Creio ser unânime considerar que, neste momento, uma das maiores indefinições reside na posição 6. Entre o inexplicável que é a continuidade de Petrovic e a revoltante possibilidade de Palhinha rumar ao estrangeiro, a verdade é simples: está em aberto o lugar de médio defensivo.
E, quanto a mim, a primeira pergunta que deve fazer-se é: que tipo de médio defensivo quer Peseiro?
Recuemos no tempo, ao tempo em que Peseiro tinha como primeira opção Rochemback e como segundo homem de confiança, Custódio. Entre um e outro há enormes diferenças. “Rocka” era um 6 todo o terreno. Forte fisicamente, capacidade de sair a jogar, bom no passe curto e no passe longo, capacidade de aceleração para provocar desequilíbrios em trocas posicionais com os médios ao seu lado/frente (e aquele pontapé canhão, claro). Custódio era muito mais posicional. Melhor no jogo aéreo, melhor na ocupação da área em frente à defesa, mas sem rasgo e sem vontade de arriscar algo mais do que toma lá dá cá em passes laterais que faziam a bola ir de uma linha lateral à outra.
Ora, Palhinha, para mim o único seis que devia contar, é este jogador mais posicional. Um monstro na componente física, tanto nos duelos ombro a ombro como nos duelos aéreos, com uma capacidade de jogar em antecipação que acaba por trair o seu tamanho. Falta-lhe, sem dúvida, essa capacidade de sair a jogar, nomeadamente se tiver que fazê-lo sob pressão, algo que William tinha para dar e vender com aqueles movimentos dentro da cabine telefónica (quando tinha moedas e queria fazer chamadas para casa, claro). Palhinha é, também, uma opção sempre válida para, mesmo não jogando de início, poder entrar quando é necessário reforçar o meio-campo e defender uma vantagem ou, mesmo, ser utilizado como central.
Faltaria, então, um médio defensivo com características diferentes (claro que a qualquer momento pode chegar Battaglia, apesar de também não o achar assim tão diferente de Palhinha). O tal médio capaz de sair a jogar, de pautar o jogo e de desequilibrar quando subisse. Mas será que temos, mesmo, que contratar esse médio? Será que, na grande maioria dos jogos, não poderemos abdicar desse médio mais posicional e defensivo e assentar o futebol em dois médios capazes de interpretarem as necessidades do jogo e compensando-se mutuamente? Será que não podemos ter um Pirlo à nossa medida? Um Rakitic e um Modric?
Deixando Adrien de lado, porque o raio do 23 assenta que nem uma luva nesta ideia, sei que Rafael Barbosa já foi emprestado, mas penso sempre nele quando equaciono uma equipa com este estilo de meio-campo. Também me questiono se Gauld não funcionaria assim, tal como vejo Wendel a assumir uma dessas posições. Os próprios Francisco Geraldes e Bruno Fernandes poderiam ser trabalhados num sistema em que, à vez, viessem buscar a bola e organizar o jogo fora das zonas mais avançadas e de pressão mais intensa. Viessem buscar a bola a zonas onde tivessem mais tempo para pensar o jogo.
Com tudo isto, quero dizer-vos duas coisas: que Palhinha faria sempre parte do meu plantel e teria a merecida oportunidade; e que gostava, muito, de ver-nos sacudir este conceito rígido de número seis, um pouco ao jeito do que Guardiola fez no Bayern quando puxou Lahm para aquela posição por ver nele alguém capaz de começar a pensar o jogo a partir de trás.
p.s. – metam o Enzo Perez na peida
24 Julho, 2018 at 15:17
Palhinha como central..
24 Julho, 2018 at 15:27
Não sei se bataglia vai voltar… Mas,mesmo que isso aconteça, temos que manter palhinha, contratar médio 6 com características diferentes… Bom no 1 para 1 a roubar bola, que saiba sair a jogar e tanto no passe curto como longo. Um lateral esquerdo de qualidade e mais um avançado!!! Manter Geraldes, Mateus, wendell… Dispensar algum lixo que se mantém por lá and… Thats all.
