“Apresentaram-me uma proposta com pés e cabeça. É um projecto ambicioso, em que vamos tentar quebrar a hegemonia de um rival na Volta a Portugal. Tudo o que peço é estar à altura dos acontecimentos para dignificar a camisola que irei levar ao peito”.
Foi desta forma que Tiago Machado, 32 anos, ex-Katusha da Rússia, se apresentou aos sócios e adeptos leoninos, após assinar pela equipa Sporting-Tavira.
Tendo estado em dez grandes voltas (três Tour, cinco Vueltas e dois Giros), Tiago Machado junta a experiência à vontade de vencer a principal prova do panorama nacional. Além disso, não esqueceu a vida pessoal. “Foi, sem dúvida, para estar mais perto da minha família. Também queria regressar com capacidade física para poder disputar os lugares cimeiros da Volta a Portugal. Agora vamos para a estrada todos unidos a ver se quebramos a hegemonia”, deseja.
Para os seguidores da modalidade, as características de Tiago Machado são sobejamente conhecidas, mas o corredor apresentou-se aos Sportinguistas. “Considero-me um ciclista completo. Quando deixei Portugal, e nos primeiros anos lá fora, andava muito bem nos contrarrelógios e na montanha defendia-me bem. Acho que são características fundamentais para estar na luta pela Volta a Portugal. Agora tenho a maturidade que não tinha há alguns anos e sinto-me pronto para lutar pelos postos cimeiros”, revela.
Após representar o Boavista, RadioShack, NetApp e Katusha, o Sporting CP/Tavira será mais um desafio na carreira de Tiago Machado. “Venho para um grande Clube. Uma grande parte da história do desporto português foi escrita por atletas do Sporting CP, como o Joaquim Agostinho, no caso do ciclismo. Não é fácil vir para um Clube com tanta responsabilidade, mas temos de encarar a situação e confiar no nosso potencial. Posso estar à altura”, acredita.
Marco Chagas, consultor do ciclismo leonino, elogiou as qualidades do ciclista, depositando enormes esperanças na próxima temporada. “Na actualidade, é um dos corredores portugueses com maior potencial para discutir qualquer corrida, inclusive a Volta a Portugal. Pelas provas dadas, pelos resultados que conseguiu até hoje, pela idade e pelo seu espírito, continuará a ser um corredor de referência pela forma aguerrida de correr. Creio que os anos e a forma como tem sabido gerir a sua carreira fazem com que o Tiago regresse a Portugal com a consciência da responsabilidade que tem no ciclismo português e nesta nossa equipa”, explicou.
A grandeza de Tiago Machado no panorama nacional foi, de resto, bastante reforçada por Marco Chagas. “Se perguntar aos corredores mais jovens, o Tiago será, a par do Rui Costa, o corredor de maior dimensão, que os mais jovens melhor conhecem. O Tiago Machado faz parte desse lote, naturalmente”, garantiu.
Para Vidal Fitas, a equipa ganhou um reforço de valor inegável para a próxima temporada. “Posso inclui-lo num dos cinco melhores portugueses de sempre e vem para acrescentar qualidade. Torna a nossa equipa mais forte, sem dúvida. O Tiago tem umas potencialidades que, em Portugal, possivelmente mais ninguém tem”, referiu.
Apesar de se ter destacado internacionalmente como um trabalhador em prol de outros companheiros, o director desportivo do Sporting/Tavira está convicto de que Tiago Machado tem capacidade para ser candidato a vencer corridas. “A nível internacional, conseguiu alguns resultados de grande relevo e pensamos que podemos transportar isso para nível nacional. Há um trabalho a fazer, mas o Tiago nunca deixou de sonhar, nunca deixou de lutar por isso quando teve oportunidade, nunca se acomodou. Há ali uma parte, que é o sonho, que nunca perdeu. O trabalho de pô-lo com a mentalidade de que pode ganhar corridas em Portugal é mais fácil”, concluiu.
18 Outubro, 2018 at 9:53
Muito contente com esta aquisição, sobretudo após a perda de Joni Brandão até ao momento o melhor ciclista luso do nosso pelotão.
