Depois de Jovane Cabral (extremo), Maximiano (guarda-redes), Miguel Luís (médio), Thierry (lateral direito) e Elves Baldé (extremo) ganharam um lugar no plantel leonino desta época. A qualidade dos atletas nascidos em 1999 impressiona o técnico leonino. Daniel Bragança pode ser o próximo a ser promovido
José Peseiro já chamou cinco jovens jogadores da mesma equipa da formação para integrar o plantel principal. Depois de Jovane Cabral, é a vez de entrar em ação a geração de 99, a mesma que foi campeã nos iniciados, nos juvenis e nos juniores e deu a conhecer Rafael Leão (rescindiu contrato e assinou pelo Lille) e Rúben Vinagre (saiu do clube ainda juvenil e agora joga no Wolves, na Premier League).
Luís Maximiano (guarda-redes), Miguel Luís (médio ofensivo), depois Thierry Correia (lateral direito) e ainda Elves Baldé (extremo) já treinam com Nani, Bas Dost e companhia. Todos eles nasceram em 1999, alguns estão juntos desde os infantis, outros desde os iniciados. Cresceram juntos na Academia e caminharam juntos até à equipa sub-23. Conhecem-se como ninguém. E mesmo antes de se estrearem na equipa secundária foram chamados à equipa principal, cumprindo assim o sonho que os acompanha desde os 10/11 anos, idade com que começaram a representar o clube leonino.
O próximo a ser chamado pode ser Daniel Bragança, um número 10 à antiga. Mas o que tem de especial a geração de 99, que encanta Peseiro e o Sporting?
Jovane Cabral é mais velho e foi o primeiro. Nasceu em Cabo Verde a 14 junho de 1998 e quando chegou a Portugal esteve um ano sem jogar, sendo depois integrado na chamada “geração de 99”. José Peseiro já o conhecia, mas pode-se dizer que foi uma espécie de amor à primeira vista. O extremo, que nas camadas jovens trabalhou quase sempre com Tiago Fernandes, agora adjunto na equipa técnica principal, aproveitou a oportunidade que teve na pré-temporada.
Mostrou-se, ficou no plantel principal e foi convocado para a estreia na Liga 2018-19, frente ao Moreirense (3-1). Além de mandar Matheus Pereira para a bancada arranjou um berbicacho tal a Peseiro que promete dar que falar também ao nível de seleções. Jovane começou o jogo como suplente e saltou do banco, numa altura em que os leões estavam empatados (1-1). Entrou aos 69 minutos, para o lugar de Acuña, e nem um minuto depois arrancou pela área do Moreirense fora e sofreu a falta que permitiria a Bas Dost, na marcação da respetiva grande penalidade, fazer o 2-1 e catapultar o Sporting para o triunfo final. Uma entrada em grande do luso-cabo-verdiano. Uma semana depois entrou e assistiu Nani para o golo do triunfo diante do Vitória de Setúbal.
O guarda-redes Luís Maximiano, o Super Max, como lhe chamam os colegas, foi suplente não utilizado no jogo com o Moreirense, dada a lesão de Viviano. Nasceu em Braga a 5 de janeiro de 1999 e começou a jogar no Celeirós. Teve passagens pelo FC Ferreirense e pelo Sp. Braga antes de chegar a Alvalade, em 2012.
Mas as promoções não ficaram por aqui. Seguiu-se Miguel Luís, filho de Nuno Luís (ex-jogador do Sporting e da Académica), nascido em Coimbra a 27 de fevereiro de 1999. O médio regressou lesionado do Europeu sub-19, mas nem isso impediu Peseiro de apostar nele. Os primeiros dias entre os maiores, leia-se equipa principal, foram passados na enfermaria a recuperar de uma lesão muscular na coxa esquerda. Nada que o impeça de lutar por um lugar no plantel e sonhar com a estreia. Peseiro aposta nele e ele quer retribuir.
Já Thierry é lateral direito, tem 19 anos (nasceu na Amadora a 9 de março de 1999) e também é da geração de 99 e campeão da Europa sub-19. Começou no Damaiense, de onde saltou para o Sporting, “o clube do coração”. O “defesa sonhador, mas pragmático” deve o nome a um cantor das Antilhas que a mãe, Vânia Andrade, adorava. Já foi campeão da Europa de seleções com os sub-17 e os sub-19.
Elves Baldé é colega de equipa de Miguel Luís e de Thierry Correia desde os 10 anos. Nasceu a 2 de outubro de 1999 na Guiné-Bissau, mas cedo emigrou para Portugal e com apenas 9 anos começou a jogar no Loures. O talento do extremo/avançado destacou-se a ponto de na época seguinte (2009-2010) ir para o Sporting. Com apenas 17 anos foi promovido ao Sporting B e fez quatro jogos. Com velocidade e capacidade para desequilibrar no um para um, Baldé fez dez golos em 22 jogos na equipa B, na época passada. Agora terá oportunidade de aparecer ao lado de Nani.
“Podem ser aposta, com certeza, tal como na primeira passagem apostei em jovens. Mais do que o mérito do treinador, tem que ver com a qualidade dos jogadores. O Miguel [Luís] está lesionado, está a trabalhar connosco, mas temos o Thierry [Correia], o Elves [Baldé], jogadores que a curto prazo terão de ser soluções para nós”, garantiu Peseiro, antes do jogo com o V. Setúbal, na semana passada.
