Não podia em consciência falar de outro tema que não fosse o caso “Benfica vs bloggers”. Por todos os motivos e mais alguns, é uma matéria que me é muito cara. E explico porque acho este caso digno de muito mais atenção quer por parte dos adeptos, quer por parte da comunicação social, quer até por organismos como a FPF, Liga, IPDJ ou Governo.
Por mais que o Benfica tente passar a ideia que o processo que moveu nos EUA é uma tentativa de culpabilizar quem atentou contra a sua privacidade, a verdade é que dirigiu o alvo para algo completamente distinto. Apontou para onde podia, não para onde queria. Querem queimar alguém e apresentar culpados na praça pública. Querem dar à multidão algo para quem esta dirija o seu ódio, humilhação, vergonha.
Não tendo meios de identificar ou sequer processar os hackers de roubaram os e-mails, e não havendo mesmo mais nada, a opção foi mesquinha, irresponsável e desesperada. Tentam alvejar dois pesos pesados da “opinião livre”, dois blogs sobejamente conhecidos por repetidamente irem às suas feridas e exporem os seus modus operandi. É uma espécie de “não conseguimos os hackers, mas tomem lá dois dos gajos que mais nos humilham na internet”. Parece estar a correr bem.
Vejo muitos congéneres bloggers, twitters e Facebook’s benfiquistas exultantes, de faca e garfo na mão, à espera do prato. Há espera de provarem que são absolutamente incapazes de separar o clubismo de coisas muito mais importantes para as nossas vidas. Coisas como a liberdade de opinião.
Na teoria deles, o Artista do Dia e o Mister do Café devem pagar o preço por terem comentado informação privada do seu clube. É um argumento abjecto que não está suportado por nenhuma lei ou dever de cidadão. Não só podemos comentar qualquer informação privada (desde que exista interesse público relevante), como é estúpido considerar “privado” algo que está partilhado em dezenas de sites, jornais, blogs e revistas. E existe tanto interesse público (que torna lógico o direito a comentar) precisamente porque o conteúdo dos e-mails têm demasiadas provas de más condutas, para ser manifestamente simpático no adjectivo.
Os adeptos e bloggers benfiquistas que salivam enquanto batem palmas a esta operação cobarde da sua direcção, estão-se a borrifar para a desculpa que o seu clube encontrou para ameaçar e pressionar os dois bloggers leoninos em questão. Querem apenas ter alguém que sofra como eles estão a sofrer, querem apenas humilhar alguém para que não se sintam sozinhos nesse estado. Tal como uma criança, golpeiam um colega pequeno apenas porque não podem golpear o colega maior, o que interessa é dar vazão à frustração, por mais irracional que seja o gesto. Acho impressionante que nenhum, repito nenhum blogger, tenha sido capaz de ver para além da propaganda, tanto quanto a imprensa, algo que me assusta pela incapacidade de manifestar visão atenta e crítica, essencial nos dias de hoje, onde convivemos com tantas verdades como mentiras, pós verdades, pseudo factos, um enorme rol de cinzentos que distorcem a opinião com fins bem objectivos.
Escapa a toda a gente que levar cidadãos para o epicentro do confronto, arrastando outsiders que estão fora do poder do futebol (ainda por cima pelas razões erradas) abre um novo e trágico terreno de batalha. Um terreno que já foi invadido noutras alturas da história, noutros campos de atividade, com consequências terríveis para o desequilíbrio entre os deveres e os direitos da condição de ser humano. Perder liberdade é um assunto sério. Seja onde for e com quem for. Não é passível de ser visto aos olhos de quem apoias nos relvados, sobre quem escreves num blog, sobre o que foi mais ou menos simpático para clube x ou y. Vivemos numa democracia e o ano é 2018. Não deveríamos andar a debater este tipo de questões. O Benfica, cada vez mais, significa atraso civilizacional.
