Num dia em que o céu esteve como chumbo, o jogo de Alvalade foi antecedido por acontecimentos capazes de desenterrar fantasmas, de mexer em feridas e de quase deixar para segundo plano o essencial. Ainda assim, numa mistura das reconhecidas carências com vários momentos de bom futebol, o Sporting foi capaz de ir em busca da vitória que lhe permitiu escalar mais uma posição na tabela e continuar a contrariar as crónicas de uma morte anunciada
Nothin’ lasts forever
And we both know hearts can change
And it’s hard to hold a candle
In the cold November rain
Estávamos em 1992 e eu, com 15 anos feitos há três meses, ainda não me conformara com a saída do Douglas. O Douglas tinha saído do Sporting e eu não sabia bem o que fazer às meias na próxima vez que fosse jogar à bola, muito menos sabia quem me inspiraria nos treinos em que ainda sonhava vir a jogar no José Alvalade, o mesmo que jamais imaginava que viesse a ser demolido.
Estávamos no verão em que chegaria o Mister Robson, trazendo consigo essa máquina chamada Stan Valckx, que se juntaria ao mágico Balakov e ao incrível Ivailo Mochilas Iordanov e os três serviriam de amparo ao lançamento dos putos da melhor formação do mundo: o Figo, o Peixe, o Paulo Torres, o Porfírio… o Faquinha, esse gajo que pertencia aos gajos mais velhos da escola secundária e a quem era um desafio marcar um golo nos inter turmas… o Ivkovic continuaria a ir do 8 ao 80 enquanto o Schmechel era campeão europeu pela Dinamarca e se anunciava o aparecimento de um canal chamado SIC. A Bola ainda era em grande formato, lia-se na praia com os dedos gordurosos de bola de berlim e anunciava dois putos craques a caminho de Alvalade: Juskowiak e Cherbakov.
Era o tempo de todas as ilusões, era o ano de um cartaz incrível em Alvalade, com Soundgarden, Faith No More e Guns N’Roses! E nós, de mochila às costas e bilhete nas meias, que raisnospartam se alguém nos tirava o bilhete, rumávamos de todos os lados, ansiosos por pisar o tapete que pisava a relva e viver as emoções de um concerto que acabaria com o incrível Axl Rose a estatelar-se em palco por culpa das garrafas que o não menos incrível Mike Patton havia desafiado o público a atirar para o palco. E não imaginam a quantidade de vezes em que me lembrei dos solos de Slash desde as 18h30 de ontem, mais coisa menos coisa.
Bruno de Carvalho e Mustafa a caminho da cela, onde passariam a noite antes de serem ouvidos no âmbito da investigação à Academia. A bancada da Juve completamente vazia. Os fantasmas todos à solta, como as pessoas a falarem de tudo menos da possibilidade de saltarmos para o segundo lugar, algo que, conforme mostra o resultado, foi tudo menos fácil.
O Chaves até entrou melhor, ameaçou num cruzamento de Eustáquio (andamos nós a contratar Misics e Petrovics…), depois num contra ataque, mas, aos poucos, o Sporting foi pegando no jogo. Jovane deu o primeiro sinal de perigo, mas pegou mal na bola, e quando Bas Dost foi lá acima dizer sim ao cruzamento de Acuña, a partida já estava completamente dominada. O holandês voltava a sorrir e a fazer sorrir e o Sporting, com Gudelj mais fixo na posição seis, dando espaço a Miguel Luís e Bruno Fernandes para pensarem o que fazer, ia em busca do segundo. Dost esteve lá quase, como antes podia ter marcado Bruno Gaspar se não tivesse imaginado estar a jogar rugby quando viu a baliza. Veio o golo anulado e bem anulado ao Chaves, por fora de jogo (alguém ensine o Renan a fazer a mancha…) e veio um remate cruzado de Jovane que quase deu o segundo a fechar o primeiro tempo.
No recomeço, a equipa jogou mais e jogou melhor. Procurou dar largura, procurou ser mais rápida, teve em Acuña um dinamizador contagiante para os restantes companheiros. O Chaves praticamente não passava do meio-campo, Bruno Gallo era expulso numa decisão francamente exagerada (não é entrada para vermelho directo) e só faltava o Sporting juntar oportunidades à posse de bola. Até que, a dez minutos do fim, um tal de Niltinho resolve fazer o melhor golo da carreira e empatar o jogo.
Não sei se podemos falar de balde de água fria depois de um dia de chuva como o deste domingo, mas que foi um murro no estômago, lá isso foi. Mas um gajo encaixa, tal como encaixaram as 20 e poucas mil alminhas que responderam ao golpe com gritos de “Sporting!” e tiveram como recompensa, pouco depois, um penalti inquestionável sobre Bas Dost que o holandês converteria com a frieza habitual, assinalando o seu 66º golo em 66 jogos no campeonato português.
Estava confirmada a subida ao segundo lugar, antes da pausa que servirá para Marcel Keizer começar a trabalhar e ir ao encontro das sábias palavras Bas Dost: «antes de falarmos em títulos temos que jogar mais futebol». É um bocado por aqui, sem dúvida. Ou, se preferirem, Use Your Illusion para continuar a acreditar e conseguir ultrapassar esta November Rain que ameaça continuar a cair durante os próximos tempos e que convida cada um de nós a um solo de guitarra, introspectivo, à porta do local que tanto nos faz sorrir como chorar.