Uma das melhores gerações de sempre
Pedro Gonçalves treinou-os a todos e fala da uma das melhores gerações que passaram pela Academia: “Acredito que em breve iremos ouvir falar de mais uns quantos, ainda que noutros clubes que não o Sporting. Possivelmente terá sido das gerações que produziram mais jogadores profissionais para o futebol português e internacional.”
O atual selecionador de sub-17 de Angola recorda que pegou na equipa após um ano de fracasso geral da formação leonina (2014-15) e viu-a festejar o título nacional no ano a seguir (2015-16). “A geração de 99 recorda-me tempos muito especiais, pois foi a minha última época ao serviço do Sporting, um percurso de 16 anos no clube dos quais guardo muitas e boas lembranças. Esta geração vinha de uma época nos sub-15 em que lutou, em vão, pelo título de campeão nacional até ao limite. Este facto acabou por ser um feito raro ao longo do percurso vencedor de formação desta geração [2015-2016]. Apanhei esta geração nos sub-16 ferida no seu orgulho. Havia na equipa o sentimento generalizado de injustiça, pois evidenciávamos uma supremacia, apesar de os nossos rivais terem tido também uma excelente geração. Concluímos a época evidenciando uma qualidade de jogo formidável, que se traduziu na conquista do campeonato sem uma única derrota”, recordou Pedro Gonçalves ao DN.
Nessa época, o jogo do título, e o último do campeonato, acabou por ser um dérbi: “Tínhamos de vencer o Benfica para nos sagrarmos campeões e, apesar de termos feito uma extraordinária primeira parte, mesmo a terminar ao intervalo contra a corrente do jogo o Benfica marcou golo, julgo que pelo João Filipe. Ao intervalo foi extraordinária a serenidade da equipa e a forma confiante com que em uníssono me disseram no balneário que iriam virar o jogo. Passados dez minutos da segunda parte já tínhamos virado o resultado. Vencemos por 3-1 e sagrámo-nos campeões. Fui campeão distrital onze épocas como treinador principal no Sporting, mas esta foi sem dúvida a prenda mais significativa que esta geração me deu para fechar com chave de ouro o meu percurso no clube.”
A importância dos promovidos no título
Como técnico da formação, nunca gostou de individualizar nomes, seja para elogiar ou para criticar, mas aceitou o desafio do DN para falar de alguns, começando pelos que estão a ser promovidos, e da importância que tiveram na conquista desse título de iniciados em 2015-16.
Luís Maximiano: “O Max foi mesmo o Super Max, tal a dedicação e a evolução que teve. Recordo a sua honestidade e a solidariedade com os companheiros, em especial com os da sua posição, tendo sempre uma excelente postura, inclusive quando preterido para jogar outro colega. A perseverança e a postura estão a fazer dele um guarda-redes de carácter sólido e imbatível.”
Thierry Correia: “Apesar da concorrência elevada do João Oliveira, sempre se souberam respeitar e trabalhar juntos. A dada altura da época, pelo facto de a direção ter proibido o Rúben Vinagre de jogar por não assinar pelo clube, solicitei-lhe que jogasse como lateral esquerdo. Viu nisso uma oportunidade e tem sido o que todos têm visto. De uma voluntariedade, combatividade e carácter que o tornam um verdadeiro leão em campo. Quando as coisas não lhe corriam como esperava, dada a sua imaturidade emocional, as lágrimas saltavam-lhe logo dos olhos, e essa energia era catapultada nos treinos seguintes para elevar a fasquia.”
Miguel Luís: “Já nesse tempo revelava uma grande maturidade desportiva. Introvertido, tinha uma personalidade algo fechada, mas aos poucos soube crescer e desenvolver-se. Já revelava um carácter competitivo assinalável e apenas nas dificuldades se via a sua verdadeira capacidade desportiva.”
Elves Baldé: “Um dos rostos da mística da equipa. Sempre foi ao longo das épocas de formação um dos principais elementos. Apesar da concorrência apertada, nunca se atemorizou e [a equipa] ajudou-o para aumentar exponencialmente o seu desempenho desportivo. Estava em todas as ocasiões coletivas e com todos os companheiros. De uma generosidade assinalável.”
Jovane Cabral: “Apesar de ser de 1998, já estava integrado ao tempo na academia sem poder competir, até que na fase final da época foi inscrito e acabou por ser um elemento fundamental na conquista do título de campeão naquele que foi o seu primeiro dérbi com o Benfica.”
Os dois que fugiram
Rafael Leão: “O talento puro em ação. Todo ele era arte e encenação em campo. Lembro-me de como iludia os adversários perdendo as primeiras bolas disputadas com alguma displicência, levando-os a facilitar nas abordagens das disputas seguintes, e depois, evocando uma absoluta e invulgar capacidade de explosão, aliada a genuína capacidade de controlo de bola, dinamitava as defesas adversárias.”
Rúben Vinagre. “Ainda na fase inicial da época reuni-me com ele transmitindo-lhe que pretendia pô-lo a jogar na posição de defesa esquerdo e que nessa posição, se ele tivesse a mesma atitude e empenho, acreditava que rapidamente atingia o nível de seleção nacional. Dito e feito, passados três meses estava na seleção e a deixar os scouts dos colossos europeus boquiabertos com aquilo que viam. Recordo a sua humildade e resiliência. Tem um carácter imbatível. Audaz, não se atemoriza com nada. Tem espírito de campeão. Acabou por assinar pelo Mónaco aos 15 anos, agora joga no Wolves.”
