A decisão sigilosa foi tomada há várias semanas: a procuradora Geral da República, Joana Marques Vidal, a procuradora-geral distrital de Lisboa, Maria José Morgado, e o director do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), Amadeu Guerra, decidiram criar uma equipa especial para investigar exclusivamente e de forma sistemática a maior parte dos processos relacionados com crimes financeiros, corrupção desportiva e viciação de resultados no futebol. Segundo informações recolhidas pela SÁBADO, a equipa será composta por três magistrados.
A SÁBADO apurou que a PGR, DCIAP e PJ receberam nos últimos meses diversas queixas anónimas relacionadas com crimes de corrupção relacionados com diversas equipas de futebol, nomeadamente com o Benfica, Sporting e Porto. Há, no entanto, outros processos que já se encontram em investigação há vários anos e que estão abertos em várias departamentos do MP espalhados pelo país e que vão desde corrupção desportiva até viciação de resultados através de apostas.
Fontes judiciais e policiais consideraram, porém, que a concentração de algumas investigações já em curso na equipa do DCIAP poderá provocar alguns contratempos. “A directoria da PJ do Porto e do DIAP, por exemplo, têm em curso processos muito delicados sobre viciação de resultados. Estar a mudar tudo nesta fase não faz muito sentido”, disse à SÁBADO uma dessas fontes, acrescentando que ainda não se percebeu qual será o papel do trio de procuradores. Fontes judiciais contactadas pela SÁBADO admitiram que os dois processos mais emblemáticos que estão em curso – o E-toupeira e o chamado “caso dos emails” – possam ficar com os actuais titulares, os procuradores Valter Alves e Andrea Marques, respectivamente, da 9ª secção do Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa. Porém, outras fontes admitem que todos os casos possam ser avocados (chamados a si) pela equipa de procuradores nomeada directamente por Joana Marques Vidal. Porém, esta terça-feira um magistrado do Departamento Central de Investigação e Acção Penal, onde esta equipa estará instalada, assegurou à SÁBADO que “nada está decidido”, uma vez que a entrada em funcionamento da equipa “ainda está numa fase muito embrionária”.
12 Abril, 2018 at 15:08
o que o Sporting devia fazer era:
Montar um
GABINETE DE DENUNCIA DE CORRUPÇÃO
e usar a SPORTING TV como deve ser (e não com programas de merda a semana inteira, seg a sexta)
tal como o porto faz no universo porto da bancada!
Claro que dá trabalho aos jornalistas de investigação, não é por ali tres estarolas a debitar tretas a noite inteira.
12 Abril, 2018 at 15:28
esse circuito esta fechado no Sporting.
jornalistas do SCP investigam
informação transmitida pela SCPTV
destinatario adeptos do Sporting
o caso dos vouchers nao teria o impacto que teve se fosse apresentado na SCPTV.
12 Abril, 2018 at 16:12
URGENTE
Criar e estabelecer programas na SportingTV:
– Departamento contra a corrupção, com informação generalista do tudo o que fora ou seja evidência dos últimos 10 anos, com legendas e inglês;
– Programa conjunto com participação do Blogs (MisterCafé, ArtistaDia, Tasca, etc);
– Vias e parcerias com canais estrangeiros na divulgação da corrupção e tráfico de influências e como se movimenta o submundo do futebol;
– Evidenciar exaustivamente a dualidade de critério, consoante as paróquias, tudo o que envolve FpF, Liga, ipdj, apaf, cd, VAR conjunto ao critério de formação de árbitros e como estes ascendem a 1’categoria;
– Criar um espaço dedicado aos Sócios, Adeptos os quais unidos e como pessoa singular pudessem interpor processo a todos os anos que a não aplicação da Verdade Desportiva lesa os mesmos;
– Importantíssimo extender a notícia/informação internacionalmente em Inglês.
12 Abril, 2018 at 16:40
O Sporting também tem denunciado muitas coisas e também na Sporting TV e também com jornalismo de “investigação” ou aproveitando (BEM) a investigação (BOA) produzida, por exemplo, em blogs como o “mister do café” e “o artista do dia”. Aconselho-o(a) a ver o “Verde no Branco” às 5ªs Fªs (ou 6ªs, quando há jogo de Liga Europa).
