Depois de Jovane Cabral (extremo), Maximiano (guarda-redes), Miguel Luís (médio), Thierry (lateral direito) e Elves Baldé (extremo) ganharam um lugar no plantel leonino desta época. A qualidade dos atletas nascidos em 1999 impressiona o técnico leonino. Daniel Bragança pode ser o próximo a ser promovido
José Peseiro já chamou cinco jovens jogadores da mesma equipa da formação para integrar o plantel principal. Depois de Jovane Cabral, é a vez de entrar em ação a geração de 99, a mesma que foi campeã nos iniciados, nos juvenis e nos juniores e deu a conhecer Rafael Leão (rescindiu contrato e assinou pelo Lille) e Rúben Vinagre (saiu do clube ainda juvenil e agora joga no Wolves, na Premier League).
Luís Maximiano (guarda-redes), Miguel Luís (médio ofensivo), depois Thierry Correia (lateral direito) e ainda Elves Baldé (extremo) já treinam com Nani, Bas Dost e companhia. Todos eles nasceram em 1999, alguns estão juntos desde os infantis, outros desde os iniciados. Cresceram juntos na Academia e caminharam juntos até à equipa sub-23. Conhecem-se como ninguém. E mesmo antes de se estrearem na equipa secundária foram chamados à equipa principal, cumprindo assim o sonho que os acompanha desde os 10/11 anos, idade com que começaram a representar o clube leonino.
O próximo a ser chamado pode ser Daniel Bragança, um número 10 à antiga. Mas o que tem de especial a geração de 99, que encanta Peseiro e o Sporting?
Jovane Cabral é mais velho e foi o primeiro. Nasceu em Cabo Verde a 14 junho de 1998 e quando chegou a Portugal esteve um ano sem jogar, sendo depois integrado na chamada “geração de 99”. José Peseiro já o conhecia, mas pode-se dizer que foi uma espécie de amor à primeira vista. O extremo, que nas camadas jovens trabalhou quase sempre com Tiago Fernandes, agora adjunto na equipa técnica principal, aproveitou a oportunidade que teve na pré-temporada.
Mostrou-se, ficou no plantel principal e foi convocado para a estreia na Liga 2018-19, frente ao Moreirense (3-1). Além de mandar Matheus Pereira para a bancada arranjou um berbicacho tal a Peseiro que promete dar que falar também ao nível de seleções. Jovane começou o jogo como suplente e saltou do banco, numa altura em que os leões estavam empatados (1-1). Entrou aos 69 minutos, para o lugar de Acuña, e nem um minuto depois arrancou pela área do Moreirense fora e sofreu a falta que permitiria a Bas Dost, na marcação da respetiva grande penalidade, fazer o 2-1 e catapultar o Sporting para o triunfo final. Uma entrada em grande do luso-cabo-verdiano. Uma semana depois entrou e assistiu Nani para o golo do triunfo diante do Vitória de Setúbal.
O guarda-redes Luís Maximiano, o Super Max, como lhe chamam os colegas, foi suplente não utilizado no jogo com o Moreirense, dada a lesão de Viviano. Nasceu em Braga a 5 de janeiro de 1999 e começou a jogar no Celeirós. Teve passagens pelo FC Ferreirense e pelo Sp. Braga antes de chegar a Alvalade, em 2012.
Mas as promoções não ficaram por aqui. Seguiu-se Miguel Luís, filho de Nuno Luís (ex-jogador do Sporting e da Académica), nascido em Coimbra a 27 de fevereiro de 1999. O médio regressou lesionado do Europeu sub-19, mas nem isso impediu Peseiro de apostar nele. Os primeiros dias entre os maiores, leia-se equipa principal, foram passados na enfermaria a recuperar de uma lesão muscular na coxa esquerda. Nada que o impeça de lutar por um lugar no plantel e sonhar com a estreia. Peseiro aposta nele e ele quer retribuir.
Já Thierry é lateral direito, tem 19 anos (nasceu na Amadora a 9 de março de 1999) e também é da geração de 99 e campeão da Europa sub-19. Começou no Damaiense, de onde saltou para o Sporting, “o clube do coração”. O “defesa sonhador, mas pragmático” deve o nome a um cantor das Antilhas que a mãe, Vânia Andrade, adorava. Já foi campeão da Europa de seleções com os sub-17 e os sub-19.
Elves Baldé é colega de equipa de Miguel Luís e de Thierry Correia desde os 10 anos. Nasceu a 2 de outubro de 1999 na Guiné-Bissau, mas cedo emigrou para Portugal e com apenas 9 anos começou a jogar no Loures. O talento do extremo/avançado destacou-se a ponto de na época seguinte (2009-2010) ir para o Sporting. Com apenas 17 anos foi promovido ao Sporting B e fez quatro jogos. Com velocidade e capacidade para desequilibrar no um para um, Baldé fez dez golos em 22 jogos na equipa B, na época passada. Agora terá oportunidade de aparecer ao lado de Nani.