24 Julho, 2018 at 15:33
O Palhinha vem de ano e meio de escassa utilização e esse tempo perdido entre banco e bancada, foi prejudicial para o seu crescimento. Está longe de ser um predestinado, mas tinha/tem potencial para ser um jogador de 2ª linha bastante útil, bastava que lhe dessem confiança e minutos com alguma regularidade.
Goste-se ou não, a continuidade do Petrovic parece tomar forma, mas temos que tentar arranjar um 6 que entre de caras no 11 e não será fácil, dinheiro não abunda.
Que tipo de 6 será, vai depender da forma como o Peseiro queira colocar o Sporting a jogar, mas terá de ser alguém com uma enorme disponibilidade física, bom posicionamento defensivo e inteligência na ocupação de espaços e, na minha opinião, não vejo essas capacidades nem no Miguel Veloso e muito menos no Enzo Perez.
24 Julho, 2018 at 15:33
Notícia avançada pelo rascord: “O Fanatik avança que Rúben Ribeiro está perto de assinar pelo Rizespor, equipa recém-promovida à Liga turca. ….mais um acordo á vista….
24 Julho, 2018 at 15:37
Eu acho que deviamos pagar a alguem para ficar com o Ruben Ribeiro …. que puta de contratacao …
24 Julho, 2018 at 15:35
Antes do jogador vem o sistema tactico e a estrategia, que em conjunto vao definir o tipo de jogador pretendido e as respectivas caracteristicas …
Sem saber o que pretende o treinador, vou dedicar me a questao das caraceristicas de quem esta neste momento:
Petrovic e Palhinha – dois 6 de destruicao do jogo adversario e de passe curto. Ganhar a bola ( em duelo seja jogo aereo seja com bola no chao ) e entregar o mais rapido possivel ao colega mais proximo. Ficar na sobra do colega que sobe, seja o lateral ou um dos centrais, um pouco a imagem do que fazem Fejsa e Danilo … Necessitam de um 8 tipo Bruno Fernandes que consegue ajudar na tarefa defensiva e é superlativo no momento ofensivo. Sao mais efectivos a jogar como pivot unico.
Misic e Mattheus oliveira – dois 6 de construcao de jogo, bons no passe longo e no passe curto, pelas suas caracteristicas fisicas conseguem tambem ajudar na destruicao de jogo ( embora necessitem de um 8 tipo Adrien ), mas sao mais efectivos num duplo pivot.
Para mim quem deveria estar no plantel ( com todo o respeito por Palhinha deveria ser Tiago Djallo, esse sim o futuro 6 do Sporting. Segundo ano de junior e muita qualidade ( apostaria tambem em Diogo Bras em vez de Jovane Cabral ) … mas isto é outro tema relacionado com o momento de afirmacao dos atletas na primeira equipa e a politica de emprestimos e equipa sub 23 … Demiral em vez de Domingos Duarte ou Andre Pinto, Thierry Correia em vez de Bruno Gaspar, etc etc etc
24 Julho, 2018 at 15:36
Ainda não engoli as rescisões e as decisões das mesmas mas tentando pôr isso de lado e olhando apenas ao que pode acontecer dentro das 4 linhas apostava no Battaglia e no Palhinha para o banco e jogos mais fáceis.
24 Julho, 2018 at 15:36
Será que o Palhinha é assim tão diferente de Danilo, por exemplo.
è que olho para um e para outro e vejo as mesmas qualidades e defeitos…um sempre foi titularissimo do porto, o outro….
24 Julho, 2018 at 15:39
Consigo ver muitas diferenças entre os dois. Pena não termos conseguido finalizar o Danilo.. talvez o William tivesse saído há mais tempo..
Mas entre o Danilo e o palhinha vai uma enorme diferença
24 Julho, 2018 at 15:45
4 anos de diferença…..vamos ter calma! à 4 anos o Danilo estava no Maritimo….palhinha precisa disso mesmo, de jogar!!!
24 Julho, 2018 at 15:46
Talvez porque um foi aposta.
Reconheço que Danilo é melhor jogador, mas também evolui muito desde que foi aposta…e isso Palhinha nunca teve. Nem mesmo após aquela fdputice após o jogo da taça em Oleiros, por exemplo.