Cascar na SportingTV é muito fácil, mas essa é só mais outra “conquista” deste Presidente e suas direcções e, mesmo com alguns defeitos, a sua qualidade até é boa. Programas como Núcleo Duro, Boa Tarde Sporting, Verde no Branco, Juízo Final, Senadores, Porta 10A e Jornal Sporting juntam-se às inúmeras transmissões em directo das nossas Modalidades e fazem uma Televisão de Clube com qualidade acima da média. Claro que há muito a melhorar, mas decerto que não com esse tipo de crítica; o que tivermos a criticar não deve ser escondido mas deve ser feito construtivamente e respeitando os contextos.
Devo acrescentar que, morando na Ilha de Santa Maria nos Açores, a Sporting TV é o melhor meio de me manter actualizado com a vida do Nosso Sporting. E isso é, no mínimo para todos os que moram longe de Lisboa, uma diferença MUITO SIGNIFICATIVA. Julgo que, a muitos sócios e adeptos de Lisboa, faria bem, de vez em quando, visitarem os Núcleos mais distantes, particularmente em dia de jogo, para perceber como eles vivem o Sporting pois, se calhar, aprenderiam a relativizar e contextualizar melhor os seus juízos críticos (que, positivos ou negativos, desde que pensando Sporting, serão sempre bem vindos)
Saudações leoninas
12 Abril, 2018 at 17:18
TRETA!
Comparar o que faz a sporting tv com isto:
https://www.youtube.com/watch?v=WH–xw5eqqk&t=49s
é comparar um tiro de pistola de água com um tiro de canhão!
Sporting TV é um vazio de ideias de segunda a sexta feira!
Sporting TV é um canhão que tem que ser utilizado para desmascar porque até o Presidente Bruno de Carvalho tinha que se desgastar utilizando o facebook (que não passa de outra pistolinha de água)
Mas fazer o que faz o Porto canal dá muito trabalho porque não é só por lá 3 gajos a dizer coisas. TV é imagem a sporting tv bastava colocar esses gajos numa rádio a falar porque é a única coisa de fazem blablabla e para blablabla não é preciso tv.
Além do mais desmascarar e fazer o que está nesse programa em cima que vale, esse sim, gastar os 90 minutos a ver!
Quanto à sporting tv já sabemos que ela é uma mais valia e que foi o BDC o que eu digo é que é um canhão que não está a ser utilizado por quem o saiba utilizar como tal. Eu vejo o benfica cagado com o universo porto canah (porto canal) vejo o benfica trilhado por blogs (artista do dia, mister do café …) e da Sporting tv até´um cego vê que aquilo não dá para desmascarar nada. Sempre 3 tipos a debitar e mesmo assim muitos deles que não têm jeitinho nenhum.
Basta ver o programa que mencionei em cima.
12 Abril, 2018 at 18:08
Caro Álvaro
Respeito a sua visão mas tenho que afirmar de que, também de longe (Holanda), dói ver ex-árbitros, árbitros, dirigentes que dirigem as instituições de futebol a desrespeitar o Sporting ano após ano, enquanto TODOS NÓS interiorizamos a cultura derrotista de que tudo vai melhorar,
Estamos na era da tecnologia, caso não fosse essa, seria impossível aceder ao que foi e continua a ser divulgado em termos de corrupção, vejam o caso Cambridge analytics de tudo idêntico ao que se passa no desporto nesse país corrupto e digam quais o trâmites que advirão de tanta promiscuidade?
Concerteza com outra vontade e acção conjunta os Sportinguistas podiam resolver isto?
12 Abril, 2018 at 17:24
Verde no Branco, Juízo Final, é para dar de madrugada!
isto ou como isto:
https://www.youtube.com/watch?v=WH–xw5eqqk&t=49s
é para dar todos os dias de segunda a sexta das 20 às 24!
E para mexer na merda feita pelo benfica é só querer porque ela é mais que muita, mas não só com blablabla.
TV é poder se ultilizarem imagem senão bastava uma radio!