Bas Dost regressou, hoje, aos treinos e para lá da divisão de opiniões motivadas pela rescisão e recente anúncio da continuidade, há uma vertente puramente futebolística relacionada com o holandês que também provoca discordâncias: Dost torna, ou não, o futebol do Sporting mais previsível?
A minha resposta é “não”!. Ou, se preferirem, não foi Dost que tornou o futebol do Sporting previsível; foi o modelo escolhido e petrificado que levou a que isso acontecesse.
Creio não haver uma única equipa que se queixe de ter um gajo que marca 70 golos em duas épocas. Mais, um gajo que marca 70 golos em duas épocas numa equipa a jogar muitas vezes a passo, sem rasgo e com partidas onde não existia um único cruzamento, alto ou baixo, que permitisse aproveitar as características do holandês. Pior ainda, numa equipa refém de um único esquema táctico e sem vontade de alterá-lo, embatendo de forma parva e repetitiva nos muros defensivos adversários.
Dost é um goleador nato e um dos pontas-de-lança mais inteligentes que passaram pelo Sporting. É verdade que, por vezes, essa inteligência se torna enervante quando ele procura servir companheiros em vez de rematar à baliza, mas só quem estiver de má fá poderá questionar o quão bons são, na sua maioria, os movimentos que o 28 faz ao longo de uma partida. Atente-se na quantidade de vezes que Dost recua para servir de pivot; atente-se na quantidade de duelos aéreos que Dost conquista colocando a bola jogável nos companheiros.
Sim, é verdade que não estamos a falar de um ponta-de-lança pressionante como Liedson ou Slimani, mas também não me recordo de nos queixarmos do facto de Jardel não mexer o cu a não ser para atacar as bolas e metê-las lá dentro. A pressão e a construção ficavam a cargo dos colegas e de uma táctica pensada para tirar o maior proveito possível de uma máquina de fazer golos.
Dost poderá não ser Jardel (ainda não marcou com o cu, por exemplo), mas é, também ele, uma máquina de fazer golos. Mas como todas as máquinas, também ele vive de um conjunto de peças que tornem a mecânica num sucesso. E, em meu entender, jogadores como Nani, Matheus, Chico, Raphinha ou Bruno Fernandes, têm mais do que capacidade para serem essas peças que desbaratam as defensivas adversárias e deixam o goleador preocupado com a sua principal tarefa: marcar, marcar, marcar!
23 Julho, 2018 at 17:21
Para mim é o Pedro Madeira Rodrigues e + 10…
Ele já vestiu a camisola e sente como nenhum dos jogadores.
23 Julho, 2018 at 17:25
jogas para não descer, portanto?
23 Julho, 2018 at 17:29
Jogar para não descer?! NÃO descer?!!
Cherba, o optimista incorrigível…
23 Julho, 2018 at 17:34
Estamos a falar do craque PMR, certo?
https://m.youtube.com/watch?v=8726Qr_EQec&t=16s
23 Julho, 2018 at 17:44
Fo…
Da…
–
Se!!!
hahahahahahaha
Momento “No comments”
23 Julho, 2018 at 17:23
Dost é muito bem vindo! Como é o Bruno Fernandes e como será o Battaglia, caso venha!
Os outros podem ir para o caralho e deixar que seja a FIFA a decidir – infelizmente no caso do William, já se safou!
Concordo muito com o post!
De resto, Dost joga para a equipa e a equipa joga para o Dost. Como deve fazer qualquer jogador. No fim ganha o Sporting!
100% em todos os jogos… ou mais!
23 Julho, 2018 at 17:32
Dost, duas épocas 70 golos, o futebol assim pode ser previsível, desde que ele não falhe golos feitos, como aconteceu a época passada com o Carnaxide, ddddaaasss. Dost é bem vindo, Bruno também, tal como bataglia e Leão, o resto é,despachar ou enviar prá FIFA, siga!!
23 Julho, 2018 at 17:33
O mais previsível era que se bola chegasse ao Bas Dost ia ser golo….
23 Julho, 2018 at 17:44
É verdade, torna o jogo previsivel… pelo menos a cada 2 jogos, 1 golinho para ser pessimista. Para ser optimista, cada jogo, 1 golo, em média.
