 anos de luta contra os poderes instalados
11 Abril, 2018 at 23:38
*conforma-mo-nos
11 Abril, 2018 at 18:08
Dois textos do mesmo autor, no mesmo dia.
Interessante.
11 Abril, 2018 at 18:24
culpa minha que me esqueci de trocar o rodapé. Já perdi a conta ao número de vezes que aconteceu
11 Abril, 2018 at 19:39
Perfeitamente compreensível.
11 Abril, 2018 at 18:16
eu ainda estou para ver a próxima volta olimpica dos jogadores e treinador na 3ª feira! Não deem ao cabedal que vão é levar com uma puta duma assobiadela supra-olimpica! é que já tenho o assobio afinado!
11 Abril, 2018 at 18:16
Desculpem 5ª feira!
11 Abril, 2018 at 18:18
É que já comprei mesmo a puta do apito!
11 Abril, 2018 at 19:26
é preferivel voltar-lhes as costas …
11 Abril, 2018 at 18:18
Bruno de Carvalho preso nos próximos dias.
Fonte mais do que segura, desconheço ainda os motivos.
11 Abril, 2018 at 18:19
Pergunta à de Torres, que se ela não souber diz na mesma.
11 Abril, 2018 at 18:21
Veremos.
Não digo isto com qualquer tipo de alegria, antes pelo contrário.
11 Abril, 2018 at 18:25
Imagino. Deve ser com imensa tristeza.
Mas evita dizê-lo em público, não vás queimar mais uma toupeirinha.
11 Abril, 2018 at 19:01
A sério, aparece com cada um aqui que até mete dó. Nunca tinha lido nada deste slislislimani, deve ter caído aqui de paraquedas
11 Abril, 2018 at 19:10
Imagina se o Cherba não andasse a controlar…
11 Abril, 2018 at 19:34
Fod@-se um gajo conta o que lhe informam e leva fama de lampião?
Se contassem antes de acontecer que o BdC iria armar este filme todo, alguém acreditava também?
Enfim.
Só espero estar enganado.
SL
11 Abril, 2018 at 19:40
Qual filme?
O único ‘filme’ que vejo é o salivar dos nossos inimigos em toda a CS. De resto? O presidente está cansado e quando voltar estará pronto para outra.
Vocês assim não vão lá.
12 Abril, 2018 at 9:29
Se não vês filme nenhum és cego e ninguém tem culpa disso…
Mais outro Yes Man!
11 Abril, 2018 at 18:20
Enganaste-te no nome. Querias dizer Luís Filipe Vieira, certamente.
11 Abril, 2018 at 19:39
Preso por arames.
Já vimos.
11 Abril, 2018 at 22:48
Falas disto? https://youtu.be/7f04dQQgEmU?t=7m52s O mesmo discurso do espadinha. Coincidências.
11 Abril, 2018 at 22:49
https://youtu.be/7f04dQQgEmU?t=7m52s
Manda cumprimentos ao espadinha.
11 Abril, 2018 at 22:57
Não me digas que foi agarrado a traficar droga na porta 18…
11 Abril, 2018 at 23:45
José Augusto Silva, funcionário judicial preso por corrupção,
Constituição da SAD Toupeiral como arguida indiciada de tráfico influências, corrupção activa, acesso documentação ilícita e falsidade documentos aguarda parecer do MP,
Como diz o outro, o melhor está pra vir
11 Abril, 2018 at 18:18
Bom post.
11 Abril, 2018 at 18:18
Só o simples facto de toda a comunicação social encobrir todos os crimes cometidos pelo presidente do clube vermelho mais corrupto do mundo e dar todo o ênfase e fazer todos os esforços para levar à destituição do nosso, é por si só sinal de que BdC é a sua direção deve continuar por muito tempo no Sporting.
11 Abril, 2018 at 18:21
+1
só não vê quem não quer !
11 Abril, 2018 at 19:30
eleições seria a cereja no topo do bolo para os lamps.
11 Abril, 2018 at 19:30
+ 1
SL
11 Abril, 2018 at 18:25
Presidente Bruno de Carvalho vou-te pedir uma coisa!
Perdoa o marta soares! O homem é bombeiro, disseram-lhe que havia fumaça e o homem foi a correr com a mangueira da água, só que se esqueceu e levou gasolina!