O talento que falta explorar
Daniel Bragança: “O cérebro da equipa. Nessa época foi promovido a capitão. Apesar da sua imaturidade física, foi ganhando confiança com a qualidade dos seus desempenhos desportivos. Todos os colegas de equipa o respeitavam, o que permitiu o seu crescimento emocional e relacional. Lamento que neste percurso de formação poucas vezes tenha sido chamado aos trabalhos da seleção nacional, mas a seu tempo irá justamente atingir esse patamar.”
Hassan: “Apesar de ter concorrência pesada na frente de ataque e de ter pouca experiência competitiva, pois vinha de uma primeira época na equipa B de iniciados, revelou uma entrega e uma disponibilidade física que pouco tempo depois levaram a Lazio a recrutá-lo.”
David Tavares: “O David foi talvez o jogador que mais cresceu a nível de carácter ao longo da época. Não foi fácil a sua adaptação a rotinas e compromissos e tivemos várias situações críticas, masele sempre as soube ultrapassar com humildade e reconhecimento do erro, o que lhe permitiu crescer imenso como pessoa e como jogador.”
Leandro Tipote: “Habituado a resolver tudo com base na potência muscular, nessa época abriu-se aos poucos para pensar o jogo e evidenciar a qualidade de execução técnica que também possui. Apesar do físico que já possuía, era um jogador introvertido fora do campo e foi preciso realizar um trabalho ao nível emocional e relacional para melhorar substancialmente a relação com os demais companheiros.”
Tomás Silva + Nuno Moreira: “Coloco-os juntos porque, apesar de características diferentes, revelavam um potencial desportivo enorme em corpos que quase não se via em campo, mas com uma ambição e uma qualidade técnico-tática que superavam os demais.”
24 Agosto, 2018 at 17:01
A matéria prima é muita e boa. Teremos um moldador e uma estratégia para moldar? Não sei o que responder…
24 Agosto, 2018 at 17:02
Os de mais potencial eram Rafel Leao e Vinagre na geracao de 99. Mas acredito que Daniel Braagança pode chegar a equipa principa, assim como Mitrevsky …
Max? Depende se houver coragem em appstar nele, tem aos 19 anos mais qualidade que o anterior GR tinha com a mesma idade.
Thierry deveria estar na equipa principal e lutar com ristovsky, sempre tinhamos poupado uns milhoes gastos em Gaspar.
Os outros Moreira, Tomas, Elves e Miguel dificilmente la chegarao e vao acabar numa encruzilhada similar ao Palhinha e ao Geraldes …
SL
24 Agosto, 2018 at 18:27
O Max…?
O Max vai ser o guardião do futuro no Sporting…!
Ele que tenha calma…e vá aprendendo cada vez mais e melhor…!
SL
24 Agosto, 2018 at 19:18
Gastámos 4 milhões no Gaspar, antes da venda do Piccini, o que fez parecer a venda do Piccini bastante forçada..
E parecem ser 4 milhões mal investidos.. impedem a progressão do thierry
24 Agosto, 2018 at 21:32
4M€?
Ou 6,5M€?
24 Agosto, 2018 at 17:03
Está aqui muita qualidade para o próximo treinador aproveitar.
Não consigo dizer mais que isto…
24 Agosto, 2018 at 17:08
Isto se o varandas não ganhar… se não lá vamos levar com o jj e o resto do filme ja sabemos!
24 Agosto, 2018 at 17:15
Medo. Muito medo.
Do JJ, claro.
24 Agosto, 2018 at 21:32
O Varandas NUNCA trará de volta o JJ! NUNCA. Podes apostar um ano de ordenado!
Já o Ricciardi…
24 Agosto, 2018 at 22:20
Vou fazer o print deste comentário. Espero sinceramente nunca ter de o usar 😉
25 Agosto, 2018 at 18:49
Devias escrever NUNCA, como o guru anti -carvalho da tasca
25 Agosto, 2018 at 18:58
Rapazola, eu para ser anti qualquer coisa nunca podia ter sido antes a favor desse qualquer coisa… Um “anti” qualquer coisa é um fundamentalista, como é um gajo “pró” qualquer coisa. Define-se por ser contra ou a favor, SEMPRE, sem olhar ao momento.
Portanto amiguinho, eu não sou nem anti, nem pró, de coisa nenhuma a não ser “anti-estupidez” e “pró-justiça”, compreendes?
Portanto, comigo não percas tempo que aqui não afectas nada… 😉
25 Agosto, 2018 at 18:53
Estás à vontade! 🙂
Posso-te dizer que o Varandas não curte muito o Jesus…
24 Agosto, 2018 at 17:10
Se há qualidade, deveriam ser a sombra dos titulares e não uma qualquer contratação duvidosa. Esteja ou não preparados. No campo, quando houver a oportunidade, é que se vê.
24 Agosto, 2018 at 17:11
As gerações são como as marés , umas maiores outras mais pequenas , mas como nós não há no mundo a criar estremos .
24 Agosto, 2018 at 18:28
Mas não devemos esquecer que “para boas pescarias”…é preciso saber “aproveitar” as marés…!!