Mas o que interessam os direitos do Artista ou do Mister? Eu quero é vê-los a “arder na fogueira”, a “pagarem pelo que fizeram ao Benfica”, a “chorar com medo pelos filhos”. “Não queriam andar a gozar? Então gozem agora!”. “Quem lhes mandou meterem-se com o Benfica”, “sabiam os riscos que pisavam”. A quantidade de barbaridades, analfabetismo e instinto primata que este tipo de reações revela é para mim uma desilusão épica. Fico deprimido de saber que existem Portugueses, de Braga, Estoril, Faro, Funchal, Torres Novas, Évora que pensam ou dizem estas coisas. O nível de ódio irracional é estratosférico, capaz de negar direitos a um cidadão, capaz de desejar o mal a quem não se conhece, apenas se sabe que são adeptos de outra equipa de futebol e escreveram textos críticos da direção do seu clube.
No dia em que o ódio legitimar a ação de um clube, suportada e validada pelos seus adeptos, contra um cidadão que apenas deu uso aos seus direitos. Nesse dia, o futebol e os clubes tornaram-se num problema e num cancro social. Um foco de divisão entre cidadãos. E digam-me que o Governo deve continuar a fechar os olhos a estes sintomas. Digam-me que o Governo, PJ, Juizes… todos os pilares da nossa democracia não devem fazer tudo para parar este Benfica. Mas digam-me baixinho, o Gabinete de Crise pode estar à escuta e era uma maçada para mim levar um processo, onde não posso pagar para me defender, na justiça norte-americana.
“Uma criança mimada não tem noção dos limites. Procura-os e enquanto não os encontrar, continuará a insistir e até amplificar os maus comportamentos.”
*às quartas, o Zero Seis passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
17 Outubro, 2018 at 14:19
destaco o teu último parágrafo. Além do estilo de escrita, que me agrada completamente, encerra em si o que devemos, mesmo, questionar. É que o benfic@ ser um cancro, não me espanta. Ter adeptos que são metástases, também não (e, atenção, há muito adepto não lampião a aplaudir tudo isto). O que tem que questionar-se é o silêncio de quem tem responsabilidades, seja ao nível da comunicação social, seja ao nível institucional e governamental.
17 Outubro, 2018 at 14:23
Gostava de acrescentar que a concorrência leia-se rivais, também deve ser questionada pelo seu silencio.
17 Outubro, 2018 at 14:26
pensei em tudo quando escrevi “institucional”. Mas, claro, esse silêncio também custa
17 Outubro, 2018 at 14:24
Uma rede de contactos tentacular e transversal aos diversos sectores da sociedade nacional, baseada na irracional paixao clubistica, com genese numa rede criminosa de dirigentesexplica bem o silencio e os outros silencios …
SL
18 Outubro, 2018 at 14:17
Já não temos uma SCP TV, Viva reforçada de gente capaz e com audácia de afrontar e denunciar toda a lixeira disseminada pelo Carnide Clube no desporto e na sociedade portuguesa.
Ainda agora recentemente no derby entre SCP / Carnide Clube, os lampiões entoaram cânticos gozando com a morte de Ficcini e banalizando os (toupeiras) os seus crimes.
Infelizmente por ausência de notícias por parte da CS/Medias, tenho de aceder ao Porto Canal e ao espaço Universo FCP para actualizar os processos que envolvem os lampiões…louvo a sua coragem!
17 Outubro, 2018 at 14:21
“O Benfica, cada vez mais, significa atraso civilizacional”.
Ora nem mais.
17 Outubro, 2018 at 16:11
Isto é que devia estar na estátua do Leão ao pé do JR.
🙂
17 Outubro, 2018 at 17:12
+1
17 Outubro, 2018 at 14:29
Os lampiões são do pior que existe na sociedade mundial. Ao nível de um terrorista. Não sei quem os ensinou a ser assim… São esses os valores do clube deles? Serão sempre uns pobres de espírito.
17 Outubro, 2018 at 14:30
O futebol é um cancro , que tem ramificações na justiça , na política em toda a sociedade , os milhões que chegaram de repente a um país já predisposto à corrupção leva a que estejamos num lamaçal , e que para que os interesses não percam as suas regalias é preciso calar quem os expõem .
17 Outubro, 2018 at 14:33
Todos estes casos de e-mails, toupeiras, vouchers, etc. para mim têm evidenciado o tipo de adepto que é o lampião. Na verdade estão-se a cagar desde que não sejam apanhados e ganhem.
E é nesta lógica que se insere o ataque aos Blogues. Estão-se a cagar para tudo (ética, direitos, leis, valores, etc) desde que vejam alguém sofrer por dizer alguma coisa contra os lampiões.
