E salta! E lança! E luta! Este é um post que gosta da chuva e que exige a existência da mesma sempre que isso significar que o Sporting é BiCampeão Europeu de Atletismo de Pista!
Um prelúdio: esta Taça dos Clubes Campeões Europeus não tem por norma forte participação das grandes potências da modalidade (Alemanha, França, Inglaterra), pois o modelo não passa por, ao contrário de Portugal, agregar o/as melhores em poucos clubes. Daí se perceba a força de Portugal nestas competições, mesmo com o país num patamar secundário enquanto selecção. Os principais opositores, neste caso “as”, são por norma Espanha e Turquia, agora que a Rússia (a super-potência europeia no feminino) também desapareceu de cena. No caso turco, tal deve-se à política de naturalizações que transformou o país numa referência do atletismo. A Turquia conseguiu através deste método, entre outras coisas, tornar-se no #1 do corta-mato europeu, com recurso a africanos e africanas recrutados nos países de origem.
Quanto a regras, dois elementos estrangeiros por equipa, não havendo necessidade de federação prévia, ou seja, o termo “mercenário” assenta perfeitamente nesta competição.
As meninas do Sporting, sem Sara Moreira (que acabou por não fazer grande diferença na pontuação), partiam como favoritas, com o Enke a partilhar tal título.
O primeiro dia decorreu dentro da normalidade, com resultados esperados, sendo que as únicas “falhas” foram os 4º postos de Svietlana Kudzelich, uma das estrangeiras (esta porém já com algum tempo de casa, nos 1500m), e Marta Onofre, no salto com vara. As turcas assumiram o favoritismo, com as suas cabeças de cartaz, a sprinter Ivet Lalova e a fundista Yasemin Can (actual campeã europeia dos 5000m e dos 10.000m) a dominarem as suas provas.
Patrícia Mamona, depois de oito meses de paragem, regressou à competição e saltou 13,53m, deixando todas as adversárias para trás e alcançando o único primeiro lugar de sábado. Ainda assim, as Leoas chegavam à última prova do dia em condições de disputar a vitória e encurtar distâncias para o primeiro lugar, pensamento que se transformou em verdadeiro balde de gelo à chuva, quando a primeira passagem do testemunho ocorreu fora da zona de transmissão e levou à desclassificação da estafeta de 4x100m composta por Lorene Bazolo, Rosalina Santos, Olímpia Barbosa e Filipa Martins. Zero pontos acumulados e o fosso para as turcas a cavar-se nos 13 pontos de distância.
O segundo dia foi uma “corrida de trás para a frente”, com as Leoas a somarem vitórias e lentamente a encurtarem distâncias.
Olímpia Barbosa ganhou nos 100m barreiras (acabando quatro centésimos à frente da adversária!!!), Evelise Veiga venceu o comprimento (novo recorde pessoal, recorde nacional sub-23 e segunda de sempre atrás de Naide Gomes), Irina Rodrigues ganhou o disco (com a turca a fazer apenas 7º) e Noelie Yarigo, a “mercenária” vinda do Benim, venceu os 800 m, numa prova em que liderou do início ao fim e em que a representante turca ficou fora do pódio.
As turcas quebravam nas provas em que eram mais fracas, demonstrando inegável diferença de qualidade entre as naturalizadas e as locais e o Sporting, depois de roubar o segundo lugar ao Valência, já olhava para o topo!
Entretanto Lorene Barzolo fez os mínimos, perdendo (novamente) apenas para Lalova, enquanto que Svietlana Kudzelich foi segunda na sua prova de eleição, os 3000m obstáculos. No outro lado do Alexander Stadium, Sílvia Cruz lançava o dardo a 47,31m, marca que serviu para recolocar a equipa verde e branca no primeiro lugar da geral.
O Sporting já estava taco a taco e a esperança renascia. A “turcafricana” Can voltou a fazer uma prova a solo nos 3000mt, com Catarina Ribeiro (3ª) a minimizar os estragos, e o 5º lugar no salto em altura deixou tudo como no início.