24 Julho, 2018 at 15:54
Ora vamos lá..
Acerca da opinião de que Danilo e palhinha eram muito semelhantes, eu discordei… Agora se um foi aposta e outro não foi, ou se um tem mais quatro anos.. não foi essa a questão.
Danilo oferece ao jogo muito mais que palhinha, é um facto. Mesmo com palhinha a ter muito jogo não acredito que consiga chegar a um nível muito alto. Vejo o mais como central que a trinco.
Danilo já era fundamental no marítimo.. já se via que era um jogador importante. Daí estarmos todos muito contentes quando o deram por certo no Sporting.
A principal diferença entre os dois é que um é campeão pelo Porto e, fora a lesão, sempre a primeira opção.
Palhinha devia ficar no plantel, daí a ser o jogador que precisamos a 6…
24 Julho, 2018 at 15:42
Em caso de retorno de Bataglia eu colocaria …
Bataglia e Tiago Djallo ( em alternativa Palhinha )
Mattheus Oliveira/Misic e Wendel
Bruno Fernandes e Francisco Geraldes
Neste momento num 433 nao devemos andar longe de –
Viviano, Gaspar/Ristovsky, Coates, Mathieu, Acuna/Lumor, Petrovic, Bruno Fernandes, Matheus Pereira, Nani, Rafinha e Bas Dost
SL
24 Julho, 2018 at 15:45
Dispensava o mattheus Oliveira..
24 Julho, 2018 at 15:49
No lugar dele colocava o Daniel Braganca …
Por isso dispensava Mattheus oliveira e Misic …
O quarto central, o quarto medio centro, o quarto extremo, o terceiro GR e Avancado deviam ser lugares ocupados por jogadores tipo AA do segundo ano de Juniores, no limite primeiro ano de seniores …
Uma pergunta, nao seria melhor apostar em Thierry Correia do que apostar em Gaspar??? Eu acho que sim ..
24 Julho, 2018 at 15:39
Palhinha tem de ficar, óbvio!
Petrovic e misic são para vender, óbvio!
Se battaglia não vier, arranjem mais um 6, se vier fiquem sossegados… Mas acima de tudo metam o Enzo na peida!
25 Julho, 2018 at 0:19
Eu só acrescentaria..,
Óbvio!
24 Julho, 2018 at 15:41
Para mim o Palhinha faria parte dos 4 centrais e, num onze com Coates e Mathieu, o 3º central, ainda que precisasse de ser trabalhado. O 4º seria o André Pinto e o Marcelo era para fazer dinheiro – facilmente se vendia para uma Turquia qualquer por 2 ou 3 M€.
De resto, é manter a calma que o Cintra resolve… 🙁
24 Julho, 2018 at 15:57
Cherba, o Custódio era mais do que um substituto do Rochemback.
Não era visto dessa maneira pelo Peseiro.
Aliás, os dois coincidiram no onze titular pelo menos nuns 15 jogos.
O Rochemback para mim era muito mais um 8 do que um 6 mas isso é discutível.
24 Julho, 2018 at 16:00
Amanhã tens/temos a oportunidade de aparecer e fazer barulho!
12h em frente ao Multi-desportivo
PS: não estou a fazer campanha, não tenho nada a ver com a lista do BdC, mas quero manifestar-me contra os fdp que assaltaram o poder
24 Julho, 2018 at 16:04
Falando em 6…
O PSG voltou a emprestar o krychowiak..
24 Julho, 2018 at 16:08
Eu gostava de ver o Sporting a jogar de início com extremos/alas rápidos -> Matheus à direita, Rafinha na esquerda.
O Nani punha-o como n10/ 2do avançado atrás do Dost, recuando tb B.Fernandes para box-to-box. Ou seja,
nr 6 – Battaglia
nr 8 – B. Fernandes
nr 10 – Nani
No banco teria sempre Xico (para nr8 ou nr10 ou ala), Wendel (para nr6 ou nr8) e Palhinha (para nr6 ou Central) + 1 lateral, 1 avançado e extremo.
Diferentes tipos de médios é o ingrediente principal para mudar a táctica durante um jogo. Isso e um treinador que trabalhe diferentes modelos!