Pena que quando começaram a conhecer-se todos os casos de corrupção Filipe vieira o homem não tenha dado os corpo ao manifesto, como tu, e tenha pegado na mangueira e no tanque…da gasolina!
11 Abril, 2018 at 18:36
Excelwnte post MIGUEL Parabens.
O grande problema. De. Bruno carvalho foi ter depositado tanta esperança q seria jj a ajuda.lo a conquistar o titulo.
O problema de bruno carvalho foi ter pensado q sozinho co seguiria dar o peito as balas (comunicação. Social e rivais dentro efora do clube).
Sao 5 anos a lutar contra tudo e contra todos.
O que levou bruno carvalho a explodir foi ter percebido q este seria mais um ano sem titulos.
Jj ajudou a festa pois sempre q perdia quem eram appntados como os causadores das derrotas???JOGADORES, TANtas foram as vezes q jj criticou osjigadores e publicamente(piscini)foi o mais recente.
11 Abril, 2018 at 18:38
A Tasca tá em grande! De 5ª feira para cá é só novos clientes a comentar…!
O valor das ações desceu (Mister do Café já veio negar mais esse bluff) mas o Cherba pelo menos tá a faturar!
Interessante ver tb a inclinação de todos os “novos” clientes!
Cherba Cherba… o espaço de tão mediático já entrou na lista da manipulação lampiânica! Faz lá o controlo das coisas! Não aceitar novos nicks (nomes) em picos de crise seria uma boa solução!
11 Abril, 2018 at 18:39
Por tudo o que fez, BdC merece que o deixem terminar o mandato. No final do mandato, seremos chamados a votar e a eleger um novo líder se assim for.
Mas por amor de Deus, por causa de uns sangessugas pagos a peso de ouro (os jogadores e JJ) que não jogam nada, temos de mandar embora o Presidente? Mas esta tudo louco?
Esses cabroes dos jogadores ja andam para fazer a folha ao BdC desde que ele lhes faz a vida fodida para se transferirem para os clubes de merda que os querem. Eles querem arranjar uma desculpa e os artolas que vao a Alvalade para bater palminhas quando andamos à rasca para disputar o 3° lugar com o Braga… Fds vocês sabem o dinheiro que esta em causa se não chegarmos ao 2° lugar (no champions league), e o dinheiro que os nossos adversários directos vao encaixar???
Agora estamos cheios de respeito pelo William e pelo Patricio… mas eles jogam de borla? Sao eles que limpam as suas botas e lavam os seus equipamentos? Mas alguém acha normal que um jogador profissional va jogar uma Europa League sem saber se tem amarelos? Mas alguém acredita nessa merda?
o SCP é realmente um clube diferente. Fds…
11 Abril, 2018 at 18:54
eu ainda estou para ver a próxima volta olímpica dos jogadores e treinador na 5ª feira! Não deem ao cabedal e passem a eliminatória que vão é levar com uma puta duma assobiadela supra-olímpica! é que já tenho o assobio comprado e bem afinado!
11 Abril, 2018 at 19:01
Isso mesmo.
11 Abril, 2018 at 18:55
Próximo treinador:
Por mim:
1º Leonardo Jardim;
2º Inácio!
11 Abril, 2018 at 19:05
Pois.
E entretanto ficamos a saber pela revista Sabado que, “a procuradora Geral da República, Joana Marques Vidal, a procuradora-geral distrital de Lisboa, Maria José Morgado, e o director do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), Amadeu Guerra, decidiram criar uma equipa especial composta por três maguistrados, para investigar exclusivamente e de forma sistemática a maior parte dos processos relacionados com crimes financeiros, corrupção desportiva e viciação de resultados no futebol.”
retirado do blog Leoninamente.
Olhando para estes nomes um em particular salta logo a vista e começam a tocar todas as sinetas.
Ficamos também assim a saber que acabou tudo e todo o caso de vergonha no futebol esta debaixo de um tapete qualquer.
Bravo.
Nota, não volto a sequer falar, escrever, opinar o camandro sobre o assunto Presidente pois o Sporting Clube de Portugal tem um Presidente eleito.
Recolham assinaturas, convoquem o tem de convocar, avancem sem medos e depois sim há algo para comentar pois neste momento o importante é os 4 a zero de amanhã com tamanho esforço e dedicação, não tenho dúvidas de que é o que vai acontecer.