Enke e Sporting entravam para a estafeta de 4×400 empatadas. Com chuva tipicamente britânica a dificultar ainda mais a corrida, as Leoas não se deixaram intimidar e dominaram desde o primeiro percurso. As turcas foram-se atrasando e aquando da última transmissão já cheirava a título, conquistado de forma épica na prova que podia ter deitado tudo a perder e que tanto nos fez festejar!
Nota de rodapé para a prova masculina, em que o rival SLB esteve próximo de repetir o feito obtido pelo Sporting alguns anos atrás. Neste caso, a sociedade das nações do Enke levou a melhor, ficando os encarnados com um travo amargo na boca. Para lá de algumas ausências esperadas, teria bastado a presença de Marcin Lewandowski para que Portugal obtivesse a dobradinha. O polaco foi contratado especificamente para este evento, mas o Sumol que acompanhou a sandes de pagamento estaria fora de validade, e este ficou impedido à última hora de dar o seu contributo. Fica para a próxima. Porém, há que realçar que ficou demonstrado que dificilmente será este ano que tiraremos o título de pista masculino aos vermelhos.
Post elaborado com base no comentário feito por Nuno, o Crente em Jesus e empratado por Cherba com alguns condimentos para apurar o lado dramático da coisa
*«eu ouvi o teu comentário» é servido sempre que o homem do balcão consiga distinguir uma boa posta por entre o barulho dos pratos
28 Maio, 2018 at 13:29
Bela foto!
PS- Tanto talento e as bancadas totalmente vazias …
28 Maio, 2018 at 13:45
https://streamable.com/s/3owsr/irrfgq
28 Maio, 2018 at 13:46
LINDO! 😀
28 Maio, 2018 at 14:24
Que domínio!
28 Maio, 2018 at 14:53
Fucking beautiful
28 Maio, 2018 at 14:09
Foi uma recuperação épica que culminou no título numa prova de 4×400 comovente. Que se mantenha a qualidade ou, se possível, se aumente. Nos masculinos, que se aumente a capacidade competitiva para tentar o título nacional que este ano fugiu por muito pouco
28 Maio, 2018 at 14:24
Excelente posta!
Pensava eu, para quando a realização desta prova novamente em Lisboa?
Olhar para aquelas bancadas vazias é uma tristeza.
Já agora, a visão dos bifes sobre a nossa vitória:
http://www.european-athletics.org/competitions/eccc-track-and-field-senior/index.html
28 Maio, 2018 at 15:05
Excelente partilha José Silva.
28 Maio, 2018 at 14:30
Parabéns ao Sporting Clube de Portugal!!! Às meninas que são o Nosso Orgulho!
O Sétimo Troféu Europeu do Sporting Clube de Portugal no mandato do Presidente Bruno de Carvalho! Em 27 Títulos Europeus! Convém pensar nisso um pouco, antes de se tomar medidas ou decisões irreflectidas!
28 Maio, 2018 at 15:13
Quando falas em “Medidas e decisões irreflectidas” suponho que te estejas a referir às do BdC.
De facto, o presidente devia ter juízo.
28 Maio, 2018 at 14:39
Salvo erro a atleta da foto é a Cátia Azevedo, natural da minha cidade. Esteve presente no ano passado no almoço de aniversário do núcleo local. Gostava de a conhecer pessoalmente para lhe endereçar os meus parabéns. Que orgulho do nosso atletismo em especial da nossa equipa feminina!
28 Maio, 2018 at 14:56
Endereçavas, endereçavas … mas não era os parabéns.
28 Maio, 2018 at 16:00
Não tem hipóteses:
Só ganzada, mas ela tem escrito no dorsal “I run clean”!
😉
28 Maio, 2018 at 14:57
Eu também gostava de a conhecer pessoalmente…..
28 Maio, 2018 at 15:06
Quem não gostava… 🙂
28 Maio, 2018 at 21:10
O que tu queres sei eu!
28 Maio, 2018 at 14:40
Mas que grande foto! O punho cerrado e a expressão “é nossa!”
A vitória do crer.
Acho que vai aparecer no CM que utilizámos uma moto no terceiro percurso.