Ficha de jogo
Sporting-Desp.Chaves,
10.ª jornada da Primeira Liga
Estádio José Alvalade, em Lisboa
Árbitro: Tiago Martins (AF Lisboa)
Sporting: Renan, Bruno Gaspar, Coates, Mathieu, Acuña, Bruno Fernandes, Gudelj, Miguel Luís, Jovane (Diaby, 68′), Nani, Bas Dost
Suplentes não utilizados: Salin; Lumor, Petrovic, Misic, Castaignos, Montero
Treinador: Tiago Fernandes
Desp. Chaves: Ricardo; Paulinho, Maras, Marcão, Luís Martins, Bressan (João Teixeira, 80′), Eustáquio, Gallo, Perdigão (Niltinho, 69′), André Luís, Avto (William, 80′)
Suplentes não utilizados: António Filipe, Hugo Basto, Jefferson, Lionn
Treinador: Daniel Ramos
Golos: Bas Dost (23′), Niltinho (81′), Bas Dost (86′)
Ação disciplinar: cartão amarelo a Gudelj (46′), a William (82′), Paulinho (93′) cartão vermelho a Bruno Gallo (70′)
12 Novembro, 2018 at 17:39
Alguem tem o link da apresentação do Keizer?
12 Novembro, 2018 at 18:26
Já agora…
Se por acaso acontecer (Deus queira que não…) uma acção terrorista em Portugal (daquelas que estamos habituados a ver no estrangeiro…)…
Que “nome lhe irá chamar” o Ministério Publico…?
É claro que eu acho o “caso de Alcochete” uma barbaridade…mas é “um acto terrorista” isso…?
Ou o juiz do Tribunal do Barreiro nem pode “ouvir falar” do Sporting…e “arranjou essa denominação”…para “afundar” completamente a situação…?
É claro que não aceito, nem admito actos daqueles (que devem ser julgados e se for caso disso, passíveis de forte penalização…)…
Mas estarão as Entidades a “ver mesmo o problema…como ele existe de facto…”…?
“Terrorismo”…eles sabem lá o que é terrorismo…!
SL
12 Novembro, 2018 at 19:27
Bem falado.
12 Novembro, 2018 at 18:27
Foi o aniversário da minha filha mais velha e não vi o jogo com atenção. Calhou a ver os 3 golos. O penalti é bem assinalado e nem percebo como há gente a dizer que é forçado ou não existe. O árbitro até avisou o jogador do Chaves antes que já tinha agarrado o Dost na sua movimentação para a marcação do canto. Repetiu a graça e foi penalti…
A expulsão não vi!
Estamos a 2 pontos do Porto, à frente do Benfica e do Braga, depois de já termos jogado em casa deles.
Bom trabalho do Tiago Fernandes nestes 3 jogos.
Espero que fique a adjunto do Keiser.
Agora temos 15 dias de férias…
Depois vamos ver o que vem de novo com o Keiser!
Era bom o Cherba abrir aqui um debate sobre as claques, tudo o que as rodeia e como deviam funcionar!
As Claques são fundamentais mas muito do que são as claques hoje em dia tem de ser banido delas!
12 Novembro, 2018 at 19:07
As claques sao fundamentais pra arranjar merda…
12 Novembro, 2018 at 19:13
Foda-se, o mundo deve estar para acabar, deve ser a 1a coisa em que concordamos!
12 Novembro, 2018 at 20:02
Tb devemos concordar que o 1* mandato de BdC foi muito bkm, por exemplo!
a partir de fevereiro é que passámos a ter percepçoes diferentes…
12 Novembro, 2018 at 19:25
As claques como existem hoje, sim. Como é a sua essência, não!
12 Novembro, 2018 at 19:32
O problema não é propriamente arranjarem merda. Não concordando eu com qualquer tipo de violência, sempre existiu violência no futebol um pouco por todo o mundo, inclusive em países considerados mais evoluídos que nós. Ontem por exemplo na Suécia, última jornada do campeonato, no jogo que acabaria por consagrar o campeão, os adeptos visitantes (os do campeão) passaram o jogo todo a abrir tochas (muito comum na Escandinávia) e invadiram o campo no fim. Cá, por causa de uma tocha fazem um alarido desgraçado, mas em termos de democracia e valores liberais, estamos mais perto do Zimbabwe do que da Suécia.
Outra coisa são os negócios pouco claros que costumam ser associados às claques. Outra coisa é quem as usa e com que objectivo. Isso sim é que é preocupante. De resto, 3 tochas e 3 pares de estalos entre a malta é o menor dos nossos problemas….
12 Novembro, 2018 at 20:03
Miguel… na sua esséncia a minha avó partia coraçoes. Hoje tem 90 anos. Foi, nao volta a ser… outros Tempos!
12 Novembro, 2018 at 22:41
Não concordo!
E acho estúpido comparares as claques com a tua avó… 🙂
12 Novembro, 2018 at 21:27
Férias não, Miguel.
