Dando seguimento ao tema abordado por Bruno de Carvalho, em 2016, o relatório da petição com vista ao reconhecimento das edições do Campeonato de Portugal de futebol entre 1922 e 1938 e que acolhe a pretensão dos peticionários foi aprovado por unanimidade na Assembleia da República (AR). A exposição foi aprovada por todos os partidos políticos no âmbito de uma reunião da Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto.
Como a petição tem mais de quatro mil subscritores — apresenta 4.470 assinaturas — terá obrigatoriamente de subir ao plenário da AR para ser discutida, mas apenas isso, pelo menos nesta fase, uma vez que os partidos poderão mais tarde avançar com iniciativas legislativas. Em declarações à Lusa, o deputado Joel Sá observou que o Estado delegou na Federação Portuguesa de Futebol (FPF) a organização e regulamentação do futebol em Portugal, lembrando que organismo federativo já criou uma comissão constituída por historiadores e especialistas para estudar o assunto.
A petição n.º 488/XIII visa o reconhecimento das 17 edições do Campeonato de Portugal (única prova nacional disputada entre 1922 e 1938) e fundamenta a sua pretensão com recurso a vários documentos oficiais e exemplos de outras competições internacionais.
Desta forma, fica mais próximo a recontabilização de mais quatro títulos de campeão do Sporting Clube de Portugal, devido à conquista de quatro edições do Campeonato de Portugal.
5 Julho, 2018 at 15:07
Repor a verdade. Apenas isso.
5 Julho, 2018 at 15:21
Não se deveria incomodar os deputados que este tipo de questões. Eles tem assuntos bem mais importantes para discutir e este tema apenas interessa a quem apenas procura criar conflitos e a deteriorar as relações entre instituições, que se quer sejam cordiais e de bom convivência.
5 Julho, 2018 at 16:33
🙂 !!!
5 Julho, 2018 at 15:25
Os 71% que agradeçam ao Bruno por isto! Durante anos a fio, com n direcções ninguém quis saber disso, o Bruno meteu mãos ao trabalho e o resultado está quase à vista! Estavam todos muito preocupados em saber se os croquetes tinham muito óleo ou então andavam a vender o património ao preço da chuva! É a diferença entre um Presidente que defende o Clube com unhas e dentes e um Presidente que defende o Clube com as mãos cheias de gordura e com as calças em baixo!
5 Julho, 2018 at 16:12
Isto dá muito trabalho e é preciso trabalhar muitas horas por dia como qualquer de nós …
Outros que apenas passam para as fotografias, o chá das cinco e um charuto e vão para o golfe não tem tempo para estas coisas.
O Sporting ganhador e respeitado dá MUITO TRABALHO e isso não é para os ditos do golfe ou do bridge.
5 Julho, 2018 at 15:32
O local do jogo de estreia da seleção portuguesa de futebol na Liga das Nações, frente a Itália, foi alterado para o Estádio da Luz, devido às eleições para os órgãos sociais do Sporting.
“A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) informa que o jogo Portugal-Itália, do próximo dia 10 de setembro, às 19:45, será no Estádio da Luz e não em Alvalade como inicialmente agendado. A decisão da FPF foi tomada depois de avaliadas as questões logísticas decorrentes do ato eleitoral do Sporting Clube de Portugal, agendado para 8 de setembro, e discutida com os responsáveis do clube nesta quinta-feira”
“A FPF agradece aos dois clubes, à federação italiana e à UEFA, a total disponibilidade demonstrada para alcançar esta solução”
5 Julho, 2018 at 16:05
Mais dinheiro a entrar na Luz… foda se
5 Julho, 2018 at 16:32
E a CG de imediato acedeu ao pedido da FPF.
Sporting, o clube que se quer dar bem com toda a gente…
5 Julho, 2018 at 17:53
Sinceramente não me incomoda nada que essa selecção não jogue em Alvalade.
5 Julho, 2018 at 18:41
Tanga desses bandalhos; além de darem de comer aos rabolhos (para quando é que fica irem perguntar ao dso e ao madaíl/gomes que história era aquela da porta do cavalo?) esses cabrões fazem-no porque sabem que o acolhimento de uma selecção que alinhe com esses rafeiros traidores em Alvalade seria um escândalo internacional…
5 Julho, 2018 at 21:19
HAHAHAHAHAHAHAHA
OMFG !