“Podem ser aposta, com certeza, tal como na primeira passagem apostei em jovens. Mais do que o mérito do treinador, tem que ver com a qualidade dos jogadores. O Miguel [Luís] está lesionado, está a trabalhar connosco, mas temos o Thierry [Correia], o Elves [Baldé], jogadores que a curto prazo terão de ser soluções para nós”, garantiu Peseiro, antes do jogo com o V. Setúbal, na semana passada.
Uma das melhores gerações de sempre
Pedro Gonçalves treinou-os a todos e fala da uma das melhores gerações que passaram pela Academia: “Acredito que em breve iremos ouvir falar de mais uns quantos, ainda que noutros clubes que não o Sporting. Possivelmente terá sido das gerações que produziram mais jogadores profissionais para o futebol português e internacional.”
O atual selecionador de sub-17 de Angola recorda que pegou na equipa após um ano de fracasso geral da formação leonina (2014-15) e viu-a festejar o título nacional no ano a seguir (2015-16). “A geração de 99 recorda-me tempos muito especiais, pois foi a minha última época ao serviço do Sporting, um percurso de 16 anos no clube dos quais guardo muitas e boas lembranças. Esta geração vinha de uma época nos sub-15 em que lutou, em vão, pelo título de campeão nacional até ao limite. Este facto acabou por ser um feito raro ao longo do percurso vencedor de formação desta geração [2015-2016]. Apanhei esta geração nos sub-16 ferida no seu orgulho. Havia na equipa o sentimento generalizado de injustiça, pois evidenciávamos uma supremacia, apesar de os nossos rivais terem tido também uma excelente geração. Concluímos a época evidenciando uma qualidade de jogo formidável, que se traduziu na conquista do campeonato sem uma única derrota”, recordou Pedro Gonçalves ao DN.
Nessa época, o jogo do título, e o último do campeonato, acabou por ser um dérbi: “Tínhamos de vencer o Benfica para nos sagrarmos campeões e, apesar de termos feito uma extraordinária primeira parte, mesmo a terminar ao intervalo contra a corrente do jogo o Benfica marcou golo, julgo que pelo João Filipe. Ao intervalo foi extraordinária a serenidade da equipa e a forma confiante com que em uníssono me disseram no balneário que iriam virar o jogo. Passados dez minutos da segunda parte já tínhamos virado o resultado. Vencemos por 3-1 e sagrámo-nos campeões. Fui campeão distrital onze épocas como treinador principal no Sporting, mas esta foi sem dúvida a prenda mais significativa que esta geração me deu para fechar com chave de ouro o meu percurso no clube.”
A importância dos promovidos no título
Como técnico da formação, nunca gostou de individualizar nomes, seja para elogiar ou para criticar, mas aceitou o desafio do DN para falar de alguns, começando pelos que estão a ser promovidos, e da importância que tiveram na conquista desse título de iniciados em 2015-16.
Luís Maximiano: “O Max foi mesmo o Super Max, tal a dedicação e a evolução que teve. Recordo a sua honestidade e a solidariedade com os companheiros, em especial com os da sua posição, tendo sempre uma excelente postura, inclusive quando preterido para jogar outro colega. A perseverança e a postura estão a fazer dele um guarda-redes de carácter sólido e imbatível.”
Thierry Correia: “Apesar da concorrência elevada do João Oliveira, sempre se souberam respeitar e trabalhar juntos. A dada altura da época, pelo facto de a direção ter proibido o Rúben Vinagre de jogar por não assinar pelo clube, solicitei-lhe que jogasse como lateral esquerdo. Viu nisso uma oportunidade e tem sido o que todos têm visto. De uma voluntariedade, combatividade e carácter que o tornam um verdadeiro leão em campo. Quando as coisas não lhe corriam como esperava, dada a sua imaturidade emocional, as lágrimas saltavam-lhe logo dos olhos, e essa energia era catapultada nos treinos seguintes para elevar a fasquia.”
Miguel Luís: “Já nesse tempo revelava uma grande maturidade desportiva. Introvertido, tinha uma personalidade algo fechada, mas aos poucos soube crescer e desenvolver-se. Já revelava um carácter competitivo assinalável e apenas nas dificuldades se via a sua verdadeira capacidade desportiva.”
Elves Baldé: “Um dos rostos da mística da equipa. Sempre foi ao longo das épocas de formação um dos principais elementos. Apesar da concorrência apertada, nunca se atemorizou e [a equipa] ajudou-o para aumentar exponencialmente o seu desempenho desportivo. Estava em todas as ocasiões coletivas e com todos os companheiros. De uma generosidade assinalável.”
Jovane Cabral: “Apesar de ser de 1998, já estava integrado ao tempo na academia sem poder competir, até que na fase final da época foi inscrito e acabou por ser um elemento fundamental na conquista do título de campeão naquele que foi o seu primeiro dérbi com o Benfica.”
Os dois que fugiram
Rafael Leão: “O talento puro em ação. Todo ele era arte e encenação em campo. Lembro-me de como iludia os adversários perdendo as primeiras bolas disputadas com alguma displicência, levando-os a facilitar nas abordagens das disputas seguintes, e depois, evocando uma absoluta e invulgar capacidade de explosão, aliada a genuína capacidade de controlo de bola, dinamitava as defesas adversárias.”