Pré-época!
12 Novembro, 2018 at 22:42
Para nós são férias da verde e branca… 🙂
Para a equipa, sim, pré-época!
13 Novembro, 2018 at 7:25
Quais férias. Metralhados diariamente com problemas…
12 Novembro, 2018 at 18:41
Há aqui alguém que acha isto tudo normal?
Surreal…
12 Novembro, 2018 at 19:10
Quanto ao futebol jogado:
Continuamos a jogar pouco e mal. Como não tivemos treinador durante tanto tempo, é normal que assim seja e até me parece que podíamos estar muito pior. Mas a verdade é que a equipa não tem rotinas de jogo. É confrangedor. Bas Dost letal como sempre, Acuna em grande forma (que jogador daria num esquema de três centrais) e Bruno Fernandes a destruir jogadas. Nada de novo.
Quanto ao futebol fora de campo:
Primeiro, fazer buscas a uma claque em dia de jogo poderia em certas circunstâncias acabar mal. É verdade que estamos em Portugal, as coisas não são o que já foram, mas ainda assim é uma ideia peregrina. Em muitos países, mesmo em alguns com democracias mais evoluídas que nós, ia acabar num motim.
Depois, a detenção do cidadão Bruno de Carvalho. A não ser que haja alguma questão relacionada com a obstrução do inquérito (mormente com a obtenção de prova), muito dificilmente terá obedecido a critérios estritamente legais. É a opinião de muita malta da área da justiça. E isto é também a opinião que tenho, válida na mesma se em causa estivesse a detenção do Vieira, do Pinto da Costa ou do Zé das Couves. Mas isso é porque sou civilizado, embora viva num país de terceiro mundo.
Por outro lado, não obstante tudo e mais alguma coisa, este é um processo onde a Justiça se arma em justiceira e quer dar exemplos. Infelizmente não o faz sempre da mesma maneira nem para todos. Tenho sérias dúvidas que o espírito da norma que consagra o crime de terrorismo, tenha a sua aplicação em casos como este (é que pouco mais e cabe também naqueles que andaram a atacar hotéis). Só para dar um exemplo…
De resto meus caros, tenha ou não lógica, seja lá porque motivo for, se sobre Bdc recaírem culpas objectivas como autor moral/mandante dos crimes de Alcochete, só tem de pagar pelo que faz. Nem mais nem menos, nem mas nem meio mas. Os seus apoiantes só terão de “enfiar a viola no saco”, afinal de contas, quem nunca errou que atire a primeira pedra. Há que aprender com a vida, pedir desculpa e seguir em frente.
Mas e em relação aos opositores de Bruno de Carvalho e mormente em relação a muitos aqui da tasca? O que é que preferem: ser-vos dada toda a razão do mundo e ele de facto ser o culpado disto tudo? Ou a teoria da golpada vingar e assim o Sporting ficar numa posição menos frágil do ponto de vista das rescisões e consequentemente financeira? Quão grande é o vosso Sportinguismo?
12 Novembro, 2018 at 19:22
Só agora escutei as declarações do Bast Dost…
E ouvi-lo a “tentar” falar em português…fez subir a minha admiração por este grande atleta…
SL
12 Novembro, 2018 at 19:37
É uma pessoa evoluída. O que me faz lembrar, por oposição, alguns dos que nós formamos enquanto jogadores….
12 Novembro, 2018 at 19:38
Ou melhor dizendo, alguns jogadores que nós formamos….
12 Novembro, 2018 at 19:41
Não vale a pena fazermos teorias da conspiração, pois se quiseremos fazemos muitas. Agora vamos lançar o empréstimo obrigacionista de 30 milhões de euros, mas se houvesse proponentes para 60 milhões, entravam os sessenta milhões, depois disto duvido, as ações caiem em bolsa, Gelson que se estava a negociar perdemos força nessa negociação, enfim o grande prejudicado no meio disto tudo é o SCP, que deve ser o mais importante para nós todos
12 Novembro, 2018 at 19:48
Tu és um aldrabão.
Estás todo contente com o que se está a passar.
A tua fama vem de longe.
12 Novembro, 2018 at 20:11
Silêncio Tadeu. Cumpra o que disse, não seja Azevedo!
12 Novembro, 2018 at 20:23
Cala-te Lampeao
12 Novembro, 2018 at 20:36
Não comente a vida do seu ex-clube..
Arranje um clube e tenha diversão.
Vá para o carnide.
12 Novembro, 2018 at 22:41
Rabolho é merda como tu que rebenta com este clube: Hipocrisia, desonestidade e agora nos últimos meses cartilhas profissionais. Caiste aqui de páraquedas e a única coisa que fazes é falar mal de BdC e lamber os tomates ao Fivelas. Pede ao LPM para te arranjar uns slogans novos.
12 Novembro, 2018 at 20:13
agora somos contra as claques…
eu gosto muito da torcida verde.
12 Novembro, 2018 at 20:50
A unica que ainda se aproveita…
12 Novembro, 2018 at 20:14
Tadeu, sempre conhecesse as minhas posições, o que é que eu disse agora em que seja aldrabão, é a minha linha de pensamento, o grande prejudicado disto tudo não é o Varandas, nem o Bruno é o Sporting, agora agradeço que tu não sejas malcriado, porque já não tenho idade para te aturar
12 Novembro, 2018 at 20:27
Chico Faria, a tua posição aqui no tasco sempre foi de deita a baixo.