11 Abril, 2018 at 19:45
Ai esta uma das razoes para este festival na CS.
Enquanto se malha no BdC as toupeiras abrem novos tuneis debaixo do nariz de toda a gente…
11 Abril, 2018 at 19:48
Por coincidência
https://inimigo.publico.pt/2018/04/10/arguidos-das-operacoes-lex-e-e-toupeira-pedem-a-bruno-que-nao-saia/
11 Abril, 2018 at 23:42
Fosse qualquer outro o presidente do SCP a CS manteria sempre o foco longe dos arguidos. Ate noticias de 2012 republicaram no passado mes.
É para isso que lhes pagam e ameaçam.
11 Abril, 2018 at 19:16
8-3 o andebol no João Rocha aos 13mins
11 Abril, 2018 at 19:21
Esta equipa de andebol é um rolo compressor!
11 Abril, 2018 at 19:29
Toda a gente contente com a equipa de andebol, mas eu tenho uma noticia! A equipa de andebol pode estar preste a perder o presidente!
11 Abril, 2018 at 19:46
não foram estes que foram criticados pelo presidente?
amuaram…
ou então não…
11 Abril, 2018 at 19:30
13-10 aos 25mins
11 Abril, 2018 at 19:37
14-12 intervalo
11 Abril, 2018 at 19:31
Continuo a bater na mesma tecla, Bruno entrega o pelouro do futebol a um dos teus pares da direcção e parte desta discussão desaparece. Ao não o fazeres estás a colocar os teus interesses acima dos do Sporting.
11 Abril, 2018 at 19:39
O Sporting de espartilho…
…fica muito bonito, mas depois nao é funcional.
11 Abril, 2018 at 19:39
Artigo de André Pipa:
A CRISE DO SPORTING
A minha opinião sobre o momento do Sporting (excerto do artigo publicado n’ A Bola)
«ESTE ÚLTIMO psicodrama criado por Bruno de Carvalho com posts sucessivos no facebook [continuo sem perceber o objectivo] teve contornos tão invulgares, tão estúpidos e tão constrangedores para a imagem pública do clube que a reacção dos sportinguistas no estádio (e não só) não podia ser outra. Eles disseram que estão saturados de confusões e de tiros no pé e que Bruno nem é dono da razão nem é dono do Sporting. E também sublinharam uma verdade universal: os adeptos gostam é do clube, independentemente de quem o preside (como se chamava o presidente do Sporting dos fabulosos Cinco Violinos? Pois…). «O que interessa é o Sporting ganhar, não interessa quem é o presidente!», disse na SIC-Noticias um jovem adepto à saida do estádio. Irritado, dorido e não disfarçando a perplexidade, BdC referiu no final do plebiscito falhado que «a ingratidão faz parte da cultura do Sporting» e que não admitia ser insultado pelos adeptos – logo ele que passa a vida a destratar toda a gente utilizando uma linguagem desbragada e rasteira. E de repente Bruno acordou do «burnout» (stress intenso) para uma realidade que ele desconhecia. Jogadores, treinador, «team manager», presidente da AG e do CF de um lado e ele do outro, a esbracejar. Aparentemente isolado. E a única «voz» autorizada do Sporting ainda teve de ouvir gente que gosta dele e que o apoiou a dizer publicamente que a situação é insutentável e que o seu tempo chegou ao fim.
Não faço ideia de que maneira vai o Sporting resolver o problema que tem nas mãos. Urge uma clarificação rápida porque situações de paz podre não levam a lado nenhum. Parece-me que BdC, pela falta de discernimento e maturidade que mostrou, está irremediavelmente perdido. Mas não o estou a ver sair pelo seu pé ou sem dar luta. Não sei que que alternativas reais – repito: reais – estão na mesa e de que forma estão a ser «cozinhadas».
Acredito é que o Sporting, a curto prazo, precisa de um líder maduro e responsável, imune a estados de alma e crises de confiança mais própria de adolescentes… e que não passe a vida a postar no facebook e a falar do Sporting obsessivamente na primeira pessoa do singular. Um homem capaz de continuar a defender intransigentemente os interesses do clube perante terceiros (nisso Bruno nunca falhou), mas também capaz de ouvir e valorizar outras opiniões – o mal dos «yes men» é que não são capazes de dizer aquilo que o líder não gosta de ouvir.