SL
24 Agosto, 2018 at 19:22
Claro amigo max , até Bruno falhou no aproveitamento da nossa miudagem , de tudo o que se está a passar no nosso clube o que me tirou mais a vontade de ver a bola foi a saída de palhinha e geraldes e agora do maluco do Mateus . SL
24 Agosto, 2018 at 21:34
O Bruno falou… Ah! Ah! Ah! fazer, em 5 anos, é que foi complicado…
Por favor!
Vocês dizem merdas que são um atentado à inteligência das pessoas que frequentam aqui a Tasca!
24 Agosto, 2018 at 22:11
Aprende a ler…
25 Agosto, 2018 at 0:59
O Dom Quixote também acabou assim, a ver o BC em todo o lado.
25 Agosto, 2018 at 10:21
Por aqui se vê exactamente ao que vens. Falam em Brunistas.. Mas muito pior que um Brunista é um anti primário como o Miguel.
24 Agosto, 2018 at 17:20
Boa matéria prima para uma certa pessoa.
24 Agosto, 2018 at 17:23
Só falta apostar neles, e nos outros um bocadinho mais velhos como o Matheus.
24 Agosto, 2018 at 17:45
Se não houver aposta na juventude, se não houver confiança na academia, se não houver um real projeto que passe pela formação, de nada vale andarmos a formar potenciais messis, ronaldos e afins.
24 Agosto, 2018 at 17:56
Falar em formação neste contexto não é fácil, ainda mais quando descartámos uma fornada completa.
24 Agosto, 2018 at 19:37
Nem mais. E agora que entramos na lavandaria mendes cheira me que nem chegarão a seniores. E como somos o parente pobre da lavandaria nao embolsamos os 15M. Devemos ficar pela metade. Mas vai haver quem ache que são negócios brutais.
24 Agosto, 2018 at 17:57
Verbo de encher encomendado, para os TRAIDORES fingirem que se importam com a larga falange de contestatários da actual gestão/purga dos formandos, com Tanga misturada: E. Baldé NÃO marcou dez golos pelos B, por ex.. Vale por deixar claro que o mamas de silicone já nos roubou dois jogadores prometedores desta geração, Vinagre e o projecto de fdp.
24 Agosto, 2018 at 17:58
Off sorry Cherba
A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD esclarece que não existe, da sua parte, qualquer incumprimento ao plano de pagamentos estabelecido com a Vitória Sport Clube, SAD relativamente à transferência do jogador Raphinha.
A Administração da Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD renegociou com a Administração da Vitória Sport Clube, SAD o plano da liquidação das prestações que havia sido acordado no passado mês de Janeiro. Esse novo plano está a ser cumprido na íntegra e como tal repudiamos e desmentimos de forma veemente as notícias que dão conta desse alegado incumprimento, as quais não são certamente alheias ao facto de estarmos em vésperas de um importantíssimo jogo que a nossa equipa de futebol profissional tem para disputar.
Sporting, SAD
24 Agosto 2018
24 Agosto, 2018 at 18:02
E entrar com um processo à malta do mais futebol da tvi que avançou com essa informação….ou agora só somos fortes com os nossos e fracos com os forasteiros.
24 Agosto, 2018 at 21:37
Isso é que era de valor!
24 Agosto, 2018 at 18:25
Malditos incendiários, inventarem noticias caluniosas e a por em causa a honestidade das pessoas. Não se faz Pah…
24 Agosto, 2018 at 18:37
Por acaso era interessante a posição do Vitória sobre isto.
Como diria o Javardeiro (e extendo a toda a CS, até pq este caso foi na TVI):
“O poder da CMTV sobre o Sporting acaba no dia em que todos os sportinguistas entenderem o nojo que é aquela estação e mudarem de canal.”
24 Agosto, 2018 at 21:36
Bem respondido pelo CG… Foda-se! Afinal até conseguem!
24 Agosto, 2018 at 18:16
Então JMS recusa-se a ceder a ata ao tribunal?
24 Agosto, 2018 at 18:22
O nosso J Merda Poiares demissionário quer ficar com um troféu para levar para casa. Deve ser para se masturbar…
24 Agosto, 2018 at 18:26
Pronto …é bem CG
Mais uma “aminista cornal”
Os congelados cornudos e bravos que vão chatear o caralho…
24 Agosto, 2018 at 18:32
Off
Percebo ZERO de Direito mas que o Homem tem pinta lá isso tem.
“Uma jovem e impulsiva jus-laboralista, discutindo contra a lei – e a decência – processo confiado a outros, tanto na representação dos requerentes, como na da posição oposta, manteve anteontem este diálogo na Edição da Noite da Televisão de H Monteiro, a propósito da pseudo-acta da assembleia geral de “destituição” da Direcção de Bruno de Carvalho.
Jornalista- Mas isto está ou não ausente da ata da AG?
RGP- Da parte que está lavrada pelo notário, estará.
Jornalista- Ausente?
RGP- Sim, uma parte. Da parte que está lavrada pelo notário.
Jornalista- Neste caso, o advogado de Bruno de Carvalho tem razão?
RGP- Não. Porque a ata tem uma parte que foi certificado pelo notário e a outra é a ata da mesa.
Há duas actas portanto. Ou duas partes de acta. Uma que certifica o vazio. E outra com conteúdo incertificável.
E no dia seguinte a isto aparecem subscritas pela jovem e impulsiva jus-laboralista umas pretensas notas de culpa em todos os jornais que aceitaram publicar aquilo, fazendo portanto de um pretenso processo disciplinar uma ocasião de aviltamento (mais uma) dos homens que ali persegue.