Tu estás te a cagar para o clube!
Quero mais é que sejas feliz!
12 Novembro, 2018 at 20:39
Tenho 45 anos de sócio do clube, se calhar mais que tens tu de idade, vivo o clube intensamente e amo-o profundamente. Tenho 2 filhos que são sócios e 2 netos pequeninos também, a quem se eu for vivo, quero transmitir essa paixão, o mais velho com 3 anos, já levou o baptismo no pavilhão, tirou fotos com o Jubas e adorou.
12 Novembro, 2018 at 20:51
Tadeu… a tua posiçao aqui no tasco, nos últimos meses, sempre foi de deita abaixo…
Eu tb posso dizer que te estás a cagar para o clube… na verdade tu próprio já o disseste várias vezes…
12 Novembro, 2018 at 21:11
Tadeu…. Deixa de ser palhaço e respeita um sócio como o Chico Faria…o qual acho que nunca abandonou o clube como tu.
E mais…tu só te voltaste a lembrar do Sporting quando pingaram umas migalhas para tu fazeres uns bonecos.
Andas aqui por engano, pois o teu comportamento é típico de lampião
12 Novembro, 2018 at 20:32
O bom que BdC fez pelo Sporting – e foi muito, não me custa reconhecer – foi destruído em meses de desvario e de loucura desde o jogo em Madrid. E não apagará jamais o mal que fez ao nosso Clube!
12 Novembro, 2018 at 20:36
No dia em q eu voltar a ver o Sporting a acabar o campeonato em 7o ainda há de haver aqui gente a dizer q a culpa disso é do BdC.
12 Novembro, 2018 at 20:52
Nao vais voltar a ver, nao te preocupes…
12 Novembro, 2018 at 20:46
O mal que é feito ao clube é feito pelas guerras de alecrim e manjerona.
São 40 anos a medir pilinha e a roubar o pote, sempre que este está um pouco mais cheio.
A culpa hoje é do Bruno e amanhã é do Varandas.
Esqueçam essa merda.
Vocês não querem nem sabem o que querem!
12 Novembro, 2018 at 21:37
Raramente concordo contigo,Tadeu, mas é indiscutível que estarmoss há tanto anos longe dos títulos tem a ver com os geupinhos, os interesses e as vaidades que dominam o nosso clube.
12 Novembro, 2018 at 20:53
Mas é que é tao isto…
90% dos sócios votaram BdC… depois, bem… depois BdC deitou tudo abaixo…
12 Novembro, 2018 at 21:14
Eish oh Cherba, grande viagem aos inícios de 90!
Em 1992 tinha 6 para 7 anos, e estava ainda a um ano de comecar a ver a bola e a tres de colar na parede o poster que a TV Guia ofereceu quando ganhámos a Taca. Quanto a rock, só lá para os 9 ou 10, com Nirvana e mais tarde AC/DC a darem o mote, depois de os Beatles serem primeira banda favorita. Lembro-me de pedir para ir a AC/DC em Alvalade em 95 ou 96 e ‘nao, que és muito pequeno ainda…’
E falando em AC/DC…
NANANANA NANANA NA
BAS DOST!
12 Novembro, 2018 at 21:25
AC/DC a sério começou bem antes perto dos finais dos anos 70. Os melhores albuns são os primeiros com o Bon Scott. O Highway to Hell é de 1980, antes disso tens o High Voltage, Let There Be Rock e outros. Este é o melhor AC/DC sem dúvida. Depois da morte do Bon Scott entra Bryan Johnson e os 2 primeiros albuns são bons (Back in Black e o album do canhão que não me lembro do nome agora), depois quanto a mim é sempre a descer. É um bom som, mas quem conhece bem AC/DC sabe que o melhor foi com Bon Scott (RIP).
12 Novembro, 2018 at 22:05
+1
SL
12 Novembro, 2018 at 22:32
Vasco, sei-o perfeitamente 🙂
Sao das minhas bandas favoritas desde essa época.
O meu álbum favorito é mesmo o Highway, seguido do High Voltage – acho o Back in Black MUITO overrated. Por outro lado acho o The Razors Edge bem underrated. Os únicos álbums que acho fracos – MESMO fracos – sao Ballbreaker e o último, que foi um canto de cisne bem triste. Black Ice, Fly on the Wall, Blow Up Your Video e For Those About to Rock (o tal do canhao) também nao sao grande espingarda. Acho o Flick of the Switch underrated também. Os restantes entre bom e excelente.
Até fazia aqui um top/ranking, mas para off-topic já chega 😀
12 Novembro, 2018 at 22:01
Boa Noite, esperava um post sobre a apresentação Marcel, mas com certeza teremos tempo para debater o futuro do Holandês.
Jogo de ontem já tudo foi escrito.
Só agradecer ao Tiago Fernandes, que saiu em lágrimas ontem.