Parabéns às campeãs!
28 Maio, 2018 at 14:41
Houvesse esse espírito competitivo no futebol masculino e, de certeza, os resultados teriam sido outros. Parabéns às Leoas.
28 Maio, 2018 at 15:04
Excelente!
Sinceramente, depois de como acabou o dia de ontem, não estava à espera.
Foi muito bom!
Volto a dizer aqui a minha opinião… do porquê das modalidades serem tão diferentes do futebol profissional masculino.
Nas modalidades tudo funciona bem pois só “apanham” a parte do BdC do “Presidente bom”. Isso deve-se ao facto dele não se julgar um entendido nas diversas modalidades e fazer simplesmente a sua parte de “Presidente”: escolhe, bem, alguém para liderar cada modalidade e cria todas as condições no clube para que essa pessoa leve a modalidade ao sucesso! No futebol, onde ele se julga um entendido, ele não faz simplesmente a sua parte de “Presidente”. Quer mandar em cada detalhe, quer opinar em cada assunto, quer explicar a cada um o que devem fazer e como o devem fazer… E isto logo na modalidade onde o balneário é mais sensível e deve estar mais protegido de tudo o que vem de fora do Grupo de Trabalho. Com a agravante de ser a modalidade onde os melhores jogadores são mais aliciados para irem para Ligas melhores – isso não se passa por exemplo no hóquei onde a melhor Liga é a nossa. Foi por isto que se incompatibilizou com o Jardim. Foi também por isto que se incompatibilizou com o Marco. Foi por isto que se incompatibilizou com os jogadores. Não foi por isto que se incompatibilizou com o Jesus porque o Jesus nunca o deixou pôr o pé nesse ramo – o que não o impediu de o criticar pelo que fazia aos jogadores!
São 5 anos de intromissão – já criticada pelo Jardim, já criticada pelo Marco, já criticada pelo Jesus – com muito apontar do dedo, com muitas mensagens que cada vez mais eram mal digeridas, com um crescendo “encher do copo”! Um dia o copo tinha de transbordar!
Tenho dito aqui, ao longo desta época, desde o seu início, que tínhamos um excelente plantel para fazer uma base a ser trabalhada num projecto com cabeça, tronco e membros: poucas saídas (mas boas vendas), poucas entradas (mas boas compras), mais um ou 2 jovens da formação a subir ao plantel principal.
Estou convencido que o post de Abril fez ruir tudo isto pela base… Ainda por cima, acho, sem a devida compensação monetária!
Se se confirmar tudo isto, vai ser mais uma época muito difícil! Um grande passo a trás em relação ao que, mesmo assim, se tinha avançado esta época. 🙁
28 Maio, 2018 at 15:22
A diferença é que uns ganham milhões e não se esforçam e outro(a)s ganham “tostões” e lutam, suam a camisola e dão tudo pelo Sporting.
28 Maio, 2018 at 15:22
CR em Paris era porreiro, recebíamos 3% de 250 milhões…uns 7,5 milhões?
28 Maio, 2018 at 21:17
Já na época passada isso foi alvo de análise pelos jornais e diziam que numa transferência no valor de 200 M€, o Sporting receberia 4,5 M€.
Não era nada mau mas acho que ele vai continuar em Madrid com mais um aumento que fará dele novamente o mais bem pago a nível mundial.
28 Maio, 2018 at 15:25
O Jardim não disse nada disso, aliás nem houve críticas aos jogadores nesse ano, em que para os mais esquecidos não ganhamos o campeonato, com os putos, devido aquela brilhante campanha do “o Montero só marca em fora de jogo” que resultou em 2 coisas, 4 ou 5 golos legais anulados ao Montero (também marcou um em of side que deu pontos) que nos custaram 5 ou 6 pontos e o jogador que mais golos marcou em fora de jogo foi um tal de Lima adivinhem aonde jogava…..As únicas incompatibilidades que o LJ teve com o SCP foram o salário e o mendes !!!!