Rúben Vinagre. “Ainda na fase inicial da época reuni-me com ele transmitindo-lhe que pretendia pô-lo a jogar na posição de defesa esquerdo e que nessa posição, se ele tivesse a mesma atitude e empenho, acreditava que rapidamente atingia o nível de seleção nacional. Dito e feito, passados três meses estava na seleção e a deixar os scouts dos colossos europeus boquiabertos com aquilo que viam. Recordo a sua humildade e resiliência. Tem um carácter imbatível. Audaz, não se atemoriza com nada. Tem espírito de campeão. Acabou por assinar pelo Mónaco aos 15 anos, agora joga no Wolves.”
O talento que falta explorar
Daniel Bragança: “O cérebro da equipa. Nessa época foi promovido a capitão. Apesar da sua imaturidade física, foi ganhando confiança com a qualidade dos seus desempenhos desportivos. Todos os colegas de equipa o respeitavam, o que permitiu o seu crescimento emocional e relacional. Lamento que neste percurso de formação poucas vezes tenha sido chamado aos trabalhos da seleção nacional, mas a seu tempo irá justamente atingir esse patamar.”
Hassan: “Apesar de ter concorrência pesada na frente de ataque e de ter pouca experiência competitiva, pois vinha de uma primeira época na equipa B de iniciados, revelou uma entrega e uma disponibilidade física que pouco tempo depois levaram a Lazio a recrutá-lo.”
David Tavares: “O David foi talvez o jogador que mais cresceu a nível de carácter ao longo da época. Não foi fácil a sua adaptação a rotinas e compromissos e tivemos várias situações críticas, masele sempre as soube ultrapassar com humildade e reconhecimento do erro, o que lhe permitiu crescer imenso como pessoa e como jogador.”
Leandro Tipote: “Habituado a resolver tudo com base na potência muscular, nessa época abriu-se aos poucos para pensar o jogo e evidenciar a qualidade de execução técnica que também possui. Apesar do físico que já possuía, era um jogador introvertido fora do campo e foi preciso realizar um trabalho ao nível emocional e relacional para melhorar substancialmente a relação com os demais companheiros.”
Tomás Silva + Nuno Moreira: “Coloco-os juntos porque, apesar de características diferentes, revelavam um potencial desportivo enorme em corpos que quase não se via em campo, mas com uma ambição e uma qualidade técnico-tática que superavam os demais.”
24 Agosto, 2018 at 20:19
Reconheço grande sportinguismo mas não dou os meus votos a DF. Estou inclinado para JB mas o Varandas não está ainda de lado
24 Agosto, 2018 at 20:23
do varandas espero ainda até às eleições, de mais umas fotos e uns sorrisos marotos para ver se me consigo decidir…
24 Agosto, 2018 at 20:42
Porque não dás os votos ao DF? É que a mim tem-me convencido cada vez mais. É ele a subir e os outros a descer
25 Agosto, 2018 at 1:33
Dias Ferreira é um Senhor! e rei nos debates…
24 Agosto, 2018 at 21:37
As fivelas nunca se põem de lado!
24 Agosto, 2018 at 20:31
Recebi hoje os documentos para votar….. estou quase decidido…. mas vou esperar mais uns dias!!!!
Em princípio JB…. mas vamos a ver como corre as entrevistas!!
SL
24 Agosto, 2018 at 20:31
Quer se queira quer não o Miguel Albuquerque é um bom trunfo para a lista do Varandas .
24 Agosto, 2018 at 20:34
miguel albuquerque, se for convidado, estou em querer que trabalha com qualquer um dos candidatos…basta que o convidem e lhe sejam dadas as condições para continuar a desenvolver o trabalho que tem feito.
24 Agosto, 2018 at 20:37
Com o JB não trabalha . Por isso estava a dizer que MA era um bom trunfo para o Varandas
24 Agosto, 2018 at 20:38
Exactamente, Miguel Albuquerque quer continuar o seu trabalho no Sporting. Ficará com qualquer um dos candidatos, basta haver vontade para isso. E nenhum candidato vai correr com o director da modalidade com mais sucesso no clube.
24 Agosto, 2018 at 21:38
🙂 fia te na viragem!
24 Agosto, 2018 at 20:32
Gabo o Dias Ferreira por conseguir manter um debate com um atrasado mental daqueles. E isto não é uma ofensa ao Fivelas, é a constatação de um facto.
24 Agosto, 2018 at 20:56
Vives numa caixa!
Devias experimentar vir cá fora ver o mundo real…
24 Agosto, 2018 at 21:00
Ó Miguel, eu depois da tua história da carochinha do Ricci de hoje á tarde, revia o meu conceito de caixa.
24 Agosto, 2018 at 21:51
Vou falar nisso ao meu familiar para ver o que ele me aconselha!
Vou começar logo por lhe perguntar…
Ó Coiso, olha lá, diz aqui uma coisa… Entre aquilo que tu me dizes, de coisas que tu sabes e vês no teu trabalho, e o que vem na CS, o que é mais provável que não seja bem assim? O que tu me dizes ou o que vem na CS?