Já foi muito criticado por mim aqui, na altura até dos Juniores, mas esta pequena passagem pela equipa A, deu me uma face que eu não conhecia.
Gostei, que comece uma carreira como treinador principal, não se deixe ficar pelos putos, tá na altura de dar o próximo passo.
Boa Sorte.
Apresentação do Keiser, sem grande aparato, como deve ser.
Declarações realistas.
Fala em bom futebol, equipa ofensiva com a defesa alta.
Varandas, também não teve mal…
“Esta direção não decide em função do que é popular, do que nos poderia dar algum conforto ou teoricamente proteger. A escolha assenta neste princípio do que é melhor para o Sporting.”
Ora bem.
Quanto á caixa de comentários, acho uma graça virem para aqui culpar uns e outros.
Malta tem um ego muito alto, o que dá uma falta de noção de gritante.
Acham que são um máximo, diferentes e que têm moral para ditar “regras” de um julgamento imaginário, que só existe na cabeça dos mesmos.
12 Novembro, 2018 at 22:44
Tambem achei que Varandas esteve bem.
12 Novembro, 2018 at 23:08
Varandas vai somando pontos aos poucos. Tem 0 de carisma, talvez a melhor qualidade do BdC, mas isso é secundário se no fim o trabalho for bem feito. Apresentou um discurso realista e assumiu que Keizer é a sua escolha e por isso tudo o que venha a seguir será da sua responsabilidade.
Quanto ao último parágrafo, pah pronto, acho que é uma questão de saber lidar. As opiniões são variadas, e há que perceber. Há sempre don Quixotes, mas são os acontecimentos que definem quem realmente são os loucos…
12 Novembro, 2018 at 23:42
“É uma questão de saber lidar”.
Exato.
Parece é que custa lidar, com a realidade dos factos.
Por isso é andam para aqui com julgamentos e a culpar X ou Y, é os “71%”, “bananinhas” e por ai vai.
Na altura na AG dos “90%” o que esta malta escrevia?
Ah bom, é melhor não lembrar, porque é muito falta de coerência e hipocrisia.
12 Novembro, 2018 at 23:58
Sensatez não impera em quem se fixa nos pólos e tenta saltar para conclusões antes do tempo. Bruno para mim representava a ideologia quase perfeita do que devia ser o clube, pena é que ele próprio se afastou dessa ideologia. Continuo a apoiar o que ele poderia ser, não consigo apoiar o que ele é. E acredito que a maior parte do pessoal que fala dos 71% se identifica mais com a ideologia do que com o personagem.
Varandas não é o Bruno, nem de longe, mas pode vir a concretizar a ideologia que o Bruno não conseguiu. É esperar para ver
12 Novembro, 2018 at 23:27
Falar é fácil.
Vamos ver o que vale.
Varandas, janeiro já está a chegar
Mal ou bem, o Sporting está na luta.
Portanto, é preciso reforçar a equipa. Boa oportunidade para ver se o médico é cirurgião nas compras.
12 Novembro, 2018 at 23:36
Claro.
Temos um caso um pouco insólito no futebol.
Peseiro é despedido, com o Sporting na luta pelas 4 frentes, não com uma época perdida.
O Marcel, entra com mais pressão, porque o Sporting não tem a época perdida.
É bom que veio agora a paragem para a selecção.
Em Janeiro, era para já, fazer regressar o Chico e o Matheus.
Falta um ponta de lança e um LE.
De resto estamos bem servidos.
12 Novembro, 2018 at 23:45
Não sei se não tentava o regresso do Iuri e do Dala
12 Novembro, 2018 at 23:51
O Dala tá bem no Rio Ave.
Iuri parece-me que é uma carta fora do barulho para o Sporting, obra de JJ.
Faria regressar esses 2 porque nem um nem outro, estão a ter tempo de jogo suficiente.
Um por lesão.
O Matheus precisava de baixar a bola e nem consegue ser titular numa equipa que luta para não descer na Bundesliga.
Parece-me que já deve ter descido um pouco á “terra”.
Voltar ao Sporting e lutar por um lugar.
13 Novembro, 2018 at 0:18
Acho que o Iuri dava jeito nem que fosse pelas bolas paradas. Impressionante como não aproveitamos 10cantos por jogo e não temos um bom marcador de livres
13 Novembro, 2018 at 0:39
O Iuri tem 2 jogos esta época no Genoa.
Aos 24/25 anos, acho que já passou a fase do Sporting…apanhou JJ, teve azar.
Nunca teve uma real chance.
É tentar vender e deixar o rapaz seguir a vida dele.
Em Portugal só no Braga, atualmente.
13 Novembro, 2018 at 0:45
Infelizmente, concordo. Acho que o Iuri ja foi. Mas para estar no banco do Genova trazia-o. Nunca se sabe se tinhamos sorte ou não
13 Novembro, 2018 at 0:50
Ai era mais um Mané.
Que pouco ou nada acrescenta ao Sporting, mesmo com um novo treinador, esta tapado.
É da formação, veio de uma longa lesão.
O Sporting esta a fazer um bom papel, diga-se.
Não abandona o jogador e deixa o rapaz ficar um ano por aqui, perto do “seus”.