Desde o inicio de tudo isto que não conheço olhar para um lampião e ver um ser humano normal (ao que ao desporto diz respeito entenda-se). Só mesmo um lampião, disposto a tudo para ganhar. Uma ou outra critica mais escondida só para dizer que também criticam a direcção mas sempre pifias e sempre numa lógica de “vamos ver o que isto vai dar”. Porque do que eles têm medo não é da verdade. Essa é evidente. O que eles têm medo é de condenações e que depois sejam acusados de não terem feito nada. Hoje nenhum lampião votou Vale e Azevedo. Se um dia for condenado a maioria está preparada para dizer que mesmo votando no orelhas foram enganados e que até faziam criticas e tudo.
Quanto ás restantes instituições…tenho basicamente a mesma ideia que tenho dos lampiões. Liga, FPF, CS…zero. Querem é não ter chatices e se der para ajudar quem lhes paga (sejam lampiões ou Jorge Mendes) está tudo bem!
17 Outubro, 2018 at 14:33
Concordo na totalidade, quer com o conteúdo, quer com a apresentação (que é sempre irrepreensível!).
De facto, de entre todas as vergonhas em que o benfic@ se encontra envolvido (e que são muitas, como sabemos) considero que esta é a mais vergonhosa de todas para qualquer adepto que, apesar de benfiquista, é cidadão de uma sociedade que deveria dar mais importância a outros aspetos e defender outros valores que não os da corrupção e da intimidação e da violência.
A analogia entre o benfic@ e uma criança mimada é excelente e acertou na “mouche”!!
Mais uma vez, muitos parabéns Zero Seis!!
17 Outubro, 2018 at 14:40
efetivamente impressiona o nacional-lampionismo !!! aos lampioes tudo fica bem e tudo é permitido , e ai daqueles que ousarem ofender o “glorioso” !!! dizem que são muitos !!! e se calhar são mesmo , o que impressiona ainda mais é como é que os Sportinguistas se esquecem tão facilmente aonde vivemos e com quem vivemos !!!!
17 Outubro, 2018 at 14:52
Temos o pitéu do Zero Seis e depois temos isto:
“Quando era consultor de Comunicação fui convidado, mais do que uma vez, para colaborar com o Sporting. Neguei sempre essa possibilidade por duas razões: primeiro, porque queria continuar a viver o meu clube na parte lúdica da vida; depois porque achava que o Sporting era muitíssimo mal gerido.
Em contrapartida, aceitei colaborar com o FC Porto, uma instituição organizada, com os objetivos e a liderança bem definidos e onde o amadorismo dirigente não entrava.
Desde que Frederico Varandas, candidato que apoiei, tomou posse como dirigente do Sporting que tenho sido apontado, sobretudo pelos atrasados que continuam a aclamar Bruno de Carvalho como presidente, como “diretor de Comunicação” e afins do meu clube. Houve mesmo um blogue, animado por um cobarde anónimo ligado à empresa que continua a ser um dos principais fornecedores de serviços de Comunicação do Sporting, que escreveu que obtive um negócio de “2,3M a 3M de euros” com o meu clube.
Ora, para evitar este tipo de especulação – que faz com que haja mesmo jornalistas a contactarem-me para que que eu confirme o que se passa ou deixa de passar no Sporting – venho esclarecer o seguinte:
O Sporting tem 2 grandes fornecedores de serviços de Comunicação (o resto são migalhas…). Ambos foram escolhidos por Bruno de Carvalho e ambos têm contrato de prestação de serviços a longo prazo assinados por Bruno de Carvalho. Nada disso mudou com a gerência transitória da equipa de Sousa Cintra e nada disso mudou com a gerência eleita de Frederico Varandas.
O fornecedor da Sporting TV, com um contrato que vale 2M€ por ano, continua a ser o mesmo de Bruno de Carvalho. O fornecedor dos restantes Media próprios do Sporting (jornal, digital, etc., incluindo o cobarde anónimo do Mister do Café), com um contrato que vale 700m€ por ano, continua a ser o mesmo de Bruno de Carvalho.
É assim e assim continuará a ser por muito tempo em resultado dos contratos deixados por Bruno de Carvalho.