Depois eu digo-te a resposta…
24 Agosto, 2018 at 21:52
Faz isso e depois não te esqueças de escrever ao Pai Natal. 😉
25 Agosto, 2018 at 0:14
Este tipo fala daquilo que NÃO sabe, neste caso (garanto-to) e noutros… É um mero assecla do lideranças.
24 Agosto, 2018 at 20:36
Este “Varandas”…não vai chegar sequer “a varandim…”
SL
24 Agosto, 2018 at 20:40
Vejo muitos indecisos aqui. Para mim é incrivel como se pensa em dar votos a um cabeça oca destes.
Por razões diferentes só equaciono Benedito e Dias Ferreira.
24 Agosto, 2018 at 20:40
Para mim até este momento…:
1º – Benedito
2º- Dias Ferreira
– Madeira Rodrigues …desclassificado por “controle positivo”
– Ricciardi…mandado embora “por indecente e má figura”
Os “outros…? – Nem me recordo dos nomes…e não estou para ir à procura…”
SL
24 Agosto, 2018 at 20:41
Ehehe leu-me os pensamentos.
24 Agosto, 2018 at 20:49
Dias Ferreira é rato!
Manda com cada pissada a rir-se que o Varandolas nem as apanha no ar.
Fodido.
24 Agosto, 2018 at 20:53
Entretanto mete-o a falar das suas experiências como médico e demonstra a sua ausência de conhecimentos como dirigente…
Querer discutir o futebol com Dias Ferreira… Hehehehehehe
24 Agosto, 2018 at 20:58
E no fim, comido em quase 3 minutos…
24 Agosto, 2018 at 20:50
Varandas: …por isso é que o Leonardo jardim me quis levar várias vezes para o Mónaco.
Dias Ferreira: não ficava nada chateado se o levasse…
Ahahahahah
24 Agosto, 2018 at 21:30
lol
24 Agosto, 2018 at 20:50
Varandas – o LJ quis levar me para o Monaco.
DF – eu juro que nao fico chateado com o LJ se ele o levar, juro que não fico.
24 Agosto, 2018 at 20:55
O DF é Fodido
Hahahahahahahah
24 Agosto, 2018 at 20:56
O filha da mãe do DF andou à procura de noticias de recuperação de jogadores do Sporting…recuperados por outros que não o Varandas…
Ó DF…isso não se fazia…!!
Mas também…o que é que interessa para escolher um Presidente…que ele seja um bom médico…?
Ele não é eleito para dar consultas…!
SL
24 Agosto, 2018 at 20:58
Ahahahahaha está boa Dias Ferreira! Já somos 2.
E é isto: O Fivelas acha que deve ser presidente porque é um bom médico, o Pateta Madeira acha que deve ser presidente porque andou a fazer figuras tristes na ultima eleição, o Zé Ricci acha que deve ser presidente porque é banqueiro, o Rego porque um dia acordou e apeteceu-lhe.
Zero de projectos, zero de ideias, zero de zero.
Safam-se: Benedito, que apesar de ontem não ter conseguido á armadilha do rasteiro, ainda passas umas ideias e projectos. Dias Ferreira, que também tem algumas ideias, é uma raposa velha e sabe tudo dos meandros do lamaçal que é o futebol português. E o Tavares, que é um grande empresário, humilde, mas muito romântico e sem estaleca para isto.
24 Agosto, 2018 at 21:01
*não ter conseguido fugir á armadilha
24 Agosto, 2018 at 21:17
Mas era possível escapar à armadilha?
24 Agosto, 2018 at 21:32
Pois…percebo o que queres dizer. Quem não se sente….
24 Agosto, 2018 at 21:36
O gajo funciona assim: procura insultar-te de modo a que percas as estribeiras. Sinceramente, acho que o Benedito reagiu como qualquer um de nós, se fossemos assim atacados, reagiria. E bem… Mais: mostrou que, embora seja polido, que é, também sabe dar murros na mesa.
24 Agosto, 2018 at 21:46
Era o que dizia á tarde. É o estilo Porco Guerra. Asqueroso mesmo.
24 Agosto, 2018 at 20:58
DF out. Está ultrapassado. Estou já a 99% JB.
24 Agosto, 2018 at 21:02
Geraldes, Podence, Gelson e Mateus tb se conheciam desde miúdos.
Antes brumas, loris, diers e companhias.
Não aproveitamos nada.
E parte da culpa é dos que dizem que nunca estão preparados e depois batem palminhas aos Alan ruizes e diabys desta vida.
24 Agosto, 2018 at 21:05
+1
24 Agosto, 2018 at 21:25
Chama-se Jorge Jesus esse de que falas
24 Agosto, 2018 at 21:35
Chama-se JJ com muitas culpas no cartório, e agora chama-se Paseiro com outras tantas culpas.
24 Agosto, 2018 at 21:35
Estou contigo.
A falta de tomates neste clube para uma aposta em qualidade sem medos é gritante.