Vou ter que esquecer a garota filha de um amigo, vou ter de esquecer a satisfação de a ver chegar à profissão comum e vou ter de esquecer que não consigo deixar de olhar para ela como uma adolescente simpática e viva.
A terminologia usada de Dona Aldegundes ajudar-me-á um pouco.”
By
José Preto
24 Agosto, 2018 at 18:36
Ai se a justica fosse feita nas tv e nos jornais … jose socrates ia amar …
SL
24 Agosto, 2018 at 21:41
O que o BdC diz é verdade absoluta e lei.
O que o José Preto diz, enquanto for advogado do BdC, é verdade absoluta e é lei.
Quem não está do lado do BdC só diz mentiras e faz parte da cabala!
Até dia 8 há que aguentar esta realidade alternativa…
24 Agosto, 2018 at 23:44
Mr. Hyde no país das maravilhas.
25 Agosto, 2018 at 18:53
Yah, ele é um… mister
24 Agosto, 2018 at 18:35
Para o derby
Bas dost out
Reforcos out
24 Agosto, 2018 at 18:39
Ainda estou para perceber como o gajo se lesiona no aquecimento e joga a primeira parte…
24 Agosto, 2018 at 18:42
“vai tomá no cu!”
24 Agosto, 2018 at 18:55
Sei de fonte segura:
“Het zal je anus innemen”
24 Agosto, 2018 at 23:44
E como diz o Viviano em italiano?
25 Agosto, 2018 at 3:39
Vivi Anus!
25 Agosto, 2018 at 9:18
Va fa un culo
24 Agosto, 2018 at 19:04
É decisao conjunta entre jogador, treinador e medico … eu ja passei por elas e posso dizer que é muito dificil ao medico e ao treinador imoedirem um jigadir de jigar se este quiser …
SL
24 Agosto, 2018 at 19:27
Matheus in
24 Agosto, 2018 at 18:41
Já li e comentei o post, por isso acho que posso fugir um pouco ao tema. Aqui está a resposta do Tio Ricci ao serviço do angolado:
Tenente-General Joaquim Formeiro Monteiro – Presidente da Assembleia-Geral da AOFA
Carlos Anjos – Presidente da Comissão Vitimas de Crimes Violentos, Ex-Inspector da PJ
Pedro Dias – Ex-Atleta Olímpico (judo)
Leonel Simões – Administrador GLS
Gustavo Duarte – Presidente da ANTRAM, Empresário, Atleta de Râguebi
Pedro Martins – Sócio-Gerente da Empresa de Segurança PSG
Jorge Calado dos Santos – Empresário
Hugo Miguel dos Reis Frederico – Político
Maria João Ávila – Ex-Deputada
José Godinho Feio – Médico ortopedista
Pedro Barradas – Médico
Eduardo Miguel Seijo – Empresário
Paulo Fernando Ferreira Lima – Empresário na área Oil and Gas, com sede na Holanda
Luís Nascimento – Ex-Presidente da Associação Patinagem de Lisboa
Délcio Costa – Ex-Presidente da Federação Angolana de Futebol
24 Agosto, 2018 at 18:45
Dias da Cunha está com Varandas, Pedro Baltazar com Ricciardi.
24 Agosto, 2018 at 18:58
Falavam que o Baltazar podia ser o CEO do Benedito…
O gajo tem aquilo bem guardado! 🙂
24 Agosto, 2018 at 21:32
Estive ao lado do Baltazar no dia 23… e o ar de hiena que ele trazia nos ombros … diz muito desse senhor.
24 Agosto, 2018 at 21:43
Conheço pouco a peça mas do que conheço não simpatizo!
24 Agosto, 2018 at 23:49
Dr. Jekyll de volta.
24 Agosto, 2018 at 18:49
Acabei de publicar isso no post do Ricci, bem como uma noticia do Sobras.
Esse palhaço Ex. Judite, é só fazer as contas tudo bons samaritanos
2+2= GOLPADA
24 Agosto, 2018 at 19:00
Nem um gajo da APAF, o que é um erro… Nitidamente! 🙂
24 Agosto, 2018 at 19:02
quanto mais distintos forem os membros da comissão de honra, mais depressa o sporting é xupado, digo eu…afinal de contas, manter determinados estilos de vida, é caro!!
24 Agosto, 2018 at 21:44
É ver a lista de Honra do Bruno em 2017… Deve, portanto, ser por isso que agora são precisos 120M€… 🙂
24 Agosto, 2018 at 18:46
Isto é uma piada?
Jogadores chamados a treinar já contam como aposta do treinador na formação?
24 Agosto, 2018 at 18:51
Acho que o Miguel Luís ainda nem treinou….e o texto tem um erro grave, é que o Elves já jogava com 16 anos na B
24 Agosto, 2018 at 18:51
*ainda nem treinou porque veio lesionado do europeu.
24 Agosto, 2018 at 18:59
acabei de chegar e não sei se alguém já comentou…
“Com que então há outra ata da AG de 23 de junho?
Tendo os comissários de JMS divulgado e aludido na comunicação social novas minutas de textículos, pretensamente suspensórios, que se manteriam em vigor se fossem cortados os textículos anteriores, fazemos notar:
1 – Os poderes disciplinares do conselho fiscal e disciplinar podem exercer-se sobre membros da direção, individualmente considerados, mas só por eventuais condutas que se não prendam com o exercício do cargo diretivo, sendo em todo o caso certo que os comissários de JMS não são o conselho e este, tal como JMS acabou por entender relativamente a si próprio, devia ter-se mantido em funções até à substituição.