Do Marco Silva é melhor nem falarmos, a começar por se RECUSAR a cumprir uma ordem do superior directo e patrão, no triste caso Rojo…a partir daí batatas
No caso JJ e respectivo balneário aí sim tens razão demasiadas interferências mas se achas que o correcto é dar razão aos jogadores vs os empregadores desejo muito boa sorte ao “patrão” que vier a seguir…
O erro fundamental é despedir o Inácio por causa do JJ, não se mexe numa estrutura por um capricho seja de quem for….
SL
28 Maio, 2018 at 15:26
Post errado…..
28 Maio, 2018 at 16:47
O Jardim nunca criticou o BdC, como o Marco também nunca o fez. E?
Tu achas que as mensagens para os jogadores só começaram este ano? Ou talvez sempre tenham existido?
O que fodeu tudo e trouxe tudo para o publico, foi o post pós Madrid. O copo foi enchendo, em 5 anos, e esse post foi o que fez tudo transbordar…
28 Maio, 2018 at 20:12
Achar; verbo – Eu acho, tu achas, ele acha, e? A não ser que te estejas a referir aos pickles Goeses, uma delicia com paparis, eu dei-te factos tu vens com “achamentos” e evitas os pontos fundamentais, o costume portanto….
Hierarquia – Lisnave – Setnave “acha” lá o que quiseres…
SL
28 Maio, 2018 at 22:14
Eu não acho… Mas perguntei se tu achavas!
28 Maio, 2018 at 15:31
Os 30 gajos que fazem parte do plantel e equipa técnica é que estão todos errados.
BdC está certo.
Andou 3 anos a pagar milhões ao JJ, mas a sua responsabilidade é nula.
Vê-se mesmo que és um sportingado.
Agora é mandar “Sporting” para cima dos problemas: Fernando Correia, Inácio, Sá Pinto. Ainda vai contratar o Oceano para fazer mais uma temporada no lugar do WC. E o Sportinguista, romântico, como só ele sabe ser, ainda morde o isco destas medidas avulsas.
O que diria o BdC de 2013 se o GL fizesse o que ele está a fazer para não ir a eleições.
Até um croquete nojento como o GL teve mais tomates que o grande líder BdC.
Apego ao lugar? Nenhum. Zero. É mentira.
28 Maio, 2018 at 16:22
Que saudades do Godinho Lopes, um exemplo de seriedade, um mago da gestão, um génio das finanças, um líder desportivo. E não tinha Facebook.
28 Maio, 2018 at 16:42
No mundo só há 2 pessoas que podem ser presidentes do Sporting: Godinho Lopes, o croquete, ou o Bruno de Carvalho, o perfeito.
Mééééé…..
28 Maio, 2018 at 21:31
Só por curiosidade e se o homem, nessa AG de destituição voltar a ser apoiado pelos sócios? Marca-se outra para daqui a 2 meses? Ou esta é que vale? Ou dá-se-lhe um tiro?
E eu até estou á vontade porque acho que ele deve saír (a não ser que os sócios não queiram) mas com tempo suficiente para executar as operações financeiras, preparar a próxima época e saír pelas razões certas, (incapacidade de lidar com os media e comunicação pública paupérrima) com o agradecimento de todos os Sportinguistas com memória e vergonha na cara e não por haver meia dúzia de iluminados que mais não são do que caixas de ressonância da mais nojenta e abjecta campanha de assassinato de carácter que alguma vez vi…Nem os Americanos disseram tanto mal do Sadam dassssse….
Mais, há uma facção dentro do Sporting, muito antiga e com raízes profundas que pura e simplesmente não aceita que a maioria dos sócios do SCP mandem no clube, acham que devem ser eles as “elites de notáveis” a fazê-lo, já para mim notáveis são todos os sócios e adeptos que acompanham diariamente o clube e as suas equipas que apoiam o futebol, o volei, o andebol, ou o atletismo que não ganham milhares ou milhões e para quem as quotas e GB são escolhas difíceis porque afectam o orçamento mensal…esses são os notáveis do SCP para mim!!!
