O verão esta a chegar. Com o tempo quente e seco já se sabe que aí virão os famigerados incêndios que o ano passado atingiram proporções catastróficas e das quais zonas do país ainda estão a recuperar. E embora o actual Presidente do nosso SCP seja como o verão, seco e a meter calor em tudo e todos, tal como nos incêndios florestais, o nosso incêndio também terá mão (des)humana. E, como nos incêndios, a sua propagação nem sempre é por falta de meios mas também por incompetência de quem se deveria organizar e trabalhar para os prevenir e depois se acontecerem os apagar.

Tivemos o foco dos posts, a meter calor nos jogadores. Tivemos o foco da academia, o calor vinha de onde não se pode criticar e uns doentes foram lá perder a cabeça do fósforo. E agora temos o foco institucional, onde a população lançou uns foguetes com ajuda da paróquia e o bombeiro teimou em carregar o autotanque com álcool, que note-se, é decente para desinfetar as feridas mas não serve para apagar incêndios.

E aqui estamos. O post foi feito, esse foco estaria a ser extinto agora, com vendas, reuniões e em último caso alguém a intermediar a relação presidente-jogadores. O ataque da academia também arde, a policia está a trabalhar e os tribunais trabalharão a seguir. Quando acabar o prazo das rescisões, e a posição do tribunal, contaremos os hectares ardidos. O que nos leva ao grande incêndio de Maio que ainda lavra em toda a força, na minha opinião alimentado principalmente pelo bombeiro com a ajuda do calor e secura que ninguém ousa questionar serem proporcionados por esta direção, para o bem e para o mal.

E acho que é sobre este último foco que nos devemos debruçar. Pois é para este que os sócios levarão os baldes com água, ou álcool, para as AGs. E neste ponto acho que é necessário analisar cuidadosamente a atuação do bombeiro e quais as possíveis respostas do Sporting, que caso não se tenham apercebido é a floresta que está a arder.

Afastando-nos do exemplo dos incêndios, o que tem feito (ou não feito) o bombeiro? Não ouvimos um PMAG a dizer que rejeitava fazer uma AG pedida pelo CD? Que agora marca, mas que as datas são questionáveis, embora não seja público a data do pedido formal. Onde está a marcação da AG para aprovação do orçamento pelo ex-PMAG?
E onde está a marcação da AG eleitoral para a substituição dos órgãos sociais demissionários?
E onde está a publicação em diário da respublica das alterações aos estatutos aprovadas em AG?
E onde está o respeito pela vontade dos sócios que reuniram assinaturas para pedir uma AG de acordo com o artigo 51, ponto 1, alínea c) dos estatutos do SCP e que foram usurpadas para validar a AG pedida anteriormente á sua recolha?
Será que os sócios juntaram as assinaturas para o ex-PMAG usar como munição na sua AG destitutária ou assinaram para marcar uma AG por eles requerida?
E onde está a justa causa para a destituição a ser votada na AG que tenta marcar de acordo com o artigo 51, ponto 1, alínea d?
E por ultimo, na sua conferência de imprensa ainda teve o desplante de gozar com o pedido de três AGs feitas pelo CD. Seriam uma AG para ouvir os sócios? Uma para o orçamento? E uma para eleger os órgãos demissionários? Que desnorte.

Acho que a conclusão é, pelo menos para mim, que o exPMAG não está a exercer as suas funções. E não é o estar demissionário neste período mais conturbado, é mesmo recusar-se a trabalhar. Contratámos um motorista que se senta no lugar do condutor mas recusa-se a conduzir seja para onde for, a não ser em direção ao precipício. Portanto, os estatutos não preveem uma comissão transitória para MAG mas também não preveem uma MAG que se quer manter em funções mas se recusa a exercer as funções. O que pode ou deve fazer o Sporting quando uma MAG se recusa a exercer as funções determinadas pelos estatutos?

Em suma, enquanto o bombeiro deveria estar com o autotanque cheio de água a ajudar a apagar o fogo, recusa-se a carregar água e insiste em jorrar álcool nos pontos onde o fogo será mais difícil de controlar. Mais tarde poderíamos tentar limpar as matas para minimizar o impacto do verão, mas primeiro havia que apagar o fogo. Há se calhar outro exemplo ligado ao fogo que também se aplica, se tiverem um fogo na cozinha quando estiverem a preparar fritos a melhor solução não é deitar água mas sim abafá-lo. E tal como nos fogos há um resultado que para a população geral é normalmente contraintuitivo, também aqui a madeira, mesmo queimada, vale ainda muito dinheiro.

ESTE POST É DA AUTORIA DE… O outro
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]