24 Julho, 2018 at 16:50
Essa tb seria a minha táctica!…mas Palhinha jogava de inicio.
24 Julho, 2018 at 21:58
Isto!
24 Julho, 2018 at 16:14
Dentro daquilo que temos deve ser mais ou menos isso, apenas não fazia contas com Battaglia..
Pena não ver o Sporting na luta por um krychowiak..
A Maria Ribeiro avançou com o barrios.. seria excelente, mas não acredito que o boca facilite muito a sua saída
24 Julho, 2018 at 16:19
O Krychowiak foi para o Lokomotiv de Moscovo.
Flopou à grande no WBA (que desceu).
24 Julho, 2018 at 16:30
O WBA não foi sequer das defesas mais batidas (apesar de ter uma defesa que deixa bastante a desejar). Quem segue a Premier league sabe a importância que o yacob (está livre) teve durante a estada do WBA na Premier league. O krychowiak é um excelente jogador. Apesar de ter tido uma máquina época, foi numa equipa com bastantes problemas, que nunca se encontrou
24 Julho, 2018 at 16:39
Temos opiniões diferentes.
O Krycho até no mundial teve uma prestação medíocre.
24 Julho, 2018 at 16:17
MVeloso, enzo, ou qq outro jogador que venha para aqui com postura de reforma dourada…NÃO OBRIGADO!!! Neste campo, continuo com muitas dúvidas em relação a Nani…espero estar enganado.
Ficando Battaglia, não ia buscar ninguém. Não ficando ia buscar o miudo do Chaves como falado lá atrás.
Palhinha ficaria, sempre ( a 6 ou central).
24 Julho, 2018 at 18:02
Aqui está a solução.
24 Julho, 2018 at 16:20
tendo bruno fernandes e xico e wendel e raphina e matheus e laterias ofensivos , apostaria num 6 raçudo tipo danilo.
24 Julho, 2018 at 16:26
Tipo vidigal 🙂
24 Julho, 2018 at 16:30
Um Vidigal era mel!!
Mas lá está, quem se lembra como chegou a Alvalade e depois como saiu….parecia outro player
24 Julho, 2018 at 16:32
ou isso
24 Julho, 2018 at 16:42
Mas concordo, ja o tinha dito à muito….para jogar à bola temos imensa gente….precisamos de trinco que equilibre….seja pilar defensivo….corra imenso…um kante!!!
24 Julho, 2018 at 17:09
estamos de acordo
24 Julho, 2018 at 18:03
O Palhinha é super racudo.
24 Julho, 2018 at 16:21
Alguns jogadores do Nantes estão insatisfeitos com o excesso de rigor do Miguel Cardoso… Ainda vamos emprestar o peseiro ao Nantes.. amanhã jogo com o Mafra.. dia 28 ainda vai ser alterado o adversários. Fazemos a apresentação contra o sintrense
24 Julho, 2018 at 16:38
Ruiz 2 a partir tudo…
24 Julho, 2018 at 16:40
eles que rescindam.. Ouvi dizer que dá bons frutos
24 Julho, 2018 at 16:36
1) Rochemback fez a posição 6, mas, se bem me recordo, a posição onde jogava mais era a interior direito (Hugo Viana a interior esquerdo). Outros jogadores utilizados na posição 6, além de Custódio e Rocha, foram Rogério e Moutinho.
2) Não entendo o fascínio por Palhinha. Um verdadeiro leão, para ser jogador de plantel no máximo. Quando era junior augurava um futuro interessante. No entanto, as limitações técnicas não foram ultrapassadas.
24 Julho, 2018 at 16:42
1) tenho a mesma ideia que tu.
E jogador mais utilizado a 6 era o Custódio.
Para além desses jogadores no 1/2 campo (para além do 6) tínhamos ainda Carlos Martins e Pedro Barbosa.
2)Como já outros disseram o Palhinha não teve muitas oportunidades. Poucos jogos relevantes, de Liga, fez.