Aliás com a atual direção do Sporting, exceção feita ao Futebol que é dirigido pelo próprio presidente Frederico Varandas, tudo continua a ser como era no tempo de Bruno de Carvalho. E essa seria, aliás, razão mais do que suficiente para eu nada ter com a ver com o assunto”. LPM
17 Outubro, 2018 at 15:00
A única coisa certa que vejo nisto tudo é que ninguém trabalha na comunicação do Sporting…isto parece-me evidente…
17 Outubro, 2018 at 15:04
Mas da campanha foi a empresa que tratou da comunicação dele…isso é certo porque o próprio Varandas o disse…
Se a YN pediu rescisão do contrato, se este não está nem estará a breve prazo…ninguém vai estar nos próximos tempos é isso?!
17 Outubro, 2018 at 15:30
Vê-se uma imagem na noite das eleições o Varangas, cá fora, a dar um abraço a um gajo que tinha as feições do LPM… Mas tb não quero dizer nada com isso.
O que não faltava em alvalade nesse dia era lampiões…
17 Outubro, 2018 at 15:12
A YN queixava-se disto:
“A empresa alega que “saíram na comunicação social informações falsas e caluniosas no dia 9 de julho sobre a agência” e que “elementos da Comissão de Gestão tinham conhecimento no dia 8 de julho que essa informação iria sair.” Mais, acusa a YoungNetwork, a “informação de contratos privados está, seletivamente, a sair na imprensa ou redes sociais.””
Depois deste post do LPM, só pudemos concluir que ele ou alguém da sua confiança já está a trabalhar e pretende forçar a saída da YN e oficializar a entrada e a justificação para os milhões que vai cobrar ou, que não acredito, a situação é uma palhaçada e por isso é que vemos informação confidencial na mão de guerras, cmtvs e lpm, ou seja a comunicação do clube é um esgoto.
17 Outubro, 2018 at 16:12
Tb era difícil trabalhar num departamento que nunca existiu.
17 Outubro, 2018 at 15:01
Pessoalmente, separo o Benfica clube da maioria dos seus adeptos. No Benfica clube juntou-se tudo o que não presta no futebol e apenas porque move com muito dinheiro que pode ser manobrado com regras pouco claras. Por isso mesmo, muito daquilo que não presta, está lá. Depois tem uma percentagem de adeptos completamente idiota e acéfala, mas isso todos os clubes têm. A maioria dos adeptos são pessoas de bem, era o que faltava um clube definir uma pessoa.
Relativamente ao assunto do Artista e do Mister, é algo completamente idiota por parte do Benfica. Sinceramente, é um erro completamente estúpido que o Benfica já está a pagar. Por duas razões. A primeira é que mostra que é dirigido por um conjunto de gente com mente pequena, que passa pela vergonha de atacar um blogue, procurando algo impossível de acontecer no mundo globalizado de hoje: o Benfica vive na idade da pedra e não percebe que o fluxo de informação é incontrolável. O segundo é que deu a esses blogues Sportinguistas a possibilidade de terem a publicidade que nunca conseguiriam atingir de outra forma. A visibilidade dada, a ser conseguida pelos próprios, custaria centenas de milhares de euros, com toda a certeza. Ou seja, os próximos textos, de muita qualidade, por sinal, serão lidos ainda por mais pessoas, muitas mais arriscaria.
18 Outubro, 2018 at 6:50
Um comentário interessante!
17 Outubro, 2018 at 15:23
Estou muito curioso para saber qual será a reação da nação leonina, quando os dados pessoas do Mister e do Artista vierem a publico.
Será que vai ser nula? Será que vai haver só alguns comentários de indignação? Será que ira haver apoio e proteção? Será que ser desta a Manif?
Suspeito que vai ser mais do mesmo… Nenhuma reação a mais um ataque víl do benfic@… Para muita tristeza minha.
17 Outubro, 2018 at 15:26
Cherba, no post do Pastoricio havia um nick “atascadocherba” com a foto do cherba mas sem o ponto verde…
É teu?
Vê lá isso…
Quanto ao assunto do post, não sei que diga… hj não dormi 8h. Não estou bem…
17 Outubro, 2018 at 15:30
Tens sempre a opção de trabalhar 24 horas por dia. Assim já não te preocupas com as horas de sono.