Se antes critiquei e achei que a saída de Brandão era um indicio de que o ciclismo iria ser uma das modalidades a sofrer o desinvestimento, agora tenho de dar a minha mão a palmatória. Tiago Machado é só o meu ciclista luso favorito pela sua qualidade e combatividade, é um enorme reforço e julgo que depois de uns anos como equipier de vários chefes de fila, ainda vem bem a tempo de voltar a lutar por vitórias, até porque é muito completo passa bem a montanha e é bastante forte no CR. Estará com 33 anos para o ano e julgo que se estiver ainda no auge das suas capacidades seja o candidato mais forte a ganhar a Volta a Portugal.
Bem vindo Tiaguinho! E boa sorte.
18 Outubro, 2018 at 10:03
Grande contratação!
O Tiago sempre foi um dos grandes profissionais do pelotão internacional enquanto esteve na Katusha. Será muito importante não só para lutar para vitórias mas também para passar toda a experiência que acumulou depois de tantos anos ao mais alto nível.
Tenho esperança que a colaboração com Marca Chagas possa trazer uma maior “profissionalização” à modalidade. Vamos ver como será a construção da equipa, numa altura em que se discute a possível subida de escalão da W52, o que deverá significar um aumento de investimento.
SL
18 Outubro, 2018 at 10:22
É um gajo um bom bocado rabujento… Vamos ver como corre..
Z
18 Outubro, 2018 at 10:24
Como perdemos o Johnny… Não vamos ficar muito mais fortes…Se ficarmos por aqui será o Tiago contra a W52…
Z
18 Outubro, 2018 at 10:37
Tambem não é bem assim admito que o A. Marque e o Nocentini já não vão para novos, mas parece-me que sobretudo o primeiro ainda se encontra bastante competitivo.
Ainda temos o Frederico Figueiredo que é um excelente trepador, e fala-se também na possibilidade de José Mendes, outro ciclista com qualidade também poder reforçar a nossa equipa.
18 Outubro, 2018 at 12:14
Se o José Mendes vier estaremos melhor… Senão não me parece que tenhamos hipoteses.
Z
18 Outubro, 2018 at 16:30
Bola… fiz confusão com o José Gonçalves… 🙁
Z
18 Outubro, 2018 at 20:56
O josé gonçalves já tem contrato com a katusha para o ano que vem.
E está no auge na sua carreira não deve regressar a PT tão cedo.
18 Outubro, 2018 at 10:33
Bem vindo e boa sorte.
Devo dizer que com aquela barriga, reforço de peso era o brunovl.
18 Outubro, 2018 at 11:00
Fico à espera que abram a secção de triciclo, assim também podes fazer parte já que com esse tamanhinho não consegues andar de bicicleta
18 Outubro, 2018 at 18:03
Cherba, bloqueia este gajo.
18 Outubro, 2018 at 10:53
Eu não gosto de ciclismo e à equipa do Sporting só peço:
Nunca sejam apanhados em Dopping.
Lutem pela vitória até ao fim;
E peço por esta ordem…
18 Outubro, 2018 at 13:29
Nunca sejam apanhados …. Lampião pá
🙂
Percebo o que querias dizer!!!
18 Outubro, 2018 at 14:09
Heheheh!
Pois…realmente…
Não se metam no dopping no fundo…risco zero de serem apanhados com dopping porque não se metem nisso. Stay out of drugs!
A mancha que isso traria ao Sporting é muito maior que o beneficio de ganhar 10 voltas seguidas…
18 Outubro, 2018 at 11:20
Rui Costa, Paulinho e o Tiago devem ser provavelmente os 3 melhores ciclistas portugueses da atualidade.
Era importante manter o Joni ou trazer alguem muito bom para a montanha, é aí que se ganham as Voltas a Portugal. A W52 chega sempre com 5 ciclistas para fazer montanha e neste momento nós temos 4, sendo que há sempre pelo menos 1 que costuma falhar.
Já era tempo também de arranjarmos alguem para andar nas fugas.
18 Outubro, 2018 at 21:00
paulinho?
neste momento dos elites que estao la fora o jose gonçalves, o jose mendes, o amaro antunes( que a equipa dele para o ano vai ser World Tour e ele é um dos lideres), e até o ruben guerreiro sao quem estao a par do rui costa e do tiago em termos de notoriedade e de resultados.
a carreira do Paulinho, foi sempre como um dos homens de confiança do Contador e o ano passado apenas voltou para cá porque o Contador no seu ultimo ano o deixou apeado.
e até o futuro está assegurado com os miudos sub 23 que os melhores ja correm praticamente todos lá fora
18 Outubro, 2018 at 11:26
Vamos ver se para o ano conseguimos competir com a w52 que estão também a reforçar-se, nomeadamente com Daniel Mestre (rapaz da minha terra) da Efapel.