24 Agosto, 2018 at 21:42
Brave e a parte da culpa é daqueles que exigem mais a um puto de 18 anos que ganhe 50 mil ao ano, do que a gajos caros, que ganham muito, jogam pouco e que ainda custam dinheiro para despachar.
24 Agosto, 2018 at 23:33
Claro.
Eu já vi assobiar jovens com 14 anos de casa e aplaudir um argentino gordo depois de não correr.
Mas o que defendo é tratamento igual, seja jovem tuga ou não. Admitindo até que um jovem estrangeiro precisa de tempo para se adaptar ao nosso país, algumas vezes longe da família.
24 Agosto, 2018 at 21:37
O agente do Alan Ruiz não é o mesmo do JJ?
24 Agosto, 2018 at 21:45
Caguei nos responsáveis. Tou desde janeiro de 2017 a bater nessa besta do JJ. Levei com a turminha dos yes man.
Cada vez mais me convenço que foi de na fé, é impossível que seja tão burro.
A mudança passa pela mentalidade do adepto. Quer ganhar rápido. Com a formação não se ganham campeonatos. O último que me lembro foi há 16 anos. Nunca pensei ser possível. Pelo meio fizemos uns quantos all ins. A cabeça a godinhada e o 2 ano de JJ. Mas a malta quer sempre voltar ao mesmo.
24 Agosto, 2018 at 21:52
Só se o agente do JJ for o pai do Alan…
😀 😀 😀
24 Agosto, 2018 at 23:10
Tens razão. Mas tinha ideia de haver uma ligação qualquer.
24 Agosto, 2018 at 21:03
O Fredy marquises sabe que tem sempre trabalho, afinal não foi há muito que rejeitou real Madrid…Liverpool… Manchester…Milão e se quiser algo mais movimentado há sempre uma clínica ou hospital com capital angolano. Agora o mecenas dele é que não vai gostar de reservas eleições
24 Agosto, 2018 at 21:05
*reservas=perder eleições
24 Agosto, 2018 at 21:06
Oh pah a sério, o que é isto? Quantas actas é que há?
Confira o Tweet de @BlocoInacio: https://twitter.com/BlocoInacio/status/1033076284220481536?s=09
24 Agosto, 2018 at 21:09
Esta gentinha é tão profundamente nojenta.
Quanto é que estão a receber para fazer este serviço?
24 Agosto, 2018 at 21:28
Dito ao vivo e a cores na SIC notícias pela Garcia Pereira… Não foi o Inacio que inventou
24 Agosto, 2018 at 23:30
Gostei desta: “Uma acta para o notário e uma acta da MAG? Duas actas é muito moderno. A acta da populaça e a acta dos viscondes. A acta do peão e a acta da tribuna. A acta dos coiratos e a acta dos croquetes. A acta dos 29 e a acta dos 71. A acta dos palavrões e a acta do glamour. Só no SCP.”
24 Agosto, 2018 at 21:14
Toda a gente sabe que o bombeiro levou a original para casa e emoldurou-a para se tocar nas partes íntimas em frente à mesma. Passa à frente
24 Agosto, 2018 at 23:32
Foi o bombeiro? Ou o sucateiro? Ou o chanfaneiro? Ou o que deixou a Câmara de Poiares de tanga?
25 Agosto, 2018 at 0:20
Ahahahhaha!
24 Agosto, 2018 at 21:30
Mas há duas actas, uma para substituir a outra, conforme vocês dizem – uma real e uma para mostrar em Tribunal – ou existe é uma acta do Notário e uma acta da MAG?
É que se existir uma acta da MAG, que é a do Sporting, e uma acta do Notário, que é lá para as coisas dele, não vejo problema nenhum nem vejo o porquê de se levantar este problema, a não ser para criar confusão.
Eu não tenho duvidas nenhumas que o senhor Bruno de Carvalho é mentiroso, desonesto, e tem actuado de má fé!
Parece que o vosso apoio cego vos começa a fazer seguir um caminho complicado…
As coisas devem ser esclarecidas antes de mandarem cenas para o ar?
Se o que está em causa, como é apontado pela facção “Bruno ou o caos”, que há 2 actas para o mesmo efeito, de modo a deturpar em Tribunal o que se passou na AG, é uma coisa e isto, TODA A GENTE concordará, é gravíssimo e sinceramente, tenho muita dificuldade em acreditar que isto seja possível, especialmente com pessoas batidas nestas coisas.
Se o que está em causa, como me parece pelo curto vídeo, que é algo tirado do contexto e difícil de entender, é que há uma acta que é da MAG e que há uma acta que é do Notário, a montanha pariu um rato e vocês andarem com esta conversa não vos favorece!
SL
24 Agosto, 2018 at 21:35
É verdade. Daí ser difícil entender a atrapalhação da Garcia Pereira quando o jornalista lhe fez a pergunta… mas vamos esperar.
24 Agosto, 2018 at 21:56
As perguntas também são confusas, pelo menos nesta parte do vídeo. Isto assim fora do contexto é complicado perceber bem do que estão a falar.
Repara, até pode haver uma parte da acta, referente à parte da votação, que tenha de ser certificada pelo Notário. O resto, o que aconteceu, o que deixou de acontecer, na AG, já não é preciso que o notário certifique.