O Sporting cresceu muito nos últimos anos e Bruno de Carvalho tem méritos absolutamente inquestionáveis nesse crescimento. Foi com ele que o Sporting recuperou competitividade, capacidade de mobilizar os adeptos e alimentar sonhos dignos de um clube grande. Foi com ele que o Sporting deixou de ser o parceiro obnóxio da «santissima trindade» (a quem FCP e SLB passavam a perna com toda a facilidade) e, convém recordar, foi Bruno o primeiro a denunciar publicamente as práticas questionáveis do Benfica (veremos se o futuro lhe dará ou não razão…). Mas Bruno não soube, não quis, ou não conseguiu evoluir para a etapa seguinte. Deu cabo de tudo o que fez de uma maneira quase infantil. Não conseguiu perceber que o período «guerrilheiro» – se calhar inevitável numa primeira fase mais virada para a afirmação pessoal a reboque da notoriedade do clube (foi exactamente assim com Pinto da Costa no FCP e com Vieira no SLB) não se podia prolongar indefinidamente. Há um tempo para tudo.
Ao fim de cinco anos julgo que até os adeptos mais «brunistas» reconhecem que o Sporting não pode ficar reduzido a «isto» – uma instituição em guerra permanente com tudo e todos, liderada por um presidente com uma incapacidade de contenção patógica e uma vertigem autofágica ainda mais vincada que a do próprio clube, famoso por dar tiros no pé nas alturas menos apropriadas. O Sporting não pode alimentar folhetins e psicodramas todos os meses nem condicionar a sua existência – e as suas aspirações – às variações de humor e teimosias de um presidente impulsivo, emocional e irreflectido. O Sporting precisa de tranquilidade para continuar a crescer e sedimentar cultura de vitória. Tem de sair rapidamente desta espiral auto-destrutiva sob pena de hipotecar tudo aquilo que conseguiu recuperar nos últimos anos – e não foi pouco.
Em resumo, o Sporting precisa de um homem capaz de fazer o que os verdadeiros líderes fazem: unir, congregar, cimentar, solidificar.
Para dividir, perturbar, envenenar e fracturar existem os adversários. E os inimigos.
Há uma coisa que um líder nunca pode perder: o respeito dos comandados. Quando o perde nunca mais volta ser olhado da mesma maneira – nem a sua autoridade. Bruno de Carvalho foi muito importante numa altura crucial da vida do clube. Fez um grande trabalho de reconstrução e tem lugar garantido na história do Sporting. Mas o seu prazo de validade chegou ao fim, como sensatamente reconheceu Jaime Marta Soares, presidente da AG do Sporting».
11 Abril, 2018 at 19:43
Por mais válido que possas ser (não li), parei quando diz artigo da Bola
11 Abril, 2018 at 19:59
Fizeste mal. Lê que vale a pena e o jornalista é do mais equilibrado que actualmente temos.
12 Abril, 2018 at 9:38
Os fundamentalistas são sempre gente que se recusa a “ouvir” pessoas interessantes e sabedoras…
12 Abril, 2018 at 9:40
E uma pessoa que não conheça o André Pipa é uma pessoa desatenta ao fenomeno da CS desportiva! Diz muito sobre as suas opiniões…
11 Abril, 2018 at 19:48
Caro JVL,
Obrigado pelo copy. Concorde-se ou não com a conclusão, é uma análise bastante razoável da situação.
SL
11 Abril, 2018 at 19:58
Infelizmente não posso deixar de concordar com grande parte ou mesmo com tudo o que está expresso neste artigo e realço estea parte:
“Mas Bruno não soube, não quis, ou não conseguiu evoluir para a etapa seguinte. Deu cabo de tudo o que fez de uma maneira quase infantil. Não conseguiu perceber que o período «guerrilheiro» – se calhar inevitável numa primeira fase mais virada para a afirmação pessoal a reboque da notoriedade do clube (foi exactamente assim com Pinto da Costa no FCP e com Vieira no SLB) não se podia prolongar indefinidamente. Há um tempo para tudo.”
BdC não soube evoluir para a etapa seguinte.
11 Abril, 2018 at 20:41
Mais um texto anti-Bruno.
Não é a primeira vez que o verme escreve sobre o assunto.
Mas não passa disso ou não fosse um assalariado d’ A Bola.