Vivo bem com este tipo de jogo “previsivel”. 🙂 É cá um problema (para os adversários, claro).
Também acho que não é um avançado que se farta de marcar golos que torna o jogo previsivel. É quem joga com ele e de que forma joga.
23 Julho, 2018 at 17:44
É lógico que Bas Dost torna o nosso futebol mais previsível. Quando um PL só marca a um ou dois toques, isso obriga a equipa a jogar de forma a que o PL só tenha mesmo de tocar na bola para metê-la lá dentro. O facto de ser TOP nesse momento não faz com que seja, vá lá, razoável no resto. Com Bas Dost não podemos meter-lhe bolas nas costas da defesa que ele não tem velocidade para se isolar, ganhar metros ao último defesa e finalizar. Também não pode receber demasiado longe da baliza pois não tem (ou não aplica) meia-distância nem tem velocidade para servir de tabela e rapidamente arrancar para a área em situação de transição. Restam apenas os cruzamentos ou qualquer lance fortuito na área que sobre para ele.
BD é excelente….enquanto apresentar estes números. No dia em que baixar a fasquia ou começa a fazer mais coisas que justifiquem os números mais baixos ou vai para um campeonato mais fraquinho e continua a ser o maior. É a sina dos pinheiros…ou marcam ou estão condenados.
Ainda assim o brunovl tocou num ponto interessante. Pode fazer mais assistências porque tem qualidade de passe e QI futebolístico para tal. Acho que no próximo ano o nr de golos vai baixar mas as assistências vão aumentar porque Nani, Matheus e Raphinha são mais goleadores do que Gelson e A.Cunha.
23 Julho, 2018 at 18:03
mas pode ficar menos previsível se tiver companhia
23 Julho, 2018 at 19:36
Eu preferia jogar em 4-3-3 e vê-lo sozinho na frente mas com os dois laterais a serem verdadeiros extremos e serem eles a ganhar a linha permitindo os extremos entrarem na área. E se a isso juntarmos um terceiro médio mais 10 do que 8 (ou uma dupla de miolo com BF e Chico à frente do trinco)…alimento para o Dost não faltará de certeza.
23 Julho, 2018 at 19:46
+1
23 Julho, 2018 at 17:56
Dost+Leao+Slimani
Duas putas e um sportinguista. 3 craques.
Não mexe mais. Encomendem as faixas.
23 Julho, 2018 at 17:58
Vai haver Miss Sporting?!
DEve ser para substituir os jogos de pré época.
23 Julho, 2018 at 17:57
Agora ele vai marcar no mínimo 50 golos só para o campeonato. Não interessa a táctica. É que ele falou com umas pessoas e agora está com a cabeça mesmo boa. E ele diz que ama o clube, como podemos desprezar este sentimento tão genuíno? E se por acaso voltar a ficar melancólico, tudo bem, nós aumentamos-lhe ainda mais o ordenado e até pensamos em deixá-lo sair para onde ele se sinta bem, sem colocar obstáculos. Tudo por quem nos ama e nos demonstra isso de forma tão cabal.
23 Julho, 2018 at 18:04
aposto que vais sair do Estádio de cada vez que ele marcar um golo
23 Julho, 2018 at 18:11
Não vou ao estádio, fica descansado. Ele pode ficar todo para ti para lhe bateres todas as palmas deste mundo.
23 Julho, 2018 at 18:15
não faças birra
23 Julho, 2018 at 19:48
Se o holandês pode, eu não posso?
23 Julho, 2018 at 20:06
Gaita…ao holandês…
“Enfiaram-lhe uma fivela” na cabeça…
Até eu que sou sportinguista…”se me tratassem assim”…iria “pensar duas vezes”…
Se voltaria a Alvalade…!!
“Não brinquemos” com os sentimentos dos outros…
SL
24 Julho, 2018 at 1:53
Nem com os nossos. Queria sair? Negoceia e sai. Não rescinde.
Z
23 Julho, 2018 at 18:20
Concordo com o post. Bas Dost é um jogador excelente, quem marca 70 golos em 2 épocas não deixa muitos motivos para falar.
Há no entanto uma coisa, que aqui já foi falada, dificilmente poderá jogar em 433 como Peseiro parece gostar mais.