Possivelmente teremos mais uma ou outra novidade, o que me deixa contente, o ecletismo parece que vai continuar a ser aposta.
18 Outubro, 2018 at 15:15
O Daniel Mestre não é de Tavira?
SL,
18 Outubro, 2018 at 16:07
Esse é o Livramento
18 Outubro, 2018 at 18:05
Isso em Torres Vedras.
18 Outubro, 2018 at 12:00
O Brandão porque é que se foi embora?
Teve propostas mais tentadoras?
Fez uma volta a Portugal muito boa.
Não sabia que tinha saído.
SL
18 Outubro, 2018 at 12:15
Acho que vai voltar para a antiga equipa.
Z
18 Outubro, 2018 at 12:45
Fala-se que queria dois anos e que o Sporting só oferecia um
18 Outubro, 2018 at 12:01
OFF
No seguimento das notícias sobre Andreia Couto ser depedida… é curioso que seja despedida agora por passar info ao FCP quando há mais de um ano que se sabe que andava a passar documentos ao…. Benfica
https://opolvo.pt/2018/07/22/o-benfica-queria-travar-a-destituicao-do-mario-figueiredo-ex-presidente-da-liga/
18 Outubro, 2018 at 12:16
Força…
“Tenho saudades” de vibrar com uma vitória na Volta…!
SL
18 Outubro, 2018 at 12:24
Grande Reforço!!!
No momento actual é muito provavelmente o 2º melhor ciclista português da actualidade….. MAS…. muito provavelmente o melhor capacitado para vencer a Volta a Portugal que é o que faz a “época do Sporting”.
18 Outubro, 2018 at 12:32
Que para ano a Volta seja nossa.
Boa Sorte.
18 Outubro, 2018 at 12:52
Não sou apreciador de desportos sobre rodas, sejam eles com ou sem motor.
Desejo-lhe apenas as maiores felicidades e que ajude o Sporting a conquistar os seus objectivos.
18 Outubro, 2018 at 13:37
Pois… Mas ele é só mais um lampião dos mais fanáticos que existe! Chamei-o muitas vezes à atenção que, sendo ele uma figura pública do desporto nacional, com seguidores de vários clubes, como eu, não podia andar, nas redes sociais, a humilhar os outros clubes, em especial o Sporting, como ele tanto gostava!
18 Outubro, 2018 at 14:04
Para já o “que se lhe pede”…
É que seja profissional a 100%…
SL
18 Outubro, 2018 at 14:58
É o Varandas a encher o Sporting de lampiões…
Finalmente as viúvas das cabalas acertaram uma! 😀 😀 😀
18 Outubro, 2018 at 18:43
Quando te metem o dedo no cu, dás um, dois ou três smiles ?
18 Outubro, 2018 at 14:06
Boa contratação mas mais fortes não ficamos com a saída do Joni , o FCP está a acabar o processo que o vai fazer subir de escalão , e será muito difícil lutar contra esse gigante sem mais dois grandes reforços .
18 Outubro, 2018 at 16:08
W52.. sff
Z
18 Outubro, 2018 at 21:02
w52 que pelo que ja ouvi para o ano vai subir de escalao, mas não é com o porto
esses vao estar com outra equipa
18 Outubro, 2018 at 16:47
Como não pesco de ciclismo, vou ali nanar #8horinhas e volto depois…
18 Outubro, 2018 at 21:30
Eu agora ando num ritmo circadiano com menos horas de sono … Tenho que ver se oiço o ‘presidente ausente’ sobre os beneficios das 8 horinhas de sono para ver se com as 5 a 6 horas que durmo actualmente não estarei a comprometer alguma parte do meu sportinguismo …
18 Outubro, 2018 at 21:31
O problema aqui é … ouvir o ‘presidente ausente’ dizer alguma coisa …
Acho que vou ali buscar uma poltrona para esperar confortável …