Quanto ao resto ainda não houve um indicio sequer que me faça mudar a minha opinião, tal como quando foi lançado o outro EO isto tudo (estou a falar do circo dos media, das AG de destituição mal enjorcadas, não da barbaridade da Academia) não passa de um ataque ás finanças do SCP e sim sei do que falo porque sou subscritor da outra que com esta brincadeira foi adiado o pagamento para Novembro e sei o que se passou na altura com campanhas e contra-informação constante que visava, desmotivar e assustar as pessoas, para que elas não comprassem as obrigações do SCP…
Até os guerrilheiros que andam na selva de AK-47 em riste sabem o B+A=BA que parece que muitos “iluminados” querem esconder ou esquecer, sem financiamento, não há resistência, pior não há sobrevivência!!! E não me venham para cá com merdas que a “culpa” é mais destes ou daqueles a culpa é de TODOS!!!
Se pensam que isto é um ataque ao BdC desenganem-se, isto, como sempre foi, é um ataque a um Sporting ameaçador, (para os podreres instituídos, sim podreres, de podres) eclético e ganhador, disfarçado de ataque pessoal, se lá estivesse outro com o mesmo outcome clúbistico, era atacado na mesma (eg João Rocha) se não fosse por falar com voz grossa era por falar com voz fina…E sim também sei que a comunicação dele ajuda e de que maneira á festa, mas não altera o resultado e o objectivo final…
Depois vejo toda a gente a encher a boca com “os superiores interesses do SCP” e “devolver a dignidade ao Clube” tudo muito preocupado com o SCP até e principalmente os FDP que não nos podem ver pintados e penso será? Será que é assim? E lembro-me daquele rapaz o Goebbels e o que ele disse uma vez “Se me derem o controle total dos media consigo convencer os habitantes de um País que afinal são porcos e não pessoas” *
Só para finalizar quero esclarecer, porque que é que entendendo eu que está na altura (mas com calma, não é a correr) de mantermos exactamente o mesmo projecto com outra cara, serei eternamente agradecido a BdC, mais que o pavilhão, as modalidades, as vitórias, as finanças, acima disso tudo está o facto de ele me ter devolvido o orgulho de ser Sportinguista, o orgulho de andar com uma camisola nossa vestida, nas férias, ou no ginásio, a ir para um jogo, ou para a praia, orgulho esse que também advém de olhar para a cara dos nossos adversários e ver nos olhos deles tudo, tudo menos aquela condescendência gozona de há 6 e 7 anos, vocês sabem no tempo do “o desporto Português precisa de um Sporting forte” era isso e a puta que os pariu!!!
SL
* Desculpem mas o meu Alemão é fraquinho, a atirar para o inexistente e a frase é uma tradução mais ou menos livre, mas a essencia está lá…
28 Maio, 2018 at 15:40
E aquela parte em que BdC exige compromisso aos atletas das modalidades, é parte boa ou parte má?
28 Maio, 2018 at 16:30
O BdC exige isso a toda a gente!
Ninguém leva a mal isso! Nem nas modalidades, nem no futebol.
28 Maio, 2018 at 15:41
E esses detalhes todos do dia a dia do balneário quem é que te conta?
28 Maio, 2018 at 16:38
Várias pessoas.
Um amigo do Jardim, que é amigo pessoal do meu irmão, por exemplo. E outras pessoas. Já aqui disse que conheço um dos adjuntos do Marco, pelo que sei muito do que se passou que nem é do conhecimento publico. Nem contei aqui, algumas coisas!
Depois é cruzar a informação. Eu faço isso. Coloquei aqui o quanto custaram os jogadores em Novembro – os valores que tinha a certeza e os que não tinha como confirmados. Muita gente disse que era mentira. Hoje já só os idiotas questionam isso.
A grande diferença é que vocês questionam tudo de toda a gente menos do BdC. O que o BdC fala é lei. É uma verdade inquestionável. Tudo o que os outros falam é mentira.
Ora, é óbvio que isso não é assim!
Além disso, quando não tenho a certeza, porque não consigo cruzar informação, digo sempre que “me disseram”… Não coloco aqui coisas sem sentido.