12 Novembro, 2018 at 23:59
Em janeiro, caso se esteja em todas, reforços só de impacto imediato.
Ate ver, piores posições são baliza (não sei o que vale o viviano), e LE. Um extremo/avançado é sempre preciso.
13 Novembro, 2018 at 0:36
Na equipa tens esses players, Rafinha e Diaby têm ambos “golo”.
Não tens falta de extremos, então com um possível regresso de Matheus.
Um ponta lança móvel, ai já via com bons olhos.
O Dala é esse ponta de lança, mas custa-me tirar um puto num bom momento no Rio Ave, para vir para o banco.
Baliza?
Tens o Max, não apostava num redes e falta ver o Viviano.
Para o ano logo se via.
Era ver o que dá com o puto e Italiano, a correr mal vai se ao mercado de Verão, não é em Janeiro em cima do joelho que vamos arranjar um Redes.
12 Novembro, 2018 at 23:47
Talk is cheap, ja dizem os Americans
12 Novembro, 2018 at 22:20
Li quase tudo, desde o meu post de manhã cedo, até agora.
Foi mais um tema em que muitos dos posts são prós e contras.
Por mais difícil e estranho que possa parecer, todos têm um pouco de razão. Por isso não se chega a um consenso.
E no meio de todo este conflito está quem nos devia aglutinar e não degladiar – SPORTING!
Vai demorar a sarar esta ferida!
12 Novembro, 2018 at 22:39
Boas Noites, Caros Tasqueiros.
Um pensamento relativamente aos últimos jogos (nomeadamente Santa Clara, Arsenal e Chaves):
Tanto se criticou (e bem!) aqui a falta de “aposta” em certos jogadores. Do nosso plantel. Daqueles que jogavam 1 jogo e iam para a bancada no seguinte. Daqueles que entravam a 2 minutos do fim, para perder tempo em jogos “à rasca” (e foram imensos deles…).
Gudelj tem jogado. E tem melhorado.
Miguel Luís não tem deslumbrado. Mas não tem jogado mal.
Lumor já fez 90 minutos. E bons.
Diabi joga. A titular ou a entrar do bando. O mesmo com Jovane.
ISTO é apostar em jogadores.
E muito bem!
SL
12 Novembro, 2018 at 22:51
https://rr.sapo.pt/artigo/130478/o-estado-dos-diretos-deixa-de-ser-de-direito
Quando até lampiões são mais honestos que certos sportinguistas.
Podem não gostar de BdC, não reconhecer qualidades,desconfiar, detestar, odiar, etc. Mas tenham noção de uma coisa, o tratamento que lhe está a ser dado é uma falta de respeito pelo Sporting Clube de Portugal.
Só em Portugal e só com o SCP.
O Orelhas anda á solta de mão dada com o merdoso do António Costa e ainda goza com isto. O espetáculo que temos assistido a 2 dias de começar de começar a fase de instrucção do processo E-Toupeira é tudo menos inocente.
O caso das claques, dias depois de os Rabolhos ilegais terem feito o que fizeram no hotel e em Tondela também não é inocente.
Este país é anti-Sporting e muitos vão na conversa.
Ou alguém acha normal que um cidadão que seja suspeito de terrorismo ande 6 meses livre coom liberdade para fugir, praticar novos actos, etc?? E de repente já é uma ameaça para a sociedade e tem de ser detido?
12 Novembro, 2018 at 22:56
Fico atónito como ainda existem Sportinguistas que não perceberam que isto é um ataque ao Sporting. De facto o ódio cega.
12 Novembro, 2018 at 22:58
Para não falar no sistema Judicial que na minha opinião está a fazer deste caso um tubo de ensaio. Terrorismo? vão gozar com o caralho.
12 Novembro, 2018 at 23:05
Okai, sim senhor. Ate dou de barato: é um ataque ao Sporting. E entao? Qual é o papel e desempenho de BdC neste ataque?
Soube proteger e defender o clube… ou pla sua inépcia, autoritarismo, deslumbramento, basófia e narcisimo… permitiu, estimulou, ampliou esse ataque?
Pois….
12 Novembro, 2018 at 23:08
Pois o quê???
MAs alguma vez aquilo pode ser considerado terrorismo???
Está tudo a alucinar???
Quanto muito aquilo pode ser enquadrado em Invasão de propriedade privada (o que, no caso dos que são sócios do clube, até isso é passivel de ser contestado), associação e premeditação e agressões dentro de propriedade privada … Tudo o resto são fábulas da rabolhagem …
13 Novembro, 2018 at 0:20
Já matar adeptos não é terrorismo. Invasões em Guimarães não são terrorismo, só em Alcochete. Ter um treinador em conferência a dizer que lhe basta meia dúzia de palavras para milhões de adeptos sairem á rua para fazer festinhas aos outros não é terrorismo.
Só o Sporting é terrorismo. Muitos sportinguistas de meia tijela validam este espéctaculo degradante de alguém que para o bem ou para o mal foi presidente, deixou obra feita, reergueu o clube, devolveu orgulho, ambição, exigência, militância.
Basta olhar para aquela tristeza de estádio ontem para ver a identificação da massa adepta com os actuais dirigentes. Od de agora enchem tribunas e camarotes, o outro enchia o estádio.