2 – As minutas de comissários de JMS violam claramente os estatutos na pretensão da existência de competências disciplinares sobre a Direção enquanto tal (compreendo fantasmagóricos poderes de suspensão preventiva que não existem), competências a que não há lugar, estando o Conselho Diretivo, pela prática de atos atinentes ao desempenho de funções, apenas submetido ao juízo e deliberação regulares da assembleia geral, regularmente reunida.
3 – A assembleia geral de dia 23 de junho, por exemplo, não integra a regularidade necessária, também porque apresenta versão de ata com falta de elementos fundamentais, enquanto – segundo a comissária R. Garcia Pereira de JMS – guarda este JMS para si uma outra versão que não quer exibir ao tribunal (e a situação gerada por tão inesperadas declarações é de tal ordem que o programa nem está online, como costuma ocorrer, mas a afirmação foi ouvida e gravada, será encaminhada para o Ministério Público e exposta ao tribunal dos autos de impugnação correspondente).
4 – Na desvairada produção de minutas e arengas, em alguns casos delituais, podem os comissários de JMS estar seguros que o único efeito plausível que de tais textículos é o corte desses textículos aos correspondentes minuteiros, havendo disponíveis segadores suficientes para a infeliz produção em curso.
PUB
5 – Ocorrendo que nos processos em curso que opõem o Sporting a outras pessoas, os juristas contratados pelos comissários de JMS formulam a completa correção de conduta do Conselho Diretivo, a trepidação de R. Garcia Pereira e H. Monteiro, na ânsia de agradarem a Ricciardi, faz correr o risco de prejudicar os interesses contenciosos do Sporting, em proporções que jamais terão dinheiro para ressarcirem.
José Preto”
gostei particularmente desta parte…
“(e a situação gerada por tão inesperadas declarações é de tal ordem que o programa nem está online, como costuma ocorrer, mas a afirmação foi ouvida e gravada, será encaminhada para o Ministério Público e exposta ao tribunal dos autos de impugnação correspondente).”
Para quem tem duvidas sobre as constantes manipulações da realidade…
24 Agosto, 2018 at 19:06
O ponto 1 é logo desmentido pelos Estatutos pelo que uma pessoa fica logo por aqui.
De qualquer maneira, estes textículos 🙂 de advogados são para ser levados com alguma relatividade, seja de um lado, seja do outro, e já mencionei isso aqui para o lado da CG, porque têm muita palha para ajudar à fundamentação que querem dar que depois os Tribunais desprezam completamente. Estes textos são muito mais um “exercício de exercer uma vontade” do que algo “realmente concreto e inatacável”!
SL
24 Agosto, 2018 at 19:11
Ai se a justica fosse feita pelos jornais e pela TV … Jose Socrates ia amar …
SL
24 Agosto, 2018 at 21:34
Agora a justiça já não é feita pela CS?
Muito me contas!
Mudástis?!!
24 Agosto, 2018 at 19:12
aqui a questão é mesmo o facto de a própria SIC (acho que foi na SIC) já nem ter o programa online na tentativa de “ocultar”as declarações… é vergonhoso e indicia um determinado tipo de práticas, de comportamentos que nos levam por vezes a questionar, a por em causa, muito daquilo que nos querem enfiar pelos olhos dentro. Eu não acredito nas pessoas que estão à frente do meu clube, só isto!!
24 Agosto, 2018 at 19:59
Eu não acredito que hajam duas actas.
Que as tenham feito, enfim, não era a primeira vez – isso já aconteceu comigo, onde se fez outra, mais elaborada, e foi essa que ficou na empresa – e não é nada de extraordinário. Agora, ter uma acta, que se quer usar como a correcta, e ter outra só para mostrar em tribunal, foda-se, isso é irreal. Obviamente é uma ilegalidade e deve ser coisa grave. Não acredito que passe pela cabeça de alguém no Sporting fazer uma coisa dessas! Seria uma irresponsabilidade gigantesca! Recuso-me a acreditar nisso, mas vamos ver… Neste mundo um gajo consegue ser surpreendido com coisas absurdas…
24 Agosto, 2018 at 23:52
Mr. Hyde anda muito crente. Ainda o vou ver em Fátima numa peregrinação da confraria da chanfana.
24 Agosto, 2018 at 19:11
Isto vale tudo. Éo saque total. A cereja no topo do bolo é mesmo a deslocação dos embaixadores da boa vontade à luz, antecipando o desígnio de pacificação do futebol português expresso no programa de candidatura do chefe de fila – o tio disto tudo-. DASSE.
24 Agosto, 2018 at 19:18
Quanto à Nota de Culpa não vale a pena perder muito tempo a analisar a sua justiça pois a decisão está tomada. Sendo a isenção desta CF uma ilusão é contar já com a expulsão de BDc, como premonitoriamente tem aqui sido referido. Ainda assim escusavam de ter arranjado tanta palha justificativa o que só vem reforçar a natureza persecutória desta comissão de fiscalização.
24 Agosto, 2018 at 20:00
Vocês são inacreditáveis…
Tudo o que vem na CS contra o Bruno, é uma cabala!
Tudo o que vem na CS a favor do Bruno, é a pura verdade!
Não percebem o ridículo disto?