Na minha opinião ao jogar em 442 poderá também viabilizar Nani, com Matheus e Rafinha, não vejo Nani com vida para andar a extremo e pode sair dali um segundo avançado de grande categoria.
23 Julho, 2018 at 18:28
Com papas e bolos se enganam os tolos…
Z
23 Julho, 2018 at 18:35
alguém que diga ao basdosttodoborrado que convém que comece a saber chutar á baliza , é que um avançado que custa milhões ( ainda por cima frágil mentalmente ) marcar só golos de cabeça e penalty fica curto , convinha que soubesse chutar melhor com aqueles pés de barro , mas que lhe digam com calminha sem assustar o “menino” …
23 Julho, 2018 at 20:07
Bolas…
“…frágil mentalmente…?”
Mas vocês habitualmente “pensam…”…antes de escrever…?
SL
23 Julho, 2018 at 18:58
Só aqui um aparte que poucos se devem lembrar
http://relvado.aeiou.pt/sporting/slimani-no-sporting-b-498555
24 Julho, 2018 at 22:42
Pois é!!
Amochou, voltou.
Foi pro.
Cresceu.
Saiu por 30 m…. E já de deve ter arrependido!!
23 Julho, 2018 at 19:02
A renovação de contrato foi para premiar a chantagem?
23 Julho, 2018 at 19:05
Bom, bom, tinha sido o BdC ficar, isto ir parar à Fifa ( Ou chegarem a acordo para o Bas Dost sair, mesmo que não o merecesse pois deveria ter, primeiro, falado com as pessoas e pedir para sair… A não ser que, afinal, não quisesse mesmo sair. *mindfuck* ), e ter trazido o Slimani.
E este post do Cherba não existiria ( Bem como muitos outros posts e comentários nossos )
Essa é que é essa.
🙂
Mas sigaaaaa
23 Julho, 2018 at 20:20
o Dost é para 4-4-2… ou 3-4-3
nunca pode jogar sozinho no meio dos centrais.
23 Julho, 2018 at 20:29
O pessoal equaciona mesmo abdicar de um PL que mete 70 golos em 2 anos?
23 Julho, 2018 at 20:38
É o mesmo tipo de pessoal que fala mal do Ronaldo por só marcar dentro da pequena área. Dost=Golos, ponto. O último que tivemos assim tinha alcunha de video-jogo, curtia snifar umas linhas, mas dentro do rectângulo era o melhor.
A pergunta que fica é: era ele o previsível ou eram os extremos que tinham 0 jogo interior e só sabiam ir à linha cruzar? (mais para o Acuña do que para o Gelson)
23 Julho, 2018 at 21:27
Bas Dost para mim nunca é problema mas sim solução.
O que acho que faltou muitas vezes no ano passado foi apoio. Mais gente à sua volta que conseguisse ajudar a variar o jogo interior com o exterior e de jogar em velocidade. Matheus, Raphinha e Nani ajudam a que isso aconteça.
Teremos também laterais mais balanceados para a frente. Sobra a questão de como é que se vai equilibrar a equipa com laterais mais ofensivos e alas mais fantasistas. É preciso um trinco em modo tanque e 2 médios centro com capacidade de jogar e de defender bem. B. Fernandes é obviamente 1 deles. Fica o outro em aberto.
Para muitos jogos pode ser o Geraldes se ganhar essa intensidade. Para outros o Wendell…
Mais uma vez… Dost é parte da solução, nunca o problema. Toda a equipa tem é ser construída para saber variar o seu jogo. Seja um jogo mais paciente e de meter lá a bola (conseguindo mais gente na área), sendo um jogo de velocidade e de aproveitamento dos espaços e das 2as bolas que ele ganha.
PS: quando é que acaba o contrato do Matheus e do Geraldes?! Se for em 2020 é urgente renovar antes de apostar a sério.
24 Julho, 2018 at 6:40
Há aqui malta (fodidos com outras merdas) que não se lembra de um tal de Jardel que não foi para os lamps pq um tal de Gaspar Ramos e Toni disseram que “não é bem o jogador que queremos. Ele só sabe marcar golos!”.
PC tratou do assunto e até um título Jardel nos deu.
Se a equipa não souber jogar com Bas Dost é menos um. Se souber jogar com ele é mais dois.
Slimani… é mais 3.