Enfim, isto pode não ser nada ou ser gravíssimo!
24 Agosto, 2018 at 23:03
Você é burro ou está de má fé, então um Notário vai certificar só parte de uma acta sem ver presencialmente a acta no seu todo?????!!!!!
Nunca vi isso, ou certifica toda ou nada!!
Para já se a CG precisa de uma cópia para apresentar nalgum serviço público o Notário tem de ter o original para confrontar!!! E autentica na sua totalidade!!!
Se há duas actas escritas e só uma (a que interessa) é que é apresentada ao Notário isto é outra estória!!!!
Boa noite e SL
24 Agosto, 2018 at 23:24
Mr. Hyde consegue justificar o injustificável.
25 Agosto, 2018 at 1:17
Eh pah chega de brincadeira.
Aqui o amigo Gomez disse tudo.
24 Agosto, 2018 at 23:08
Confesso que não sei as implicações disto, mas eu estava a ver em directo quando passou e ela atrapalhou-se toda. É como digo, já não digo nada…
24 Agosto, 2018 at 23:26
É o Novo Sporting: cumprimento “escrupuloso” de estatutos, normas e leis.
25 Agosto, 2018 at 0:25
Foda-se.
Que puta falta de noção…
Para um gajo que tem mania de ser esperto…
Sabes o que é um acta!?
Que fazes tu na vida?
Esquece, nem no condomínio tens duas actas….
Aliás, até podes ter, a “oficial” e a verdadeira para esconderes as contas.
Isso diz tudo…
24 Agosto, 2018 at 21:16
Não tenhamos ilusões, desses miúdos todos, se conseguirmos aproveitar dois, três no máximo, já não é nada mau. Para além do Jovane, aposto no Miguel Luís e talvez no Elves Baldé, mais que não seja pelo nome!
24 Agosto, 2018 at 21:17
Debate Varandas – Dias Ferreira.
Debate razoável e morno. Algumas ideias em cima da mesa.
Também aqui me parece que é mais o que os une que o que os separa.
Varandas esteve benzinho, mantendo a sua onda e defendendo bem as suas ideias.
Dias Ferreira tem vindo a subir e começo a pensar que, se não lutar pela vitória, o que acho difícil, vai ter influência no decisão do vencedor pois vai depender dos votantes que tirar aos principais candidatos.
Até agora, do que vi, parece-me que quer o Dias Ferreira, quer o Varandas, quer o Benedito tem um projecto sustentado e ideias interessantes. Qualquer um que ganhe penso que terá possibilidade de fazer um bom trabalho. Esperemos que o queira fazer e que isso da cabala seja realmente A cabala!
24 Agosto, 2018 at 21:19
O pateta alegre está na SIC n
24 Agosto, 2018 at 21:31
Varandas não tem o dom da palavra, perde debates com todos (excepção aquele rapaz de cabelo branco, que quer por e estadio genero FMANAGER). Dias Ferreira é o tal gajo que devia ser sempre aproveitado! Ninguem defende como ele o SCP, ninguém tem mais matreirice que ele. Era um Benedito a gerir, um DF a falar, um varandas no que sabe, a parte médica, o tavares num qq cargo, o Madeira a deixar o Marshisio à porta e bazar, um tio Rici deportado para angola e um Rego…Desculpem, não sei o que faça com este…
24 Agosto, 2018 at 21:36
Estou nessa. JB e DF unam as candidaturas!
24 Agosto, 2018 at 21:57
Epá, era bem capaz de subscrever uma cena dessas…
24 Agosto, 2018 at 23:06
Genial, dessa nem os lampiões se lembraram. 🙂
24 Agosto, 2018 at 21:39
Estou a ver o debate PMR vs Benedito.
O PMR é um traste de merda.
24 Agosto, 2018 at 21:40
O Varandas agora também critica a decisão da CG de ir lamber o rabo ao Vieira. É, no mínimo, risível como este gajo copia tudo o que o Benedito diz ou faz.
Curiosamente, no facebook, os lampiões estão muito indignados com o Benedito. O que é um excelente barómetro.
P.s. Dias Ferreira, foda-se, junta-te ao Benedito!
24 Agosto, 2018 at 22:05
O mesmo se aplica quando falam de BdC, certo?
24 Agosto, 2018 at 23:12
Na esmagadora maioria das vezes, pelo menos até ao momento em que se passou da marmita, sim!
24 Agosto, 2018 at 23:10
Isso assusta. Vamos ver se a CS não começa a puxar o tapete ao JB…
24 Agosto, 2018 at 23:13
A CMTV está já a fazer uma campanha asquerosa contra o gajo, porque se recusou a ir a debates lá.
25 Agosto, 2018 at 0:26
Era meio caminho para eu ponderar não votar nulo….
24 Agosto, 2018 at 21:41
A actual equipa de juvenis tem grande potencial também. Joelson e aquele puto austro-italiano com pinta de ponta de lança dos pés a cabeça.