24 Agosto, 2018 at 23:54
Ridiculous is Mr. Hyde middle name.
25 Agosto, 2018 at 11:03
A soberba é fodida.
24 Agosto, 2018 at 19:14
Off:
Dias da Cunha está com Varandas, Pedro Baltazar com Ricciardi…
In Expresso.
24 Agosto, 2018 at 19:14
Post giro.
Aposta…
Só vale mesmo quando se regista o boletim.
24 Agosto, 2018 at 19:15
Vale bem mais qd sai a chave.
24 Agosto, 2018 at 19:25
Vale ainda mais quando é jackpot
24 Agosto, 2018 at 19:28
SC informa que o jackpot só se sair alguém pois o plantel tá fechade.
24 Agosto, 2018 at 19:39
O Jack Pot só vem se for uma mais valia
24 Agosto, 2018 at 20:04
Se fosse o Ruiz era o Alan Pote.
24 Agosto, 2018 at 20:44
Esse era da Formula 1
24 Agosto, 2018 at 22:20
LMAO…
Só por perceber a piada senti-me velho… Foda-se :/
24 Agosto, 2018 at 22:39
Ja puseste uns qts bate-punho a navegar no gugle.
24 Agosto, 2018 at 22:41
Grande Senna
24 Agosto, 2018 at 19:15
Só daqui a uns tempos podemos dizer se é ou não uma boa geração.
E boa geração, para mim, é aquela que é aproveitada nos seniores. Nas camadas jovens “apenas” contam os títulos.
Aquela equipa de juniores que teve o Sá Pinto como mister, no geral parecia-me superior. Saíram de lá quantos?
—
Para amanhã espero uma vitória, como sempre.
Ah, vai ser o Castagnos a marcar o golo.
24 Agosto, 2018 at 19:17
Alguém sabe quanto ficou o Sporting contra o nacional, em futebol praia?
24 Agosto, 2018 at 19:17
As declarações de JMS ontem, creio que à RR, sobre o convite da direção do carnide para o jogo de sábado, deixaram-me… eu nem sei como definir o que senti, vergonha, revolta, enjoo, nojo, repulsa… mas que gajo mais nojento, bacoco, subserviente, dddaasass
24 Agosto, 2018 at 19:20
Aquele barbaças é um merdas. Sou de Coimbra e no outro dia cruzei-me com ele no elevador de uma clinica médica e tive de me conter para não insultar o homem. Mas o tipo é assim mesmo. É um sonso subserviente; homem de mão para trabalhos sujos sem qualquer tipo de verticalidade.
24 Agosto, 2018 at 20:02
Pois eu não perderia a oportunidade de lhe dizer o merdoso que eu acho que ele é, como sportinguista… No resto é outra conversa!
24 Agosto, 2018 at 19:17
Off:
Sporting 8 – Nacional 4
#FutPraia
Domingo é com o Braga (16:15).
24 Agosto, 2018 at 19:35
Carlos Vieira diz que votaria em Dias Ferreira
24 Agosto, 2018 at 19:43
“Sabemos que é difícil mas vamos com ambição e vontade” Peseiro Dixit. Por acaso agora tou com uma vontade do caraças em ir a casa de banho.
24 Agosto, 2018 at 19:48
de todos os treinadores no mundo, escolhemos o piorzinho!! De todos os candidatos à presidência, vão acabar por encaminhar (CS) os sócios para o pior… tal como se encaminham os carneiros para tosquia.
24 Agosto, 2018 at 19:49
ops… escolheram-nos o piorzinho…
24 Agosto, 2018 at 20:04
Os sócios eram inteligentes quando votavam no Bruno.
Agora são burros e são encaminhados pela CS… Tens-te em boa conta!!! 😉
24 Agosto, 2018 at 19:53
Lembro-me deste jogo do vídeo. Vi o jogo e fomos nitidamente superiores, pelo que a vitória no jogo e no campeonato foi justa. Tenho ideia de ter sido da época passada, ou estou enganado?
Tem aqui miúdos com talento, onde o Joelson pode ser um caso de sucesso fantástico.
O Benfica, nesta equipa, tem menos talento do que acontece nas camadas acima, apesar de haver também bons jogadores.
Quanto ao fantástico post…
Eu espero que esta aposta na formação seja para valer.
Os miúdos têm de poder mostrar o que são mais cedo, aos 17, 18, 19 e 20, e não andarem de empréstimo em empréstimo 3 e 4 anos, até aos 22, 23 e 24 anos!
Já apontei aqui que a opção para jogar na baliza sempre que não jogasse o Viviano devia ser o Max. O normal seria Viviano na baliza, Salin a suplente e Max a jogar nos sub23. Num jogo menos exigente – e seriam procurados 3 ou 4 jogos desses esta época, era meter o Max na baliza e o Viviano a suplente. Salin ficava com o fim de semana livre e jogava um outro GR nos sub23, que até podia ser o dos juniores.
Deviam fazer o mesmo com o Thierry, na lateral direita. Arranjar 2 ou 3 jogos para jogar já este ano na equipa principal, ainda que, no caso dele, eu ache que fosse bom emprestá-lo já esta ano a uma equipa da 1ª Liga que não tivesse um DD muito forte, para ele ter boas hipóteses de jogar. Acho que lhe falta alguma competitividade e não é a jogar nos sub23 com mais 3 ou 4 jogos na equipa principal que vai meter isso na cabeça!