Eu não sou candidato a nada, não sou contra ou a favor do BdC… Ponto!
Acho é que o homem tem feito coisas erradas inacreditáveis… Mas também tem feito coisas boas!
28 Maio, 2018 at 15:42
Pensava que o Jardim tinha sido contratado pelo Mónaco. Onde é que houve essa incompatibilidade?
28 Maio, 2018 at 16:41
O Jardim em Dezembro já mal falava com o BdC… Já toda a gente está a par disso. Já toda a gente sabe que o Jardim jamais voltaria para o Sporting com o BdC a presidente.
28 Maio, 2018 at 15:43
Quando é que JJ ou Jardim criticaram a ‘intromissão’ no balneário?
28 Maio, 2018 at 16:39
Em publico nenhuma vez!
Mas criticaram, pedindo ao presidente para não fazer certas coisas. Que ele nunca acedeu!
28 Maio, 2018 at 15:20
Nunca pensei. Vi a última corrida como se fosse uma final de futebol a penalties do nosso Sporting.
Depois ía jurar que vi o Balakov a marcar um golo no estádio nacional ao final da tarde.
28 Maio, 2018 at 15:23
Grande orgulho nas nossas Leoas, parabéns por mais um titulo europeu!
28 Maio, 2018 at 16:39
A última corrida é empolgante, entusiasmante e Sportinguista do primeiro ao último fôlego!
Nem é preciso gostar muito de atletismo (e quanto eu gosto!) para vibrar com aquelas quatro Leoas – Filipa Martins, Dorothe Évora, Noelie Yarigo (que corrida brutal!) e Cátia Azevedo!
(fica outra vez o link da prova para ver, e ver, e ver, e ver…)
Depois de reverem a prova, vão à v/box de tv e vejam a ‘reportagem’ da Cátia Azevedo no Sporting Grande Jornal de ontem.
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING!
28 Maio, 2018 at 16:42
e não ficou link nenhum…
fica agora: https://streamable.com/s/3owsr/irrfgq
28 Maio, 2018 at 16:41
Grandes Leoas !
Pode haver quem não goste do presidente (ou que ache que os seus dias como presidente estão esgotados) mas temos de lhe dar todo o mérito de ter criado condições para que estes resultados (Bi-campeãs da Europa) fossem possíveis.
A aposta para estes títulos foi feita desde inicio com as várias contratações feitas e aqui funcionou em pleno ! (ao contrário do futebol onde as mesmas condições e aposta para ganhar foram feitas)
28 Maio, 2018 at 16:54
Ele também criou as mesmas condições para haver sucesso no futebol – tudo o que fez pelas modalidades, dinheiro, condições de treino, bons jogadores, bons técnicos, fez pelo futebol, onde investiu como nunca se investiu no clube.
O problema foi depois ele querer meter-se a opinar e a “mandar postas de pescada” no futebol, coisa que não faz nas modalidades. Ele nas modalidades, vai lá, vê se está tudo bem, manda umas piadolas, trocas uma bolas com os jogadores na descontracção, e vai embora, deixando a coisa entregue a quem sabe. Se for preciso dá uma “palestra” para motivar e chamar a secção à razão.
No futebol não é assim. Está lá muitas vezes a opinar, manda mensagens a toda a hora, etc… Abusa disso. E isso cansa toda a gente, que começa a olhar para ele de outra maneira.
28 Maio, 2018 at 17:24
O Sporting tem o domínio do atletismo feminino de pista há anos. Tal como o Benfica tem no masculino. São hegemonias difíceis de quebrar porque atletas de estatuto “olímpico” também não há tantos como isso. Em termos europeus o Sporting já tinha “cheirado” o título algumas vezes.
Também há uma combinação de factores que fogem à estratégia, quando o Sporting conseguiu o título europeu masculino fê-lo num cenário em que, quase que por acaso, tinha um conjunto de atletas de elevadíssimo nível (Francis, Rui Silva, Carlos Calado), algo improvável de acontecer num futuro próximo (daí a “aposta” nos estrangeiros e naturalizados).