17 Outubro, 2018 at 15:34
https://www.youtube.com/watch?v=yG7MPEQm1-w
17 Outubro, 2018 at 15:44
Tu és um talento desconhecido (ou talvez não)
Abraço
17 Outubro, 2018 at 15:49
https://www.youtube.com/watch?v=K-77pMbZZ5A
17 Outubro, 2018 at 21:47
LUIS, dá – lhe com PAIXAO, dá – lhe MARTINS
17 Outubro, 2018 at 15:28
Eu só queria saber se o Carnide também vai perseguir sócios e adeptos seus… é que também os houve a comentar os assuntos “privados”(?) e até ver não lhes vejo a mesma sanha persecutória…
E aí???
17 Outubro, 2018 at 15:40
Isto é assustador, estou solidário, nem imagino o que devem estar a passar os visados e respectivas famílias.
Mas, como é óbvio, sem ser paranóico, há formas de proteger a identidade num blog, com emails temporários descartáveis, outras ferramentas para blog que não exigem registo ou informações pessoais, ou mesmo indo mais longe com VPN e outras ferrramentas não gratuitas.
Enfim, agora é fácil falar, mas quem ainda for a tempo, que transite os blogs para um suporte mais seguro, e tome algumas medidas de segurança.
17 Outubro, 2018 at 16:37
Muito bom o comentário de “06”, de excelência a analogia que fez dos meninos mimados – aquele gabinete de crise jurídica (ou será gabinete jurídico de crise, nem sei) deu um passo em falso e, muito sinceramente o digo, acredito que a Google só lhes deu a ponta dum corno.
Vejamos: primeiro, a Google é acusada de ter deixado escapar informações sobre 50 milhões de americanos e vem sendo muito discutida a defesa da privacidade individual;
depois, em segundo, aparecem os advogados lampiões a pedir a quebra de confidencialidade de vários bloggers;
terceiro, a Google terá dito “não”, mas reservar-se-ia para decidir após decisão judicial, ou seja, havendo uma decisão contra, poderiam ou não contestar a decisão do magistrado;
estamos nisto e
quarto, o Tribunal arquiva o processo, admitindo reabri-lo se surgissem novos factos;
quinto, logo dois dias depois a Google a final dá o dito por não dito, já sem preocupações de confidencialidade…
Resumi mal este assunto na minha memória ou os lamps estão a ser os bluffistas que sabemos que são, espalhando dúvidas à volta de factos?
E até o credível Rui à Brás conseguiu ser “mais rápido” que o Correio da manha”?
Disto tudo o que ressalta é a extraordinária alegria de um puto de 17 anos, que acaba de marcar um golo no Futsal sénior e corre a festejar com os putos, bem mais novos, que estavam na bancada do JR -genuíno!
17 Outubro, 2018 at 17:21
Grande posta! Os benfiquistas são uma minoria, o grosso são lampiões burros que dá dó. E desse grosso de lampiões cada vez são mais os que se transformam em Rabolho puro. Ou seja, o escória da sociedade! Porco Guerra, Ventura e Gil são os principais mentores dessa forma de estar, mas há mais, muito mais. Na Federação, na Liga, na CS, na politica, nos tribunais.
Deu um jeitaço a destituição e o eleito ser um banana que faz de morto quanto a estes assuntos.
17 Outubro, 2018 at 17:21
Muito bom post. O slb é hoje em dia governado por um presidente salazarista que não olha a meios pidescos para atingir os seus fins e com muitos acólitos com saudade do “antigamente é que era bom” “ó tempo volta para trás e traz os títulos que ganhávamos”…
17 Outubro, 2018 at 17:55
EXCELENTE!!
17 Outubro, 2018 at 18:14
Bom, excelente, texto com o qual concordo quase totalmente.
“A quantidade de barbaridades, analfabetismo e instinto primata que este tipo de reações revela é para mim uma desilusão épica. Fico deprimido de saber que existem Portugueses, de Braga, Estoril, Faro, Funchal, Torres Novas, Évora que pensam ou dizem estas coisas. O nível de ódio irracional é estratosférico, capaz de negar direitos a um cidadão, capaz de desejar o mal a quem não se conhece, apenas se sabe que são adeptos de outra equipa de futebol e escreveram textos críticos da direção do seu clube.”