5 Julho, 2018 at 21:29
Dois em um.
1- Mais uma ajudinha aos lampiões com uns “extras pela porta da cavalo” à boa maneira do amigo Madail
2- Evitar que os traidores do SCP tenham uma noite para mais tarde recordar.
5 Julho, 2018 at 15:33
É apenas uma luta pela reposição da verdade…no entanto se essa reposição está nas mãos da FPF espero o pior…
5 Julho, 2018 at 15:33
Que GFDP este BC pena de morte para este gajo por andar a fazer trabalhar os deputados da respublica. Já não há direitos neste país?
5 Julho, 2018 at 15:41
A diferença que faz arranjar aliados…
O problema maior não é reconhecer esses títulos, é o que fazer com os 4 anos de “Liga”. Não pode haver dois campeões.
5 Julho, 2018 at 19:04
É simples, são outra competição que com o”experimental” vale bola. Assim do género taça intertoto mas sem entrada na liga europa.
5 Julho, 2018 at 15:44
Notícia de última hora: deputado lampião Sérgio Azevedo (o tal que enviava informação confidencial da Assembleia da República para o Pedro Guerra) suspeito de montar esquema com dinheiro sujo para que o notável sportinguista Santana Lopes fosse eleito líder do seu partido.
5 Julho, 2018 at 21:32
Foi o mesmo que tentou pela calada dar um golpe na Liga transferindo competências para a FPF. A manobra foi denunciada e gorou-se.
5 Julho, 2018 at 15:56
Só neste país é que um clube se vê obrigado a fazer um desenho à entidade que devia preservar a história do futebol português, para que lhe sejam reconhecidos 4 campeonatos justamente conquistados.
5 Julho, 2018 at 16:04
Bem… depende do clube…
Infelizmente, só agora nos lembrámos das “cores e das setinhas”…
Mais um triunfo desta “direção “…( ao abismo)
5 Julho, 2018 at 16:06
OFF: não sei se já alguém postou mas aqui fica:
Resultado do sorteio da UEFA Champions Futsal
Group 4: Sporting CP (POR), Kairat Almaty (KAZ), LSM Lida (BLR), Feniks (KOS, hosts)
Top three in each group progress to the elite round.
SL,
5 Julho, 2018 at 16:45
O carnide calhou no grupo do farsa.
5 Julho, 2018 at 16:07
o efeito cintra
5 Julho, 2018 at 16:15
1 – Nao vai dar em nada. Pais do faz de conta.
2 – O CM ja confirmou Gelson no atletico ou nao? A confirmar-se essa bela merda gostava de saber os valores envolvidos. Mais, quero tambem saber quanto pagamos pelo redes dos gajos que mais ninguem quer.
5 Julho, 2018 at 16:46
Perguntas incómodas. O mendes reentrou no Sporting numa força nunca vista. Espera o pior!
5 Julho, 2018 at 16:48
Para mim é irrelevante se nos atribuem os títulos ou não (apesar de que pode ser importante em termos de prestígio de marca e patrocínios).
Registo é a habitual hipocrisia dos comentadores da cartilha e da coligação CMTV-TVI24 que acharam um escândalo as nossas pretensões quando estamos a falar de uma questão discutível, de interpretação, de metodologia desportiva.
5 Julho, 2018 at 19:04
Não tem nada que discutir, o revisionismo histórico e a indiferença para com esse são sinais destes péssimos tempos mas não serão os labregos rabolhos a descontruir a língua portuguesa: O vencedor de uma prova chamada campeonato é, a todos os títulos, Campeão.
Obrigado, mais uma vez, à direcção ILEGALMENTE deposta, por este último Exemplo de Luta e de Resistência a mais esta DESFAÇATEZ desses corruptos pluri-arguidos.
6 Julho, 2018 at 10:32
Pessoalmente a mim não me incomoda não termos esses titulos.
O que me incomoda é que se considerem titulos de competicões não oficiais aka liga experimental, como titulos de campeão nacional.
Qualquer dia dizem que a taca eusébio é equivalente à Taca de Portugal….. espera, essa não fazem eles, porque o carnide em 9 edicões ainda só ganhou 3!!!
Ou juntam os titulos correctos ou deixam tudo separado, não podem andar a juntar alhos com bugalhos.