Enquanto isso, o maior corrupto em Portugal, condenado por roubar camiões, deve milhões, é arguido por burla a bancos, arguido por corromper juízes, suspeito de lavagem e branqueamento, suspeito de corrupção activa e passiva, etc etc e recebe honras de 1º ministro ao lado dele na tribuna.
Vai ficar livre de tudo isso, sem condenações, sem nada e ainda vai ser ele e o clube por cima. Já nós vamos bater palmas a julgamento por terrorismo de pacotilha. Vai ser a machadada final neste clube.
12 Novembro, 2018 at 23:27
Oh Ruta foda-se mas eu não estou a desculpar nem nunca o fiz de alguns momentos muito maus que teve BC e se for provado isto é uma catástrofe. Agora vocês já o condenaram, executaram e enterraram e ainda não perceberam que esse é o jogo dos Rabolhos e que estão a FODER O SPORTING CARALHO!
13 Novembro, 2018 at 0:17
Espera aí …. a não ser que estas Rutes sejam …???
Pois ….
12 Novembro, 2018 at 23:29
Portanto será instigador, é isso? É que se formos por aí, tínhamos os rivais presos há muito.
12 Novembro, 2018 at 23:06
obrigado pela partilha do texto.
já agora, é incrível reparar como existem “sportinguistas” felizes com esta prisão. tenham gostado ou não, foi um presidente do sporting. depois admiram-se serem chamados de spor71ng, ou bananinhas…
12 Novembro, 2018 at 23:26
Spor29ing, vai um derby?
13 Novembro, 2018 at 7:53
Muito bom.
12 Novembro, 2018 at 23:12
e já agora cherba, porque é que a rute continua a poder distribuir ódio por todo o lado?
por muito menos lembro que o “não brincam nas seleções” foi expulso da tasca!
12 Novembro, 2018 at 23:41
Vamos supor que Bdc deu ordens ou instigou ao ataque a Alcochete.
Que grau de participação terá tido? Disse para irem fazer barulho ou para os partir todos?
Se disse para irem fazer barulho, cometerá o mesmo crime que os outros?
Se eu contratar alguém para assustar a pessoa X e o gajo a mata, vou preso por autor moral do crime?
Porque raio a comunicação social diz que está indiciado por detenção de arma proibida? Apanharam-na em cada dele ontem ou era de outro gajo do dia de Alcochete? Mas isto agora é por osmose?
É que se não tiveram provas concretas, os chibanços dos outros co-arguidos não sei se vão safar a acusação….
13 Novembro, 2018 at 0:42
“Se eu contratar alguém para assustar a pessoa X e o gajo a mata, vou preso por autor moral do crime?”
Caro Barata,
Como (suspeito) saberá melhor do que eu, o facto de o agente exceder a “missão” só “incrimina” o mandante caso ele tenha configurado essa possibilidade (aí estariamos a falar de dolo eventual).
Pela forma como pergunta, o mandante seria considerado ou autor moral ou instigador apenas do crime de coacção (suponho eu).
Quanto a BdC, a coisa (ao que interessa mais aos Sportinguistas) não é assim tão difícil de discernir: ou o então Presidente do SCP incentivou a claque a adoptar uma posição de força perante o plantel, ou não. No primeiro caso, e independentemente de os membros da claque terem excedido, e muito, a “missão” (tese avançada pelo Fernando Mendes, pelo que se lê), o SCP está tramado em relação ao dossier dos ex-jogadores.
E ISTO é o que mais importa ao SCP: os milhões de euros que estarão em jogo. Para o SCP actual, BdC ser acusado de A, B ou C não é propriamente muito relevante…
SL
13 Novembro, 2018 at 0:46
Não tá tramado.
É negociar com os clubes.
O Rui já foi, falta o Gelson…
13 Novembro, 2018 at 1:31
Caro Stalley,
Se, como tudo indica, BdC ficar amanhã preso preventivo em ordem ao que se passou em Alcochete, qual é mesmo o incentivo para um Clube nos pagar muitos milhões de euros por um ex-jogador nosso?
SL
13 Novembro, 2018 at 1:05
Quanto ao Sporting, o facto de Bdc estar implicado é claramente muito preocupante, todos sabemos disso e esperamos que assim não seja, a bem do clube. E quanto mais implicado estiver, maior será a probabilidade de perdermos os processos das rescisões. É evidente.
Quanto ao Bdc, aquilo que sempre configurei desde início como mais plausível e normal, seria o mesmo ser instigador da situação, ou no limite estarmos de facto perante uma situação de dolo eventual.
Contudo, ao que parece, está indiciado mesmo por todos aqueles crimes (quase 60), e portanto para ser autor moral dos mesmos não bastará ter dado uma mera ordem ou aval para que os membros da claque fossem a Alcochete fazer o que fizeram. Terá necessariamente de se provar que planeou e cometeu actos de execução ou pre-execução.
13 Novembro, 2018 at 1:36
“Contudo, ao que parece, está indiciado mesmo por todos aqueles crimes (quase 60), e portanto para ser autor moral dos mesmos não bastará ter dado uma mera ordem ou aval para que os membros da claque fossem a Alcochete fazer o que fizeram. Terá necessariamente de se provar que planeou e cometeu actos de execução ou pre-execução.”