Quanto a este excerto, surpreende-me que o Zero Seis não compreenda o mundo em que vive. Nada disto pode surpreender.
Aqui a Tasca, nos últimos seis meses, digamos assim, por vezes já mostra um “nível de ódio irracional estratosférico, capaz de negar direitos a um cidadão, capaz de desejar o mal a quem não se conhece”.
Pelos vistos o Zero Seis passa cá pouco…
17 Outubro, 2018 at 19:00
Não duvido que, se pudessem, repetiriam a vergonhosa gesta do Dynamo Berlim – até à queda do regime. PS- Para o ano há eleições. Resistência e recurso a instâncias internacionais, se as becas daqui os fizerem passar impunes…
17 Outubro, 2018 at 19:09
Htwuem diga que “separa a direção dos lampiões “…
De outros lampiões ( chama -lhes benfiquistas eu sei…) e dá a entender haver “gente capaz” no meio deles..,
Eu (desculpem-me “ a franqueza…acho que de uns e de outros…
Não há um único que se apresente…
O benfas é mesmo a maior trampa existente em Portugal…
SL
17 Outubro, 2018 at 19:13
Alguém diz que separa…
SL
17 Outubro, 2018 at 19:29
Uma posta que não acaba mais …
Para partilhar, e partilhar, e partilhar, e partilhar…
18 Outubro, 2018 at 7:13
No dia em que o ódio legitimar a ação de um clube, suportada e validada pelos seus adeptos, contra um cidadão que apenas deu uso aos seus direitos. Nesse dia, o futebol e os clubes tornaram-se num problema e num cancro social.”
Esse dia já cá está há muito tempo, mas o cancro é mesmo o benfica. Haja coragem de cortat este “eucalipto”.
Z
18 Outubro, 2018 at 7:18
Esqueces é um factor muito importante, o adepto lampião está-se a cagar para isto tudo. Os gajos são tão estupidos (e não vamos esconder a verdade, actualmente vimos que a maioria dos sportinguistas ainda são mais estupidos) que nem acreditam que são corruptos. Desde que ganhem ficam orgulhosos.
O mesmo se passou com o porco, eram corruptos mas continuavam a afirmar que eram os melhores.
O carnide quer sim é limitar a liberdade de expressão. Quer impedir que outros facam o mesmo. Quer mostrar que tem poder…..
Tenho de me rir quando leio que o carnide “fez” um acordo com a Google…. como se a Google tivesse necessidade de fazer “acordos” com o carnide. O carnide é uma merda, e ninguem fora de Portugal tem medo deles. Perderam o processo e agora cantam vitoria para parecer que os Blogs não podem continuar a fazer posts.
De qualquer forma o que deveriamos estar a discutir é como o nosso clube chegou a este ponto. Como fomos cair tão baixo? Como quando meia duzia fodeu o clube na altura em que este mais precisava. Mas preferimos discutir antes o que os rabolhos andam a fazer.
18 Outubro, 2018 at 11:18
Leste o comunicado da Google? Parece que a história não é bem assim como a contas!
18 Outubro, 2018 at 8:03
A clubite cega é um cancro, seja para que lado for. O futebol é um negócio cheio de podres. À comunicação social interessam mais a peleja, a intriga e o baixo nível, do que a verdade. Será mais ou menos este o estado geral da coisa.
18 Outubro, 2018 at 11:17
É impressionante. Estamos sempre as ser embalados pelos nossos amigos Porcos, ficamos com as migalhas e as crises e eles com os campeonatos. BdC rebentou-nos com a Academia. Ficamos sem jogadores de qualidade e sem formação, e sem dinheiro. Vejo um futuro sombrio à nossa frente. Ou os lampiões descem de divisão com toda a corrupção praticada, ou vão ser o Olympiacos cá do burgo, pois os nossos amigos Porcos ainda têm as finanças mais negras que as nossas.
18 Outubro, 2018 at 21:43
Tudo isto me mete nojo. Não há outra forma de o dizer. Mas não caiamos na asneira de estereotipar os benfiquistas! Isto será assim tão diferente do nível de perseguição e assassinato de carácter a que alguns Sportinguistas foram sujeitos recentemente? Metam a mão na consciência!