Mas a moda é dizer que a formação está em crise. Vindo da boca de sportinguistas que veem jogos da formação quando o rei faz anos. Antes havia desculpa, com a Sporting TV é só i dont care. Mas a TV própria tb será para apagar. Compramos o sossego com a cmerda TV.
O próximo a ser desperdiçado, está na cara, é o Diogo Brás. Um figo em potência. No campo e na situação contratual.
Siga. Continuem a bater palmas aos gudeljs desta vida. Promessas de glória facil. Gajos caros, acomodados e sem retorno financeiro a vista. A história repete-se e, no caso do nosso clube, a burrice é crônica.
24 Agosto, 2018 at 22:00
O Diogo Brás tem 2 problemas grandes.
Falta-lhe atitude competitiva consistente! É um gajo muito soft em campo sem bola, e às vezes até com bola.
O empresário dele é o Mendes!
Vai dar merda!
24 Agosto, 2018 at 22:06
O Diogo Brás é só isso?
Por acaso acho que é do melhor que por lá anda…
24 Agosto, 2018 at 22:13
Esses aspectos trabalham-se.
A inteligência, abilidade e talento ou se tem ou não se tem. E fazem-se pagar caro. Este puto tem. Pode até ser parvo, não faço ideia, mas temos de saber criar os nossos.
Cheira-me mais a areia para os olhos, para esconder a incapacidade para rentabilizar o que e nosso.
Com o regresso dos patetas, não antevejo melhorias.
24 Agosto, 2018 at 21:54
Grandes gerações, mas principalmente os ( agora ) iniciados e outros que tantos, que começaram a entrar em 2013 e 2014, com outra atitude.
Já têm dado frutos ( começam/começaram agora ), passados estes 4/5 anos.
24 Agosto, 2018 at 21:58
Varandas Vs Dias Ferreira
Varandas começou inexplicavelmente muito nervoso. Debate morno a maior parte do tempo e enquanto assim foi Dias Ferreira ia marcando pontos pelo à vontade e tarimba que tem em debates televisivos. Porém, talvez embalado pelo seu ar senatorial, cometeu um erro que lhe saiu caro ao ir atacar Varandas, com um sorriso nos lábios, precisamente onde ele marca pontos que é a sua competência profissional (de resto diga-se temática de pouca importância para a corrida à presidência). Esbardalhou-se e saiu tosquiado tendo aí varandas ficado claramente por cima deixando DF com o ónus de ter mandado um golpe baixo. Saliente-se a posição assumida por varandas contra a excursão dos embaixadores da boa vontade à luz, ainda que me pareceu mais por estratégia política do que por força de convicção, embora acredite que estava a ser sincero. Dispensava-se, e tb a Dias Ferreira, tanta parcimónia no tema dos rabolhos quase faltando dizer eh pá peçam-nos lá desculpa, por favor, que é para a malta depois ter margem de manobra para ir aí. Acho que devia ter sido muito mais contundentes. Os dois. A Varandas sugeria que não passasse todos os debates a falar da mudança dos petizes e infantis para não sei onde. É positivo mas é pouco relevante, e fala do assunto como se fosse uma assunto central. Nesse aspecto DF foi muito mais objectivo e, quanto a mim, bateu varandas nas prioridades que definiu como mais importantes. Varandas centra-se muito em questões de Gestão e Organização Interna (menos conflituais entre os candidatos) e menos nas questões externas. Alguém que diga ao varandas que não se diz “muita bonito” mas muito bonito. A malta percebe o fascínio da coisa mas… . Por ultimo referir que assistimos ao maior e mais rasgado elogio a BDC e à sua obra por parte de um candidato (não estou a ser irónico e não sei se DF se deu conta). AS palavras finais de DF so faltou dizer obrigado BDC.
24 Agosto, 2018 at 22:09
Varandas cometeu um erro primário, convenceu-se ou se calhar convenceram-no que iria ser o próximo Pr do SCP.
24 Agosto, 2018 at 23:12
Certo, mas aparentemente revê-se na expulsão do BdC… Pelo menos não diz nada.
25 Agosto, 2018 at 0:56
Pelos vistos todos se revêem na expulsão de BDC. O silêncio é ensurdecedor. ALiás parece que há um pacto de sangue entre todos os candidatos para que se não fale nem da CG e CF, e muito menos de Bruno de Carvalho.
25 Agosto, 2018 at 9:31
É o que penso também. Não percebo essa falta de frontalidade. Mas também ninguém pergunta…
24 Agosto, 2018 at 22:02
Maximiano
Mathieu
Coates
Lumor
Ristovski
Bata
Acuña
Bruno Fernandes
Nani
Rafinha
Montero
Salin
Bruno Gaspar
André Pinto
Misic
Jovane
Wendel
Mateus Pereira
a nossa maior arma é ninguém saber verdadeiramente qual vai ser a nossa equipa.
vou apostar 10 euros no peseiro… e vou ganhar 40.
24 Agosto, 2018 at 22:07
Acho que a tua lista de convocados ñ está correcta
24 Agosto, 2018 at 22:10
A reestruturação financeira está pronta com dinheiro e tudo, quem vier será “obrigado” a avançar com a mesma, assim como o EO.