Caro Barata,
Uma coisa é a interpretação pelo MP dos acontecimentos, e a qualificação jurídica que faz dos mesmos.
Aceito, perfeitamente, que a mesma é duvidosa (apesar de, aparentemente, ter sido defendida pela Relação). Nomeadamente a imputação dos crimes de terrorismo e sequestro.
Agora, em relação a BdC, parece-me que será (para os efeitos que nos interessam) o “tudo ou nada”: ou se prova que ele nada teve a ver com o assunto ou, se se provar alguma coisa que seja (mesmo os crimes menos gravosos), não só o SCP fica “ferido de morte” com toda esta situação como BdC… bem, é melhor nem falar.
Claro que a PROVA faz-se em julgamento, e estamos muito longe disso.
Passo a passo.
Amanhã a questão será: BdC fica preso preventivo ou não… 🙁
SL
13 Novembro, 2018 at 2:00
Caro Livramento,
Eu estou familiarizado com a forma como as coisas de processam e não discordo em nada do que disse.
Agora, para mim o crime de terrorismo foi uma forma justiceira de encararem a situação, e Portugal por ser demasiado pequeno e onde tudo é mediático e se movem interesses pouco claros, por vezes dá aso a estas coisas, não sendo a confirmação de duas magistraturas diferentes, garante absoluto de nada.
Aliás, a nossa Justiça hoje funciona também por objectivos, só para se ter uma noção do ridículo….
13 Novembro, 2018 at 0:53
https://twitter.com/DSapateiro/status/1062119100229578752
E mais um. Miguel Sousa Tavares!!! Um homem que abomina BdC! Até ele se insurge contra este circo decadente:
– A detenção prévia é um abuso e uma violência injustificável.
– É uma humilhação tratar um cidadão assim.
– Vergonhoso levarem o computador da filha.
– Acusação de terrorismo é completamente descabida!
13 Novembro, 2018 at 1:23
Alguma vez teria que concordar contigo.
Bruno está longe de ser Santo, mas todo este processo de detenção é mais uma vergonha do estado português.
Havia alguma necessidade deste circo?
E a rusga na casinha tinha que ser feita antes do jogo?
Quem a ordenou pensou na segurança das 20 mil pessoas que foram ao estádio?
E se os animais da juve tivessem resistido e se tivesse gerado um motim?
Alguém pensou nisto?
13 Novembro, 2018 at 1:49
Olha, concordo! E esta hein?!
13 Novembro, 2018 at 4:59
Pensaram todos no mesmo: Show off e desviar atenções do que aí vem das Toupeiras.
Vão ser 2 semanas sem campeonato e tinha que se arranjar assunto para as conversas não cairem no Rui Vitória, no 4º lugar, no E-toupeira, nos ataques dos Porcos ao hotel do Ajax.
Vaí dai, é sempre o Sporting que está mais á mão e mais a jeito.
Já as ilegalidades, crimes e mentiras das Toupeiras nunca dão jeito falar muito. Também é para isto que serve andar de mão dada com o 1º ministro.
13 Novembro, 2018 at 7:29
Nem mais.
E fossem 20gr os problemas da nossa sociedade…
Entrem numa festa VIP…
Ou analisem se 9kg mais ao lado tem peso…
Enfim.
13 Novembro, 2018 at 7:35
Tudo neste caso é estranho.
A comecar por ter sido detido a um Domingo, quando o juiz apenas o irá receber na Terca, até já serem conhecidos todos os “crimes” quando ainda não foi ouvido por ninguem.
Mas a ser verdade o rol de “crimes” o de sequestro é delicioso…… quem ouvir pensa que estamos perante o Don Corleoni de Alvalade.
E ainda mais delicioso se torna quando se pensa que os outros Presidentes é que já deveriam ter sido detidos, mas passam sempre ao lado…. aliás, nenhum deles foi sequer detido em casos muito mais graves, e onde existiam provas irrefutaveis.
13 Novembro, 2018 at 10:21
Não sou fã de BdC e muito menos de MST, mas esta foi uma exposição impecável e justa. Há ainda outro ponto que não referes e que, para mim, tb é essencial: com uma detenção destas cria-se uma ilusão de culpabilidade sem que tenha sequer havido julgamento. Não será fácil BdC livrar-se disso, mesmo que venha a ser ilibado.
13 Novembro, 2018 at 7:38
Até na Holanda ficaram “deliciados” com a nova contratacão do novo sporting.
“É um treinador que embora não tenha experiência nas ligas de topo, tem currículo nas ligas secundárias na Holanda. ”
Excelente escolha para o novo sporting. No Sporting nunca entraria, mas agora é o ideal para as novas ambicões.
https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/entrevista-na-holanda-estranha-se-a-aposta-do-sporting-em-marcel-keizer
13 Novembro, 2018 at 8:32
JJ, grande curiculo, 3 anos , 7 milhões por ano. Titulos – taça da carica.
Não é por aí, nos 2 ultimos campeonatos ganhos, Inácio- zero Curriculo. Boloni- idem
SL