24 Julho, 2018 at 19:18
Pera la que o slimani quando chegou com 25 anos de um primor de tão tecnicista que era, por amos de dios sem jogar, não é treinar, é jogar, criar rotinas, ganhar motivação, que só jogando se ganha “a tal” motivação. O palhinha se for aposta ai da vai calar muitas bocas
24 Julho, 2018 at 20:26
Eu não entendo o fascinio pelo bataglia…
Z
24 Julho, 2018 at 20:35
É o efeito Axe Torres de Cintra… “Batta, tu és Gold”
25 Julho, 2018 at 0:21
Mais um que poderá merecer a braçadeira de capitão!
Deusqueira quele volte!
24 Julho, 2018 at 16:41
Quantas vezes tocou o médio mais defensivo da Croácia na construção de jogo durante o Mundial?
Um destruidor como o palhinha complementado com Rakitic (bf) e modric ( Geraldes – pensar em Wendel em detrimento deste é um insulto ao futebol) chega para 90% dos jogos do campeonato e que futebol íamos ter!
24 Julho, 2018 at 16:47
Origi avancado do liverpool disponivel. Agrada-me este jogador.
24 Julho, 2018 at 17:20
A mim agradava-me receber o que ele recebe…
24 Julho, 2018 at 16:48
Palhinha sai mal a jogar, especialmente sob pressão. Passes laterais e para trás..
24 Julho, 2018 at 16:49
Bem o porto foi campeão com um 6 do mesmo estilo do Palhinha.
Na minha concepção de futebol Palhinha representa um trinco (tal como Danilo e Fejsa), é um dos jogadores mais importantes do 11, garante os equilíbrios defensivos, protege os centrais, dobra os laterais, faz o trabalho de sapa.
Depois o Palhinha tem que ter ao lado é um “Adrien” a quem entregar a bola…
Claro que o cabrão do William (em forma) é um trinco de eleição, trinco de equipa grande, que além de tudo o que está acima ainda sai a jogar e distribui jogo.
Acho que Palhinha é a opção, se for para não jogar é deixar o rapaz ir à vida dele.
SL
24 Julho, 2018 at 16:51
Acho piada a que o William, o mesmo que era um cepo, agora foi doado e mais o raio. Estas incongruências da seita são extraordinárias.
E se andaram a criticar aqui o Miguel Veloso, agora com 31 anos e mais lento do que nunca, é que o vão querer? Não faz sentido para ser titular.
Havia um gajo que até jogou qualquer coisa há pouco tempo e acabou contrato com a Fiorentina: Milan Badelj. Metam o Palhinha como 2ª opção e despachem o entulho “ic” que foi trazido pelo louco e a posição fica estabilizada.
25 Julho, 2018 at 9:56
Cepo?!
Acho piada do caralho, aldrabarem como tu só para validar um ponto.
Cabrao preguiçoso, sem dúvida.
Agora pezinhos é top.
Duvido muito que alguém tenha colocado a sua capacidade técnica em causa e o seu potencial futebolístico.
24 Julho, 2018 at 16:55
Palhinha pode ir. E já agora pelo Geraldes não há por aí quem ofereça 2 ou 3 milhões? Sempre era dinheiro.
24 Julho, 2018 at 23:32
A Com de Gestão tem muitos apoiantes da sua política de saldos…
24 Julho, 2018 at 16:55
Badelj era muito bem vindo, mas não acredito que o Sporting tenha capacidade neste momento para contrata lo.. não sei quanto ganha.. mas seria uma excelente contratação
24 Julho, 2018 at 17:14
O Sporting precisa de um 6 como Bóbó, Paulinho Santos ou Fernando Aguiar. Jogadores raçudos, que intimidam e que colocam os adversários em sentido.
24 Julho, 2018 at 17:21
No Sporting um tipo desses joga 1/3 da época, no resto está castigado…
24 Julho, 2018 at 17:24
O gajo de que falas é o wendel .
24 Julho, 2018 at 17:26
O Batta é limitado sob pressão. Para mim, os 3 médios devem ter capacidade de distribuir a bola bem…
24 Julho, 2018 at 17:28
https://youtu.be/0dORgkkok38
Olhem quem é o nono candidato 🙂
24 Julho, 2018 at 17:42
Contratem o Lucas Evangelista e o Slimani e fechem o plantel, com os regressos de battaglia e leão.