“”
André Pipa
February 22
SPORTKIMJONGZADOS E A CASA DE PAPEL
OS SPORTINGUISTAS que tenham seguido à risca as determinações de Bruno de Carvalho não viram a vitória dos leões em Tondela (deu na SportTv) nem verão o jogo de hoje com o Astana (dá na SIC), a não ser que tenham algum canal cazaque no menú – o que é muito pouco provável. Uma pena que as televisões estrangeiras raramente transmitam jogos do Sporting e de outras equipas portuguesas. E nos jornais ainda é pior: o futebol doméstico reduz-se a umas quantas breves esquálidas. Resultados e pouco mais. Na Coreia do Norte de Kim Jong-un, o povo segue sem hesitar as directivas do querido líder, o grande educador. É um país de kimjongzados. Como era a Roménia do conducator Ceausescu. E a União Soviética de Lenine e Estaline. A diferença é que na Coreia do Norte não há outras opções. Voltando atrás. A diabolização por parte de BdC dos jornais e das televisões portuguesas significa para os seus seguidores mais obedientes um recuo à idade das trevas em termos informativos. As únicas opções para eles são o Jornal do Sporting, que sai uma vez por semana, e a Sporting TV, que tem de fazer um esforço muito grande para fornecer aos sportkimjongzados tudo aquilo que lhes foi aconselhado prescindir: noticias, reportagens, entrevistas, comentários e opiniões na boa e velha língua de Camões. Restam, enfim, os canais estrangeiros. De desporto e generalistas. Psst, sportkimjongzados: no Netflix está a passar uma fabulosa série espanhola chamada A Casa de Papel. Versa sobre o assalto a uma instituição importante. Tem um professor, alunos obedientes e uma maioria silenciosa recalcitrante. Limpinha, limpinha, a série passa no crivo: ali o querido líder tem sempre razão.
PS – Toda a sorte para o Sporting com o Astana e o Braga com o Marselha
“”
11 Abril, 2018 at 22:08
Quando escreveu este, também era um verme?
BENFICA A PRECISAR DE UMA VARRIDELA
Ontem escrevi n’ A Bola sobre a conferência de Imprensa de Bruno de Carvalho e sobre a operação LEX e a situação de Luis Filipe Vieira. Aqui fica o segundo texto
«Primeiro os vouchers, depois os e-mails, agora a operação LEX. Nos e-mails, diálogos comprometedores envolvendo quadros do Benfica, ex-árbitros e ex-delegados da liga. Paulo Gonçalves e Pedro Guerra em todas. Ministério Público e Policia Judiciária de olho no Benfica. Buscas na Luz e na casa de Vieira. Investigação por suspeitas de corrupção activa e passiva. Gonçalves arguido. Empresário Luis Filipe Vieira constituido arguido no caso BPN, suspeito de burla qualificada, falsificação e branqueamento de capitais; e Vieira novamente arguido na operação LEX ao lado de vice-presidente Fernando Tavares num «apêndice» do processo que envolve outras figuras com ligações recentes ao Benfica (Rui Rangel, José Veiga). Suspeito de ter oferecido «tachos» no Benfica em troca de favores na vida privada, Vieira diz que estranha ver o seu nome associado ao caso, garante que não mistura vida pessoal com o clube… e utiliza o site do Benfica (?!?) para emitir, 48 horas depois (?!?), declaração de inocência.
É claro que no meio das várias trapalhadas em que Vieira surge envolvido há algumas que não têm a ver com o futebol e com o Benfica, mas só os benfiquistas podem dizer se se sentem ou não confortáveis com as explicações do seu presidente; e se acham que ele tem – ou não – condições para continuar a liderar o clube. Mas atenção que no caso dos e-mails o que está um causa é um possível atentado à seriedade da competição profissional. Ora isso não diz respeito somente aos benfiquistas: diz respeito a todos os clubes… e ao futebol.
Como há uma semana escreveu aqui ao lado com muita graça o Gonçalo Guimarães, a PJ devia abrir uma delegação na Luz para poupar quilómetros. O benfiquismo assiste atónito e com crescente indignação à degradação pública da imagem e da reputação do clube e do seu presidente. Por culpa de quem lá está, obviamente: puseram-se muito a jeito. Bem sei que até ao trânsito em julgado de uma sentença todos somos inocentes – bons rapazes, como diria Martin Scorsese; mas também me parece (pelo que sei, pelo que vejo, pelo que leio, pelo que deduzo, pelo que me contam) que o Benfica precisa de uma boa varridela. Não falta no benfiquismo esclarecido quem pense o mesmo».