O 4º central devia ser o Demiral!
O 6 suplente, o Palhinha!
Jovane é excelente que esteja a ser lançado este ano. Fantástico.
O Elves é um miúdo que gosto e onde vejo muito potencial. É pena ser muito pequeno mas é como é. Para extremo serve mas perderá sempre para treinadores formatados em ter 11 jogadores altos, como o JJ. Tendo o Jovane já a ser lançado vai ser mais dificil ter as suas oportunidades, pelo que talvez fosse de o emprestar a algum clube da 1ª Liga.
O Miguel Luís não é um jogador que eu aprecie. É um gajo certo e consistente, sem deslumbrar. Vamos ver o que sai daqui pois tem qualidade e algum potencial e joga sempre nas selecções. Quem sabe sai daqui um Moutinho…
O Daniel Bragança é, um pouco o contrário do Miguel Luís pois aprecio o seu jogo e dá mais nas vistas. Mas é um gajo baixinho para a posição em que joga. Se isso era quase irrelevante nas camadas mais jovens da formação, quanto mais se sobe o patamar, mais isso tem peso. Tem talento, tem visão, tem cabeça… Tem tudo para dar certo, menos altura. Vamos ver se contorna isso porque, este sim, pode dar um Moutinho facilmente.
Pena o Rúben Vinagre ter saído – tanta falta de um DE que temos, apesar de depositar muita esperança no Gonçalo Costa – e o Leão ser um parvalhão!
Espero que façam as coisas como deve ser, que quem ganhe as eleições tenha um projecto com visão, sempre a pensar a 3 e 4 anos, porque, ou muito me engano ou estes últimos 3 anos, de JJ, lixaram a carreira a vários jogadores de talento e potencial! Nunca vou compreender como se desperdiçou um Geraldes ou um Iuri!
24 Agosto, 2018 at 19:56
Cada vez me convenço mais que não vão haver eleições. A nota de culpa dá 10 dias para responder (suponho uteis), em principio os visados arrolam testemunhas para serem ouvidas. Faltam 11 dias uteis para esta comissão sair. Duvido que façam tudo no dia 7/11. Outra coisa. Calculo que quase todos os CF eleitos arquivem este processo. Não vão querer arrastar o caso em AGs e Tribunais.
24 Agosto, 2018 at 20:00
Vamos voltar ao tempo das sucessões… já tinha saudades…
24 Agosto, 2018 at 20:12
O que eu acho é que não iriam impor um processo a 12 dias das eleições do nada. Em teoria nem seriam eles a instrui-lo.
24 Agosto, 2018 at 20:06
Não percebo o que tem a nota de culpa de ontem a ver com as eleições!
É só mais um processo que lhe vão fazer, para somar ao outro… Vai acabar expulso pela CFD de quem ganhar, pois com certeza!
Queres explicar?
24 Agosto, 2018 at 20:11
Tenho esperança que quem ganhe seja gente mais respeitosa do que estes energúmenos que lá estão…
24 Agosto, 2018 at 20:45
Acredito que serão, o que não quer dizer que não haja lá um merdoso ou outro. Hoje é muito fácil uma pessoa pensar que alguém é boa pessoa e afinal não é… Vive-se muito para as aparências!
Por exemplo, estar a passar um debate na Sporting TV e o merdoso do Torres na CMTV a dar uma entrevista, é ridículo e, pior, um desrespeito ao próprio Sporting!
É isto que temos!
24 Agosto, 2018 at 20:27
Em relação há segunda parte acredito que não vá adiante com todas as listas, com outras sim. Agora, consegues explicar porque é que o homem que ficaria à frente dos destinos do Sporting até novas eleições no caso da Ag de 23 de junho ser revertida pelos tribunais foi suspenso por um motivo futil? Certamente esta semana será intreposta outra providencia, essa para adiar eleições.
24 Agosto, 2018 at 20:36
Mas como não sou jurista posso esta enganado porque só transmito uma conclusão de um grupo de amigos em conversa.
24 Agosto, 2018 at 20:48
Futil?
Epá, não tem nada de fútil adulterar os estatutos e o espírito dos estatutos. Desculpa mas dizer isso é bárbaro!
24 Agosto, 2018 at 21:00
Nesta nota de culpa. O motivo do Luis Giestas pelo que li, acho futil. Não tem nada a ver com estatutos ou alteração deles.
24 Agosto, 2018 at 21:47
Essa não li… 🙂
Mas gostava que me elucidasses o que tem isto a ver com haver eleições ou não!
25 Agosto, 2018 at 0:24
Se os suspendem preventivamente já estando suspensos, é para prevenir se o tribunal anular a destituição e as suspensões e isso desencadear um novo processo eleitoral eles não possam concorrer.
24 Agosto, 2018 at 20:05
Daniel Bragança é muito bom.
Alguém que tenha tubaros para apostar no max como titular na taça da liga .
24 Agosto, 2018 at 20:06
Varandas – DF?
Se alguém puder ir relatando…
24 Agosto, 2018 at 20:13
Está tranquilo.
24 Agosto, 2018 at 20:14
Na verdade, até agora, só conversa de merda. 🙂
24 Agosto, 2018 at 20:21
Falta o tio Ricci para isto ficar mais agitado
24 Agosto, 2018 at 20:42
0-0
O DF já lançou o Futre para o aquecimento
24 Agosto, 2018 at 20:43
Aquecer o motor de arranque