O bombeiro não sabia quantos votos/assinaturas para marcar a AG. O Artur não sabe quantos sócios e quantos votos asseguraram a destituição. Já faltou mais para dizerem que 99% dos sócios queriam a destituição
24 Agosto, 2018 at 22:17
A nossa sorte é que há sempre uma aldeia com os irredutíveis “gauleses”!!!
24 Agosto, 2018 at 22:15
Debates não vejo.
Podem todos ser muita bons ou muito maus.
Não consigo dissociar qualquer um deles de aproveitamento perante um caso gravíssimo e ainda por explicar.
Para se chegar à meia dúzia, tens sempre de passe pelo 1, depois o 2, seguido do 3, não esquecendo o 4 e o 5.
Não há 6 sem os números anteriores.
Expliquem os actos, criminosos e de má gestão do Presidente eleito por 90% dos sócios.
Caso se venha a comprovar algum acto lesivo para o clube por parte de BDC.
Aí sim … podemos todos seguir viagem.
Caso contrário e em vez de estarmos todos excitados com um Derbi, onde temos todas as probabilidades para o vencer. Pois os vizinhos tem o Presidente doente em domiciliária e vão jogar connosco no meio de uma eliminatória com um resultado negativo.
E nós aqui a falar do “nada”!
Sim é de isso que se trata.
Falamos do Grande “nada”!
SL
24 Agosto, 2018 at 22:33
Para facilitar podes comecar por ler a entrevista de Carlos Vieira … e esta la uma frase assassina para BC …
” Houve diferencas nas modalidades e no futebol. Nas modalidades vencemos e no futebol … temos de tirar ilações. “
24 Agosto, 2018 at 22:42
Frase assassina? Mais interpretação asinina
24 Agosto, 2018 at 22:46
Polvices e cavalos de tróia, caga nisso. ( Coisas que antes eram importantes e continuam a ser graves, mas agora mudaram para o BdC. A culpa é do BdC. Daqui nada é ele o grande corrupto e criminosos de Portugal )
Importante é o vosso foco no BdC.
Não foi das Polvices, nem do JJ, nem da falta de empenho dos jogadores ( que todos vimos ).
Nada disso.
A culpa é do BdC
24 Agosto, 2018 at 22:56
Quem era o Presidente? Quem era o maximo responsavel?
Para o bem para o mal, BC é responsavel pelo bem e pelo mal de tudo o que aconteceu no SCP nestes ultimos 5 anos.
SL
24 Agosto, 2018 at 23:11
Isso !
A culpa é do BdC.
E depois do Marcelo.
E depois da Uefa e depois da Fifa.
Se houvesse um ataque a Portugal, a culpa é do Marcelo.
Mai’nada
24 Agosto, 2018 at 23:21
Isso é um absurdo. Até prova em contrário, e se ela surgir serei o primeiro a querer vê-lo expulso, ele não tem nenhuma responsabilidade no ataque à academia. Mas estou à espera dos resultados da investigação criminal.
24 Agosto, 2018 at 22:54
??
OMG
A sério ???
WAF!!!
Jura… que não estás a escrever isso como argumento do quer que seja!
Promete que não tinhas nada para fazer e foste cagar! E saiu te isso !!!
Promete!!
🙂 tu é muito mais limitado do que alguma vez supunha!
24 Agosto, 2018 at 22:58
E tu es muito mais inteligente do que os teus comentarios aparentam …
SL
24 Agosto, 2018 at 23:22
Valha-me Deus! A entrevista do Carlos Vieira é bem favorável à gestão de BdC. Mata todas essas cagadas que andam por aí a dizer da gestão financeira danosa!
25 Agosto, 2018 at 2:25
Pois é, tirando o facto de a gestão financeira ser atribuída ao próprio CV.
24 Agosto, 2018 at 22:34
E uma palavrinha de apreço para o camarada Arnaldo não há?
24 Agosto, 2018 at 22:43
🙂
24 Agosto, 2018 at 23:28
Querias dizer “prisão domiciliária” ??
SL
24 Agosto, 2018 at 22:27
Dias Ferreira esteve bem no debate.
Mais acertivo na defesa da verdade desportivo e no combate a corrupcao e trafico de influencia. Relembra a necessidade de voltar a lutar por colocar pessoas do SCP em certos lugares de influencia.
Gosto da ideia da academia e do pavilhao para a formacao do futebol e das modalidades ( acrescido de uma escola ). Para dirigir este projecto tem um nome de quem gosto muito Tomas Morais.
Estou divido entre Benedito e Dias Ferreira … vou aguardar mais uns dias para preencher o boletim de voto que ja recebi.
SL
24 Agosto, 2018 at 22:44
Concordo, o vito pereira na arbitragem, o luis duque na liga, o baganha no ipdj e por aí fora ….
Vamos fazer mais e melhor que o traficante de carnide.
24 Agosto, 2018 at 22:35
O velho está a ficar senil…
https://ibb.co/c0ZRyU
24 Agosto, 2018 at 22:38
O supra-sumo da comunicação em Portugal está a ver o tapete a fugir-lhe?!