11 Abril, 2018 at 22:09
E aqui?
JUSTIÇA A AURÉLIO PEREIRA
Do meu espaço de opinião n’A Bola:
«Por proposta da FPF, a Uefa distinguiu Aurélio Pereira com a Ordem de Mérito pelo «enorme contributo para o desenvolvimento do futebol de formação, nomeadamente na deteção e prospecão de talentos». Nada mais justo. O mítico chefe do gabinete de scouting do Sporting (como apropriadamente o definiu o nosso companheiro Hugo Forte nas páginas deste jornal) foi o homem que descobriu e formatou, entre outros, Futre, Figo e Ronaldo; o homem que deu fama global à academia sportinguista (a única no Mundo com seis Bolas de Ouro no currículo); o homem que deixou assinatura indelével na maior vitória de sempre do futebol português: dez dos 14 jogadores que ganharam a final do Euro 2016 em Paris foram por ele trabalhados em Alcochete. Como o futebol é um jogo de onze, é com onze que termino o escrito: Paulo Futre, Luis Figo, Ricardo Quaresma, Cristiano Ronaldo, João Moutinho, Rui Patricio, Nani, William Carvalho, Adrien Silva, João Mário e Gelson Martins. Onze Aurélios. Parabéns, mestre».
11 Abril, 2018 at 22:10
E este, ilustrado com um polvo?
“NÃO PODE VALER TUDO
Este «futebol» mete nojo. Cheira cada vez pior. De vergonha em vergonha.”
Só para perceber se é sempre um verme ou apenas quando critica BdC.
12 Abril, 2018 at 9:41
“Mas Bruno não soube, não quis, ou não conseguiu evoluir para a etapa seguinte. Deu cabo de tudo o que fez de uma maneira quase infantil. ”
O grande problema residiu aqui…
11 Abril, 2018 at 19:42
Opinião interessante, equilibrada, que comentarei depois do andebol.
Ps: entrámos tão bem e estamos a facilitar… sem frankis mas com um bom ruesga. Pouca gente no pavilhão.
11 Abril, 2018 at 19:45
Pessoal trabalha, cralhes.
Há algum info do Skok?
11 Abril, 2018 at 19:47
Esta na bancada com o filho 🙂
11 Abril, 2018 at 19:49
OK, OK…
Info sobre a perna do Skok
😛
11 Abril, 2018 at 21:52
Tb estava na bancada com a outra perna e com o filho.
11 Abril, 2018 at 23:04
tás aqui tás cum processo
11 Abril, 2018 at 19:46
Isso é outro dos problemas do Sporting (Portugal em geral), cultura desportiva é quase 0, só conta o pontapé na bola. Hoje não estão aqui nem 1000 pessoas, amanhã uns 40k para ver “vedetas”
11 Abril, 2018 at 21:52
O horário tb não ajuda, para não dizer que fora de Lx…
11 Abril, 2018 at 19:44
Revejo-me neste texto.
Agora é necessário ter paciência para continuar a ver e ouvir os Severinos e os dias da Cunha desta vida.
Pessoalmente, só compro um jornal e é do SCP.
Em termos de TV … Só SportingTV.
Não tenho dúvidas.
Não existe neste momento na oposição gente credível para substituir Bruno de Carvalho.
Ainda fico surpreendido com a fraca memória de muita gente.
A escumalha é sempre a mesma!!!
Espero, muito sinceramente que Bruno de Carvalho se recomponha a todos os níveis.
Força ✊ Presidente!
SPOOOORRRTING!!!
12 Abril, 2018 at 9:45
A Sporting TV é deprimente, muitas vezes!
Vejo um ou outro programa do Porto Canal e a qualidade da comunicação do Clube é muito superior. Custa-me a perceber o nível fraco dos programas da Sporting TV e o certo tipo de comentadores que lá colocam.
12 Abril, 2018 at 10:43
É mais um braço armado na comunicação do clube. Estranho seria que fosse boa.
11 Abril, 2018 at 19:55
Bom post. Espero voltar mais tarde para comentar mas Real vs Juve e a Juve já ganha.
11 Abril, 2018 at 19:57
E SCP vs Madeira SAD noutra janela. E ainda dizem que os homens não são capazes de multitasking…